Anda di halaman 1dari 3

O que um problema de pesquisa ?

Quarta-feira, 25/3/2009 s 6:00 am Arquivada em Metodologia Cientfica, Razo Com as etiquetas aluno, aprender, aprendiz, mtodo cientfico, monografia-tese-dissertao
9 Votos

Os problemas so oportunidades em roupas de trabalho. - Henry Kaiser citado em The Kaiser Story Pgina 62, de Kaiser Industries Corporation Publicado por Kaiser Industries Corp., 1968 72 pginas

Definio de Problema
Toda pesquisa se inicia com algum tipo de problema ou indagao. Entretanto, ao se afirmar isto, torna-se conveniente esclarecer o significado desse termo. Uma acepo bastante corrente identifica problema com questo, o que d margem a uma srie de desencontros e equvocos sobre a natureza dos problemas verdadeiros e dos falsos problemas. Outra acepo identifica problema como algo que provoca desequilbrio, mal-estar, constrangimento s pessoas. Contudo, na acepo cientfica, problema qualquer situao no resolvida e que objeto de dicusso, em qualquer domnio do conhecimento. Quando se trata de conceituar o que um problema de pesquisa, preciso levar em conta de antemo que nem todo problema passvel de tratamento cientfico. Isto significa que, para realizar uma pesquisa necessrio, em primeiro lugar, verificar se o problema cogitado se enquadra na categoria de cientfico. Um problema de natureza cientfica quando envolve variveis que podem ser testadas, observadas, manipuladas. Um problema de pesquisa pode ser determinado por razes de ordem prtica ou de ordem intelectual. So inmeras as razes de ordem prtica e intelectual que conduzem formulao de problemas de pesquisa. Apenas com o objetivo de ilustrar o universo de possibildades que pode se descortinar em relao a este tema, apresenta-se abaixo algumas definies e exemplos de problemas de ordem prtica e de ordem intelectual.

Problemas de ordem prtica


Direcionados para respostas que ajudem a subsidiar aes.
Exemplo: empresa do ramo de cosmticos deseja saber o perfil de seus consumidores, com vistas a lanamento de um novo produto.

Direcionados para a avaliao de certas aes ou programas.


Exemplo: efeito de uma determinada campanha de esclarecimento sobre os perigos do clera.

Direcionados a verificar as consqncias de vrias alternativas possveis.


Exemplo: professor est interessado em identificar que sistema de aula seria o mais adequado para determinada disciplina.

Direcionados predio de acontecimentos, com vistas a planejar uma ao adequada.

Exemplo: Petrobrs est interessada em verificar em que medida a construo de uma planta de gasolina poder concorrer para a deteriorao ambiental de uma determinada rea. possvel ainda considerar como problemas de interesse prtico, embora mais prximos dos problemas de interesse intelectual, aqueles referentes a muitas pesquisas que so realizadas no mbito dos cursos universitrios de graduao. Esses problemas servem, normalmente, para um treinamento do aluno na elaborao de projetos de pesquisa.

Problemas de ordem intelectual


Direcionados para a explorao de um objeto pouco conhecido.
Exemplo: o Design Social na PUC-Rio

Direcionados para reas j exploradas,


com o objetivo de determinar com maior preciso e apuro as condies em que certos fenmenos ocorrem e como podem ser influenciados por outros. Exemplo: a violncia nos grandes centros urbanos.

Direcionados para a testagem de alguma teoria especfica.


Exemplo: pesquisador, a partir de um grupo de crianas de faixa etria entre 0 a 14 anos, dispe-se a verificar at que ponto a teoria piagetiana sobre os estdios de desenvolvimento infantil pode ser ou no comprovada.

Direcionados para descrio de um determinado fenmeno.


Exemplo: traar o perfil dos alunos do Departamento de Artes da PUC-Rio.

Como formular um problema de pesquisa


Formular um problema cientfico no constitui uma tarefa fcil e, por isso, o treinamento desempenha um papel fundamental nesse processo. Por estar estreitamente vinculado ao processo criativo, a formulao de problemas no se faz mediante a observao de procedimentos rgidos e sistemticos. Contudo, existem algumas condies que facilitam essa tarefa, tais como: Imerso sistemtica no objeto; Estudo da literatura existente e discusso com pessoas que j tenham experincia prtica no campo de estudo em questo. A experincia acumulada dos pesquisadores possibilita ainda o desenvolvimento de certas regras prticas para a formulao de problemas cientficos. Entretanto, vale ressaltar que, em alguns casos, o problema proposto no se adequa a essas regras. Isto no significa, porm, que ele deva ser abandonado. Muitas vezes, o melhor ser proceder sua reformulao ou esclarecimento.

O problema deve ser formulado como pergunta


Esta a maneira mais fcil e direta de formular um problema e contribui substancialmente para delimitarmos o que o tema da pesquisa e o problema da pesquisa. Tomemos por exemplo uma pesquisa sobre a disciplina de Questo Metodolgica. Se eu disser que vou pesquisar sobre esta disciplina, pouco estarei dizendo (este , provavelmente o meu tema). Mas, se propuser: que fatores provocam o sono nas aulas de Questo Metodolgica? ou quais as caractersticas dos alunos que freqentam a disciplina de Questo Metodolgica?,

estarei efetivamente propondo problemas de pesquisa.

O problema deve ser claro e preciso


O problema no pode ser solucionado se no for apresentado de maneira clara e precisa. Com freqncia, problemas apresentados de forma desestruturada e com erros de formulao acarretam em dificuldades para resolv-los. Por exemplo, como funciona a mente do designer?. Este problema est inadequadamente proposto porque no est claro a que se refere. Para solucionar o impasse, deve-se partir para uma das muitas e possveis reformulaes pergunta inicial: Que mecanismos psicolgicos podem ser identificados no processo de projetar, vivido pelo designer?. etc. Pode ocorrer tambm que algumas formulaes apresentem termos definidos de forma no adequada, o que torna o problema carente de clareza. Seja, por exemplo, A abelha possui inteligncia?. A resposta a esta questo depende de como se define inteligncia. Muitos problemas deste tipo no so passveis de soluo porque empregam termos retirados da linguagem cotidiana que, em muitos casos, so ambguos.

O problema no deve ter base exclusivamente emprica


Os problemas cientficos no devem referir-se a valores, percepes pessoais, mas a fatos empricos.. bastante complexo investigar certos problemas que j trazem em si uma carga muito grande de juzos de valor. Por exemplo, a mulher deve realizar tarefas tipicamente masculinas? ou aceitvel o casamento entre homossexuais?. Estes problemas conduzem inevitavelmente a julgamentos morais e, conseqentemente, a consideraes subjetivas, invalidando os propsitos da investigao cientfica, que tem a objetividade como uma das mais importantes caractersticas.

O problema deve ser suscetvel de soluo


Um problema pode ser claro, preciso e referir-se a conceitos empricos, mas se no for possvel coletar os dados necessrios sua resoluo, ele torna-se invivel. Por Exemplo, ligando-se um winchester de um computador memria de um homem, possvel realizar transferncia de dados?. Esta pergunta s poder ser respondida quando a tecnologia neurofisiolgica progredir a ponto de possibilitar a obteno de dados relevantes. Para formular adequadamente um problema preciso ter o domnio da tecnologia adequada sua soluo.

O problema deve ser delimitado a uma dimenso vivel


Em muitas pesquisas, o problema tende a ser formulado em termos muito amplos, requerendo algum tipo de delimitao. Por exemplo, o que pensam os designers?. Para comear, seria necessrio delimitar o universo dos designers: homens, mulheres; jovens, idosos; de produto, grficos; etc. Seria necessrio ainda delimitar o que pensam, j que isto envolve muitos aspectos, tais como: percepo, religio, sociais, econmicos, polticos, psicolgicos, profissionais etc. A delimitao do problema guarda estreita relao com os meios disponveis para investigao. Por exemplo, um pesquisador poderia pesquisar o que pensam os designers cariocas sobre a sua profisso, mas no poderia pesquisar todos e tudo que os designers pensam sobre todas as coisas.

Anda mungkin juga menyukai