Anda di halaman 1dari 10

Centro: CTU Departamento: DEEL Ano letivo: 2012 Eletricidade Bsica II

Uso do osciloscpio e gerador de funes para medio e visualizao de sinais alternados

Osciloscpio Minipa MO-1251


Estes termos podem aparecer no manual do osciloscpio ou no instrumento.

Advertncia: Indica condies ou prticas que podem resultar em danos pessoais, at mesmo a morte. Precauo: Indica condies ou prticas que podem resultar em danos materiais, inclusive a este instrumento. Perigo: Alta tenso Ateno. Ateno: Refira-se ao manual. Condutor de Proteo Terminal do Chassis

Os fios do cabo de alimentao so coloridos de acordo com o seguinte cdigo:

verde / amarelo: Terra. azul: Neutro. marrom: Fase.

Na figura 1 mostrado atravs de nmeros os elementos que compem o painel principal do osciloscpio Minipa MO-1251.

Figura 1: Osciloscpio Minipa MO-1251

Principais caractersticas
Circuito do CRT
( 9 ) POWER: Boto de fora principal do instrumento. Quando este boto estiver pressionado o LED ( 8 ) situado ao lado dele dever estar aceso.

( 2 ) INTEN: Ajusta o brilho do ponto ou do trao na tela.

( 4 ) FOCUS: Para focalizar o trao e obter uma imagem mais ntida.

( 5 )TRACE ROTATION: Potencimetro semi-fixo para alinhar o trao horizontal em paralelo com as linhas do reticulado.

( 42 ) FILTRO: Filtro para facilitar a visualizao das formas de onda na tela. Pode ser removido na operao instantnea.

Eixo Vertical
( 12 ) ENTRADA CH1 ( X ): Terminal de entrada vertical CH1. Na operao X-Y, este terminal se transforma no terminal de entrada do eixo X (abscissa).

( 16 ) ENTRADA CH2 ( Y ): Terminal de entrada vertical CH2. Na operao X-Y, este terminal se transforma no terminal de entrada do eixo Y (ordenada). ( 11 ) ( 15 ) AC DC GND: so botes para selecionar o modo de conexo entre o sinal de entrada e o amplificador vertical. - AC: Acoplamento AC - DC: Acoplamento DC - GND: A entrada do amplificador vertical aterrada e os terminais de entrada so desconectados.

( 10 ) ( 14 ) VOLTS / DIV: Seleciona a sensibilidade do eixo vertical, de 1 mV / DIV at 5 V / DIV, com 12 faixas.

( 13 ) ( 17 ) VARIABLE: Ajuste fino da sensibilidade, com um fator de > 1 / 2,5 do valor indicado no painel. Na posio CAL a sensibilidade fica calibrada para o valor indicado no painel.

( 40 ) ( 37 ) POSITION: Controle da posio vertical do trao ou do ponto luminoso na tela.

( 39 ) VERT MODE: Seleciona o modo de operao dos amplificadores CH1 e CH2. Tambm seleciona a fonte de gatilho interna. - CH1: Apenas opera CH1. O sinal de entrada de CH1 usado como fonte de gatilho. - CH2: Apenas opera CH2. O sinal de entrada de CH2 usado como fonte de gatilho. - DUAL: Opera ambos os canais, CH1 e CH2. CHOP / ALT so comutados automaticamente atravs da chave TIME / DIV (18). Quando o boto CHOP (41) pressionado, os dois traos so mostrados na tela no modo CHOP em todas as faixas. - ADD: O osciloscpio mostra a soma algbrica (CH1 + CH2) ou a diferena (CH1 CH2) dos dois sinais. A diferena ( CH1 - CH2 ) obtida atravs do boto CH2 INV (36 ).

Gatilhamento (Trigger)
( 23 ) EXT TRIG ( EXT HOR ): Terminal de entrada utilizado para sinais de gatilhamento externos e sinais horizontais externos. Para utiliz-lo basta colocar a chave SOURCE ( 26 ) na posio EXT.

( 26 ) SOURCE: Seleciona os sinais internos de gatilhamento. E o sinal de entrada EXT HOR. - CH1 ( X Y ): Quando a chave VERT MODE ( 39 ) est na posio DUAL ou ADD, seleciona CH1 para o sinal de gatilhamento interno. Quando est no modo X-Y, seleciona CH1 para o sinal do eixo X. - CH2: Quando a chave VERT MODE ( 39 ) est na posio DUAL ou ADD, seleciona CH2 para o sinal interno de gatilhamento. - LINE: Para selecionar o sinal de alimentao AC como fonte de gatilhamento. - EXT: O sinal externo aplicado no terminal de entrada EXT TRIG ( EXT HOR ) ( 23 ) usado para sinal de gatilhamento externo. Quando selecionado o Modo X-Y e EXT HOR, o eixo X opera com os sinais de varredura externos.

( 24 ) TRIG ALT: Quando a chave VERT MODE ( 39 ) estiver na posio DUAL ou ADD, e a chave SOURCE ( 26 ) estiver na posio CH1 ou CH2, atravs do boto TRIG ALT ( 24 ), o sinal de gatilhamento interno ser selecionado alternadamente entre CH1 e CH2.

( 25 ) COUPLING: Seleciona o modo de acoplamento entre os sinais da fonte de gatilhamento e o circuito de gatilhamento, seleciona tambm a conexo de circuito de gatilhamento com sincronismo de TV. - AC: Acoplamento AC - DC: Acoplamento DC - HF-REJ: Remove componentes do sinal acima de 50 kHz. - TV: O circuito separador de sincronismo de TV conectado ao circuito de gatilho, e o gatilhamento da varredura sincronizada com o sinal TV-V ou TV-H, a uma velocidade de varredura selecionada pela chave TIME / DIV ( 18 ). TV-V: 0,5 s / DIV ~ 0,1 ms / DIV TV-H: 50 ms / DIV ~ 0,1 ms / DIV ( 22 ) SLOPE: Seleciona a inclinao do gatilhamento. + : Gatilhamento ocorre quando o sinal de gatilho cruza o nvel de gatilhamento na direo crescente do sinal, isto , na direo positiva. : Gatilhamento ocorre quando o sinal de gatilho cruza o nvel de gatilhamento na direodecrescente do sinal, isto , na direo negativa.

( 30 ) LEVEL: O controle LEVEL usado para visualizar uma forma de onda estvel e sincronizada, e estabelecer um ponto de incio da forma de onda. Se este controle for girado no sentido + , o nvel de gatilhamento mover-se- para cima na forma de onda mostrada, se girado no sentido - , o nvel de gatilhamento mover-se- para baixo. Se for selecionado o modo LOCK ( 29 ), o nvel de gatilhamento ser mantido automaticamente em um timo valor, qualquer que seja a amplitude do sinal ( pequena ou grande ), no exigindo qualquer ajuste manual do nvel de gatilhamento.

( 31 ) HOLDOFF: O controle de tempo do HOLDOFF dever ser usado quando a forma de onda do sinal for complexa, e o controle LEVEL ( 30 ) no consiga por si s o ajuste estvel para o gatilhamento. Base de Tempo

( 18 ) TIME / DIV: Seleciona o tempo da varredura A.

( 21 ) SWP. VAR: Ajuste fino do tempo de varredura, pode ser diminudo por um fator de > 2,5 do valor indicado no painel. Isto possvel somente quando o boto SWP.UNCAL ( 19 ) for acionado.

( 33 ) xl0 MAG: Quando o boto for pressionado, ocorrer uma ampliao de 10 vezes.

( 34 ) POSITION : Ajuste da posio horizontal do trao luminoso ou do ponto luminoso.

( 28 ) TRIGGER MODE: Seleciona o modo de varredura desejado. - AUTO: Quando nenhum sinal de gatilhamento aplicado, ou quando a frequncia do sinal de gatilhamento inferior a 50 Hz, a varredura ocorre no modo automtico e o trao mostrado na tela. - NORM: Quando nenhum sinal de gatilhamento aplicado, a varredura fica num estado de prontido e o trao fica apagado. Este modo usado principalmente para observao de sinais < 50 Hz. ( 27 ) X-Y: Pressione o boto X-Y para habilitar a operao X-Y.

Outros botes

( 1 ) CAL ( Vp-p ): Este terminal fornece uma tenso de calibrao de 2,0 Vp-p, de aproximadamente 1 kHz, onda quadrada positiva. A resistncia de sada de aproximadamente 2 kW ( 20 ) GND: Terminal de aterramento do chassis do osciloscpio.

Calibrao do osciloscpio
a) Ligar o osciloscpio; b) Para realizar a calibrao do osciloscpio utilizaremos o canal 1; c) Verificar os botes de posio horizontal e vertical, levar para a posio do mdio do boto; d) Verificar a posio dos botes de INTES e FOCUS, levar para a posio do mdio do boto; e) Apertar os botes TV, este boto serve para estabilizar a onda quando ela no para, assim como tambm os botes AUTO e NORM devem estar acionados; f) Apertar o GND, neste caso aparecera uma linha reta na tela do osciloscpio; g) Devemos deixar os botes para calibrao do osciloscpio em 2 volt, devido este valor disponvel para a calibrao do osciloscpio, colocar os botes do canal 1 e 2 (Volt/Div) h) Conectar a ponta de prova no canal 1 do osciloscpio para realizar a calibrao, neste caso como temos apertado o boto GND segue na tela a linha, devemos desapertar o boto GND para que aparea na tela uma onda quadrada; i) Devemos deixar esta onda quadrada da largura e altura de um quadrado da tela, atravs do boto de fora do VOLTS / DIV, este procedimento devemos fazer no dois canais, caso precisemos utilizar duas sondas;

Gerador de funes Minipa MFG-4200


O gerador de funo digital fornece formas de onda quadrada, triangular, senoidal, rampa e pulso sobre uma faixa de frequncia de 0,2 Hz a 2 MHz. Na figura 2 so mostrados os principais componentes do gerador de funes.

Figura 2a: Painel Frontal.

Figura 2b: Painel Traseiro.

DESCRIO DOS PAINIS Painel Frontal. 1. Indicador de canal de frequencmetro: indica o canal selecionado do frequencmetro (A, C).

2. Indicador de forma de onda: Indica a forma de onda selecionada (Senoidal, Triangular ou quadrada). 3. Dial de Frequncia (COARSE): Controla a frequncia de sada na faixa selecionada. 4. Dial de Frequncia (FINE): Controla a frequncia de sada com maior preciso (1/10 da frequncia total controlada pelo dial de ajuste grosso). 5. Display 7 segmentos de LED: Indica a frequncia de sada do gerador ou a frequncia de entrada do frequencmetro. 6. Controle WIDTH da Varredura: Puxe e ajuste a magnitude de varredura. 7. Controle SYM: Ajusta a simetria da forma de onda de sada de 80:20 a 20:80 com o controle puxado (ON). 8. Indicador do tempo de Gate: o tempo de gate selecionado automaticamente de acordo como o sinal de entrada. 9. Indicador MHz, kHz, Hz e mHz: Indica a unidade de frequncia. 10. Entrada A do frequencmetro: Terminal de entrada de 100mHz a 100Mhz. 11. Entrada C do frequencmetro: Terminal de entrada a 80MHz a 3,0GHz. 12. Chave de POWER: Liga e desliga o equipamento. 13. Chave FG/FC: Pressionada (FC): Frequencmetro. Solta (FG): Gerador de funes. 14. Chave de seleo de canal do frequencmetro: Pressionada: Canal C. Solta: canal A. 15. Chaves FUNCTION: Seleciona forma de onda de sada senoidal, triangular ou quadrada 16. Controle RATE da varredura: chave habilita (puxado) / desabilita (pressionado) o gerador de varredura interna e ajusta a frequncia de varredura. 17. Chaves FREQUENCY RANGE: Seletor da faixa de frequncia em 8 passos. 18. Controle DC OFFSET: Puxe para ajustar o nvel da componente DC positiva ou negativa adicionada ao sinal de sada. 19. Controle AMPL: Ajusta o nvel de sada de 0 a 20 dB. 20. Chave ATT: Seleciona nvel de sada com atenuao -20 dB. 21. Conector BNC de sada Principal OUTPUT: Impedancia de 50 . 22. Conector BNC de sada TTL: Sada do nvel TTL. 23. Ala posicionadora: Puxe para fora e ajuste o ngulo de posicionamento. 24. Chave LPF: Habilita ou desabilita o filtro passa baixo.

Painel Traseiro.

25. Conector BNC de entrada VCF: A entrada VCF (frequncia controlada por tenso) permite varredura externa. O controle RATE de varredura interna deve estar na posio desabilitado (pressionado) quando aplicar tenso externa a este conector BNC.

26. Soquete para fusvel: Acomoda o fusvel de proteo de entrada. Utilize uma chave de fenda para substitu-lo. 27. Conector de entrada AC: Para conexo do cabo de alimentao de 3 pinos. 28. Seletor de Tenso: Seleciona a tenso de alimentao (115V ou 230V). 29. Terminal de terra.

Como usar o Gerador de Funes:

a) Conecte o cabo de alimentao AC no soquete do painel traseiro e na rede eltrica AC. b) Para ligar o equipamento, pressione a chave POWER. c) Para assegurar que a sada esteja simtrica e no seja afetada pelo gerador de varredura o ajuste dos controles deve ser:

CONTROLE WIDTH SYM DC OFFSET ATT COUNTER

POSIO OFF(pressionado) OFF(pressionado) OFF(pressionado) Solto(sem pressionar) INT (sem pressionar)

d) A funo inicial de forma de onda aps ligar o instrumento ser senoidal. Para selecionar a frequncia desejada, selecione a chave Range e o dial de frequncia. A faixa de frequncia no dial ter ajuste de x0,2 a x2 da frequncia selecionada pela chave Range. e) O instrumento tambm capaz de indicar a frequncia desejada atravs de um display de LED de 7 segmentos. f) Selecione a forma de onda senoidal, quadrada ou triangular pressionando a chave FUNCTION correspondente. A Figura 3 ilustra as formas de onda de sada e suas elaes de fase.
g) Conecte o cabo entre o conector BNC 50 e o ponto onde se deseja injetar o sinal.

h) Ajuste a sada para a amplitude desejada atravs do controle AMPL.

Figura 3: formas de onda. i) Uma componente DC positiva ou negativa pode ser adicionada ao sinal de sada atravs do controle DC OFFSET, de acordo com a necessidade do circuito em que o sinal ser injetado. j) Uma onda quadrada de amplitude fixa TTL est disponvel no conector BNC TTL OUT no painel frontal. Este sinal no afetado pelos controles AMPL, ATT ou DC OFFSET. A sada TTL uma onda quadrada por ser usada em circuitos digitais, mesmo que a chave FUNCTION estiver selecionando onda senoidal ou triangular.

Anda mungkin juga menyukai