Anda di halaman 1dari 41

PESQUISA

DEFINIR O QUE PESQUISA

PROCURAR RESPOSTAS PARA INDAGAES PROPOSTAS

Elementos de uma pesquisa


A dvida ou problema; O mtodo cientfico; A resposta ou soluo.

Procedimentos
1. Escolha do assunto O assunto deve corresponder ao gosto pessoal do pesquisador; O assunto deve ser adequado capacidade e formao do pesquisador; O assunto pode ser indicado pelo aluno ou professor (orientador); Levar em considerao a disponibilidade do orientador para o assunto; Levar em conta o material bibliogrfico disponvel; Considerar os equipamentos de laboratrio disponveis; Considerar o custo da pesquisa; Sempre ter em mente que a pesquisa ser uma contribuio Cincia, devendo-se optar por assuntos novos, e no pela duplicao de estudos.

Escolha do assunto
Formulao do problema Reviso bibliogrfica

Classificao das Pesquisas


Quanto a finalidade Quanto ao local Quanto a abordagem Quanto a fundamentao filosfica

Pesquisa quanto a finalidade


Pesquisa Bsica ou Pura: Tem a curiosidade intelectual como motivao Caractersticas: - entender ou descobrir novos fenmenos; - gerar conhecimentos bsicos ou fundamentais; - requer a divulgao dos conhecimentos obtidos; - produzir artigos cientficos Exemplos

Pesquisa aplicada: objetivo de resolver problemas concretos. Solues mais imediatas. Diferem pelos objetivos que pretendem atingir (aplicar as teorias s necessidades humanas). Tambm chamada de tecnolgica. Caractersticas: - objetiva a aplicao dos conhecimentos bsicos; - pode ou no ser reservada; - produz produtos, processos e patentes; uma pesquisa reservada Exemplos

Pesquisas quanto ao local onde sero realizadas


Estudo Bibliogrfico: Trata-se de estudo para conhecer as contribuies cientficas sobre determinado assunto. Objetivos: recolher, selecionar, analisar e interpretar as contribuies tericas j existentes sobre determinado assunto somente se atm a documentos, livros e materiais escritos Exemplo -

Estudo de Laboratrio: realiza-se geralmente em recinto fechado e apresenta pelo menos trs exigncias: instrumentao, objetivos, manipulao dos instrumentos. Exemplo

Estudo de campo: correspondente coleta direta de informao no local em que acontecem os fenmenos.

Pesquisas quanto a abordagem


Pesquisas Qualitativas Pesquisas Quantitativas

Pesquisas quanto a Fundamentao Filosfica


Emprico-analticas: As pesquisas emprico-analticas partem da realidade emprica para sua anlise e tem uma caracterstica bastante quantitativa. Ex: a pesquisa experimental, a pesquisa descritiva-quantitativa.

Fenomenolgico-Hermenuticas: Preocupa-se com o significado dos fenmenos, portanto em uma abordagem qualitativa. Ex: pesquisa fenomenolgica ( pesquisa fenomenolgica sobre o significado da evaso escolar para as famlias carentes do Bairro X).

Crtico-Dialticas
Tm como referencial terico o materialismo histrico, apoiando-se na concepo dinmica da realidade e das relaes dialticas entre sujeito e objeto, entre conhecimento e ao, entre teoria e prtica. Alm das tcnicas utilizadas pelas pesquisas emprico-analticas e fenomenolgicohermenuticas, utilizam a pesquisa-ao e a pesquisa participante.[...] Suas propostas so marcadamente crticas e pretendem desvendar mais que o conflito das interpretaes, o conflito dos interesses. Manifestam interesses transformadores.

Buscam inter-relao do todo com as partes e vice-versa, da tese com a anttese [...] A validade da prova cientfica fundamentada na lgica interna do processo e nos mtodos que explicitam a dinmica e as contradies internas dos fenmenos e explicam as relaes entre homem-natureza, entre reflexo-ao e entre teoria-prtica. Ex.: pesquisa-ao; participante; etnogrfica; socioantropolgica

TIPOS DE PESQUISA
Cada pesquisa vai ter suas caractersticas a partir da abordagem que adota e dos instrumentos e tcnicas metodolgicas que se utiliza e, tambm da rea de conhecimento em que se utiliza.

Pesquisa Bibliogrfica
Realizada apenas em materiais escritos como textos, livros(de leitura corrente ou de referncia, tais como dicionrios, enciclopdias, anurios,etc.), publicaes peridicas, como artigos de jornal, de revistas, panfletos, manuscritos, fitas gravadas de udio e de vdeo, pginas da web, relatrios de seminrios ou anais de congressos cientficos o pesquisador no sai a campo para fazer sua pesquisa, pois ela feita em materiais que j foram pesquisados e elaborados por outros autores. considerada o primeiro passo de qualquer pesquisa cientfica. Aparece nas demais pesquisas (de campo ou de laboratrio) na parte em que chamamos de Reviso de Literatura.

Procedimentos
a) escolha de um tema de pesquisa, problematizao e elaborao de seus objetivos; b) elaborao de um plano de estudo; c) identificao e localizao das fontes de pesquisa; d) leitura crtica desses materiais; e) elaborao dos fichamentos de leitura; f) redao do relatrio de pesquisa ( elaborao de um texto prprio, organizado em captulos, priorizando os assuntos que foram levantados no plano de estudo ).

O texto elaborado pelo autor organizado a partir das leituras prvias, nas quais recortaram-se as idias principais e as transcreveram em fichas. Aps o pesquisador dever triangular o que dizem diferentes autores sobre o assunto, juntamente com as interpretaes, anlises e crticas pessoais ao comparar e refletir sobre o exaustivo levantamento bibliogrfico que fez sobre o assunto.

Exemplos
A influncia da Internet na vida diria das pessoas. Analisar a vida e obra do arquiteto Oscar Niemayer. Qual a influncia da AIDS no comportamento do jovem brasileiro

Pesquisa Experimental
A Pesquisa experimental procura explicar de que modo ou por que causas o fenmeno produzido. Caracteriza-se por manipular diretamente as variveis relacionadas com o objeto de estudo, atravs de situaes controladas. Interfere diretamente na realidade, manipulandose a varivel independente a fim de observar o que acontece com a varivel dependente.

Utiliza-se de equipamentos de medida e tcnicas modernas de anlise para a mensurao das variveis envolvidas no objeto de estudo Interfere diretamente na realidade, manipulandose a varivel independente a fim de observar o que acontece com a varivel dependente. Utiliza-se de equipamentos de medida e tcnicas modernas de anlise para a mensurao das variveis envolvidas no objeto de estudo. Tambm so chamadas de pesquisa de campo ou pesquisa de laboratrio.

Exemplos
Eficincia do adubo na produo de milho. Influncia da substncia X (rao) na produo de carne de coelhos. Projeto e avaliao de um novo tipo de abafador acstico para tratores agrcolas. Eficincia de implementos agrcolas conjugados. Eficincia da anlise de leos em motores diesel de tratores agrcolas.

Pesquisa Descritiva
o mtodo de pesquisa que observa, registra, analisa, descreve e correlaciona fatos e fenmenos sem manipul-los. Geralmente procura descobrir a freqncia com que um fenmeno ocorre e sua relao com outros fatores. Tambm se pode dizer que descreve as caractersticas de determinada populao ou fenmeno, ou o estabelecimento de relaes entre variveis.

Exemplo
Analisar o perfil dos estudantes do IFCSombrio. Analisar o perfil dos funcionrios do setor de Recursos Humanos da empresa X. Pesquisa exploratria na rea do marketing.

Classificao
a) Descritiva exploratria: objetivo descrever completamente determinado fenmeno, como, por exemplo, o estudo de um caso para o qual so realizadas anlises empricas e tericas. Podem ser encontradas tanto descries quantitativas e/ou qualitativas quanto acumulao de informaes detalhadas obtidas por intermdio de observao participante. Exemplo: pesquisa exploratria na rea do marketing

b) Descritiva Diagnstica ou Levantamento: consiste num levantamento de dados e informaes. Caracteriza-se pela interrogao direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Trata-se de levantamento junto s fontes primrias, geralmente atravs de aplicao de questionrios para grande quantidade de pessoas. Utilizam-se questionrios, formulrios ou entrevistamse diretamente os sujeitos da pesquisa. Exemplo: -Diagnstico do ndice de analfabetos no municpio de Santa Rosa do Sul(SC);

c) Descritiva Comparativa: procedimento cientfico controlado que examina os vrios casos, fenmenos ou coisas semelhantes, para descobrir o que comum, isto , as regularidades, princpios, ou leis que so vlidas e significativas. Exemplo: Comparar o desenvolvimento cognitivo de duas turmas de alunos.

d) Descritiva de Opinio: investigao, geralmente atravs de questionrio, das atitudes coletivas. Procura saber as preferncias das pessoas com relao a algum produto/assunto. Exemplo: Opinio sobre a violncia nas ruas das grandes cidades; ou sobre eleies.

e) Descritiva Documental: tem por finalidade reunir, classificar e distribuir documentos de todo gnero dos diferentes domnios da atividade humana. So chamados de documentos fontes de informao que ainda no receberam organizao e nem foram publicados. Exemplo: Analisar e comparar os contedos da educao infantil da dcada de 1950, registrados em planos de aula de professores e os contedos sugeridos pelos Parmetros Curriculares Nacionais.

f) Ex post facto: tipo de investigao emprica na qual o pesquisador no tem controle direto sobre a(s) varivel (eis) independe(s), porque suas manifestaes j ocorreram, ou porque ele(s) (so), por sua natureza, no manipulvel(eis). Diz-se que a pesquisa realizada aps os fatos. Exemplo: Possveis causas de acidentes.

g) Estudos de Mercado: o estudo dos problemas relativos transferncia e venda de bens e servios do produtor ao consumidor, e compreende as conexes e relaes, entre a produo e o consumo, a fabricao de produtos, sua distribuio e venda, juntamente com seus aspectos financeiros. Exemplo: - Pesquisas sobre consumo de eletrodomsticos. - Pesquisa sobre o cenrio atual da pecuria bovina de corte orgnica.

h) Estudos de tempo e movimento: so necessrios para execuo de determinada tarefa, visando maior rendimento. Relaciona-se com a observao e medida dos movimentos corporais necessrios para a realizao de uma determinada tarefa. Os resultados podem ser teis no desenho de mquinas, equipamentos, mveis, etc. e reduzir, assim movimentos inteis e de fadiga. Observa e mede o movimento corporal para realizar determinadas tarefas. Exemplo: pesquisas relacionadas com ergonomia e trabalho

i) Desenvolvimentista: a investigao que estuda formas e seqncias de crescimento ou mudanas pelo tempo. Estudos longitudinais: estudo do mesmo grupo em seus vrios estgios de desenvolvimento ou pesquisa na qual os mesmos sujeitos so estudados ao longo de vrios anos. Estudos transversais estudam diferentes grupos em estgios de desenvolvimento tambm diferentes.

Estabelece formas de mudanas do passado e prediz condies ou formas futuras. Mtodo de pesquisa na qual as amostras de sujeitos de diferentes grupos etrios, so selecionadas para avaliar os efeitos da maturao. Exemplo:Uma pesquisa que focalize como unidade de anlise o estudo de trajetrias individuais de mulheres a partir de suas dimenses tanto longitudinais (ao longo de uma histria de vida) quanto transversais (em momentos dados da vida).

j) Estudo de Casos: dedica-se a estudos intensivos do passado, presente e de interaes ambientais de uma (ou algumas) unidade social: indivduo, grupo, instituio, comunidade. So validados pelo rigor do protocolo estabelecido e pelo aprofundamento, como, por exemplo, analisar com profundidade um aspecto ou um ciclo de vida de um indivduo. Nessa pesquisa possvel distinguir quatro fases: - delimitao da unidade caso; -coleta de dados; - anlise e interpretao dos dados e relatrio. Exemplo: Comercializao de Orgnicos no Rio Grande do Sul

k)Pesquisa de Motivao: descobrir as razes que levam algum a usar certos produtos. Exemplo: Investigar junto aos consumidores a motivao pelo uso de determinado produto.

l) Pesquisa de anlise ocupacional: identifica caractersticas do mercado de trabalho a fim de elaborar programas de capacitao e distribuio de tarefas Exemplo: Pesquisa sobre mercado de trabalho.

m) Pesquisa de Tendncia: - pesquisa tendncias de determinadas pocas a fim de predizer fatos para o futuro. - Exemplo: Pesquisas sobre moda, sobre comportamentos.

Anda mungkin juga menyukai