Anda di halaman 1dari 143

e oxumare.

Ervas de Oshum e Logun ed, folha de logum e oxum

Publicado em 23 de janeiro de 2007por toluaye

Rate This

Sua doao ir nos ajudar a manter nosso espao Orossi em funcionamento e torn-la mais til para voc. http://br.geocities.com/toluaye

Ervas de Oxum

Abiu-abieiro: Sem uso na liturgia, tem folhas curativas; a parte inferior destas, colocadas nas feridas, ajudam a superar; se inverter a posio da folhas, a cura ser apressada. A casca da rvore cozida tem efeito cicatrizante.

Agrio-do-Par Jambuau: usado nas obrigaes de cabea e nos ab, para purificao de filhos; como ax nos assentamentos da deusa de gua doce. A medicina caseira usa-o para combater tosses e corrigir escorbuto (carncia de vitamina C). , tambm, excitante.

Alfavaca-de-cobra: usada em todas as obrigaes de cabea. No ab tambm usada, o filho dorme com a cabea coberta. Antes das doze horas do dia seguinte o emplastro retirado, e torna-se um banho de purificao. A medicina caseira a indica como combatente ao mau-hlito.

Arapoca-branca: Suas folhas so utilizadas nas obrigaes de cabea e nos ab; no Candombl so usadas em sacudimentos pessoais. As casacas desta servem para matar peixes. A medicina caseira utiliza as folhas como antitrmico, contra febres. Age tambm como excitante.

Arnica-montana: Tem pouca aplicao na Umbanda e no Candombl. J na medicina popular ;e muito usada, aps alguns dias de infuso no otin (cachaa). Age como cicatrizante, recompondo o tecido lesado nas escoriaes.

Azedinha - Treco-azedo Trs coraes: popularmente conhecida como trs-coraes, sem funo ritualstica, apenas empregada na medicina popular como: combatente da disenteria, eliminador de gases e febrfugo.

Bananeira: Muito empregada na culinria dos Orixs. Suas folhas forram o casco da tartaruga, para arriar-se o ocaso a Oxum. A medicina caseira prepara de sua seiva um xarope de grande eficcia nos males das vias respiratrias ou doenas do peito.

Brio-de-estudante Barbas-de-baratas: Desta erva apenas a raiz utilizada. Ela fornece um bom corante que usado nas pinturas das yawo, de mistura com pemba raspada. A medicina popular utiliza o ch, meia hora antes de dormir, para ter sono tranqilo.

Caferana-alum: So utilizadas nas aplicaes de cabea e nos ab. Usado na medicina popular como: laxante, fazendo uma limpeza geral no estmago e intestinos, sem causar danos; tima combatentes; poderoso vermfugo e energtico tnico.

Camar-cambar: Utilizada em quaisquer obrigaes de cabea, nos ab e nos banhos de purificao. A medicina caseira a emprega muito em xarope, contra a tosse e rouquido e ainda pe fim s afeces catarrais.

Camomila-marcela: Tem restrita aplicao nas obrigaes litrgicas. Entretanto, usada nos banhos de descarrego e nos ab. No uso popular de grande finalidade em lavagens intestinais das crianas, contra clicas e regularizadora das funes dos intestinos. O ch das flores tnico e estimulante, combate as dispepsias e estimula o apetite.

Cana-fstila Chuva-de-ouro: Aplicada nos ab e nas obrigaes de cabea, usada tambm nos banhos de descarrego dos filhos de Oxum. Seu uso popular contra os males dos rins, areias e ardores. O sumo das folhas misturado com clara de ovo e sal mata impigens.

Chamana-nove-horas Manjericona: Usada em obrigaes de cabea, nos ab e nos banhos de purificao dos filhos de Oxum. O povo a utiliza em disenterias.

Cip-chumbo: Sem uso na liturgia, porm muito prestigiada na medicina popular, como xarope debela tosses e bronquites; seu ch muito eficaz no combate a diarrias sanguinolentas e ictercia; seco e reduzido a p, cicatriza feridas rebeldes.

Erva-cidreira Melissa: Sem uso na liturgia, sua aplicao se restringe ao mbito da medicina caseira, que a usa como excitante e antiespasmdico, enrgico tnico do sistema nervoso. O ch feito das folhas adocicado ou puro combate as agitaes nervosas, histerismos e insnia.

Erva-de-Santa-Maria: So empregadas em obrigaes de cabea e em banhos de descarrego. Como remdio caseiro utilizada para combater lombrigas (ascrides) das crianas, tambm timo remdio para os brnquios.

Ervilha-de-Angola Guando: empregada em quaisquer obrigaes. O povo usa as pontas dos ramos contra hemorragias e as flores contra as molstias dos brnquios e pulmes.

Fava-pichuri: No ritual da Umbanda e do Candombl, usa-se a fava reduzida a p, o defumaes que trazem bons fluidos e afugenta Eguns. O povo usa o p na preparao de ch, que eficaz nas dispepsias e diarrias.

Flamboiant: No utilizado em obrigaes de cabea, sendo usado somente em algumas casas, em banhos de purificao dos filhos dos orixs. Porm suas flores tem vasto uso, como ornamento, enfeite de obrigao ou de mesas em que estejam arriadas as obrigaes. Sem uso na medicina comercial.

Gengibre-zingiber: So aplicados os rizomas, a raiz, que se adiciona ao alu e a outras bebidas. O povo a usa nos casos de hemorragia de senhoras e contra as perturbaes do estmago, em ch.

Gigoga-amarela Aguap: Usado nos ab, nos ebori e banhos de limpeza, pois purifica o aura e afugenta ou anula Eguns. A medicina popular manda que as folhas sejam usadas como adstringente e, em gargarejos, fortalecem as cordas vocais.

Ip-amarelo: Aplicada somente em defumaes de ambientes. Na medicina popular usada em gargarejos, contra inflamaes da boca, das amgdalas e estomatite. O que vai a cozimento so a casca e a entrecasca.

Lca-rvore-da-pureza: Seu pendo floral usado plena e absolutamente, em obrigaes de ori dos filhos de Oxum. No possui uso na medicina popular.

Maca: Aplicao litrgica total, entra em todas as obrigaes de ori nos ab e purificao dos filhos dos orixs. O povo a usa para debelar tosses e catarros brnquios; usada ainda contra gases intestinais.

Me-boa: erva sagrada de Oxum. S usada nas obrigaes ritualsticas, que se restringe aos banhos de limpeza. Muito usada pelo povo contra o reumatismo, em ch ou banho.

Malmequer Calndula: usada em todas as obrigaes de ori e nos ab, e nos banhos de purificao dos filhos de Oxum. As flores so excitantes, reguladoras do fluxo menstrual. As folhas so aplicadas em frices ou fumigaes para facilitar a regra feminina.

Malmequer-do-campo: No aplicada nas obrigaes do ritual. Na medicina popular tem funo cicatrizante de feridas e lceras, colocando o sumo de flores e folhas sobre a ferida.

Malmequer-mido: Aplicado em quaisquer obrigaes de ori, nos ab e nos banhos de limpeza dos filhos que se encontram recolhidos para feitura do santo. Como remdio caseiro, cicatrizante e excitante.

Orriri-de-Oxum: Entra em todas as obrigaes de ori, nos banhos de limpeza. O povo a indica como diurtico e estimulador das funes hepticas.

Vassourinha-de-boto: Muito usado nos sacudimentos pessoais. No possui qualquer uso na medicina popular.

Sua doao ir nos ajudar a manter nosso espao Orossi em funcionamento e torn-la mais til para voc. http://br.geocities.com/toluaye

Ervas de Logun Ed

Logun Ed, em sua passagem pela Terra, se apropriou das ervas de seus pais para por fim aos males terrenos; curou muitas pessoas e ainda cura at os dias de hoje aqueles que nele depositam sua f. Alm de todas as ervas de Oxum e Oxssi que ele utiliza para curar, destacase, ainda, uma nica de sua propriedade, hoje de grande importncia para a medicina caseira: o Piperegum Verde e Amarelo.

Piperegum Verde e Amarelo : Planta sagrada de Logun Ed, originria de Guin, na frica. Trata-se de uma erva que possui extraordinrio efeitos nas vrias obrigaes do ritual, possuindo grande eficcia nos sacudimentos pessoais e domiciliares e nos ab como afastamento de mo de cabea no caso de pai e me de santo vivo, cercando as pernas da pessoa com folhas de piperegum ou amarradas ao tornozelo; feito isso, a cerimnia iniciada. A medicina caseira aponta o piperegum como um dos melhores remdios para debelar o reumatismo, devendo ser usado em banhos ou compressas.

Esta previso para a comunidade do Il Ax Ijino Ilu Orossi e todos seus seguidores. Cabendo a cada individuo procurar seu terreiro para aconselhamento, com o seu sacerdote de confiana, sabendo-se que cada Babalorix tem sua tica e aprendizado, afirmando assim o Orix mais propicio para reger a sua comunidade, baseando-se na necessidade de seus filhos e adeptos.

2013 pode ser compreendido como 20 +13 = 33, como a tabela de Odu s vai at 16 e quando passa somamos, e emcontraremos 3+3= 6. Obar.

Outra interpretao somar nmero por nmero. 2+0+1+3 = 6. Obar nos caminhos de: Oxosi, Xango e Logunede.

Por sua vez podemos somar grupos vlidos na tabela de Odu, vejamos o exemplo: 20=2 e 13=13 ou seja (2+13= 15) Obogund nos caminhos de: Iyewa, Ogum e Oba.

Os clculos elaborados para se chegar a essa dominncia anual; varia de acordo com os elementos trabalhados na vertente buscada. Ou seja, os dirigentes e zeladores buscam essa

informao atravs dos meios em que foram ensinados em suas casas de origem. Uns utilizam os bzios, outros a numerologia etc, alm de consultas s entidades espirituais com as quais trabalham. Isso faz com que ocorram divergncias (e no erros), com as energias captadas por cada um.

Portanto no devemos dizer que um Babalorix discorda de outro ou que nunca estamos em acordo entre ns (nossos desafetos adoram essas afirmaes). As energias trabalhadas por mim em meu terreiro podem ser totalmente diferentes daquelas utilizadas por outro dirigente, o que, fatalmente, poder nos trazer diferentes informaes. Apesar disso acontecer com frequncia, sempre h um orix que aparece como regente em noventa por cento das previses sejam elas da Umbanda ou do Candombl, pois a energia dominante. Outros orixs aparecem como divergentes por estarem dentro do campo de trabalho do Babalorix que efetuou os clculos. Por isso sempre aconselho: procure saber junto ao seu Babalorix qual ser o orix regente e tenha absoluta certeza que ali, dentro desse terreiro, as energias encontradas por ele para essa regncia, so as que efetivamente comandaro o ano. Pelos meus clculos e devidas consultas ao Orculo confirmo para todos os Filhos, Adeptos e simpatizantes do Ile Ax Ijino Ilu Orossi,o ano ser comandado pelos orixs citados no inicio do texto: Ogum, Oxosi, Xango, Logunede, Ob e Iyewa. Babalorix Jos Antonio de Almeida. Toluaye Jose Antonio (Toluaye) Baba Lokanfu. Salet Ifakul.

Os Odus que reinar no Ano de 2013 ser Obar e Ogbogund.

As pessoas que esto sob essa influncia de Obar, quase sempre so vtimas de calnia, problemas com justia, rompimento com casos amorosos, perda de emprego ou de qualquer outra oportunidade boa, isto , se ele se apresentar 3 vezes consecutivas, atravs de eb, poder a qualquer momento receber auxlio inesperado, portanto dever pegar as oportunidades por melhor que se apresentem.

- as pessoas regidas por esse OD, possuem grandes idias e passam boa parte de sua vida tentando realiz-las e dificilmente encontram meios de como comear, algumas vezes, ou na maioria fracassam por no pedirem ajuda, porm todo o sofrimento no duradouro, e as pessoas acabam vencendo pela fora de vontade, devido a possurem esprito de luta e no se entregarem facilmente. So batalhadoras e possuem o privilgio de muita proteo espiritual e tambm dos outros OD, que se dobram a BR. Se, numa situao difcil, procurarem o auxlio de um amigo, sero prontamente atendidos.

- se cair 3 vezes seguidas, sinal de perdas totais.

- se 3 ou 4 vezes, tambm passa a suspeita de ligao com Abiku porm essa situao no quer dizer que o consulente seja Abiku, mas que tenha contato (pai, me, filho, esposa, marido, irmo ().

- quanto ao presente, dever ser colocado numa pedra em lugar alto, dentro de uma mata.

- na volta dar um amal para SANGO, acaraj para OYA, alm de comida para S e SL.

- Obogund, possui uma funo muito severa, a qual iniciar inmeras situaes desconcertantes at ocasionar guerra, geralmente atravs de intrigas, invejas e ambies.

- Quando ele determina castigos em sua fase regida, as situaes se tornam por demais perigosas e delicadas, ocasionando danos morais e materiais, tais como: processos, separaes, perda de dinheiro, propriedades, objetos de muito valor, perda de emprego, risco de haver um crime, risco de incndio.

- Entre tantas situaes pesadas, esse OD tambm adverte srias perturbaes orgnicas e uma demanda perigosa com um homem, por provocaes iniciadas por uma mulher.

- Apesar de imposies rgidas desse OD, o mesmo, aps algumas sries de experimentaes, finalmente alivia as pessoas regidas por ele, possibilitando vitrias, principalmente quando existir questes relacionadas com a justia, as quais obtero julgamentos justos.

- As pessoas desse OD ou sob sua influncia, so favorecidas apenas em pequenos negcios e pequenos lucros, poucas so as possibilidades de sucesso, mas tambm no quer dizer que as pessoas desse OD sero sempre pobres sem que realizem alguns dos seus projetos e sonhos.

As Oferendas para este Odu, podem ser colocadas na gua e Estradas.

Na volta dar oferenda de Inhame. Boa sote a todos e muito Obrigado.

O OVO (EYIN) E SUA IMPORTNCIA DENTRO DO CULTO AOS RS

Publicado em 22 de abril de 2013por toluaye

4 Votes

O ovo e sua importncia e utilidade dentro da nossa Liturgia, Preceitos e Fundamentos.

O ovo o principal e maior smbolo da fertilidade, utilizado amplamente nos rituais de INICIAO, EBOR, EBO para reativar a energia positiva como tambm retirar as energias negativas.

O OVO (EYIN) E SUA IMPORTNCIA DENTRO DO CULTO AOS RS

Existem vrios ITAN dos Tratados de IF relatando a grande importncia do EYIN. Um deles conta que OLDMAR estava para dar origem ao universo, tinha num pote de barro 4 ovos. Com o 1 ovo, deu origem a SL, RSNL ou OBTL, surgindo na exploso da luz, sem forma, assim SL surgiu no mundo.

Com o 2 ovo, deu origem a GN, a forma.

Com o 3, deu origem a OBALWIY, a estrutura.

O 4 ovo acidentalmente cai de suas mos, estourando-se no cho e revelando sua riqueza. Originou-se assim, a primeira Me ancestral chamada YMI-SRNG, expondo o segredo de sua riqueza para o grande PAI, ou seja, mostrando seu poder de fertilidade sobrenatural, exposto a olho nu, diante do Deus Supremo, nascendo assim a fonte mantenedora da vida.

O Ovo possui trs diferentes cores, associado s cores principais e primordiais do universo: - o ovo de casca azul, representando a cor preta DD relacionada com a escurido (a falta de luz nas profundezas da terra e dos mares).

- O ovo de casca branca, relacionada a exploso da luz.

- O ovo de casca vermelha, relacionada ao SE = fogo mantenedor da fertilidade totalmente relacionado ao poder astral.

Seu contedo possui diversas caractersticas e a maioria das vezes, branco, frgil e oval; dele nasce um novo ser associado idia de que o universo surgiu primordialmente dele prprio, na forma de um prottipo do mundo, como um filho de asas negras = YMI-SRNG, que foi cortejada pelo FUN FUN (branco) = SL, RSNL ou OBTL. O ovo uma clula reprodutora feminina dos animais, chamada macro-gameta ou seja, rudimento de um novo ser organizado e primeiro produto do encontro dos dois sexos, pelos quais desenvolve a possibilidade de existncia do feto. Origem e princpio, uma imagem viva do grande mundo (O Universo), em oposio ao microcosmo (o homem).

O Ovo resultante da composio e fecundao de vulos, possuindo 4 partes: A 1 parte a casca, que representa o tero (invlucro mtico). A 2 parte a membrana interna, que representa a bolsa, placenta uterina (parede defensora). A 3 parte a clara, matria viscosa e esbranquiada, do grupo das protenas que representa o tero. A 4 parte a gema amarela, parte intima central e globular, suscetvel de reproduzir, a qual representa o feto, um novo ser esta sendo gerado, preparado para nascer e atuar no que for necessrio.

O mito do ovo est presente em todas as culturas antigas, entre elas a Africana, Fencia, Chinesa, Eslava, Polinsia, Hindu, Hebraica e demais. A fora germinal contida no ovo, esta associada energia vital com grande desenvolvimento atravs de S, motivo pelo qual, tanto o ovo, quanto S desempenham uma funo importantssima no CULTO aos RS, principalmente no culto de YMI-SRNG, SUN, YEW, OYA, OBALWIY. Confirmando uma total conexo com a fertilidade, magias para o amor, purificando e quebrando foras malficas. A gema, sangue germinal unida clara vamos ter nutrientes e hidratao, transformados num nico ser vivo individual no interior do ovo; plagiando o mesmo processo no interior do tero, que indiscutivelmente o mesmo processo que acontece nos nossos rituais, a mesma idia de unio do casal universal OBTL e YEMOWO. Mas no contexto do ovo acontece mais rapidamente, no existindo nenhum tipo de vnculo biolgico entre a me e o filho, ou seja, no existe cordo umbilical.

Isto explica o poder contido no ovo por si s, o qual foi um elemento criado diretamente pelo todo poderoso OLDMAR, que colocou primeiramente o Ovo no mundo, logo depois surgindo dele a vida, ou seja, a ave.

Por isso, o ovo um elemento originado diretamente pelo Criador, o smbolo mais importante que representa o poder de YMI-SRNG, Me Ancestral, que necessita intrinsecamente do poder masculino de SL, RSNL ou OBTL, o qual faz do ovo um elemento de muito SE (poder realizador).

O ovo utilizado amplamente em vrios rituais dos nossos preceitos, que depois de encantados com os OF, ORK ou GBDR; tem a finalidade de neutralizar o mal, as energias negativas e purificar o OR dos OMO RS KON. Sendo um elemento de manipulao, atua como agente de purificao nos EBO entes da INICIAO dos OMO RS KON; melhora assim o OR que ira receber as oferendas do EBOR; para que o nosso RS OR que a central de ligao entre o nosso corpo com o nosso RS LD esteja em perfeita harmonia; o caminho para podermos superar os obstculos em nossa vida, para que esta possa estar em harmonia e energeticamente positiva.

O ovo tambm utilizado com a finalidade de se obter fertilidade, atrair dinheiro, produtividade nos negcios e serenidade em certas situaes.

O ovo cozido utilizado inteiro sobre os EBO ( oferendas) para os RS.

Quando cozido e esfarinhado e misturado ao EKURU tambm esfarinhado, espalhado sobre o solo da casa dos RS, tendo a finalidade de agradar as J ( feiticeiras astrais), neutralizando as energias negativas, quando invocado neste ritual. As J, sob o domnio de YMI-SRNG, S e OBALWIY, propiciaro abundancia e prosperidade para a Casa Templo. O ovo cru quando utilizado inteiro em oferendas, tem a funo de tranqilizar e acalmar. Por isso comum vermos muitos ovos crus colocados nos ps de certos OJB (assentamentos dos RS). A finalidade ser de atrair abundncia e proteo, fazendo com que todos os RS compreendam perfeitamente que o EBO uma suplica, e, dependendo da fora energtica e essncia de cada RS, esta no s atuar no tocante a fertilidade mais tambm proporcionara dinheiro, sorte, sade e desenvolvimento na vida.

J quando quebrados diretamente na cabea, tm a funo poderosa de purificar e livrar at 80% de qualquer tipo de feitio ou qualquer outro tipo de negatividade que esteja sobre o Or de uma pessoa.

Quando em um EBO, ovos crus so atirados no cho ou quebrados em cima do corpo de uma pessoa, que vulgarmente este ato chamado de descarrego; ter a finalidade fazer uma modificao nos caminhos desta, tirando as dificuldades da vida da pessoa ou qualquer fora energtica negativa.

Ao ser quebrado, ele revela sua riqueza e seu poder; pois no exato momento que quebrado, o ovo no ter mais a possibilidade de germinar, ou seja, nascer algo dele, em uma substituio ou troca, que acabar com o problema que aflige a pessoa, possibilitando o fim uma situao negativa.

Por este motivo que o ovo cru deve ser quebrado, principalmente no OR dos OMO RS KON, em uma preparao do OR, que logo depois ir receber os outros elementos que fazem parte para a veiculao e transmisso do poder do se. Comeando primeiramente pelo J DD o GBO, em seguida o J PUPA das aves ou quadrpedes, e, finalmente o J FUNFUN do GBN, colocado por cima de tudo; purificando e possibilitando a existncia e a veiculao e transmisso do SE. Com a unio dos trs sangues primordiais, aps ter sido purificada com o ovo cru, possibilita assim a pessoa a obter sorte, dinheiro, felicidade, prosperidade, sade, tranqilidade e paz.

Quando um ovo quebrado em qualquer ritual, o nome das YMI-SRNG respeitosamente citado e reverenciado, porque, qualquer que seja o ovo, este lhe pertencer, como relata vrios ITAN dos Tratados de IF Corpo Literrio de IF

Quebrar um ovo na rua atirando ao cho pela manh, por trs ou sete dias consecutivos, chamando por ELGRA e YMI-SRNG, e espargindo dend por cima do ovo, um simples e poderoso ritual do Culto a YMI-SRNG; com a finalidade de afastar qualquer tipo de dificuldade ou prejuzo, acalmando qualquer energia desfavorvel no caminho de uma pessoa.

O OVO DE PATA-PPYE

O Ovo de pata o smbolo da vida e umas das proibies de Ik.

A utilizao do ovo de pata cru essencial em certos rituais, tendo como finalidade quebrar as foras da morte, das doenas e das perdas.

Quando cozido e esfarinhado, utilizado como agente purificador, quando passado pelo corpo de uma pessoa em EBO de EGNGN ou ONL. Com casca e seco ao sol, transformado em p, utilizado no IGB-Or e assentamentos de RS que tenham relao com Ik. Ovo de pata cru: enfraquece a fora da morte, doenas graves e perdas. Assim, o ovo de pata pode ser utilizado nos EBO IK, tirando qualquer tipo de morte, seja material, espiritual, financeira ou sentimental.

OVO DE GALINHA ABO ADIE

Ovo de galinha cru: purifica e tranqiliza. Ovo de galinha cozido: tira doenas. Ovo de galinha esfarinhado: neutraliza negatividade do ambiente, atrai prosperidade e abundncia.

OVO DE CODORNA Ovo de codorna: Neutraliza feitios.

OVO DE GALINHA D ANGOLA- ET Ovo de D Angola: traz dinheiro, sorte, prosperidade, riqueza e sucesso nos negcios.

OVO DE POMBA-EYEL Ovo de pomba: traz tranqilidade e fertilidade.

Oriki ty Obara. Reza para Obara. 16 odu de Obara.

Publicado em 6 de junho de 2013por toluaye

Rate This

OBARA MEJI OBARA MEJI ONII OLABARA EJEBAM KIKATE AWO KOMAKATE ARAJE KOMOKATE ARA ORUN ADAFUM LOGBO EIEKO OROFO LORUGBO LOGBO TUNUYEN OBARAOGBE/OBARABOGBE OBARABOGBE LANTOSI OMODU OMI KE EBOADA OKILANFIRU EKU OKILANFIRU EJA, OKILANFIRU JIO-JIO TO IBAN JOKOBONI ELEBO OBARAYEKU OBARAYEKU KEKERE OMA AJE, ERI OMI, AJE AIBU, OMA AJE APUPARE APUPE GOGOIKU OPA WEWE, IKU APASHERE ORUNMILA LORUGBO IDAA AGUTAN EBEWA AKUKO LEBO OBARAIWORI OBARA KORI ANKO NIBE ERANKO EKU IBA EWEFA ELEBO OBARAIWORI ADIFAFUM ESHU OBARADI OBARADI BARA, BARADI, BARA, BARADI ADIFAFUM RAWO ELUBO OKOROKO OMA SHOKOJO EURE OWOLO MENI ELEBO OBARAKOSO OBARAKOSO IFA DURO, IFA MURE IREKUN KAFEREFUM ORUNMILA ESHU ATI OGUN OBARAWONRIN OBARAWONRIN OBARANIFE JUJU OMO OLUWO ATOPOLO OBARA KELEJI OBARA NI WANI ALEJO OLORI, LAYE SOSGBO ONI WANI ELEGBARA KULUIYE OBARA ONI WANI KUTO KUM OBARAKANA OBARAKANA OLODAFUM ORUNMILA ONI PAREKI KODAPA ESHU IFA ELEGBARA LOTEMI PELE AWO ATI IWE ESSE NITASI ADIFAFUM OBARA IFA MI KAFEREFUM SHANGO ATI OYA OBARAGUNDA OBARAGUNDA SHANGO ABITI INTORI OGUN OFE NI OMUM INTORI OTI NI OBINI OFO INA LOBA KAFEREFUM OSHUM LODAFUM SHANGO ATI OYA OBARASA OBARA KUKUTE KUKU ADIFA JOKO, KUNIE ADIFA JOKO, KONI NIBOGELE ARORO LO URO SIKOTA EKODIDE, EIYELE MEJI OBARAKA OBARA KASIKA LEGUN OMODE OLOFIN IKA LELE ARAMANAMA AKATAMPO ADIFAFUM AYE, ADIFAFUM ESHIYE OMO OLOFIN ABOROM LIMILE AKATI ASHE TE LEWA OLOFIN SHANGO UMBO WA BELEFUNADE OLOFIN LODAFUM AGUNGUN ORUN NI MALE OBARATRUPON OBARA TUMBU NIENDI ADIFAFUM BABA LONTOBI OMA ARETO YU EBO OMA SUNEKE NANGA OBARATURA OBARA KUSHIYO AKE EURE ASHO BONI BURO GULANDAA BARA BANIREGUN ORUNMILA LORUGBO ESHU ELEBO OUNKO EKODIDE EIYELE, AKUKO,OMI ELEBO OWO ELEBO OBARAKEETE OBARA KETEIFA ONI RETEWA ADIFAFUN ASHE WITA INTORI AWA SHOLU LORI OKUNI SINI OLOKUN OBARASHE OBARASHE OFUYERE, OBARASHEKE ODILONA KORUBO AGUSHE ABASHE, AWO EIYELE AWO AUN AWO KAFEREFUM OBA, KAFEREFUM ODU KAFEREFUM ORUNMILA

OBARAFUN OBARAFUN IKI AWO INLE ADO IREBE AWO IBA ASESI ADABA, AWO BO ETE ETA OBINI SHAWO IBA IRO ADIFAFUM OLOFIN LUBA OMO ADA ILU ABEBOADIE MEJI ELEBO. Entrevista De Toluaye Para Revista Povo De Santo E As de Portugal 2012/13 Nmero 26.

Publicado em 21 de dezembro de 2012por toluaye

2 Votes

PSA: Babalrrs Toluay, para quem no o conhece, poderia por favor fazer um breve resumo da sua caminhada espiritual, e mais exactamente, a sua ligao ao Candombl?

R. Sou Jos Antnio de Almeida, brasileiro, patologista, sacerdote do candombl, babalorix do Il As Ijino Ilu Orossi. Meu nome religioso Baba Lokanfu, sendo conhecido na internet, atravs de blogs e redes sociais, como Toluaye Jose Antonio.

Aos oito anos de idade comecei a ter vises e manifestaes, julgado pelo meu pai biolgico, de ascendncia Portugesa, como distrbios ou perturbaes psicolgicas, sendo indicado um profissional da rea psiquitrica para tratamentos. Depois de alguns anos com referidos tratamentos, por meio, inclusive, de medicamentos psicotrpicos, os sintomas continuaram. Meu pai, em discurses com minha minha me biolgica, de ascendncia Africana, chegaram concluso de que era preciso pedir ajuda cultura afro-brasileira (Candombl), na qual fui acolhido e iniciado como Iawo ao 15 anos e quatro meses de idade, mais precisamente no dia trs de janeiro 1976, no barco de 8 (oito) pessoas, como omo orix, pela Iyalorix Alade Pereira dos Santos (ylukeran), no terreiro Il Ominajex, originalmente da nao ketu (antigo nago-vodun), situado na rua Xang, nmero 30, Itapoan, Salvador, Bahia, Brasil.

PSA: Conte-nos por favor como nasceu o seu Il As: Ile Ase Ijino Ilu Orossi.

R- O Il Ax Ijino Ilu Orossi teve o seu nascimento em janeiro de 1981, registrado na federao do Culto Afro Brasileiro de Salvador, como Centro do Caboclo Serra Negra, matrcula de nmero 1370, pelo fato de s ter cinco anos de iniciado e no ter minha obrigao de sete anos efetivada. Por conta de tais fatos, foi monitorado e assistido, sob a responsabilidade de minha yialorix j mencionada, at minha maturidade espiritual. Ganhado o registro definitivo em 16 de maio de 1984, depois do meu Oy, (won Ip rs), o mesmo que o Deka no candombl de Angola, sendo outorgado Babalorix do Il As Ijino Ilu Orossi.

PSA:O Ile Ase Ijino Ilu Orossi conta com a sua presena no Mapeamento dos Terreiros de Candombl de Salvador. Qual a importncia deste facto e como acha que trabalhos deste gnero podero auxiliar a religio.

R- Como consabido, nossa religio sempre foi perseguida, maltratada e difamada, no s pela religio dominante, mas por todas as outras e pela maior parte da sociedade brasileira. Por tais fatos, os adeptos e fundadores de terreiros esconderam suas crenas e negaram os seus templos, com o intuito de no sofrerern discriminaes, violncias fsicas e psicolgicas. A

nossa cultura sempre foi oral, assim tambm como a localizao dos terreiros, onde qualquer escrita ou registro sobre o Candombl era quase um sacrilgio. O mapeamento dos terreiros, embora no tenha sido o primeiro, a garantia do reconhencimento e imortalidade da nossa resistncia e a certeza de no futuro os nossos terreiros no sero apenas ocupados no imaginrio coletivo do povo do santo; como exemplo o Imaginrio Candombl da Barroquinha que at hoje no se tem uma prova concreta da sua existncia.

PSA: Quais os princpios pelos quais norteia o seu Il?

R- So tantos os princpios pelos quais norteiam nosso Orossi, pelo que poderia responder durante dias, e no caberia em dez edies desta conceituada revista. Mas posso citar, por exemplo, o principal deles que o acolhimento. Acolhimento incondicional ao humano idependente de raa, credo ou ideologia, pois acreditamos que o sagrado (os Orixs) vive no homem e atravs dele, assim sendo, no somente o nosso Il Orossi, mas todas as casas de Ax, apoiam, reeducam, acalentam, alimentam, mostrando e ensinando a respeitar, amar e louvar os Deuses incondicionalmente.

PSA: Quantos omo Oris tem actualmente?

R. Difcil de precisar, pois para o povo do santo que sempre viveu e se educou na oralidade, como j mencionado, e no pela escrita quase impossvel contabilizar., embora posso afirmar que j passa dos cinquenta barcos de Iyawos, sendo que cada barco composto, em mdia, de uma a quatro pessoas. Por sua vez, todo Babalorix tem que considerar como filho no s os iniciados na feitura se santo, mas tambm todos aqueles que de alguma forma buscam o aconchego em nosso Terreiro, mesmo uma pessoa que venha nos procurar para fazer um simples egb (limpeza espiritual do corpo), igualmente, aqueles que passaram pelo ritual do Bori.

PSA: Sendo um estudioso dos cultos aos Orss, sabemos que para aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto, se deslocou regio Yoruba. Conte-nos um pouco dessa experincia.

R- O Continente Africano particular, totalmente diferente da nossa cultura ocidental, etretanto com muita semelhana nos ritos sagrado para os Orixs e Voduns. Depois do

falecimento de minha Iyalorix, tive a nescessidade de buscar complementos para seguir minha caminhada de ax, Less Orix.

Tendo como patrono o Orix Obaluaye (Sakpata) dono da minha cabea (Ori). A tradio apontava a origem do culto de Sakpat na localidade de Kpeyin Vedji, na cidade de Saval, um enclave iorub dentro do territrio mahi a noroeste de Abomei. Desta dupla procedncia permanece a curiosidade de que Sakpat considerado uma divindade iorub (nag) pelos fon e gun (jje) pelos iorubs.

Dias depois de ter meu passaporte em mos, confiscado pelas autoridades locais, pelo fato de no ter tirado o visto para entrar no Benin, juntamente com uma pesquisadoura francesa da cultura afro-brasileira e antroploga Kadya Tall, e um ator dramaturgo, natural do Benin, chamado Camille Amouro, responsvel em fazer toda traduo da lingua fon para o Francs, seguimos em direo Savalu na busca de um Bokonum (Sacerdote de If (F)), no sentido de consultar os Deuses e seguir as suas orientaes. Confirmando os rituais para purificao e andamentos dos meus objetivos, fui acolhido no templo de uma sacerdotisa do culto a Nan Buruku, ritos inerentes s minhas buscas e determinaes. Aps, seguindo para outro templo indicado pelo Rei de Savalu, recebi das mos do Chefe de Culto (Babalorix) um colar feito de misangas intercalados de pedras da montanha de Savalu, na qual se cultua Obaluaye (Sakpat), juntamente com duas pequenas pedras, para serem colocadas no Terreiro de Candombl no Brasil. Foi um experincia inesquecivel. Recomendo todos o Mercado dos Feitios (March des Ftiches), como um dos lugares para se visitar. Consiste de uma feira ao ar livre onde se pode comprar de tudo, desde tecidos requintados, at amuletos e poes para rituais e magias.

PSA: Quais as principais diferenas que encontrou no culto aos Orss, face aquilo que conhecia no Brasil?

R- A diferena maior era que no escutava uma s palavra em portugus e, tambm, no entendia absolutamente nada na lngua fon; Neste momento confesso que fique totalmente perdido e me questionei da seguinte forma: o qu realmente eu vim buscar aqui, se no estou entendendo absolutamente nada? Quando de repente fui chamado ao interior de uma cabana e me deparei com uma linda pedra do tamanho de um homem, mais ou menos de dois metros de altura, a qual nada mais era do que parte da montanha onde se cultuava o Orix Obaluaye (Sakpata). Havia algumas pessoas falando e cantando Yorub (a lingua sagrada dos Deuses), pelo que neste momento me dei conta que tinha chegado em casa e nada mais era estranho, pelo contrrio, tudo era familiar

PSA: Como v o Candombl no Brasil nos dias que correm?

R- Muito melhor que no tempo outrora! Em primeiro lugar, e o mais importante, ter a liberdade de culto, sem medo das autoridades politicas, bem como dos fanticos religiosos de invadirem nosso terreiro sem pelo menos ter o direito de nos defender, como era no passado recente. Outro ponto que a qualidade dos materiais utilizados nos nossos rituais so melhores e podemos escolher entre o nacional e o importado da frica. Cito como exemplos os seguintes materiais: okodid, aridan, obi, orobo, dentre outros. Todos eles so importantes para os ritos sagrados, no sentido de estar se repetindo a receita fidedigna dos nossos ancestrais. Sem deixar de citar a oportunidade que o povo de santo, bem como todos os afrosdescendentes tm de frequentar uma escola, universidade, tendo assim acesso informao, educao e cultura.

PSA: Como v a expanso dos cultos Afro-Brasileiros fora do Brasil, mais propriamente na Europa e em Portugal?

R-Sabemos da existncia dos cultos afro-brasileiros em vrios pases como Uruguai, Argentina, Venezuela, Colmbia, Panam, Mxico, Alemanha, Itlia, Portugal, Frana e Espanha. Em muitos deles, de forma tmida e em grupo familiar. Embora seja visvel e notrio que Portugal tem um grande e conceituado terreiro de candombl, o Il As Omim Ogun, dirigido pelo Babalorix Pai Jomar de Ogum, alem de ser o presidente da Federao do Culto Afro, representante legal de todos os cultos afro-descendentes na Europa, juntamente com o vicecoordenador Babalorix Paulo de Iemanj, pelo que aproveito o momento para parabeniz-los e rogar mais uma vez aos Deuses por sua sade, no sentido de dar continuidade a este rduo e expressivo trabalho em prol da cultura afro-religiosa.

PSA: Verificamos que um Sacerdote que abraou as novas tecnologias, sendo bastante ativo na Internet, atravs de blogs e redes sociais. O que pensa que esta realidade aporta a uma religio milenar e tradicional como o Candombl?

R-O sacerdote da cultura afro-brasileira tem que aprender a viver de acordo com alguns princpios bsicos do candombl que so: o acolhimento incondicional ao humano, bem como aos seus pensamentos, ideias e criaes, compreendendo e interagindo com a natureza humana, mas fsicas e naturais e todas as suas vertentes que produzam energias, favorecendo ao humano o encontro com o sagrado, que nada mais do que o movimento natural de cada cclo evolutivo, o BAR. Confesso que no incio tive muito medo da internet, pelo simples fato de no ter certeza das dimenses que este instrumento teria, pelo que cheguei at a discutir com filhos, ogans, ekedes e amigos, acerca desta vontade. Todavia, tomei coragem, depois de

vrias reflexes junto ao sagrado, e cheguei concluso de que seria mais um aliado na luta contra a intolerncia religiosa, na quebra de paradigmas e conceitos errneos em relao a esta cultura rica e cheia de sabedoria, a qual possui estilo nico de ser e viver, mas mesmo assim to marginalizada pelos no crentes ou leigos. Assim sendo, posso fazer meu trabalho de unir os filhos e amigos, levando as mensagens dos Orixs e os ensinamentos do nosso Il Ax.

PSA: Qual a sua opinio sobre o ecumenismo?

R- Ecumenismo o processo de busca da unidade. Contudo, esta unidade no deve ser usada para escravizar a mente humana e sim para libertar dos preconceitos e intolerncia criada e exercida pela diferena religiosa, geralmente feito por alguns fanticos religiosos. Sabemos que nossa crena politesta, pois acreditamos em vrios Deuses e todos so respeitados, cultuados e amados na mesma proporo. Para ser do Candombl no precisa estar no candombl, at por que o Candombl, os Deuses e os Sacerdotes, aceitam todos incondicionalmente, idependente de credo ou raa. Como j disse anteriormente, acreditamos que os Deuses vivem no humano, sem se importar com a escolha que cada um faa na sua vida. Com isso, posso afirmar que sabemos literalmente conviver com a diferena e estamos preparados para viver o ecumenismo. Desta vez vou encerrar minha resposta com uma pergunta: ser que os sacerdotes de outras denominaes esto preparados para o ecumenismo?

PSA: Quais so para si as principais ameaas que as religies de origem Africana se deparam nos nossos dias?

R- A principal ameaa, no s para mim, mas para o povo afro-religioso e para toda humanidade a ganncia. Este desejo excessivo direcionado principalmente riqueza material, bem como outras formas de poder, os quais influenciam as pessoas de tal maneira que seus praticantes chegam ao cmulo de corromper terceiros, destruindo nossos rios, mares, matas e at mesmo o ar que respiramos, manipulando e enganando todos, chegando ao extremo de tirar a vida daqueles que no venham concordar com suas insanidades. Embora acredite e confie na capacidade de regenerao da natureza, mas com certeza esta a ameaa mais terrvel que existe para todos ns e para as religies de origem africana. A destruio da natureza e, consequentemente, do humano.

PSA: Sabemos que filiado na FENACAB Brasil. Que importncia atribui FENACAB no Brasil e tambm em Portugal, atravs da sua Coordenao Internacional?

R- O termo federao diz respeito ideia de unio, uma forma de organizao territorial do poder, de articulao do poder central com os poderes regionais e locais. Sua principal importncia defender e promover objetivos comuns. Em qualquer sociedade civilizada, um grupo tem a responsabilidade de escolher um lder para represent-lo, no caso da FENACAB, em Salvador, Aristides Oliveira Mascarenhas, mais conhecido como Pai Ari de Ajagun, Babalorix do Candombl do Il Ax Op Ajagun, localizado em Salvador, Bahia. Em Portugal, demais pases da Europa e pases Africanos de lngua oficial portuguesa, tem como presidente o Babalorixa Jomar ou Pai Jomar, sacerdote de Candombl da nao Ketu, do Terreiro Il As Omim Ogun, situado na Sobreda Alamda Portugal. Observo atravs dos meios de comunicao que os referidos presidentes tm desempenhado um grande papel, acolhendo, defendendo e promovendo a cultura afro-brasileira com respeito e seriedade.

PSA: Para finalizar, pedimos ao Pai Toluay para deixar uma mensagem aos nossos leitores.

Todos ns temos dons e talentos, sendo que o mais importante descobrirmos quais so eles e colocarmos em prtica. A sade fsica e emocional depende muito desses talentos. Pessoas que no utilizam essa energia criativa, presenteada pelos Deuses, pela construo humana, bloqueiam o seu fluxo energtico e adoecem fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Canalize seus talentos com o propsito de melhorar a vida, no somente sua como das outras pessoas. Este um grande segredo e um excelente caminho para encontrar prazer, equilbrio e crescimento em sua vida. Tenha objetivos materiais e espirituais. Busque sempre melhorar a sua condio financeira, planeje comprar bens, faa investimentos, realize viagens e busque tudo que tiver vontade, mas se lembre: nunca dependa dessas conquistas para viver emocionalmente bem. Elas no podem garantir isto! O verdadeiro bem-estar s alcanado por meio dos objetivos espirituais. V conquista de se tornar uma pessoa mais paciente, bondosa, serena, confivel e amiga, alm de humilde, aberta, sincera e simples, principalmente, uma pessoa que tenha f e confiana nos Orixs e na vida. Esses objetivos, e s esses, podem garantir o equilbrio, a satisfao e a razo de viver eternamente equilibrado e feliz. Que o meu Pai Obaluaye (sakpat) abenoe todos vocs com sade, paz e longevidade, juntamente com todos do nosso bem querer. Ax Ire (boa sorte). Agradeo a revista Povo de Santo & As, juntamente com os editores, Pai Jomar de Ogum e seu filho de santo Miguel Dinis, a oportunidade da entrevista e o convite para escrever futuros artigos. Muito Obrigado. Oxal, Oxalufan, Ajal, Oduduwa, Obatal, Orix funfun,

Publicado em 15 de julho de 2012por toluaye

3 Votes

Odduw aparece no candombl como qualidade de Orix, e assim como btl, no se manifesta. Por ser muito poderosa e temida, invocada por ocasio das festas de Xang, antes de !btl e nas festas pblicas a ltima roda para ela.

Odduw,divindade feminina, esposa de btl, corresponde a metade inferior da cabaa, associada lama dos comeos da terra.

Evoca sobretudo a idia de algo quente e seco, devendo ser refrescada e molhada para tornarse frtil., tal o sentido as cerimnias chamadas precisamente guas de Oxal que comeam com a procisso que vai buscar em potes na fonte, a gua que ser derramada sobre o assento de Oxal. Se btl, divindade masculina, criou os seres vivos, dduwa, divindade feminina criou a matira de onde surgiria a vida. Na sua qualidades de divindade da criao e da cabaa, dduwa como btl uma divindade funfun, e suas sacerdotisas vestem-se de branco,porm, como divindade feminina ligada terra, gua e s funes de reproduo, ela se relaciona igualmente com o azul escuro e com o vermelho. A mitologia, evocando um tempo em que as mulheres governavam, nos revela que dduwa havia recebido de ldmar o poder dos orixs, representado por um pssaro e uma cabaa smbolo do universo. Tornou-se senhora do mundo e governou-se. Abusou, porm, do poder e ldmar retirou-lhe a autoridade para confia-la a Obtl.

Odduwa comanda as mulheres, controla a fisiologia feminina, a menstruao, a reproduo, a fecundao .

chamada Iy Agba, a grande me. Dela o porco animal que da muitas crias. o orix que d longa vida. Ao contrrio dos outros Oxal, dduwa no tem wo de azeite, inclusive seu assento leva trs gota de dend.

Odduwa est associado cegueira, a vrias verses mtica explicam a razo pela qual ela cega. Uma delas conta que btl lhe arrancou os olhos quando estavam ambos aprisionados na cabaa, porque ela no parava de falar e de reclamar (o que confirma por outro lado que a fala e a vista dependem de btl) outras dizem que no se pode fita-la sem ficar cego ou ainda que no se pode abrir a cabaa sem morrer.

dduwa irritvel, astuta, hipcrita, aproveita qualquer pretexto para julgar-se ofendida, institui w sem revela-los para poder justificar sua agressividade. A prosperidade ostensiva, a fecundidade, a sade, a beleza ofendem-na e so motivos para provocar sua vingana. A pimenta vermelha, atare ou pimenta da costa pertence-lhe, mas constitui um w tanto para ela como para suas filhas pela mesma razo pela qual o sal proibido a btl. Pertence-lhe ainda o feijo vermelho, d`duwa uma divindade exigente que no perdoa negligncias, notadamente quando se trata do cumprimento de pactos, promessas ou de obrigaes religiosas.

Do ponto de vista fsico, o tipo Odduwa no muito melhor aquinhoado que o tipo Obtl: os cegos em particular so filhos de ddwa. Geralmente eles so magros, franzinos,

nervosos e secos como a terra. Aparentam geralmente mais do que sua idade real, mas so robustos e tm vida longa.

Mas ao oposto de btl, duduwa violenta e agressiva, desiludida pela vida que no correspondeu a seus anseios, ela tenta reprimir seus desejos, renunciando em aparncia ambio e aos prazeres que afeta desdenhar, fechada, profundamente insegura e angustiada tornando-se s vezes extremamente suscetvel, impaciente, intolerante, desconfiada. Para fugir do sentimento de frustao que lhe causa a existncia estreita e medocre que leva, pode criar um mundo de proibio de manias e obsesses. Outras vezes, invejosa, vingativa, ela persegue aqueles cuja Ilesa, passa por antepassado da me do rei, teria vindo de Ifon, e teria sido pai de sgjn. Conhecidssimo o mito que conta a longa viagem que empreendeu para visitar seu amigo Xang, e sua volta para o palcio do filho, sgyn que festejou o acontecimento com um banquete.

Impotente, aleijado pela idade avanada e por ter ficado, sete anos na cadeia, slfn dana curvado como um estropiado. No Alaktu, na festa de Oxal do dia primeiro de janeiro, slfn, o grande Oxal, aparece coberto pelo l; a passagem do ano associada reatualizaao da criao do mundo. Mas no As as festas de Oxal, ditas festas dos inhames, nas quais repetida a gnese, realizam-se em Setembro, e no no inicio do ano ocidental. Uma das particularidades de slfn seu ew por cavalos., por ter sido preso e encarcerado durante sete anos.

Do ponto de vista do tipo fsico o tipo Oxal velho freqentemente afetado por alguma deficincia mais ou menos grave, ou algum defeito de nascena ou adquirido; aleijados, mancos, corcundas, caolhos so lhe consagrados. Os filhos de btl, entretanto, no so obrigatoriamente defeituosos fisicamente, j que a relao com o orix pode estabelecer-se, igualmente por outras razes. De qualquer forma ser um tipo frgil, delicado, friorento, sujeito a constantes resfriados. Esta fragilidade evoca a leveza do ar assim como a antiguidade de btl. Presena discreta, ele no procura impor-se, sua simplicidade nota-se nos seus gestos, no seu modo de vestir-se; Obtl odeia excentricidades, esnobismo, e qualquer atitude que vise a chamar a ateno.

A caracterstica psicolgica mais notvel do tipo Obtl a sua inabalvel calma, a sua tranqilidade, a lentido de suas reaes emocionais, a coisa, mais difcil conseguir pertublo e irrit-lo, mas quando ofendido, sua clera terrvel ele no perdoa nunca. Compensa sua debilidade fsica por uma grande fora moral, uma segurana que se funda no autoconhecimento e na conscincia de sua fora.

Inflexvel, austero, no tolera imoralidade, desordem, nem violncia, incorruptvel, tem sede de perfeio moral e seu alvo realizar a condio humana no que tem de mais nobre. Busca a felicidade na reflexo silenciosa, na contemplao e na sociedade e na sabedoria, a felicidade pra ele consiste em racionais sobre o mundo que ele concebe claramente. O tipo Obtl um tipo casto e fiel no amor como na amizade, leva uma vida austera quando no de completa abstinncia. Afastado do mundo e das paixes e dos instintos, transparente e sereno, est igualmente desligado dos interesses materiais.

Tem tendncia para o ascetismo e, freqentemente adere a regimes vegetarianos, pacifista convicto, homem integro e sincero, de sensibilidade oblativa paternal, tolerante sabe acolher a todos, no nega seu apoio a ningum e, sabe consolar, avisar, aconselhar, altrusta, generoso, sua porta est sempre aberta e sua casa cheia de amigos.

Mas permanece, no entanto distante, e no se d inteiramente a ningum.

Dentro do grupo dos orixs velhos, algumas entidades distinguem-se do tipo geral por um ou outro trao especifico:

safru especialmente indolente, indiferente, aptico e taciturno.

Osalfn mostra-se apegado ao passado, respeitabilidade. organizado e pontual ao extremo, mas afvel.

Olwifin tem esprito perspicaz e sutil. Conhece o homem e raramente se engana. um tipo lento, sereno e seguro, de grande vida interior.

Baba Ajale um tipo concentrado, seguro, perseverante, falta-lhe calor e espontaneidade, mas profundo, constante, lgico, ponderado.

Orix Ll possui uma cabaa exageradamente volumosa.

Orix Okin o senhor do pssaro kin.

O psr evoca o tronco das rvores que unem o mundo dos vivos e o alem e representa o poder do princpio masculino.

Quanto sgyan ele usa couraa, capangas, e leva na cabea um capacete ou as vezes um simples fila, um escudo, uma espada e uma mo pilo completam este equipamento. Algumas qualidades de Oxal tm quizila de roupa, h um por exemplo, que s pode usar tafet se for sentido horizontal. O colar de Oxal feito de contas de porcelana branca, pode levar dezesseis firmas, igualmente brancas proibido o uso de contas de cor e de firmas de outras divindades. Mas o colar de Oxal pega marfim, e no caso de sagyn permitido enfeit-lo com segi, pedra semipreciosa azul claro importada da frica.

Oxal dana quebrando o corpo, flexionado os joelhos. Os ritmos Ktu usados para Oxal so o toque guerreiro conhecido pelo nome de ajagun, que serve para Osgyan, ogbn, ( tambor de Obta), o toque bata, Oxal dana tambm os ritmos ijes.

Oxal representa um tipo humano benvolo e paternal, sbio calmo, paciente, tolerante. No se irrita facilmente, mas, suas decises so irrevogveis.

O tipo oxal lento, frio, fechado, obstinado, age em silncio. Aprecia acima, de tudo a tranqilidade e a ordem, e mostrar-se em tudo bastante conservador.

Mas Oxal, como vimos, mltiplo, e o tipo correspondente no apresenta unidade. Dizem que dele h dezesseis formas, este nmero, naturalmente terico. possvel reagrupar, porm os diversos tipos de Oxal em cinco categorias:

O tipo Obtl, que praticamente se confunde com o tipo Osalfn, Orix kin. Orix ifuru ( ou Osafuru, ou Baba Furu)Orix Olwofin, Orix Egin, Orix jg Baba ajale, Orix Lulu.

O tipo Odduw

O tipo If

O tipo sagyan, que pouco difere de Orix Kire ou ( Ikire), e de orix Popo.

O tipo rsko, que dificilmente se distingue do tipo Baba Lejugbe( ou ijube ) e de eteko ou Orix eteko.

Reunindo as qualidades em classes evitar certas repeties, pois cada uma das qualidades retem alguns traos do orix geral.

Primeiro grupo dos Oxals velhos:

Obtl, tambm chamado rsl, Obrs, Oba Igbo ou Baba Igbo, o mais velho de todos os Oxal, o grande rei branco, raiz de todos os outros Oxal, o mais poderoso, pai dos deuses e dos homens, pai em particular de slfn, que por sua vez o pai de sgyan. To grande e to poderoso Obtl que ele no se manifesta, suas palavras transformam-se, imediatamente em realidade. Como vimos, ele criou, todos os seres vivos e moldou o homem, como ainda o salvou quando o oceano furioso contra a humanidade, que no lhe rendia o culto que lhe devia, tentou, destru-la inundando a terra,muitos pereceram afogados, mas btl interveio ainda em tempo, conseguindo salvar a maioria, e obrigou Olokun a retirar-se para seu palcio onde o amarrou com sete cadeias de ferro.

btl representa a massa de ar e guas frias e imveis, dos comeos, o deus do mistrio da cabaa.Como deus da criao l controla a formao de novos seres, o senhor dos vivos e dos mortos que preside as nascimento, iniciao, e a morte. O branco a sua cor, simbolizado pelo Atal, o grande pano branco que representa o ser imvel e indiferenciado que contm potencialmente o poder da criao por esta razo, tido como responsvel pelo

Oxal assentado numa sopeira de porcelana branca sem tampa e recoberta pelo l, so tampados apenas os assentos dos Oxal individuais de seus filhos. O ot de Oxal um seixo branco transparente, colocado na sopeira junto com uma pulseira de chumbo, dezesseis bzios,moedas de prata ri ( manteiga vegetal ), efun ( giz), gbn ( caracis), feitos com gua e outras substancias e recobertos de algodo branco.

Trata-se aqui do assento do orix geral pois o contedo dos assentos individuais varia em funo da qualidade e de cada caso particular, sendo determinado, em ltima instncia pelo orculo; o santo quem decide: quero ser assentado, assim ou assado.

O dia do s de Oxal sexta-feira,ele recebe nesse dia geralmente egbo( milho cozido) branco sem azeite e sem sal.

Nas obrigaes maiores, ele recebe habitualmente uma cabra, prata, galinhas brancas, pombas, e conquens, os animais devem ser branco e do sexo feminino. As comidas secas que acompanham podem ser egbo, farofa branca, massa de Inhame, ko ( milho branco ralado e cozido). O uso do sal e do azeite de dend proibido nas comidas de Oxal. Este orix gosta de variedades de melo chamadas gus e e ir dele so o coco, o obi branco, (noz de cola). Oxal ainda aprecia o r, e o din, leo tirada da amndoa do coco do dendezeiro, e que servem para preparar seus prato.

Seu animal predileto o carocol, notvel por sua lentido, associado a umidade, saliva, ao esperma e ao frio. Diz o povo de santo que o caracol, gbn, o boi ou cavalo de Oxal. Pode-se fazer um bori para os filhos de Oxal de um peixe chamado bagre (peixe de pele) em particular quando a pessoa est morre, mas morre. Em compensao o peixe proibido a Omili e ss.

Pertecem a Oxal os metais e outras substncias brancas: A prata, o chumbo, o estanho, o giz (efun) ou tabatinga branca, utilizado em particular nos ritos de iniciao. Do reino vegetal, pertencem essencialmente a xal o algodo, o ori, o dn. De origem animal, o marfim e os ossos.

Alm do caracol, outros, animais lhe so consagrados: o conquem, que Nana pintou com suas prprias mos para compens-lo de sua boa educao freqentemente utilizado nos sacrifcios, porm os albinos (brancos) so mais pertinentes; o pato, que Obaluaye ofereceu a Oxal, que um animal que carrega muito as; o Martim pescador e o pre.

Nos rituais e oferendas de Oxal no deve conter vinho, cachaa ou qualquer outra bebida que contenha lcool, pois, por, ter violado esta proibio que Obtl, grande beberro, dormiu e no conseguiu cumprir a misso que Olorm lhe havia confiado. O azeite de dend igualmente. Os filhos deste oris devem obrigatoriamente vestir-se de branco, principalmente nas sextas-feiras, exceto os filhos de Osgyan que nem s podem como devem mesclar com azul e abster-se completamente de relaes sexuais nesse dia. Quando Oxal se manifesta, o que raro, ele saudado pela assistncia com a saudao Epa Bab veste-se exclusivamente de branco, slfn leva uma coroa de metal prateado ou um ad, o diadema das rainhas, e se apia no seu psr feito de uma longa vara de metal prateado de pouco menos de um metro e meio de altura, na qual esto inseridos, quatro

pratinhos circulares de diversas dimenses, dos quais ficam dependurados pequenos sinos e moedas, a extremidade da vara enfeitada, por uma pequena pomba de metal prateada. O psr evoca o tronco das rvores que unem o mundo dos vivos e o alem e representa o poder do prncipio masculino.

Os defeitos fsicos tambm pode ser castigo com o qual Oxal pune quem o ofendeu. Quem incorre na clera de Oxal, pode acabar cego, caolho, estropiados, manco. Irritar Oxal pode ter conseqncias ainda piores, pois ele pode condenar o culpado destruio total, priva-lo da sobrevivncia parcial no alm e da possibilidade de renascer. A vingana de Oxal terrvel e a mais temida de todas.

Reunindo em si as figuras de dduwa que criou a terra (iy), e de Obtl, que criou a vida no alm e na terra, associando o governo dos trs elementos fundamentais, o ar, a gua e a terra, Oxal nos aparece como anterior a raiz dos elementos e fora diferenciados da natureza, o mar a floresta, o trovo, anterior ainda separao dos sexos. Ele o cosmos, a origem de tudo. Foi Oxal, na qualidade de btl, quem moldou na argila o ser humano, deu-lhe um nariz para respirar,olhos para ver, uma boca, ouvidos, deu-lhe enfim um rosto e uma personalidade.

Entretanto Elmi quem lhe deu o sopro vital. A cor branca, que contm as cores, exprime a idia do ser indiferenciado e imvel; representada pelo l, o grande pano branco que esconde o mistrio da vida e da morte, que cobre Oxal, e o corpo das ywo durante a iniciao.

Como Deus da criao Oxal e onipresente o branco de Oxal est presente em todo ritual, em todo peji, em toda comida de santo que deve incluir invariavelmente o egbo de milho de Oxal.

Oxal , portanto um deus branco, o deus funfun; o povo de santo diz um deus rabe que atravessou o deserto para fundar a nao yorb, nao na qual se fundem, a ideia do branco da criao, a idia da raa branca como raa superior que estaria na origem do povo yorba, e a idia do heri mtico Odduw que veio de leste para fundar If.

Tudo que de Oxal branco; tudo que lhe oferecido; animais, comidas, flores deve ser branco e imaculado. Seus filhos devem vestir-se de branco no dia que lhe consagrado, a sexta-feira; todos no candombl, seja qual for o seu santo, e inclusive os outros oriss quando

se manifestam, devem vestir-se de branco. Por ser xal o deus funfun, quem albino considerado no candombl como filho dele.

Oxal a autoridade suprema, sua vontade inapelvel sua palavra definitiva. Por essa razo no se olha s sextas-frias pois este dia sendo dele, se o resultado fosse desfavorvel,no haveria mais para quem apelar.

Quem filho de Oxal no pode recorrer a mais ningum.

Oxal concebido como muito velho, a idade avanada exprimindo sua posio no candombl.

Aleijado, lento, move-se com muita dificuldade associa-se idia de repouso, de imobilidade. Dana curvado, apoiando-se no seu psr, treme de frio e de velhice.

Relaciona-se com as rvores associadas origem da vida em particular, o irok, o akko, a palmeira, cujos troncos majestosos unem nosso mundo e o alm. Os troncos destas rvores nas quais dizem que residem os espritos, representam os antepassados masculinos. No terceiro domingo das festas de Oxal, no dia do pilo, a cerimnia das varas de atri lembra esta relao de Oxal com a rvore. Tocando as filhas com a vara Oxal comunica-lhes as, fora, vitalidade, fecundidade.

Oxal o dono da palavra, foi ele quem deu a palavra ao homem, e a sua prpria palavra to poderosa que se torna imediatamente realidade. A criao do mundo procede do Verbo, e a palavra humana adquire poder porque procede de Olorum, porque a reproduo da palavra primordial, ela no apenas logo, instrumento de comunicao, ela atuante desencadeia foras, carrega as, a fora que anima o universo e permite a existncia das coisas, est, portanto estreitamente relacionada com a vida e a fecundidade. Devido a este poder da palavra Oxal, est associado ao silncio; a palavra deve ser controlada. Durante o ciclo das festas deste Orix. At os outros Orixs evitam ecuar (Il k) quando se canta para este Orix funfun.At os outros Orixs evitam ecuar (Il k) quando se canta para este Orix funfun.a palavra deve ser controlada, principalmente durante o ciclo das festas de Oxal ou quando ele est sendo louvado. At os outros Orixs evitam ecuar (Il k) quando se canta para este Orix funfun.a palavra deve ser controlada, principalmente durante o ciclo das festas de Oxal ou quando ele est sendo louvado. At os outros Orixs evitam ecuar (Il k) quando se canta para este Orix funfun.a palavra deve ser controlada, principalmente durante o ciclo das festas de Oxal ou quando ele est sendo louvado. At os outros Orixs evitam ecuar (Il k) quando se canta para este Orix funfun.

Oxal, o pai e o chefe das divindades do candombl portanto uma figura extremamente complexa; Obtl, O a palavra deve ser controlada, principalmente durante o ciclo das festas de Oxal ou quando ele est sendo louvado. At os outros Orixs evitam ecuar (Il k) quando se canta para este Orix funfun.dduw, If so outros personagens mticos, so manifestaes ou qualidades de Oxal, cuja caracterstica distintiva serem brancos. So os orixs funfun, da criao, os outros na verdade no so propriamente orix, mas, j habito no candombl designar igualmente por este nome as outras divindades. Oxal deus cuja existncia remonta s origens do mundo, filho de lorn, interligado com Nn, a Iab mais velha e menos reconhecida e considerada; e com Ymnj, a mais jovem e preferida. Oxal isto como o pai de todas as outras divindades. Oxal o deus da criao governa os elementos primordiais: o ar, a gua, a terra. Nele associam-se a idia da massa de ar primitiva de onde tudo se originou da unidade fecundante que nasceu do sopro dessa massa de ar; da abbada celeste, metade superior da cabaa que figura a matriz csmica representada por Obtl, e tambm, a idia da terra e das guas que a cobriam nos comeos, representadas por Odduw.

Obtl o prprio principio masculino, associado a idia de fecundao, de sopro, do poder criador do verbo; Odduw o principio feminino, associado idia de gestao, ao mar, terra.

Como estas duas divindades africanas so, no Brasil, qualidades de Oxal, este ltimo as vezes definido como hermafrodita; outros dizem que o do sexo feminino durante seis meses e do sexo masculino durante os outros seis. Oxal representa o cu e, por extenso, o ar puro e frio assimilando assim um dos atributos do antigo Olorn que tende a identificar-se com o deus do catolicismo.

Oxal rene a idia da criao do mundo mineral, inorgnico, ligada a Odduw, e a da criao da vida e da fertilidade da terra que se exprime no culto dos inhames.

A cerimnia do pilo que repete a distribuio de comida que celebrou a reconciliao de Odduw e de Obtl ou segundo outra verso, o banquete oferecido por sgyn, para festejar a volta do pai, salfn. O inhame triturado e servido no pilo de sgyn. Esta festa antigamente chamada festa dos inhames novos, celebra o recomeo do ciclo vital.

Osl representa igualmente a idia da criao dos seres vivos, animais e homens do mundo sobrenatural o rn, cujos duplos se encarnam na terra, , pois, do mundo sobrenatural que o

nosso mundo recebe a vida. Em sua qualidade de deus da criao Oxal preside, portanto, formao de novos seres no alm e neste mundo; preside fecundao e gestao, passagem da existncia.

Indiferenciada, no mundo sobrenatural existncia individualizada neste mundo que consiste no nascimento, e passagem inversa que consiste na morte; est igualmente presente, pois nos ritos fnubres, no ass, quando o ser humano perde sua individualidade e retorna matria indiferenciada dos elementos primordiais. Preside da mesma forma os ritos de iniciao que constituem uma morte e um nascimento simblicos em que a ordem natural destas duas passagens invertida.

Oxal, sendo quem molda o ser humano, tido por responsvel pelos defeitos fsicos que esto claramente relacionados criao; as crianas que nascem defeituosas, corcundas, aleijadas so lhe consagradas.

Mas os defeitos fsicos tambm pode ser castigo com o qual Oxal pune quem o ofendeu. Quem incorre na clera de Oxal, podem acabar cego, caolho, estropiados, manco. Irritar Oxal pode ter conseqncias ainda piores pois ele pode condenar o culpado destruio total, priva-lo da sobrevivncia parcial no alm e da possibilidade de renascer. A vingana de Oxal terrvel e a mais temida de todas.

PANKORO ELEBO TI SE ODO

EM SILNCIO ELE AMASSA O INHAME SECO NO PILO

sgi`yan seria Elejigbo, filho de Orix lfn dizem em Ejogbo que quando r`nyan, segundo On de If avanou contra Meca e fundou Y acompanharam-no vrios os membros de sua famlia, entre os quais Akinjole filho de griniyn, o filho mais novo de dduwa.

If, o orculo africano, deus do destino, tambm aparece no candombl como qualidade de Oxal uma das trs principais, constituindo com btl `sua esquerda, a trindade do panteo nag. If tambm chamado Ol Orogbo.

Ela, rmil, tria sido encarregado de estabelecer a ordem no mundo, de separar os elementos, e de instituir a pa entre os homens.

o dono das nozes que revelam a vontade dos deuses, o senhor da adivinhao que exprime a palavra do criador, If, na qualidade de dono das nozes, relaciona-se com a palmeira, rvore de xal, sabe-se que as mulhers e no podem ser sacerdotisas de If, em virtude da relao deste ltimo coma palmeira e com o prncipio masculino. If passa de pai para filho, mas ele no se manifesta. A adivinhao pelo pl praticamente desapareceu de Salvador, e s restam hoje alguns exemplares piedosamente conservados. Na frica, uma das mulheres do babalwo, ( ou algumas vezes um garoto, o apetebi) tinha a autorizao de praticar a advinhao com os bzios, mas obrigada a submeter-se a rigorosa abstinncia sexual. Ainda hoje, Me Menininha diz que a mulher no pode tocar as nozes de If pois, do contrrio, no teria homem. If amigo dos homens imparcial, sempre diz a verdade e no favorece ningum.

Sob o aspecto da constituio fsica, o tipo If mais favorecido que os precedentes, embora no sendo muito vigoroso,pode apresentar algumas disformidades e anomalias,em particular caroos sobretudo na cabea, que so sua marca inconfundvel. Mas esbelto e alto, no lhe faltam a elegncia nem a graa, sendo modesto e despretencioso.

Do ponto de vista psicolgico, no difere muito do tipo Obtl/Oslfon, embora mais realista e menos dsligado de seus interesses materiais. um carter apolneo, amvel, equilibrado, harmoniosos, que se distingue pela medida, a doura.

Esprito aberto, culto, inteligente, lcido, gosta das idias claras, das vises amplas menos contemplativa que o tipo btl, mais atuante e mais participantes. Tem senso prtico, sangue frio e jamais se irrita ou perde a calma. Essencialmente acional as grandes paixes no o alteram. Tem o mesmo desejo de perfeio e de pureza que btl, mas consegue conciliar a espiritualidade e o senso prtico.

Sua vida amorosa estvel, harmoniosa, no conhece grandes paixes mas capaz de um slido e profundo. If como btl, um conselheiro, um confidente, talvez mais flexvel e indulgente.

Um homem honesto e sincero,que sempre diz a verdade mesmo que desagradvel e no engana ningum. Um homem justo e imparcial. Um grande amigo, uma pessoa de inteira confiana. Como btl, um pacifista convicto, procura sempre estabelecer a harmonia, torno de si, resolvendo litgios, reconciliando os inimigos, elequente, hbil e diplomata sabe argumentar e convencer.

4) O tipo sgyn: Orix Kire e Orix popo

sgyan ( Orix gyn, ou s gyan) filho de s1lfn, tambm chamado Ajaguna, Elemesso, Akinjole, Elejigbo.

sgyn um Oxal jovem, guerreio, briguento e combativo e no perde uma oportunidade de lutar contra Omol, ou contra Sng. Omol,provocando-o declara que comer todos os filhos de sgjn, deixando apenas os ossos, parte branca que pertence a Oxal, sgyn retruca que em represlia, comer todos os filhos de Omol, inclusive os ossos, pois tudo retorna ao rn.

Por ocasio do Lorogun, com o qual se encerra o ano litrgico, sgyn combate no batalho de Oxal contra o batalho de Sng, o que parece representar uma briga dos rixs funfun contra as outras divindades.

sgyn tambm um rei majestoso coroado de segi valente, viril, sgyn um Oxal autorizado a enfeitar seus colares brancos com as pedras azuis chamadas segi e sua roupa branca pode at levar uma franja vermelha.

sgyn est ligado ao culto do irok e dos espritos, assim como a fertilidade e ao culto dos inhames.

ELEMESSO A SO ALOWO SO ABI OMO

Akinjole fundou Ejigbo, ele era geralmente chamado pelo nome degyn, e era responsvel pelo Orix de seu pai Orix gyn. Foi um guerreiro valente que depois de muitos combates desapareceu debaixo da terra e transformou-se em pedra.

O tipo sgyn habitualmente alto e robusto, seu porte majestoso, seu olhar ao mesmo tempo altivo e travesso. Ao contrrio dos tipos precedentes, no despreza o sexo, mostra-se galante e muito amigo das mulheres, mas cultiva sobretudo o amor-amizade ou o amor livre.

O tipo s`g`yn alegre gosta profundamente da vida, revelando-se freqentemente irnico malicioso, falador e brincalho. Ao mesmo tempo um idealista que defende os injustiados, dedica-se s belas causas, nobre cavalheiro que socorre os fracos e os oprimidos.

Orgulhoso, sedento de aventuras e de feitos gloriosos, nunca se d por vencido. Pode tronarse s vezes uma espcie de D. Quixote.

sgyn tem a intuio do futuro, dizem que ele o nascente e slfon o poente. Seu pensamento freqentemente original, antecpa o de sua poca, esprito brilhante dotado de grande facilidade de argumentao um progressista que incansavelmente combate para a justia e para a verdade.

Quando rico generoso e at prdigo. Embora guerreiro, no agressivo e nem brutal.

5 O tipo rixa-Oko , Eteko, Lejugbe

rixa-oko foi uma divindade da agricultura ligada colheita dos novos inhames e fertilidade da terra pouca conhecida atualmente em Salvador.

um tipo robusto e majestoso, um guerreiro maduro e viril. De temperamento severo, no aprecia muito a companhia das mulheres, embora tenha sido na frica segundo PARRINDER, cultuado especialmente por elas e associado a ritos de licena sexual. Hoje em Salvador, quando se manifesta, leva um cajado de madeira que revela sua relao com a rvore, e uma flauta de osso, de conotao flica, que lembra sua relao com a sexualidade e a fertilidade.

O tipo risko passa por rico e prdigo. Sendo um rix raro, tem poucas informaes sobre seu temperamento.

Eteko seria verstil, inqueito e Lejugbe indeciso. Palavras e nmeros em Yoruba Ioruba. Nomes no candomble. Palavras do candomble. Lingua ou linguagem do santo ou do candomble.

Publicado em 3 de junho de 2012por toluaye

3 Votes

http://www.franceculture.fr/player/reecouter?play=4411531 GLOSSRIO YORUB-PORTUGUS A dp Obrigado(a) b Metade

k Machado Aar Raio Aar run Relmpago br Irm Mais Nova Ad Coroa Adie Galinha Adit Surdo Adr Orao Aff Vento fin Palcio Afju Cego ga Cadeira gbdo Milho Agbra Poder Agbd Estmago gbon Coco Agemo Camaleo go Lnan Com Licena gtn Ovelha Ahn Lingua iya Peito iy Mundo Aj Co jap Tartaruga j Bruxa kr J Acaraj kko Galo

Alagba Senhor Aly Explicao lubs Cebola Ap Brao Apeja Pescador Apre Exemplo Arail Parentes rw Norte so Roupa Ax Assim Seja Ata Pimenta Atgn Brisa wa Ns w Cor wo Ew Verde wo Oj run Azul wo Pako Marrom wodi Gavio won Eles(as) ya Esposa ::: B ::: Bb Pai Bb nl Vov Bblrs Pai-de-Santo Balw Banheiro Bni Sim Ber Perguntar

Br Comear Bru Medo Bi Nascer Bubur Maldoso Buruku Mau ::: D ::: Dda Beleza Dgb Crescer Dhn Responder Dra Bom D Chegar Dde Levantar Dg Espelho Dn Fritar Dudu Preto Dp Agradecer Dro De P ::: E ::: E Kr Bom-Dia E Ksn Boa-Tarde E Kle Boa-Noite Ebi Fome Eb Famlia d Fgado Eegun Osso gb Comunidade gbn Irmo Mais Velho

g Aipim Egngn Esprito Ehn Dente hin Costas Eiye Pssaro Eiyel Pombo Eja Peixe j Sangue jk Ombro Ej Cobra kn Unha Eku Rato ld Criador Elkan Ningum mi Eu nia Ser Humano Enu Boca Epo leo Epo Pupa Azeite de Dend Eran Carne Eranko Animal Er Lama re Esttua Erin Elefante Er Cinza Er Escravo sin Religio

Eti Ouvido w Feijo Ew Folha Ewu Perigo wre Cabra Eya Tribo Eyin Vs Eyin Ovo ::: F ::: F Raspar Fdk Prata Fri Raspar a Cabea F Amar Fran Gostar Fl Chapu F Quebrar F Lavar Fn Dar Funfun Branco ::: G ::: Gbn Plantar Gb Ouvir Gbogbo Todos G Cortar G Irun Cortar o Cabelo Gib Jogar Ggr Pipoca

::: I ::: banj Tristeza Ibj Gmeos bere Origem b Nascimento bnu Raiva Id Espada Ide Pulceira di Ndega dd Umbigo If Adivinhao fun Intestino Igbe Grito gbn Caracol Ih Buraco j Briga jb Acidente jta Anteontem Iji rvore ka Dedo k Morte Il Quiabo l rn Leste Il Casa Il Terra Il Ok Cemitrio l Cidade

Im Nariz Inn Fogo pd Reunio rpo Harmonia res Arroz Irin Ferro Ir Mentira Irun Cabelo sink Enterro tn Histria w Respeito Iwj or Testa w rohin Notcia do Jornal wo Tu wo Chifre w rn Oeste y Me y nl Vov ylrs Me-de-Santo Iyo Sal ::: J ::: Jde Sair Je Comer J Danar Jko Sentar Jb Respeitar Juw Acenar

::: K ::: Kw Lr Kker Pequeno K Aprender K Tp De Nada Korin Cantar ::: L ::: Labalb Borboleta Lla Sonhar Ll De Noite Ln Ontem Lo Ir Lla Amanh Ln Hoje Lsn De Tarde ::: M ::: Mal Vaca Mal Ako Boi M Conhecer Mu Beber M Pegar ::: N ::: N Bater N Falar Ni Ter Ni r De manh Nn Dentro

Ntorp Porque ::: O ::: Oba Rei be Faca Obinrin Mulher bo Vagina bo Macaco buk Bode Ode Caador Od Rio Od Destino Odn Ano furuf Respirar, Ar, Espao g Chefe gd Banana Ogun Guerra gn Orix da Guerra e Metais Ohn Voz jji Sombra j Chuva Oj Aj Segunda-feira Oj sgun Tera-feira Oj R Quarta-feira Oj B Quinta-feira Oj Et Sexta-feira Oj bmta Sbado Oj ik Domingo Oj Olho

Oj run Cu Okan Corao k Montanha Oko Esposo Ok Pnis k Cadaver kun Mar Okunlin Homem kta Pedra Oldmar Supremo Olrun Deus Olk Professor Omi gua Omi Dd Caf Omo Filho Omod Criana Onje Comida Onje r Caf da Manh Onje Al Jantar Onje sn Almoo Orn Sol p Palmeira polo Sapo r Amigo(a) Or Cabea Orin Cantiga Orko Nome

rn Pescoo Ornkn Joelho sa Lagoa Osn Laranja s Semana s Sabo s Esquerda Os Bruxo Os Ms sup Lua Ot B Cerveja tn Direita un Ele(a) Owo No Ow Dinheiro Oyin Mel ::: P ::: Pa Matar Pd Encontrar Pk Mandioca Pam Esconder Parw Barulho P Chamar Ppiye Pato Pupa Vermelho Pp Muito ::: R :::

R Apodrecer Rr No Rrn Rir R Ver Rn Andar R Pensar Rbo Sacrifcio Rsrs Amarelo ::: S ::: Sr Correr S Cozinhar Simi Descansar So Amarrar Sr Falar Sn Dormir Sr Pacincia ::: T ::: T Urinar Tbi Grande Tt Gelado ::: W ::: Wr Leite W Banho W Vestir Wol Entrar Wr Ouro ::: S :::

Correspondente a Letra X

Saju Antes Sir Diverso Aprendendo Yorub Alfabeto Yorub A B D E E F G GB (a) (bi) (di) () () (fi) (gi) (gbi) HIJKLMNO (rri) (i) (dji) (Qui) (li) (mi) (ni) () OPRSsTUW () (pi) (ri) (ci) (xi) (ti) (u) (u) Y (i) obs: c, q, v, x, z No existem. Vogais nasais: AN EN EN IN ON ON UN (n) (n) (n) (in) (n) (n) (un) Vogais no Nasais: A E E I O O U (a) () () (i) (o) () (u) Pronomes Pessoais Emi..Eu Emi sunEu durmo Iwo..Voc Iwo ra..Voc compra Oun.Ele/Ela Oun Jeun.Ele/Ela come comida AwaNs Awa sere.Ns brincamos Enyin.Vocs Enyin mo.Vocs sabem Awon.Eles/Elas Awon se..Eles/Elas fazem Pronomes Pessoais Na Forma Contrada (usados no tempo passado)

Mo..Eu Mo lo ojaEu fui a feira O ..Voc O lo oja..Voc foi a feira O ..Ele/Ela O lo oja..Ele/Ela foi a feira A ..Ns A lo ojaNs fomos a feira EVocs E lo ojaVocs foram a feira Won Eles/Elas Won lo oja.Eles/Elas foram a feira (No podem ser usados no tempo futuro ou negativo) Pronomes Possessivos Temimeu(s)minha(s) Tire.teu(s).tua(s) Tire.seu(s)sua(s) Tiwa..nosso(s)nossa(s) Tiyin.vosso(s).vossa(s) Tiwon..dele/dela..dele(s)/dela(s) Pronomes Demonstrativos Yii.este(s)esta(s)..isto Naa.esse(s)essa(s)..isso Yen..aquele..aquela..aquilo Temi ni aso yiiesta roupa minha Tire ni owo naa..esse dinheiro seu Tire ni ago yen..aquele relgio teu Tiwa ni asiko naa.esse momento nosso Tiyin ni igba yii.este tempo vosso Tiwon ni aja yii.este cachorro dele Formas Interrogativas Se / nje .no se usa interrogao. Beni..sim Beko..no

Ko..no..s usado no verbo ser Ko..no..usado nos demais verbos Se iwo ni akekovoc aluno ? Nje iwo ni akeko.voc aluno ? Beni, emi ni akeko..sim, eu sou aluno Beko, emi ko ni akekono, eu no sou aluno Se enyin mo Riovocs conhecem o Rio ? Nje enyin mo Rio.vocs conhecem o Rio ? Beni, awa mo RIOsim, ns conhecemos o Rio Beko, awa ko mo Rio.no, ns no conhecemos o Rio Tempo dos Verbos N (antes do verbo)..coloca-o no presente continuo Ti (antes do verbo).coloca-o no passado Maa (antes do verbo).coloca-o no futuro (forma mais usada) Yoo (antes do verbo)..coloca-o no futuro Emi nlo.estou indo Emi ti loj fui Emi maa lo.vou ir Emi yoo loirei Emi ti sun Eu j dormi Iwo ti ra ..Voc j comprou Oun ti jeun..Ele j comeu comida Awa ti sere .Ns j brincamos Enyin ti mo Vocs j souberam Awon ti se .Eles j fizeram Emi maa gba .Eu vou receber Iwo maa woran Voc vai assistir

Oun maa jeun ..Ele vai comer comida Awa maa borisaNs vamos venerar Orisa Enyin maa sanwo.Vocs vo pagar Awon maa j .Eles vo brigar Pronome Interrogativo Tani Quem ? Kini O que ? Nibo ni Onde ? Tani iwo ?.Quem voc ? Tani oun ? Quem ele ? Tani olorisa ?.Quem cultuador de Orisa ? Tani omo-orisa ?Filho de Orisa ? Emi ni fagifagiEu sou carpinteiro Oun ni oba.Ele rei Awa ni olorisa.Ns somos cultuadores de Orisa Awon ni omo-orisa..Eles so filhos de Orisa Kini iwo ni ? ..O que voc tem ? Kini oun ni ? O que ele tem ? Kini enyin ni ? O que vocs tem ? Kini awon ? ..O que eles tem ? Kini oluko ni ? O que o professor tem ? Kini awon se ? ..O que o professor tem ? Kini awon se ? ..O que eles fazem ? Emi ni owo ..Eu tenho dinheiro Oun ni ile Ele tem casa Awa ni adie ..Ns temos galos/galinhas Awon ni sokotoEles tem calas

Oluko ni omo .O professor tem filhos Awon sereEles brincam Nibo ni Baba wa ? Onde esta o pai ? Baba wa ni ile ..O pai esta em casa * ni funciona como preposio s usado no verbo estar. Ni bo ni iwo nlo ? Onde voc esta indo ? Emi nlo ile-eko .Eu estou indo a escola Emi nlo si ile-eko Eu estou indo para a escola Emi nlo oja .Eu estou indo a feira Emi nlo si ojaEu estou indo para a feira Nibo ni iwo nlo ?..Onde voc esta indo ? Emi nlo si ile-orisa.Eu estou indo para a casa do Orisa. Nibo ni oun nlo ? ..Para onde ele esta indo ? Oun nlo lokun Ele esta indo a praia. Nibo ni awa wa ? Onde ns estamos ? Awa wa ni Rio .Ns estamos no Rio. Nibo ni enyin wa ? Onde vocs esto ? Awa wa ni afinNs estamos no palcio Nibo ni awon wa ?Onde eles esto ? Awon wa ni igboro..Eles esto no centro da cidade. Awon Nomba (os nmeros) Cardinais Totais Ordinais 1 okan kan ekini 2 eji meji ekeji 3 eta meta eketa 4 erin merin ekerin

5 arun marun ekarun 6 efa mefa ekefa 7 eje meje ekeje 8 ejo mejo ekejo 9 esan mesan ekesan 10 ewa mewa ekewa 11 okanla mokanla ekekanla 12 ejila mejila ekejila 13 etala metala eketala 14 erinla merinla ekerinla 15 edogun medogun ekedogun 20 ogun ogun ogun 25 edogbon edogbon edogbon 30 ogbon ogbon ogbon 40 ogoji ogoji ogoji 50 adota adota adota 60 ogota ogota ogota 70 adorin adorin adorin 80 ogorin ogorin ogorin 90 adorun adorun adorun 100 ogorun ogorun ogorun Do n 11 ao 14 = do 1 ao 4 + la no final. Para os totais, acrescentamos a letra M ao incio dos cardinais, com exceo ao nmero 1 e, nmero 20 e a adiante, tal como 21,22,23,..; pr exemplo: Fazer ebo com dois obis e trs galos. A rubo pelu obi meji ati akuko meta. Veja que, obi meji e no obi eji, akuko meta e no akuko eta. Para termos os nmeros ordinais, 1, 2, 3, e assim pr diante, acrescentamos Ek ou IK ao incio dos cardinais, com exceo do nmero 1, 11 20, 30,..

Regra para se escrever os nmeros cardinais entre as dezenas, mas aps o nmero quinze, (16, 17, 18.21, 22,..31,32). Nome do nmero cardinal(at 5) + le + l + o nome da dezena mais prxima, ou o nome do nmero cardinal(at 5) + din + L + o nome da dezena mais prxima, pr exemplo: 21 = okan + le + l + ogun OKANLELOGUN (PASSOU UM DE VINTE) 26 = erin + din + l + ogbon ERINDINLOGBON (FALTOU QUATRO PARA trinta) Aplicao da Regra: 15 edogun 16 erindinlogun 17 etadinlogun 18 ejidinlogun 19 okandinlogun 20 ogun 21 okanlelogun 22 ejilelogun 23 etalelogun 24 erinlelogun 25 edogbon ou arunlelogun ou arundinlogbon 26 erindinlogbon 27 etadinlogbon 28 ejidinlogbon 29 okandinlogbon 30 ogbon 31 okanlelogbon

32 ejilelogbon 33 etalelogbon 34 erinlelogbon 35 arunlelogbon ou arundinlogoji 36 erindinlogoji 37 etadinlogoji 38 ejidinlogoji 39 okandinlogoji 40 ogoji Dias da Semana: Ojo AikuDomingo Ojo Aje.Segunda Ojo Isegun.Tera Ojo Ojoru..Quarta Ojo Ojobo..Quinta Ojo Eti.Sexta Ojo AbametaSabado Ojo..Dia Ose..Semana Osu..Ms OdunAno IgbaMomento, tempo, poca Meses do Ano: Sere..Janeiro Erele.Fevereiro ErenaMaro Igbe.Abril

EbeliMaio OkuduJunho AgemoJulho Ogun.Agosto EweweSetembro OwaraOutubro Belu.Novembro Ope..Dezembro

Estaes do Ano: Igba Riru EwePrimavera Igba Erun..Vero Igba Ogbo ou Akoko Ikore..Outono Igba Otutu.Inverno Ojo wo ni Qual o dia? Que dia ? Osu wo ni Qual o ms? Que ms ? Odun wo ni Qual o ano? Que ano ? Igba wo ni Qual a poca? Que poca ? Em que momento?

Quando? Ojo wo ni wo lo si oja? Que dia voc foi feira? Emi lo si oja ni ojo aje. Eu fui feira na segunda-feira. Osu wo ni iwo ra ago? Que ms voc comprou o relgio? Emi ra ago ni osu ope. Eu comprei o relgio no ms de Dezembro. Igba wo ni iwo ko ede Yoruba? Quando voc aprendeu o idioma Yoruba? Emi ko ede Yoruba ni odun 1990. Eu aprendi o idioma Yoruba no ano de 1990. Igba wo ni? Em qual poca? Igba riru ewe ni. Foi na poca da primavera. -Horas-

Ago.Hora, Relgio AboMetade da hora Wakati.60 minutos IsejuMinuto Koja.passar Kufaltar Ago melo ni..Qual a hora?

12:00 = Ago mejila osan/ale

12 horas da tarde/noite 12:01 = Ago mejila koja iseju kan osan/ale

12 horas e um minuto da tarde/noite 12:20 = Ago mejila koja ogun iseju osan/ale. 12 horas e 20 minutos da tarde/noite. 12:29 = Ago mejila koja iseju okandinlogbon. osan/ale. 12 horas e 29 minutos da tarde/noite. 12:30 = Ago mejila Abo osan/ale. 12 horas e meia da tarde/noite. 12:31 = Ago kan ku iseju okandinlogbon osan/ale. faltam 29 minutos para 1 hora da tarde/noite. 12:59 = Ago kan ku iseju kan osan/ale. Falta 1 minuto para 1 hora da tarde/noite. 01:00 = Ago kan osan/ale. 1 hora da tarde/noite. Ogbon iseju = 30 minutos * somente no 20 minutos inverte a posio de iseju e ogun. O alfabeto Yorub e seus fonemas O Yorub uma lngua milenar originria da frica Ocidental, de regies que hoje compreendem a Nigria e Benin, citada a muitos sculos antes da chegada de europeus a Il-If, capital de seu reino. O Yorub, bem como o Hassa, uma das prin-

cipais linguagens usadas na Nigria por vinte e cinco milhes de habitantes e por outros milhes de descendentes africanos em pases em que sua cultura foi conservada, como a forma Nag no Brasil e em Cuba. O alfabeto Yorub composto de sete vogais e dezoito consoantes e a variada acentuao vem a definir em cada palavra sua correta pronncia, sendo o seu sentido modificado quando da acentuao ou no da palavra. O alfabeto Yorub constitudo das seguintes letras: A B D E F G GB H J K L M N O O P R S S T U W Y A acentuao utilizada da seguinte forma: o A pronunciado com som aberto (agudo); o E pronunciado com som aberto (agudo); o E pronunciado com som fechado (grave); o O pronunciado com som aberto (agudo); o O pronunciado com som fechado (grave); o U pronunciado com som aberto (agudo). o acento agudo pronunciado em tom alto; o acento grave pronunciado em tom baixo; a ausncia de acentuao pronunciada em tom mdio; o til significa a repetio da vogal ( = aa, = oo); o sublinhado sob uma vogal indica que seu som aberto; o sublinhado sob a consoante S indica seu o som como X. FONEMAS Vogais Consoantes A E E I O O U B b b b bi b b b D d d d di d d d F f f f fi f f f G g gu gu gui g g g

GB g g g gi g g g H rr rr rr rri rr rr rr J dj dj dj dji dj dj dj K c qu qu qui c c c L l l l li l l l M m m m mi m m m N n n n ni n n n P pu pu pu pui pu pu pu R r r r ri r r r S ss ss ss ssi ss ss ss S x x x xi x x x T t t t ti t t t W u u u u u u u Y i i i i i i Oy, oy ou ip um cargo ritualstico na cultura Jeje-Nag.

Publicado em 1 de abril de 2012por toluaye

15 Votes

Oy, oy ou ip um cargo ritualstico na cultura Jeje-Nag. outorgado por um sacerdote do candombl, babalorix ou iyalorix a um elegun, geralmente na obrigao ou depois do odu ej. chamado de won Ip rs e Deka no candombl de angola. Neste ritual complexo e exaustivo, tem incio at mais de um ano retroativo, pois necessrio a construo de um ile ax com a preparao devida de onile, fundao de um peji e vrios outros assentamentos de orixs, iniciao ritual dos atabaques, Agog, adj etc. No dia propriamente dito da entrega do Oy, um grande cabaa denominada de igb, tambm chamada de cuia de ax recheada com vrios objetos sagrados, que o novo sacerdote vai utilizar durante muito tempo de sua vida sacerdotal, at mesmo na sua ultima obrigao chamada de axex, contendo obi, orob, aridan, ekodid, navalha, faca, tesoura, efun, limo da costa e o importante fio de conta mais cobiado do povo nag o Humgeb. Sob o igb encontra-se um opon merindilogun, Peneira de palha ornada com bzio e palha da costa, onde est depositado o mais precioso e poderoso instrumento de consulta aos Deuses africanos, chamado de merindilogun.

A entrega da cuia de ax geralmente feita no barraco na presena de todos presentes, logo em seguida o orix do novo sacerdote responde, confirmando aceitao, todavia o mesmo submetido a teste de aprendizado tendo que jogar os bzios na presena dos sacerdotes mais velhos, inclusive de outros terreiros.

Finalmente Mara Costa, o vdeo da sua Ordenao para Iyalorix e Odu ika foi aceito e postado no You Tube depois de sete dias de negociaes, motivo pela demora foi por ter sido muito longo. Aceite esta lembrana registrada em domnio pblico, como prova da sua capacidade, amor, respeito, humildade e sabedoria de reconhecer o Orossi como sua raiz. Assin sendo, deixo a mensagem para nossos descendentes que s buscamos pais ou mes Adotivos, quando nosso verdadeiro pai acolhido por Baba Iku. Que Bob Orix lhe traga Ire e Alafia. Baba Lokanfu (Toluaye) Histria genealgica do Orossi. Hierarquia do Orossi. Onde fica o Orossi. Formao do Orossi. Festa do Orossi.

Publicado em 27 de fevereiro de 2011por toluaye

13 Votes

Histria genealgica do Orossi. O Il Ax Ijino Ilu Orossi localiza-se no bairro Cidade Nova, Rua vinte e cinco de Dezembro 71 em Salvador, Bahia, Brasil.

um terreiro de Candombl, fundado em 1981 e dirigido pelo Babalorix (Jos Antonio de Almeida, Baba Lankanfu, (Toluaye), Olwou Salet Ifakul), Nascido em 21 de Agosto 1960, natural de Salvador, iniciado em 3 de Janeiro de 1976, na nao ketu, como (Omo orix), pela Iyalorix Alade Pereira dos Santos (ylukeran), neto de (Deuand), bisneto de Olegrio de Oxum, tataraneto de Me Pulquria (Terreiro do Gantois), e profunda ligao com o Terreiro da Gomia de Joozinho da Gomia . Pulchria Maria da Conceio Nazar ou Me Pulchria (Ya Yigu), (1840-1918), foi a segunda Iylorix do Terreiro do Gantois. Sucessora de Maria Jlia da Conceio Nazar, como no teve filhos, o cargo foi transmitido em 1918 para sua sobrinha, Maria da Glria Nazareth a me carnal de Me Menininha do Gantois. Sua me, Maria Jlia, moradora da antiga rua da Assembleia, no atual Centro Histrico de Salvador, pertencia ao Candombl da Barroquinha (depois transferido para o Engenho Velho com o nome de Il Iya Nass Ok) e, tendo sido preterida na sucesso da casa, resolvera fundar sua prpria, onde hoje fica a Federao, em terreno alugado por seu pai, Francisco. Era o terreiro do Gantois nome derivado da famlia belga de traficantes de escravos que era dona do local. Pulchria assumiu o Gantois no ano de 1910, ampliando os trabalhos iniciados pela me. Frequentava o Gantois, neste perodo, o clebre mdico Nina Rodrigues, vindo posteriormente a se tornar og. Alm dele, Pulchria conseguiu ampliar os trabalhos e dar grande notoriedade ao Gantois, tendo mais tarde registrado o jornal O Estado da Bahia, depoimento de Severiano Manoel de Abreu (o Jubiab do romance de Jorge Amado) que Pulcheria, Nana e Niccio tiveram as suas roas frequentadas por destacadas figuras sociais da cidade, polticos eminentes, secretrios de governos passados, etc., durante os dias de festa, rodeando as camarinhas onde as filhas de Xang, Oxal e Oxssi faziam o seu noviciado com filhas de santo, trajando de branco e de cabea rapada excepcionalmente iniciou um homem negro chamado Olegario, em um tempo onde somente se aceitava iniciao em mulheres, que foi consagrado ao orix Oxum. Segundo ainda o mesmo jornal, no Gantois o terreiro da Pulchria continuou, mesmo aps sua morte, a ter este nome como reconhecimento junto ao grande pblico. Assim foi que, a 26 de maio de 1937, publicou O Estado da Bahia, a seguinte nota: Um novo terreiro no Gantois Ser lanada manh, s cinco horas da tarde, a pedra fundamental do novo terreiro do Gantois, ampliando a construo antiga. Far essa festa, os Ogs e as pessoas gradas do candombl esto convidando todos os seus amigos. Depois dessa cerimnia, comear a festa no velho terreiro da Pulcheria, pela noite a dentro.

Me Alaide de Loguned (Iylukeran)

O grande e saudoso (Joo Alves de Torres Filho ou Joozinho da Gomia, sacerdote do Candombl de angola, nascido em 27 de Maro de 1914, na cidade de Inhambupe, a 153 quilmetros ou (95,07 milhas) de Salvador, Bahia. Onde cedeu o seu terreiro de candombl ao Pai Olegrio de Oxum, para iniciao de Miguel Arcanjo Paiva, conhecido por vrios apelidos, Miguel de Tempo, Miguel Grosso e por seu Orunk Deuand de Yemanj Ogunt, mais que tambm manifestava ou Incorporava o Ninkise kitembo mulo, motivo de muitos afirmarem que ele era iniciado a Kitembo (Tempo), o que no verdade, foi simplesmente um acordo que Joozinho da Gomia fezera com Pai Olegrio de Oxum, no sentido de preservar a sua nao de Angola, que naquela poca enfrentava disputa de nao, caminhando para uma profunda decadncia. Mantendo seus laos de parentesco e respeito hierrquico, os primeiros barcos de Yiawos foram tirado por Pai Miguel na Gomia (Terreiro da Gomia). No sentido de se criar uma fortaleza na construo de um legado patriarcal do Candombl Afro-Brasileiro, onde o gnero masculino era visto com certo receio e descrdito pelas matriarcas. Em um destes barcos foi que a iniciao de Alade Pereira dos Santos (ylukeran) para o Orix Loguned teve seu apogeu, no final da dcada de cinquenta. Assin sendo esta mesma senhora veio iniciar Jos Antonio de Almeida, Baba Lankanfu, (Toluaye), para o Orix Obaluaye em seu terreiro do Il ax Ominajex, situado no bairro Itapu, Salvador, Bahia, em 3 de Janeiro de 1976 . Dez anos antes o proprio Jozinho da Gomeia, em 1966, num momento repleto de contradies e paradoxo, voltou Bahia e deu obrigao com Me Menininha do Gantois. Segundo a Iyalorix Me Alaide de Loguned, Um Ogan chamado Pai Daniel, juntamente com Giselle Cossard Binon Omindarewa, Iyalorix do Candombl do Rio de Janeiro, conhecida por Me Giselle de Iemanj, sua filha de santo Iemanja, antroploga e escritora, Franco-brasileira, fizeram a mesma narrativa que Joozinho da Gomia foi fazer sua obrigao; tirar a mo de Vumbi (egum) e fazer bodas de prata Depois, ele fez uma grande festa no Rio de Janeiro, para os filhos que no puderam ir Bahia. Ainda segundo seus filhos, Joozinho da Gomia no apenas fez sua obrigao com Me Menininha como foi o primeiro homem que ela permitiu que vestisse o Orix e danasse em pblico virado no santo. Para entender a importncia desse ato (mesmo que apenas mais um aspecto da lenda) preciso ler em Ruth Landes as restries que Me Menininha fazia quanto apresentao pblica de homens em transe.

Partido do principio que homens no apresentavam-se em pplico manifestado com o Orix, pior ainda se o Orix fosse feminino, da surgiu o tabu que alguns Orixs Feminino de hiptese alguma poderia ser consagrado na cabea de homens, ou um Yiawo masculino, no poderia jamais ser iniciado para Yiabs., com o passar dos tempos os Sacerdotes foram rompendo tabus e preconceito, criado pelas matriarcas do Candombl do Brasil. Embora este tabu tenha sido quebrado pela primeira vez por Me Pulchria (Ya Yigu), iniciando Pai Olegrio (18401918), Afirmando que os humanos no escolhem os Orixs e sim, so escolhidos por eles, independentemente de cor, sexo ou credo.

Pai Miguel. Deuanda de YIemanja

O Il Ax Ijino Ilu Orossi localiza-se no bairro Cidade Nova, em Salvador, Bahia, Brasil. um terreiro de Candombl, fundado em 1981 e dirigido pelo babalorix Pai Antonio de Obaluaye (Jos Antonio de Almeida, Baba Lankanfu), iniciado a 3 de Janeiro de 1976 de nao ketu (queto). Encontra-se registrado na Federao do Culto Afro Brasileiro de Salvador, desde 16 de Maio de 1984, valorizando a cultura afro-brasileira como herana de origem das religies de matriz africana. Foi includo no Programa de Mapeamento dos Terreiros de Candombl de Salvador em 2008. Tem como patrono o Orix Obaluaye (Sakpata). A tradio aponta a origem do culto de Sakpat na localidade de Kpeyin Vedji, na Cidade de Saval, um enclave iorub dentro do territrio mahi a noroeste de Abomei. Desta dupla procedncia permanece a curiosidade de que Sakpat considerado uma divindade iorub (nag) pelos fon e gun (jje) pelos iorubs. Savalu ou Savalou uma cidade da Repblica do Benim, localizada no Departamento de Collines a uns 70 quilmetros da cidade de Dassa-Zoum onde existe o Templo Dassa-Zoum dedicado a Nan Buruku. O termo Saluv ou Savalu, na verdade, vem de Sav que era o lugar onde se cultuava Nan, tambm indica o nome do povo dessa regio, que veio escravizado para o Brasil. Em termos de identidade cultural, forma uma subdiviso da cultura yoruba. Depois do falecimento de sua Yialorix Alaide pereira dos Santos (Yia Yilukeran), Toluaye viaja para a Repblica do Benim, especificamente em Cotonou ou Cotonu que a maior cidade do Benim, Porto Novo, no golfo da Guin. Tinha cerca de 760 mil habitantes. Foi um Estado autnomo at ao sculo XVIII, quando passou para o reino do Daom. Em 1883 foi ocupada pelos franceses. Foi justamente nesta cidade que foi assinado em Junho de 2000 o acordo de Cotonou com a Unio Europia, no mesmo ano da sua primeira visita em Novembro, acompanhado por kadya Tall, antroploga, Francesa, pesquisadora do Centre dtudes africaines (Ceaf) em Paris. Por ser a capital econmica do Benim, uma cidade barulhenta, poluda, no sendo portanto considerada uma das mais bonitas cidades da frica Ocidental. No possui muitos recantos tursticos, mas um deles, o Mercado dos Feitios (March des Ftiches), em (francs), um

dos lugares para se visitar. Consiste de uma feira ao ar livre onde se pode comprar de tudo., Desde tecidos muito requintados a amuletos e poes para rituais e magias.

Kadya Tall e Camille Amouro. No Benin

Dias depois de ter o seu passaporte em mos, confiscado pelas autoridades locais, pelo fato de no ter tirado o seu visto para entrar no Benin, Toluaye, juntamente com Kadya Tall, e um ator dramaturgo, chamado Camille Amouro que fez toda traduo da lingua fon para o Francs., seguem em direo a Savalu a procura de um Bokonum (Sacerdote de If (F), no sentido de consultar os Deuses e seguir as suas orientaes. Confirmando os seus rituais para purificao e andamentos de seus objetivos, foi marcado no templo de uma sacerdotisa do culto a Nan Buruku, ritos inerentes a sua buscas e determinaes. Seguindo para outro templo indicado pelo Rei de savalu, Lokanfu (Toluaye) recebe das mos do Chefe de Culto (Babalorix) um colar feito de misangas intercalados de pedras da montanha de Savalu onde se cultua Obaluaye (Sakpat), juntamente com duas pequenas pedras, para ser colocadas em seu Terreiro de Candombl no Brasil.

Festas no Il Ash Ijino Ilu Orossi. O ciclo de festas do orossi anual, todavia pode variar nas datas, conforme a vontade dos Orixs. Nem todas as festas so feitas para o pblico, pois existem em todos os terreiros de Candombls as ditas festas de barraco, onde s os membros mais chegados da comunidade podem participar. Destacamos algumas festas mais importantes que so anuais, independentes de ser pblica ou no, todavia so festividades que acontecem rigorosamente todos os anos.

Or Ej Ex e Ogun

Or Ej Exu e Ogun

O lorogun acontece propositadamente no perodo da quaresma catlica, logo depois do carnaval, que na verdade um descanso coletivo, terminando justamente no sbado de aleluia (primeiro sbado da lua cheia), onde comea o incio do ano litrgico (Ano Novo) para o povo do santo. No sbado de aleluia, geralmente as dez horas da manh iniciamos o ritual do Pad e do Aj , retirando as energias negativas que por ventura estejam instalados nos adeptos), dando prosseguimento ao Oro Ej (Segrdo dos Sangues), que na realidade so trs sangues distintos de origem animal, vegetal e mineral para os orixs Ogun e Exu, os guardies dos templos, dos caminhos e movimentos do humano (Bar). Acontece num clima de muita alegria, harmonia e comunho, onde a maioria dos om orixs (filho de santo) retribuem com honra e prazer as oferendas aos seus respectivos Igbs Exu, Igb Bar (assentamento de exu). As oferendas so inmera iguarias pertinentes aos dois Orixs., Ogum e Ex que consiste em: Bebidas de vrias origens, cereais, razes, bodes, galos, patos, conquens e pombos. Mais tarde temos a honra de receber com muita alegria, num estado de euforia o nosso pai Ogum, atravs de Toluaye, que dana e distribui beno pra toda comunidade.

Or Akar, (Sir kr) ou Festa do Acaraj.

Festa do Akaraj Orossi

A festa do Akar no Il Ax Orossi acontece sete, quatorze ou vinte e um dias depois do Or Ej Exu e Ogun, ou dependendo da vontade do Orix Ob, pois ela quem dana com os Acars dos ancestrais, Acar de Xang e o Acar de Oya. A festa do Akar uma aluso ao po sagrado da cultura Africana, a ligao do Ax com os ancestrais, confraternizao e a renovao dos laos da comunidade. Sem dvida uma das festas mais contagiantes e esperada do calendrio. No final da festa todos recebem uma rosa pelas mos do Orix Ob

Or Yab, Sir won Ayaba ou Festa das Ayabas

Festa dos Abors e Ayabs

A festa das ayabs tem por objetivo, homenagear os grandes rs femininos. A festa das Ayabas uma cerimnia muito alegre e harmoniosa, que todos os filhos da casa vestem seu Orix. As datas desta grande festas so mveis, podendo acontecer antes ou depois da Festa do Akar. Antigamente fazamos a Festa das Ayabas separada da Festa dos Abors (rs masculino) ou Or Abors, Sir won Abors, mas devido aos altos custos de sua realizao individualizada, resolvemos por unanimidade unificarmos. A festa dos Abors e Ayabs como chamamos de grande beleza, no final oferecemos um grande banquete com todas iguarias pertinentes aos Orixs reverenciados.

Olubaj - Olu (Senhor) Ba (rei) J (comida) = (Banquete do Rei Senhor).

Olubaj Orossi

O Olugbaj a festa anual, que acontece no ms de Agosto em homenagem ao patrono do Orossi que Obaluay. A data marcada depois do Ober Ej de Xang no ms de Junho. No Olubaj as comidas so servidas na folha de mamona. Rememorando um itan (mito) onde todos os Orixs para se acertarem com Obaluaiy, por motivos de ter sido chacoteado numa festividade feita por Xang por sua maneira de danar. Nessa festividade, todos os Orixs participam, com exceo de Xang e principalmente Osanyin, Oxumar, Nan e Yew, que so de sua famlia. Oy tem papel importante por ser ela que ajuda no ritual de limpeza e trazer para o barraco de festas a esteira, sobre a qual sero colocadas as comidas. Olubaj ritual especifico para o orix Obaluay, indispensvel nos terreiros de candombl, no sentido de prolongar a vida e trazer sade a todos os filhos e participantes do ax. No encerramento deste rito oferecido no mnimo nove iguarias da culinria afro-brasileira chamada de comida ritual pertinente a vrios Orixs, simbolizando a Vida, sobre uma folha chamada Ewe Ilar conhecida popularmente como mamona assassina, altamente venenosa simbolizando a Morte (Iku). Oro Ej Aku. Festa dos Ancestrais. (Oro won Esa (Cerimnia de Lembrana aos Ancestrais)

Axexe Orossi

A homenagem aos nossos ancestrais, exemplo do calendrio catlico, ocorre no dia de finados, ou seja, comea no dia primeiro, estendendo-se por todo dia dois de Novembro. Esse um dia de muito respeito e celebrao no Orossi, afinal, estamos lembrando a memria daqueles que perpetuaram a cultura africana no Brasil. de fundamental importncia lembramos queles que j se foram, sobretudo quando completaram o ciclo de vida de forma plena. As homenagens acontecem no Il Ibo Aku (casa de adorao aos ancestrais) de Baba Itiferin (nome do nosso Baba ancestral). Este ritual semelhante a uma cerimnia de Axex, embora com pequenas diferenas, mas tudo feito obedecendo a um nico propsito. O processo de preparao moroso, feito com muito amor e carinho, depois a entrega do Carrego de Egum igbal, a cerimnia fnebre mnima que se dedica a qualquer iniciado no candombl quando morre. As variaes dos festejos neste perodo surgem, quando algum ente querido morre. Depois de arrumar o carrego que vai ser despachado como dito pelo povo do santo, cantase o arremate no dia seguinte tarde, antes do pr-do-sol, as mesmas cantigas do Axex so ainda entoadas, no final so louvados os orixs, e empreende-se uma limpeza ritual do terreiro, com a participao eventual dos orixs que porventura tenha se manifestado em seus elegun. Exaltamos neste dia os cnticos de Baba Iku (Morte), que o nico Orix que incorpora em toda cabea humana, e foi permitido e abenoado por Olodumare a conduzir o ciclo da criao. Iku o Orix designado a vir todos os dias ao Aiye escolher homens e mulheres a ser reconduzidos ao Orum, retirando o emi (sopro da vida), condio imposta para a renovao da existncia. Sua celebrao no ritual do Axex comemora a volta do homem ao todo primordial, reafirmando o grande mistrio e possibilitando outras vidas. Os vestes brancos neste ritual simboliza a verdade absoluta, morte e vida.

sexualidade no candombl ou na cultura Afro-Brasileira. Ningum precisa esconder ou disfarar suas preferncias sexuais. . A capacidade de se manter como religio atica, que o candombl demonstra ter, permite-lhe vantajosa flexibilidade em relao s outras religies ticas

Publicado em 29 de outubro de 2010por toluaye

9 Votes

Creio no ser difcil imaginar que o candombl, de fato, comporta elementos desses dois grandes tipos de religio, mas no conjunto se aproxima mais das religies mgicas e rituais, e, como religio de servio, chega praticamente a se colar no tipo estrito de religio mgica. O prprio movimento recente de abandono do sincretismo catlico leva a um certo esvaziamento axiolgico, esvaziamento de uma tica, ainda que tnue, partilhada em comunidades de candombl antigas, emprestada do catolicismo, ou imposta por ele, uma vez que as questes de moralidade foram um terreno que o catolicismo dominador reservou para si e para seu controle no curso da formao das religies negras no Brasil. Neste movimento, entretanto, o candombl no pode mais voltar tribo original nem ao modelo de justia tradicional do ancestral, o egungun, para regrar a conduta na vida cotidiana. E nem precisa disto, pois no mais no grupo fechado que est hoje sua fora e sua importncia como religio. De todo modo, foi exatamente o desprendimento do candombl de suas de amarras tnicas originais que o transformou numa religio para todos, ainda que sendo (ou talvez porque) uma religio atica, permitindo tambm a oferta de servios mgicos para uma populao fora do grupo de culto, que est habituada a compor, com base em muitos fragmentos de origens diferentes, formas privadas, s vezes at pessoais, de interpretao do mundo e de interveno nele por meios objetivos e subjetivos e cujo acesso est codificado numa relao de troca, numa relao comercial para um tipo de consumo imediato, diversificado e particularizvel que contraposto ao consumo massificado que a sociedade pressupe e obriga. Estou me referindo especialmente a indivduos de classe mdia que usam experimentar cdigos com os quais no mantm vnculos e compromissos duradouros, e que o fazem por sua livre escolha, podendo contar com um repertrio tanto mais variado quanto possvel. V: Uma religio para os excludo Os cultos dos orixs no Brasil, dos quais excluo em grande parte a umbanda, pela dimenso kardecista-catlica que compe seu plano de moralidade, mas nos quais incluo as formas do candombl baiano, do xang pernambucano, batuque gacho, tambor-de-mina do Nordeste ocidental etc., tm sido, pelo menos desde os anos 30, e ininterruptamente, verdadeiros redutos homossexuais, de homossexuais de classe social inferior. Com exceo de Ruth Landes, em seu escrito de 1940 (Landes, 1967), at bem pouco tempo os pesquisadores que erigiram a literatura cientfica sobre o candombl sempre esconderam este fato, ou ao menos o relevaram como trao de algum terreiro culturalmente decadente. Ora, o homossexualismo est presente mesmo nas casas mais tradicionais do pas, no viu quem no quis (sobre estudos contemporneos, ver bibliografia em Teixeira, 1987). O homossexual, sobretudo o homem, sempre foi obrigado a publicizar a sua intimidade como nico meio de encontrar parceria sexual, e, ao publicizar sua intimidade, obrigava-se a desempenhar um papel social que no pusesse em risco a sua busca de parceiro, isto , que no pusesse em risco o parceiro potencial, um papel que o mostrava como o de fora, o diferente, o no includo, mas que ainda assim no chegava a oferecer qualquer risco de contaminao do parceiro, que para efeito pblico no chegava nunca a mudar de papel sexual. Sua diferena o obrigou a desenvolver padres de conduta que o identificasse

facilmente: para ser homossexual era preciso mostrar-se homossexual. Pois nenhuma instituio social no Brasil, afora o candombl, jamais aceitou o homossexual como uma categoria que no precisa necessariamente esconder-se, anulando-o enquanto tal. S com os movimentos gay de origem norte-americana, a partir dos anos 60, que se buscou quebrar a idia de que o homossexual tinha que parecer diferente, num jogo que valorizou a semelhana e que, talvez, tenha dado suporte para a guetificao e formao demogrfica dos hoje denominados grupos de risco da AIDS. Esta aceitao de um grupo to problemtico para outras instituies, religiosas ou no, tambm demonstra a aceitao que o candombl tem deste mundo, mesmo quando, no extremo, trata-se do mundo da rua, do cais do porto, dos meretrcios e portas de cadeia. Grandssima e exemplar a capacidade do candombl de juntar os santos aos pecadores, o maculado ao limpo, o feio ao bonito. Se concordarmos que as maiores concentraes relativas de homossexuais e bissexuais ocorrem nas grandes cidades, onde podem refugiar-se no anonimato e na indiferena que os grandes centros oferecem (alm de oferecerem locais e instituies de publicizao, que na cidade grande podem funcionar como espaos fechados, isto , pblicos porm privatizados), encontramos uma razo a mais para o sucesso do candombl em So Paulo a possibilidade de fazer parte de um grupo religioso, isto , voltado para o exerccio da f, mas que ao mesmo tempo ldico, reforador da personalidade, capaz de aproveitar os talentos estticos individuais e, por que no?, um nada desprezvel meio de mobilidade social e acumulao de prestgio, coisas muito pouco ou nada acessveis aos homossexuais em nossa sociedade. Ainda mais quando se pobre, pardo, migrante, pouco escolarizado. O candombl assim, de fato, uma religio apetrechada para oferecer estratgias de vida que as cincias sociais jamais imaginaram. Esta relao entre sacerdcio e homossexualidade no prerrogativa nem do candombl e nem de nossa civilizao. Mas o que faz do candombl uma religio to singular o fato de que todos os seus adeptos devem exercer necessariamente algum tipo de cargo sacerdotal. E qualquer que seja o cargo sacerdotal ocupado, ningum precisa esconder ou disfarar suas preferncias sexuais. Ao contrrio, pode at usar o cargo para legitimar a preferncia, como se usa o orix para explicar a diferena. Para melhor entendermos isso tudo, entretanto, teramos tambm que no deixar esquecido o fato de contarmos inclusive com variantes de uma sociabilidade, jeitos de ser e de viver, vivenciadas por grande parte da populao brasileira mais pobre (que de todo lugar do pas vai se juntando nas periferias metropolitanas), hoje no importando muito mais sua origem de cor, mas que resultante tambm do nosso recente passado escravista, que amputava normas de conduta, suprimia instituies familiares e aleijava at mesmo as religies das populaes escravas. Donde fica evidentssimo ser o candombl uma religio brasileira muito mais que a simples reproduo de cultos africanos aos orixs como existiram e como existem alm-mar. Considero bastante significativo o fato de o culto aos orixs, no Brasil, ter se descolado do culto dos antepassados, os egunguns a que j me referi (os quais aqui ganharam um culto parte nos candombls de egungun). Na frica, eles no eram apenas partes de um mesmo universo religioso: o orix era cultuado para zelar pela famlia e pelo indivduo, o antepassado era cultuado para cuidar da comunidade como um todo. O antepassado garantia a regra, o orix garantia a fora sagrada agindo sobre a natureza.

Mas se o candombl libera o indivduo, ele libera tambm o mundo. Ele no tem uma mensagem para o mundo, no saberia o que fazer com ele se lhe fosse dado transform-lo, no uma religio da palavra, nunca ser salvacionista. sem dvida uma religio para a metrpole, mas somente para uma parte dela, como destino das outras religies hoje. O candombl pode ser a religio ou a magia daquele que j se fartou da transcendncia despedaada pelo consumo da razo, da cincia e da tecnologia e que se encontrou desacreditado do sentido de um mundo inteiramente desencantado e o candombl ser a uma religio atica para uma sociedade ps-tica. Mas tambm pode ser a religio e a magia daquele que sequer chegou a experimentar a superao das condies de vida caladas por uma certa sociabilidade do salve-se quem puder, onde o outro no conta e, quando conta, conta ou como opressor ou como vtima potencial, como inimigo, como indesejvel, como o que torna demasiado pesado o fardo de viver num mundo que parece ser por demais desordenado e o candombl poder ser ento uma religio atica para uma sociedade prtica. VI: Sacerdotes e feiticeiros No candombl, a iniciao significa fazer parte dos quadros sacerdotais, que so basicamente de duas naturezas (dos que entram em transe e dos que no), organizados hierarquicamente e que pressupem um tipo de mobilidade ex opere operato. Todo ia que passar por suas obrigaes pode chegar a pai-de-santo ou me-de-santo, independentemente de seu comportamento na vida cotidiana, isto , fora dos limites impostos pelas obrigaes rituais do devoto para com seu deus e alheio aos deveres de lealdade para com o seu iniciador, o qual, entretanto, pode ser substitudo por outro atravs de adoo ritual, sempre que ocorrer, por um motivo ou outro, quebra pblica desta relao de lealdade e dependncia. Ser pai ou me-de-santo no aspirao de todos os iniciados, nem jamais pode ser em se tratando da categoria dos ebmis no rodantes (equedes e ogs). Entretanto, perspectiva muito importante para boa parcela dos adeptos. Provenientes, em geral, de classes sociais baixas (e agora no importa mais se so brancos ou se negros) vir a ser um pai-de-santo representa para os iniciados a possibilidade de exercer uma profisso que, nascida como ocupao voltada para os estratos baixos e de origem negra, passou recentemente, ao compor os quadros dos servios de oferta generalizada a todos os seguimentos sociais, a reivindicar o status de uma profisso de classe mdia, como j ocorreu com outras atividades profissionais e em outros contextos sociais (Hobsbawn, 1984: 299). O pai-de-santo no mais a figura escondida, perseguida, desprezada. Ele tem visibilidade na sociedade e transita o tempo todo nos meios de classe mdia, que o buscam em seu terreiro e, assim fazendo, tiram-no do anonimato. Ao mostrar-se em pblico, o pai-de-santo v-se obrigado a ostentar smbolos que expressem a sua profisso. No contando com cabedal intelectual adquirido na escola o que decisivo na identidade de classe mdia da maioria das profisses no proletrias, ainda que simbolicamente o pai e a me-de-santo fazem-se perceber por um estilo de vesturio e um excesso de jias ou outros enfeites levados no pescoo, na cabea, na cintura e nos pulsos, que do a impresso de serem originalmente africanos ou de origem africana, mas cuja tradio no tem mais que meio sculo. Ele e ela fazem-se diferentes e, quanto mais diferentes,

melhor. Um outro sinal de prestgio amealhado com freqncia por sacerdotes do candombl, bem como da umbanda, so as medalhas e comendas concedidas por inmeras sociedades medalhsticas de finalidade autopromocional, e que servem para substituir, s vezes com vantagens, os diplomas e graus universitrios. Tudo isto faz parte de um processo de mobilidade social que est ao alcance de pessoas que, por suas origens sociais, dificilmente encontrariam outro canal de ascenso social. A mobilidade e a visibilidade social que sua profisso agora pressupe so importantes para conferir ao pai-de-santo uma presena voltada para fora do terreiro, que lhe garanta um fluxo de clientes cujo pagamento por servios mgicos permite a constituio de um fundo econmico que facilita, no mnimo materialmente, a sua realizao como lder religioso de seu grupo de adeptos, numa religio em que o dispndio material muito grande e decididamente muito significativo. Este pai-de-santo e esta me-de-santo so sacerdotes de uma religio em que as tenses entre magia e prtica religiosa esto descartadas. Pode-se finalmente ser, ao mesmo tempo, o sacerdote e o feiticeiro, numa situao social em que cada um destes papis reforar o outro. E numa sociedade em que cada um deles estar orientado, preferencialmente, para grupos, e at mesmo classes sociais, diferentes. Ao se realizar como instituio legitimada de prtica mgica, o candombl na metrpole faz parte publicamente do jogo de mltiplos aspectos atravs do qual cada grupo ou cada pessoa, individualmente, capaz de construir sua prpria fonte de explicao, de transcendncia e de interveno no mundo. A capacidade de se manter como religio atica, que o candombl demonstra ter, permite-lhe vantajosa flexibilidade em relao s outras religies ticas e a abertura para um mercado religioso de consumo ad hoc, por parte dos clientes no religiosos, que as religies de converso em geral no tm. A racionalizao do jogo de bzios e do eb (ao se apresentarem como menos sacralizados do que na verdade o so), o atendimento privativo e com hora marcada, o anonimato do servio, a explicitao do pagamento monetrio na relao de troca, a presena do pai-de-santo num mercado pblico regido por regras de eficincia e competncia profissional, bem como suas prprias regras aticas no plano do grupo religioso, fazem desta religio tribal de deuses africanos uma religio para a metrpole, onde o indivduo cada vez mais um bricoleur. Nesta sociedade metropolitana no rastro das transformaes sociais de mbito mundial dos ltimos cinqenta anos a construo de sistemas de significados depende cada vez mais da vontade de grupos e indivduos. Neste movimento, os temas religiosos relevantes, como afirma Luckmann, podem ser selecionados a partir de diferentes preferncias particulares. No limite, cada indivduo pode ter o seu particular e pessoal modelo de religiosidade independente dos grandes sistemas religiosos totalizadores que marcaram, at bem pouco, a histria da humanidade. Os deuses tribais africanos adotados na metrpole no so mais os deuses da tribo. So deuses de uma civilizao em que o sentido da religio e da magia passou a depender, sobretudo, do estilo de subjetividade que o homem, em grupo ou solitariamente, escolhe para si. VII: A religio dos orixs na sociedade contempornea

O candombl, tal como existe hoje nos grandes centros urbanos do Brasil, capaz de oferecer a seus seguidores algo diferente daquilo que a religio dos orixs, em tempos mais antigos, podia certamente propiciar, quando sua presena significava para o escravo a ligao afetiva e mgica ao mundo africano do qual fora arrancado pela escravido. Quando o candombl se organizou no Nordeste, no sculo 19, ele permitia ao iniciado a reconstruo simblica, atravs do terreiro, da sua comunidade tribal africana perdida. Primeiro ele o elo com o mundo original. Ele representava, assim, o mecanismo atravs do qual o negro africano e brasileiro podia distanciar-se culturalmente do mundo dominado pelo opressor branco. O negro podia contar com um mundo negro, fonte de uma frica simblica, mantido vivo pela vida religiosa dos terreiros, como meio de resistncia ao mundo branco, que era o mundo do trabalho, do sofrimento, da escravido, da misria. Bastide mostrou como a habilidade do negro, durante o perodo colonial, de viver em dois diferentes mundos ao mesmo tempo era importante para evitar tenses e resolver conflitos difceis de suportar sob a condio escrava (Bastide, 1975). Logo, o mesmo negro que reconstruiu a frica nos candombls, reconheceu a necessidade de ser, sentir-se e se mostrar brasileiro, como nica possibilidade de sobrevivncia, e percebeu que para ser brasileiro era absolutamente imperativo ser catlico, mesmo que se fosse tambm de orix. O sincretismo se funda neste jogo de construo de identidade. O candombl nasce catlico quando o negro precisa ser tambm brasileiro. Quando o candombl, a partir dos anos 1960, deslancha a caminho de se tornar religio universal, afrouxa-se seu foco nas diferenas raciais e ele vai deixando para trs seu significado essencial de mecanismo de resistncia cultural, embora continue a prover esse mecanismo a muitas populaes negras que vivem de certo modo econmica e culturalmente isoladas em regies tradicionais do Brasil. As novas condies de vida na sociedade brasileira industrializada fazem mudar radicalmente o sentido sociolgico do candombl. Se at poucas dcadas atrs ele significava uma reao segregao racial numa sociedade tradicional, em que as estruturas sociais tinham mais o aspecto de estamentos que de classes, agora ele tem o sentido de escolha pessoal, livre, intencional: algum adere ao candombl no pelo fato de ser negro, mas porque sente que o candombl pode fazer sua vida mais fcil de ser vivida, porque ento talvez se possa ser mais feliz, no importa se se branco ou negro[8]. Evidentemente, embora o processo de escolha religiosa possa ter conseqncias sociais significativas para a sociedade como um todo na medida que com a escolha certas religies podem ser mais reforadas e neste sentido ter aumentada sua influncia na sociedade qualquer eficcia da religio no que diz respeito esfera ntima s pode ser avaliada pelo indivduo que a ela se converte. O desatar de laos tnicos que, no curso da ltimas trs dcadas, tem transformado o candombl numa religio para todos, tambm propiciou um nada desprezvel alargamento da oferta de servios mgicos para a populao exterior aos grupos de culto. Uma clientela j acostumada a compor vises de mundo particulares a partir de fragmentos originrios de diferentes mtodos e fontes de interpretao da vida. O candombl oferece smbolos e sentidos hoje muito valorizados pela msica, literatura, artes em geral, os quais podem ser fartamente usados pela clientela na composio dessa viso de mundo caleidoscpica, sem nenhum compromisso religioso. O cliente de classe mdia que vai aos candombls para jogar bzios e fazer ebs o bricoleur que tambm tem procurado muitas outras fontes no racionais de sentido para a vida e de cura para males de toda natureza. Certamente o

candombl deste cliente bem diferente do candombl do iniciado, mas nenhum deles contradiz o sentido do outro. O candombl uma religio que tem no centro o rito, as frmulas de repetio, pouco importando as diferenas entre o bem e o mal no sentido cristo. O candombl administra a relao entre cada orix e o ser humano que dele descende, evitando, atravs da oferenda, os desequilbrios desta relao que podem provocar a doena, a morte, as perdas materiais, o abandono afetivo, os sofrimentos do corpo e da alma e toda sorte de conflito que leva infelicidade. Como religio em que no existe a palavra no sentido tico, nem a conseqente pregao moral, o candombl (juntamente com a umbanda, que contudo tem seu aspecto de religio atica atenuado pela incorporao de virtudes teologais do kardecismo, como a caridade) sem dvida uma alternativa religiosa importante tambm para grupos sociais que vivem numa sociedade como a nossa, em que a tica, os cdigos morais e os padres de comportamento estritos podem ter pouco, variado e at mesmo nenhum valor. O candombl uma religio que afirma o mundo, reorganiza seus valores e tambm reveste de estima muitas das coisa que outras religies consideram ms: por exemplo, o dinheiro, os prazeres (inclusive os da carne), o sucesso, a dominao e o poder. O iniciado no tem que internalizar valores diferentes daqueles do mundo em que ele vive. Ele aprende os ritos que tornam a vida neste mundo mais fcil e segura, mundo pleno de possibilidades de bem-estar e prazer. O seguidor do candombl propicia os deuses na constante procura do melhor equilbrio possvel (ainda que temporrio) entre aquilo que ele e tem e aquilo que ele gostaria de ser e ter. Nessa procura, fundamental que o iniciado confie cegamente em sua me-de-santo. Guiado por ela, este fiel aprende, ano aps ano, a repetir cada uma das frmula iniciticas necessrias manipulao da fora sagrada da natureza, o ax. No se pode ser do candombl sem constantemente refazer o rito, como no se pode ser evanglico sem constantemente examinar a prpria conscincia procura da culpa que delata a presena das paixes que precisam ser exorcizadas. O bom evanglico, para se salvar da danao eterna, precisa aniquilar seus desejos mais escondidos; o bom filho-de-santo precisa realizar todos os seus desejos para que o ax, a fora sagrada de seu orix, de quem continuidade, possa se expandir e se tornar mais forte. Aceitando o mundo como ele , o candombl aceita a humanidade, situando-a no centro do universo, apresentando-se como religio especialmente dotada para a sociedade narcisista e egosta em que vivemos. Porque o candombl no distingue entre o bem e o mal do modo como aprendemos com o cristianismo, ele tende a atrair tambm toda sorte de indivduos que tm sido socialmente marcados e marginalizados por outras instituies religiosas e no religiosas. Isto mostra como o candombl aceita o mundo, mesmo quando ele o mundo da rua, da prostituio, dos que j cruzaram as portas da priso. O candombl no discrimina o bandido, a adltera, o travesti e todo tipo de rejeitado social. Mas se o candombl libera o indivduo, ele tambm libera o mundo: no tem para este nenhuma mensagem de mudana; no deseja transform-lo em outra coisa, como se propem, por exemplo, os catlicos que seguem a Teologia da Libertao, sempre interessados em substituir este mundo por outro mais justo. O candombl se preocupa sobretudo com aspectos muito concretos da vida: doena, dor, desemprego, deslealdade, falta de dinheiro, comida e abrigo mas sempre tratando dos problemas caso a caso, indivduo a indivduo, pois no se trabalha aqui com a noo de interesses coletivos, mas

sempre com a de destino individual. O candombl tambm pode ser a religio ou a magia daquele que j se fartou dos sentidos dados pela razo, cincia e tecnologia, e que deixou de acreditar no sentido de um mundo totalmente desencantado, que deixou para trs a magia, em nome da eficcia do secular pensamento moderno. Talvez o candombl possa ser a religio daquele que no consegue atinar com o senso de justia social suficiente para resolver muitos dos problemas que cada indivduo enfrenta no curso de sua vida pelo mundo desencantado. O candombl tambm oferece a seus iniciados e simpatizantes uma particular possibilidade de prazeres estticos, que se esparrama pelas mais diferentes esfera da arte e da diverso, da msica cozinha, do artesanato escola de samba, alm da fascinao do prprio jogo de bzios, o porto de entrada para o riqussimo universo cultural dos orixs. O candombl ensina, sobretudo, que antes de se louvarem os deuses, imperativo louvar a prpria cabea; ningum ter um deus forte se no estiver bem consigo mesmo, como ensina o dito tantas vezes repetidos nos candombls: Ori buruku kossi orix, ou Cabea ruim no tem orix. Para os que se convertem, isso faz uma grande diferena em termos de auto-estima. Na nossa sociedade das grandes metrpoles, se a construo de sentidos depende cada vez mais do desejo de grupos e indivduos que podem escolher esta ou aquela religio, ou fragmentos delas, a relevncia dos temas religiosos igualmente pode ser atribuda de acordo com preferncias privadas. A religio agora matria de preferncia, de tal sorte que at mesmo escolher no ter religio alguma inteiramente aceitvel socialmente. Assim, os deuses africanos apropriados pelas metrpoles da Amrica do Sul no so mais deuses da tribo, impostos aos que nela nascem. Eles so deuses numa civilizao em que os indivduos so livres para escolh-los ou no, continuar fielmente nos seus cultos ou simplesmente abandon-los. O candombl pode tambm significar a possibilidade daquele que pobre e socialmente marginalizado ter o seu deus pessoal que ele alimenta, veste e ao qual d vida para que possa ser honrado e homenageado por toda uma comunidade de culto. Quando a filha-de-santo se deixa cavalgar pelo seu orix, a ela se abre como palco o barraco em festa, para o que talvez seja a nica possibilidade na sua pobre vida de experimentar uma apresentao solo, de estar no centro das atenes, quando seu orix, paramentado com as melhores roupas e ferramentas de fantasia, h de ser admirado e aclamado por todos os presentes, qui invejado por muitos. E por toda a noite o cavalo dos deuses h de danar, danar e danar. Ningum jamais viu um orix to bonito como o seu. Bibliografia ABIMBOLA, Wande. Sixteen Great Poems of If. s.l.p., UNESCO, 1975. ____. If, An Exposition of If Literary Corpus. Ibadan, Nigria, Oxford University Press, 1976. ALKIMIN, Zaydan. O livro vermelho da Pomba-Gira. 3a. ed. Rio de Janeiro, Pallas, 1991. [literartura religiosa] AMARAL, Rita de Cssia e colab. A cor do ax: brancos e negros no candombl de So Paulo. Estudos Afro-Asiticos, Rio de Janeiro, n 25, dezembro, pp. 99-124, 1993. ARCELLA, Luciano. Rio macumba. Roma, Bulzoni, 1980.

AUGRAS, Monique. O duplo e a metamorfose: A identidade mtica em comunidades nag. Petrpolis, Vozes, 1983. ____. Quizilas e preceitos: Transgresso, reparao e organizao dinmica do mundo. In: MOURA, Carlos Eugnio Marcondes de (org.). Candombl desvendando identidades. So Paulo, EMW Editores, 1987. ____. De Yi Mi a Pomba Gira: Transformaes e smbolos da libido. In: Carlos Eugnio Marcondes de MOURA (org.), Meu sinal est no teu corpo: Escritos sobre a religio dos orixas. So Paulo, Edicon & Edusp, 1989. BARROS, Jos Flvio Pessoa de. O segredo das folhas: sistema de classificao de vegetais no Candombl jje-nag do Brasil. Rio de Janeiro, Pallas e UERJ, 1993 BASCON, William R. If Divination: Communication between Gods and Men in West Africa. Bloomington, Indiana University Press, 1969(a). ____. Sixteen Cowries: Yoruba Divination from Africa to the New World. Bloomington, Indiana University Press, 1969(b). BASTIDE, Roger. As religies africanas no Brasil. So Paulo, Pioneira, 1975. ____. O candombl da Bahia: rito nag. So Paulo, Nacional, 1978. BASTIDE, Roger e VERGER, Pierre. Contribuio ao estudo da adivinhao em Salvador (Bahia). In: MOURA, Carlos Eugnio Marcondes de (org.). Olorisa: Escritos sobre a religio dos orixs. So Paulo, gora, 1981. BERQU, Elza & ALENCASTRO, Luiz Felipe de (1992). A emergncia do voto negro. Novos Estudos Cebrap, So Paulo, n 33, junho, pp. 77-88. BITTENCOURT, Jos Maria. No reino dos Exus. 5a. ed. Rio de Janeiro, Pallas, 1989.[literartura religiosa] BRAGA, Jlio Santana. O jogo de bzios: Um estudo de adivinhao no candombl. So Paulo, Brasiliense, 1988 (a). CABRERA, Lydia. Yemanj y Ochn. Madrid, Forma Grafica, 1974. CAMARGO, Candido Procopio Ferreira de. Kardecismo e umbanda. So Paulo, Pioneira, 1991. CAMARGO, Candido Procopio Ferreira de et alii. Catlicos, protestantes, espritas. Petrpolis, Vozes, 1993. CAMPOS, Andr Gambier; OLIVEIRA, Kelly Adriano de & PRANDI, Reginaldo (1993). Lideranas negras no Brasil (mimeo). Trabalho apresentado no I Simpsio de Iniciao Cientfica da Universidade de So Paulo. So Paulo, USP, 1993. CARNEIRO, Edison. Religies negras. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1936.

CONCONE, Maria Helena Villas Boas. Umbanda, uma religio brasileira. So Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da USP, 1987. CONTINS, Mrcia. O caso da Pombagira: Reflexes sobre crime, possesso e imagem feminina. Dissertao de Mestrado. Rio de Janeiro, Museu Nacional, 1983. CONTINS, Mrcia & GOLDMAN, Mrcio. O caso da Pombagira. Religio e violncia: Uma anlise do jogo discursivo entre umbanda e sociedade. Religio e sociedade, v. 11 no. 1, Rio de Janeiro, 1985. CORRA, Norton F. O batuque do Rio Grande do Sul: antropologia de uma religio afro-riograndense. Porto Alegre, Editora da Universidade/UFRGS, 1992. EDUARDO, Octavio da Costa. The Negro in Northern Brazil. Seatle, University of Washington Press, 1948. FERNANDES, Florestan. A integrao do negro na sociedade de classes. So Paulo, Dominus e Edusp, 1965. FERNANDES, Gonalves. Xangs do Nordeste. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1937. FERRETTI, Mundicarmo Maria Rocha. Mina, uma religio de origem africana. So Lus, SIOGE, 1985. ____ Desceu na guma: O caboclo do tambor de mina no processo de mudana de um terreiro de So Lus: a Casa Fanti-Ashanti. So Lus, SIOGE, 1993. ____. Terra de caboclo. So Lus, SECMA, 1994. FERRETTI, Srgio Figueiredo. Querebentan de Zomadonu: etnografia da Casa das Minas. So Lus, Editora da Universidade Federal do Maranho, 1986. ____. Repensando o sincretismo: estudo sobre a Casa das Minas. So Paulo e So Lus, Edusp & FAPEMA, 1995. FONTENELLE, Aluizio. Exu. Rio de Janeiro, Espiritualista, s.d. [literartura religiosa] FREITAS, Byron Torres de. O jogo dos bzios. 9a.ed. Rio de Janeiro, Editora Eco, s.d. [literatura religiosa] FRIGERIO, Alejandro & CAROZZI, Mara Julia. Las religiones afro-brasileas en Argentina. In: ORO, Ari Pedro (org). As religies afro-brasileiras no Cone Sul. Cadernos de Antropologia , n 10. Porto Alegre, UFRGS, 1993. FRY, Peter & HOWE, Gary Nigel. Duas respostas aflio: Umbanda e pentecostalismo. Debate e crtica, no. 6: 75-94, 1975. GLEASON, Judith. A Recitation of Ifa, Oracle of the Yoruba. New York, Grossman Publishers, 1973.

HASENBALG, Carlos A. & SILVA, Nelson do Valle. Notas sobre desigualdade racial e poltica no Brasil. Estudos Afro-Asiticos, Rio de Janeiro, n 25: 141-160, dezembro de 1993. HERSKOVITS, Melville J. The Southernmost Outpost of the New World Africanisms. American Anthropologist. v. 45 (4): 495-590, 1943. IDOWU, E. Bolaji. Olodumare: God in Yoruba Belief. Essex, Longman Nigeria, l982. LANDES, Ruth. A cidade das mulheres. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1967. LPINE, Claude. Os esteretipos da personalidade no candombl nag. In: MOURA, Carlos Eugnio Marcondes de (org.). Olorisa: Escritos sobre a religio dos orixs. So Paulo, gora, 1981. LPINE, Claude. Anlise formal do panteo nag. In: MOURA, Carlos Eugnio Marcondes de (org.). Bandeira de Alair: Outros escritos sobre a religio dos orixs. So Paulo, Nobel, 1982. LEITE, Fbio. Tradies e prticas religiosas negro-africanas na regio de So Paulo. In: Culturas africanas (Documento da Reunio de Peritos sobre As sobrevivncias das tradies religiosas africanas nas Carabas e na Amrica Latina. So Lus do Maranho, 1985). So Lus, UNESCO, 1986. LIMA, Vicente. Xang. Recife, Centro de Cultura Afro-Brasileiro e Jornal do Comrcio, 1937. LIMA, Vivaldo da Costa. O conceito de nao dos candombls da Bahia. Afro-sia. Salvador, no. 12: 65-90, 1976. ____. A famlia-de-santo nos candombls jeje-nags da Bahia: Um estudo de relaes intragrupais. Salvador, Curso de Ps-Graduao em Cincias Humanas da UFBa, 1977. ____. Os obs de Xang. In: MOURA, Carlos Eugnio Marcondes de (org.). Olorisa: Escritos sobre a religio dos orixs. So Paulo, gora, 1981. ____. Naes-de-candombl. In: Encontro de naes de candombl. Salvador, Centro de Estudos Afro-Asiticos da UFBa e Ianam, 1984. LUCAS, J.Olumide. The Religion of the Yorubas. Lagos, C.M.S. Bookshop, 1948. LUCKMANN, Thomas. Social Reconstruction of Transcendence. Secularization and Religion: The Persisting Tension. Lausanne, Conference Internationale de Sociologie des Religions ( 19eme. Conference, Tubingen, 1987), 1987. MACHADO, Maria das Dores Campos (1994). Adeso religiosa e seus efeitos na esfera privada: um estudo comparativo dos carismticos e pentecostais do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, IUPERJ, tese de doutorado em Sociologia. MAGGIE, Yvonne. Medo do feitio: Relaes entre magia e poder no Brasil. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 1992. MARIANO, Ricardo. Neopentecostalismo: os pentecostais esto mudando. Dissertao de mestrado em sociologia. So Paulo, FFLCH/USP, 1995.

MARIANO, Ricardo & PIERUCCI, Antnio Flvio (1992). O envolvimento dos pentecostais na eleio de Collor. Novos Estudos Cebrap, So Paulo, n 34, novembro. pp. 92-106. MAZZOLENI, Gilberto. Maghi e Messia del Brasile. Roma, Bulzoni Editore, 1993. MAUPOIL,. La gomancie lanciene Cte des Esclaves. Paris, Institut dEthnologie, 1961. MCKENZIE, P.R. O culto aos orisa entre os yoruba: Algumas notas marginais relativas a sua cosmologia e a seus conceitos de divindade. In: MOURA, Carlos Eugnio Marcondes de (org.). Candombl desvendando identidades. So Paulo, EMW Editores, 1987. MENDONA, Antnio Gouva. Um panorama do protestantismo atual. In: Landim, Leilah (org), Sinais dos tempos: tradies religiosas no Brasil. Rio de Janeiro, ISER, 1989. MEYER, Marlyse. Maria Padilha e toda sua quadrilha: de amante de um rei de Castela a Pomba-Gira de Umbanda. So Paulo, Duas Cidades, 1993. MOLINA, N.A.. Pontos cantados e riscados dos Exus e Pomba Gira. 3a. ed. Rio de Janeiro, Editora Espiritualista, s.d. [literartura religiosa] MOTTA, Roberto. Renda, emprego, nutrio e religio. Cincia & trpico. Recife, 5(2): 121153, 1977. ____. Cidade e devoo. Recife, Edies Pirata, 1980. ____. Bandeira de Alair: A festa de Xang-So Joo e problemas do sincretismo. In: MOURA, Carlos Eugnio Marcondes de (org.). Bandeira de Alair: Outros escritos sobre a religio dos orixs. So Paulo, Nobel, 1982. ____ (org). Os afro-brasileiros: anais do III Congresso Afro-Brasileiro. Recife, Massangana, 1985. ____. Comida, famlia, dana e transe: Sugestes para o estudo do xang. Revista de Antropologia, So Paulo, n 25: 147-157, 1982. ____. Edj bal: Alguns aspectos do sacrifcio no xang pernambucano. Tese de concurso para professor titular de antropologia. Recife, UFPe, 1991. MOURA, Carlos Eugnio Marcondes de. Candombl, xang, tambor-de-mina, batuque, par e babassu: Bibliografia prvia. In: MOURA, Carlos Eugnio Marcondes de (org.). Bandeira de Alair: Outros escritos sobre a religio dos orixs. So Paulo, Nobel, 1982. MOURA, Carlos Eugnio Marcondes de. Orixs, voduns, inquices, caboclos, encantados e loas: Bibliografia complementar. In: MOURA, Carlos Eugnio Marcondes de (org.). Candombl desvendando identidades. So Paulo, EMW Editores, 1987. MOURA, Carlos Eugnio Marcondes de. A religio dos orixs, voduns e inquices no Brasil, Cuba, Estados Unidos, Granada, Haiti, Repblica Dominicana, Trinidad-Tobago, Angola, Benin e Nigria: Bibliografia complementar. In: MOURA, Carlos Eugnio Marcondes de (org.). Meu sinal est no teu corpo: Escritos sobre a religio dos orixs. So Paulo, Edicon e Edusp, 1989.

MOURA, Roberto. Tia Ciata e a pequena frica no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Funarte, 1983. NEGRO, Lsias Nogueira. O pentecostalismo no Brasil. SEDOC, v. 12, col. 1107-1113, maio 1980. ____. Umbanda: entre a cruz e a encruzilhada. Tempo social, revista de sociologia da USP. So Paulo, vol. 5, nos. 1 e 2, pp.113-122, 1984. NOGUEIRA, Oracy, Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. In: BASTIDE, Roger & FERNANDES, Florestan (orgs.), Relaes raciais entre negros e brancos em So Paulo. So Paulo, Anhembi e Unesco, 1955. OJU-OB, Bablaw. O verdadeiro jogo de bzios. 4a. ed. Rio de Janeiro, Editora Eco, s.d. [literatura religiosa] OMOLUB, Babalorix. Maria Molambo na sombra e na luz. 5a. ed. Rio de Janeiro, Pallas, 1990. [literartura religiosa] ORO, Ari Pedro. As religies afro-brasileiras: religies de exportao. In: ORO, Ari Pedro (org). As religies afro-brasileiras no Cone Sul. Cadernos de Antropologia , n 10. Porto Alegre, UFRGS, 1993. _____. As religies afro-brasileiras do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Editora da Universidade/UFRGS, 1994. ORTIZ, Renato. A morte branca do feiticeiro negro. Petrpolis, Vozes, 1978. PEMBERTON, John. Eshu-Elegbara: The Yoruba Trickster God. African Arts, IX(1): 20-27, 1975. PEREIRA, Joo Baptista Borges. Aspectos do comportamento poltico do negro em So Paulo. Cincia e Cultura, So Paulo, vol. 34, n 10, pp. 1286-1294, 1982 (a). ____. Parmetros ideolgicos de projeto poltico de negros em So Paulo. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, So Paulo, n 24, pp. 53-61, 1982 (b). ____. Encontros com Pixinguinha. Folhetim, Folha de S.Paulo, 10 de julho de 1983. PI HUGARTE, Renzo. Las religiones afro-brasileas en el Uruguay. In: ORO, Ari Pedro (org). As religies afro-brasileiras no Cone Sul. Cadernos de Antropologia , n 10. Porto Alegre, UFRGS, 1993 (a). ____. Las religiones afro-brasileas en el Uruguay. In: ORO, Ari Pedro, org. As religies afrobrasileiras no Cone Sul. Cadernos de Antropologia , n 10. Porto Alegre, UFRGS, 1993 (b). PIERUCCI, Antnio Flvio.Democracia, igreja e voto: o envolvimento dos padres de parquia na eleio de 1982. So Paulo, USP, tese de doutorado em Sociologia, 1984. ____. Representantes de Deus em Braslia: a bancada evanglica na Constituinte. In: Cincias sociais hoje, 1989. So Paulo, Vrtice e ANPOCS, 1989.

PIERUCCI, Antnio Flvio de Oliveira, CAMARGO, Candido Procopio Ferreira de e SOUZA, Beatriz Muniz de. Comunidades eclesiais de base. In: SINGER, Paul e BRANT, Vincius Caldeira (orgs.). So Paulo: O povo em movimento. 4a. ed. Petrpolis, Vozes, 1983. PIERUCCI, Antnio Flvio & PRANDI, Reginaldo. Religies e voto: a eleio presidencial de 1994. Opinio pblica, Campinas, v. 3, n 1, pp. 20-44, maio de 1995. PINTO, Altair. Dicionrio da umbanda. Rio de Janeiro, Editora Eco, 1971. PINTO, Roquette (org). Estudos Afro-Brasileiros. Rio de Janeiro, Ariel, 1935. POLLAK-ELTZ, Angelina. Umbanda en Venezuela. Caracas, Fondo Editorial Acta Cientifica, 1993. PORDEUS Jr., Ismael. A magia do trabalho: Macumba cearense e festas de possesso. Fortaleza, Secretaria da Cultura e Desporto do Estado do Cear, 1993. ____. Lisboa de caso com a umbanda. Trabalho apresentado no GT Religio e sociedade, no XIX Encontro Anual da ANPOCS. So Paulo, ANPOCS, 1995. PORTUGAL, Fernandes. O jogo de bzios. Rio de Janeiro, Tecnoprint, 1986 [literatura religiosa]. PRANDI, Reginaldo. Catolicismo e famlia: transformao de uma ideologia. So Paulo, CEBRAP e Brasiliense., 1975. ____. O trabalhador por conta prpria sob o capital. So Paulo, Smbolo, 1977. ____. Os candombls de So Paulo: a velha magia na metrpole nova. So Paulo, Hucitec e Edusp, 1991. (a) ____. Cidade em transe: religies populares no Brasil no fim do sculo da razo. Revista USP, So Paulo, n 11, out-dez, pp: 65-70, 1991 (b). ____. Adarrum e empanadas: uma visita s religies afro-brasileiras em Buenos Aires. Estudos Afro-Asiticos, Rio de Janeiro, n 21, p. 157-165, dez. 1991 (c). ____. Perto da magia, longe da poltica. Novos Estudos Cebrap, So Paulo, n 34, novembro, pp. 81-91, 1992. ____. Citt in transe: culti di possessione nella metropoli brasiliana. Roma, Edizioni Acta, 1993. PRANDI, Reginaldo e PIERUCCI, Antnio Flvio de Oliveira. Assim como no era no princpio: religio e ruptura na obra de Procopio Camargo. Novos estudos Cebrap. So Paulo, no. 17: 2935, maio, 1987. RODRIGUES, Raimundo Nina. O animismo fetichista dos negros bahianos. 2a. ed. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1935. QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Cultura, sociedade rural, sociedade urbana no Brasil. So Paulo, LTC e Edusp, 1978.

QUERINO, Manuel. Costumes africanos no Brasil. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1938. ____. A raa africana. Salvador, Progresso, 1955. RAMOS, Arthur. O folclore negro do Brasil. Rio de Janeiro, Casa do Estudante do Brasil, 1935. ____. Introduo antropologia brasileira. 2 vols. Rio de Janeiro, Edies da C.E.B., 1943. RIBEIRO, Carmen. Religiosidade do ndio brasileiro no candombl da Bahia: Influncias africanas e europias. Afro-sia, Salvador, no. 14: 60-80, dezembro, 1983. RIBEIRO, Jos. O jogo de bzios. 4a. ed. Rio de Janeiro, Polo Mgico, 1985 [literatura religiosa]. ____. Eu, Maria Padilha. Rio de Janeiro, Pallas, 1991. [literartura religiosa] RIBEIRO, Ren. Cultos afro-brasileiros do Recife: Um estudo de ajustamento social. Recife, Instituto Joaquim Nabuco, 1952. RIO, Joo do (Paulo Barreto). As religies no Rio. Rio de Janeiro, H.Garnier, 1906. RODRIGUES, Raimundo Nina. O animismo fetichista dos negros bahianos. 2a. ed. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1935. ____. Os africanos no Brasil. 4a. ed. So Paulo, Nacional, 1976. ROLIM, Francisco Cartaxo. Pentecostais no Brasil: Uma interpretao scio-religiosa. Petrpolis, Vozes, 1985. SANCHIS, Pierre. As tramas sicrticas da histria. Revista Brasileira de Cincias Sociais. So Paulo, n 28, pp. 123-130, junho de 1995. SANTOS, Deoscoredes Maximiliano dos (Mestre Didi). Histria de um terreiro nag. 2a. ed. aumentada. So Paulo, Max Limonade, 1988. SANTOS, Jocelio Teles. O caboclo no candombl. Pad, Salvador, no. 1: 11-21, julho, 1989. ____. O dono da terra: A presena do caboclo nos candombls baianos. Tese de Mestrado em Antropologia. So Paulo, Universidade de So Paulo, 1992. SANTOS, Juana Elbein dos. Os nag e a morte. 4a. ed. Petrpolis, Vozes, 1986. SCHETTINI, Teresinha Bernardo. A mulher no candombl e na umbanda. Dissertao de mestrado em Antropologia (mimeo). So Paulo, Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, 1986. SCHWARCZ, Lilia Moritz (1993). O espetculo das raas. So Paulo, Companhia das Letras. SEGATO, Rita Laura. A Folk Theory of Personality Types: Gods and their Symbolic Representation by Members of the Sango Cult in Recife, Brazil. Antropology PhD Thesis (mimeo). Belfast, The Queens University, 1984.

SENNETT, Richard. O declnio do homem pblico: As tiranias da intimidade. So Paulo, Companhia das Letras, 1988. SILVA, Ornato Jose da. Ervas, razes africanas. Rio de Janeiro, edio do autor, caixa postal 7.046, 1988. SKIDMORE, Thomas E. EUA bi-racial vs. Brasil multirracial: o contraste ainda vlido? Novos Estudos Cebrap, So Paulo, n 34, novembro, pp. 49-62, 1992. SOUZA, Beatriz Muniz de. A experincia da salvao: Pentecostais em So Paulo. So Paulo, Duas Cidades, 1969. SOUZA, Laura Mello e. O diabo e a terra de Santa Cruz. So Paulo, Companhia das Letras, 1986. SOUZA, Nelson Rosrio de (1993). A igreja catlica progressista e a produo do militante. So Paulo, USP, dissertao de mestrado em sociologia. SPARTA, Francisco. A dana dos orixs. So Paulo, Herder, 1970. TEIXEIRA, Maria Lina Leo. Lorogun: identidades sexuais e poder no candombl. In: MOURA, Carlos Eugnio Marcondes de (org.). Candombl desvendando identidades. So Paulo, EMW Editores, 1987. THOMAS, Keith. Religion and the Decline of Magic. New York e London, Penguin, 1985. TRINDADE, Liana. Exu, poder e perigo. So Paulo, cone, 1985. TRINDADE-SERRA, Ordep J. Na trilha das crianas: Os ers num terreiro angola. Dissertao de mestrado em Antropologia Social (mimeo). Braslia, Universidade de Braslia, 1978. VALENTE, Waldemar. Sincretismo religioso afro-brasileiro. 3a. ed. So Paulo, Nacional, 1977. VARANDA, Jorge Alberto. O destino revelado no jgo de bzios. Rio de Janeiro, Editora Eco, s.d. [literatura religiosa] VELHO, Yvone Maggie Alves. Guerra de orixs: Um estudo de ritual e conflito. Rio de Janeiro, Zahar, 1975. VERGER, Pierre F. Notes sur le culte des orisha et vodun Bahia, la Baie de Tous les Saints, au Brsil et lancienne Cte des Esclaves en Afrique. Dakar, I.F.A.N, 1957. VERGER, Pierre F. Notion de personne et ligne familiale chez les Yoruba. In: CNRS. La notion de persone en Afrique noire. Paris, Centre National de la Recherche Scientific, 1973. VERGER, Pierre F. Lendas africanas dos orixs. Salvador, Corrupio, 1985 (a). VERGER, Pierre F. Orixs: Deuses iorubs na frica e no Novo Mundo. 2a. ed. So Paulo, Corrupio e Crculo do Livro, 1985 (b).

WALLIS, Roy. New Religions and the Potential for Word Re-Enchantment: Religion as Way of Life, Preference and Commodity. Secularization and Religion: The Persisting Tension. Lausanne, Conference Internationale de Sociologie des Religions ( 19eme. Conference, Tubingen, 1987), 1987. WARREN, Donald. A terapia esprita no Rio de Janeiro. Religio e sociedade, Rio de Janeiro, 11(3): 56-83, dezembro, 1984. WEBER, Max. Sociology of Religion. Boston, Beacon Press, 1963. WEBER, Max. Economa y sociedad. 2 tomos. Mxico, Fondo de Cultura Econmica, 1969. WEBER, Max. A psicologia social das religies mundiais. In: Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro, Zahar, s.d. ZIEGLER, Jean. O poder africano. So Paulo, Difuso Europia, 1972. Reginaldo Prandi A preparao e custos da festa no candombl. Quanto custa para fazer um trabalho, uma festa um ritual no candombl? Quanto custa uma obrigao de santo? Quanto custa pra fazer uma obrigao de sete anos?

Publicado em 5 de julho de 2010por toluaye

9 Votes

A preparao da festa

A perspectiva da realizao de uma festa mobiliza uma srie de recursos econmicos e simblicos, dentro e fora do terreiro, alm de recursos humanos. Ela comea a ser preparada muito antes do dia marcado para sua realizao, seja uma festa simples ou no. preciso tempo para que sejam tomadas uma srie de providencias para conseguir recursos a fim de satisfazer os anseios de todos com relao a ela. No caso de uma festa simples de orix (sem obrigaes ou iniciao envolvidas), jogam-se os bzios, antes de qualquer coisa, para saber se o orix concorda com a festa, se deseja comer, o qu e em que quantidade, se quer roupa nova (pergunta perigosa e que s feita quando h condies para isso, pois a roupa do orix cara e trabalhosa), se a data lhe agrada e, inclusive, se certos convidados sero bem vindos.

O pai ou me-de-santo rene o grupo e comunica que vai haver festa; que todos devem colaborar com trabalho, oferendas, dinheiro ou tudo isso ao mesmo tempo. Nessas ocasies geralmente ele aproveita para avaliar a ltima festa e lembrar os erros e problemas acontecidos e as solues que foram dadas a eles. Repreende alguns filhos por faltas cometidas, outros por no cooperarem suficientemente com o trabalho da casa e aproveita para ensinar algo sobre a etiqueta ritual a ser cumprida no barraco. Se o terreiro tiver

condies para tanto, manda-se imprimir convites com motivo, data, endereo e at o traje adequado para a ocasio. Estes convites podem ser financiados por algum cliente que deseje agradar o orix homenageado, por algum filho-de-santo em melhor situao financeira ou, ainda, oferecidos pelos ogs, que se renem para pag-los. Se o terreiro no tiver condies financeiras para isso, ser mobilizada a rede de informao do povo-de-santo, que eficientssima. Essa rede passa por diversos ambientes freqentados pelos adeptos do candombl, especialmente as festas de outras casas, as lojas de artigos religiosos, e-mail, orkut, fecebook, alm de mil telefonemas e, principalmente, atravs das relaes de parentesco de santo e de nao (rito que um terreiro segue). A rede de informao do povode-santo to eficiente que costume dizerem, no candombl, que se voc no quer que saibam de uma coisa, no deixe que acontea. Pois se acontecer, todos sabero, mais cedo ou mais tarde, tenha o fato acontecido na dimenso pblica ou privada da vida do indivduo que vive nesta religio.

Tendo sido reunidos os recursos para a compra dos artigos necessrios, todos os membros do terreiro devem estabelecer uma escala de servio na casa, pois sempre h a necessidade de gente para dar conta de todos os detalhes da preparao da festa e que so muitssimos. At os simpatizantes (em geral clientes dos jogos de bzios) so chamados a ajudar neste trabalho.

Para que a festa possa ser realizada necessrio ainda que os adeptos se organizem tambm fora do terreiro. Como preciso (e importante!) ajudar no trabalho da casa-de-santo, muita gente trabalha horas extras no emprego, no s para conseguir mais dinheiro e participar da festa, comprar uma roupa nova para si ou para seu orix usar no grande dia, mas tambm para ter tempo livre que possa ser usado nas tarefas do terreiro. comum que pessoas que trabalhem em hospitais, por exemplo, dobrem seus plantes para ter um dia ou uma noite livres para dedicarem-se aos afazeres da roa (terreiro). H empregadas domsticas que abandonam o emprego para serem a me-criadeira de um ia (aquela que toma conta dele, de seu banho, sua comida, de ensinar-lhe toda a etiqueta, as cantigas etc); diaristas que faltam ao servio apenas para poderem ajudar na comida do santo. No caso dos ias, costume aproveitarem os perodos de frias (do trabalho ou escolares) para a iniciao. Quem no trabalha fora como algumas donas-de-casa, deve providenciar quem cuide de seus filhos, maridos, suas casas (pois comum que partes importantes dos rituais sejam feitas noite; principalmente porque neste perodo do dia que a maioria dos filhos-de-santo pode estar no terreiro). Quando no conseguem isto, elas levam seus filhos para a roa, outro nome pelo qual se chamam os terreiros. Sempre se d um jeito. Em poca de obrigao muito comum vermos crianas nos candombls brincando, com pedrinhas, de jogar bzios. Elas brincam tambm de virar no santo, fazer ebs e outras coisas que vem nesta convivncia obrigatria com a prtica do candombl, ao acompanharem seus pais.

Quando h festa, devem ser respeitados tabus alimentares e sexuais. Com antecedncia devese lavar, passar e engomar as roupas que sero usadas (trs saiotes (angua) para cada mulher

que dance na roda-de-santo, so lavados, passados e engomados!), consertar as roupas dos orixs que, na dana da festa anterior, perderam lantejoulas, pedras ou rasgaram-se. preciso polir as ferramentas (smbolos feitos em metal) dos orixs, as pulseiras e os adjs (sinetas) dos ebomis (que geralmente so confeccionados em lato ou zinco niquelado e escurecem com o tempo), pois eles devem imitar o brilho do ouro, da prata e do cobre, metais favoritos dos orixs. preciso correr a cidade em busca de avcolas onde possam ser encontrados os animais preferidos pelo orix ao qual sero sacrificados deve haver um carro disposio do terreiro para todo este circuito de compras e depois se sai procura das folhas que comporo o amaci (banho de limpeza) dos filhos-de-santo antes da festa. Se a casa tiver seus prprios alabs (ogs tocadores de atabaques), muito bem. Se no, eles devero ser contratados, pois uma festa no pode prescindir da msica, e no candombl ela que traz os orixs ao mundo dos homens. costume se dizer, nos terreiros, que sem alab no tem candombl.

s vsperas da festa ou em datas regulamentada pelos orixs, atravz do jogo de bzios, os animais so sacrificados e as comidas secas (so chamadas assim todas as comidas-desanto que no sejam animais sacrificados) oferecidas aos orixs. Essas comidas geralmente so preparadas pela iabass da casa (cozinheira que prepara as comidas dos orixs e que conhece os preceitos e temperos do gosto de cada orix), auxiliada por equedes (mulheres que no entram em transe e so espcies de camareiras dos orixs) e ias. Cada orix come um prato especfico, preparado de modo peculiar. Um dos conhecimentos mais importantes do candombl consiste em saber exatamente o qu cada qualidade de orix come, temperado de que modo e sob que circunstncias rituais. J na preparao das comidas da festa, portanto, a hierarquia e seu conseqente grau de conhecimento comea a se expressar de modo enftico.

Todo o cardpio da festa depende do que se chama de qualidade do orix, que so avatares, caminhos do orix e partes ou segmentos da sua prpria biografia mtica, ou representaes de locais em que nessa forma foi ou cultuado (PRANDI, 1989:157). Todas as comidas rituais so preparadas levando-se em considerao os preceitos de cada orix. A pipoca de Obaluai (deburu), por exemplo, deve ser estourada na areia quente e no no leo. Quem o faz no pode falar enquanto prepara, e assim por diante.

Nas festas de iniciao, depois do sacrifcio ritual a cozinha do terreiro fica cheia de frangos, patos, galinhas dangola etc. para serem depenados e suas vsceras devidamente separadas e preparadas, conforme a preferncia dos orixs a que se destinam. Os bichos de quatro ps (que podem ser porcos, cabritos, carneiros, tartarugas, coelhos etc., conforme o orix homenageado) so pelados e limpos pelos ogs. muito comum nas casas-de-santo serem vistas, curtindo ao sol ou mesmo na forma de pequenos tapetes, as peles desses animais. conferindo as peles na parede que o povo-de-santo sabe (e verifica) quais foram os animais sacrificados. costume se contarem as peles e ver se elas so novas.

Depois de limpos os bichos, cozinham-se as carnes, separa-se o que cada orix deseja e, no dia seguinte, so preparadas as comidas que sero servidas assistncia da festa, no ajeun (refeio coletiva, compartilhada entre os deuses, os membros da casa e os convidados). Compradas as bebidas, resta ainda verificar se h pratos e copos em nmero suficiente para os convidados. Ultimamente bastante comum vermos o povo-de-santo comendo o ajeun em pratinhos de papel, com garfos de plstico, em lugar do tradicional ajeun servido em folhas de mamona e comido com as mos, descrito tantas vezes na etnografia clssica sobre o candombl.

preciso, ainda, providenciar flores e folhas para enfeitar o barraco, fazer os laos com os ojs (panos no formato de echarpe que o povo-de-santo amarra na cabea, na cintura etc) nos atabaques, alm de manter tudo rigorosamente limpo. Durante estes dias preciso que algum providencie alimentao profana e bules e mais bules de caf para os que esto trabalhando no terreiro. Toda esta trabalheira realizada alegremente, entremeada de brincadeiras, de narrativas de casos acontecidos nos diversos candombls e de indakas (fofocas). A cozinha o espao do terreiro onde se fica sabendo das coisas do candombl e onde muitos ensinamentos so transmitidos, juntamente com avaliaes de todos os tipos. na cozinha que, alm de serem preparadas as comidas dos santos, e as magias, so cozidos os acontecimentos das festas, as prticas dos outros terreiros (chama-se isto de xoxar), os casos de demanda, cura, mistrios, avaliados os desempenhos de adeptos e de orixs, a vida pblica e privada do povo-de-santo em geral. claro que no s na cozinha que se fazem estes comentrios, mas este espao, sendo um espao cheio do segredo do candombl (os feitios so preparados ali), um espao de intimidade do povo-de-santo dentro do terreiro.

A no ser nos momentos mais importantes, como o sacrifcio dos animais e outros rituais, o pai ou me-de-santo esto ocupados com outros afazeres. Em geral atendendo os clientes atravs do jogo de bzios ou da realizao de ebs, etutus (tipos de limpeza ritual, que incluem um sacrifcio animal) ou boris (cerimnia de dar de comer cabea). Quer dizer, dando os primeiros passos na direo da prxima festa. Seja pela transformao do abi (adepto que ainda no passou pelo rito de iniciao), que agora est dando o bori, num futuro ia, seja pela transformao do cliente que veio jogar bzios num novo abi.

Os custos da festa

Outro aspecto importante, no que diz respeito festa de candombl, so seus custos. Apesar das ms condies econmicas em que vive, o povo-de-santo um grupo que consegue promover, com freqncia primeira vista intrigante, festas bastante dispendiosas.

As festas de iniciao e as de obrigao so as mais caras. Entre estas ltimas a mais cara a de 7 anos, conhecida como dec. Nas despesas com tais festas devem ser computadas a manuteno do iniciando e a daqueles que trabalham no terreiro durante o perodo de recolhimento, alm de ser obrigatrio o sacrifcio de um bicho de quatro ps e quatro frangos (um para cada p do bicho, diz-se; chama-se a isso de calar o bicho de quatro ps_). Praticamente repete-se a iniciao, multiplicando-a pelo nmero de orixs que j foram assentados (os 5 ou 7 orixs do enredo) e mais o caboclo (quando o indivduo tem um), que tambm comem.

Mesmo no caso de uma festa simples (comemorativa de um orix), pelo menos uma comida seca cada deus deve receber, como vimos. Exu sempre deve comer e o orix homenageado receber um quatro-ps calado. Este quatro-ps geralmente um bode ou uma cabra. H at quem oferea um boi a seu orix ou caboclo, conforme a situao financeira da casa e/ou do indivduo permitam. Mas geralmente se oferece bem menos que isso, negociando-se com o orix, prometendo-se lhe dar o devido mais tarde. Apenas as comidas secas, porm, j consomem uma considervel quantia em dinheiro do povo-de-santo, alm das despesas com gs, luz, gua, alimentao (e tempo!) dos que trabalham na casa, inevitveis em qualquer atividade do terreiro.

Assim, o mnimo gasto numa festa de orix, simples, de 5.000,00 dlares, sem incluir as bebidas do ajeun, que podem variar do simples refresco em p at cervejas e refrigerantes. No caso da festa de iniciao, uma das mais caras festas de candombl, os custos chegam a 15.000,00 dlares. No dec, multiplique-se pelo menos por trs essa quantia. Poucos, por esta razo, conseguem chegar a esta categoria e, portanto, aqueles que a alcanam orgulham-se muito e so respeitadssimos tanto pelo sacrifcio exigido quanto pelo conhecimento adquirido durante o tempo que se esperou e poupou recursos para tanto.

impossvel reproduzir aqui a lista dos artigos necessrios para uma festa de iniciao. Esta lista contm todos os artigos necessrios no s ao assentamento do orix (a feitura, propriamente dita), mas tambm aos ebs, o material do bori, da roupa de orix e do ia e o sustento do pessoal que trabalhar na roa durante o perodo em que o ia estiver recolhido, em geral 21 dias. Dela constam, em mdia, 126 itens, sem contar as unidades como 20 orobs, 10 litros de mel etc. Alm do preo dos artigos, devemos somar, tambm, os honorrios do pai-de-santo, chamados de mo ou salva de cho, que representam o custo dos seus servios religiosos, a serem pagos pelo ia em dinheiro ou, quando isso no possvel, em trabalho no terreiro.

Feitas as contas, uma iniciao barata, como a de Ogum (pois h orixs considerados baratos, como Ogum, Oxum, Oxssi), no poder ser realizada por menos de 15.000,00 dlares e, as mais caras, como as de Logun-Ed (considerado o orix mais caro do candombl, pois come tudo em casais: um casal de faises, um casal de coelhos, um casal de pombos etc.) e de Oxal, 20.000,00 dlares.

No fcil, portanto, para o filho-de-santo, conseguir recursos para a iniciao ou mesmo para a festa comum. No caso da iniciao, pode demorar anos. Pode se tornar impossvel. s vezes, quando h emergncia, pode-se fazer o orix de esmola, o que significa que o prprio indivduo ou o pai-de-santo pediro aos filhos e clientes da casa que dem algo da lista ou pelo menos parte, conseguindo, ao fim de certo tempo, tudo o que necessrio. Outras vezes os filhos de santo saem rua, oferecendo um punhado de pipocas curativas de Obaluai, em troca de algum dinheiro para a iniciao., este mesmo ato realizado na festa do olubaj do terreiro. Ou, ainda, o prprio orix que exige que tudo seja feito de esmola, ensinando assim a humildade a seus filhos. E se no for desse modo, muitas vezes o abi no ter nunca recursos para fazer seu orix. Mas no comum que ele conte muito com os outros para se iniciar. Primeiro porque pedir a quem j tem pouco, como a maioria do povo-de-santo, na verdade conseguir muito pouco. E depois parece haver uma questo de orgulho envolvendo o assunto. Nada, entretanto, nesse orgulho impede o abi de aceitar presentes que podem ser escolhidos numa lista como as de presentes de casamento para seu orix, e isso acontece freqentemente. Clientes, amigos e parentes que simpatizam com o abi, com o pai-de-santo ou, principalmente, que se julgam em dvida para com o orix que ser feito ou desejam agrad-lo, costumam presentear o ia, diminuindo em alguma coisa o nmero de itens ou a quantia a ser despendida por este. Para muitas pessoas, entretanto, uma questo de honra gastar o que for preciso para satisfazer seu orix. Muitos adeptos do candombl trabalham anos a fio para ter, um dia, condio de oferecer uma esplndida festa em honra de seu orix, faz-lo do modo mais perfeito possvel. Pierre Verger, etnlogo francs, dizia que essas horas de glria criam um sentimento de honra e prestgio que ultrapassa os muros do terreiro:

O candombl uma religio de exaltao da personalidade. Ela faz com que as pessoas se sintam honradas. Uma vendedora de acaraj tem prestgio. Compra-se dela com muito respeito porque ela filha de Oxum, de uma deusa, porque sua deusa baila bem. A gente no se sente humilhada. (Declarao de Pierre Verger a Goulart de Andrade, no programa Comando da Madrugada, do SBT, em 16/11/90).

So provavelmente tais horas de glria que compensam todo o sacrifcio, todo o investimento do povo-de-santo nas festas. Para a parte deste grupo que vive as humilhaes da pobreza, da falta de todo tipo de bens, elas podem ser no apenas altamente revigorantes mas, do mesmo modo que para a parte em melhor condies financeiras, distante desta realidade, momentos de profunda transcendncia, de catarse (purgao. Segundo Aristteles, a catarse refere-se purificao das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um drama.) e de ultrapassamento do prprio eu.

A renovao das obrigaes, a preocupao com as festas dos outros membros do terreiro e com as suas prprias, fazem com que elas sejam um tema cotidiano e objetivo permanente dos adeptos dessa religio, que organizam a prpria vida cotidiana em funo do trabalho que devem realizar na casa de santo para a festa do orix da casa (ou do seu), e das festas de outras casas a que desejam assistir. Ou seja, sendo constante a produo da festa, o candombl a constante produo das horas de glria. As horas de danar e brilhar no barraco. Este ano de 2010 extraordinariamente venho pedir esmola para a realizao do nosso Olubaj, que ser no dia 21 de Agosto as (19) dezenove horas. No caso de alguns filhos no disporem de reserva, devero fazer uma quantidade de (deburu) pipoca, para angariar fundos. Adup. Olodumar Ashe. Baba Lokanfu.

QUANTO PAGAR E PORQUE PAGAR

PAGAMENTOS REALIZADOS EM DINHEIRO PELOS PRSTIMOS AOS RS

esta uma das mais comuns observaes e crticas dirigida para a Religio Less rs, tendo como alvo direto o Bblrs /ylrs, ou seja, a cobrana por parte do Sacerdote e os pagamentos feitos pelos ritos que so realizados no terreiro de Candombl. Excludas todas as ressalvas que j foram exaustivamente feitas em defesa desta prtica sagrada, que o pagamento para que sejam ministrados os sacramentos e rituais que toda religio possui, e que no exclui a Religio dos rs, devendo-se observar que de extrema importncia, tanto para o Sacerdote, Fieis e Iniciados.

Quando algum paga para a realizao de algum rito dirigido aos rs, ele est: Contribuindo para a continuidade, a existncia e a manuteno de um Templo Sagrado (Terreiro de Candombl) dos rs, fato que gera condies para que a religio, onde sua f est depositada, continue a existir;

Ajudando a custear a manuteno de um Sacerdote que dedica sua vida a prestar servios religiosos para o bem estar daqueles que o procuram; independente de ser ela, sua famlia ou qualquer humano que precise.

Colaborando para que o Sacerdote tenha tempo e condies de praticar, estudar e aprender mais sobre sua prpria Religio, e com isso oferecer mais aos seus fiis e adeptos;

Se as citaes acima so de suma importncia, julga-se que existe outra ponderao mais importante, ou seja:

Quando um Fiel, ou um Iniciado, paga para que um ritual seja presidido, ele est gastando seu dinheiro, na maioria das vezes, com seu prprio Or (cabea, energia primordial, Orisa principal, energia interior) ou com seus prprios rss.

PODE HAVER UM DINHEIRO MAIS BEM EMPREGADO DO QUE ESTE?

Parece-me que os pagantes se esquecem disso! Principalmente , quando em momentos difceis de sua vida, foram acolhidos pelo sacerdote sem nada dispor. Mas ainda, no chegamos ao pice da questo. A grande e maior importncia que deve ser dada ao dinheiro que gasto com a Religio est diretamente relacionada com o fato de se estar dedicando o sacrifcio para ganhar o dinheiro, empregando um determinado valor para uma obra dos Deuses

Em sntese: Observa-se que as pessoas relacionadas com o Candombl e Umbanda RECLAMAM por gastar seu dinheiro com seu prprio Or, com seus prprios rs e principalmente com o templo da sua prpria religio, onde se pratica a obra dos Deuses e benefcios para toda humanidade.

Mas, EXIGIR e cobrar o melhor para si, todos exigem.

Como algum pode querer receber com amor, se no d com amor?

As grandes chaves para o sucesso, ou para o fracasso, de qualquer rito realizado nos Templos dos Cultos aos rs.

Todas as religies ensinam seus fiis a dar amor para Deus. E este dar, no envolve somente dar coisas abstratas, mas envolve tambm em dar coisas concretas, materiais, que so necessrias para a manuteno e existncia da continuidade do TERREIRO e da religio.

Elogiam-se muito os cristos que j aprenderam a doar para as suas igrejas, ENTENDENDO-SE que aquilo que doam pela necessidade que sentem de fazer com que a palavra do Deus que eles acreditam seja expandida e difundida aos quatro cantos do mundo. assim que crescem as Igrejas Evanglicas, muitas vezes causando cime para seus prprios irmos da mesma f. Mas, literalmente oposto a isso, que nas casas de Cultos Afro-brasileiro as pessoas reclamam por gastarem seu dinheiro com as obras dos Deuses, reclamam que seus Bbs e ys so ignorantes, mal humoradas e sem cultura, reclamam que sua religio est sendo massacrada na mdia, mas qual a ajuda financeira que estas pessoas, que reclamam, do para que este quadro seja revertido? J que ningum quer pagar para obter o auxlio do Sacerdote ou do Templo que freqenta, imaginem para combater a intolerncia religiosa?

As Il se rs, conhecidas como Casas de Santo, no so tambm a Casa de Deus?

Quem paga pode exigir! Exigir que o Sacerdote estude e se aprimore. Exigir que o Templo seja limpo e bem cuidado. Exigir receber ensinamentos. O Sacerdote pode at ser rico e a Il rs pode at ser luxuosa, desde que seus Fiis e Filhos Iniciados tambm tenham sabedoria, riqueza e sucesso. Esta a troca, que todos desejam obter dos Deuses quando vo buscar o auxlio dos rs atravs do Sacerdote Bblrs. Se, egoisticamente, algum nega parte do que tem de material para as obras de Deuses, o que poder esperar em troca?

Faa sua religio ser grande e forte, e voc ser sbio, rico e prspero. Seja mesquinho com as obras dos Deuses e com sua religio, e sua vida se resumir num eterno pedir e reclamar. E, se por acaso, o Bblrs, o Rabino, o Padre ou o Pastor empregarem mal o dinheiro que recebem, a responsabilidade espiritual so deles. Faa voc a sua parte, doando para as obras onde seus Deuses se encontram, sempre com amor e sem apego. O Sacerdote e o Templo so para voc, meros instrumentos. Lembre-se que, perante Eldmar (Deus), cada um

responsvel pelos seus atos, que por sua vez geraro reaes e com certeza, absoluta conseqncias, que nem os Deuses sero capazes de contornarem. Lorogun, lrogn ou olorogum. Por que os terreiros de candombl fecham na quaresma? Funcionamento do candombl, Ano novo no candombl! Por que o candombl para na quaresma?

Publicado em 23 de fevereiro de 2010por toluaye

2 Votes

Sua doao ir nos ajudar a manter nosso espao Orossi em funcionamento e torn-la mais til para voc. http://www.toluaye.com/doacao.htm

Lorogun, lrogn ou olorogum uma cerimnia ritual que paralisa a maiorias das atividades nos terreiros de candombl, estimulando seus crentes e adeptos ao descanso coletivo, marcado o final do ano litrgico.

Perodo. O lorogun acontece propositadamente no perodo da quaresma catlica, logo depois do carnaval, terminando justamente no sbado de aleluia (primeiro sbado da lua cheia), onde comea o incio do ano litrgico (Ano Novo) para o povo do santo.

Ritual Neste ritual no acontece sacrifcio animal, embora seja oferecida comida ritual no s aos Deuses, mas todos os participante, servido diretamente por todos os orixs do terreiro, extraordinariamente vestidos com roupas estampadas, menos os orixs funfuns que sempre esto com os seus vestes brancos. A comida comportada em duas capangas tira colo e distribuida a todos os presentes, depois estas capangas so penduradas na rvore sagrada do terreiro.

Em seguida, todos os orixs saem com um ich (Atori, Atr ou Ich um apetrecho da cultura Nago-vodum em forma de cip "vara", feito de uma planta chamada glyphaca lateriflora abraham, inerente aos Orixs nan, oxaguian, obaluaye, oxumare, ossaim e ians, principalmente a oya igbale e muito utilizado nos cultos de egungun.

Indispensvel na festa do pilo e na construo de vrios objetos sagrados como xaxar, ibiri e oposaim, sua imitao de metal em forma de seta pode ser vista nos assentamentos sagrados

igba oxumare, igba ossaim e igba obaluaye, o mesmo material serve para confeco das colheres de madeira sobrepostas no igba nan. Suas hastes so simbolizadas com os ancestrais e tem finalidade de afastar os espritos (eguns) para o seu espao sagrado, e eliminar as energias negativas da comunidade, proporcionando a sade e longevidade dos crentes.) devidamente enrolado com tecidos ou papis e comeam simbolicamente uma luta, parecido com maculel, este mesmo objeto levado e depositado aos ps da rvore sagrada do terreiro. Neste momento todos os orixs seguram nas mos uma quantidade de folha sagrada, que so passada no corpo de todos os presentes, inclusive uns aos outros, formando um verdadeiro alarido, dando uma impresso de briga "guerra" que interrompida com a manifestao de oxal, imediatamente tudo volta a calmaria e todos danam sob um grande al (pano branco), os cnticos sagrado deste orix da paz.

Referncias Orun Aye: Encontro de Dois Mundos JOSE BENISTE

niciao, feitura de santo, iniciao no candombl, obrigao de sete anos, deka, oi ou Oy, odu ej, odu keta

Publicado em 19 de junho de 2009por toluaye

4 Votes

Feitura de santo na iniciao Ketu.

Sua doao ir nos ajudar a manter nosso espao Orossi em funcionamento e torn-la mais til para voc. http://www.toluaye.com/doacao.htm

Para saber se uma pessoa precisa ser iniciada ou no no Candombl, o Babalorix ou Iyalorix consulta o jogo de bzios no merindilogun onde ter as respostas. Essa uma das formas de saber, a outra quando uma pessoa vai assistir uma festa de candombl e entra em transe profundo, esse transe chamado de "Bolar no Santo" a declarao em pblico do Orix que quer a iniciao de seu filho, nesse caso o babalorix vai consultar o jogo de bzios para saber qual o Orix e suas condies, se pode esperar ou se caso de urgncia. Normalmente so feitos acordos com os Orixs para que aguardem at o filho ter condies financeiras e de frias para poder se recolher.

A primeira fase da iniciao ou feitura de santo na nao Ketu de 21 dias, onde a pessoa fica em retiro longe da vida profana e da famlia, devendo desligar-se de tudo e dedicar-se totalmente aos ritos de passagem, salientando-se que todo o ritual da iniciao no pblico. Salientando tambm que essa iniciao s pode ser feita por uma pessoa iniciada, segundo as normas do candombl s pode transmitir o Ax quem os recebeu de algum iniciado na obrigao de odu ej.

Quanto ao fato da pessoa ser recolhida para ser Ia, Ogan ou Ekedi, essa questo s resolvida durante a iniciao, se a pessoa entrar em transe ser um Ia elegun, se no entrar em transe e for homem, ser um Ogan, se for mulher ser uma Ekedi.

Barco de Ia A iniciao pode ser de apenas um Ia ou pode ser de muitos nesse caso recebe o nome de "Barco de Ia". Quando entra para fazer o santo sozinho ser chamado de Dofono (homem) ou Dofona (mulher), por ser o primeiro e nico.

No caso do barco o primeiro Ia ser chamado de Dofono, o segundo dofonitinho, o terceiro ser chamado de Fomo, o quarto de Fomutinho, quinto de Gamo, sexto de Gamutinho, stimo de Vimo, Oitavo de Vimutinho, nono de Gremo, decimo Gremutinho, decimo primeiro de Caula e da por diante, essa sequncia de nomes so usadas na maioria das casas de candombl de cultura Jeje-nag.

J houve barcos com quinze Ias que se tem notcia, mas isso muito raro, pois implica muito trabalho e dedicao de muitas pessoas para cuidar dos Ias, a maioria das casas recolhem no mximo trs ou quatro. Existem Orixs que no podem ser iniciados junto com outros nesse caso ser recolhido sozinho.

Iniciao Nos 3 primeiros dias a pessoa ficar descansando e fazendo os ebs de limpeza que sero apurados no jogo de bzios, e tomando banhos com folhas sagradas e ab, ficar recolhida no ronc (quarto especfico de recolhimento), prximo ao peji e ser feita a primeira obrigao que o bori, no final dos trs dias suspenso o bori e passa para as fases seguintes.

Em seguida comea a contar o perodo de 16 dias, a tem incio o longo aprendizado das rezas, costumes, prticas, lendas, histrias e a iniciao propriamente dita, que consiste em raspar a cabea, fazer curas (pequenos cortes), assentamento do orix, sero oferecidos animais, comida ritual, flores e frutas.

Sada de Ia

Segunda sada de Ia, pintura colorida. No final tem a festa que chamada de "sada de ia", essa festa dividida em 4 partes: A primeira sada no barraco interna sem a presena do pblico, somente os membros da casa estaro presentes. Pode ter variao de uma casa para outra ou de nao para nao, uns fazem trs sadas pblicas outros fazem quatro.

Inicia-se o candombl normalmente despachando o Pad (pode ser despachado durante o dia tambm, depende da casa) e canta-se algumas cantigas para cada um dos Orixs, enquanto isso os Ias esto sendo preparados para a primeira sada no barraco de festas.

Na primeira sada pblica o Ia sai do ronc (nome dado ao quarto onde ficam recolhidos) para o barraco todo vestido de branco, essa sada em homenagem a Oxal, trs na testa uma pena vermelha chamada Ekodid e na parte superior da cabea o adoxu e pintado com efun, ele vem acompanhado de sua me pequena, do Babalorix ou Iyalorix e todos que ajudaram na feitura. Nessa sada o Ia dever saudar a porta, os atabaques o Ax do centro do barraco onde estar o fundamento da casa e a Iyalorix. Em seguida recolhido para mudar de roupa.

A segunda sada pblica do Ia no barraco as roupas so coloridas em homenagem todos os orixs e a pintura feita com o p azul wji, branco efun, e vermelho osn. O Ia sendo de oxal ou determinados orixs funfuns a roupa no pode ser colorida, predominando o branco, todavia a pintura colorida seja relevante em quantidade discreta.

Momento mais esperado da iniciao (Orunk)

Orunk. Hora do nome do Ia candombl. A terceira sada do Ia a mais esperada por todos da comunidade, nota-se um momento de tenso muito grande e a expectativa dos sacerdotes que contriburam nesta sagrada iniciao, que pode ser afirmada ou negada pelo novio de que tudo foi bem feito ou no, com o grito triunfal do seu nome. Novamente o Ia trazido ao ile ax, desta vez sem a pintura geral, s com uma pintura de wji no centro da cabea (cuia de wji) ou boril (ritual feito com ej do pombo branco) e ornado com penas do mesmo. O Orix dir seu Orunk para todos ouvirem, nesse caso escolhida uma pessoa (normalmente um Babalorix ou Iyalorix de outra casa) presente para tomar o nome do Orix, so feitas

algumas cerimnias onde a pessoa pergunta por trs vezes o nome do Orix e na terceira ele grita em voz alta seu Orunk para todos ouvirem. Depois do nome dado o Ia recolhido novamente para trocar a roupa.

A quarta e ltima sada o Orix vem todo paramentado com roupas e ferramentas caractersticas de cada Orix, para danar e ser homenageado por todos os presentes. No final canta-se para Oxal e a festa encerrada.

Ajeum ou Banquete

Banquete no ritual de candombl. Quando encerrado o candombl todas as filhas da casa ocupam seus postos e comeam a distribuir a comida ritual do banquete farto. Sempre tem comida para todos e sempre sobra. Esse banquete composto de cabritos assados ou cozidos, galinhas, patos, pombos, canjica, milho cozido, inhame, pipoca, aca, acaraj, toda comida ritual servida ao Orix distribuda para os presentes. Muitos candombls no permitem bebidas alcolicas nesse caso servido o Alu, nas casas que permitem servido refrigerante e cerveja.

Algumas casas atualmente no servem comida de santo para os presentes, dependendo das posses do iniciado poder se contratar um Buffet para o banquete onde sero servidos aos convidados todos os requintes contratados.

Seguimento da iniciao chamado Urupim.

No mesmo dia ou no, dependendo do costume da casa, as luzes eltricas so desligadas, e inmeras velas so acesas, ouve-se um cntico tristonho como nos rituais fnebres axex, o Ia cercado dos mais velhos, Iyaefun, Iyadagan, iyamor, Iyabass Iyakeker e puxada pelo

Babalorix ou Iyalorix trazido do peji ao ile ax com um alguid ou balaio coberto com pano branco e ornado com flores brancas e mariw, contendo inumeros objetos, comida ritual e o cabelo rapado no inicio da obrigao. Este ritual denominado pelo povo do santo de carrego de urupim e pode ser assistido por alguns membros da comunidade, mas no chega a ser uma festa pblica, fechando um ciclo do rito de passagem de abi "no nascido" para ia "novio ou recm nascido".

Passada a festa o Ia ficar mais uns dias na roa dependendo do jogo de bzios e a confirmao no merindilogun, depois ser levado para sua casa pela Iyalorix que a entregar a sua famlia.

Ritual do Pan.

O ia ainda desorientado devido ao longo perodo de transe e clausura, com os movimentos ainda trpegos, recebe orientao do seu Babalorixa ou Yalorixa para executar as tarefas que sero usadas em seu dia a dia, tais como varrer, costurar, lavar, passar, sentar-se mesa, cozinhar, etc. Numa dramatizao muito divertida onde todos da comunidade tem um grande prazer de participar, rindo e at mesmo ajudando o novo iniciado. O ritual de apan tem a finalidade de fazer com que o novio reaprenda as atividades do mundo profano e cotidiano, para que nada lhe seja prejudicial no futuro e tambm entenda que j hora de voltar sua vida normal, apesar de aproveitar mais um pequeno perodo do seu mundo sobrenatural, estabelecendo neste momento o ewo temporrio ou permanente, que o novio ter a responsabilidade de obedecer, finalizando este ritual com outro rito chamado Kr (juramento feito diante do obi e uma quartinha).

Sua doao ir nos ajudar a manter nosso espao Orossi em funcionamento e torn-la mais til para voc. http://www.toluaye.com/doacao.htm

Cada de kel

Porm a Ia ainda no terminou as obrigaes ter ainda que cumprir um resguardo normalmente de trs meses e continuar usando o kel (uma gargantilha de contas) que foi colocada em seu pescoo no incio da feitura de santo. Durante esses trs meses o Ia continuar dormindo numa esteira, usar roupas brancas e seguir uma srie de restries denominada de ewo. Terminado o perodo de quel, feita a retirada do mesmo e outra festa feita para comemorar a comumente chamada "cada de quel".

o perodo mais difcil para o Ia que precisa voltar a trabalhar, muitos se iniciam no perodo de frias do trabalho e quando termina as frias precisam voltar para um ambiente onde sem dvida ser notado por todos, discriminado por alguns e ter que se manter calado, ter muitos problemas na hora das refeies, pois est proibido de entrar em bares e restaurantes, ter que levar uma marmita e aceitar os olhares de curiosidade.

Algumas casas atualmente por esse motivo tm feito alguns acordos com os Orixs para que o Ia que precisa trabalhar j saia da roa sem o kel, mas ter que cumprir todos os itens do resguardo nos mnimos detalhes. Nesse caso no precisar usar somente branco, poder usar roupas de cores bem claras como azul, rosa, beje, cinza, tudo para no chamar muito a ateno. Existem casos de firmas que o uniforme preto, marrom, azul marinho, nesses casos o Orix permite, no vai querer que seu filho perca o emprego.

Obrigao de um e trs anos

At fazer um ano de feitura ou pagar sua obrigao de um ano (od Kn), ainda ter algumas restries (ewo temporrio. como cortar cabelo, tomar banho mar e outros. Ser feita a obrigao de um ano de feitura, uma nova festa para comemorar a data onde sero oferecidos comida ritual, frutas e flores.

Outra obrigao feita aos trs anos de feitura (od kt), algumas casas ou naes fazem tambm uma de cinco anos, mas no candombl ketu considera-se um ano, trs e sete anos. Ele ou ela permanecer como Ia at completar os sete anos de feitura e fazer a obrigao de sete anos (odu ej).

Obrigao de sete anos (odu ej) S quando fizer a obrigao de sete anos Odu ej que ser considerado um Egbomi.

A obrigao de sete anos to grande e importante quanto a feitura, nessa obrigao que ser definido se o Egbomi ir abrir uma casa ou no. A Iyalorix entregar para o Egbomi no ato da festa seus pertences (jogo de bzios, pembas, favas, sementes, tesoura, navalha, tudo que vai precisar para iniciar Ias) no Ketu chamdo Odu Ij com Oy, em outras naes chamado de Dek, Peneira, Cuia, etc.

Caso o Orix da pessoa no queira abrir uma casa e queira continuar na roa da Iyalorix, o Orix depositar os objetos recebidos nos ps da Iyalorix e sua filha no abrir uma casa, continuar na roa onde normalmente receber um posto para ajudar a Iyalorix.

Quando o Orix aceita a Egbomi receber todas as homenagens dos presentes pois est sendo consagrada como uma nova Iyalorix se for homem Babalorix. Nesse caso ter que providenciar uma casa para onde ser levado seu Orix e iniciar um novo Ile ax.

Odu ej, or odn kje ou odum ej so nomes pertinentes a obrigao de sete anos, que pode ocorrer a partir dos sete anos de feitura de santo de um elegun, ia ou outro iniciado, desde que estes tenham pago suas obrigaes de um (1) ano od Kn e trs anos od kt.

Esta obrigao uma das mais significativas e impotantes na vida de um iniciado, pelo fato de marcar um novo ciclo, adquirindo posio ou statos na hierarquia familiar do candombl, pois um rito de passagem de ia para ebonmi.

Dependendo do esprito de iniciativa, liderana e aptido, que esta pessoa tenha no ciclo de convivncia do povo do santo, pode ser pronunciada a comunidade, pelo seu babalorix ou iyalorix a continuar no ile ax de iniciao, agora como sacerdote ou sacerdotisa, ocupando cargos como iamor, iyalax, sarapemb, iyaefun etc. Ordinariamente se ouve dizer que "fulano de tal" recebeu o cargo na obrigao de sete anos.

Neste sagrado ritual, o novo ebonme estar apto tambm a tornar-se um Babalorix ou Iyalorix para fundar o seu prprio ile axe, dependendo da confirmao no jogo de merindilogun consultado previamente. Da a obrigao de odu ej programado e feito com outro ritual chamado de Oy.

Oy, oy ou ip. (Deka) cargo de santo ou won Ip rs.

Oy, oy ou ip so nomes consernentes a um tipo de cargo especifico na cultura Jeje-Nag, outorgado por um sacerdote do candombl, babalorix ou iyalorix a um elegun, geralmente na obrigao ou depois do odu ej. Igualmente chamado de won Ip rs e Deka no candombl de angola .

Complexidade Neste ritual complexo e exaustivo, tem incio at mais de um ano retroativo, pois necessrio a construo de um ile ax com a preparao devida de onile, fundao de um peji e vrios outros assentamentos de orixs, iniciao ritual dos atabaques, Agog, adj etc.

Petrechos

Rumgebe.Afro brasileiro.candombl.No dia propriamente dito da entrega do Oy, um grande cabaa denominada de igb, tambm chamada de cuia de ax recheada com vrios objetos sagrados, que o novo sacerdote vai utilizar durante muito tempo de sua vida sacerdotal, at mesmo na sua ultima obrigao chamada de axex, contendo obi, orob, aridan, ekodid, navalha, faca, tesoura, efun, limo da costa e o importante fio de conta mais cobiado do povo nag o Humgeb.

Desfecho

Meridilogun.Sob o igb encontra-se um opon merindilogun, "Peneira de palha" ornada com bzio e palha da costa, onde est depositado o mais precioso e poderoso instrumento de

consulta aos Deuses africanos, chamado de merindilogun. A entrega da cuia de ax geralmente feita no barraco na presena de todos presentes, logo em seguida o orix do novo sacerdote responde, confirmando aceitao, todavia o mesmo submetido a teste de aprendizado tendo que jogar os bzios na presena dos sacerdotes mais velhos, inclusive de outros terreiros.

Iniciao ou confirmao de Ogans e Ekedis.

Para os cargos ou postos de Ogan e Ekedi normalmente so pessoas escolhidas pela Iyalorix ou por algum Orix da casa, sero pessoas de sua inteira confiana, pois ficaro com a responsabilidade de zelar da casa e da festa enquanto a iyalorix estiver em transe.

Uma vez que no entram em transe, Ogans e Ekedis passam por todos os preceitos que passam os Ias inicialmente e at um determinado momento, mas durante o desenrolar da obrigao constatado que no entrar em transe, confirmado atravs do jogo de bzios no merindilogun o Orix que trar o Orunk do Ogan ou da Ekedi na festa.

Se foi escolhido pelo Orix da Iyalorix ou Babalorix ou pelo Orix de uma das Egbomis da casa, o Orix que o escolheu que sair no barraco acompanhando o iniciado. Nesse caso a festa no ter tantas sadas como as sadas de Ia. Mas no final ter o mesmo banquete de confraternizao entre todos presentes.

Quanto ao resguardo e ewo tambm no ser igual ao do Ia, ser de acordo com o jogo de bzios, mas geralmente de 21 dias de Quel e normalmente cumpridos na roa, no caso de impossibilidade por motivo de trabalho, sai de manh para trabalhar e vem dormir na roa at terminar o perodo de Quel.

Sua doao ir nos ajudar a manter nosso espao Orossi em funcionamento e torn-la mais til para voc. http://www.toluaye.com/doacao.htm

About these ads

--------------------------------------------------------------------------------

Curtir isso:

Esse post foi publicado em No categorizado. Bookmark o link permanente.

Assentamento de Orix, Igba orix, assentamentos de todos orixs no candombl. Assentamentos dos orixs mais importantes.

bej ou gbej , ibeji, er, vunje, ou Nvunji, so cosme, so damio, so crispim e so crispiniano o que siguinifica caruru de so cosme no candombl divindade gmea da vida, protetor dos gmeos.

30 respostas para Iniciao, feitura de santo, iniciao no candombl, obrigao de sete anos, deka, oi ou Oy, odu ej, odu keta

elmo disse:

20 de junho de 2009 s 21:22

Adorei! de muita mportncia, que a nossa religio seja dissimada e pofessada com a devida responsabilidade. De desconstruir a imagem to pejorativa que os leigos atribuem. Pois, sob o vu do prconceito, as pessoas no percebem a verdadeira beleza e magia da nossa religio. Parabns meu pai por mais essa empreitada, to didtica e bonita.Adup ir !Elmo ( Araunj )

Resposta

roxanda disse:

18 de agosto de 2009 s 17:52

Fiquei encantada com a pagina e a clareza dos tpicos para entendimento de qualquer leigo! Parabns, Recomendei aos amigos curiosos por nossa religio. Ax a todos os irmos.

Resposta

carlos disse:

28 de setembro de 2009 s 14:47

BOM DIAMTB,EU SOU ZELADOR DE SANTO DO ASE OXUMARE DA NAO DE KETU,BISNETO DO FALECIDO PAULO DA PAVUNA, NETO DE SANTO DE MARCOS DE OYA, E FILHO DE SANTO DE ALEXANDRE CHAUEM,A MINHA ESPOSA TEM 7 MESES DE SANTO ELA CAIU NA MAO DE UM MARMOTEIRO,CHAMADO ALEXANDRE DE ESU, QUE DIZ QUE SABE FAZER SANTO,. ELA LENDO ESSES INCINAMENTOSD ELA FICOU REVOLTADA POR DEMAIS ,AGORA ELA VAI TER QUE FAZER TD DENOVO, POR EU NAO PODER PARTICIPAR DA OBRIGAO DELA,O CARA SO FEZ MERDA NO ORI DELA, MAS TDBM,VCS ESTAO DE PARABENS POR FAZER ESSA PAGNA POIS MUITA GENTE QUER FAZER SANTO E TEM MEDO POR CAUSA DESSAS PESSOAS QUE DIZEM SER PAI DE SANTO,ESSAS EXPLICAOES ESTAOU DE ALTO NIVEL.MTB, QUE MEU PAI OMOLU, POSSA ESTAR DANDO SEMPRE SABEDORIA A VCSE MUITO AXEOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Resposta

Ramon disse:

11 de maio de 2013 s 22:57

verdade Carlos, difcil encontrar zelador(a) de santo que faz o correto, muitos hoje fazem por $ no se preocupando com o futuro do filho(a). As consequncias so desastrosas na vida de um iya, estou me preparando para entrar amanh , me recolher e ja conversei e li um pouco pra poder ter noo do que certo e errado. Parabns ao responsvel por esse site. Muita informao correta, sou abi, mas procuro aprender o que est dentro do permitido. Motumb.

Resposta

suliene t yemanja disse:

13 de outubro de 2009 s 3:35

Boa noite:meu nome Suliene sou ia,filha de yemanja estou aprendendo muito c/ vocs adorei tudo muito axeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.

Resposta

nilton disse:

19 de novembro de 2009 s 14:56

Se quebrar o Kele o que acontece?

Resposta

rodrigo disse:

22 de janeiro de 2010 s 19:27

Adorei os esclarecimentos! sou Filho de Felicio de Xango , Rio Preto -SP e neto de Waldomiro de Xango finado BAHAIANO.Vcs estao de parabens!!

Resposta

FARA disse:

24 de janeiro de 2010 s 18:08

vcs esto de parabns com essa pgina de esclarecimentos; adorei mais gostaria de saber mais sobre; das pessoas que no podem ser feita feitura. e o que eku

Resposta

J disse:

9 de fevereiro de 2010 s 21:02

Gostei muito deste site. sou um ya novinho 9 dias

Resposta

J disse:

9 de fevereiro de 2010 s 21:03

me desculpe gosta de sabe + sobre a conduta ritual na ROA de SANTO

Resposta

Martha disse:

18 de fevereiro de 2010 s 18:06

Felicitaes pelo site! Apenas gostaria de colaborar trazendo a informao de que na verdade o "hungebe" (rungebe) o fio de conta sagrado da nao "Jeje", carregado de grande simbologia para ns, o fio de conta da vida e da morte. Quando nos iniciamos tornamo-nos vodunsis e recebemos o hungebe pois acabamos de nascer no mundo do santo e quando morremos o hungebe nos acompanha. Ele nos liga com o orum, nos levando tambm de volta a ele. natural que com o intercmbio entre as pessoas no Candombl e as naes, e at mesmo a prpria dinmica das coisas, seu uso seja adotado por outros e at ressignificado, o que nos preocupa no entanto que haja o desconhecimento e a banalizao acerca de seu

verdadeiro significado, sua importncia e seu uso, por isso achei importante trazer essa informao como forma de contribuir para reflexo Saudaes!!!

Resposta

jean disse:

19 de fevereiro de 2010 s 15:54

adorei os asuntos tudo bem esplicados quero saber se posso ser iniciado no seu terreiro

Resposta

luan disse:

8 de abril de 2010 s 7:06

Perfeito esse site *.*

Resposta

ME SENTINDO disse:

9 de abril de 2010 s 2:39

Adorei toda as explicaes, tirou algumas duvidas minha. parabns.onde fica fica o seu ile axe.?

Resposta

solange disse:

4 de junho de 2010 s 4:57

adorei esse site

Resposta

yemanja disse:

8 de novembro de 2010 s 20:18

ola gostaria de sabe a qualidade de yemanja e xango ayra juntos axe

Resposta

Bruna disse:

28 de novembro de 2010 s 19:57

Fiquei surpresa com algumas questes relacionadas na pagina de vocs, mas sou encantada e curiosa pela religio, frequento um centro espirita a 7 anos, mas nunca me aprofundei estou fazendo um tratamento junto com joo da mata, e fiquei hiper feliz em saber que posso ter um suporte maior sobre o assuntoParabns pela postagem!

Resposta

joao paulo oliveira da silva disse:

29 de novembro de 2010 s 21:00

oi boa noite,

gostaria de entender mais, porque para raspar pro santo tem que ser feito algumas curas, tenho um serio problema no suporto marcas e cicatriz, tem algum outro tipo. pois quero desenvolver mais no espiritismo, mas tenho esse problema. estava numa casa que quando a conheci o zelador me disse que meu orixa era ogun mas outro zelador me disse que meu orixa era xango. na casa onde o zelador me disse que era filho de ogun me disse que meu exu era caveira. quem me conhece diz que sou filho de xango. retornei na casa onde foi dito que era filho de xango e me disse que minha qualidade de orixa no teria como exu caveira e sim exu pinga fogo, tiriri, pimenta. gostaria de me informar mais pois levo a serio o espiritismo.

obrigado

Resposta

toluaye disse:

6 de dezembro de 2010 s 19:28

O objetivo principal dos cortes na feitura de santo ou obrigaes, so prprios das religies africanas e afro-brasileira afins, para insero de ps mgicos tipo efun, wji e osn em seu corpo, que tornaro cicatrizes sagradas e permanentes, que definiro os futuros sacerdotes, facilitando a proteo para seus males, definindo sua identidade cultural e ligao com o seu orix, inkice e vodum. Dependendo da casa o sacerdote ou sacerdotisa, com autorizao do Orix poder substituir por um tipo de proteo liquida que ser ingerido, todavia saliento que os cortes so superficiais e no causa incomodo. Quanto a demanda em relao ao seus Orixs, recomendo que procure uma casa de sua confiana, que tenha amor, respeito e saber, para lhe acolher da melhor forma possivel. Que os Deuses lhe ilumine e lhe traga bons caminhos para sua vida. Ash .

Resposta

carlos disse:

23 de maro de 2011 s 21:10

parabns por todas as questes que aqui foram relatadas! Para que as pessoas no julgue antes de conhecer profudamente aquilo no conhecem ou no saibam, que este site seja sempre de grande auxlio a todos., tirei minhas duvidas e aprendi mais, saber conhecer sempre e de grande valia em nossas vida Axeeeeeeeeeeeeeee a todos

Resposta

Marcelo disse:

6 de abril de 2011 s 17:25

Boa tarde, Fui em uma casa de candomble muito idonea para me consultar mas o pai de santo da casa me disse que tenho que fazer o santo,porem ele cobrou um valor que para mim e muito grande,entao quero saber se sou obrigado a fazer o santo naquela casa ou posso procurar outra casa de candomble para fazer o santo ? Uma curiosidade ,porque pessoas que tem o mesmo santo tem valores tao diferente,porque do meu amigo que e mesmo santo que eu ele cobrou apenas 1/5(hum quinto ) do valor da feitura isso porque eu tenho a condiao financeira bem mais

ERVA QUE CURA CANCER

Publicado em 5 de agosto de 2007por toluaye

Rate This

ERVA QUE CURA CANCER .

DIVULGUE

MUITO IMPORTANTE QUE LEIAM E DIVULGUEM. ALGUEM PODE ESTAR PRECISANDO E NO CUSTA TENTAR!! VAMOS REPASSAR.

CANCER A ERVA QUE CURA Amigos,vejam s que interessante:

Recebido de Dr. Rmulo dAvila (que mdico). Repassem aos seus contatos. Notcias assim no so divulgadas por causa da presso dos grandes laboratrios farmacuticos. Mas esse lado bom da Internet.

CANCER A ERVA QUE CURA

Foi pesquisado pela USP e vlida Dr. Panuzza confirma.

SE VC CONHECE ALGUM QUE TEM CNCER, POR FAVOR ENCAMINHE ESSE E-MAIL. MAS MESMO QUE NO CONHEA ENCAMINHE A OUTRAS PESSOAS, PORQUE QUEM SABE ESSAS POSSAM AJUDAR ALGUM QUE PRECISE. ALM DE CURAR O CNCER, ESSA FOLHA TEM OUTROS BENEFCIOS. ABAIXO SEGUE COMENTRIO:

FOLHA DE GRAVIOLA

A folha de graviola cura cncer. Segundo Evandro Romualdo, um amigo lhe confidenciou a seguinte histria: Que sua esposa aps descobrir um cncer no seio que chegou a se espalhar pelo seu corpo, estava praticamente com os dias de sua vida contados. Foi ento, que ele descobriu uma publicao sobre o CH DE GRAVIOLA.

A notcia estava em um site e o ttulo do artigo CANCER MAGIC BULLET DISCOVERED, but drug giants hushes it up!- 10,000 times stronger than chemotherapy with no adverse side effects..

Na reportagem eles citam o quanto o extrato da GRAVIOLA 10.000 vezes mais forte do que a quimioterapia por drogas, e sem efeitos colaterais.

Citam tambm a rvore como sendo encontrada na floresta Amaznica.

Enfim, a esposa dele tambm tomou o ch, e em dois meses no tinha mais nenhuma seqela ou ferida.

Hoje est viva e saudvel!

AQUI FICA A DICA PARA QUEM PRECISAR, SE PUDER DIVULGUE, QUEM SABE ASSIM CONSEGUIMOS AJUDAR MAIS PESSOAS COM ESSA NOVA DESCOBERTA.

ABAIXO SEGUEM OS SITES DE CONSULTA:

- American College for the Advancement in Medicine: <<http://www.acam.org/>>

- American Academy of Environmental Medicine: <<http://www.aaem.com/>>

- International College of Intergrative Medicine: <<http://www.icimed.com/>>

- Meridian Valley Laboratory: <<http://www.meridianvalleylab.com/>>

- Tahoma Clinic and Dispensary: <<http://www.tahoma-clinic.com/>>

No deixe que sua boca diga nada que sua mente no sustente EBO DE ODU

Publicado em 27 de fevereiro de 2007por toluaye

1 Vote

Sua doao ir nos ajudar a manter nosso espao Orossi em funcionamento e torn-la mais til para voc. http://br.geocities.com/toluaye

EBO DE ODU

EB DE OKANRAN MEJI

Um peixe fresco; um carretel de linha branca; um de linha vermelha e um de linha preta; um punhado de cinzas de carvo; um charuto; um obi; oti; dend; mel e um akunko preto. Passase tudo no corpo e arruma-se dentro de um alguidar. As linhas so desenroladas passando sobre os ombros da pessoa, de trs para frente e vo sendo jogadas dentro do alguidar. Sacrifica-se o akunko para Egun e coloca-se dentro do alguidar. Cobre-se tudo com ep, oti mel, espalha-se as cinzas por cima e despacha-se numa estrada de movimento.

EB DE EJIOKO

Um akunko, duas penas de papagaio, dois aros de ferro, dois obs, duas favas de atar, dend, mel, oti e p de efun. Passa-se o akunko no cliente e sacrifica-se para Ex. Arruma-se tudo dentro de um alguidar e deixa-se diante de Ex de um dia para o outro. As penas e os aros de ferro ficam no Ex, o resto despachado no lugar indicado pelo jogo.

EB DE ETAOGUND

Um akunko; um peixe fresco; um pedao de carne bovina; oti; ep pup; mel; um pano preto. Passa-se tudo no corpo do cliente, sacrifica-se o akunko para Ex; embrulha-se tudo no pano e despacha-se no lugar determinado pelo jogo.

EB DE IROSUN MEJI

Quatro omo adie ou akunko kekere, um flecha, um basto de madeira, quatro tipos diferentes de cereais torrados. Passa-se tudo no corpo do cliente e coloca-se o basto e a flecha nos ps de Ex e os cereais dentro de um alguidar. Sacrificam-se os omo adie para Ex e colocam-se dentro do alguidar, por cima dos cereais. Despacha-se em gua corrente. (A flecha e o basto ficam para sempre com Ex).

EB DE OXE MEJI

Um peixe vermelho, cinco bzios, cinco ovos, cinco obs, cinco folhas de akok, uma cabaa e areia de rio. Corta-se a cabaa no sentido horizontal e coloca-se areia de rio dentro. Passa-se o peixe na pessoa e arruma-se dentro da cabaa, sobre a areia. Passam-se os demais ingredientes e vai-se arrumando em volta do peixe, dentro da cabaa. (Os ovos so crus e no podem ser quebrados). Tampa-se a cabaa com sua parte superior e embrulha-se com um pano colorido. Pendura-se o embrulho no galho de uma rvore na beira de um rio.

Sua doao ir nos ajudar a manter nosso espao Orossi em funcionamento e torn-la mais til para voc. http://br.geocities.com/toluaye

EB DE OBARA MEJI

Um akunko, uma adie, seis abaninhos de palha, seis obs, seis acas, um pedao de corda do tamanho da pessoa, um alguidar grande, mel, oti, ep, seis velas. Passa-se tudo na pessoa e sacrificam-se para Ex. Colocam-se tudo dentro do alguidar (o akunko por cima da adie), arruma-se as demais coisas em volta e a corda ao redor de tudo (dentro do alguidar). Cobre-se com mel, ep e oti e acendesse as velas em volta. Este eb tem que ser feito e arriado nos ps de uma palmeira.

EB DE ODI MEJI

Uma adie carij, sete espigas de milho verde, sete tipos diferentes de cereais torrados, sete chaves, sete moedas e sete pedaos de rapadura.

Passa-se tudo na pessoa e arruma-se dentro de uma panela ou alguidar de barro. Sacrifica-se a adie em cima do eb e coloca-se o seu corpo sobre ele. Despacha-se num caminho de subida (no incio da subida).

EB DE EJIONILE

Uma adi branca, uma vara de madeira do tamanho da pessoa, canjica cozida, oito ovos crus, um pedao de pano branco, oito acas, oito bzios, algodo em rama e um alguidar. Passa-se tudo no corpo do cliente e arruma-se no alguidar que j foi anteriormente forrado com algodo. Amarra-se o pano na vara de madeira que deve ser fincada no solo como uma bandeira. Arreia-se o alguidar com o eb na frente da bandeira. Passa-se a adie no cliente, com muito cuidado para no machuc-la, apresenta-se a Ex e solta-se com vida. Este eb para ser feito num lugar bem alto, de frente para o local onde nasce o Sol, de manh bem cedo.

EB DE OS MEJI

Um akunko, nove agulhas, nove taliscas de dendezeiro, nove bolos de farinha, nove cabacinhas pequeninas, nove acas, nove gros de atar, nove moedas, nove penas de ekodid, algodo, p de efun e um alguidar. Sacrifica-se o akunko para Ex e coloca-se dentro do alguidar. Arruma-se tudo em volta do akunko. Nas pontas das taliscas de dendezeiro, enrola-se um pouco de algodo como se fosse um cotonete. Molha-se o algodo enrolado nas taliscas, no ej do akunko e depois passa-se no p de efun. As taliscas e as penas de ekodid no vo dentro do alguidar, devem ser espetadas no cho, formando um crculo ao redor do mesmo, no local em que for despachado. Neste eb no se passa nada no corpo do cliente. Despachar na beira da praia sem acender velas. Na volta, todas as pessoas que participaram tm que tomar banho de folhas de elevante e defumar-se com p de canela.

EB DE OFUN MEJI

Uma tigela branca grande, canjica, uma toalha branca, dez velas brancas, dez acas, um obi de quatro gomos, gua de flor de laranjeira, p de efun, algodo em rama e um igbn vivo. Leva-se tudo ao alto de uma montanha e ali, embaixo de uma rvore bem copada, faz-se o seguinte: Primeiro reza-se a saudao de Ofun Meji, depois, forra-se o cho com a toalha branca; no meio da toalha, coloca-se a tigela com a canjica, coloca-se os quatro gomos do obi sobre a canjica, um de cada lado; coloca-se os dez acas em volta da tigela; em cada aca espeta-se uma vela, cobre-se a tigela com o algodo, derrama-se sobre ele a gua de flor de laranjeira e cobre-se com o p de efun. Passa-se o igbn na pessoa e manda-se que ela o coloque, com suas prprias mos sobre a tigela. Derrama-se um pouco de gua de flor de laranjeira sobre o igbn que dever permanecer vivo. S ento acende-se as velas e faz-se os pedidos. A cada pedido formulado diz-se: Hekpa Bab. Na volta para casa deve-se falar o mnimo necessrio e, a pessoa que passou pelo eb tem que guardar resguardo de dez dias e vestir-se de branco durante o mesmo perodo.

Sua doao ir nos ajudar a manter nosso espao Orossi em funcionamento e torn-la mais til para voc. http://br.geocities.com/toluaye

EB DE OWNRIN MEJI

Dois obs, duas solas de sapatos velhos (da prpria pessoa), dois bonequinhos de pano, dois pedaos de pano, sendo um branco e um amarelo, uma casinha de cera, duas pencas de bananas, dois saquinhos de confete, e um akunko para Ex. A roupa que a pessoa estiver vestindo na hora do eb, tem que sair no carrego, que ser despachado nos ps de uma rvore frondosa. Feito o eb, o cliente se vestir de branco por dois dias.

EB DE EJILA XEBORA

Um akunko, dois irels, doze folhas de babosa, doze pedacinhos de ori-da-costa, doze pedaos de coco seco, doze gros de atar, um alguidar, doze folhas de mamona, doze bzios, um charuto de boa qualidade, dend, mel, oti, p de peixe defumado, p de ek defumado, doze gros de lelekun e p de efun.

Sacrifica-se o akunko para Ex e coloca-se dentro do alguidar. Passa-se no corpo do cliente e vai-se arrumando no alguidar, em volta do akunko, as folhas de babosa e os bzios. Rega-se com mel, oti e dend, cobre-se com p de peixe e p de ek. Pega-se as folhas de mamona e, sobre cada uma delas coloca-se um pedao de coco, em cima de cada pedao de coco um pedacinho de ori, um gro de atar e um de lelekun e com isto se faz doze trouxinhas. Passamse as trouxinhas no cliente e vai-se arrumando no alguidar. Por fim, passa-se os Irels e soltase com vida. O eb arriado dentro de uma mata e o charuto, depois de aceso, colocado em cima de tudo.

EB DE EJIOLOGBON

Um peixe fresco, 13 pezinhos, um alguidar, um pedao de pano preto, um pedao de pano branco, p de peixe e de ek defumado, dend, mel e vinho tinto. Passa-se o peixe na pessoa e coloca-se dentro do alguidar, passa-se os pes na pessoa e arruma-se em volta do peixe. Regase tudo com mel, dend e vinho. Salpica-se os ps sobre tudo. Passa-se o pano preto nas

costas da pessoa e coloca-se dentro do alguidar. Passa-se o pano branco na frente e com ele embrulha-se o alguidar. Despacha-se nas guas de um rio ou de uma lagoa.

EB DE IK MEJI

Um akunko, duas quartinhas com gua, 14 gros de milho, 14 gros de atar, 14 favas de bejerekun, 14 gros de lelekun, um alguidar, um pano branco, 14 moedas, uma mecha de pavio de lamparina, um obi, um orgb, 14 ovos e 14 acas.

Enchem-se as quartinhas com gua de poo, sacrifica-se o akunko para Ex e arruma-se no alguidar. Passa-se os demais ingredientes na pessoa e vai-se arrumando dentro do alguidar, (os ovos so quebrados). Derrama-se a gua das quartinhas, uma sobre o eb e a outra na terra. Despacha-se em gua corrente. (As quartinhas no precisam ser despachadas).

EBO DE OGBEOGUNDA

Um alguidar cheio de pipoca, dentro do qual se sacrifica um akunko branco. No mesmo alguidar coloca-se: Um orgb, um obi, uma fava de atar, mel, dend, vinho branco, uma faquinha pequena, um caco de loua, uma pedra de rua, uma pedra de rio, uma pedra do mar e um bonequinho. Arreia-se tudo num caminho de terra que saia num rio. No se passa nada no corpo do cliente e ele quem deve arriar o eb e fazer os pedidos enquanto acende 14 velas ao redor. (Os pedidos so feitos a Ex).

EB DE EJIGBE OU ALFIA

Um peixe pargo, um prato branco fundo, um obi branco de quatro gomos, canjica, 16 moedas, 16 bzios, efun e mel de abelhas. Passa-se o peixe no corpo do cliente e coloca-se no prato onde j se colocou a canjica. Arrumam-se as moedas e os bzios em volta. Abre-se o obi e coloca-se um pedao em cada lado. Rega-se tudo com mel de abelhas e cobre-se com p de efun. Entregar num local com bastante sombra, dentro de uma mata. Resguardo de 24 horas. Previses dos Orixs para 2011. Quem vai reger o ano de 2011. Qual o odu de 2011. Previso de 2011.

Publicado em 5 de janeiro de 2011por toluaye

7 Votes

Esta previso para a comunidade do Il Ax Ijino Ilu Orossi e todos seus seguidores. Cabendo a cada individuo procurar seu terreiro para aconselhamento, com o seu sacerdote de confiana, sabendo-se que cada Babalorix tem sua tica e aprendizado, afirmando assim o Orix mais propicio para reger a sua comunidade, baseando-se necessidade de seus filhos e adeptos.

Na soma de 2.011 (2+0+11) obtemos o numero 13 que correspondente ao Odu jilobon, os Orixs que falam atravs desse signo (odu) so:Nan, Obaluaye com influncia de Egun e Iku.

A influncia do Odu jilobon significa que a pessoa trabalha muito e ganha pouco, tudo que recebe acaba perdendo. Tem grandes dificuldades amorosas, podendo trocar de parceiros varias vezes, com tendncia a solido. Apesar de ter problemas nos ossos, artrite, artrose, coluna e dores no corpo, todavia tem longevidade.

Se somarmos nmero por nmero 2011 (2+0+1+1=4) ou reduzirmos novamente o numero 13 chegaremos ao numero 4 que correspondente ao Odu Irosun que tem como Orix protetor Iemanj, Omolu . Como os Odus vo at dezesseis a maioria dos sacerdotes respeitam a primeira somatria e utilizam a segunda reduzida s para verificar de qual Orix recebemos a maior influncia, que nesse caso ser a de Nan.

A influncia do Odu Irosun significa um crculo de falsos amigos. Este OD tem grandes poderes de sabedoria, em sua fase positiva, ele propicia alvio a doenas e caminhos fechados,

porm nem todos os problemas podero ser totalmente resolvidos, mas pelo menos aliviados. um OD de grandes causas no seu lado positivo, prope-se a defender o consulente em todos os aspectos. Ele determina fim de sofrimento, traz grandes possibilidades de triunfos e de cargos, ter possibilidades de se envolver com grandes personalidades, tambm envolvido em mistrios, indica mediunidade, bom carter, cargo de chefia na casa de santo e no trabalho. Quando se posiciona esquerda, indica grandes desgraas, ciladas, roubos, indecises, calnias, traies de pessoas amigas, acidentes, muitas tristezas, paixes violentas, muita falsidade, at mesmo dentro de casa e no trabalho, alm de perigo de morte repentina. J quando sai a direita, indicao de que haver resoluo dos problemas por pior que sejam.

Esteja alinhado com Irosun para viver bem 2011

Para atrair boa sorte e eliminar as energias negativas, toda pessoa regida por este odu dever fazer uma oferenda mensal com 4 acas, 4 moedas, 4 velas, 4 bolos de farinha, 4 ovos (mencionar somente o nome do OD Irosun ). Despacha-se em gua corrente. Obs. as velas no devem ser despachadas, devem ser consumidas pelas chamas.

Confirmo para todos os Filhos, Adeptos e simpatizantes do Ile Ax Ijino Ilu Orossi, que o ano ser regido por Yemanj, Nan e Obaluaye. Babalorix Jos Antonio de Almeida. (Toluaye) Baba Lokanfu. Salet Ifakul Previses dos Orixs para 2013. Il Ax Ijino Ilu Orossi

Publicado em 23 de dezembro de 2012por toluaye

7 Votes

Orix Ogum Orossi

Esta previso para a comunidade do Il Ax Ijino Ilu Orossi e todos seus seguidores. Cabendo a cada individuo procurar seu terreiro para aconselhamento, com o seu sacerdote de confiana, sabendo-se que cada Babalorix tem sua tica e aprendizado, afirmando assim o Orix mais propicio para reger a sua comunidade, baseando-se na necessidade de seus filhos e adeptos.

2013 pode ser compreendido como 20 +13 = 33, como a tabela de Odu s vai at 16 e quando passa somamos, e emcontraremos 3+3= 6. Obar.

Outra interpretao somar nmero por nmero. 2+0+1+3 = 6. Obar nos caminhos de: Oxosi, Xango e Logunede.

Por sua vez podemos somar grupos vlidos na tabela de Odu, vejamos o exemplo: 20=2 e 13=13 ou seja (2+13= 15) Obogund nos caminhos de: Iyewa, Ogum e Oba.

Os clculos elaborados para se chegar a essa dominncia anual; varia de acordo com os elementos trabalhados na vertente buscada. Ou seja, os dirigentes e zeladores buscam essa informao atravs dos meios em que foram ensinados em suas casas de origem. Uns utilizam os bzios, outros a numerologia etc, alm de consultas s entidades espirituais com as quais trabalham. Isso faz com que ocorram divergncias (e no erros), com as energias captadas por cada um.

Portanto no devemos dizer que um Babalorix discorda de outro ou que nunca estamos em acordo entre ns (nossos desafetos adoram essas afirmaes). As energias trabalhadas por mim em meu terreiro podem ser totalmente diferentes daquelas utilizadas por outro dirigente, o que, fatalmente, poder nos trazer diferentes informaes. Apesar disso acontecer com frequncia, sempre h um orix que aparece como regente em noventa por cento das previses sejam elas da Umbanda ou do Candombl, pois a energia dominante. Outros orixs aparecem como divergentes por estarem dentro do campo de trabalho do Babalorix que efetuou os clculos. Por isso sempre aconselho: procure saber junto ao seu Babalorix qual ser o orix regente e tenha absoluta certeza que ali, dentro desse terreiro, as energias encontradas por ele para essa regncia, so as que efetivamente comandaro o ano. Pelos meus clculos e devidas consultas ao Orculo confirmo para todos os Filhos, Adeptos e simpatizantes do Ile Ax Ijino Ilu Orossi,o ano ser comandado pelos orixs citados no inicio do texto: Ogum, Oxosi, Xango, Logunede, Ob e Iyewa. Babalorix Jos Antonio de Almeida. Toluaye Jose Antonio (Toluaye) Baba Lokanfu. Salet Ifakul.

Os Odus que reinar no Ano de 2013 ser Obar e Ogbogund.

As pessoas que esto sob essa influncia de Obar, quase sempre so vtimas de calnia, problemas com justia, rompimento com casos amorosos, perda de emprego ou de qualquer outra oportunidade boa, isto , se ele se apresentar 3 vezes consecutivas, atravs de eb, poder a qualquer momento receber auxlio inesperado, portanto dever pegar as oportunidades por melhor que se apresentem.

- as pessoas regidas por esse OD, possuem grandes idias e passam boa parte de sua vida tentando realiz-las e dificilmente encontram meios de como comear, algumas vezes, ou na maioria fracassam por no pedirem ajuda, porm todo o sofrimento no duradouro, e as pessoas acabam vencendo pela fora de vontade, devido a possurem esprito de luta e no se entregarem facilmente. So batalhadoras e possuem o privilgio de muita proteo espiritual e tambm dos outros OD, que se dobram a BR. Se, numa situao difcil, procurarem o auxlio de um amigo, sero prontamente atendidos.

- se cair 3 vezes seguidas, sinal de perdas totais.

- se 3 ou 4 vezes, tambm passa a suspeita de ligao com Abiku porm essa situao no quer dizer que o consulente seja Abiku, mas que tenha contato (pai, me, filho, esposa, marido, irmo ().

- quanto ao presente, dever ser colocado numa pedra em lugar alto, dentro de uma mata.

- na volta dar um amal para SANGO, acaraj para OYA, alm de comida para S e SL.

- Obogund, possui uma funo muito severa, a qual iniciar inmeras situaes desconcertantes at ocasionar guerra, geralmente atravs de intrigas, invejas e ambies.

- Quando ele determina castigos em sua fase regida, as situaes se tornam por demais perigosas e delicadas, ocasionando danos morais e materiais, tais como: processos, separaes, perda de dinheiro, propriedades, objetos de muito valor, perda de emprego, risco de haver um crime, risco de incndio.

- Entre tantas situaes pesadas, esse OD tambm adverte srias perturbaes orgnicas e uma demanda perigosa com um homem, por provocaes iniciadas por uma mulher.

- Apesar de imposies rgidas desse OD, o mesmo, aps algumas sries de experimentaes, finalmente alivia as pessoas regidas por ele, possibilitando vitrias, principalmente quando existir questes relacionadas com a justia, as quais obtero julgamentos justos.

- As pessoas desse OD ou sob sua influncia, so favorecidas apenas em pequenos negcios e pequenos lucros, poucas so as possibilidades de sucesso, mas tambm no quer dizer que as pessoas desse OD sero sempre pobres sem que realizem alguns dos seus projetos e sonhos.

As Oferendas para este Odu, podem ser colocadas na gua e Estradas.

Na volta dar oferenda de Inhame. Boa sote a todos e muito Obrigado

Anda mungkin juga menyukai