Anda di halaman 1dari 29

Pergunta 1

1.

A Sociologia uma cincia que surge e se desenvolve juntamente com o desenvolvimento do capitalismo e procura compreender os problemas sociais gerados por este sistema. Considere as afirmativas a seguir: I - A Sociologia surgiu com a Revoluo Industrial e buscou compreender as transformaes sociais provocadas pela formao da classe operria e pelo crescente processo de industrializao. II - A Sociologia surge de um movimento de ruptura com os mtodos utilizados pelas cincias naturais e procurou compreender as permanncias dos valores feudais na sociedade contempornea. III - A Sociologia surgiu em um contexto social marcado pelo cientificismo e pela crena do poder exclusivo da razo para compreender a realidade. A Sociologia surgiu como reconhecimento da teologia como fora explicativa dos problemas sociais como a miserabilidade nas reas urbanas. Esto corretas as afirmativas:
Resposta aIe .

III

b .

II e III

c .

II e IV

d .

I, II e IV

e .

I, III e IV

Pergunta 2
1.

0,5 pontos

O Renascimento foi um movimento artstico e filosfico vivido pela Europa no sculo XVI. Foi o ambiente no qual Maquiavel escreveu O Prncipe, considerada obra fundamental para a anlise das relaes polticas no mundo moderno. No h outro meio de guardar-se da adulao, a no ser fazendo com que os homens entendam que no te ofendem dizendo a verdade; mas quando todos podem dizer te a verdade, passam a faltar-te com a reverncia. (O Prncipe, Maquiavel) A autoridade poltica do governante vista por Maquiavel como:
Resposta a As .

formas do poder poltico variam conforme sejam exercidas por representantes do povo ou por membros da aristocracia.

b .

necessrio e vantajoso que tanto o prncipe como o sdito exeram alternadamente a autoridade do governante.

c .

Tanto o governante como o governado, para bem compreenderem o exerccio do poder, devem se restringir a seus respectivos papis.

d .

O poder poltico deve ser analisado tanto do ponto de vista de quem o exerce quanto do de quem a ele est submetido.

e .

Um pensador, ao contrrio do que ocorre com um cartgrafo, no precisa mudar de perspectiva para situar posies complementares.
0,5 pontos

Pergunta 3
1.

A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual s novas situaes colocadas pela revoluo industrial. Boa parte de seus temas de anlise e de reflexo foi retirada das novas situaes, como, por exemplo, a situao da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformaes tecnolgicas, a organizao do trabalho na fbrica etc. (MARTINS. O que Sociologia. So Paulo: Brasiliense, 1992) . A partir do fragmento anterior, qual a funo da Sociologia?
Resposta a Investigar .

os problemas sociais para contribuir para que o parlamento tenha posies polticas isentas.

b .

Investigar os problemas sociais tendo como referncia as explicaes religiosas.

c .

Investigar e analisar as condies de vida da classe dominante.

d .

Investigar os problemas sociais a partir de pesquisas cientficas.

e .

Investigar os problemas sociais para participar das discusses polticas


0,5 pontos

Pergunta 4
1.

(...) A emancipao dos trabalhadores ser obra dos prprios trabalhadores. (MARX, K. e ENGELS, F. Manifesto Comunista. 1848) A partir da ideia de classe social definida por Karl Marx, pode-se afirmar que:
Resposta a Na .

sociedade feudal, as classes ficam mais definidas devido extrema explorao dos senhores sobre os seus servos e sua impossibilidade de deter a posse das terras.

b .

No mundo moderno, as classes alcanam um maior grau de diferenciao e conseguem definir seus papis sociais buscando uma maior integrao entre si.

c .

Na sociedade capitalista, as classes fundamentais se diferenciam mais claramente e a conscincia de classe se desenvolve de maneira mais completa, por isso somente os trabalhadores podero ser agentes de sua emancipao.

d .

Nas sociedades antigas, as classes so definidas de acordo com os costumes comunais, ficando as lideranas dos grupos para aqueles que detiverem poderes sagrados.

e .

Na sociedade capitalista h uma grande fora moral que une os homens em virtude da interdependncia que cada um possui em relao ao trabalho do outro.
0,5 pontos

Pergunta 5
1.

Um levantamento indito do governo federal mostra que quase 98% dos casos de assassinatos no campo do Par ocorridos nos ltimos dez anos ficaram impunes. Foram analisadas 180 situaes que resultaram em 219 mortes no Estado, entre 2001 e 2010. Apenas quatro (2,2%) delas geraram boletins de ocorrncia, inquritos policiais, denncias de promotorias, processos judiciais e, por fim, alguma condenao. Outros trs casos chegaram a ser julgados, mas os rus foram absolvidos. O trabalho, desenvolvido pela Ouvidoria Agrria Nacional e Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica, mostra tambm que a maioria dos assassinatos no campo paraense (61%) no chega Justia. Dois em cada dez casos nem foram investigados. O levantamento indica que a maioria das mortes (162) tem relao com disputas por terras e recursos naturais, como madeira. Alm do Par, as ouvidorias analisaram tambm as mortes ocorridas no campo de Mato Grosso e Rondnia. Na zona rural de Rondnia foram 47 situaes, em que 71 pessoas foram mortas. Quase a metade (45%) gerou processos e em apenas 13% delas houve condenao. No Mato Grosso, foram 50 mortes em 31 casos - 58% chegaram Justia, mas 90% continuam impunes. Os dados sero entregues a governadores, Tribunais de Justia e Ministrio Pblico de Estados da Amaznia Legal, na tentativa de pression-los a acelerar apuraes ou julgamentos dos crimes. (...) (Disponvel em http://www1.folha.uol.com.br/poder/926282-no-para-98-das-mortes-no-campoficam-impunes.shtml. Acesso em 13/07/2011.) A questo social tratada no texto, quando analisada sob a perspectiva de Emile Durkheim (1858-1917), expressa o conceito de:
Resposta a Anomia. .

b .

Fato social.

c .

Coero social.

d .

Conscincia coletiva.

e .

Conflito social.
0,5 pontos

Pergunta 6
1.

A maneira como os indivduos manifestam sua vida reflete exatamente o que so. O que eles so coincide, pois, com sua produo, isto , tanto com o que eles produzem quanto com a maneira como produzem. O que os indivduos so depende, portanto, das condies materiais da sua produo.

(MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia alem. So Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 13.) Com base nessa citao do livro A ideologia alem, que trata da teoria marxista para a interpretao da sociedade, correto afirmar que:
Resposta aO .

capitalismo teve origem no modo de produo socialista, a partir de uma revoluo burguesa.

b .

O capitalismo teve origem em ideias religiosas, a partir do Renascimento, e no crescimento da burguesia.

c .

A produo de ideias na vida social, no decorrer da histria, est separada da produo da vida material.

d .

A perspectiva de anlise marxista examina a sociedade levando em considerao as relaes sociais estabelecidas no modo de produo.

e .

O pensamento marxista surgiu no incio da Revoluo Francesa, com a defesa da igualdade e da fraternidade entre todos os seres humanos.
0,5 pontos

Pergunta 7
1.

As consequncias da rpida industrializao e urbanizao levadas a cabo pelo sistema capitalista na Inglaterra foram to visveis quanto trgicas: aumento assustador da prostituio, do suicdio, do alcoolismo, do infanticdio, da criminalidade, da violncia, de surtos de epidemia de tifo e clera que dizimaram parte da populao. A partir do texto anterior, podemos afirmar que esse fenmeno favoreceu o surgimento:
Resposta a Da .

burguesia assalariada.

b .

Do operariado urbano.

c .

De servos voluntrios.

d .

Do campesinato.

e .

Da elite poltica.
0,5 pontos

Pergunta 8
1.

O conceito de conscincia coletiva elaborado por mile Durkheim est baseado no pressuposto de que existe entre os fatos sociais uma natureza coletiva de tal modo que as conscincias individuais aparecem subordinadas ao pensamento orientado por regras

compartilhadas por um determinado grupo social. Isso significa que:


Resposta a Apesar .

de cada indivduo possuir uma conscincia individual, no possvel afirmar que exista uma conscincia coletiva capaz de resultar em maneiras padronizadas de comportamento no interior de cada sociedade.

b .

A conscincia coletiva estaria espalhada por toda sociedade, impondo-se sobre as vontades individuais atravs das sanes legais e espontneas.

c .

Apesar da existncia da conscincia coletiva, existe uma conscincia individual capaz de garantir a liberdade de opinio e escolha de cada um.

d .

A conscincia coletiva est ligada ao poder sobrenatural da conscincia individual.

e .

A conscincia coletiva atua em casos raros ou espordicos.


0,5 pontos

Pergunta 9
1.

Observe alguns artigos da Declarao dos Direitos do Homem e do cidado (Frana, 26/08/1789): Art.1 Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distines sociais no podem ser fundadas seno na utilidade comum. Art. 2 O fim de toda associao poltica a conservao dos direitos naturais e imprescritveis do homem. Estes direitos so a liberdade, a propriedade, a segurana e a resistncia opresso. Art. 3 O princpio de toda soberania reside essencialmente na nao. Nenhum corpo, nenhum indivduo pode exercer autoridade que dela no emane expressamente. As ideias anteriores mostram que as revolues burguesas representaram uma ruptura em relao:
Resposta a ordem .

econmica, particularmente, as antigas formas de trabalho baseadas na produo artesanal, embora as prticas culturais e polticas medievais no tenham sofrido alteraes.

b .

s ordens polticas e econmicas baseadas na disseminao de ideias cientficas e no trabalho assalariado e livre.

c .

s ordens poltica, econmica e social, ou seja, ao teocentrismo, ao trabalho artesanal e independente, bem como aos costumes feudais.

d .

Ao trabalho subordinado diviso social e tcnica, caracterstica da sociedade capitalista, bem como os direitos individuais.

e .

Ao estado laico predominante nas sociedades feudais.

0,5 pontos

Pergunta 10
1.

Segundo os iluministas, cada pessoa deveria pensar por si prpria, e no deixar-se levar por outras ideologias que, apesar de no concordarem, eram foradas a seguir. Pregavam uma sociedade livre, com possibilidades de transio de classes e mais oportunidades iguais para todos. Economicamente, achavam que era da terra e da natureza que deveriam ser extradas as riquezas dos pases. SegundoAdam Smith, cada indivduo deveria procurar lucro prprio sem escrpulos, o que, em sua viso, geraria um bem-estar-geral na civilizao. (CASTRO, 2009) Segundo essa leitura, correto dizer que o Iluminismo: I - Contribuiu para que a prtica do lucro fosse proibida. II - Contribuiu para o desenvolvimento de valores ligados sociedade capitalista. III - Contribuiu para que a atividade econmica fosse praticada com ampla liberdade. IV - Contribuiu para a consolidao do direito propriedade privada. Est(o) correta(s):
Resposta a As .

alternativas II, III e IV.

b .

Apenas a alternativa IV.

c .

As alternativas II e III.

d .

Apenas a alternativa II.

e .

Todas as alternativas.

Unidade II Ciencias Sociais Tele Aulas


Pergunta 1
1.

So abundantes os sinais e marcas das modificaes no capitalismo no final do sculo XX. Assinale a alternativa que indica processo de continuidade na organizao capitalista.
Resposta a A produo .

em funo dos lucros como princpio organizador bsico da vida econmica.

b .

Modificaes radicais nos processos de trabalho: desindustrializao, automao e crescimento da informalidade

c .

Modificaes nos hbitos de consumo e inovao de produtos

d . e .

Domnio do mercado pelas grandes corporaes Passagem do fordismo para o regime de acumulao flexvel (toyotismo)
0 pontos

Pergunta 2
1.

O crescente processo de globalizao tem conduzido a competio entre as empresas a ter como referncia no mais o mercado interno ou externo, mas o mercado mundial. correto afirmar sobre a globalizao:
Resposta a As .

empresas multinacionais no conseguem influir no processo de globalizao.

b .

O clculo econmico das empresas multinacionais no se limita aos marcos nacionais de um nico Estado; seu campo de atuao passa a ser o sistema global.

c .

As empresas multinacionais procuram atuar dentro dos mercados nacionais, sem se preocupar com a competio internacional.

d .

As decises nas empresas transnacionais so tomadas sem levar em conta a realidade mundial. e O poder que os movimentos sociais adquiriram no processo de globalizao colocaram . as multinacionais numa posio de fragilidade, na medida em que no conseguem exercer o controle sobre suas atividades.
0 pontos

Pergunta 3
1.

A democracia tm se constitudo no mundo contemporneo como um valor universal. Assinale a alternativa que melhor corresponde ao sentido da democracia.
Resposta

a .

A democracia diz respeito vida coletiva e parte do princpio que somente os homens preparados devem se ocupar da poltica.

b .

A democracia parte do princpio de que cada homem deve se ocupar de seu trabalho, deixando a atividade poltica aos sbios competentes.

c .

A base da democracia encontra-se no reconhecimento da coisa pblica separada dos interesses particulares.

d .

A base da democracia encontra no princpio do reconhecimento da igualdade dos homens e que o sentido da vida pblica a busca do bem comum e que cabe ao cidado a escolha livre dos governantes. e A base da democracia encontra-se na defesa pblica de interesses privados.
.

Pergunta 4
1.

0 pontos

Os movimentos sociais constituem parte integrante das sociedades,devendo ser vistos e analisados como fenmenos internos aos constantes processos de mudana e conservao social. Sobre os movimentos sociais correto afirmar:
Resposta a Todo .

movimento social visa transformar a sociedade

b .

Todo movimento social visa conservar uma situao existente

c .

Os movimentos sociais podem ser de mudana ou conservao social

d .

Uma partida de futebol constitui um movimento social pois porta uma ideologia e uma ao e Os movimentos sociais so prticas do passado, na sociedade global a sociedade se . organiza pelos meios virtuais, dispensando protestos, greves e passeatas.

Teste Nota Unidade II


Pergunta 1
1.

A globalizao econmica estimulou um amplo processo de modernizao das empresas, com grande aumento da competitividade dos mercados, que levaram reduo de custos. Indique o efeito negativo desse processo de globalizao.

Resposta a .

Ampliao do desemprego em vrios pases do mundo.

b .

Amplo processo de modernizao da economia com a entrada de produtos importados.

c .

Ampliao do mercado consumidor de produtos nacionais.

d .

Diminuio dos nveis de desemprego em todos os pases do mundo.

e .

Proporcionou uma maior integrao das polticas ambientais.


0,5 pontos

Pergunta 2
1.

O mundo est ficando cada vez menor. A frase anterior expressa certo senso comum na atualidade, quando observamos que empresas europeias esto fabricando seus produtos na sia. A China enche o mercado estadunidense com seus produtos. O fascnio pelas mercadorias importadas, a flexibilizao do processo de produo e a incorporao de novas tecnologias so indicativos da:

Resposta a .

Globalizao poltica.

Globalizao das fronteiras.

c .

Globalizao do consumo.

d .

Globalizao social.

e .

Globalizao dos mercados.


0,5 pontos

Pergunta 3
1.

A violncia urbana grande em pases em que funcionam mal os mecanismos de controle social, poltico e jurdico. Pases com instituies frgeis e com profundas desigualdades econmicas e pases ricos tm sido alvo do aumento da violncia.

Analise as afirmativas a seguir:

I - Fenmeno disseminado em grandes cidades, a violncia urbana determinada por valores culturais, sociais, econmicos, polticos e morais de uma sociedade. II - A violncia urbana no uma preocupao exclusivamente brasileira, mas sim uma questo que preocupa tanto os pases em desenvolvimento como os desenvolvidos. III - O fenmeno da violncia urbana est restrito aos grandes centros. Esse problema no encontrado em pequenos centros urbanos, em todo o pas, onde recentemente as manchetes dos jornais mostram diminuio no nmero de assaltos, homicdios e outros atos de violncia, o que tem contribudo para a migrao da populao para essas reas. (errado) IV - A soluo para o problema da violncia urbana envolve no apenas a questo da segurana pblica, mas tambm questes como melhoria do sistema de educao, moradia, oportunidades de emprego, entre outros fatores e requer uma grande mudana nas polticas pblicas e na sociedade como um todo.

Resposta a .

I e III esto corretas.

b .

II, III e IV esto corretas.

c .

I, II e IV esto corretas.

d .

III e IV esto corretas.

e .

II e IV esto corretas.
0,5 pontos

Pergunta 4
1.

Leia o texto a seguir: Art. 1o: A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico. Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. (Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm . Acesso em 13/07/2011.) A partir do texto Constitucional, podemos concluir que o poder emana do povo atravs:

Resposta a .

Dos partidos polticos organizados, legtimos representantes das diferentes classes sociais, so os principais elementos da democracia na atualidade.

b .

Do sufrgio universal, expresso dos anseios da maioria da populao, assegura a escolha de governos que garantem ao povo os direitos de cidadania.

c .

Dos programas sociais do governo que asseguram a liberdade de exerccio da cidadania.

d .

Da organizao dos sindicatos classistas que garantem a defesa dos interesses dos trabalhadores e, consequentemente, da democracia.

e .

Da liberdade de imprensa que garante a democracia e a participao social de todos nas decises importantes do pas.
0,5 pontos

Pergunta 5
1.

A questo da violncia urbana (trfico de drogas, jogo do bicho, crime organizado, corrupo policial etc.) tem atrado a ateno da imprensa, do governo e da opinio pblica nos ltimos anos, alcanando propores alarmantes. Sobre as origens sociais desse grave problema social, podemos assinalar:

Resposta a .

A ausncia de uma poltica de assistncia social permite a proliferao de pessoas que se negam a trabalhar e a cuidar de seus filhos, optando por uma vida marginal e pobre.

b .

A violncia urbana no Brasil se resume s favelas do Rio de Janeiro, devido aos acordos polticos entre os governantes cariocas, os traficantes e os bicheiros durante a dcada de 1960.

c .

J que, em pouco tempo, sero absorvidos pelo sistema produtivo urbano, os migrantes expulsos de suas terras se entregam ociosidade e ao trfico de drogas, procurando enriquecer rapidamente para montar seu prprio negcio.

d .

A exploso populacional urbana, provocada pelo xodo rural acelerado, e a excluso social, provocada pelo desemprego e pela falta de perspectivas culturais, fornece a base social para a criminalidade urbana.

e .

A ampliao do acesso da populao ao sistema escolar, tendo em vista o surgimento de novas formas de violncia, como massacres e a prtica do bulling.
0,5 pontos

Pergunta 6
1.

Mudanas na tecnologia e massificao da sociedade contriburam para o crescimento da globalizao. Hoje, o mundo se transformou num grande mercado, com informaes circulando nos meios de comunicao de maneira veloz. Com a globalizao, a sociedade internacional:

Resposta a .

Extinguiu as diferenas sociais entre as culturas, abrindo as portas para a afirmao de governos democrticos.

b .

Realizou feitos culturais importantes para a solidariedade entre os povos, apesar das dificuldades socioeconmicas existentes.

c .

Criou condies imediatas para a consolidao de uma sociedade sem violncia, graas s riquezas sociais existentes.

d .

Entrou em um perodo de paz trazido pela atuao da Organizao das Naes Unidas, da qual participam todos os pases do mundo.

e .

Afirmou sua vontade poltica radical de democratizar o mundo, impedindo a volta do fascismo e da violncia poltica.

Pergunta 7
1.

0,5 pontos

Quanto ao processo de precarizao do trabalho, pode-se destacar, entre as ocupaes no organizadas, a crescente quantidade de trabalhadores temporrios, de meio perodo, freelancers, autnomos, internautas que se utilizam de meios eletrnicos (e-mails), contratados diversos e representantes independentes, alm daquelas ocupaes com ganhos flutuantes atrelados aos ndices de desempenho, enterrando de vez a ideia de um futuro previsvel

assentado no emprego estvel. Antunes (2002) considera que a precarizao do trabalho levou a mutaes em que poucos se especializaram e muitos ficaram sem qualificao suficiente para introduzir-se nesse mercado de trabalho, engrossando a fila dos desempregados, gerando uma classe de trabalhadores fragmentada e dividida entre trabalhadores qualificados e desqualificados, do mercado formal e informal, jovens e velhos, homens e mulheres, estveis e precrios, imigrantes e nacionais etc., sem falar nas divises que decorrem da insero diferenciada dos pases e de seus trabalhadores na nova diviso internacional do trabalho. Esse processo conduziu a destruio e/ou precarizao do trabalho, sem paralelos em toda era moderna. A decorrncia foi o desemprego e a informalidade, cuja caracterstica desse setor informal o trabalho isolado, muitas vezes inventando seu prprio trabalho, com grande mobilidade de atividades e horrios flexveis. O setor informal, segundo a OIT, j atinge cerca de 40% do mercado de trabalho na Amrica Latina. A taxa de informalidade tem tido um crescimento superior ao setor formal. Os processos de terceirizao e informalidade se expandem sob a forma de trabalho por conta prpria em microempresas, seja atravs do trabalho em domiclio e tem obscurecido o desemprego. A economia informal ento o destino de um grande contingente de trabalhadores que no conseguem insero na pirmide do mercado de trabalho formal. Colocando em evidncia a tendncia geral de hierarquizao do trabalho, a fragilizao dos vnculos e a crescente desigualdade remuneratria, aprofundando a fratura social, trazendo insegurana, tornando a economia ineficiente, transformando-a em um ciclo vicioso de desorganizao social. Diante do texto anterior, correto afirmar que o denominado desemprego estrutural, bem caracterstico da atual fase de globalizao:

Resposta a .

provocado pela incluso da alta tecnologia nos processos produtivos, como a automao, relacionado a uma fraca ou precria reabsoro no mercado de trabalho que atinge diferentes camadas sociais e categorias profissionais nos mais diversos pases.

b .

uma forma de desemprego que atinge qualquer trabalhador das diversas reas terceirizadas nos diversos setores e ramos do mercado de trabalho.

c .

a denominao de um tipo de desemprego que diz respeito s novas formas de flexibilizao das relaes e de contratos de trabalho, podendo tambm ser denominado de desemprego conjuntural.

d .

uma forma de desemprego que sempre existiu e que atinge somente trabalhadores desqualificados dos pases em desenvolvimento, como o Brasil.

e .

Desemprego que rapidamente eliminado, pois o trabalhador logo absorvido em outra atividade, pois no est relacionado a questes da modernidade tecnolgica.
0,5 pontos

Pergunta 8
1.

Sobre globalizao, podemos dizer que um processo econmico e social que estabelece uma integrao entre os pases e as pessoas do mundo todo. Atravs desse processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transaes financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Ela existe desde os tempos das Grandes Navegaes, sculo XV, e somente com o advento da comunicao em massa se mostrou mais eficaz, visto que os grandes acontecimentos eram anunciados com mais rapidez e agilidade. Como exemplo, podemos citar alguns: a queda do muro de Berlim em 1989, o fim da Guerra Fria, o fim do socialismo real, o fortalecimento do capitalismo, entre outros. Como consequncia dessa globalizao houve uma mudana no papel do Estado. A globalizao est gerando uma nova diviso internacional em que se encontram os pases que fazem parte do processo de globalizao e os pases que no fazem. A revoluo tecnocientfica fez com que o mundo interagisse de forma mais acelerada, a exemplo da inveno do computador e da prpria internet, que so ferramentas indispensveis para a perpetuao da dinmica do conhecimento. A globalizao tambm marcada pela expanso mundial das grandes corporaes internacionais. A cadeia de fast food McDonald's, por exemplo, possui 30.000 mil lojas em 120 pases. Essas corporaes exercem um papel decisivo na economia mundial. A crescente concorrncia internacional tem obrigado as empresas a cortar custos, com o objetivo de obter preos menores e qualidade alta para os seus produtos. Uma das causas do desemprego a automao de vrios setores, em substituio mo de obra humana e a previso de que esse novo mercado de trabalho dificilmente absorver os excludos, uma vez que os empregos exigem um alto grau de qualificao profissional. Dessa forma, o desemprego tende a se concentrar nas camadas com baixa instruo escolar e pouca qualificao, porm pode-se ser revertido pela receita simples do comprometimento com a evoluo, abertura de novos cursos, atualizao constante, visando qualificao. Portanto, a globalizao um fenmeno contemporneo que permite sua anlise sob diversos ngulos. Sua caracterstica fundamental afetar tanto empresas, quanto indivduos e movimentos sociais. Diante do texto anterior, assinale a nica alternativa que define com maior preciso o processo em curso:

Resposta a .

A globalizao um fato presente apenas no plano financeiro, atravs do intercmbio de capitais entre vrios pases, reduzindo as fronteiras geogrficas.

b .

A globalizao um fato presente nos planos econmico, poltico e cultural, atravs do intercmbio de mercadorias, capitais, informaes e ideias entre vrios pases reduzindo as fronteiras geogrficas.

c .

A globalizao um fato presente apenas no plano cultural, atravs do intercmbio de ideias entre vrios pases, reduzindo as fronteiras geogrficas.

d .

A globalizao um fato presente apenas no plano econmico, atravs do intercmbio de mercadorias entre vrios pases, reduzindo as fronteiras geogrficas.

e .

A globalizao um fato presente apenas no plano poltico, atravs do intercmbio de informaes entre vrios pases, reduzindo as fronteiras geogrficas.
0,5 pontos

Pergunta 9
1.

A transformao no sistema de acumulao do sistema capitalista no final do sculo XX, que passou de um modelo fordista para um modelo de acumulao flexvel, imps profundas transformaes na esfera do mercado de trabalho. Assinale a alternativa que corresponde a essas transformaes.

Resposta a .

Crescimento dos empregos nas reas de servios, profissionais com maior flexibilidade intelectual e ampliao dos direitos dos trabalhadores assalariados.

b .

Crescimento dos empregos nas reas de servios, diminuio do emprego rural e necessidade de profissionais com flexibilidade intelectual.

c .

Crescimento dos empregos na rea industrial, ampliao da presena feminina no mercado de trabalho e expanso do trabalho precrio.

d .

Crescimento dos empregos temporrios, crescimento do emprego na rea rural e ampliao da presena feminina no mercado de trabalho.

e .

Crescimento dos empregos na rea industrial, investimento em novas tecnologias e profissionais com maior flexibilidade intelectual.

0,5 pontos

Pergunta 10
1.

Resposta a .

O ritmo de crescimento da populao rural semelhante ao da populao urbana.

b .

O ritmo de crescimento da populao urbana superior ao da populao total.

c .

O ritmo de crescimento da populao rural maior do que o da populao urbana.

d .

A populao rural e a populao total tm ritmos de crescimento semelhantes.

e .

O ritmo de crescimento da populao urbana inferior ao da populao rural.

COMUNICAO E EXPRESSO Tele Aula 1 2 3 4 Unid 1 b d a Unid 2 b d

Pergunta 1
1.

Leia os poemas abaixo para indicar a resposta correta. Quadrilha Joo amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que no amava ningum. Joo foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que no tinha entrado na histria. ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia potica. Rio de Janeiro: Record, 1980. Quadrilha da sujeira Joo joga um palitinho de sorvete na rua de Teresa que joga uma latinha de refrigerante na rua de Raimundo que joga um saquinho plstico na rua de Joaquim que joga uma garrafinha velha na rua de Lili. Lili joga um pedacinho de isopor na rua de Joo que joga uma embalagenzinha de no sei o que na rua de Teresa que joga um lencinho de papel na rua de Raimundo que joga uma tampinha de refrigerante na rua de Joaquim que joga um papelzinho de bala na rua de J. Pinto Fernandes que ainda nem tinha entrado na histria. AZEVEDO, Ricardo. Voc diz que sabe muito, borboleta sabe mais! So Paulo: Moderna, 2007. I. Apesar do ttulo e dos nomes semelhantes, no existe intertextualidade na relao entre os dois poemas, uma vez que o texto de Azevedo no recupera tematicamente o poema de Drummond. II. Azevedo trata de uma problemtica da nossa sociedade: a falta de cuidado com o planeta ao criarmos muito lixo. III. Ambos os poemas tm a mesma estrutura na distribuio das frases.

Resposta a Apenas . b . c . d . e .

a I est correta.

Apenas a II est correta.

Apenas a III est correta.

A I e a II esto corretas.

A II e a III esto corretas.


0,5 pontos

Pergunta 2
1.

Analise a figura abaixo e assinale a alternativa correta:

Resposta a A .

figura no pode ser considerada um texto por no se constituir de palavras distribudas em oraes e em pargrafos.

b .

Trata-se de um texto, porque uma unidade de sentido com linguagem e permite, aos indivduos, a comunicao.

c . d .

um texto, apesar de seu contexto econmico.

A figura no um texto, porque no possui informao suficiente; tem apenas o valor, o nome da moeda corrente e o pas de origem.

e .

A mistura de imagens, palavras e nmeros no cria um texto, tornando a figura, na verdade, confusa.
0,5 pontos

Pergunta 3
1.

Para ler e produzir um texto, so necessrios alguns conhecimentos, tais como: I. Conhecimento lingustico, que saber ouvir/falar, ler/escrever com base em uma lngua; II. Conhecimento de mundo, que consiste em saber assuntos que nos rodeiam; III. Conhecimento interacional, que consiste em saber como e em que situao um texto pode ser veiculado.

Resposta a Todas . corretas.

as

afirmaes

esto

b .

Apenas a I est correta.

c . d . e .

Apenas a II est correta.

Apenas a III est correta.

A I e a II esto corretas.
0,5 pontos

Pergunta 4
1.

Dentro do conhecimento da lngua, h o conhecimento do lxico. Indique a expresso em que o numeral indica quantidade:

Resposta a Revlver . b . c . d . e .

trinta e oito.

Gol mil.

Dois litros.

Ouro dezoito

lcool noventa.
0,5 pontos

Pergunta 5
1.

Em uma situao formal de comunicao, o conhecimento lingustico estabelecido pela padronizao culta da lngua. Assim, em qual das expresses abaixo o nvel morfolgico atende ao padro culto da lngua?

Resposta a J . b . c . d . e .

trs horas. A reunio comear.

Na fabricao dos pipas, o colorido fundamental para as crianas.

As minuta esto pronta.

Os relatrios esto complexos e completos.

Abundamento de vendas de pipas.


0,5 pontos

Pergunta 6
1.

Leia o poema: Cidadezinha qualquer Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar. Um homem vai devagar. Um cachorro vai devagar. Um burro vai devagar. Devagar... as janelas olham. Eta vida besta, meu Deus. ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia potica. Rio de Janeiro: Record, 1980. Sobre a segunda estrofe do poema, consideramos correta a seguinte afirmao:

Resposta a A .

descrio da cidade montona e a estrutura sinttica do poema no tm relao, ou seja, o assunto independente da estrutura no texto.

b .

A estrutura sinttica repetida trs vezes (Um homem vai devagar/Um cachorro vai devagar/Um burro vai devagar), mostrando a mesmice da cidade.

c .

O efeito seria o mesmo se as trs oraes se tornassem uma s: um homem, um burro e um cachorro vo devagar.

d . e .

A repetio sinttica desvinculada do contedo do poema.

A repetio sinttica ocorre apenas para mostrar os diferentes sujeitos (homem/ burro/cachorro) do texto.
0,5 pontos

Pergunta 7
1.

A tirinha abaixo de autoria do paulistano Salvador. Sobre ela, afirmamos:

Resposta a Apenas . b . c . d .

a I correta.

Apenas a II correta.

Apenas a III correta.

A II e a III esto corretas.

e .

Todas as afirmaes esto corretas.


0,5 pontos

Pergunta 8
1.

Para a semntica, quando algum enuncia uma sentena, ns sabemos em que situaes a sentena seria verdadeira. Essa relao da referncia a situaes externas lngua sugere que os significados esto, de alguma forma, ligados ao mundo. Diante dessa concepo, identifique a sentena falsa com base no mapa:

Resposta a Os .

nomes de ruas no entorno da estao ferroviria Lapa so uma mistura de vrias lnguas.

b . c .

H uma rua perto da estao ferroviria com o nome Engenheiro Aubertin.

Para chegar rua Roma, o motorista deve seguir em frente depois de sair do viaduto Cdor Elias Nagib Breim.

d .

interessante como alguns nomes de ruas da Lapa recuperam a histria da Antiguidade.

e .

Entre os nomes de ruas da Lapa, no existe referncia religiosidade do povo local.


0,5 pontos

Pergunta 9
1.

Assinale a alternativa em que no ocorre polissemia:


Resposta a. .

b .

c .

d .

e .

Pergunta 10
1.

0,5 pontos

A seguir, temos o incio do Hino Nacional na verso original e na ordem direta: A verso no original... Ouviram do Ipiranga as margens plcidas De um povo heroico o brado retumbante, E o sol da Liberdade, em raios flgidos, Brilhou no cu da Ptria nesse instante. ... e na ordem direta As margens plcidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico, e, nesse instante, o sol da Liberdade brilhou, em raios flgidos, no cu da Ptria.

Sobre as duas verses acima, podemos considerar:

Resposta a A .

ordem direta da segunda verso do Hino Nacional no facilita o entendimento do texto.

b .

Os sujeitos (as margens plcidas/o sol da Liberdade) das oraes so facilmente identificveis em ambas as verses.

c .

A ordem indireta um recurso potico e causa dificuldade para o entendimento do texto.

d . e .

Na verso original, o sujeito da primeira orao um povo heroico.

No possvel identificar o sujeito das oraes na ordem indireta.

Unidade II

Pergunta 1
1.

A ilustrao do site Tsunami: des images pour le Japon em solidariedade aos japoneses. Explica-se que no centro do peito da personagem o crculo est na cor vermelha.

figura Resposta a .

O texto sugere o contexto constitudo do tsunami ocorrido no Japo em maro de 2011 e as consequncias: restos de madeira, casas, fbricas, meio de transporte, sujeira e alagamento. possvel perceber a nacionalidade pelo formato do cabelo do jovem, pela mascote em sua mo e pelo crculo vermelho, que sugere a bandeira nacional japonesa. Por causa dos elementos formadores da imagem, o texto no exige um leitor com conhecimento scio-histrico sobre tsunami para a construo de sentido do discurso. O texto permite a identidade ideolgica do autor, que revela a destruio dos aspectos materiais, mas abre discusso para o salvamento dos aspectos ideolgicos e culturais do Japo. O smbolo da radiao aparece no canto inferior direita da ilustrao e sugere a importncia dada pelo autor ao problema das usinas nucleares e dissipao de sua radioatividade.

b . c . d .

e .

Pergunta 2
1.

0,5 pontos

A pressuposio faz parte dos fenmenos lingusticos a respeito da construo dos sentidos na linguagem. Marque a alternativa abaixo que traz um enunciado com pressuposio.

Resposta a . b . c . d . e .

Eu vos declaro marido e mulher. Pedro no parou de bater na mulher. Declaro aberta a sesso. Estou com uma enxaqueca! Joo quebrou um prato.
0,5 pontos

Pergunta 3
1.

Abaixo temos uma charge do famoso Angeli. Observe-a e indique a alternativa incorreta.

Resposta a . b . c . d . e .

O leitor reconhece nessa charge o contexto imediato, pois fcil recuperar a notcia qual a charge se vincula. O contexto mediado da charge relaciona-se histria do pas, em especial histria da corrupo poltica. O contexto da charge exige do leitor conhecimento de mundo e capacidade de inferncia. A linguagem da charge uma parfrase da obra Flora brasiliensis, produzida entre 1840 e 1906. O efeito de sentido encontra-se na relao entre o gnero textual charge e o tipo de discurso jornalstico.

Pergunta 4
1.

0,5 pontos

Leia o texto abaixo: Aquecimento global pode acabar com o po francs Dbora Spitzcovsky, 16 de maio de 2011 J pensou em ter que tirar, para sempre, da sua dieta o delicioso po francs? Pois um estudo realizado pelos pesquisadores da Science concluiu que, por culpa do aquecimento global, estamos cada dia mais perto dessa realidade. A pesquisa analisou o impacto das mudanas climticas nas quatro principais culturas consumidas pela populao mundial trigo, arroz, milho e soja e concluiu que a produo do trigo a mais afetada peloaumento da temperatura: atualmente, ela est 5,5% menor do que se os termmetros no tivessem subido e a tendncia essa porcentagem aumentar junto com a temperatura global. Sendo assim, a produo de todos os alimentos base de trigo como pes, massas e bolachas sofrer reduo, mas a maior ameaa fabricao do po francs. Isso porque, de acordo com os pesquisadores, a iguaria tambm conhecida como cacetinho, mdia e carioquinha, entre outros nomes, pelo Brasil afora uma das que possui maior teor de glten: uma protena encontrada na semente do trigo. Ainda segundo os cientistas, por enquanto os avanos nas tecnologias de produo esto dando conta de combater os efeitos da natureza e manter o ritmo de fabricao da iguaria, mas, quanto mais a temperatura subir, mais difcil ser evitar o desaparecimento do pozinho francs. Ser que, com essa notcia, mais pessoas se animam a lutar contra o aquecimento global? Texto disponvel em: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/aquecimento-global-podeacabar-com-o-pao-frances/ O texto acima apresenta discurso de divulgao cientfica. Ele constitudo a partir de dois discursos, que so:
Resposta a . b . c . d . e .

O discurso da culinria e do jornalismo. O discurso da cincia e do cotidiano. O discurso da academia e da cincia. O discurso da medicina e do cotidiano. O discurso da cincia e do jornalismo.
0,5 pontos

Pergunta 5
1.

Leia o texto abaixo: Aquecimento global pode acabar com o po francs Dbora Spitzcovsky, 16 de maio de 2011 J pensou em ter que tirar, para sempre, da sua dieta o delicioso po francs? Pois um estudo realizado pelos pesquisadores da Science concluiu que, por culpa do aquecimento global, estamos cada dia mais perto dessa realidade. A pesquisa analisou o impacto das mudanas climticas nas quatro principais culturas consumidas pela populao mundial trigo, arroz, milho e soja e concluiu que a produo do trigo a mais afetada peloaumento da temperatura: atualmente, ela est 5,5% menor do que se os termmetros no tivessem subido e a tendncia essa porcentagem aumentar junto com a temperatura global. Sendo assim, a produo de todos os alimentos base de trigo como pes, massas e bolachas sofrer reduo, mas a maior ameaa fabricao do po francs. Isso porque, de acordo com os pesquisadores, a iguaria tambm conhecida como cacetinho, mdia e carioquinha, entre outros nomes, pelo Brasil afora uma das que possui maior teor de glten: uma protena encontrada na semente do trigo. Ainda segundo os cientistas, por enquanto os avanos nas tecnologias de produo esto dando conta de combater os efeitos da natureza e manter o ritmo de fabricao da iguaria, mas, quanto mais a temperatura subir, mais difcil ser evitar o desaparecimento do pozinho francs. Ser que, com essa notcia, mais pessoas se animam a lutar contra o aquecimento global? Texto disponvel em: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/aquecimento-global-podeacabar-com-o-pao-frances/

O gnero textual divulgao cientfica utiliza-se de elementos didticos. No final do terceiro pargrafo do texto, percebemos um desses elementos ( uma das que possui maior teor de glten: uma protena encontrada na semente do trigo.). O elemento utilizado aqui seria a:
Resposta a . b . c . d . e .

Definio. Nomeao. Exemplificao. Comparao. Metfora.


0,5 pontos

Pergunta 6

1.

Na tirinha a seguir, a personagem faz referncia a uma das mais conhecidas figuras de linguagem para:

Resposta a . b . c . d . e .

condenar a prtica de exerccios fsicos. valorizar aspectos da vida moderna. desestimular o uso das bicicletas. caracterizar o dilogo entre geraes. criticar a falta de perspectiva do pai.
0,5 pontos

Pergunta 7
1.

O gnero textual divulgao cientfica:


Resposta a . b . c . d . e .

Tem funo social de entretenimento e no apenas educativa. Tem funo essencialmente socioeducativa. exclusivamente uma forma de entretenimento. Apresenta ensinamentos, por isso no poder ser uma forma de entretenimento. Liga-se tradio jornalstica e acabou sendo extinto ao longo da histria.
0,5 pontos

Pergunta 8
1.

O que no podemos pressupor com a frase Julinha foi minha primeira filha.
Resposta a . b . c .

Eu tenho outras filhas. Julinha a filha mais velha. Eu no tenho filhos.

d . e .

As outras filhas nasceram depois da Julinha. Eu tenho filhos.


0,5 pontos

Pergunta 9
1.

Para entender a fala do pinheiro na tira abaixo, preciso que o leitor deduza que:

Resposta a . b . c . d . e .

Pela expresso feliz do pinheiro, ele no gosta da poca natalina. Pela distncia entre os pinheiros que conversam e os outros no fundo da tira, os pinheiros que conversam so contrrios aos outros pinheiros, que gostam do Natal. Pelos cortes dos pinheiros, o pinheiro que fala est aliviado por no ter sido cortado para se tornar rvore de Natal. Pela expresso feliz do pinheiro, ele gosta da poca natalina, apesar de ser uma poca cansativa com tantos preparativos. Pela imagem, h muitos pinheiros no local.
0,5 pontos

Pergunta 10
1.

Qual a informao implcita o subentendido no cartum abaixo?

Resposta a . b . c . d . e .

No mundo dos negcios, o predomnio masculino. Nesse universo d-se mulher um papel inferior, o de buscar um cafezinho. O dono da casa quer receber bem seus convidados e pede mulher um cafezinho. Por se tratar de uma reunio entre homens, o marido usa a desculpa do cafezinho para afastar a esposa. Por ser a nica mulher do grupo, faz parte da etiqueta social a mulher recepcionar os convidados. No mundo dos negcios, a assistente ou secretria assume a funo de buscar o cafezinho.

Anda mungkin juga menyukai