Anda di halaman 1dari 10

1.

Introduo

A palavra foedus, do latim, d origem ao termo Federao, e tem como significado pacto, entendimento, negociao baseada na fidelidade e na confiana. O primeiro pacto federativo, ocorreu com a unio das treze colnias norte-americanas que, para se livrarem do jugo ingls, criaram os Estados Unidos da Amrica, que foi formalizado atravs da Constituio de 1787. Atualmente, o federalismo, esta presente em diversos pases do mundo, como forma de governo. Sendo que cada pas federalista tem o seu ordenamento, com distribuio de competncias entre os estados, tanto politica, econmica ou administrativamente, atravs da constituio. Outro fato, que deve ser salientado que o federalismo no nasce da mesma
forma em todos os pases, visto que cada Estado tem uma histria que caracteriza o seu tipo de federao.

2. As origens do Federalismo (3 pginas)

A organizao poltica do territrio de um pas pode ser organizada sob a forma de um Estado unitrio, em que as decises de ordem poltica-econmica advm de um poder centralizado, ou ento sob a forma de um Estado federativo, que tem em suas diferentes esferas da administrao pblica (municipal, estadual, federal etc) autonomia e competncia para legislar sobre assuntos de seu interesse. O federalismo, de acordo com Fernando Rebouas1, a distribuio do poder poltico sobre um territrio independente, que ocorre pela presena de Estados que so compreendidos pelas unidades da federao. Em que cada estado possui autonomia regional, sendo delimitado por sua histria e origem cultural. Rosani Evangelista da Cunha2 define federao como:
A forma peculiar de organizao do Estado, em que coexistem diferentes esferas territoriais dotadas de poder. Essa forma de organizao est baseada em pacto inscrito em Constituio Federal e mecanismos que permitem equilbrio entre autonomia e interdependncia. Demanda, para sua efetividade, no s o reconhecimento da autonomia de cada uma das esferas territoriais de poder, mas, tambm, a construo de instituies, regras, culturas e relaes entre os governos, de maneira a permitir formas de cooperao e coordenao federativa.

Pode-se, portanto, dizer que federao a diviso, sem rupturas, da soberania entre os Estados membros de um pas, em que a diviso constitucional de poderes entre cada uma de suas partes nveis de governo so caracterizadas por sua autonomia e pela no subordinao. Os Estados Unidos foram a nao, segundo Roberta Camoneiro Baggio3, pioneira na implantao do federalismo do Estado, aps a revoluo que tornou as treze colnias que o compunham, independentes em 1776 da Inglaterra. Ou seja, a origem da federao tem suas

1 2

REBOUAS, Fernando. Federalismo. Infoescola

CUNHA, Rosani Evangelista da. Federalismo e relaes intergovernamentais: os consrcios pblicos como instrumento de cooperao federativa. Revista do Servio Pblico/Fundao Escola Nacional de Administrao Pblica. Ano 55, nmero 3 (Jul-Set). Braslia: ENAP, 2004. p. 5.
3

BAGGIO, Roberta Camoneiro. Federalismo no contexto da nova ordem global. Curitiba: Juru, 2010. p. 22.

origens na luta pela independncia dos EUA, com a unio das treze colnias que integravam seu territrio, para sarem do domnio ingls. Levando-se em conta as diferenas existentes entre as treze colnias norte-americanas, pode-se dizer que a federao partiu do princpio da questo de como preservar a autonomia e identidades das unidades que integravam o territrio norte-americano e como uni-las para que fosse construdo um Estado nacional. J na viso de Mrcio Nuno Rabat4:
O federalismo da constituio norte-americana revelou-se, em primeiro lugar, um eficiente compromisso poltico frente a questes prticas imediatas. Tratava-se, por um lado, de eliminar a possibilidade de guerras sempre presente entre estados soberanos e vizinhos, na ausncia de uma instncia capaz de regular suas pendncias e facilitar a defesa comum contra a Gr-Bretanha. Por outro lado, pretendia-se potenciar a liberdade de circulao de produtos, evitando que a pretenso de proteger sua prpria capacidade produtiva levasse os diferentes estados a entrarem em uma escalada protecionista. Da a importncia da chamada clusula de comrcio, que remete ao governo federal a competncia para regulamentar o comrcio interestadual.

Ou seja, na viso do autor, o federalismo norte-americano foi a soluo encontrada, para resolver de forma eficiente tanto politica com economicamente, a questo da dominao inglesa. Daniel J. Elazar define como o meio de organizar o poder e as relaes que dele emanam, em que:
No seu sentido mais amplo, o federalismo funciona como um lao importante entre o povo e as instituies, no caso de unies constitudas consensualmente, sem o sacrifcio de suas respectivas integridades, como uma forma ideal de organizao poltica e social. Como base de associao poltica, o federalismo pode ser definido como a maneira pela qual uma organizao poltica une certo nmero de comunidades polticas distintas em um todo mais amplo, permitindo que elas mantenham sua integridade fundamental. Os princpios polticos que animam os sistemas federais enfatizam a primazia da barganha e da negociao coordenada entre vrios centros de poder, eles procuram destacar as virtudes da disperso do poder como meio de salvaguardar liberdades locais e individuais. O federalismo mais que simplesmente um arranjo estrutural, tambm um modo especfico de comportamento poltico e social, envolvendo o compromisso com a parceria por parte de indivduos e instituies que, simultaneamente, tm orgulho em preservar suas prprias identidades.

RABAT, Marcio Nuno. A federao: centralizao e descentralizao do poder politico no Brasil . Brasilia: 2002. P. 5. Disponivel em

Portanto, aps a leitura do captulo 1, Trajetria histrica do Federalismo, de Roberta Camineiro Baggio, possvel perceber que a federao norte-americana teve sua origem com as treze colnias inglesas que tornaram-se independentes e uniram-se para formar os Estados Unidos da Amrica, sendo que aps a fuso ocorreu a formulao da Constituio Federal, que imps a superioridade da Unio em face dos Estados-membros. Em que, cada Estadomembro, em prol da unificao, cedeu parte de seu poder unio, que passou a deter uma esfera de poder, passando neste caso a representar a coletividade dos Estados federados. Outro fator importante, que a leitura nos traz que o federalismo pode ser por agremiao, sendo neste caso, caracterizado pela reunio de vrios Estados para a formao de um novo Estado, um Estado Federal. Ou ento, por desagregao, que ao contrrio da agremiao, ocorre quando um Estado unitrio se descentraliza. J o federalismo dual caracterizado por uma rgida separao de competncias entre o ente central (unio) e os entes regionais (estados-membros). E que no federalismo cooperativo no h uma separao rgida de competncias entre os entes federados, e que isto ocorre para promover aproximao, cooperao entre a unio e os estados-membros. A autora deixa implcito no texto que a federao para existir, necessita ter uma Constituio Federal rgida, para garantir a estabilidade do Estado; assim como ter presena de poder constituinte prprio nos Estados-membros; possuir um territrio prprio; a repartio constitucional de competncias entre os Estados-membros; ter ainda, dois rgos legislativos federais (bicameralismo), um integrado por representantes do povo, eleitos proporcionalmente populao, e outro integrado paritariamente por representantes dos Estados-membros; e por fim, uma corte constitucional que assegure a supremacia da Constituio Federal.

3. Federalismo no Brasil

Pode-se dizer que no Brasil, o federalismo segue estruturalmente, o modelo estadunidense, mas a sua formao se deu por motivos completamente opostos aos dos Estados Unidos. Nos Estados Unidos, a criao ocorreu porque os membros das treze colnias queriam ser guiados por a autoridade poltica em comum, enquanto que no Brasil, a finalidade era ter a autonomia de um governo central, que j havia sido estabelecido no governo de Dom Pedro II. O processo de colonizao no Brasil girou em torno da explorao das riquezas e o pas mostrava sua inclinao forma de governo federalista desde a poca das capitanias hereditrias e de suas provncias independentes decorrentes. A Constituio de 1824 definiu que a forma de Estado no Brasil seria a do Estado Unitrio. Com a instaurao da Republica Federativa no Brasil, atravs do Decreto n 1, de 15 de novembro de 1889, com a devida transformao das Provncias em Estados Federados. Este Decreto foi baseado nas reivindicaes do Manifesto Republicano de 1870, ocorreu o fim do perodo imperial no territrio brasileiro, sendo a primeira Constituio dos Estados Unidos do Brasil promulgada em 1891, institucionalizando assim a federao, que seguiu o modelo do federalismo dualista. Com a Constituio de 1891. Ficou estabelecido ainda que o Brasil seria composto por vinte Estados-membros, derivados das provncias existentes, alm do Rio de Janeiro, a primeira Capital da Repblica, como Distrito Federal. No perodo da Primeira Repblica, o que de mais relevante aconteceu foi a edio do Cdigo Civil de 1916, que instituiu para todo o territrio nacional um direito substantivo nico, sendo que o direito processual, ficou a cargo de cada Estado-membro, mas indiretamente o governo federal ainda os controlava, visto que lhes restringia a autonomia. No perodo do Governo Vargas, de 1937 a 1945, o federalismo quase foi suprimido, pois os poderes estavam concentrados nas mos deste, visto que com a edio do Decreto lei n 1.202/39, ocorreu a substituio dos governadores dos Estados federados por interventores da Unio. Com a promulgao da Constituio de 1946, o pas teve um perodo de euforia, em que reinava entre a populao a sensao extasiante da democracia. Nesta nova Carta foram

previstos constitucionalmente, os direitos e garantias individuais, sendo a interferncia econmica mnima da Unio nos Estados-membros, com autonomia dos municpios. Foi um perodo de redemocratizao, com os Estados-membros passando a ter autonomia legislativa e politica, acontecendo o mesmo com os municpios, mas os mesmos ainda no detinham autonomia financeira. Ocorreu neste perodo, a harmonia entre os trs poderes: Executivo, Legislativo e Judicirio. No perodo compreendido entre 1945 e 1964, alm das eleies para Presidente da Repblica, foi marcado tambm pelos diversos sufrgios nos Estados-membros, tanto a mbito estadual como municipal, em que os cidados puderam exercer muitos dos direitos que foram garantidos constitucionalmente, podendo escolher atravs do voto direto seus representantes. Entretanto, em 1964, os militares atravs de atos institucionais, que nada mais foram que atos de exceo, ocorreram modificaes drsticas na Constituio, tendo como principal impacto no federalismo nacional, o fato da Unio tirar a autonomia dos Estados federados, centralizando o poder politico na pessoa do Presidente da Repblica. Os Atos Institucionais, alm de filtrarem a autonomia do Poder Legislativo, levou a edio de uma nova Constituio no ano de 1967, que foi modificada em 1969 para estabelecer uma maior competncia e atribuies legislativas Unio, com o STF recebendo a competncia de solucionar litgios entre os Estados federados e a Unio, ou seja, com o regime militar, houve uma poda no desenvolvimento e restrio a competncia dos Estados federados, que impediu o crescimento do federalismo no territrio brasileiro. Durante o perodo militar, o federalismo era aplicado apenas formalmente, no existia de fato, visto que o poder poltico-econmico estava centralizado na esfera federal, ou seja, era apenas um federalismo integrativo. Com a Constituio de 1988, foi consagrada a unio indissolvel dos Estadosmembros, base do federalismo, sendo ainda acrescentado que o municipalismo, com uma ampla descentralizao das competncias, em que o poder fica evidenciado em trs esferas: a ordem nacional (Unio), a ordem regional (Estados) e a ordem locais (municpios), ou seja, ocorreu a implantao de um federalismo real e efetivo no pas. Com a distribuio das competncias e poderes entre a Unio, Estados-membros, Distrito Federal e Municipios, todos ficaram dotados de autonomia poltica, administrativa e tributria.

A novidade trazida com a Constituio de 1988 foi a elevao formal do municpio brasileiro categoria de ente federativo propriamente dito. Como est disposto no artigo 1.:
Art. 1. A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico. Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio.

A Constituio de 1988 enfatiza que o exerccio da soberania popular, e foi restabelecido o sufrgio universal, o voto direto e secreto, com igual valor para todos, para o cargo de chefe do poder executivo federal, estadual e municipal e para os membros do poder legislativo federal, estadual e municipal. A estrutura do Estado federal no Brasil est disposta na Constituio, que define quais so os entes e os rgos federados que compem a federao; os poderes de cada um (poder executivo, legislativo e judicirio); a estrutura do governo central e dos governos descentralizados.

Roberta Camineiro Baggio no capitulo II, O federalismo no Brasil, possibilita ao leitor compreender que o federalismo no territrio nacional no diz respeito apenas a estrutura formal
do Estado, mas tambm a forma de se organizar um Estado, mostrando um processo complexo de governo que envolve vrios atores de diferentes nveis e com atribuies e competncias bem identificadas e delimitadas.

4. Federalismo e a nova ordem global

5. Concluses

O federalismo no Brasil variava de forma de acordo com o momento histrico em que o pas se encontrava. Por fim, a diferena maior entre o processo de construo da federao brasileira e da norte americana que, enquanto a brasileira descentralizou uma unio, tendo as oligarquias agrrias capitaneando esse processo, a americana uniu estados atravs da federao, tendo nas oligarquias agrrias a oposio.

6. Referencias bibliogrficas

BAGGIO, Roberta Camineiro. Federalismo no contexto da nova ordem global. Curitiba: Juru, 2010.

Infoescola. Disponvel em <http://www.infoescola.com/politica/federalismo/>. Acesso em:

Anda mungkin juga menyukai