Anda di halaman 1dari 3

PERFIL OBJETIVO DA EMPRESA O ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL

Conceito: considera-se estabelecimento todo o complexo de bens organizado, para exerccio da empresa, por empresrio, ou sociedade empresria. Decorre do princpio da unidade patrimonial a regra segundo a qual, ordinariamente, no direito brasileiro, o empresrio, individual ou coletivo, possui apenas um patrimnio. Em se tratando de empresrio individual, seu patrimnio pessoal compreende tanto os bens e direitos de uso civil como, tambm, o estabelecimento empresarial. Das regras legais acima expostas podem-se extrair algumas consideraes: 1 cada pessoa, natural ou jurdica, tem necessariamente um e somente um patrimnio, mesmo que este no seja composto de coisas materiais. 2 o patrimnio do empresrio, conceituado como complexo de bens, direitos e obrigaes, compreende o prprio estabelecimento empresarial. O estabelecimento apenas uma parte do patrimnio do empresrio. 3 o patrimnio todo - isto , todos os direitos e bens, e no apenas o estabelecimento que deve responder pelas obrigaes assumidas pelo empresrio, seja ele individual ou coletivo. 4 inexiste no Direito brasileiro o conceito de patrimnio separado, porque a lei o elevou categoria de universalidade, uma unidade atribuda a cada pessoa. Em resumo, o estabelecimento uma unidade destinada ao exerccio da empresa. Como unidade, o empresrio no totalmente livre para alienar ou comprometer seu estabelecimento, devendo saldar todos seus credores ou obter o consentimento destes. Em caso de falncia, todos os bens do empresrio individual os destinados ao exerccio da empresa e os resultantes deste e, da mesma forma, os de uso pessoal ou familiar, exceo dos impenhorveis so arrecadados para o pagamento dos credores particulares ou empresariais, sem distino. PESSOAS JURDICAS: Pessoas jurdicas de direito privado: Associaes; sociedades ( simples e empresrias); fundaes. Pessoas jurdicas de direito pblico: Externo: estados estrangeiros; todas as pessoas regidas pelo direito internacional pblico ( exs: ONU, OEA, OPEP, comunidade europia, OTAN etc.). Interno: unio, estados, distrito federal, territrios, municpios, autarquias, demais entidades de carter pblico criadas por lei.

ELEMENTOS COMPONENTES DO ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL: , essencialmente, o estabelecimento todos o complexo de bens organizados, compreendendo coisas corpreas e incorpreas, mveis e imveis, fungveis e consumveis, divisveis ou no. CESSO DE ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL: O estabelecimento empresarial considera, na doutrina, como bem mvel, mas, apresar disso, pode constituir-se de bens imveis; nesse caso, sua transferncia estar sujeita a esse regime de bens, mediante o registro do ttulo traslativo no Registro de Imveis. Com o propsito de salvaguardar o direito dos credores, a Lei Falimentar impe restries venda do estabelecimento empresarial, sob pena de ineficcia. Art, 129, VI: so ineficazes em relao massa falida, tenha ou no o contraente conhecimento do estado de crise econmico-financeira do devedor, seja ou no inteno deste fraudar credores: a venda ou transferncia do estabelecimento feita sem o consentimento expresso ou o pagamento de todos os credores, a esse tempo existentes, no tendo restado ao devedor bens suficientes para solver o seu passivo, salvo se, no prazo de 30 dias, no houver oposio dos credores, aps serem devidamente notificados, judicialmente ou pelo oficial de registro de ttulos e documentos. CONCORDATA: processo judicial pelo qual um comerciante ajusta com seus credores o modo de pagar-lhes o que lhes deve ou parte da dvida, quando no h condies de efetuar os pagamentos como anteriormente havia sido convencionado . extinto pela Lei de recuperao de empresas. possvel que a venda do estabelecimento se faa destacadamente, em vrios contratos, considerando tratar-se de coisas singulares, que no perdem sua individualidade mesmo pertencendo a uma universitas facti. Para evitar o conluio fraudulento entre o alienante do estabelecimento e seu adquirente, o CC, previu a responsabilidade solidria deste ltimo, pelo prazo de um ano, contados a partir dos vencimentos dos crditos, se ainda no vencidos, e de um ano a partir da publicao do arquivamento na junta comercial, se os crditos se encontrarem vencidos quando do trespasse. O adquirente se sub-roga em todos os contratos de explorao do estabelecimento, salvo em relao queles que tenham carter pessoal em seu cumprimento, como ocorre em contratos de trabalho ou de prestao de servio. DOMICLIO E ESTABELECIMENTO PRINCIPAL:

Em regra, o domiclio da pessoa natural se fixa no lugar onde ela estabelece sua residncia com nimo definitivo. Por ser o empresrio individual uma pessoa natural, seu domiclio assim determinado. Entretanto, tambm ser seu domiclio o lugar onde exercitar sua atividade, no tocante s relaes empresariais. A doutrina, h muito, considera principal estabelecimento, para efeito falimentar, aquele em que se encontrar a centralizao das ocupaes empresariais, isto , o local de onde emanam as ordens e se realizam as atividades mais intensas da empresa. Afastando-se desse entendimento, mas no revogando a regra especial falimentar, o CC considera, na hiptese de existir mais de um, cada um deles seu domiclio para os atos nele praticados. Diversamente do que dispe o CC, a Lei Falimentar somente admite, para efeito de fixao da competncia, um nico domiclio: o lugar onde o empresrio possuir seu principal estabelecimento, entendido este como o local no qual se fixa a chefia da empresa e transmite as ordens de seus negcios.

Anda mungkin juga menyukai