Anda di halaman 1dari 13

GUA QUENTE

UNIVERSIDADE FMU FIAMFAAM

INSTALAES HIDRULICAS E O PROJETO DE ARQUITETURA PARTE I INSTALAES HIDRULICAS PREDIAIS CAPTULO 2 - GUA QUENTE

INSTALAES ELTRICAS E HIDRULICAS


Professor | Carlos Alberto Guia Turma | 018207C10 Andreia Amigo - 4284551 Eduardo Matias - 4504782 Ingrid Ribeiro - 5523973 Kleverton Dias - 5507483 Leandro Souza - 5351059

So Paulo 2013

As instalaes prediais so regidas pela NBR7198 e devem ser executadas de modo a: - Garantir o fornecimento de forma contnua, em quantidade e temperatura controlvel, com segurana, presses e velocidades compatveis e perfeito funcionamento das peas de utilizao das tubulaes; - Preservar a qualidade da gua; - Proporcionar nvel de conforto adequado ao usurio; - Racionalizar o consumo de energia. Existem diversos equipamentos para aquecimento, reservao e distribuio de gua quente. So vrias as opes de aquecimento, mas os principais e com temperaturas convenientes so: Uso pessoal em banhos ou higiene 35 C a 50 C Em cozinhas 60 C a 70 C Em lavanderias 75 C a 85 C Em finalidades mdicas 100 C

CONSIDERAES GERAIS

ESTIMATIVA DE CONSUMO
Segundo a NBR 7198, as condies e caractersticas de utilizao do sistema so parmetros a ser considerados no estabelecimento do consumo de gua quente. A tabela 2.1 apresenta essa estimativa: TABELA 2.1 ESTIMATIVA DE CONSUMO DE GUA QUENTE Prdio Consumo litros/dia Alojamento provisrio de obra 24 por pessoa Casa popular ou rural 36 por pessoa Residncia 45 por pessoa Apartamento 60 por pessoa Quartel 45 por pessoa Escola (internato) 45 por pessoa Hotel (sem incluir cozinha e lavanderia) 36 por hspede Hospital 125 por leito Restaurante e similares 12 por refeio Lavanderia 15 kg de roupa seca SISTEMAS DE AQUECIMENTO - Pode acontecer de trs formas: - Aquecimento individual (local): alimenta uma nica pea de utilizao, como por exemplo, um chuveiro ou uma torneira eltrica. Podendo ser local quando pequenos aquecedores alimentam um nico compartimento sanitrio. - Aquecimento central privado: atende somente uma unidade habitacional, ou seja, alimenta vrios pontos de consumo localizados em cozinhas, banheiros e reas de servio. Um exemplo o aquecedor de acumulao. - Aquecimento central: um nico conjunto de aquecimento alimenta vrias unidades de um edifcio, ou seja, vrias peas de utilizao de vrias unidades

habitacionais ou comrcios e servios. Exemplo disso so os edifcios residenciais, hotel, motel, hospital, etc.

TIPOS DE AQUECEDORES
So vrios os tipos de aquecedores, porm, os mais comuns em instalaes prediais so os de aquecimento direto ou indireto, passagem ou acumulao. Fonte de energia pode ser energia, gs ou energia solar. AQUECEDORES ELTRICOS - Pode ser dois tipos: - Aquecimento por passagem: so dispositivos interpostos na tubulao para o aquecimento eltrico da gua. Como exemplos: chuveiro eltrico, torneira eltrica e aquecedores automticos de gua quente. - Aquecedores por acumulao: proporcionam maior conforto, pois a gua aquecida para posterior consumo. A acumulao possibilita o uso com maior vazo nos chuveiros ou qualquer outro ponto. Fornece gua quente de imediato e pode alimentar mais de um ponto ao mesmo tempo. VANTAGENS So compactos Fceis de instalar Dispensam tubulao DESVANTAGENS Custo de KW Baixa presso Pouca vazo de gua

Primeira coisa a se fazer quando for adquirir um aquecedor a gs se certificar que atende a NBR 7198, consultar a NBR 13103 e deve tambm considerar informaes do fabricante.

AQUECEDOR A GS

Os aquecedores a gs devem ser alimentados pelo reservatrio superior de gua fria ou por dispositivo de pressurizao. Possui melhor presso de gua que os similares eltricos e gua quente para uso imediato, porm, se no seguir determinadas especificaes, corre o risco de vazamento. Os modelos de passagem so de instalao mais simples que os de acumulao. No modelo de passagem, basta abrir a torneira que o aquecedor liga automaticamente. econmico e possui conforto com maior fluxo e gua. Os aquecedores de parede permitem maior facilidade de instalao. Nas instalaes residenciais, recomendvel a utilizao de dois aquecedores independentes, um para o banheiro e outro para a cozinha. Antes de instalar, deve verificar se os pontos de existentes na parede correspondem mesmo aos pontos de gua fria, de gua quente e de gs do aparelho. Os aquecedores instantneos a gs devem estar em conformidade com a NBR 5899 e a NBR 8130. Outra opo de aquecedor a gs o de acumulao, que armazena a gua aquecida e tem fcil instalao, atendendo vrios pontos de consumo simultaneamente, porm, so bem maiores que o modelo de passagem, sendo de melhor utilizao somente quando consome grandes volumes de gua quente ao mesmo tempo. Independente de qual seja o aquecedor a gs, sempre importante prever a ventilao permanente do local, adequando as instalaes e evitando riscos. Os desenhos e tabelas abaixo demonstram isso.

AQUECIMENTO SOLAR
A energia solar vem sendo adotada em grande escala no segmento de aquecedor de gua. Os custos do sistema de aquecimento solar diminuram

significamente, fazendo com que o benefcio compense, pois um sistema que combina segurana, ecologia e economia. O aquecimento solar trs economia de energia, de fcil manuteno, possui fonte de energia inesgotvel e no produz poluio ambiental, por outro lado, um sistema que fica comprometido em dias nublados e com chuva, precisando assim, utilizar o sistema misto de energia solar e eltrica. Tem sido bastante utilizado em aquecimento de piscinas, substituindo os aquecedores eltricos e a gs, fazendo necessria a instalao de placas coletoras suficientes para o volume de gua a ser aquecido. Os aquecedores solares devem ter desempenho trmico conforme a NBR 10185, verificvel conforme NBR 10184 e ser instalado conforme a NBR 12269.

INSTALAO ESQUEMTICA DE AQUECIMENTO SOLAR


A localizao e disposio dos equipamentos na cobertura devem ser rigorosamente observadas, pois, apesar de ser constitudo por equipamentos bastante simples e de fcil utilizao, o sucesso de sua eficincia depende de uma correta instalao. A imagem abaixo demonstra a forma da instalao convencional de sistema de aquecimento solar.

COLETORES SOLARES
Para uma boa absoro de energia, para que os coletores recebam maior incidncia dos raios solares, a inclinao ideal das placas, em relao horizontal, um ngulo resultante da soma da latitude mais 5 a 10. Os coletores devem ser direcionados sempre para o norte. Quando o telhado no possui essa inclinao, existem duas solues: - Inclinar os coletores por meio de suportes independentes; - Aumentar a rea coletora, para compensar as perdas de captao.

Tem a finalidade de armazenar a gua aquecida e conserv-la para posterior utilizao, j que, nas horas em que h radiao solar, existe pouca demanda por gua quente. fabricado em cobre ou inox, com acabamento externo de alumnio. A gua quente sempre se mantm na parte superior. O reservatrio trmico possui resistncia eltrica, aquecendo a gua mesmo em dias que no h luz suficiente. Esses reservatrios podem ser de alta presso (trabalha com at 5m.c.a) ou baixa presso (trabalha com at 20m.c.a), e essas escolhas vo depender do tipo de telhado da edificao.

RESERVATRIO TRMICO

RELAO ENTRE OS EQUIPAMENTOS


As alturas e distncias entre caixa dgua, boiler e placas so fundamentais para otimizao do sistema. O desnvel entre o topo da caixa dgua e o fundo do reservatrio trmico no poder ultrapassar a presso mxima admissvel

do equipamento e a distncia horizontal entre o reservatrio trmico e os coletores solares dever ser de no mximo 6m. Para melhor aproveitamento de gua, o desnvel mnimo entre o fundo do boiler e o topo dos coletores deve ser entre 0,30m e 4m. No possvel instalar o boiler debaixo da caixa dgua em telhado muito baixo. Nesse caso necessria a utilizao de horizontal de nvel e nvel, que viabiliza a instalao do reservatrio trmico ao lado ou embaixo da caixa dgua e em nvel ou no dos coletores solares.

DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA
Esse dimensionamento est relacionado diretamente ao nmero de usurios e destinao da gua quente. Para calcular o volume do boiler, adota-se 100litros por pessoa, para cozinha, lavatrio e ducha. As banheiras so consideradas a parte, acrescendo um volume de gua. Quanto maior o nmero de placas, maior a quantidade de gua quente disponvel. Normalmente adota-se a relao de 1m de rea coletora para cada 50/65 litros de gua a ser aquecida. Exemplo de dimensionamento: - Capacidade de boiler: 100 litros x 4 pessoas = 400 litros 2 banheiras = 400 litros Total = 800 litros - rea coletora: 1m de rea coletora para cada 50 litros Total = 16m de rea coletora de energia para aquecer 800 litros.

feita por encana mentos independentes do sistema de distribuio de gua fria, porm, obedece aos mesmos critrios da rede de gua fria. As tubulaes devem ser executadas tendo em vista as particularidades do tipo de material escolhido, devendo considerar necessidade de isolamento trmico. Deve localizar por conveno, a esquerda do ponto de gua fria.

REDE DE DISTRIBUIO

Nas instalaes prediais de gua quente, so utilizados tubos e conexes de cobre, CPVC, PEX e PPR. Os tubos de cobre, CPVC e PPR so os mais utilizados nas instalaes de gua quente. Os tubos de cobre so revestidos com isolamento trmico para diminuir o efeito de troca de calor com o meio ambiente, mantendo a temperatura sempre aquecida, esse isolamento precisa ser protegido da umidade e da radiao solar. O CPVC um material com todas as propriedades inerentes ao PVC, resistente conduo de lquidos sob presso a altas temperaturas. Uma vantagem em relao ao cobre que dispensa o isolamento trmico, com isso, a gua quente chega mais rpido ao ponto, em funo da pequena perda de calor ao longo da tubulao.

MATERIAIS UTILIZADOS

O PPR proveniente do petrleo e um novo material no mercado. Todo esse avano tecnolgico possibilitou a produo de tubos e conexes resistentes gua quente, que quando termo-fundiam-se, superava definitivamente o risco de vazamento nas unies.

O dimensionamento das tubulaes de gua quente usa os mesmos princpios dos de gua fria. Quando o material utilizado o cobre, os dimetros mais comuns, em uma instalao residencial de pequeno e mdio porte, so: 22mm (/4) e 15mm (/2) para ramais e sub-ramais, respectivamente 28mm (1) para canalizao do barrilete. Ao contrrio do dimensionamento de gua fria, em que o superdimensionamento das tubulaes no interfere tanto no funcionamento do sistema, no caso de gua quente, esse superdimensionamento causa problemas, ocasionando demora na chegada da gua e com isso, causando esfriamento.

DIMETRO DAS CANALIZAES

PRESSES MNIMAS E MXIMAS


Para o dimensionamento de canalizaes, deve sempre considerar as presses mnimas e mximas nas peas de utilizao. Na NBR 7198 recomenda que a presso esttica mxima para as peas de utilizao e para os aquecedores no ultrapasse 400KPa. As presses mnimas (torneiras e chuveiros) no devem ser inferiores a 5KPa a 10Kpa respectivamente.

VELOCIDADE MXIMA DA GUA


De acordo com a NBR 7198, a velocidade da gua nas tubulaes no deve ser superior a 3m/s. nos locais onde o nvel de rudo possa incomodar, a velocidade da gua deve ser limitada a valores compatveis com o isolamento acstico.

COMPARAO DO CUSTO DE FUNCIONAMENTO DE UM SISTEMA DE GUA QUENTE A ELETRICIDADE E A GS


Para efeito de comparao do custo de operao de um sistema de gua quente, apresenta-se um clculo comparativo simplificado do consumo de gs encanado, gs liquefeito de petrleo (GLP) e energia eltrica, para uma residncia que utiliza por dia 400 litros de gua quente por dia. Considerando que: - Potncia calorfica (eletricidade) = 860 kcal/kW; - Poder calorfico (gs encanado) = 4200 kcal/m; - Poder calorfico (GLP) = 11000 kcal/kg. Supondo que a temperatura da gua dever ser elevada de 20C a 70C, tem-se: Q=mxcxt Onde: q = quantidade de calor necessria m = massa (volume de gua a ser aquecida)

c = calor especfico da gua t = temperatura q = 400 x 1 x 50 = 20000kcal Ento, para obter 20000 kcal, haver necessidade de: Eletricidade = 20000 kcal: 860 kcal/kW = 23,25kW Gs encanado = 20000 kcal: 4200 kcal/m = 4,76m GLP = 20000 kcal: 11000kcal/kg = 1,82kg Na hora da elaborao do projeto, faz-se esse levantamento de custom de gs e/ou energia eltrica, o que dar condies para escolher o tipo de sistema a ser adotado, alm de avaliar seu custo de operao.

SISTEMAS INTEGRADOS DE AQUECIMENTO


Com a inovao tecnolgica, alm de segurana proporcionada aos usurios, aproveita de forma mais eficiente a energia, em funo do controle eletrnico, que mantm a gua na temperatura ideal de 35C a 75C. Essa soluo mista, que combina aquecedores a gs de passagem e reservatrios de acumulao, em ganhando espao nas construes. Na evoluo dos aquecedores, as centrais trmicas podem ser consideradas como sucessoras das caldeiras. A principal vantagem do novo sistema a durabilidade. Alm disso, se h um problema em um dos aquecedores, os outros minimizam as perdas, o que no ocorre com o queimador nico. Os projetos arquitetnicos e estruturais devem compatibilizar com a passagem das tubulaes, derivadas de prumada, que se ramificam em cada unidade.

Anda mungkin juga menyukai