Anda di halaman 1dari 4

1- Considere um processo de bombeamento de combustvel de um tanque de armazenagem, para um tanque de servio.

Elabore um diagrama de blocos para controle de nvel do tanque de servio, identificando e explicando a funo dos seguintes elementos de controle do sistema de bombeamento.

a) Set point: corresponde ao valor desejado para a grandeza fsica que se deseja controlar. Tambm chamado de sinal de entrada ou sinal de referncia ou valor de preset da malha de controle e sempre aplicado no bloco de comparao que calcula o sinal de erro e pode ser abreviado pelo termo SP. b) Varivel manipulada: corresponde ao sinal de sada do bloco controlador da malha de controle. Tambm denominada de sinal de controle ou sinal de correo ou sinal da lei de controle ou sinal da ao de controle, e pode ser abreviada pelo termo VM. c) Varivel de processo: corresponde ao valor real (medido pelo sensor) da grandeza .jh pfsica controlada. Tambm recebe o nome de varivel controlada ou sinal de sada e pode ser abreviado pelo termo VP. d) Detector de erro: tem a funo de calcular o valor do sinal de erro da malha de controle. Tambm pode ser denominado de bloco comparador ou somador. e) Realimentao: o sinal proveniente da sada do bloco sensor na malha de controle. Corresponde a uma parte ou a totalidade do sinal de sada da malha de controle. f) Sensor utilizado: o dispositivo cuja funo realizar a medio do valor da varivel de processo e transmitir essa informao (sinal de realimentao) entrada da malha de controle (bloco detector de erro). g) Controlador: controlador o responsvel por produzir um sinal que ser entregue ao atuador a fim de que este altere o valor da varivel de processo de tal forma que ela se iguale ou se aproxime do valor de set point. h) Sinal de erro: corresponde diferena entre o valor desejado e o valor real da grandeza fsica controlada; ou seja, a diferena entre o set point e a varivel de processo (Erro=SP-VP). i) Atuador: recebe o sinal da varivel manipulada, proveniente do controlador, e executa um trabalho que ir causar uma alterao no valor da varivel de processo. Tambm recebe o nome de elemento final de controle (E.F.C.). j) Planta ou processo: representa toda estrutura fsica e toda reao fsica ou qumica que influencia no comportamento da varivel de processo.

2- Elabore um diagrama de blocos para um sistema de controle automtico para controle de nvel de um reservatrio de gua em malha fechada, que utilize os seguintes elementos de controle. a) Sensor de nvel tipo strain gauge (extensiomtricas), definir o range desse sensor; b) Controlador de processo com entradas e sadas em 4 a 20 mA; c) Elemento final de controle: bomba (inversor de frequncia) ou vlvula de controle (4 a 20 mA), e; d) Explicar qual a varivel a ser manipulada neste controle.

a) Range inferior: 20 kg/cm Range superior: 80 kg/cm b) CLP (Controlador Lgico Programvel) c) Vlvula de controle (4 a 20 mA) d) Sinal eltroeletrnico, do tipo corrente (ampres / 4 a 20mA). 3- Cite e explique, atravs de uma aplicao naval, a utilizao de dois tipos de sensores de temperatura, sendo que um desses sensores deve enviar informao para um indicador de temperatura localizado em um painel de controle. Sensores de temperatura do tipo termmetros bimetlicos e termoresistncias do tipo PT-100 so largamente utilizados em navios mercantes. Os termmetros bimetlicos funcionam com o principio da diferena do coeficiente de dilatao trmica de dois metais diferentes, quando o elemento bimetlico aquecido ocorre uma deflexo proporcional a variao de temperatura. Os termmetros so utilizados em motores que trabalham com fluidos aquecidos e nas caldeiras. O PT-100 uma termoresistncia que utiliza, na sua construo, materiais que variam sua resistncia eltrica com a variao de temperatura, no caso quando a temperatura aumenta a resistncia do PT-100 aumenta proporcionalmente. Estes sensores podem enviar a temperatura atravs de sinais padronizados para serem monitoradas em uma central de controle remotamente, so utilizados nos motores, nas caldeiras, no sistema de gs inerte, etc.

4- Cite 03 diferenas entre medio de vazo utilizando rotmetros e medidores magnticos. Explique o princpio de funcionamento de cada um dos medidores de vazo. Os rotmetros funcionam com o principio da rea varivel (tubo cnico) e possui um peso que deslocado de acordo com a vazo do fluido, medida que o fluxo passa pelo rotmetro o peso deslocado a uma altura proporcional a vazo, a leitura feita atravs de uma escala graduada no corpo do rotmetro. Sensores de vazo magnticos funcionam com a Lei de Faraday, ou seja, um campo magntico gerado na tubulao de passagem do fluido, o fluido condutivo, corta as linhas do campo magntico produzindo uma fora eletromotriz proporcional a vazo. As diferenas entre os sensores so: principio de funcionamento diferentes, o sensor de vazo magntico precisa de alimentao para gerar o campo e o rotmetro no transmite a varivel medida, apenas indica. 5- Cite e exemplifique, atravs de uma aplicao naval, a utilizao de dois tipos de sensores de presso, sendo que um destes sensores deve enviar informao para o controlador. No sistema hidrforo o pressostato detecta a presso atuando para ligar e desligar a bomba, quando o valor da presso atinge o valor mnimo de operao regulado no pressostato (2bar), fecham-se os contatos eltricos e a bomba entra em funcionamento, aumentando a presso dentro do balo at o valor pr-estabelecido quando os contatos do pressostato sero abertos desligando a bomba. Aplicao em sistema de controle de gua da caldeira, onde na rede principal de vapor temos um sistema de descarga de vapor que funciona com um sensor de presso com transmisso pneumtica que envia um sinal proporcional a presso medida ao controlador de presso de vapor, este, por sua vez, de acordo com o valor de presso de descarga ajustado, encarrega-se de acionar as vlvulas de descarga de vapor. 6a. b. c. d. Utilizando os fundamentos da norma ISA, exemplifique e justifique um sistema de controle de temperatura, em aquecimento ou resfriamento, em malha fechada, destacando a funo dos seguintes elementos deste sistema: Tipo de sensor da varivel de processo; Tipo de controle a ser utilizado; Qual o tipo de varivel manipulada; Qual a varivel a ser manipulada. Controle de temperatura de uma estufa a resistncia eltrica, com: a) Varivel que se deve manter em um valor desejado, varivel de sada do processo (temperatura) sensor de temperatura PT-100. b) Tipo automtico, controle ON-OFF onde o sinal de controle pode assumir dois valores em torno do set-point. c) varivel manipulada do tipo sinal eltroeletrnico. d) Varivel que recebe a ao controladora, ou seja, varivel de sada do atuador Potencia dissipada pela resistncia.

7-

Cite duas diferenas entre medio de vazo utilizando rotmetro, medidores magnticos e tubo Venturi, explicando os seus princpios de funcionamento. O tubo venturi e medidores magnticos so adequados para medies tanto de alta como baixa vazo. J o rotmetro adequado para medies de baixas vazes. Os medidores magnticos s podem ser utilizados com lquidos condutores de eletricidade. Diferente dos rotmetros e tubos venturi que operam com lquidos gases e vapores. Os rotmetros so muito adequados para medies de baixas vazes. Dentro do tubo h um flutuador que sobe ou desce de acordo com a intensidade de vazo do fluido. Como o peso do flutuador constante, o aumento da vazo requer um aumento de rea livre de escoamento, uma vez que a perda de carga do flutuador permanece constante. Desta forma, a posio de equilbrio do flutuador (empuxo) indica a vazo. Medidores magnticos: a fora eletromotriz induzida nas bobinas fixadas no tubo gerada em funo da velocidade do lquido, a qual proporcional vazo volumtrica do fluido. Tubo venturi podem operar com lquidos, gases e vapores, so indicados para grandes medies, possuem baixa perda de carga residual e boa resistncia para fluidos abrasivos, elemento primrio gerador de presso diferencial. Funcionamento: So instalados em srie com a tubulao e a passagem do fluido pela garganta gera aumento da velocidade e reduo da presso esttica do fluido.

8-

Cite e exemplifique uma aplicao para um pressostato e para um termostato ressaltando a diferena entre histerese e banda morta (diferencial de presso). O pressostato um equipamento de medio de presso, cuja principal funo proteger e controlar o equipamento em casos de subpresso ou sobpresso. Utilizados em caso de compressores pneumticos, que ao atuarem sua presso mxima desligam o equipamento. O termostato um equipamento de medio de temperatura cuja funo proteger e controlar o equipamento em casos de temperaturas abaixo ou acima do aceitvel pelo equipamento. Podem ser aplicados com boa eficincia no controle de temperatura em cmaras figorferas, estufas de secagem, trocadores de calor (por exemplo em sistemas hidrulicos), equipamentos de refrigerao (por exemplo: aparelhos de ar condicionado e geladeiras), entre outros. Histerese a faixa de variao do processo em que no h alterao do status do controle. um parmetro expresso em percentagem do SPAN do instrumento de medio. J a banda morta determina a faixa de valores da grandeza fsica medida que no provoca variao da indicao ou no sinal transmitido pelo instrumento de medio. Dentro da zona morta, a grandeza fsica pode ser alterada sem ser detectada pelo instrumento de medio.

Anda mungkin juga menyukai