Anda di halaman 1dari 3

Avaliao de histria II unidade

Resolvi: transferir-vos-ei da opresso do Egito para a terra dos cananeus, amorreus, farezeus, e jebuzeus, para a terra que mana leite e mel..." O texto bblico est relacionado: a) ao Cisma. Dispora. c) ao xodo. d) "nica". b)

Aps observar a imagem, responda qual o nome da construo e qual povo a realizou:

a) Caaba povo Hebreu b) Zigurate povo Babilnico c) Pirmide povo Egpcio d) Mastaba povo Persa

Leia o texto e responda a questo a seguir: "O Cdigo de Hamurbi protege a propriedade, a famlia, o trabalho e a vida humana (...) O autor de roubo por arrombamento deveria ser morto e enterrado em frente ao local do fato (...) As penas eram cruis: jogar no fogo (roubo em um incndio), cravar em uma estaca (homicdio praticado contra o cnjuge), mutilaes corporais, cortar a lngua, cortar o seio, cortar a orelha, cortar as mos, arrancar os olhos e tirar os dentes.
Trecho da obra: "Criminologia", do Des. lvaro Mayrink da Costa, Ed. Forense, vol. 1, p. 23.

Monolito com o Cdigo de Hamurbi. Hoje ele pode ser admirado na sala 3 do Museu do Louvre, Paris.

O Cdigo de Hamurbi foi escrito com base na Lei de Talio, que pode ser resumida em uma frase: olho por olho, dente por dente. c) e)

Os sacerdotes ocupavam a classe social mais inferior no Egito Antigo. c) e)

Os fencios deixaram como principal contribuio cultural s civilizaes vizinhas o alfabeto fontico. c) e)

Sobre o Imprio Persa, analise as questes a seguir: A religio persa era o Zoroastrismo, que pregava a existncia do bem e do mal. c) e)

Sua expanso territorial deveu-se existncia de boas estradas e de um forte exrcito. c) e)

Os povos vencidos pelos persas eram obrigados a pagar tributos, pois os persas no interferiam na cultura dos subjugados. c) e)

c)

e)

c)

e)

Quais os principais povos da Antiguidade habitaram a regio da Mesopotmia? A - Egpcios, gregos, romanos e hunos. B - Babilnicos, assrios, sumrios, caldeus, amoritas e acdios. C - Visigodos, burgndios, ostrogodos e vndalos. D - Hebreus, hititas e egpcios.

Um dos povos que habitaram a Mesopotmia na Antiguidade foram os assrios. Qual das alternativas abaixo aponta caractersticas deste povo? A - Tinham na guerra sua principal atividade. Agiam de forma extremamente cruel nas guerras e impunham castigos severos aos derrotados. B - Gostavam muito de arte e, portanto, destacaram-se pela construo de escolas de arte por toda Mesopotmia. C - Eram excelentes comerciantes, mantendo relaes mercantis com gregos, egpcios e hebreus. D - Buscavam de forma pacfica unir todos os povos da Mesopotmia em prol de melhores condies de vida para todos.

O soberano dividiu o seu imprio em provncias, chamadas satrapias, construindo uma excelente rede de estradas e criando uma moeda internacional para facilitar o comrcio e desenvolver o imprio. Estas caractersticas identificam o: a) imprio dos persas durante o reinado de Dario. b) imprio babilnico durante o governo de Hamurabi. c) antigo imprio egpcio durante a dinastia de Quops. d) reino de Israel sob o comando de Davi.

Anda mungkin juga menyukai