Anda di halaman 1dari 76

VISTOS CONSULARES

Visto uma permisso para entrada temporria ou residncia em um pas. Cada pas tem um procedimento para liberao do visto. Segue abaixo uma lista com as exigncias e documentao para concesso de vistos em todos os pases que possuem representao no Brasil, alm de obter dados das Embaixadas Brasileiras e Embaixadas Estrangeiras em cada pas.

AFEGANISTO Capital: Cabul Idioma Oficial: Afego Pashtu, Persa Dari Vistos Consulares: Brasileiro necessita de visto; porm, dever solicitar em trnsito, em um dos pases onde h representao do Afeganisto. E necessrio Certificado Internacional da Vacina contra a Febre Amarela. No h representao consular no Brasil. FRICA DO SUL Capital: Pretria Idioma Oficial: Afrikaans, ingls, Ndebele, Xhosa, Zulu, Sesotho, Sesotho sa Leboa, Setswana, SiSwati, Tshivenda, e Xitsonga Vistos Consulares: As nacionalidades abaixo relacionadas no necessitam de visto para visitar a frica do Sul turismo, trnsito, negcios ou estudos para permanncia de at 03 meses: Alemanha, Argentina, Austrlia, ustria, Blgica, Brasil, Canad, Chile, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlndia, Frana, Grcia, Islndia, Irlanda, Irlanda do Norte, Israel, Itlia, Jamaica, Japo, Liechtenstein, Luxemburgo, Malta, Nova Zelndia, Noruega, Nova Zelndia, Pases Baixos, Paraguai, Portugal, Reino Unido, Santa Helena, Suazilndia, Sucia, Sua, Uruguai e Venezuela . Aconselha-se viajar com passaporte com validade mnima de 30 dias aps a data de retorno ao Brasil, contendo pelo menos 02 pginas em branco + certificado de vacina de febre amarela internacional. Documentos Necessrios para Solicitar Visto a Estudos por Perodo Superior a 90 Dias: . Formulrio BI-1738 preenchido e assinado pelo requerente ( modelo disponvel neste site) .Duas (2) Fotos 3x4cm recentes e iguais. . Passaporte original vlido pelo mnimo de 30 dias contando a partir da sada do territrio Sul Africano e conter no mnimo duas (2) pginas do passaporte em branco para uso oficial . Print de reserva area . Carta oficial da escola confirmando a participao no curso pelo perodo determinado. . Caso o solicitante seja menor de 21 anos, a seguinte documentao dever ser providenciada: a)Informaes da pessoa que estar responsvel pelo estudante durante sua estadia na frica do Sul e uma carta de confirmao emitida pelo referido responsvel. b) Autorizao dos pais ou do responsvel . Carto de vacina contra febre amarela internacional . Uma certido de antecedentes, emitido pelo rgo de segurana do pas onde o solicitante resida por mais de 12 meses ou mais e j tenha completado 18 anos. Esta certido no dever ter sido emitida h mais de 6 meses.

. Atestado mdico, confirmando que o requerente tem condies de realizar a viagem pelo perodo do curso ( conforme modelos disponveis neste site: atestado mdico e radiolgico). . Prova de cobertura mdica no territrio Sul Africano, vlido para todo o perodo da viagem . Prova de fundos econmicos pertinentes ao sustento do solicitante que poder ser enviada atravs de extratos bancrios dos 06 ltimos meses ( conta corrente/ponpana/investimentos) + Imposto de Renda completo . Bolsistas e estudantes em geral devem pagar a taxa de repatriao equivalente a R$ 1386,00 que dever ser devolvida no final de sua estadia no territrio Sul Africano; mediante apresentao do recibo consular original + carta de solicitao de reembolso constando dados bancrios para reembolso + passaporte original + boarding pass areo confirmando retorno ao Brasil. Nos casos em que rgo governamental assume o compromisso bilateral da repatriao do estudante, uma declarao ser suficiente para a iseno do pagamento de taxa de repatriao. Prazo: 20 dias teis dentro do Consulado Informaes Importantes: 1: Para entrar na frica do Sul necessrio certificado de vacina de Febre Amarela Internacional, independente do motivo da viagem. Tomar com pelo menos 10 dias de antecedncia da viagem.

ALBNIA Albnia - Republica da Albnia Capital: Tirana Idioma Oficial: Albans Brasileiro necessita de visto de entrada; porm, dever solicitar em trnsito em um dos pases onde h representao da Albnia. E necessrio Certificado Internacional da Vacina contra febre amarela. No existe representao consular no Brasil.

Outros pases que possuem representao: Australia, Austria, Alemanha, Blgica, Bulgria, Crocia, Egito, Grecia, Hungria, Italia,Malsia, Holanda,Espanha, Russia, Turquia, Gr Bretanha. Embaixada mais prxima: Embajada de la Republica de Albania - Buenos Aires - Argentina Libertador, 946 - p 4o CEP 1001 - Buenos Aires - ARGENTINA tel. (00xx5411) 4821-8366 fax. (00xx5411) 4851-2512 e-mail: embassy.buenosaires ALEMANHA Alemanha - Repblica Federal da Alemanha Capital: Berlim Idioma Oficial: Alemo Brasileiros esto isentos de visto a turismo/negcios, para permanncia de at 90 dias. Aos Viajantes Brasileiros, aconselhamos estar com o passaporte original vlido, fundos suficientes para a estadia na Alemanha (dinheiro, travel check, carto de crdito),bilhete areo ida e volta confirmada, voucher do hotel e servios adquiridos durante a estadia na Alemanha e comprovante de aquisio de seguro de viagem internacional (com cobertura de EUR 30.000,00 englobando assistncia mdica/hospitalar e repatriao sanitria). A ausncia destes requisitos poder acarretar problemas no ato do desembarque na Alemanha.

Documentos necessrios para o requerimento de visto

Fomulrio "Requerimento de visto" (em duas vias) Duas fotos atual de 3,5 x 4,5 cm Passaporte de viagem ou documento reconhecido de viagem, cuja validade ultrapassa por trs meses o perodo de validade do visto requerido. Comprovantes em lngua alem ou em ingls originais com duas cpias simples conforme itens abaixo (se o caso no se encaixar em nenhuma das opes, entrar em contato com o Consulado da Alemanha) Se necessrio, outros documentos podero ser exigidos a) Estudantes e Candidatos a Estudos Comprovao da admisso em uma escola superioralem (Zulassungsbescheid) ou comprovante de candidato a estudos (Studienbewerber) ou inscrio em curso preparatrio "Studienkolleg" Caso proceda, comprovao de inscrio em curso de alemo na Alemanha que anteceda o curso superior pretendido Comprovao do financiamento dos estudos e dos custos de vida na Alemanha (atualmente so necessrios aprox. Euros 585,- mensais ou seja 7.020,- por ano), feita atravs de: - termo de responsabilidade (Verpflichtungserklrung) que dever ser assinado,pela pessoa que ir assumir os custos de vida do requerente, ou no Consulado da Alemanha (neste caso trazer original da ltima declarao de imposto de renda, RG original e o valor em reais equivalente a 20,00 Euros) ou no Departamento para Estrangeiros na Alemanha, ou - comprovante de meios financeiros prprios (extrato de poupana em nome do requerente)

b) Bolsistas Comprovao da concesso da bolsa, emitida por rgo oficial alemo ou brasileiro (DAAD, CAPES ou outros). Se o valor da bolsa for menor que 588,- Euros mensais, ser necessrio apresentar um termo de responsabilidade ou comprovar meios financeiros prprios (veja letra a) item 3 acima). Caso no conste, no documento acima, o endereo completo da escola superior ou da instituio que ir frequentar, trazer tambm a carta convite ou de aceitao da Universidade/Instituio. Os cnjuges somente podero requerer visto juntamente com o bolsista, se tiverem sido includos na concesso da bolsa c) Intercmbio Comprovante de intercmbio Caso no conste, no documento acima, o nome e o endereo completo da famlia e da escola que ir acolher o jovem, trazer carta de aceirao da escola e carta convite da famlia onde constem nome e endereo completos d) Curso intensivo de alemo Inscrio no curso de alemo (no mnimo 20 horas por semana) Comprovao do financiamento dos estudo e dos custos de vida na Alemanha (veja letra a) terceiro item e) Estagirios Comprovao de estgio atravs do documento "Freistellung von der Arbeitsgenehmigungspflicht" emitido pela agncia "ZAV", informaes atravs do site www.arbeitsagentur.de .

Caso o estgio no seja remunerado, comprovaao financeira - veja letra a) terceiro item Taxa correspondente a 30,00 Euros f) Au-Pair (ver informativo prprio) Contrato de Au-Pair Se tiver, certificados de cursos de alemo O requerente j dever ter conhecimento bsico da lngua alem (ser testado por ocasio do requerimento do visto) Taxa correspondente a 30,00 Euros g) Trabalho Contrato de trabalho ou carta compromisso (em alemo) da empresa contratante com endereo completo Permisso de trabalho (caso j esteja em poder do requerente). A permisso para o trabalho concedida pela repartio de trabalho competente ("Agentur fr Arbeit" www.arbeitsagentur.de ) na Alemanha, no pela Embaixada ou pelo Consulado Geral. Taxa correspondente a 30,00 Euros h) Casamento na Alemanha (quando o casal quer residir aps o casamento na Alemanha) Documentos para casamento na Alemanha (ver informativo prprio) Termo de responsabilidade do(a) noivo(a) (Verpflichtungserklrung) que dever ser assinado no Departamento para Estrangeiros competente Cpia do passaporte do(a) noivo(a) residente na Alemanha i) Unificao Familiar(fixao conjunta de residncia) Certido de casamento (traduzida para o alemo e legalizada pelo Consulado, caso no se trate de certido de casamento alem) Carta convite do cnjuge alemo, onde conste o endereo completo onde o casal pretende residir na Alemanha O cnjuge estrangeiro no recebe a cidadnia alem atravs do casamento com cidado alemo, e deve sempre requerer o visto para residir na Alemanha. Aos filhos estrangeiros maiores (na Alemanha se atinge a maioridade aos 18 anos) no dada, via de regra, a permisso de permanncia na Alemanha atravs da unificao familiar. Filhos menores de brasileiros(as) casados(as) com pessoa de nacionalidade alem necessitam de um Visto para residir na Alemanha com a finalidade de unificao familiar. Ao requerimento devero ser anexados os seguintes comprovantes (todas as certides e declaraes brasileiras devero estar traduzidas para o alemo e legalizadas pela Embaixada ou Consulado Alemo competente): Certido de casamento da me ou do pai do menor Certido de nascimento do(s) menor(es) Declarao de Anuncia do pai/me biolgico/a para o menor residir na Alemanha (com firma reconhecida) ou alvar expedido pelo Juiz de Menores com expressa permisso para que o menor resida na Alemanha ou certido de bito do pai/me biolgico/a Termo oficial de responsabilidade (Verpflichtungserklrung) do cnjuge da me ou do pai, residente na Alemanha (dever ser assinado no Departamento para Estrangeiros competente na Alemanha) Importante: Via de regra, somente a pessoa que tem o direito guarda do menor pode requerer o visto. preciso comprovar o direito guarda! Caso ambos os pais tenham a guarda, o visto dever ser requerido por ambos. Se um dos representantes legais da criana j estiver na Alemanha, dever mandar tambm uma autorizao em alemo com firma reconhecida para que o outro responsvel solicite o visto para o menor.

ANDORRA Andorra - Principado de Andorra Capital: Andorra-a-Velha Idioma Oficial: Catalo Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela Obs.: No h representao consular deste pas no Brasil, todos os passageiros devero entrar somente pela Espanha ou Frana, seguir as mesmas regras de visto conforme o pas por onde entrar. ANGOLA Angola - Repblica de Angola Capital: Luanda Idioma Oficial: Portugus Visto Ordinrio: destina-se a permitir a entrada em territrio nacional por razes familiares e prospeco de negcios. O Visto Ordinrio no permite ao seu titular a fixao de residncia, nem o exerccio de qualquer actividade remunerada em territrio angolano. a) Carta da empresa na Angola dirigida ao Cnsul Geral a Solicitar o Visto; b) Formulrios devidamente preenchidos com letras de Imprensa; c) Duas Fotografias tipo passe, coloridas e actuais; d) Passaporte vlido em Angola cuja vlidade superior a seis (6) meses e respectivas cpias; e) Cpia do Bilhete de passagem para Repblica de Angola com retorno; f) Garantia de meios de subsistncia, nos termos do artigo 13 da lei n 2/07, de 31 de Agosto de cada dia de permanncia em territrio angolano; g) Certificado de Vacina Internacional e cpia autenticada; h) Cpia autenticada do RG i) Termo de responsabilidade assinado com firma reconhecida. O valor referido na alnea (f) pode ser dispensado se o interessado provar, atravs da carta da empresa angolana responsabilizando-se pela sua estadia no pas. Visto de Turismo: O Visto de Turismo concedido ao cidado estrangeiro que pretende entrar na Repblica de Angola em visita de carcter recreativo, desportivo ou cultural. a) Passaporte com validade mnima de nove (9) meses; b) Garantia de meios de subsistncia equivalente a USD 200, 00 (duzentos dlares americanos) por cada dia de permanncia em territrio angolano; c) Termo de responsabilidade (assinado e autenticado); d) Cpia de Registo Geral ( RG ) autenticada; e) Cpia de Cadastro de Pessoas Fsicas ( CPF ); f) Cpia do bilhete de passagem (com reserva para o regresso ); g) Formulrio devidamente preenchido e assinado, em duplicado; h) Duas (2) fotos 3 X 4; i) Carto Internacional de Vacinas actualizadas e sua cpia autenticada; No caso de pedidos de Visto de Turismo para menores de 18 anos de idade, deve-se ainda anexar os seguintes documentos: a) Termo de autorizao e cpia da carteira de identidade do pai ou da me, se a criana estiver acompanhada de um deles. b) Termo de autorizao dos pais e cpias das carteiras de identidade de ambos, se a criana estiver acompanhada de terceira pessoa. Obs: O Visto de Turismo no permite ao seu titular a fixao de residncia, nem o exerccio de qualquer actividade remunerada em territrio angolano. Visto de Trnsito a) Formulrios devidamente preenchidos em duplicado; Clique aqui: F-1 F-2 F-3 F-4 b) Duas Fotos 3X4 (colorida);

c) Passaporte com seis meses de validade no mnimo; d) Visto de entrada no Pas de destino; e) Fotocpia do bilhete de passagem para o Pas de destino; f) Prova de meio de subsistncia; mnima do equivalente a USD 2.500,00. g) Certificado de vacina internacional: (febre amarela) e cpia autenticada; h) Fotocpia de carteira de identidade autenticada em cartrio; i) Carta endereada ao Consulado Geral de Angola no Rio de Janeiro a solicitar o visto de trnsito. j) Termo de Responsabilidade com firma reconhecida. Documentos necessrios para obter: Visto de Trabalho a) Formulrios devidamente preenchidos em duplicado; b) Duas Fotos 3X4 (coloridas); c) Passaporte com validade de (1) ano no mnimo; d) Contrato de Trabalho ou promessa de trabalho com firma reconhecida. Os nomes das partes contratantes devem figurar por extenso; e) Folha de Antecedentes criminais autenticada pelo Itamaraty; f) Atestado Mdico do Pas de Origem do requerente, incluindo doenas infecto-contagiosas, com firma reconhecida; g) Certificado de Habilitaes Literrias ou Profissionais e Curriculum Vitae; h) Termo de compromisso de respeito s Leis e Instituies da Repblica de Angola; i) Cpia da Carteira de Identidade autenticada em cartrio; j) Comprovante de residncia; k) Certificado de vacina internacional: (febre amarela); l) Carta dirigida ao Consulado, a solicitar o respectivo visto; m) Cpia do alvar da Empresa atualizada n) Cpia da publicao da Empresa Contratante sediada em angola, sempre que necessrio/ Dirio da Repblica Obs: Entregar todos os originais e xerox do processo. Visto de Fixao de Residncia a) Formulrios devidamente preenchidos em duplicado; b) Duas Fotos 3X4 (colorida); c) Passaporte com validade de (1) um ano no mnimo; d) Folha de Antecedentes Criminais autenticada pelo Itamaraty; e) Prova do meio de subsistncia para estrangeiros sem vnculo conjugal com cidados angolanos; f) Atestado mdico do Pas de Origem do requerente, incluindo doenas infecto-contagiosas, com firma reconhecida para cidados angolanos casados com cidados estrangeiros/ Termo de Responsabilidade reconhecido em cartrio, Certido de Casamento autenticado pelo Itamaraty e consularizado neste Consulado Geral; g) Certificado Internacional de Vacinas: (febre amarela); h) Declarao de compromisso de respeito s Leis e Instituies da Repblica de Angola; i) Cpia da Carteira de Identidade autenticada em cartrio; j) Comprovante de residncia; k) Carta dirigida ao Consulado Geral de Angola no Rio de Janeiro, a solicitar o Visto de Fixao de Residncia. l) Taxa do visto: USD 180,00 (cento e oitenta dlares americanos) Obs: Entregar todos os originais e xerox do processo. ANGUILA Anguila Capital: The Valley Idioma: Ingls Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. necessrio Certificado Internacional da Vacina contra Febre Amarela Obs.:Representado pelo Consulado Britnico

ANTIGUA E BARBUDA Antgua e Barbuda - Antgua e Barbuda Capital: Saint Johns Idioma Oficial: Ingls Brasileiro no precisa de visto at 30 dias de permanncia.E necessrio Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela. ANTILHAS FRANCESAS Fazem parte da Antilhas Francesas: Guadaloupe; La Desirade; Marie Galante; Isles Des Saintes; St. Barthelemy, St. Martin (lado francs); Martinica Documentao necessria para obteno de visto: Passaporte com validade de 3 meses alem da data de retorno. Cpia das pags 1, 2 e 3 do passaporte. CPF Formulrio preenchido assinado (caso seja menor de 18 anos, os pais devem assinar o formulrio) 02 fotos 3,5 X 4,5 recentes e coloridas. Passagem area ida e volta marcada (original e copia) Vaucher de Hotel ou "Attestation d` Accueli" (original e copia) Seguro de viagem internacional com cobertura cobertura mnima EUR$ 30.000,00 com a aplice. Cpia do Imposto de Renda completo Cpia dos 03 ltimos holerites (para empregados registrados); Cpia do ltimo pr-labores (para empregador); Cpia do contrato social (para empregador); A Negcios: Acrescentar carta da empresa e carta convite Prazo para concesso: 05 dias teis ANTILHAS HOLANDESAS Antilhas Holandesas Capital : Willemstad Idioma: Neerlands Fazem parte das Antilhas Holandesas: Aruba, Bonaire, Curaao, Saba, St. Estatius, St. Marteen (Lado Holands). Brasileiros no precisam de visto para uma permanncia de at 30 dias. ARBIA SAUDITA Arbia Saudita - Reino da Arbia Saudita Capital: Riyadh Idioma Oficial: Arbico Visto Negcios: Passaporte com validade mnima de 3 meses e com no minimo 2 paginas seguidas completas em branco Formulrio preenchido e assinado. 02 fotos 3x4, recentes, com fundo branco Cpia da passagem area (no pode ser o printer da reserva). Carta de apresentao da empresa no Brasil, informando o motivo da viagem e se responsabilizando pela mesma Certificado de Vacina de Febre Amarela Internacional Carta Convite original da empresa na Arbia. Autorizao de concesso de visto, emitida pelo Ministrio das Relaes Exteriores da Arbia

Saudita, solicitada pela empresa na Arbia enviada diretamente embaixada em Braslia. Prazo: 05 dias teis Obs.: No so concedidos vistos para turismo, apenas para visita a familiares ou peregrinao. ARGLIA Arglia - Repblica Popular Democrtica da Arglia Capital: Argel Idioma Oficial: rabe Passaporte (validade minima 06 meses) Formulrio preenchido assinado; 03 fotos 3X4 recente; Para visitar parente ou amigo, juntar carta do passageiro solicitando o visto, anotando endereo e fone de contrato e convite do contato na Arglia; A negcios juntar carta da empresa no Brasil / carta convite da empresa Arglia A turismo, juntar carta do passageiro solicitando o visto, informando os motivos da viagem, anotando endereo, fone de contato e voucher do hotel Print da reserva area Certificado internacional de vacina contra febre amarela estudos Acrescentar carta convite da escola;

Prazo para concesso: 07 dias teis. Obs: A validade do visto determinada de pela embaixada de acordo com o tempo de permanncia no pas. turismo: normalmente 30 dias para utilizar partir da sua emisso, com no mximo 30 dias para permanecer. negcios: normalmente 30 dias para utilizar partir da sua emisso, como no mximo 90 dias para permanecer. Mas essa validade ficar na dependencia, da anlise por parte da embaixada da Arglia. ARGENTINA Argentina - Repblica Argentina Capital: Buenos Aires Idioma Oficial: Espanhol Brasileiros no precisam de visto para uma permanncia de at 90 dias, podendo viajar com o passaporte vlido ou apenas com a carteira de identidade original desde que no seja muito antiga e em bom estado de conservao, emitida h menos de 10 anos. No so aceitas carteira funcional e certido de nascimento para menores. ARMNIA Armnia - Repblica da Armnia Capital: Erevan Idioma Oficial: Armnio Passaporte com validade mnima de 06 meses. Formulrio preenchido e assinado. 02 foto 3x4 coloridas e recentes. negcios acrescentar: carta da empresa Prazo: 07 dias teis AUSTRLIA Capital: Canberra Idioma Oficial: Ingls A Austrlia (oficialmente Comunidade da Austrlia) , com enorme vantagem, o maior pas da

Oceania, ocupando toda a ilha da Austrlia e vrias ilhas adjacentes. O continente-ilha, como a Austrlia por vezes chamada, banhado pelo Oceano ndico, a sul e a oeste, pelo Mar de Timor, Mar de Arafura e Estreito de Torres, a norte, e Mar de Coral e Mar da Tasmnia, a leste. Atravs destes mares, tem fronteira martima com a Indonsia, Timor-Leste e Papua-Nova Guin, a norte, e com o territrio francs da Nova Calednia, a leste. Moeda: Dlar australiano Fuso Horrio: UTC +8/11 Cdigo Telefnico: 61 Possui relaes diplomticas com o Brasil: No Informado Visto Turismo: Passaporte com validade mnima de 6 meses Passaportes anteriores (se tiver) Formulrio 48R (em ingls) ou 48RPOR (em portugus) preenchido e assinado Formulrio 956 preenchido e assinado 1 foto 5x7 ou 3x4 (com o fundo branco, recente mximo 06 meses) Print da reserva ou cpia da passagem. Cpia RG autenticado Cpia autenticada de todos os documentos que comprovem renda e vnculos com o Brasil: declarao do imposto de renda completo, 3 ltimos extratos bancrios, 3 ultimos extratos de carto de crdito (se tiver) e mais: Se empregado: 03 ltimos holleriths e carta do empregador informando tempo de servio e perodo de frias. Se empresrio: contrato social da empresa com a ltima alterao contratual, cpia do CNPJ + 03 ltimos pr-labores. Se estudante: toda documentao de quem est pagando a viagem e comprovante de escolaridade Se autnomo: 03 ltimos RPAs (recibo de pagamento de autnomo) Se algum estiver custeando viagem : carta de custeio com firma reconhecida + comprovao de renda da pessoa que est custeando + cpia RG autenticado. Caso fique hospedado em casa de amigos ou familiares ao invs da carta convite, apresentar o formulrio statutory declaration. O convidante (somente cidado australiano ou residente permanente) deve preencher o formulrio no site www.ag.gov.au , assinar, reconhecer a firma em qualquer local autorizado e enviar o original pelo correio. Se o convidante no for australiano ou no for residente permanente apresentar carta convite. Para menores de 18 anos, viajando desacompanhado ou com apenas um dos pais: Formulrio 1229 Autorizao da Concesso de um Visto ao Menor, assinado por ambos os pais e com firma reconhecida (campos 5 e 7) + copias autenticadas da certido de nascimento do menor e dos RGs dos pais + autorizao de viagem dos pais com firma reconhecida por autenticidade. Para pessoas acima de 70 anos de idade: necessrio exame mdico feito com mdico credenciado Embaixada e seguro de viagem internacional pela durao da viagem. necessrio Certificado Internacional da Vacina de Febre Amarela. Prazo : 25 dias teis em mdia Visto Negcios ou Congressos (Permanncia de at 3 meses): Passaporte validade mnima de 06 meses Formulrio 456 e 956 preenchidos e assinados. Cpia autenticada dos 03 ltimos holerits Carta da empresa no Brasil, informando o motivo da viagem e se responsabilizando pela mesma. Carta convite da empresa Australiana Printer da reserva ou cpia da passagem necessrio Certificado Internacional da Vacina de Febre Amarela

Cpia RG autenticado Prazo: 10 a 15 dias teis em mdia

Visto Negcios (Permanncia acima de 3 meses): Toda documentao acima + Autorizao do Ministrio das Relaes Exteriores (providenciada pela empresa Australiana) e formulrios 1066 e 956 preenchidos e assinados. Visto Estudo para cursos de at 12 semanas: Toda documentao de visto TURISMO + Carta de aceitao da escola Australiana

Visto Estudo para cursos com prazo superior a 12 semanas: Passaporte validade mnima de 06 meses Formulrio 157A e 956 preenchidos e assinados 01 foto 3x4 ou 5x7 colorida e recente CoE (vindo da escola australiana) + pagamento do seguro internacional de sade (OSHC) cobrindo todo o perodo da estadia na Austrlia Carta de inteno feita pelo passageiro endereada a Embaixada Comprovante de estudo no Brasil (caso estude) Exame mdico e Raios-X do trax feitos com um mdico credenciado a Embaixada Australiana Print da reserva ou cpia da passagem Cpia autenticada RG Cpia autenticada de todos os documentos que comprovem renda e vnculos com o Brasil: declarao do imposto de renda completo, 03 ltimos extratos bancrios, 03 ltimos extratos de carto de crdito (se tiver) e mais: Se empregado: 03 ltimos holleriths e carta do empregador informando tempo de servio e perodo de frias. Se empresrio: contrato social da empresa com a ltima alterao contratual, cpia do CNPJ + 03 ltimos pr-labores. Se estudante: toda documentao de quem est pagando a viagem e comprovante de escolaridade Se autnomo: 03 ltimos RPAs (recibo de pagamento de autnomo) Se algum estiver custeando viagem : carta de custeio com firma reconhecida + comprovao de renda da pessoa que est custeando + cpia RG autenticada Para menores de 18 anos, viajando desacompanhado ou com apenas um dos pais: Formulrio 1229 Autorizao da Concesso de um Visto ao Menor, assinado por ambos os pais e com firma reconhecida (campos 5 e 7) + copias autenticadas da certido de nascimento do menor e dos RGs dos pais + autorizao de embarque assinado pelos pais com firma recnhecida. Caso fique hospedado em casa de amigos ou familiares ao invs da carta convite, apresentar o formulrio statutory declaration. O convidante (somente cidado australiano ou residente permanente) deve preencher o formulario no site www.ag.gov.au, assinar, reconhecer a firma em qualquer local autorizado e enviar o original pelo correio. Caso o convidante no for australiano ou residente permanente apresentar carta convite. necessrio Certificado Internacional da Vacina de Febre Amarela Observaes importantes: 1) O requerente ao visto de estudos deve apresentar, alm do curso pago, disponibilidade financeira de AU$ 12.000 no mnimo para cobrir despesas em geral, como moradia, transporte e alimentao para o primeiro ano. Para cursos com durao menor que um ano, o solicitante

dever apresentar comprovantes suficientes para o perodo em que pretende permanecer na Austrlia. O valor de AU$ 1.000 p/ ms considerado o mnimo necessrio para despesas de solicitantes sem dependentes. O solicitante dever acrescentar em sua despesas de estadia 35% a mais do valor estipulado para o cnjuge como dependente, 20% para oa primeiro filho e 15% para o segundo e assim sucessivamente. Para dependentes em idade escolar, o interessado dever apresentar a disponibilidade de AU$ 8.000 por ano para cada dependente 2) EXAMES enviados para a Austrlia levam em torno de 04 a 06 semanas para a resposta do Servio de Imigrao, e somente mediante a autorizao o visto ser concedido Prazo para emisso: 35 dias teis em mdia

Visto de Trnsito: Passaporte validade mnima de 06 meses Formulrio 876 e 956 preenchido e assinado. 01 foto 3x4 ou 5x7 colorida e recente passagem area original. Prazo para emisso: 10 dias teis em mdia USTRIA ustria - Repblica da ustria Capital: Viena Idioma Oficial: Alemo Brasileiros no preciso de visto para uma permanncia de at 90 dias. Turistas provenientes de pases no membros da Comunidade Europia devem apresentar bilhete de regresso ao pas de inicio da viagem ou bilhete para pas no membro da "Zona Schengen" e comprovante de estadia (voucher do hotel ou carta de responsabilidade emitido pelo anfitrio). Devem tambm comprovar que dispem de recursos financeiros para se manterem na ustria. recomendavel possuir seguro de viagem interncional que assegure assistncia mdica, assistncia hospitalar e repatriao, com uma cobertura total de 30.000 Euros, e que cubra todo territrio " Schengen". AZERBAIJO Azerbaijo - Repblica do Azerbaijo Capital: Baku Idioma Oficial: Azeri Brasileiro precisa de visto, mas no h representao consular no Brasil. E necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela.

Obs.: Os pases aonde h representao consular Austria, Belgica, Rep.Popular da China, Egito, Frana, Alemanha, Iran, Itlia, kazakistan, Noruega, Arbia Saudita, Siria, Turquia, Turkmenistan, Ucrnia, Emirados rabes, Inglaterra, Usa e Uzbekistan BAHAMAS Bahamas - Comunidade das Bahamas Capital: Nassau Idioma Oficial: Ingls - Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 14 dias. E necessrio Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela.

BAHREIN Bahrein - Reino do Bahrein Capital: Manama Idioma Oficial: rabe, Ingls Brasileiro precisa de visto, mas no h representao consular no pas. Para fins de negcios, pode obter o visto no desembarque no aeroporto, para uma permanncia de 3 a 7 dias ou de 2 semanas, chegando na Arbia Saudita, por via terrestre. Para fins tursticos, o hotel ou convidante deve providenciar o visto. Algumas nacionalidades podem solicitar um visto eletrnico. BANGLADESH Bangladesh - Repblica Popular do Bangladesh Capital: Dacca Idioma Oficial: Bengali Brasileiro precisa de visto, mas no h representao consular no Brasil. necessrio Certificado Internancional de Vacina contra Febre Amarela. O visto poder ser obtido na entrada ao Pas. BARBADOS Barbados Capital: Bridgetown Idioma Oficial: Ingls - Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 180 dias. E necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. BELARUS (ANTIGA BIELORUSSIA) Belarus - Repblica de Belarus Capital: Minsk Idioma Oficial: Bielorrusso, Russo Passaporte vlido mnimo 06 meses Formulrio preenchido e assinado 01 foto 3x4 recente Printer da reserva Cpia assistncia de viagem internacional Voucher de Belarus, pego atravs de uma agncia de turismo do pas negcios: Carta convite da empresa local e carta da empresa no Brasil Local: RIO DE JANEIRO Prazo: 20 dias teis. BLGICA Blgica - Reino da Blgica Capital: Bruxelas Idioma Oficial: Flamengo, Francs, Alemo Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. Turista provenientes de pases no membros da Comunidade Europia devem apresentar bilhete de regresso ao pas de incio da viagem ou bilhete para pas no membro da "Zona Schengen" e comprovante de estadia (voucher do hotel ou Atestado de acolhimento, no caso de visitas familiares). Devem tambm comprovar que dispem de recursos financeiros para se manterem na Blgica. obrigatrio possuir seguro de viagem internacional que assegure assistncia mdica, assistncia hospitalar e repatriao, com uma cobertura total de 30.000 Euros, e que cubra todo territrio "Schengen".

BELIZE Belize Capital: Belmopan Idioma Oficial: Ingls Passaporte com validade mnima de 06 meses Formulrio preenchido e assinado, (formulrio britnico) 01 foto 3X4 recente. Cpia da passagem ou print de reserva. Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela Local: RIO Prazo: l5 dias BENIN Benin - Repblica do Benim Capital: Porto-Novo, Cotonou Idioma Oficial: Francs Passaporte com validade mnima de 06 meses. (+ cpia das pginas ocupadas do passaporte) 03 Formulrios preenchidos (em francs) e assinados. 03 fotos 3x4 recentes e iguais. Passagem area ida e volta ou printer da reserva. Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela A negcios: carta da empresa no Brasil e carta convite Local: SO PAULO Prazo: 07 dias. BERMUDA Bermudas - Ilhas Bermudas Capital: Hamilton Idioma Oficial: Ingls Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 180 dias. BOLVIA Bolvia - Repblica da Bolvia Capital: La Paz, Sucre Idioma Oficial: Espanhol, Quechua, Aimar Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de ate 90 dias, podendo viajar com o passaporte ou com a carteira de identidade, desde que no muito antiga e em bom estado de conservao. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela BSNIA HERZEGOVINA Bsnia-Herzegovina - Bsnia e Herzegovina Capital: Sarajevo Idioma Oficial: Bsnio, Srvio e Croata A jurisdio consular brasileira da Bsnia-Herzegovina, est a cargo da Embaixada do Brasil em Sfia. O visto consular se faz necessrio e pode ser obtido em qualquer Embaixada da Bsnia-Herzegovina. As autoridades imigratrias daquele Pas costumam, entretanto, isentar do visto grupos de brasileiros na fronteira, o que no ocorre quando o peregrino viaja isoladamente. Fonte: Ministrio das Relaes Exteriores.

BOTSUANA Botswana - Repblica do Botswana Capital: Gaborone Idioma Oficial: Ingls (oficial), Setswana Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. BRUNEI Brunei - Estado do Brunei Darussalam Capital: Bandar Seri Begawan Idioma Oficial: Malaio Brasileiro precisa de visto, mas no existe representao Consular no Brasil. Visto de trnsito, para uma permanncia de at 72 horas, pode ser obtido no aeroporto internacional de Brunei. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. Para permanncia acima de 72 horas, devem tirar o visto em trnsito na representao consular mais prxima. Representao mais prxima: High Commission for Brunei Darussalam - Ottawa - Canad 395 Laurier Avenue East Ottawa - Ontario KIN 6R4 - Canada tel. (00xx1 613) 234-5656 fax (00xx1 613) 234-4397 e-mail: bhco@bellnet.ca BULGRIA Bulgria - Repblica da Bulgria Capital: Sfia Idioma Oficial: Blgaro - Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. Para turistas provenientes de pases no membros da Comunidade Europia, pode ser exigida comprovao da disponibilidade financeira, na entrada do Pas, bem como bilhete de regresso ao pas de incio da viagem ou comprovante de passagem para prximo destino e comprovao de estadia reservada. BURKINA FASO Burkina Faso Capital: Ouagadougou Idioma Oficial: Francs Brasileiro precisa de visto, mas no h representao consular no Brasil. Pode obter o visto no desembarque necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela BURUNDI Burundi - Repblica do Burundi Capital: Bujumbura Idioma Oficial: Kirundi (oficial), Francs, Ki-Swahili Brasileiro precisa de visto, mas no existe representao Consular no Brasil. Brasileiros devero tirar o visto em trnsito ou na chegada em Burundi, exclusivamente para desembarque no Aeroporto Bujumbura. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela.

Representao: Embassy of the Republic of Burundi 2233 Wisconsin Avenue NW 20007 Suite 212 Washington/DC - USA Tel: (202) 342-2574 Fax: (202) 342-2578 BUTO Buto - Reino do Buto Capital: Thimphu Idioma Oficial: Dzongkha Brasileiro precisa de visto, mas no h Representao Consular no Brasil. O visto pode ser concedido pelo Departamento de turismo no Buto, no entanto a solicitao deve ser encaminhada pelo menos 2 1/2 meses antes da viagem pelo operador de turismo local. Antes da viagem, o passageiro deve obter d operador local um " processo de visto" (visa clearance). Aps isso, o visto, para um permanncia de 15 dias, ser impresso no passaporte no desembarque. So necessrias 02 fotos 5X7 e pagar uma taxa de US$ 20,00 necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. CABO VERDE Cabo Verde - Repblica de Cabo Verde Capital: Praia Idioma Oficial: Portugus, Cabo-Verdiano (no oficial) Passaporte com validade mnima de 06 meses. Formulrio preenchido e assinado. 2 fotos 3x4 recente. Cpia R.G E CPF. Cpia dos 03 ltimos holleriths. Comprovante de residncia Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela A negcios: carta convite da empresa caboverdiana. estudos: acrescentar cpia do comprovante de matrcula da escola ou da faculdade. Local: SO PAULO Prazo: mdia de 05 dias teis

OBS: A validade do visto ser de acordo com o que for informado no formulrio , com um mximo 90 dias. Ilha do Sal faz parte do arquiplago de Cabo Verde, seguir as mesmas regras para visto. Em conexo, Brasileiro tambm necessita de visto de entrada CAMARES Camares - Repblica dos Camares Capital: Yaound Idioma Oficial: Ingls, e Francs DOCUMENTOS NECESSRIOS: -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -Formulrio preenchido e assinado (3 VIAS) -3 fotos 3x4 recentes e iguais. -Cpia TKT de ida e volta ou printer de reserva. -Certificado de Vacina de febre amarela internacional. -Declarao de rendimentos ou extrato bancrio dos 3 ltimos meses. negcios: acrescentar carta da empresa do Brasil + carta convite de Camares. Local: BSB

Prazo: 07 dias teis. OBS 1: Todas as nacionalidades precisam de visto OBS 2: O visto tem validade de 90 dias para utilizar e permanecer partir da data de emisso CAMBOJA Camboja - Reino do Camboja Capital: Phnom Penh Idioma Oficial: Khmer Brasileiro precisa de visto, mas no h Representao Consular no Brasil. Pode obter um visto eletrnico (e-visa) atravs de www.mfaic.gov.kh. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. CANAD Canad Capital: Ottawa Idioma Oficial: Ingls e francs Vistos Consulares: Brasileiros necessitam de visto de entrada. Documentao Bsica para solicitao de visto: Passaporte com validade mnima de 06 meses. Passaporte anteriores (se tiver) Formulrios Residente Temporrio e Questionrio de Informaes Adicionais preenchidos e assinados 02 fotos 3X5 recentes coloridas, com o fundo branco Cpia da Declarao do Imposto de Renda completo e do Recibo de entrega (protocolo). Cpia de extratos bancrios. Cpia dos 03 ltimos recebimentos salariais (holleriths ou comprovante de aposentadoria). Se empresrio: cpia do contrato social da empresa com a ltima alterao contratual, do carto CNPJ e dos 03 ltimos pr-labores. Se estudante: cpia de toda documentao de quem est pagando a viagem e comprovante de escolaridade se menor autorizao de viagem dos pais com firma reconhecida. Obs. 1) Se possuir algum conhecido ou familiar no Canad ser necessrio apresentar carta convite + comprovao de status de residncia da pessoa no Canad. Obs. 2) Carta de custeio do patrocinador dirigida ao consulado, alegando que estar se responsabilizando pelos custos da viagem. Visto de negcios: alm dos documentos acima, anexar carta da empresa no Brasil dizendo o motivo da viagem e responsabilizando-se pela mesma. Visto de trabalho: alm dos documentos acima, anexar contrato de trabalho com a empresa canadense, o passageiro dever fazer exame mdico, com mdico credenciado. Visto de trnsito: alm dos documentos para visto turismo, print da reserva. Para uma permanencia de 48 horas. Visto Estudos at 6 meses: alm dos documentos para visto de turismo, anexar Carta de aceitao da escola canadense. Visto Estudo acima de 6 meses: alm dos documentos para visto de turismo, preencher Formulrio de Permisso de Estudos, anexar Carta original de aceitao da escola canadense e o passageiro dever se submeter a exame mdico realizado com mdico credenciado no consulado Canadense Obs.: O exame s poder ser feito aps pedido feito pelo consulado . Documentos adicionais podero ser solicitados a qualquer momento pelo Consulado.

Prazo para concesso: 05 dias teis No inclua: documentos das escrituras de propriedades, faturas dos servios de utilidade pblica, extratos dos cartes de crdito. OBSERVAES: No formulrio de visto para residente temporrio dever ser preenchido ao lado dos dados do requerente, os dados do cnjuge, companheira (o) e filhos menores de 21 anos, mesmo que eles no viajem juntos. Se o espao for insuficiente para a quantidade de filhos, deve-se acrescentar uma nova via do formulrio com os dados dos demais membros da famlia. Todos os documentos de renda enviados para o Consulado Canadense, devero estar em fotocpia, pois o Consulado no devolve os documentos. O visto de 01 entrada tem validade de 06 meses para utilizar, e o tempo de permanncia no pas dado pela imigrao no ato da entrada. O visto de mltiplas entradas tem validade de 06 meses a 3 anos (depende da anlise consular e da validade do passaporte), podendo entrar e sair diversas vezes at o vencimento. O tempo de permanncia no pas dado pela imigrao no ato da entrada. O visto especfico de estudante, d direito a trabalhar no Canad, desde que o trabalho seja dentro da Universidade em que estar estudando. CAZAQUISTO Cazaquisto - Repblica do Cazaquisto Capital: Astana Idioma Oficial: Cazaque Brasileiro precisa de visto, mas no h Representao Consular no Brasil. Pode obter o visto na chegada, para uma permanncia de at 30 dias, a turismo ou negcios, desde que o mesmo seja solicitado com antecedncia mnima de 7 dias e aprovado pleo Ministrio das Relaes Exteriores do Cazaquisto. O passageiro deve portar no desembarque: Carta convite oficial 01 foto 5X7 (no h como tirar foto no aeroporto) Voucher do hotel OBS.: Mesmo de posse do visto, o passageiro que permanecer mais que 5 dias no Cazaquisto deve se registrar em um escritrio da OVIR- sigla para escritrio oficial de "registro", sob pena de sofrer sanes na partida, se no o fizer. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. CHADE Chade - Repblica do Chade Capital: N Djamena Idioma Oficial: Francs, rabe Brasileiro precisa de visto, mas no h Representao Consular no Brasil, O visto obtido no desembarque. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. CHILE Chile - Repblica do Chile Capital: Santiago Idioma Oficial: Castelhano Brasileiro no precisa de visto turismo/negcios para uma permanncia de at 90 dias, podendo viajar com o passaporte ou carteira de identidade, desde que no muito antiga e em bom estado de conservao e emitida h menos de 10 anos. No so aceitos carteira funcional

e certido de nascimento para menores. Obs1: Estrangeiros residentes no Brasil, devem viajar com o passaporte original ( com visto, quando necessrio)+ RNE original. Obs.2: Para Ilha de Pscoa: pode viajar om carteira de identidade e faz-se necessrio embarcar com Certificado de Vacina de Febre Amarela Internacional. Obs.3:A Carteira de Motorista Brasileira no aceita na Ilha de Pscoa; faz-se necessrio a Carteira de habilitao internacional. CHINA (PEQUIM) China (Pequim) - Repblica Popular da China Capital: Pequim Idioma Oficial: Chins Mandarim Passaporte com validade mnima de 06 meses Formulrio preenchido e assinado. 01 foto 3x4 recente. RNE original, caso o passageiro seja estrangeiro. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela

Congresso: juntar convite ou inscrio - original; A negcios: acrescentar carta convite da China oficial e com carimbo (a empresa da China dever solicitar esta carta ao departamento de Imigrao). O visto de mltiplas entradas s concedido a passageiro que j tiver tido visto anteriormente e o tiver utilizado. TIBET: Acrescentar autorizao do departamento de turismo da regio do Tibet Local: SAO Prazo: 7 dias teis OBS 1: Passageiros portadores de passaporte Japons, no necessita de visto para permanncia de at 14 dias, caso a sua estadia for superior, o passageiro dever solicitar o visto na China antes de vencer o prazo dos 14 dias. Todas as outras nacionalidades continuaro necessitar de visto para entrada. OBS 2: O Consulado da China no emite visto de mltiplas entradas, na primeira petio de visto. Para solicitar visto mltiplo, o requerente tem que possuir pelo menos 03 vistos anteriores para a China. OBS 3: O visto tem validade de 90 dias para utilizar e 30 dias para permanecer. OBS 4: necessrio vacina de febre amarela internacional para embarcar. OBS 5: Brasileiro em trnsito de at 24 horas, sem sair do aeroporto, no precisa de visto. CHINA (TAIWAN) DOCUMENTOS NECESASRIOS: ** TURISMO -Passaporte com validade mnima de 06 meses -1 formulrio preenchido e assinado -2 fotos 3x4 recente. -Cpia do Imposto de Renda Completo. -03 ltimos holerites + carteira profissional (p/empregado) -03 ltimos pr-labores + contrato social (p/empregador) -Printer da reserva. Roteiro da viagem. negcios acrescentar: carta da empresa no Brasil e carta convite vinda da China. Local:SO Prazo: 7 dias teis. OBS: O visto tem validade de 90 dias para utilizar e 30 dias para permanecer (no mximo).

CHIPRE Chipre - Repblica de Chipre Capital: Nicsia Idioma Oficial: Grego, Turco e Ingls Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. CINGAPURA Cingapura - Repblica de Cingapura Capital: Cidade de Cingapura Idioma Oficial: Malaio (nacional), ingls, mandarim, tamil - Brasileiros obtm na chegada, um passe de visita social (turismo), para uma estadia de 14 ou 30 dias. (Prorrogveis por at 3 meses). necessrio apresentar passaporte com validade minima de 6 meses, passagem area de retorno e comprovao de possuir recursos suficientes para a estadia. Obs 1:Para embarcar necessrio o certificado de vacina de febre amarela internacional. Obs 2:No h representao consular no Brasil. COLMBIA Colmbia - Repblica da Colmbia Capital: Bogot Idioma Oficial: Castelhano A partir de Maio de 2009 brasileiros no precisam apresentar passaporte ou atestado de vacina contra febre amarela. necessrio apresentar documento de identidade recente. A negcios, para participar de reunies congressos e conferncias, no precisa de visto por at 3 entradas no pas, mas necessrio apresentar carta convite. Acima de 03 entradas ou outras situaes consultar diretamente o consulado.No so aceitos pedidos de vistos atravs de terceiros. COMORES Comores - Unio das Comores Capital: Moroni Idioma Oficial: Shikomor, rabe, Francs Brasileiro precisa de visto, mas no h representao consular no Brasil. O visto dever ser tirado em trnsito, pagando-se uma taxa, desde que uma autorizao seja providenciada junto a imigrao antecipadamente. Embaixada:420 East 50 TH ST, NY 10022 EUA Fone:(202) 972 8010 Fax: (202) 983 4712 Outras representaes: Frana, Egito, Arabia Saudita. CONGO (BRAZZAVILLE) Congo-Brazzaville - Repblica do Congo Capital: Brazzaville Idioma Oficial: Francs (oficial), Lingala e Monokutuba Brasileiro precisa de visto, mas no existe representao consular no Brasil. necessrio Certificado Internacional contra Febre Amarela CONGO-KINSHASA (ZAIRE) Congo-Kinshasa (Zaire) - Repblica Democrtica do Congo Capital: Kinshasa Idioma Oficial: Francs Passaporte (Validade Mnima 06 Meses). Formulrio preenchido e assinado; 02 fotos 3x4 recentes;

Carta convite da empresa quando a viagem for a negcios. Xerox do RG; Passagem ida e volta original; Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela. Prazo para concesso: 05 dias teis. CORIA DO NORTE Brasileiro precisa de visto mas no h representao Consular no Brasil. E necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. CORIA DO SUL Coria do Sul - Repblica da Coria Capital: Seul Idioma Oficial: Coreano Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. COSTA DO MARFIM Costa do Marfim - Repblica da Costa do Marfim Capital: Yamoussoukro Idioma Oficial: Francs Passaporte com validade minma de 06 meses 04 fotos 3X4 04 formulrios preenchidos em francs e assinados. Cpia do RG Cpia da passagem area Comprovante de residncia Carta convite Voucher do hotel ou endereo exato do local de estadia necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela COSTA RICA Costa Rica - Repblica da Costa Rica Capital: San Jos Idioma Oficial: Castelhano Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela CROCIA Crocia - Repblica da Crocia Capital: Zagreb Idioma Oficial: Croata Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. CUBA Cuba - Repblica de Cuba Capital: Havana (La Habana) Idioma Oficial: Espanhol Visto turismo (carto/tarjeta de turismo): Passaporte com validade mnima de 06 meses Formulrio preenchido e assinado Voucher do hotel Copia da passagem area Tempo de permanncia: 30 dias, prorrogveis por mais 30 dias. Visto Negcios: Documentos exigidos para visto de turismo

Carta da empresa + carta convite de cuba Tempo de permanncia: 7 dias. No caso de negcios onde h assinatura de contrato, a empresa que convida em cuba, deve contatar Imigrao para a solicitao deste visto. Visto Estudos: Depois de efetuada matricula na escola (universidade instituto...), deve ser tramitado o visto em Cuba pelo organismo referente. Tao logo seja autorizado o visto, devem informar ao Consulado e o requerente deve apresentar: Passaporte com validade mnima de 06 meses. Formulrio preenchido e assinado Carta da escola Tempo de permanncia: 7 dias Visto para familiares de cidados cubanos: Se expede a familiares estrangeiros diretos de cidados cubanos (pais, filhos, irmos, ou cnjuges) que desejam hospedar-se em casa de seus familiares. Nos casos dos cidados cubanos com licena de Residncia em Exterior (PR) ou passaporte habilitado, que desejam viajar a Cuba com familiares estrangeiros, devero solicitar o visto familiar para seus acompanhantes e no o Carto de turismo. Apresentar o passaporte vigente e documento que comprove o vnculo familiar. DINAMARCA Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. Turistas provenientes de pases no membros da Comunidade Europia devem apresentar bilhete de regresso ao pas de inicio da viagem ou bilhete para pas no membro da "Zona Schengen" e comprovante de estadia (voucher do hotel ou atestado de acolhimento, no caso de visitas familiares). Devem tambm comprovar que dispem de recursos financeiros para se manterem na Dinamarca. obrigatrio possuir seguro de viagem internacional que assegure assistncia mdica, assistncia hospitalar e repatriao, com uma cobertura total de 30.000 Euros, e que cubra todo territrio "Schengen". DJIBOUTI Djibouti - Repblica de Djibouti Capital: Djibouti Idioma Oficial: rabe, Francs BRASILEIRO PRECISA DE VISTO, MAS NO H REPRESENTAO CONSULAR NO BRASIL. NECESSARIO CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINA CONTRA FEBRE AMARELA. DOMINICA Dominica - Comunidade Dominica Capital: Roseau Idioma Oficial: Ingls BRASILEIROS NO PRECISAM DE VISTO PARA UMA PERMANENCIA DE AT 21 DIAS. NECESSARIO O CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINA CONTRA FEBRE AMARELA. EGITO Egito - Repblica rabe do Egito Capital: Cairo Idioma Oficial: rabe Documentos Necessrios: Passaporte original (prazo mnimo de validade: 06 meses) Comprovante de vacinao contra febre amarela - INTERNACIONAL 01 foto 3x4 ou 5x7 recente e colorida Formulrio preenchido e assinado A negcios, acrescentar carta convite da empresa

Informaes Complementares: 1) O visto poder ser solicitado no Setor Consular da Embaixada do Egito em Braslia, no Consulado Geral do Egito no Rio de Janeiro, pessoalmente ou por intermdio de um despachante. 2) Para outras cidades: os documentos acima mencionados devero ser enviados via SEDEX juntamente com uma carta contendo: ........................Nome completo dos solicitantes ........................Nmero da carteira de identidade .........................Nmero do passaporte .........................Declarao isentando a Embaixada da Repblica rabe do Egito de toda e qualquer.responsabilidade com relao devoluo do(s) passaporte(s). .........................Endereo completo para devoluo. .........................Para Informaes sobre o envio do valor da taxa consular e do Sedex de retorno, favor entrar em contato com a Embaixada, de 2 a 6 feira, de 9:00 s 17:00 horas. Horrio de Atendimento: Para recebimento de documentao referente a solicitao de visto: Segunda Quinta das 10 12 hrs. Para devoluo dos documentos (com visto): Segunda a Sexta das 14.30 - 15.00 hrs. O passaporte entregue diretamente no Consulado, 48 hs (quarenta e oito horas) ser processado, dependendo do volume de vistos a serem concedidos. Caso o passaporte tenha sido enviado via SEDEX, o prazo, somando-se o perodo de transporte, extende-se para 03 (trs) ou 04 (quatro) dias, Validade: O visto vlido por 03 (trs) meses contados partir da data de emisso sendo apenas de 01 (um) mes o tempo de permanncia no Egito. EL SALVADOR El Salvador - Repblica do Salvador Capital: San Salvador Idioma Oficial: Espanhol Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. necessrio Certificado Interncional de Vacina contra Febre Amarela. EMIRADOS RABES UNIDOS Emirados rabes Unidos Capital: Abu Dhabi Idioma Oficial: rabe Visto turismo: O passageiro deve entrar em contato com um hotel nos Emirados rabes Unidos e fazer a reserva, informando a data da chegada, o nmero e o horrio do vo, alm de providenciar cpias das primeiras pginas do passaporte, que deve ter validade mnima de trs meses. O mesmo hotel envia (por fax ou e-mail) um formulrio a ser preenchido e devolvido pelo passageiro da mesma forma. O hotel providncia a autorizao junto s autoridades e envia uma cpia do visto ao passageiro (tambm por fax ou e-mail). O passageiro dever ficar com uma cpia do formulrio e deste visto para apresentar s autoridades ao desembarcar no aeroporto, quando retirar seu visto original. No caso em que a pessoa tenha amigos ou parentes morando e trabalhando nos Emirados rabes Unidos, os mesmos podero providenciar o visto. A negcios: a empresa com a qual o visitante far contatos se encarregar de todos os trmites da emisso do visto. Obs.: O passageiro no poder ter nenhum carimbo de entrada em Israel A EMIRATES AIRLINES est processando vistos de entrada em Dubai para passageiros viajando exclusivamente com a EMIRATES. A solicitao dever ser feita com pelo menos 15 dias de antecedncia da chegada do passageiro a Dubai. Maiores informaes, contatar a Cia. Os passageiros em trnsito em Dubai por at 96 horas e com hotel confirmado, podem solicitar o visto de trnsito, na chegada ao aeroporto de Dubai, com custo de USD 75.00 por passageiro.

EQUADOR Equador - Repblica do Equador Capital: Quito Idioma Oficial: Castelhano Brasileiros esto isentos de visto turismo/negcios para permanncia de at 90 dias. Passaporte deve ter validade mnima de 3 meses. OBS: necessrio certificado de Vacina de Febre Amarela internacional para embarcar. negcios, se faz necessrio visto, apenas se for assinar contrato, obter remunerao ou levar ferramentas de trabalho. Caso contrrio para permanncia de at 90 dias, sendo apenas para reunies ou contatos comerciais e congressos, pode-se entrar como turista. ERITRIA Eritria - Estado da Eritria Capital: Asmara Idioma Oficial: Tigrignan e rabe No h representao consular no Brasil . O visto para permanncia de at 1 ms, pode ser concedido no desembarque, sendo que o convidante deve requer-lo com, no minimo, 48 horas de antecedncia. Ser necessria uma foto 5x7. necessario Certificado da Vacina Febre Amarela . ESLOVQUIA Eslovquia - Repblica Eslovaca Capital: Bratislava Idioma Oficial: Eslovaco A PARTIR DE 15/04/2004, BRASILEIROS ESTO ISENTOS DE VISTO DE ENTRADA PARA A REPUBLICA ESLOVACA, PARA PERMANNCIA DE AT 90 DIAS (TURISMO OU NEGCIOS) Para permanncia acima de 90 dias necessrio o visto. Portanto deve-se apresentar os seguintes documentos: Passaporte com validade mnima 08 meses; Formulrio devidamente preenchido e assinado; 1 foto 3,0 x 3,5 recente e de boa qualidade (colar na 1 pgina do formulrio); Carta solicitando o visto (tipo de visto, nome, endereo e telefone - para uso da Embaixada); Turistas provenientes de paises no membros da Comunidade Europeia devem apresentar bilhete de regresso ao pais de inicio da viagem ou bilhete para pais no membro da " Zona Schengen", comprovante de estadia e de que dispem de recursos financeiros para se manter no pais. obrigatrio SEGURO DE VIAGEM INTERNACIONAL que assegure assistncia mdica, hospitalar e repatriao, com uma cobertura total de 30.000 Euros, e que cubra todo territorio Schengen. Prazo de concesso do visto: 30 dias normal e 5 dias urgente. ESLOVNIA Eslovnia - Repblica da Eslovnia Capital: Ljubljana Idioma Oficial: Esloveno Brasileiros no precisa de visto para permanncia de at 90 dias tanto a turismo quanto a negcios. Turistas provenientes de paises no membros da Comunidade Europeia devem apresentar bilhete de regresso ao pais de inicio da viagem ou bilhete para pais no membro da " Zona Schengen", comprovante de estadia e de que dispem de recursos financeiros para se manterem no pais. obrigatrio SEGURO DE VIAGEM INTERNACIONAL que assegure assitncia mdica, hospitalar e repatriao, com uma cobertura total de 30.000 Euros, e que cubra todo o territrio Schengen.

ESPANHA Espanha - Reino de Espanha Capital: Madrid Idioma Oficial: Espanhol Brasileiros esto isentos de visto turismo/negcios para permanncia de at 90 dias. Aos Viajantes Brasileiros, aconselha-se : estar com o passaporte original vlido, fundos suficientes para a estadia na Espanha (dinheiro, travel check, carto de crdito),bilhete areo ida e volta confirmada, voucher do hotel e servios adquiridos durante a estadia na Espanha e comprovante de aquisio de seguro de viagem internacional(com cobertura de EUR 30.000,00 englobando assistncia mdica/hospitalar e repatriao sanitria). A ausncia destes requisitos, poder acarretar problemas no ato do desembarque na Espanha. A estudos, providenciar os seguintes documentos para solicitar o visto: 1-Formulrio de solicitao de visto preenchido e assinado pelo solicitante 2-Uma Fotografia 3x4 recente, fundo branco com margem superior:mnima de 2 mm e mxima de 4mm. 3-Passaporte original com vigncia mnima de um ano a partir da data de solicitao de visto(original + xerox) 4-Certificado mdico(original + xerox) acreditativo de no parecer nenhuma das seguintes alteraes: A-Enfermidades quarentenrios (clera, peste, febre amarela, etc.) B - Drogadico, alteraes psquicas importantes, estados de perturbaes psicoptica com agitao, de delrio, de alucinaes ou de psicose de confuso. 5- Certificados de antecedentes criminais com vigncia mnima de 15 dias(original + xerox) para maiores de 18 anos, expedidos pela: .Secretaria de Segurana Pblica do Estado .Polcia Federal 6- Carta de aceitao em firme, em papel timbrado do centro de estudos oficial ou privado(com endereo + tel. do centro), legalmente reconhecido para realizar estudos com mais de 15 horas letivas semanais. Obs.:o texto da carta deve conter nome do estudante, curso a realizar com datas(dia, ms e ano) de incio e final do curso. 7- Comprovao de disponibilidade financeira equivalente a 1000 Euros por ms de permanncia (xerox autenticadas) A - Documento que comprove ter recebido bolsa de estudos do governo brasileiro ou espanhol pelo valor mencionado se o valor for inferior a 1000 Euros/ms, complementar com outros documentos de solvncia econmica(aplicaes financeiras, poupana, c/c.) ou B - Se o estudante no dispe de meios econmicos prprios e sua manuteno corre a cargo de um familiar: Compromisso pblico de manuteno(expedido por tabelio) acompanhado da ltima declarao de imposto de renda do declarante da escritura pblica + um recibo pela aquisio de moeda estrangeira por um valor total de 1000 Euros, para os gastos iniciais de chegada ou ;

C - Se o estudante for se manter com meios prprios e no dispe de bolsa de estudos: ltima declarao de seu imposto de renda + comprovante de valores disponveis em aplicaes financeiras, poupana, c/c, acompanhados do carto de crdito ou dbito com a ltima fatura que indique o limite de crdito dos mesmos + recibo de aquisio de moeda estrangeira. 8- Seguro Mdico Internacional- cobertura de 30,00 Euros, com especificao de cobertura para as despesas mdicas hospitalares em caso de doena grave, bem como repatriao ou falecimento em territrio dos Estados Schengen. NOTA: NO SERAO ACEITOS SEGUROS COM O COMPROVANTE DO PAGAMENTO PELO TEMPO DE PERMANNCIA NA ESPANHA. 9-Certificado de estudos em curso no momento ou concludos (xerox autenticada). ESTADOS UNIDOS Estados Unidos - Estados Unidos da Amrica Capital: Washington, DC Idioma Oficial: Ingls Passaporte com validade mnima de seis meses; Formulrio DS 160 preenchidos 01 foto 5x5 recente (mximo 06 meses) Passaporte anterior com visto mesmo vencido (caso tenha). Passaporte de Suporte (ACOMPANHANTES) se tiver; Declarao de Imposto de Renda - xerox; Protocolo de entrega do Imposto de Renda - Original; A negcios juntar carta da empresa solicitando o visto; Documento de veculo em nome prprio - xerox; Escritura de imveis Extrato bancrio (c/c, aplicaes ou poupana) Formulrio I-20 ou IAP 66 em caso de viagem a estudo; A trabalho juntar permisso de trabalho. Empregados Acrescentar : Carteira Profissional - Original; 03 ltimos holerites - Originais; Empregadores Acrescentar : Contrato Social; Declarao de Imposto de renda pessoa jurdica 03 ltimos pro-labores - Originais negcios/ Feiras/ Congressos/ Treinamentos (visto tipo B1) Carta da empresa solicitando o visto; Carta convite da empresa nos Estados Unidos em papel timbrado(Original ou via fax legvel). Visto de Trnsito: Desde 02/AGO/2003, est suspenso o PROGRAMA DE ISENO DE VISTO EM TRNSITO nos EUA; portanto, todas as nacionalidades em trnsito, indiferente do nmero de horas que permaneam em territrio Americano, devero providenciar visto; exceto as nacionalidade que fazem parte do Visa Waiver Program*. Visto de Estudos : Documentao bsica de turismo prpria ou dos pais, quando menor ou dependente Formulrio modelo DS-2019 ou I-20 proveniente dos Estados Unidos original Comprovante de pagamento da Taxa SEVIS

ESTNIA Estnia - Repblica da Estnia Capital: Tallinn Idioma Oficial: Estoniano partir de 01/maio/2004, brasileiros em viagem turismo ou negcios, com permanncia mxima de 90 dias, esto isentos de visto de entrada. Turistas provenientes de pases da Comunidade Europia devem apresentar bilhete de regresso ao pas de incio da viagem ou bilhete para pas no membro da "Zona Schengen", comprovante de estadia e de que dispem de recursos financeiros para se manterem no pas. obrigatrio SEGURO DE VIAGEM INTERNACIONAL que assegure assistncia mdica, hospitalar e repatriao com uma cobertura total de 30.000 Euros, e que cubra todo o territrio "Schengen". ETIPIA Etipia - Repblica Democrtica Federal da Etipia Capital: Adis-Abeba Idioma Oficial: Amrico Brasileiro precisa de visto, mas no h Representao Consular no Brasil. O prprio hotel ou o convidante providenciam o visto que ser entregue no desembarque. So necessrias 02 fotos 5x7. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela FIJI Fiji - Repblica das Ilhas Fiji Capital: Suva Idioma Oficial: Ingls, Bau Fijian, Hindustani (Hindi) Brasileiro no precisa de visto , obtendo no desembarque uma permisso de visitante para uma permanncia de at 120 dias. necessrio Certificado Internacional de vacina contra Febre Amarela FILIPINAS Filipinas - Repblica das Filipinas Capital: Manila Idioma Oficial: Filipino e ingls Brasileiros esto isentos de visto turismo para permanncia de at 59 dias. OBS: O passaporte deve estar com validade mnima de 06 meses. Embarcar com: bilhete areo ida e volta confirmada, passaporte com validade mnima de 06 meses, certificado de vacina de febre amarela internacional, fundos suficientes para estadia (carto de crdito, travel cheques ou dolares) e endereo onde ficar hospedado nas Filipinas. FINLNDIA Finlndia - Repblica da Finlndia Capital: Helsnki Idioma Oficial: Finlands e sueco Brasileiros esto isentos de visto turismo/negcios para permanncia de at 90 dias. Aos Viajantes Brasileiros, aconselha-se : estar com o passaporte original vlido, fundos suficientes para a estadia na Finlndia (dinheiro, travel check, carto de crdito),bilhete areo ida e volta confirmada, voucher do hotel e servios adquiridos durante a estadia e comprovante de aquisio de seguro de viagem internacional (com cobertura de EUR 30.000,00 englobando assistncia mdica/hospitalar e repatriao sanitria). A ausncia destes requisitos, poder acarretar problemas no ato do desembarque na Finlndia.

FRANA Frana - Repblica Francesa Capital: Paris Idioma Oficial: FrancsBrasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. Turistas provenientes de pases no membros da Comunidade Europia devem apresentar bilhete de regresso ao pas no membro da "Zona Schengen" , comprovar que dispem de recursos financeiros para se manterem na Frana e apresentar comprovante de estadia: voucher do hotel, voucher da excurso ou atestado de acolhimento, concedido pela prefeitura, em caso de visita familiar. Esse atestado "attestation d`accueli" se trata de um documento oficial que precisa ser retirado na prefeitura ("Mairie") pelo jospedador. O hospedador poder enviar esse documento para o passageiro via correio. (O passageiro deve viajar com esse documento em mos para apresentar na chegada Frana, ao passar pela Policia de Imigrao francesa, em caso de controle). Em caso de visita profissional, apresentar carta do empregador esclarecendo os motivos da visita e se responsabilizando pelas despesas de viagem, se for o caso. Para todas as estadias, necessrio que o passageiro tenha como comprovar os meios. obrigatrio SEGURO VIAGEM INTERNACIONAL que assegure assistncia mdica, assistncia hospitalar e repatriao, com uma cobertura total de 30.000 Euros e que cubra todo territrio "Schengen". O Consulado da Frana representa as seguintes ilhas: Morea, Bora bora, Papeete, Thaiti, Reunion, Martinica, S. Martin, Crsega, Saint Barthelemy, Guadaloupe e N. Caledonia. Brasileiros esto isentos de visto de entrada para as seguintes ilhas: Morea, Bora Bora, Papeete e Thaiti Brasileiros necessitam de visto de entrada para: Reunion, Martinica, S. Martin, Crsega, Saint Barthelemy, Guadaloupe e N. Calednia. Documentao necessria para obteno de visto: Passaporte com validade de 3 meses alm da data de retorno. Formulrio preenchido e assinado (caso seja menor de 18 anos, os pais devem assinar o formulrio) CPF 02 fotos 3,5 X 4,5 fundo branco, sem data, idnticas e recentes Cpia do passaporte paginas 1, 2 e 3. Cpia do Imposto de Renda completo. Cpia dos trs ltimos holerites + carteira profissional (p/empregado). Cpia de contrato social + pr-labores (p/empregador). Cpia dos 3 ltimos extratos bancrios de poupana ou aplicaes financeiras. Cpia do bilhete areo ida e volta confirmada (no pode ser print). Cpia do voucher da reserva terrestre (do hotel). Comprovante de aquisio de seguro de viagem internacional para o perodo total de estadia com cobertura mnima de EUR 30.000,00 ref. Assistncia mdica por doena + gastos hospitalares e repatriao. Local: SO PAULO/BSB/RIOEstudos: Documentao necessria para obteno de visto: Inscrio ou pr-inscrio (original) do curso cursos de idioma francs reconhecidos pelo governo francs com carga horria mnima de 20 horas. (a inscrio ou prinscrio que no seja de nvel universitrio deve ser apresentada com o recibo do pagamento). Passaporte Cpia do certido de nascimento Formulrio preenchido e assinado em 2 exemplares Nmero de dossi CAMPUSFRANCE

3 Fotos recentes (3,5 X 4,5) Passagem ida e volta (p/ estadas inferiores a 6 meses) Taxa em dinheiro paga em Reais* (1 ano = 50 euros , 6 meses = 50 euros) * En application de la dcision du Conseil de l`Union Europenne du 20 dcembre 2001, ce paiement ne garantit pas l`obtention du visa.Importante: 0 passaporte deve ter validade de trs meses aps a data do vencimento do visto A presena do requerente obrigatria para a obteno do visto Toda a documentao acima exigida deve ser acompanhada das originais e 1 cpia simples Dependendo do caso, este Consulado poder exigir outros documentos. Para a obteno do visto, o requerente dever comparecer no servio de visto entre 8h30 e 12h00 com toda a documentao acima mencionada. A coleta dos dados biomtricos : implica o comparecimento do solicitante no setor de vistos em Braslia, Rio de Janeiro ou So Paulo. Declarao de financiamento do pai ou da me comprometendo-se em enviar 500 euros mensais, com firma reconhecida em cartrio ltima declarao de imposto de renda Carteira de trabalho 3 ltimos holerites ou Pr-labore, ou Contrato Social 2) Recursos prprios: o Publicao de afastamento com ou sem prejuzo de salrio o Extratos bancrios dos 6 ltimos meses o Carteira de trabalho o 3 ltimos holerites ou Pr-labore e Contrato Social o Declarao de Imposto de renda o Declarao de autofinanciamento, com firma reconhecida em cartrio. Obs : Repertrio dos centros de formao na Frana curso de francs lngua estrangeira - FLE. Importante: Caso especfico de inscries em escola de idioma : A inscrio numa escola de lnguas reconhecida pelo Ministrio da Educao da Frana no d automaticamente direito ao visto de estudante. Os pedidos de visto sero analisados cuidadosamente. Os dossis apresentados devero permitir avaliar de que maneira o aprendizado da lngua se insere num projeto de estudo ou profissional devidamente embasado. ATENO (em caso de estudos por mais de 6 meses) : 1 - Voc ser convocado na Frana pelo Ofcio de Migrao Internacional (O.M.I.) para submeter-se a um exame mdico. 2 - Voc dever estar munido de um seguro sade quando for requisitar sua carteira de residente temporria na Prefeitura de Polcia. 3 - Certido de nascimento (traduo juramentada)Dependendo do caso, o Consulado poder exigir outros documentos.Informaes Importantes: 1 - A validade do visto dada de acordo com o perodo da passagem area apresentada; aconselha-se, no providenciar o visto com mais de 30 dias de antecedncia. 2 - Mesmo em trnsito para as ilhas representadas pelo consulado da Frana, necessrio visto (mesmos documentos).

FYROM (ANTIGA MACEDNIA) Brasileiro precisa de visto e no tem representao no Brasil. O visto pode ser obtido no Desembarque, desde que o pax tenha Carta convite ou Voucher do Hotel confirmado.

GABO Gabo - Repblica Gabonesa Capital: Libreville Idioma Oficial: Francs DOCUMENTOS NECESSRIOS: -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -03 fotos 3x4 recentes e iguais. -Formulrio preenchido e assinado (3 vias). -Cpia do TKT ida e volta ou printer de reserva. - Voucher do hotel -Carta com todos os dados pessoais, comerciais, e da viagem, e informando porqu deseja ir Gabo com firma reconhecida. - Carta convite - Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela. negcios acrescentar: carta da empresa do Brasil + carta convite do Gabo Local: BSB Prazo: Em mdia 15 dias corridos. OBS: A validade do visto dado de acordo com a reserva area (mximo 90 dias). GMBIA Gmbia - Repblica da Gmbia Capital: Banjul Idioma Oficial: Ingls, Mandinka, Wolof, Fula Brasileiro precisa de visto, mas no h representao consular no pas.O visto pode ser concedido no desembarque. necessrio certificado de vacina contra a febre amarela. GEORGIA Gergia Capital: Tbilisi Idioma Oficial: Georgiano Brasileiro precisa de visto, mas no h representao consular no pas. O visto pode ser obtido no desembarque, pagando-se uma taxa que depende do tipo de visto, permanncia e nacionalidade. Passageiro que permanecer por mais de 3 dias deve registrar-se junto ao Ministrio de Assuntos internos nos primeiros 3 dias de estadia. GHANA Ghana - Repblica do Gana Capital: Acra Idioma Oficial: Ingls (oficial), e outras (TODAS AS NACIONALIDADES PRECISAM DE VISTO) DOCUMENTOS NECESSRIOS: -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -Formulrio preenchido e assinado (em 4 vias, preencher obrigatoriamente em ingls ) -04 fotos 3x4 recentes e iguais. -Certificado de vacina de Febre Amarela Internacional. -Cpia do TKT ou printer da reserva -Cpia RNE para estrangeiros necessrio certificado internacional de vacina contra febre amarela para obter o visto. negcios acrescentar: carta da empresa do Brasil + carta convite de Gana. Local: BSB Prazo: Em mdia 15 dias OBS: O visto tem validade de 90 dias para utilizar e 30 dias para permanecer no pas. A estudos acrescentar: carta de aceitao da escola.

GIBRALTAR Gibraltar Capital :Gibraltar Idioma: Ingls Brasileiros esto isentos de visto turismo para permanncia de at 90 dias. Obs: Representado pelo Consulado da Gr-Bretanha. GRANADA Granada - Grenada Capital: Saint Georges Idioma Oficial: Ingls Passaporte vlido mnimo 06 meses Formulrio preenchido e assinado (formulrio britnico) 01 foto 3x4 recente Printer da reserva necessrio Certificado Interncional de Vacina contra Febre Amarela para obter o visto negcios acrescentar: carta da empresa do Brasil + carta convite (se possuir) Local: RJ Prazo: 15 a 25 dias teis aps o agendamento. OBS 1: O visto tem validade de 90 dias para utilizar . OBS 2: Representado pelo consulado Britnico. GRCIA Grcia - Repblica Grega Capital: Atenas Idioma Oficial: Grego - Brasileiros esto isentos de visto turismo/negcios, para a Grcia, para permanncia de at 90 dias;porm, para entrar na Grcia o viajante dever estar com o passaporte original vlido,bilhete areo ida e volta confirmada, fundos suficientes para a estadia na Grcia ( dinheiro, travel check, carto de crdito), voucher do hotel e servios adquiridos durante a estadia na Grcia e comprovante de aquisio de seguro de viagem internacional(com cobertura de EUR 30.000,00 englobando assistncia mdica/hospitalar e repatriao sanitria). A ausncia destes requisitos, poder acarretar problemas no ato da entrada na Grcia. GUATEMALA Guatemala - Repblica da Guatemala Capital: Cidade da Guatemala Idioma Oficial: Espanho Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias necessrio Certificado Internacional de vacina contra Febre Amarela GUIANA Giana Inglesa - Repblica Cooperativa da Guiana Capital: Georgetown Idioma Oficial: Ingls Brasileiro, a turismo, no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. necessrio Certificado Internaciona de Vacina contra Febre Amarela A negcios: Passaporte com validade mnima de 06 meses 02 formulrios preenchidos e assinados 02 fotos 3x4 Carta da empresa

Cpia da passagem LOCAL: BSB Prazo para concesso: 05 dias teis GUIANA FRANCESA Guiana Francesa Capital: Caiena Idioma: Francs Em Outubro/2008 foi implantado o sistema de biometria, sendo necessrio o comparecimento do passageiro ao consulado ou embaixada. Para solicitantes no consulado de So Paulo a presena dever ser agendada antecipadamento via telefone. Passaporte com validade mnima de 3 meses aps a validade do visto Cpia das pginas 1,2 e 3 Formulrio preenchido e assinado (caso seja menor de 18 anos, os pais devem assinar o formulrio - visto Schengen) 02 fotos 3,5 x 4,5 recentes Cpia do Imposto de Renda completo. Cpia do Contrato Social para empregadores Cpia dos 03 ltimos holleriths para empregados Cpia dos 03 ltimos pr-labores para empregador Passagem area ida e volta (original e cpia) Voucher do hotel ou "Attestation d`Accueil" (original e cpia) CPF Reserva de Seguro de viagem Internacional (30.000 Euros de cobertura minima) A negcios: acrescentar carta da empresa e carta convite necessrio Certificado Internacional de vacina contra Febre Amarela Local: SO PAULO Prazo: 05 dias GUIN - REPBLICA DA GUIN Guin - Repblica da Guin Capital: Conacri Idioma Oficial: francs (oficial), fula e rabel Brasileiro precisa de visto, mas no h representao consular no Brasil. Passaporte com validade mnima de 06 meses 02 formulrios preenchido e assinado 02 fotos 3x4 Carta convite ou uma reserva de hotel Local: RJ Prazo para concesso: 48 horas. GUIN EQUATORIAL Guin Equatorial - Repblica da Guin Equatorial Capital: Malabo Idioma Oficial: Espanhol e francs Brasileiro precisa de visto, mas no h Representao Consular no Brasil. necessrio Certificado Internacional de vacina contra Febre Amarela GUIN-BISSAU Guin-Bissau - Repblica da Guin-Bissau Capital: Bissau Idioma Oficial: Portugus Passaporte com validade mnima 06 meses 01 foto 3x4 recente

Formulrio preenchido e assinado necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela Obs.1: Para embarcar necessrio a vacina de febre amarela internacional. Obs.2: A validade do visto de acordo com a solicitao pelo formulrio preenchido, poder ser de 1 at no mximo 90 dias. Local: Campinas/SP Prazo para concesso: 7 dias teis HAITI Haiti - Repblica do Haiti Capital: Port-au-Prince Idioma Oficial: Francs, Creole Brasileiros esto isentos de visto turismo para permanncia de at 90 dias. Obs 1: Para entrar no pas o passaporte dever estar com validade mnima de seis meses. Obs 2: Para embarcar aconselhvel a vacina de febre amarela internacional necessrio pagar uma taxa de U$ 30.00 ao desembarcar no Haiti. HOLANDA Holanda - Reino dos Pases Baixos Capital: Amsterd Idioma Oficial: Neerlands, Frsio Os Pases Baixos so freqentemente chamados Holanda. Brasileiros podem permanecer nos Pases Baixos, por at 90 dias, como turistas, sem necessidade de visto. Esse prazo de 90 dias no pode ser prorrogado. No h nenhuma vacina obrigatria. Para viajar, necessrio ter um passaporte vlido at, pelo menos, 3 meses aps a data de retorno ao Brasil; passagem area com a data de retorno confirmada; e comprovao de meios financeiros o suficiente para se manter no pas (carto de crdito, cheque viagem, espcie). Tambm aconselhvel ter um bom seguro de viagem e a confirmao da reserva do hotel. No caso de ficar em casa de amigos ou familiares, aconselhase ter uma carta convite do anfitrio, seja de prprio punho ou padronizada pela prefeitura. HONDURAS Honduras - Repblica das Honduras Capital: Tegucigalpa Idioma Oficial: Espanhol A partir de Setebro de 2009 brasileiros precisam de visto de entrada. - Passaporte com vlidade mnima de 06 meses - 02 fotos 3X4 - Cpia da passagem ida e volta - Formulrio preenchido e assinado - Cpia das 06 primeiras pginas do passaporte - Cpia de todos os vistos que possui - Cpia do Comprovante de residncia - Cpia do Holerith ou Imposto de Renda completo - necessrio Cetificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. HONG KONG Hong Kong - Regio Administrativa Especial de Hong Kong da Repblica Popular da China Capital: Hong Kong Idioma Oficial: Ingls e chins (cantons e mandarim so oficiais de fato) Brasileiros esto isentos de visto turismo/negcios para permanncia de at 90 dias.

OBS 1: necessrio o certificado de vacina de febre amarela internacional para embarcar. OBS 2:Representado pelo Consulado da China Pequim. HUNGRIA Hungria - Repblica da Hungria Capital: Budapeste Idioma Oficial: oficial Hngaro Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. Turistas provenientes de pases no membros da Comunidades Europia devem apresentar bilhete de regresso ao pas de incio da viagem ou bilhete para pas no membro da "Zona Schengen", comprovante de estadia e de que dispem de recursos financeiros para se materem na Hungria. obrigatrio SEGURO DE VIAGEM INTERNACIONAL que assegure assistncia mdica, assistncia hospitalar e repatriao, com uma cobertura total de 30.000,00 Euros, e que cubra todo territrio "Schengen". IMEN No h representao Diplomtica no Brasil, tirar visto em trnsito. Embaixada: 2600, Virginia avenue NW, Suite 705, Washington DC 20037, EUA Fone: (202) 965 476dc ILHA BORNEO Ilha Borneo Esta ilha tem o lado Malaio que no necessita de visto para Brasileiro, e tambm o lado da Indonsia. Vistos Consulares: Lado Malaio representado pela Embaixada e Consulado da Malsia (vide Malsia) Lado Indonsio representado pela Embaixada e Consulado da Indonsia (vide Indonsia) ILHA DE CRSEGA -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -Formulrio preenchido e assinado. -02 fotos 3,5 x 4,5 recentes. -Cpia do Imposto de Renda completo. -Cpia do contrato social + pr-labores ( p/ empregador). -Cpia dos 03 ltimos contra-cheques ( p/ empregado). -Cpia dos 3 ltimos extratos bancrios de poupana ou aplicaes financeiras. -Cpia Bilhete Areo ida e volta (no pode ser printer). -Voucher do Hotel. -Cpia assistncia de sade internacional, com cobertura mnima de Eur 30.000,00 de assistncia mdica/hospitalar + repatriao. Local: SAO Prazo: 05 dias Obs.1: Representado pelo Consulado da Frana. Obs.2: A validade do visto dada de acordo com o perodo da passagem area apresentada. Portanto no providenciar o visto com mais de 30 dias de antecedncia. ILHA DE GUADALOUPE -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -Formulrio preenchido e assinado -02 fotos 3,5 x 4,5 recentes. -Cpia do Imposto de Renda completo. -Cpia contrato social + pr-labores (p/ empregador). -Cpia 03 ltimos contra-cheques (p/ empregado). -Cpia 03 ltimos extratos bancrios de poupana ou aplicaes financeiras. -Cpia do Bilhete Areo ida e volta (no pode ser printer).

-Voucher do Hotel. -Cpia assistencia de sade internacional por todo o perodo da estadia, com cobertura mnima de EUR 30.000,00 ref. assistncia mdica/hospitalar e repatriao. Local: SAO Prazo: 05 dias Obs.1: Representado pelo Consulado Francs. Obs.2: A validade do visto de acordo com o perodo da passagem area apresentada. Portanto no solicitar o visto com mais de 30 dias de antecedncia. ILHA DE MALTA Malta - Repblica de Malta Capital: La Valetta Idioma Oficial: Malts e Ingls Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. Turistas provenientes de pases no membros da Comunidade Europia devem apresentar bilhete de regresso ao pas de incio da viagem ou bilhete para pas no membro da " Zona Schengen", comprovante de estadia e de que dispem de recursos financeiros para se manterem na Eslovnia. obrigatrio SEGURO DE VIAGEM INTERNACIONAL que assegure assistncia mdica, assistncia hospitalar e repatriao, com uma cobretura total de 30.000 Euros, e que cubra todo o territrio "Schengen" ILHA DE SAINT BARTHELEMY -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -Formulrio preenchido e assinado. -02 fotos 3,5 x 4,5 recentes. -Cpia do Imposto de Renda completo. -Cpia do contrato social + pr-labores (P/ empregador). -Cpia 03 ltimos contra-cheques (P/ empregado). -Cpia 03 ltimos extratos bancrios, de poupana ou aplicaes financeiras. -Cpia do Bilhete Areo ida e volta(no pode ser printer). -Voucher do Hotel. -Cpia assistencia de sade internacional, com cobertura mnima de EUR 30.000,00 ref. gastos com assistncia mdica/hospitalar + repatriao. Local: SAO Prazo: 05 dias Obs.1: Representado pelo Consulado da Frana. Obs.2: A validade do visto dada de acordo com o perodo da passagem area apresentada. ILHA FALKLAND (MALVINAS) lhas Falkland (Malvinas) Capital: Port Stanleyi Idioma: Ingls Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 30 dias. ILHA MALDIVES Todas as outras nacionalidades no precisam de visto at 30 dias. Exceto as nacionalidades de Brunei, Bangladesh, India e Paquisto. OBS 1: Na entrada do pas necessrio a vacina de febre amarela internacional, tomada com 10 dias de antecedencia da viagem. OBS 2: No tem representao consular no Brasil. ILHA MARTINICA -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -02 fotos 3,5 x 4,5 recentes. -Formulrio original preenchido e assinado.

-Cpia do Imposto de Renda completo. -Cpia trs ltimos contra-cheques (p/empregado) -Cpia contrato social + pr-labores (p/empregador) -Cpia da passagem area (no pode ser printer). -Cpia dos 3 ltimos extratos bancrios (poupana ou aplicaes financeiras). -Voucher do Hotel -Cpia assistencia sade internacional, com cobertura mnima de EUR 30.000,00 ref. assistncia mdica/hospitalar + repatriao. Local: SO Prazo: 05 dias Obs.1: Representado pelo consulado da Frana. Obs.2: A validade do visto dada de acordo com o perodo da passagem area apresentada. Portanto no solicitar o visto com mais de 30 dias de permanncia. ILHA SAINT MARTIN ( Lado Holands) Brasileiro no necessita de visto turismo ILHA SAINT MARTIN(Lado Francs) -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -Formulrio preenchido e assinado. -02 fotos 3,5 x 4,5 recentes. -Cpia do Imposto de Renda completo. -Cpia do contrato social + pr-labores(p/empregador). -Cpia 03 ltimos contra-cheques (p/empregado). -Cpia dos 3 ltimos extratos bancrios (poupana ou aplicao financeira). -Cpia do Bilhete areo ida e volta (no pode ser printer). -Voucher do Hotel. -Cpia assistencia de sade internacional, com cobertura mnima de EUR 30.000,00 ref. assistncia mdica/hospitalar + repatriao. Local: SAO Prazo: 05 dias Obs.1: Representado pelo Consulado da Frana. Obs.2: A validade do visto dada de acordo com o perodo da passagem area apresentada. Portanto no solicitar o visto com mais de 30 dias de antecedncia. ILHAS CAYMAN Ilhas Cayman - Ilhas Cayman Capital: George Town Idioma Oficial: Ingls Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 30 dias. ILHAS COMORES Brasileiro precisa de visto, mas no h Representao Consular no Brasil. O visto pode ser concedido no desembarque, pagando-se uma taxa, desde que uma autorizao seja providenciada junto a imigrao antecipadamente. ILHAS COOKS Ilhas Cooks Capital: Avarua Idioma: Ingls (oficial), Maori Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 30 dias a turismo. A negcios, o visto pode ser obtido no desembarque. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. ILHAS FIJI - Brasileiros obtm visto de entrada na chegada, junto ao Depto de imigrao, para uma permanncia mxima de at 4 meses.

ILHAS MARSHALL Ilhas Marshall - Repblica das Ilhas Marshall Capital: Majuro Idioma Oficial: Marshals, Ingls Brasileiro precisa de visto, mas no h Representao Consular no Brasil. Passaporte deve ter validade mnima de 1 ano O visto dever ser solicitado diretamente, atravs do contato com: Chefe de Imigrao Ministrio das Relaoes Exteriores das Ilhas Marshal Tel: 692 - 625 3181/3012 Fax: 692 - 625 3685 ILHAS MAURCIUS Ilhas Maurcius - Repblica da Maurcia Capital: Port Louis Idioma Oficial: De facto, Ingls , Francs e Crioulo Brasileiros pode obter o visto no desembarque, para uma permanncia de at 90 dias necessrio Certificado Internacional de vacina contra Febre Amarela ILHAS REUNION Importante: Em Outubro/2008 foi implantado o sistema de biometria, sendo necessrio o comparecimento do passageiro ao consulado ou embaixada. Para solicitantes no consulado de So Paulo a presena dever ser agendada antecipadamente via telefone. Visto Turismo: -Passaporte com validade mnima de 03 meses. - Cpia das pags. 1, 2 e 3 do passaporte. -01 formulrio preenchido e assinado. (caso seja menor de 18 anos, os pais devem assinar o formulrio - visto Schengen). -02 fotos 3,5 x 4,5 recentes. -Cpia do Imposto de Renda completo. -Cpia dos 3 ltimos contra cheques (se empregado) -Cpia dos 3 ltimos pr-labores + contrato social (se empregador). -Cpia dos 3 ltimos extratos bancrios (poupana ou aplicao financeira). - Passagem area ida e volta (original e copia e no pode ser printer). -Voucher do hotel ou " Attestation d`Accueil". (original e cpia) -Comprovante de aquisio de assistncia em viagem internacional, com cobertura mnima de EUR 30.000,00 de assistncia medica/hospitalar + repatriao. A Negcios: acrescentar carta da empresa e carta convite necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. Local: SO Prazo: 05 dias teis. Obs.1: Representado pelo Consulado Francs. Obs.2: A validade do visto dada de acordo com o perodo da passagem area apresentada. Portanto no solicitar o visto com mais de 30 dias de antecedncia. ILHAS SALOMO Ilhas Salomo Capital: Honiara Idioma Oficial: Ingls Brasileiro pode obter o visto no desembarque (geralmente concedido um visto de trnsito para 7 dias). necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela Obs: No existe representao consular no Breasil.

ILHAS SEICHELLES Ilhas Seichelles - Repblica das Seicheles Capital: Victoria Idioma Oficial: Ingls e Francs Passaporte Brasileiro precisa de visto, porm tirado na entrada do pas, apresentando: -Passaporte vlido mnimo 7 meses. -Passagem area ida/volta confirmada. -Confirmao de acomodao (Voucher do hotel). -Disponibilidade de recursos financeiros (US$/Travel cheque/Carto crdito internacional). OBS:Representado pelo consulado Britnico ILHAS VIRGENS AMERICANAS Representado pelo Consulado Americano. Obs.: Ver documentao para visto Americano. NDIA ndia - Repblica da ndia Capital: Nova Deli Idioma Oficial: Hindi e ingls Visto de Turismo ou Conferencia Documentao necessria: Passaporte vlido por no mnimo 6 (seis) meses; 2 (duas) fotografias 3x4; Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela Formulrio preenchido e assinado

Visto de Negcios, Trabalho ou Educao Documentao necessria: Passaporte vlido por no mnimo 6 (seis) meses; 2 (duas) fotografias 3x4; Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela; Formulrio preenchido e assinado Fomulrio adicional de negcios preenchido e assinado Carta de Apresentao da empresa brasileira qual est vinculado, estando esta apta a arcar com todas as despesas, alm da Carta Convite encaminhada pela empresa indiana de interesse. Carta de oferta de emprego constando o cargo, salrio, condioes de servico, etc. alm do contrato de trabalho. Carta de admisso da instituio ou escola indiana, no caso de Visto de Estudante. Obs. (1): O visto passa ter validade a partir da data de sua emisso. O visto de turismo no pode ser renovado na ndia sendo a data limite para sair do pas a validade do prprio visto. Obs.(2): Nenhuma outra atividade como trabalho, estudo, servio missionrio permitido na ndia mediante a concesso do visto de turismo Obs.(3): JURISDIES: Consulado em So Paulo:Passageiros residentes do estado: Rio de Janeiro, So Paulo, Santa Catarina, Paran e Rio Grande do Sul Embaixada em Braslia:Passageiros residentes dos outros estados. Visto de Estudos Alm dos documentos de turismo, anexar carta do Colgio na ndia (pode ser fax).

INDONSIA Indonsia - Repblica da Indonsia Capital: Jacarta Idioma Oficial: Bahasa Indonsia Visto de turismo: Passaporte com validade mnima de 06 meses Formulrio em 02 vias preenchido e assinado 02 foto 3x4 recentes e coloridas Cpia da passagem area ida e volta Carta da agncia de turismo informando o roteiro Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela Visto de negcios: acrescentar carta da empresa no Brasil, solicitando o visto e explicando os motivos da viagem e carta convite da empresa na Indonsia. Visto de estudos: acrescentar documentos da escola da Indonsia e se for menor autorizao dos pais com firma reconhecida. Local: BSB Prazo para concesso: 06 dias teis. IR Ir - Repblica Islmica do Ir Capital: Teer Idioma Oficial: Persa VISTO DE TURISMO Documentao necessria: Passaporte com validade mnima de 06 meses Formulrios preenchido e assinado em 2 vias 02 fotos 3x4 recentes e colorida Cpia da passagem area ou reserva de vo;

VISTO DE NEGCIOS Documentao necessria: Passaporte com validade mnima de 06 meses Formulrios preenchido e assinado em 2 vias 02 fotos 3x4 recentes e colorida Cpia da passagem area ou reserva de vo; Carta da empresa solicitando o visto e explicando o motivo da viagem + carta convite Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela. Obs.: A carta convite solicitada pelo empregador no Ir junto ao Ministrio das Relaes Exteriores daquele pas. A embaixada do Ir recebe esta autorizao alguns dias aps a entrada no processo. O requerente tambm pode solicitar uma cpia desta carta junto a seu empregador no Ir e anex-la ao processo, agilizando-o.

Local: BSB Prazo para concesso: 15 dias teis.

INGLATERRA Veja Reino Unido

IR Ir - Repblica Islmica do Ir Capital: Teer Idioma Oficial: Persa VISTO DE TURISMO Documentao necessria: Passaporte com validade mnima de 06 meses Formulrios preenchido e assinado em 2 vias 02 fotos 3x4 recentes e colorida Cpia da passagem area ou reserva de vo;

VISTO DE NEGCIOS Documentao necessria: Passaporte com validade mnima de 06 meses Formulrios preenchido e assinado em 2 vias 02 fotos 3x4 recentes e colorida Cpia da passagem area ou reserva de vo; Carta da empresa solicitando o visto e explicando o motivo da viagem + carta convite Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela. Obs.: A carta convite solicitada pelo empregador no Ir junto ao Ministrio das Relaes Exteriores daquele pas. A embaixada do Ir recebe esta autorizao alguns dias aps a entrada no processo. O requerente tambm pode solicitar uma cpia desta carta junto a seu empregador no Ir e anex-la ao processo, agilizando-o.

Local: BSB Prazo para concesso: 15 dias teis. IRLANDA Irlanda - Repblica da Irlanda Capital: Dublin Idioma Oficial: Galico Irlands, o Ingls lngua secundria - Brasileiros esto isentos de visto turismo/negcios, para permanncia de at 90 dias. - Brasileiros esto isentos de visto de estudos , para cursos de at 06 meses. negcios: dever levar em mos, carta da empresa em papel timbrado informando o motivo da viagem, perodo de estadia, nome e endereo da empresa a ser visitada + os documentos normais de viagem como passaporte valido, fundos suficientes para estadia, passagem area ida e volta confirmados, voucher de hospedagem. A estudos: dever levar em mos, a carta de aceitao da escola, juntamente com a confirmao de pagamento do curso e comprovantes de acomodao + os documentos normais de viagem. Garda National Immigration Bureau 13/14 Burgh Quay Dublin 2 Tel: 353 1 666-9100

www.garda.ie Informamos que estudantes em tempo integral, que estejam freqentando curso com programa e disciplinas listados no Registro de Cursos do Ministrio de Educao e tenham permisso do servio de imigrao, o Garda National Immigration Bureau, para ficar na Irlanda durante o perodo do curso, so autorizados a trabalhar meio-perodo ou perodo integral durante as frias escolares. Estes alunos devero estar matriculados em um curso de perodo integral registrado durante um ano acadmico. Estudantes que faro um curso preparatrio antes de ingressar em curso integral no podero trabalhar at o incio deste. A autorizao de trabalho cessar quando a permisso para ficar como estudante no pas expirar. Trabalho no mercado casual no qualifica extenso da permisso para ficar na Irlanda. Estudantes de lngua inglesa que desejarem trabalhar meio-perodo, devero estar matriculados em um curso de perodo integral registrado durante um ano acadmico ou registrados em programas de ensino da Lngua Inglesa. No caso de alunos de lngua inglesa, o curso dever: - ser registrado junto ao Ministrio de Educao da Irlanda; - ter durao mnima de 25 semanas; - ter 15 horas de aulas presenciais semanais; - 250 horas de ensino ao longo da durao do curso; - o curso dever oferecer avaliao do aluno e certificao no final do curso . - extrato bancrio confirmando o depsito de 1000 euros + 100 euros para aplicar para o visto - seguro sade para cobrir a durao. Registro dos cursos e instituies, e todas disciplinas, informaes em relao ao ano acadmico, regulamentos e outros aspectos esto disponveis no stio eletrnico do Ministrio de Educao e Cincia: www.education.ie veja "highlights" e em seguida "internationalisation" ou www.acels.ie. A fiscalizao de empresas e agentes com base no Brasil de responsabilidade das autoridades brasileiras. Diante disso, em caso de fechar pacotes de estudo no exterior atravs de uma organizao/pessoa baseada no Brasil, talvez seja aconselhvel verificar se a organizao escolhida idnea e devidamente registrada de acordo com a lei brasileira. Informaes de estudos na Irlanda, favor consultar tambm o stio eletrnico www.citizensinformation.ie (o qual tambm disponibiliza informaes gerais sobre a Irlanda). Informaes tursticas sobre a Irlanda podero ser obtidas no stio eletrnico: http://www.tourismireland.com/bra/index.cfm Segue o link com orientaes sobre as novas regras referentes bagagem de mo, que entrou em vigor no dia 06 de novembro de 2006 http://www.dfa.ie/home/index.aspx?id=27154 Embaixada do Brasil em Dublin: Embassy of the Federative Republic of Brazil Europa House 5th Floor 41 - 54 Harcourt Street, Dublin 2 Tel: (00 353 1) 475-6000 / 416-1202 / 416-1204 Fax: (00 353 1) 475-1341 E.mail: brasembdublin@brazil-ie.org

IRLANDA DO NORTE Irlanda do Norte Capital: Belfast Idioma: Ingls Brasileiro no precisa de visto turismo/negcios at 90 dias. Seguir mesma regra que a Gr Bretanha. OBS: A Irlanda do Norte possesso da Gr Bretanha. ISLNDIA Islndia - Repblica da Islndia Capital: Reykjavk (Reiquiavique) Idioma Oficial: Islands - Brasileiros esto isentos de visto turismo/negcios, para a Islndia, para permanncia de at 90 dias;porm,para entrar na Islndia o viajante dever estar com o passaporte original vlido, fundos suficientes para a estadia na Islndia ( dinheiro, travel check, carto de crdito), voucher do hotel e servios adquiridos durante a estadia na Islndia e comprovante de aquisio de seguro de viagem internacional(com cobertura de EUR 30.000,00 englobando assistncia mdica/hospitalar e repatriao sanitria). A ausncia destes requisitos, poder acarretar problemas no ato do desembarque na Islndia. ISRAEL Israel - Estado de Israel Capital: Tel-Aviv, Jerusalm Idioma Oficial: Hebraico, rabe - Brasileiros esto isentos de visto turismo para permanncia de at 90 dias. - Para viagem de negcios de curta durao, entrar no pas como turista. SITE: http://brasilia.mfa.gov.il ITLIA -Brasileiros esto isentos de visto turismo/negcios para permanncia de at 90 dias. Aconselha-se que todos os Brasileiros viagem com: passaporte com validade mnima de 06 meses + bilhete areo ida e volta confirmada + comprovante de hospedagem ou realizao de tour + fundos suficientes para a estadia ( mdia de EUR 100,00 por dia)+ comprovante de seguro viagem com cobertura mnima de EUR 30.000,00 englobando assistncia mdica/hospitalar e repatriao. O Oficial de Imigrao no momento da chegada na Itlia ir decidir se o viajante poder ou no visitar a Itlia. estudos (em geral) visto emitido a ttulo gratuito: O curso para o qual se requer a emisso de visto deve ser identificado como complementao ou especializao dos conhecimentos escolstico-culturais j adquiridos, que no podem ser obtidos no Brasil, ou com o objetivo de adquirir particulares conhecimentos peculiares Itlia. exclusa a possibilidade de obteno de visto para aqueles que no demonstrem pelo menos um conhecimento bsico da lngua italiana e de qualquer forma adequada ao tipo de curso para o qual se est solicitando o visto. Documentos para a solicitao do visto: Certificado de inscrio contendo as seguintes dados: descrio da atividade do curso, durao total, durao semanal com indicao das horas; Em caso de formao profissional: somente para cursos ministrados por rgos ou entidades autorizadas por Decreto do Ministrio do Trabalho, acompanhado de atestado deste rgo e tendo em anexo o Projeto vistado pela Regio provincial competente. Garantia sobre os meios de sustento na Itlia, proporcional ao perodo solicitado, que podem ser: Carta de crdito de um banco brasileiro utilizvel na Itlia, comprovante de transferncia (DOC) bancrio de um banco brasileiro para outro italiano, travellers cheques, garantia bancria ou seguro garantia emitido por uma terceira pessoa residente na Itlia. Declaraes de entidades pblicas comprovantes o valor de eventuais bolsas de estudo.

Seguro sade ou atestado para o tratamento sanitrio no exterior (IB2), emitido pelo Ministrio da Sade brasileiro, ou declarao firmada pelo interessado em que este se obriga a providenci-la na Itlia. Observaes: No se concedem vistos de estudo nos seguintes casos: 1 - Para cursos pertencentes escola obrigatria e cursos conhecidos c omo de escolarizao (ensino mdio). 2 - Para cursos de lngua italiana; 3 - Aos menores de idade, salvo no caso de cursos particulares que compreendem estadia e alojamento. Os pedidos de visto de estudo para menores de idade sero todavia analisados caso a caso. JAMAICA Jamaica Capital: Kingston Idioma Oficial: Ingls Brasileiros esto isentos de visto turismo/negcios para permanncia de at 30 dias. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. Obs.: Representado pelo consulado Britnico JAPO Japo Capital: Tquio Idioma Oficial: Japons 1. Passaporte vlido (e os passaportes anteriores com visto japons) 2. FORMULRIO DE PEDIDO DE VISTO PARA ENTRAR NO JAPO preenchido e assinado conforme o passaporte (No caso de menor de 16 anos, assinatura do pai ou da me, e na ausncia deles, do av ou da av com respectiva carteira de identidade original e cpia simples (ou cpia autenticada)) 3. Uma foto 3x4 cm recente (tirada h no mximo 6 meses) 4. Passagem de ida e volta (original e cpia simples) ou print de reserva 5. Carteira de identidade RG ou RNE original e cpia simples (ou cpia autenticada) 6.Comprovante de rendimento (original e cpia simples da documentao que segue abaixo): . Declarao de Imposto de Renda Pessoa Fsica na ntegra mais o recibo de entrega . Holerites dos ltimos trs meses . Carteira de trabalho -Extrato bancrio dos trs ltimos meses 7- Documentos que comprovem a finalidade da viagem: NEGCIOS: CARTA DA EMPRESA detalhando o motivo da viagem, relacionando nomes, telefones e endereos das empresas a serem visitadas, e mencionando o responsvel pelo custeio das despesas. TURISMO: CRONOGRAMA DE VIAGEM roteiro escrito pelo prprio passageiro no modelo do Consulado ou panfleto de pacote turstico. VISITA A PARENTES: Apresentar os seguintes documentos do parente residente no Japo: (validade 3 meses) - CARTA DE GARANTIA no modelo do Consulado - Comprovante de rendimento

- Atestado de Residncia (JUMINHYO) se for japons ou Atestado de Registro de Estrangeiro (GAIKOKUJIN TOROKUGENPYO KISAIJIKOSHOMEISHO) se estrangeiro - cpia do passaporte com todos os carimbos, se for estrangeiro CONGRESSO - CONCURSO - TORNEIO ESPORTIVO AMADOR - OUTROS EVENTOS: - Documento que comprove a realizao do evento - Carta da instituio, que arca com as despesas; se for o caso *Obs: CASO NECESSRIO, OUTROS DOCUMENTOS PODERO SER SOLICITADOS. Local: SAO Prazo: 72 horas teis dentro do Consulado. O Consulado do Japo em So Paulo atende aos despachantes, apenas s teras e quintas-feiras, no perodo da tarde.

OBSERVAES GERAIS: Obs.1: Brasileiro em trnsito no Japo, no necessita de visto, desde que no saia do aeroporto. Deve permanecer na sala de conexo. Obs.2: Mesmo apresentando todos os documentos exigidos, o consulado poder solicitar qualquer outro tipo de documento que achar necessrio, para finalizao do processo de visto. Obs.3: Vistos a estudos, entrar em contato direto com o Consulado. Obs.4: Para outras regies, consultar documentao em sua respectiva jurisdio. Obs.5: JURISDIES: Consulado em So Paulo:Passageiros residentes em SP; MT e MS Consulado em Curitiba: Passageiros residentes no PR Consulado em Porto Alegre: Passageiros residentes no RS e SC Consulado em Belm: Passageiros residentes no PA; MA; AM e PI Consulado em Manaus: Passageiros residentes no AM; RO; RR; AC Consulado em Recife: Passageiros residentes no CE; RN; SE; PE; AL; BA e PB Consulado no Rio Janeiro: Passageiros residentes no RJ; ES; MG Embaixada em Braslia: Passageiros residentes em BSB; GO; TO Obs.5 : O visto tem validade de 90 dias para utilizar e 30 dias para permanecer no pas. JORDNIA Jordnia - Reino Hashemita da Jordnia Capital: Am Idioma Oficial: rabe (TODAS AS NACIONALIDADES PRECISAM DE VISTO) DOCUMENTOS NECESSRIOS: turismo: -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -Formulrio preenchido e assinado. -01 foto 3x4 recente. -Carta do passageiro informando datas e locais que visitar. -Comprovante de residncia -Cpia RNE p/estrangeiros. negcios acrescentar: carta da empresa no Brasil + carta convite (se possuir), informando nome e endereo da empresa a ser visitada necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela Local: SO Prazo: 03 dias teis. OBS: O visto tem validade de 90 dias para entrar e sair do pas. KIRIBATI DOCUMENTOS NECESSRIOS: Turismo: -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -Formulrio preenchido e assinado. -01 foto 3x4 ou 5x7 recente. -Cpia do TKT ou printer de reserva.

necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela Local: RIO Prazo: 15 dias corridos. Obs.1: Representado pelo Consulado Britnico. Obs.2: O visto tem validade de 90 dias para utilizar e 30 dias para permanecer no pas. KUWAIT Kuwait - Estado do Kuwait Capital: Kuwait Idioma Oficial: rabe DOCUMENTOS NECESSRIOS: -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -Formulrio preenchido e assinado (2 vias) -02 fotos 3x4 recentes. -Carta da Empresa no Brasil solicitando o visto e justificando os motivos da viagem -Carta convite da empresa do Kuwait -Autorizao vinda do Kuwait -Carta Local: BSB Prazo: 07 15 dias. Obs.1: O visto tem validade de 90 dias para utilizar e 30 dias para permancer no pas. Obs.2: Somente concedido visto negcios ou visita parentes LAOS Laos - Repblica Popular Democrtica Lau Capital: Vienciana Idioma Oficial: Lao - No h representao diplomtica no Brasil. O visto poder ser obtido na chegada, para uma estadia de at 15 dias, pagando uma taxa de US$ 30,00, e apresentando os seguintes documentos: -Passaporte com validade minima de 6 meses - Passagem area ida/volta confirmada - 1 foto 3x4 recente - Voucher do hotel ou carta convite e um contato no pais. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. Paises que possuem representao diplomtica de Laos:Frana, Russia, Suia, Thailandia/USA LESOTO Lesoto - Reino do Lesoto Capital: Maseru Idioma Oficial: Sesotho e Ingls DOCUMENTOS NECESSRIOS: -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -Formulrio preenchido e assinado. (Formulrio britnico) -01 foto 3x4 ou 5x7 recente. -Cpia da passagem area ou printer de reserva. negcios aacrescentar: carta da empresa + carta convite (se possuir). Local: RIO Prazo: 15 dias corridos Obs.1:Representado pelo consulado Britnico. Obs.2:O visto tem validade de 90 dias para utilizar e 30 dias para permanecer no pas. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela.

LETNIA Letnia Capital: Riga Idioma: Leto - Brasileiros esto isentos de visto para permanncia de at 90 dias.

Turistas provenientes de pases no membros da Comunidade Europia devem apresentar bilhete de regresso ao pas de incio da viagem ou bilhete para pas no membro da Zona Schengen, comprovante de estadia e de que dispem de recursos financeiros para se manterem na Letnia. obrigatrio SEGURO DE VIAGEM INTERNACIONAL que assegure assistncia mdica, hospitalar e repatriao, com uma cobertura total de 30.000 Euros, e que cubra todo territrio Schengen LBANO Lbano - Repblica do Lbano Capital: Beirute Idioma Oficial: rabe Passaporte Brasileiro precisa de visto, podendo ser obtido no desembarque caso queira solicitar antecipadamente dever comparecer no consulado Documentos - Passaporte vlido mnimo 6 meses original + cpia de todas as pginas. - Formulrio preenchido e assinado - 1 foto 3x4 recente - Cpia RG autenticada - Cpia comprovante residencia autenticada - Printer da reserva - Atestado de emprego, exemplo: Uma carta da empresa informando que o passageiro funcionrio da mesma, o motivo da viagem (turismo ou negcios), e que aps o retorno da viagem estar de volta s suas funes normais. - Cpia do imposto de renda completo. - Cpia dos 3 ltimos extratos bancrios (poupana ou aplicaes financeiras). - Voucher do hotel ou carta convite - Se descendente de Libans, apresentar cpia do atestado de Naturalidade. necessrio certificado internacional da vacina contra febre amarela . Obs : Para solicitar visto para o Libano o requerente no pode ter visto vlido ou j ter entrado em Israel . Local: SO Prazo: 05 dias Obs.1: A validade do visto depende da anlise consular. Obs.2: O visto pode ser tirado nos aeroportos de fronteira com o Lbano. Obs.3: Para menores, os pais devero assinar o formulrio para menor; e acrescentar autorizao dos pais com firma reconhecida em cartrio por AUTENTICIDADE. LIBRIA Libria - Repblica da Libria Capital: Monrvia Idioma Oficial: Ingls NO H REPRESENTAO DIPLOMTICA DA LIBRIA NO BRASIL. - O visto pode ser tirado na chegada, da seguinte forma: - Primeiramente, dever ser enviado um fax para companhia area da (Monrovia)Libria, como dados do passageiros, como: nome completo, nmero do passaporte, nacionalidade, nmero do vo, data de entrada e sada, nmero de entrada, nome, endereo e telefone do local de hospedagem, cpia da passagem area. Isso tudo para a emisso de uma autorizao de entrada no pas. O passageiro dever viajar com uma cpia desta carta, e se possvel com uma confirmao de

recebimento deste fax. - O visto tambm pode ser tirado em um dos paises que possuem representao diplomtica da Libria: Blgica, Itlia, Londres, Espanha, Alemanha, Sua, Sucia, etc... necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. LBIA Lbia - Grande Jamahiriya Socialista Popular rabe da Lbia Capital: Trpoli Idioma Oficial: rabe 1 Uma agncia internacional da Lbia (no caso de turismo)ou empresa ser visitada (no caso de visita negcios), dever providenciar junto ao Governo da Lbia, uma autorizao de entrada no pas. 2 Aps o recebimento desta autorizao, dever ser encaminhado embaixada com os documentos mencionados abaixo: - Passaporte vlido mnimo 6 meses; - Formulrio preenchido e assinado; - 2 fotos 3x4 recentes ; - Vacina de febre amarela internacional; -Traduo juramentada para o arbe das pags 1, 2 e 3 do passaporte (a traduo dever ser feita nas ltimas paginas do mesmo) - A estudos a instituio na Lbia deve enviar um pedido de permisso ao consulado libans. - necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela LocaL: BSB Prazo: 10 dias Obs: O visto tem validade de 30 dias para utilizar e 45 dias para permanecer. LIECHTENSTEIN Liechtenstein - Principado de Liechtenstein Capital: Vaduz Idioma Oficial: Alemo Brasileiros no precisa de visto para permanncia de at 90 dias. Obs:Representado pela consulado da Sua. LITUNIA Litunia - Repblica da Litunia Capital: Vilnius Idioma Oficial: Lituano Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. Turistas provenientes de pases no membros da Comunidade Europia devem apresentar bilhete de regresso ao pas de incio da viagem ou bilhete para pas no membro da Zona Schengen, comprovante de estadia e de que dispem de recursos financeiros para se manterem na Letunia. obrigatrio SEGURO DE VIAGEM INTERNACIONAL que assegure assistncia mdica, hospitalar e repatriao, com uma cobertura total de 30.000 Euros, e que cubra todo territrio Schengen LUXEMBURGO BRASILEIROS ESTO ISENTOS DE VISTO PARA UMA PERMANNCIA DE AT 90 DIAS . Turistas provenientes de pases no membros da Comunidade Europia devem apresentar passaporte com validade minima de 3 meses, passagem de regresso ao pas de inicio da viagem ou passagem para pas no membro da " Zona Schengen ", alm de comprovante de estadia (voucher do hotel ou atestado de acolhimento , em caso de visita familiar). E recomendvel seguro viagem internacional que assegure assistncia mdica , assistncia hospitalar e repatriao com uma cobertura total de 30.000 euros , e que cubra todo territrio " Schengen ".

MACAU Brasileiro no precisa de visto at 90 dias de permanncia necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. MACEDNIA Veja Fyrom MADAGASCAR Brasileiro pode obter o visto no desembarque. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. MALSIA Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias, a turismo. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. A negcios: Passaporte com validade mnima de 06 meses 03 formulrios preenchidos e assinados 03 fotos 3x4 Cpia da passagem area ou print da reserva Carta da empresa no Brasil e carta convite da empresa na Malsia necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela A estudos: Acrescentar carta da escola Local: BSB Prazo para concesso: 7 dias teis MALAWI Passaporte com validade minma de 06 meses 02 foto 5x7 02 formulrios preenchidos e assinados Passagem area original A turismo: acrescentart o roteiro da viagem A negcios: acrescentar a carta convite da empresa em Malau e carta da empresa no Brasil responsabilizando-se pela viagem necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela Local: SP Prazo para concesso: 02 dias teis MALDIVAS Maldivas - Repblica das Maldivas Capital: Mal Idioma Oficial: Divehi, rabe, Ingls Brasileiro pode obter o visto no desembarque para uma permanncia de at 30 dias. necessrio Certificado Internacional de vacina contra Febre Amarela MALI Mali - Repblica do Mali Capital: Bamako Idioma Oficial: Francs (oficial) e Bambara Brasileiro precisa de visto, mas no h Representao Consular no Brasil. Pode ser obtido no desembarque, para uma permanncia de at 90 dias. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela MARIE GALANTE Veja Antilhas Francesas

MARROCOS Marrocos - Reino de Marrocos Capital: Rabat Idioma Oficial: rabe Brasileiros no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. MAURITNIA Mauritnia - Repblica Islmica da Mauritnia Capital: Nouakchott Idioma Oficial: rabe (oficial), wolof (nacional), francs, Hasaniya, pular (nacional), soninke (nacional) Brasileiros necessitam de visto de entrada; porm, no h representao diplomtica no Brasil. O Visto dever ser obtido em trnsito, em um dos pases que possui representao diplomtica da Mauritnia: Alemanha, Blgica, China, Costa do Marfim, Egito, Espanha, Frana, Itlia, Mali, Nigria, Russia, Senegal, Suia, Tunisia e Estados Unidos. necessrio Certificado Internacional de vacina contra Febre Amarela. MXICO Mxico - Estados Unidos Mexicanos Capital: Cidade do Mxico Idioma Oficial: Espanhol MXICO Mxico - Estados Unidos Mexicanos Capital: Cidade do Mxico Idioma Oficial: Espanhol VISTO A TURISMO: Formulrio de solicitao de visto preenchido e assinado, fornecido pelo Consulado e disponvel neste site ( fotocopiado em frente e verso) 1 foto 3 x 4 recente, colorida e com fundo branco Passaporte com validade superior a 06 meses original + cpia das pginas 1, 2 e 3 do mesmo Cpia de vistos vlidos que possuir e de vistos Mexicanos anteriores, se possuir > CPF do requerente ( para requerentes no Consulado de SP) > Comprovante de agendamento de entrevista ( para requerentes no Consulado de SP) Comprovante de renda dos trs ltimos meses : contra-cheques + Carteira de trabalho ( se empregado) OU pr-labores + Contrato social + CNPJ ( se empregador) - originais + cpias Cpia do Importo de Renda, pessoa fsica, completo com recibo de entrega, ref. ltimo exerccio Comprovante de movimentao de carto de crdito dos 03 ltimos meses: extratos ( original + cpia) Extratos bancrios ref. conta corrente, aplicaes, investimentos ref. 03 ltimos meses ( original + cpia), Comprovante de residncia ( conta de luz, gua ou telefone) - original + cpia Cpia de escritura de imvel, se possuir Menores/dependentes: Apresentar cpia de toda a documentao de renda dos pais + declarao de custeio original e com firma reconhecida em cartrio. Se viajar s ou em companhia de apenas um dos pais, apresentar autorizao de viagem com firma reconhecida em cartrio dos pais ou do que no estiver viajando com o menor. Cnjuges dependentes: Apresentar cpia de toda a documentao de renda do cnjuge responsvel pelo custeio + declarao de custeio com firma reconhecida em cartrio. Viajantes em Lua de Mel: acrescentar aos documentos acima descritos, Edital de Proclamas e convite de casamento ( original + cpia). Quando, um dos noivos o responsvel pelo custeio, apresentar cpia de toda a documentao de renda do responsvel na petio do dependente + declarao de custeio da viagem com firma reconhecida em cartrio.

VISTO A NEGCIOS: visto que prev/permite as seguintes atividades : efetuar operaes comerciais, procurar produtos ou mercado para produtos; investir; assinar contratos para constituir sociedades; reunies de negcios; todas as atividades sem receber remunerao em territrio mexicano Formulrio de solicitao de visto preenchido e assinado, fornecido pelo Consulado, 2 fotos 3x4 recentes e iguais e coloridades Passaporte com validade superior a 6 meses original + cpia das pginas 1, 2 e 3 e das pginas utilizadas do passaporte ( inclusive de vistos MEX anteriores) > CPF do requerente ( para requerentes no Consulado de SP) > Comprovante de agendamento da entrevista ( para requerentes no Consulado de SP) Carta de apresentao da empresa estabelecida no Brasil, pela qual trabalha; com firma reconhecida em cartrio, em papel timbrado, onde conste detalhadamente o motivo da viagem e dados completos (endereo, telefones, contato), da(s) empresa(s) mexicana(s) a ser visitada(s), Carta convite em papel timbrado, da empresa Mexicana, explicando motivos da viagem, tempo de permanncia, etc Cpia autenticada do Contrato Social e do CNPJ da empresa para a qual trabalha no Brasil Imposto de Renda Pessoa Fsica completo, ref. ltimo exerccio Cpia da Carteira profissional ( pgina de dados pessoais e de contrato de trabalho) + 3 ltimos holerites (para Empregados) OU cpia dos 3 ltimos pr-labores ou carta do contador informando os 3 ltimos rendimentos + contrato social (para empregadores), Extratos bancrios ref. 03 ltimos meses ( conta corrente, aplicaes, investimentos) originais + cpias Comprovante de movimentao de carto de crdito dos ltimos 3 meses: original + cpia, Comprovante de residncia (conta de luz, gua ou telefone): original + cpia. VISTO EM TRNSITO: Brasileiros em trnsito no Mxico por um perodo de at 24 horas sem sair da rea de trnsito do aeroporto ( no podendo realizar imigrao e ficando restrito exclusivamente a sala de trnsito ), no obrigatrio o visto de entrada; porm, o consulado do Mxico aconselha solicitar o visto a fim de que o viajante tenha mais liberdade no aeroporto e no precise ficar restrito rea de trnsito . Para perodo superior a 24 horas ou em caso de necessidade de realizar imigrao/novo check in ( troca de companhia area), obrigatrio o visto. Documentao para obteno de Visto de Trnsito: Visto de entrada para um terceiro pas a ser visitado, se necessrio Apresentar original da passagem area completa: ida e volta Formulrio de solicitao de visto preenchido e assinado, fornecido pelo Consulado/Embaixada e disponvel neste site 1 foto 3 x 4 recente, colorida e com fundo branco > CPF do requerente ( para requerentes no Consulado de SP) > Comprovante de agendamento da entrevista ( para requerentes no Consulado de SP) Passaporte com validade superior a 06 meses original + cpia das pginas 1, 2 e 3 do mesmo Comprovante de renda dos trs ltimos meses : contra-cheques + Carteira de trabalho ( se empregado) OU pr-labores + Contrato social + CNPJ ( se empregador) - originais + cpias Comprovante de movimentao de carto de crdito dos 03 ltimos meses: extratos ( original + cpia) Extratos bancrios ref. conta corrente, aplicaes, investimentos ref. 03 ltimos meses ( original + cpia), Comprovante de residncia ( conta de luz, gua ou telefone) - original + cpia ISENO DE VISTO PARA O MXICO: - Os nacionais dos seguintes pases (passaporte com validade mnima de seis meses) no precisam de visto para entrar no Mxico como turistas: Alemanha, Andorra, Argentina, Austrlia, ustria, Blgica, Bulgria, Canad, Repblica Checa, Chile, Chipre, Coria do Sul, Costa Rica, Dinamarca, Eslovquia, Eslovnia, Espanha, Estados Unidos da Amrica, Estnia, Finlndia, Frana, Gr Bretanha, Grcia, Hungria, Irlanda, Islndia, Israel, Itlia, Japo, Letnia, Liechtenstein, Litunia, Luxemburgo, Malta, Mnaco,

Noruega, Nova Zelndia, Pases Baixos, Panam, Polnia, Portugal, Romnia, So Marinho, Singapura, Sucia, Sua, Uruguai e Venezuela. -Os nacionais dos seguintes pases (passaporte com validade mnima de seis meses) no precisam de visto para entrar no Mxico na categoria de negcios (atividades no lucrativas: Sem receber salrios no Mxico): Alemanha, Argentina, Austrlia, ustria, Blgica, Bulgria, Canad, Repblica Checa, Chile, Chipre, Coria do Sul, Costa Rica, Dinamarca, Eslovquia, Eslovnia, Espanha, Estados Unidos da Amrica, Estnia, Finlndia, Frana, Gr Bretanha, Grcia, Hungria, Irlanda, Islndia, Israel, Itlia, Japo, Letnia, Liechtenstein, Litunia, Luxemburgo, Malta, Mnaco, Noruega, Nova Zelndia, Pases Baixos, Panam, Polnia, Portugal, Romnia, So Marinho, Singapura, Sucia, Sua, Uruguai e Venezuela. - Os residentes legais permanentes nos Estados Unidos da Amrica, Canad e Japo, no precisam de visto para ingressar no Mxico. Devero porm apresentar o documento que acredite sua residncia num desses pases e passaporte vigente. - Passageiros em cruzeiro que visitam portos mexicanos, no precisam de visto para desembarque no pas. MICRONESIA Micronsia - Estados Federados da Micronsia Capital: Palikir Idioma Oficial: Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 30 dias. No tem representao consular no Brasil. Maiores informaes: Office of the Attorney General - Division of Imigration P.O. Box PS-105, Palikir, Pohnpei FM 96941 Fone: (69l) 320 584qt MOAMBIQUE Moambique - Repblica de Moambique Capital: Maputo Idioma Oficial: Portugus (TODAS AS NACIONALIDADES PRECISAM DE VISTO) DOCUMENTOS NECESSRIOS: turismo: -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -Formulrio preenchido e assinado. -02 fotos 3x4 recentes e iguais. -Cpia das pginas 1,2 e 3 do passaporte. -Cpia do RNE para estrangeiros. -Carta convite ou reserva do hotel. -Printer da reserva. - Certificado Internacional de Vacina contra febre amarela NEGCIOS acrescentar: carta da empresa no Brasil + carta convite da empresa em Moambique. PARA RESIDNCIA acrescentar: atestado de bons atecedentes com firma reconhecida em cartrio, da assinatura da pessoa que assinou o documento + autorizao para visto de residncia providenciado junto ao Ministrio da Justia do Moambique. PARA MISSO RELIGIOSA acrescentar: autorizao para visto religioso, providenciado junto ao Ministrio da Justia do Moambique. Local: BSB Prazo: Em mdia 07 dias teis Obs: O visto de 1 entrada, tem validade de 60 dias para utilizar partir da sua emisso, e 30 dias para permanecer, a partir da data de entrada no pas. O visto de Mltiplas entradas, tem validade de 90 dias para utilizar partir da sua emisso, e 30 dias para permanecer partir da data de entrada no pas.

MOLDVIA - Brasileiro necessita de visto, o mesmo poder ser obtido em trnsito, em um dos paises que possua a sua representao diplomtica, como: Alemanha/Israel/Frana/Bulgria/Polonia/Austria/etc.... - No h representao consular no Brasil. Embaixada: 2101, S Street NW, Washington DC 20008 EUA Fone: (202) 667 1130 Obs: Para as nacionalidades de Israel/Canada/USA/Japo/Noruega e Sucia; o visto poder ser requerido na entrada, no aeroporto de Chisinau, para uma estadia de at 90 dias. As demais nacionalidades, o visto dever ser requerido apenas onde houver a representao diplomtica da Moldova. MNACO Mnaco - Principado do Mnaco Capital: Monaco-ville Idioma Oficial: Francs. Fala-se tambm o dialeto monegasco - Brasileiros esto isentos de visto turismo para permanncia de at 90 dias. (As leis regema entrada de estrangeiros so as mesmas da Frana) Obs: Representado pelo consulado Francs. MONGLIA Documentos necessrios: * Passaporte vlido mnimo 6 meses * 2 fotos 3x4 recente * Formulrio preenchido e assinado * Printer da reserva erea Prazo: 48hs Local: SO PAULO MONTENEGRO Montenegro - Repblica do Montenegro Capital: Cetinje (Podgorica a capital administrativa) Moeda: Euro Montenegro um pequeno pas do sudeste da Europa, s margens do Mar Adritico. A Repblica de Montenegro (Crna Gora) declarou sua separao da Srvia em 03.06.2006, aps o referendum popular de 21.05.2006 sobre o status da Repblica, quando 55% dos eleitores de Montenegro votaram pela independncia. Antes, fazia parte do Estado Unido da Srvia e Montenegro, proclamado em 2003. Eram as repblicas remanescentes da antiga Iugoslvia. Vistos Consulares: Brasileiros necessitam de visto de entrada. Documentao bsica necessria: Passaporte com validade mnima de 06 meses; 02 formulrios de requisio de visto preenchidos e assinados; 02 fotos 3 X 4 recente (no mximo 06 meses); Cpia do bilhete areo com os trechos de ida e volta. Para visita familiar: (acrescentar) Carta convite de pessoa fsica com autenticao do cartrio da Srvia e Monte Negro; Se o requerente for casado com cidado da Srvia: apresentar cpia da certido de casamento do casal e cpia do passaporte do cidado srvio. Se o requerente for filho de cidado da Srvia: apresentar cpia da certido de nascimento e cpia do passaporte do pai e/ou me srvio (no necessita de carta convite).

Para turismo: (acrescentar) Cpia da reserva do hotel ou voucher. Para negcios: (acrescentar) Carta convite da empresa no Brasil solicitando o visto e explicando os motivos da viagem e carta convite da empresa na Iugoslavia. Para trnsito: (acrescentar) Se for o caso, o visto j concedido para o pas de destino; Cpia dos bilhetes areos para os outros pases que ir visitar na viagem. Obs: os passageiros que permanecerem por mais que 3 dias devem se registrar junto Policia Local, atravs do hotel ou convidante. O comprovante do registro pode ser solicitado qualquer tempo ou na sada. ATENO: - Atualmente MONTENEGRO no tem representao diplomtica no Brasil, por este motivo os vistos esto sendo emitidos pela Embaixada da Srvia em Braslia. A documentao e o formulrio o mesmo utilizado para solicitao de visto para SRVIA. - Caso o passageiro queira ir para SRVIA e para MONTENEGRO a documentao deve ser separada, uma para cada pas. Portanto, apresentar documentos, formulrios e taxas dobradas. MONTSERRAT Montserrat Capital: Plymouth Idioma: Ingls Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. necessrio Certificado Internacional da Vacina contra Febre Amarela. Representado pelo Consulado do Reino Unido da Gr Bretanha. Obs.: Representado pelo Consulado Britnico. MYANMAR Myanmar - ( Nova designao para a ex- Unio de Birmnia) Capital: Pyinmana Idioma Oficial: Birmans turismo: -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -02 Formulrios preenchido e assinado em ingls (Tourist visa aplication). -02 Formulrios preenchidos e assinados em ingls (Report of arrival form.). -01 Formulrio somente assinado (Compulsory Exchange Of US$ 200,00 On Arrivel In Myanmar). -04 fotos 3x4 recentes e iguais. -Printer da reserva. -Cpia do RNE (para estrangeiros) negcios acrescentar: carta da empresa + carta convite de Myamar. Local: BSB Prazo: 07 dias teis SITE: www.mebrsl.i8.com Obs.1: O visto tem validade de 90 dias para entrar e sair do pas, podendo ser prorrogado no pas. Obs.2: Levar em mos, o " FORM. OF COMPULSORY EXCHANGE " carimbado pela embaixada. Obs.3: Na chegada ao pas talvez,ser necessrio trocar US$ 200,00 por pessoa, caso no tenha convite. Porm isso ir depender do oficial de imigrao na chegada.

NAGORNO-CARABAQUE Nagorno-Carabaque - Repblica de Nagorno-Carabaque Capital: Stepanakert Idioma Oficial: Hayeren / Armnio NAMBIA Nambia - Repblica da Nambia Capital: Windhoek Idioma Oficial: Ingls, Africner, Alemo - Brasileiro no necessita de visto turismo/negcios, para permanncia de at 90 dias. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. No h representao consular no Brasil. BY Dep. Of Civic Affairs, Private Bag 13200 Windhoek, Namibia 9000. Tel: (061) 398 9111 NAURU - Brasileiro necessita de visto, porm no existe representao diplomtica no Brasil. O visto dever ser solicitado em trnsito. A representao mais prxima fica em Melbourne (Austrlia). Passaporte com validade minma de 06 meses. 01 foto 3x4 ou 5x7 Formulrio preenchido e assinado (formulrio britnico) Cpia da passagem area ou print da reserva necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. NEPAL - Brasileiro necessita de visto, o mesmo poder ser obtido na chegada, pagando uma taxa conforme abaixo e apresentando 3 fotos iguais e recentes. US$ 50,00 - PARA TURISMO US$100,00 - PARA NEGCIOS US$ 5,00 - PARA TRNSITO necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. No h representao diplomtica no Brasil. Embaixada: 2131, Leroy Place NW, Washington DC 20008 EUA. Tel: (202) 667 4550 Outras representaes: Austrlia/China/Frana/Alemanha/India/ Espanha/Reino Unido/EUA. NICARGUA -Brasileiros necessitam de visto independente de se a turismo ou negcios. emitida uma tarjeta ao ingressar no pas no prprio aeroporto mediante o pagamento de uma taxa no valor de U$10,00. Esta tarjeta tem validade de 30 dias para permanecer no pas. Observaes: 1- Passaporte dever estar com validade mnima de seis meses. 2- Para entrar no pas necessria a Vacina de Febre Amarela Internacional. NIGER - Brasileiro necessita de visto, o mesmo dever ser obtido em trnsito, em um dos paises que possua a sua representao diplomtica, como: Canad/Frana/Itlia/USA. 02 fotos 5x7 necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela No existe representao diplomtica no Brasil.

Embaixada: 2204 R Street NW, Washington DC 20008 EUA Fone: (202) 483 4224 Representaes: Canada, Frana, Italia, USA, etc. NIGRIA -Passaporte com validade mnima de 06 meses -Cpia do passaporte -Formulrio preenchido e assinado. -02 fotos 3x4 recente. -Printer da reserva ou cpia da passagem area. -Carta convite parente ou voucher do hotel. -Passagem area original -Para estrangeiros: cpia do RNE -Certificado de Vacina de Febre Amarela Internacional. -Recibo da compra de US$1000 (mnimo por pax), para turista negcios acrescentar: carta da empresa no Brasil mencionado o valor que ficar disposio do funcionrio para a viagem + carta convite da empresa na Nigria, com perodo de estadia. Local: BSB Prazo: 07 dias teis. SITE: www.embassy-brasilia.org.br Obs: A validade do visto depende do prazo solicitado na carta convite, e tambm da anlise final da embaixada. NORUEGA Noruega - Reino da Noruega Capital: Oslo Idioma Oficial: Noruegus -Brasileiros esto isentos de visto turismo/negcios, para a Noruega, para permanncia de at 90 dias;porm,para entrar na Noruega o viajante dever estar com o passaporte original vlido,bilhete areo ida e volta confirmados, fundos suficientes para a estadia (dinheiro, travel check, carto de crdito), voucher do hotel e servios adquiridos durante a estadia na Noruega e comprovante de aquisio de seguro de viagem internacional(com cobertura de EUR 30.000,00 englobando assistncia mdica/hospitalar e repatriao sanitria). A ausncia destes requisitos, poder acarretar problemas no ato da entrada na Noruega. Obs: Passageiros que residem no Norte do Brasil, precisam apresentar a Vacina de febre amarela internacional. Para permanncia acima de 90 dias necessrio o visto. Portanto deve-se apresentar os seguintes documentos: Passaporte: vlido por no mnimo 90 dias aps o trmino do visto; 1 foto recente: formato 3x4; Reserva de passagem: ida e volta; Documentos que comprovam o motivo da visita Noruega: se for a negcios - carta da empresa na Noruega / se for visitar parentes - convite da famlia na Noruega, em formulrio prprio; Comprovante de recursos financeiros, comprovando os meios financeiros disponveis para a viagem: por exemplo declarao de renda, declarao do banco, traveller checks, carto de crdito internacional, comprovante de depsitos em banco do pas a ser visitado ou declarao oficial ("garantee statement" / "garantiskjema") da pessoa a ser visitada na Noruega, garantindo que ela tem meios suficientes para sustentar o requerente durante sua estadia na Noruega; Comprovante de residncia no Brasil / Comprovante da inteno de retorno ao Brasil: por exemplo contrato de trabalho com empresa no Brasil, comprovante de matrcula em instituio de ensino no Brasil, certido de casamento (esposa(o) brasileira(o)), certido de nascimento (de filhos brasileiros), comprovante de bens no Brasil (casa, apartamento, empresa, etc), comprovante de residncia (conta de luz, gua ou gs em nome do requerente); Carteira de Estrangeiro (RNE) brasileiro: com validade de no mnimo 90 dias aps o retorno ao Brasil; Seguro sade internacional com cobertura de no mnimo 30.000 Euros: a ser apresentado

quando o visto tiver sido aprovado; Observaes: Todos os documentos devero ser apresentados em original, e mais uma cpia; A taxa de visto dever ser paga no ato da entrega do pedido de visto; A taxa de visto no ser devolvida em caso de indeferimento do pedido de visto; Na ocasio da emisso do visto, o requerente dever trazer o bilhete de passagem (ida e volta) ou o comprovante de pagamento do mesmo, bem como o comprovante da aquisio do seguro sade internacional (conforme o ponto acima). NOVA CALEDNIA turismo: -Passaporte com validade mnima de 03 meses mais cpias das pginas 1,2 e 3. -Formulrio preenchido e assinado -02 fotos 3x5 ou 4x5 recente. -Cpia do Imposto de Renda completo. -Cpia do contrato social + pr-labores(para empregador). -Cpia dos 03 ltimos contra-cheques(para empregado). -Cpia dos 3 ltimos extratos bancrios (poupana ou aplicao finaceira). -Cpia passagem area ida e volta -Voucher do Hotel original e cpia -Cpia assistncia de sade internacional, com cobertura mnima de EUR 30.000,00 de assistncia mdica/hospitalar + repatriao. -Caso for menor de 18 anos os pais tem que assinar o formulario A negcios :acrescentar carta da empresa e carta convite . necessrio certificado internacional de vacina contra febre amarela . Prazo: 02 dias teis. Obs.1: Representado pelo Consulado da Frana. Obs.2: O visto tem validade de 90 dias para utilizar e 30 dias para permanecer no pas.. NOVA GUIN No h representao diplomtica no Brasil. Visto dever ser tirado em trnsito no pas mais prximo. NOVA ZELNDIA Nova Zelndia Capital: Wellington Idioma Oficial: Ingls, Maori Para cursos com durao superior a 03 meses, por favor observe os documentos listados abaixo, necessrios para a obteno de visto de estudante: Passaporte (vlido por um perodo mnimo de 3 meses aps a data de sada da NZ); Uma foto recente (tamanho passaporte); Formulrio para Visto para Estudante (Student/Permit Application) , preenchido e assinado pelo aluno. fundamental que o formulrio esteja correta e completamente preenchido, todas as perguntas feitas so relevantes e informaes faltantes acarretaro em atraso, devoluo dos documentos, ou mesmo na no emisso do visto. Para fazer o download do formulrio: http://www.immigration.govt.nz/NR/rdonlyres/1939D919-202D-4388-83C3C934016C3BB9/0/1012Aug22.pdf Obs.: completar Seo H somente para solicitantes menores de 13 anos Formulrio de Financial Undertaking assinado pela pessoa que estiver financiando o curso. Todos os itens relacionados ao estudante e seu guarantor devero estar corretamente preenchidos. Informaes faltantes acarretaro em atraso, devoluo dos documentos, ou mesmo na no emisso do visto. Para fazer o download do formulrio: http://www.immigration.govt.nz/NR/rdonlyres/51B5DC1B-622B-4799-A91EA3C23AB1CFE2/0/1014June7.pdf Extratos de qualquer tipo de aplicao financeira dos trs ltimos meses no nome da pessoa

que estiver financiando o curso (onde se comprovem os fundos necessrios para o sustento do estudante) ltimo Imposto de Renda no nome da pessoa que estiver financiando o curso ltimos 3 holerites, todos no nome da pessoa que estiver financiando o curso Declarao de custeio Oferta de lugar na escola/universidade; Recibo emitido pela escola comprovando pagamento integral do curso (com valores especificados); Garantia de acomodao com o endereo onde o aluno vai ficar hospedado; Cpia da passagem area (ida e volta) ou da reserva; No caso de Homem, necessrio enviar o comprovante de dispensa militar. Se o curso durar mais que 12 meses, apresentar tambm: - Estudante menor de 17 anos: carta de autorizao dos pais - Estudante maior de 17 anos: atestado de antecedentes criminais emitido pela Policia Federal. EXAMES MDICOS: Necessrios apenas para aqueles que permanecerem na Nova Zelndia por mais de 6 meses: A) Entre 6 meses e 1 ano: Formulrio "X - Ray Certificate" preenchido por mdico credenciado pela Imigrao da Nova Zelndia (obrigatrio a assinatura e carimbo do CRM do mdico), acompanhado de foto do aluno assinada e datada pelo mdico (colada ao formulrio), e do laudo mdico. www.immigration.govt.nz/NR/rdonlyres/4F0B1B69-EDAF-4BF5-B973566D39BF52D3/0/1096B1March8FINAL.pdf B) Mais que 1 ano: Atestado Mdico completo preenchido por mdico credenciado pela Imigrao da Nova Zelndia: www.immigration.govt.nz/NR/rdonlyres/DE431E92-0ADE-4B5F-81F918DF08E5B2EA/0/1007Aug16.pdf OMAN Oman - Sultanato do Om Capital: Mascate Idioma Oficial: rabe - Brasileiro necessita de visto, o mesmo poder ser obtido na chegada, para uma permanncia de at 30 dias(podendo prorrogar por mais 30 dias). O visto dispensado caso o passageiro tenha ido primeiro aos Emirados rabes Unidos, com visto para este ltimo. Basta completar o " Joint Facility form" no desembarque. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. No h representao consular no Brasil. Outras representaes: ustria/Frana/Alemanha/Itlia/USA/Holanda/ Tunsia/Gr Bretanha/etc... PALAU Palau - Repblica de Palau Capital: Koror Idioma Oficial: Ingls, Palauense Brasileiro poe obter o visto no desembarque. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. PALESTINA Palestina - Estado da Palestina

PANAM Panam - Repblica do Panam Capital: Panam Idioma Oficial: Espanhol - Desde fevereiro/2002 Brasileiros esto isentos de visto turismo/negcios para permanncia de at 30 dias. Obs 1: necessrio a Vacina de Febre Amarela Internacional. Obs 2:Para entrar no pas o passaporte dever estar com validade mnima de seis meses. PAPUA NOVA GUINE Papua Nova Guin Capital: Port Moresby Idioma Oficial: Ingls, Tok Pisin, Hiri Motu - Brasileiro necessita de visto, o mesmo poder ser obtido na chegada,para turismo/negcios, para um perodo de at 60 dias por ano, pagando uma taxa de: PGK 100,00 (moeda local) - PARA TURISMO PGK 500,00 (moeda local) - PARA NEGCIOS Porm a entrada no pas dever ser por um, dos aeroportos mencionados abaixo: * Jackson`s International Airport - Port Moresby * Daru - Kagamuga Airport, Mt. Hagen. No tem representao diplomtica no Brasil. Embaixada: 1778, Massachussets Avenue NW, Suite 805 Washington DC 20036 EUA. Tel: (202) 745 3680 Fax: (202) 745 3679 Outras representaes: Austrlia/Belgica/Frana/Gr Bretanha/etc.. PAQUISTO Paquisto - Repblica Islmica do Paquisto Capital: Islamabad Idioma Oficial: Urdu, Ingls DOCUMENTOS NECESSRIOS: -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -Formulrio preenchido e assinado. -02 fotos 3x4 recentes. -Cpia do RG -Certificado de Vacina de Febre Amarela Internacional. -Cpia do TKT ida e volta ou printer de reserva negcios acrescentar: carta da empresa no Brasil + carta convite do Paquisto (se possuir) Local: BSB Prazo: 07 dias teis. Obs: O visto tem validade de 90 dias para entrar e sair do pas. Obs: O visto tem validade de 90 dias para entrar e sair do pas. PARAGUAI Paraguai - Repblica do Paraguai Capital: Assuno Idioma Oficial: Espanhol e Guarani Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. Obs 1: Brasileiros podem viajar com a carteira de identidade original em bom estado de conservao, e menos de 10 anos da data de emisso. Obs 2: Para estrangeiros que no precisam de visto, viajar com passaporte vlido mnimo 6 meses + RNE original.

PERU Peru - Repblica do Peru Capital: Lima Idioma Oficial: Espanhol - Brasileiros esto isentos de visto turismo para permanncia de at 90 dias, podem embarcar com o passaporte com validade mnima de 6 meses ou RG em bom estado de conservao, com validade de no mximo 10 anos. Documentos para visto negcios: * Passaporte vlido mnimo 6 meses * Carta de apresentao da empresa, informando o motivo da viagem, perodo, nome, endereo e telefone da empresa ser visitada, etc... * 2 fotos 3x4 recentes * Passagem area original * Cpia RNE para estrangeiros (O passageiro dever ir pessoalmente ao consulado, providenciar este visto) Prazo: 3 dias teis. Obs.:Embora o Certificado Internacional de Vacina de Febre Amarela no seja exigido, fortemente recomendvel estar imunizado, pois o pas area endmica da doena. POLINSIA FRANCESA A Polinsia Francesa Compreende 5 arquiplagos, totalizando cerca de 130 ilhas. As principais de cada arquiplago so: Society Islands: Moorea, Tahiti, Bora Bora, Huahine, Maupite, Raiatea, Papeete; Tuamotu Islands: Anaa, Hao, Manihi, Rangirao; Marquesas Islands: Hiva O, Nuku Hiva, Ua Huka, Ua Pou; Australes Islands: Rurutu, Tubuai; Gambier Islands: Mururoa, Rikitea. Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias a turismo. necessrio apresentar Seguro Internacional de Sade (cobertura minima de 30 Mil Euros), voucher do hotel e comprovao de recursos financeiros. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. Obs.: Representado pelo Consulado da Frana. POLNIA Polnia - Repblica da Polnia Capital: Varsvia Idioma Oficial: Polaco - Brasileiros esto isentos de visto turismo/negcios para permanncia de at 90 dias. Obs.1: Na entrada do pas ser necessrio apresentar, o comprovante de aquisio de um seguro viagem internacional. Com uma cobertura de 30.000 Euros. Obs.2: Para entrar no pas o passaporte dever estar com validade mnima de seis meses. Para permanncia acima de 90 dias necessrio o visto. Portanto deve-se apresentar os seguintes documentos: Passaporte com validade de no mnimo 6 meses; 1 foto 3x4 recente; Formulrio preenchido e assinado(a assinatura no formulrio deve ser a igual do passaporte); Cpia da passagem de ida e volta ou a reserva; Documentos que comprovam os recursos financeiros e gastos mdicos para inteira estadia na Polnia; Comprovante do seguro mdico; Comprovante de pagamento da taxa consular; Outros documentos podem ser solicitados pelo cnsul. trabalho: Apresentar a licena para trabalhar na Polnia (emitida a pedido do empregador pelos rgos municipais poloneses competentes, conforme o lugar do futuro trabalho) e carta convite da empresa. estudos: Carta convite da escola ou universidade e documento que comprove bolsa de estudo / pesquisa (se for o caso).

Apresentar a carteira de identidade brasileira de estrangeiro RNE, no caso dos cidados estrangeiros domiciliados no Brasil. Valores a serem comprovados: Para alojamento e alimentao:100 PLN para cada dia de estadia ou o equivalente em moeda estrangeira, para maiores de 16 anos e 50 PLN para cada dia ou o equivalente em moeda estrangeira, quando menor de 16 anos. Para despesas mdicas: obrigatrio possuir 300 PLN para cada dia de estadia ou o equivalente em moeda estrangeira. Para estudantes ou cientistas que comeam ou continuam estudos/pesquisas na Polnia: 1600 PLN ou o equivalente em moeda estrangeira, para o alojamento e alimentao para os primeiros 2 meses e 300 PLN ou o equivalente em moeda estrangeira, para despesas mdicas no primeiro ms de permanncia. Prazo de concesso do visto: 15 dias PORTO RICO -Representado pelo Consulado dos Estados Unidos. Ver documentao para visto Americano PORTUGAL Portugal - Repblica Portuguesa Capital: Lisboa Idioma Oficial: Portugus - Brasileiros esto isentos de visto turismo/negcios, para Portugal, para permanncia de at 90 dias;porm,para entrar em Portugal o viajante dever estar com o passaporte original vlido, bilhete areo com ida e volta confirmada, fundos suficientes para a estadia (dinheiro, travel check, carto de crdito), voucher do hotel e servios adquiridos durante a estadia em Portugal e comprovante de aquisio de seguro de viagem internacional(com cobertura de EUR 30.000,00 englobando assistncia mdica/hospitalar e repatriao sanitria). A ausncia destes requisitos, poder acarretar problemas no ato da entrada em Portugal. SITE: www.consuladoportugalsp.org.br Obs: O passaporte deve estar dentro da validade, para entrar e sair do pas. QATAR Qatar - Estado do Qatar Capital: Doha Idioma Oficial: rabe Visto a turismo, para uma permanncia de at 14 dias, pode ser obtido no desembarque, no aeroporto de Doha, desde que o hotel solicite s autoridades de imigrao, com antecedncia mnima de 24 horas Visto a negcios, para uma permanncia de at 07 dias, pode ser obtido no desembarque, no aeroporto de Doha, desde que convidante requeira junto s autoridades de imigrao, com pelo menos 48 horas de antecedncia. O passageiro deve portar em mos cpia da autorizao concedida. O visto tambm pode ser obtido atravs do site www.e.gov.qa. Para solicitar o visto on-line o passageiro deve ter em mos seu passaporte e carto de crdito. QUNIA Qunia - Repblica do Qunia Capital: Nairobi Idioma Oficial: Ingls, Kiswahili DOCUMENTOS NECESSRIOS: turismo: -Passaporte com validade mnima de 06 meses (Para entrar no pas o passaporte dever estar com validade mnima de seis meses).

-Formulrio preenchido e assinado -02 fotos 3x4 ou recente. negcios acrescentar: carta da empresa do Brasil + carta convite ( se possuir) Cpia do TKT ou printer de reserva. Local: RIO Prazo: 15 dias corridos. Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela. Obs.1: Representado pelo Consulado Britnico Obs.2: O visto pode ser tirado na entrada do pas, para passaporte Brasileiro. Obs.3: O visto tem validade de 90 dias para utilizar e 30 dias para permanecer no pas Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela. QUIRGUISTO Quirguisto - Repblica Quirguiz Capital: Bishkek Idioma Oficial: Quirguize e russo QUIRIBATI Quiribati - Repblica do Quiribati Capital: Bairiki Idioma Oficial: Ingls REINO UNIDO Brasileiro no precisa de visto para uma permanncia de at 90 dias. Visto obrigatrio para estudantes A partir de 1 de setembro de 2007 todos os Brasileiros e cidados de nacionalidades que no requerem visto para o Reino Unido (non-visanationals) que pretendem estudar no Reino Unido por menos de seis meses e que desejam trabalhar em meio expediente tero que solicitar um visto antes de viajar. Aqueles que desejam estudar no Reino Unido por menos de seis meses sem a inteno de trabalhar podero viajar sem a necessidade de solicitar um visto na nova categoria student visitor (estudante visitante). Alm de no ter permisso para trabalhar, os que forem admitidos nesta categoria no podero estender ou mudar a categoria desse visto uma vez no Reino Unido. Essa mudana parte da preparao para a introduo gradativa do novo sistema de pontos do controle da imigrao Britnica at 2008, que pretende encorajar a observncia das leis de imigrao britnica ao penalizar aqueles que no respeitarem as regras do sistema como, por exemplo, aqueles que trabalham ilegalmente ou permanecem no Reino Unido por tempo superior ao permitido pelo seu visto. Aqueles que tm a real inteno de estudar no devem temer essas mudanas uma vez que a vasta maioria das pessoas que pretendem estudar no Reino Unido j solicita o visto antes de viajar. Estudantes recebem uma generosa permisso para trabalhar meio expediente durante o perodo letivo e em expediente integral durante as frias escolares e correto e justo que essa permisso somente seja dada aps uma analise cuidadosa de um pedido de visto do estudante. Mudanas no processo de solicitao de visto Mudanas e melhoramentos no processo de solicitao de visto para o Reino Unido so parte da Estratgia de Administrao de Imigrao e do Programa de Parceria Comercial Global. Requerimentos obrigatrios para pedidos de vistos de estudante A obrigatoriedade de obteno de visto atinge brasileiros que pretendem viajar ao Reino Unido

com inteno de estudar por mais de seis meses ou aqueles que pretendem estudar por menos de seis meses mas que desejam receber a permisso para trabalhar meio expediente. Todos os brasileiros que pretendem viajar para o Reino Unido como potenciais estudantes (prospective students) para finalizar os entendimentos com suas instituies de ensino antes de efetivamente estarem aceitos e comearem a estudar tambm devero solicitar um visto. Como conseqncia da introduo da necessidade de visto, as alteraes das categorias de vistos dentro do Reino Unido para estudantes e potenciais estudantes sero revistas para asse gurar que somente aqueles que j possuam visto como portador de permisso de trabalho (work permit), como sabbatical officer , como Fresh Talent: Working in Scotland ou como um Science and Engineering Graduate Scheme (ou seu sucessor, o International Graduate Scheme ) podero alterar sua condio para a de estudante desde que seja caracterizado que os solicitantes estaro fazendo curso de graduao ou superior. Os que possuem visto para participar de exames e provas podero alterar a categoria para estudar em qualquer nvel. Essas mudanas objetivam um controle mais pr-ativo sobre indivduos, e medidas que tem como meta a identificao de escolas e instituies duvidosas, que facilitam a entrada de estudantes. As aes nesse sentido somam as medidas j em vigor pelo Servio de Imigrao Britnico para o melhor controle de imigrao nas fronteiras, a novas medidas que estimulem o setor educacional, dando passos em direo ao futuro Programa de Pontos (PointsBasedSystem) que ter requerimentos especficos para aqueles que participem como patrocinadores. Desde 2004 a Agncia de Fronteiras e Imigrao (BIA Border and ImmigrationAgency) j introduziu uma srie de medidas, todas com propsito de reduzir o potencial abuso contra as regras de entrada para estudantes. Essas medidas so consistentes com o objetivo maior de exportao de nossas fronteiras e de um maior rigor nas decises tomadas. Elas tambm objetivam a preparao para uma prxima fase no futuro Programa de Pontos para estudantes estrangeiros que tem previso para lanamento em 2009 Turismo: - Brasileiro no precisa de visto at 90 dias de permanncia. Estudos: * Documentos devero ser originais + cpia * Todo documento em portugus dever ter traduo juramentada * Toda documentao dever estar no nome do requerente. Formulrio preenchido; Passaporte atual e anteriores se houver; 02 fotos 3,5 x 4,5; Carta original do empregador comprovando vnculos, ou liberando para frias Em Ingls; Se estiver estudando incluir declarao, e se j se formou incluir o certificado e histrico escolar do ltimo curso Com Traduo Juramentada; Certificado que comprove estudos da Lngua Inglesa Em ingls ou com traduo juramentada Carta do requerente informando quais os motivos para estudar no Reino Unido, especificar o que mudar na vida profissional e acadmica quando retornar ao Brasil Em ingls; Carta de aceitao original da escola no Reino Unido; Evidncias de onde ficar hospedado no Reino Unido; Recibo do pagamento constando os valores do curso e acomodao; Documentos de Renda: Imposto de Renda Completo; 03 ltimos holerites; Se empresrio anexar contrato social e comprovante de rendimentos (pr-labore ou DECORE dos 3 ltimos meses) Extrato Bancrio: O requerente dever comprovar um extrato bancrio dos ltimos 30 dias no qual o montante apresentado em saldo final deve ser equivalente ao valor 800 por ms

que for ficar no Reino Unido. O dinheiro deve estar em conta do prprio requerente. Pode ser poupana, conta corrente, investimento, desde que em nenhum momento o valor seja menor do que o montante necessrio para a aprovao do visto. NO sero aceitos patrocinadores e nem extratos em nome de outras pessoas a no ser o requerente ao visto. Extratos tirados pela Internet no so vlidos. O extrato dever ser do banco ou caixa eletrnico e autenticado pelo gerente da conta com carimbo e assinatura em cada folha do extrato. Incluir carto de contato do gerente da conta. Carta do banco em papel timbrado com nome do estudante, nmero da conta, data da carta, dinheiro disponvel em conta e informando que h dinheiro disponvel suficiente para manuteno do estudante no Reino Unido. REPBLICA CENTRO AFRICANA -Brasileiro necessita de visto, o mesmo dever ser obtido em trnsito, em um dos paises que possua a sua representao diplomtica, como: Blgica/Canad/Frana/Alemanha/Itlia/USA. necessrio Certificado Internacional de Vacna contra Febre Amarela. No existe representao diplomtica no Brasil. Embaixada: 1618, 22 And Street NW, Washington DC 20008, EUA Tel: (202) 483 7800 Fax: (202) 332 9893 REPBLICA DOMINICANA DOCUMENTOS NECESSRIOS P/EMISSO DA TARJETA: - Passaporte com validade mnima de seis meses; - Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela; - Tarjeta no valor de U$ 10.00 que pode ser obtida na entrada do pas. Brasileiro obtm o visto no desembarque. (tarjeta) REPBLICA TCHECA PARTIR DE 01/MAI/2004 BRASILEIROS ESTO ISENTOS DE VISTO TURISMO/NEGCIOS PARA A REPBLICA TCHECA PARA PERMANNCIA DE AT 90 DIAS. Para permanncia acima de 90 dias necessrio o visto. Portanto deve-se apresentar os seguintes documentos: Passaporte com validade mnima de 2 anos + cpia simples das pginas 1, 2 e 3; Formulrio preenchido (com caneta esferogrfica ou datilografadas; no usar tinta vermelha) e assinado; 2 fotos 3,5x4,5 cm coloridas e recentes com fundo branco, sem moldura (no grampear nem colar!); CUIDADO: caso a fotografia no passaporte estiver muito diferente da aparncia atual, a pessoa poder ter problema no momento de entrar a Repblica Tcheca (p.ex.: homem que no passaporte est com barba, atualmente sem; ou passaporte emitido para uma criana de 12 anos, que atualmente est com 20 anos). Comprovante de recursos financeiros suficientes + traduo (carto de crdito internacional ou extrato de conta bancria - por favor consultar antes o saldo mnimo necessrio); veja a lista de tradutores juramentados.Original ou cpia autenticada (por um tabelio tcheco) do documento confirmando a aceitao num programa de estudos (ou estgio de estudo) na Repblica Tcheca, emitido por universidade/escola, Ministrio da Educao da Repblica Tcheca ou agncia especializada registrada pelo Ministrio da Educao da Repblica Tcheca. Comprovante do alojamento durante a estadia na Repblica Tcheca (declarao do proprietrio do apartamento/casa, constatando a disposio de proporcionar acomodao durante o tempo de permanncia na Repblica Tcheca, com a assinatura do proprietrio autenticada por um tabelio tcheco; em caso de aluguel do apartamento/casa o original ou cpia autenticada do contrato de aluguel; em caso de sublocao o original ou cpia autenticada do contrato de aluguel com a assinatura do proprietrio autenticada por um tabelio tcheco). Certificado de antecedentes criminais da Repblica Tcheca. Neste caso suficiente preencher e assinar o formulrio de pedido do certificado no Consulado. Comprovante de seguro internacional de sade para cubrir as possveis despesas mdicas durante a estadia na Repblica Tcheca; no caso de solicitao do visto de mltiplas entradas o solicitante tem que assinar uma declarao comprometendo-se a ter o seguro internacional de sade para todas as suas prximas estadias na Repblica Tcheca.

Prazo de concesso do visto: 60 dias obrigatrio SEGURO DE VIAGEM INTERNACIONAL que assegure assitncia mdica, hospitalar e repatriao, com uma cobertura total de 30.000 Euros, e que cubra todo o territrio " Schengen", ROMNIA Capital: Bucareste Idioma Oficial: Romeno A Romnia (br. Romnia) um pas da Europa Oriental limitado a norte e a leste pela Ucrnia, a leste pela Moldova (ou Moldvia) e pelo Mar Negro, a sul pela Bulgria e a oeste pela Srvia e Montenegro e pela Hungria. A Romnia tambm possui uma pequena costa martima no Mar Negro. Moeda: Leu Fuso Horrio: UTC +2/3 Cdigo Telefnico: 40 Possui relaces diplomticas com o Brasil: No Informado Vistos Consulares: Desde 03.jan.2007, Brasileiros esto isentos de visto a turismo/negcios,para permanncia de at 90 dias. Para turistas provenientes de pases no membros da Comunidade Europia, pode ser exigida comprovao da disponibilidade financeira, na entrada do Pas, bem como bilhete de regresso ao pas de incio da viagem ou comprovante de passagem para prximo destino e comprovao de estadia reservada. Acima de 90 dias - para exercer atividade remunerada, para trabalhar ou para intercambio estudantil Estudantes que participem de um programa de intercmbio e que pretendam permanecer na Romenia por mais de trs meses necessitam de um visto quando entram na Romenia independentemente do tempo de estadia (visto "D") favor providenciar os seguintes documentos: Passaporte vlido por pelo menos 12 meses aps a sada planejada da Romnia (em original) 02 fotos recente tamanho 3x4 Formulrio tipo D devidamente preenchido e assinado seguro contra acidentes ou Seguro sade (que cubra pelo menos as despesas referentes a assistncia imediata em caso de emergncias de sade, assim como as despesas de atendimento mdico at que a pessoa esteja em condies de viajar) Comprovante de matrcula em uma escola na Romenia Comprovante de reserva da entidade organizadora do programa relativa ao perodo de permanncia do estudante na Romenia, com a indicao do nome e do endereo da escola e da famlia Carta convite da empresa romena Contrato de trabalho com empresa romena Autorizao do M.A.I. da Romenia para convidados com carteira de trabalho Reserva area Telefone de contato O Consulado depende ainda de autorizao especial da Romnia para emitir o visto. Esta autorizao pode demorar at 30 a 40 dias, portanto preciso entrar com o pedido de visto com bastante antecedncia, considerando este tempo de espera. Durante este tempo o passaporte original pode ficar com o proprietrio, devendo ser reapresentado quando a autorizao chegar. Depois de chegar a autorizao da Romnia o visto fica pronto no mximo em 3 dias. RUANDA - Brasileiro necessita de visto, o mesmo dever ser obtido em trnsito, em um dos paises que possua a sua representao diplomtica, como: Blgica/Canad/Frana/Alemanha/Kenya/Uganda/Tanznia/frica do Sul ( Pretria). O mesmo pode ser obtido no desembarque, desde que tenha sido solicitada previamente autorizao atravs do site www.migration.gov.rw e que o pasageiro porte em mos a confirmao.

necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. No existe representao diplomtica no Brasil. Embaixada: 1714, New Hampshire NW, Washington DC 20009 EUA. Fone: (202) 232 2882 Fax: (202) 232 4544 RSSIA (TODAS AS NACIONALIDADES PRECISAM DE VISTO) DOCUMENTOS NECESSRIOS: turismo: -Passaporte com validade mnima de seis meses . -Formulrio preenchido e assinado. -01 foto 3x4 recente. -Confirmao de recebimento de turista estrangeiro emitida por uma agncia de turismo Russa (com o nmero do Intourist) (Organizao Oficial de Turismo na Rssia) -Voucher do hotel negcios/esporte/intercmbio/convite pessoal: apresentar convite da organizao/empresa/outra instituio da Rssia, formalizado atravs do Ministrio das Relaes Exteriores ou o Ministrio do Interior da Rssia. Se for negcios por um perodo de at 3 meses, a carta convite poder ser fax -Trnsito: Apresentar TKT com datas de entrada e sada marcadas e visto de entrada no pas de destino. OBS.1: Apresentar cpia do RNE para estrangeiros. OBS.2: Visto para 2 entradas, deve ser feito dois vistos distintos. Portanto com processo de solicitao e taxas em duplicidade. OBS.3: Apresentar seguro viagem para somente as seguintes nacionalidades:(ustria, Blgica, Alemanha, Grcia, Espanha, Itlia, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Frana, Finlndia, Estnia, Israel). OBS.4: Passageiros possuidores de passaporte Americano devem solicitar seu visto pessoalmente no consulado. OBS.5: Passageiros possuidores de passaporte Argentino devem acrescentar, um documento do consulado Argentino confirmando os dados do passageiro. OBS.6: O funcionamento do consulado apenas de segundas/quartas/sextas feiras. OBS 7: O visto Russo emitido exatamente para o perodo constante na Confirmao vinda da Rssia, que tem que estar igual ao voucher ( mesmas datas). Segundo as leis Russas, no permitido entrar antes ou sair depois do perodo concedido no visto. Local: SO Prazo: 10 dias teis dentro do consulado, sem contar o dia de entrada (prazo normal). Consultar quanto taxa de urgncia. SAMOA OCIDENTAL - Brasileiro necessita de visto, o mesmo poder ser obtido na entrada, se o propsito da viagem for turismo, para uma permanncia de at 60 dias, apresentando: * Passaporte com validade mnima de 6 meses * Passagem area aida/volta confirmada * Fundos suficientes para estadia * Visto para o pas seguinte ( se for necessrio) * necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. No h representao diplomtica no Brasil. Embaixada: 800, Second Avenue, Suite 400d NY 10017 USA Fone: (202) 599 6196 Fax: (202) 599 0797

SAN MARINO San Marino - Repblica Serenssima de San Marino Capital: San Marino Idioma Oficial: Italiano -Brasileiros esto isentos de visto turismo para permanncia mxima de 90 dias. Para turista no provenientes de pases n membros da Comunidade Europia, pode ser exigida comprovao da disponibilidade financeira, na entrada do Pas, bem como bilhete de regresso ao pas de incio da viagem ou comprovante de passagem para prximo destino e Seguro de Viagem Internacional com cobertura de 30.000 Euros. SANTA LCIA Santa Lcia Capital: Castries Idioma Oficial: Ingls - Brasileiro no precisa de visto, para uma permanncia de at 28 dias. Podendo prorrogar no " Police Department ", em St. Lucia. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela Obs: Representado pelo consulado Britnico. SO CRISTVO E NEVIS Saint Kitts e Nevis - So Cristvo e Nvis Capital: Basseterre Idioma Oficial: Ingls -Brasileiro no necessita de visto turismo para permanncia de at 90 dias. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. Obs: Representado pelo consulado Britnico. SO TOM E PRNCIPE So Tom e Prncipe - Repblica Democrtica de So Tom e Prncipe Capital: So Tom Idioma Oficial: Portugus Brasileiro precisa de visto. Permanncia at 30 dias, o visto obtido no Desembarque, desde que solicitado com antecedncia minima de 24 horas pela companhia aerea. Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela. No existe representao diplomtica no Brasil. SO VICENTE E GRANADINAS So Vicente e Granadinas Capital: Kingstown Idioma Oficial: Ingls - Brasileiros esto isentos de visto turismo para permanncia de at 14 dias. Obs.: Representado pelo Consulado Britnico. SENEGAL Senegal - Repblica do Senegal Capital: Dakar Idioma Oficial: Francs Senegal - Repblica do Senegal

Capital: Dakar Idioma Oficial: Francs DOCUMENTOS NECESSRIOS: -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -Formulrio preenchido e assinado (03 vias originais). -03 fotos 3x4 recentes e iguais (coloridas). -Cpia RG . -Cpia comprovante de residncia (conta luz, fone, gua ltimo ms) -Certificado de Vacina de Febre Amarela Internacional. -TKT ida e volta original. negcios acrescentar: carta da empresa no Brasil + carta convite do Senegal. (informando a empresa a ser visitada, com endereo e telefone e se responsabilizando pela viagem) -Docs. para menores: Os mesmos citados acima + certido nascimento + certido casamento original dos pais + formulrio preenchido (em francs) e assinado, impresso em 03 vias em impressora jato de tinta colorida. No aceita xerox ou impresso a laser. Local: SO Prazo: 05 dias teis. SITE: www.consuladosenegalsp.org.br Obs.: O visto tem validade de 30 dias a partir da data de emisso para entrada e sada do pas. SERRA LEOA Serra Leoa - Repblica da Serra Leoa Capital: Freetown Idioma Oficial: Ingls - Brasileiro necessita de visto, o mesmo dever ser obtido em trnsito, em um dos paises que possua a sua representao diplomtica, como: Alemanha/Lbano/Holanda/Gr Bretanha/Rssia/USA/Libria. -Passaporte com validade minima de 06 meses -Formulario preenchido e assinado (formulario britanico) - 01 foto 3x4 ou 5x7 recente - Copia da passagem ou print da reserva necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela No h representao consular no Brasil. Embaixada: 1701,0 19TH Street NW, Washington DC 20008 - E.U.A Fone: (202) 939.9261 - Fax.: 483.1793 Obs: aconselhvel, a vacina de febre amarela internacional para embarcar. SRVIA Srvia - Repblica da Srvia Capital: Belgrado Idioma Oficial: Srvio A Srvia um estado federal situado nos Balcs, descendente direto da Iugoslvia, composto pelas repblica da Srvia . Confina a norte com a Hungria, a leste com a Romnia e a Bulgria, a sul com a Macednia e a Albnia e a oeste com o Mar Adritico (atravs do qual contacta com a Itlia), a Bsnia-Herzegovina e a Crocia. Moeda: dinar srvio Fuso Horrio: UTC +1 Cdigo Telefnico: 381 Possui relaces diplomticas com o Brasil: No Informado

Vistos Consulares : Brasileiros necessitam de visto de entrada

Documentos bsicos necessrios: - Passaporte com validade mnima de seis meses; - formulrio em 02 vias de requisio de visto preenchido e assinado; - 02 fotos 3 X 4 recente ( no mximo seis meses); - Cpia do bilhete areo com os trechos de ida e volta. Para visita familiar: ( acrescentar ) - Carta convite de pessoa fsica com autenticao do cartrio da Srvia e Monte Negro. - Se o requerente for casado com cidado da Srvia: apresentar cpia da certido de casamento do casal e cpia do passaporte do cidado srvio . -Se o requerente for filho de cidado da Srvia: apresentar cpia da certido de nascimento e cpia do passaporte do pai e/ou me srvio . Para turismo: ( acrescentar ) - Cpia da reserva do hotel ou voucher. Para negcios: ( acrescentar ) - Carta da empresa do Brasil solicitando o visto e explicando os motivos da viagem , e a carta convite da empresa na Iugoslvia. Para trnsito: ( acrescentar ) - O visto j concedido para o pas de destino; - Cpia dos bilhetes areos para os outros pases que ir visitar na viagem. Obs: Os passageiros que permanecerem por mais de 3 dias devem se registrar junto a Policia Local , atravs do hotel ou convidante . O comprovante do registro pode ser solicitado a qualquer momento ou na sada . SRIA Sria - Repblica rabe Sria Capital: Damasco Idioma Oficial: rabe DOCUMENTOS NECESSRIOS: -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -Formulrio preenchido e assinado. -02 fotos 3x4 recentes, iguais e coloridas. A turismo: acrescentar carta do passageiro solicitando o visto e informando se vai visitar parentes ou informando o roteiro. negcios acrescentar: carta da empresa no Brasil + carta convite da Sria (se possuir) Se jornalistas, devem solicitar autorizao junto imigrao da Siria (mesmo que a viagem seja a turismo). necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. Local:SO Prazo: 03 dias teis. Obs.1: O visto de mult. entradas, a sua validade de 6 meses para utilizar, e 15 dias para permanecer no pas. Obs.2: No emitido visto em passaporte com carimbo de entrada em Israel. Obs.3: Para passageiros residentes no Paran, o visto dever ser tirado em Curitiba. Documentos necessrios: -Carta com dados pessoais (Endereo residencial, comercial) -02 fotos 3x4 -Passaporte com validade mnima de seis meses. SLOVNIA -Brasileiros esto isentos de visto turismo/negcios para permanncia mxima de 90 dias. Obs.:Representao do Consulado da Slovnia em Minas Gerais, porm no emite visto. Fone: 31 3335 6131/6575

SOMLIA Somlia Capital: Mogadscio Idioma Oficial: Somali - Brasileiro necessita de visto, o mesmo dever ser obtido em trnsito, em um dos paises que possua a sua representao diplomtica, como: ndia/Ir/Iraque/Sua/Turquia/Gr Bretanha/Blgica/Canad/Alemanha/Frana. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. No tem representao diplomtica no Brasil. Embaixada: 425 East 61 ST. Suite 702,New York NY, 10021 USA Fone: (212) 688 9410 Fax: (202) 759 0651 SOMALILNDIA Somalilndia - Repblica da Somalilndia Capital: Hargeisa Idioma Oficial: Somali SRI-LANKA Sri Lanka - Repblica Democrtica Socialista do Sri Lanka Capital: Colombo Idioma Oficial: Sinhala, Tamil DOCUMENTOS NECESSRIOS; Turismo: -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -Formulrio preenchido e assinado. -02 fotos 3x4 recentes. -01 foto 5x7 recente. -Cpia do TKT ou Printer de reserva. negcios acrescentar: carta da empresa do Brasil + convite (se possuir). Local: RIO Prazo: 15 dias corridos. Obs.1: Representado pelo Consulado Britnico. Obs.2: O passageiro dever estar com o visto do pas seguinte (se houver). Obs.3: O visto tem validade de 90 dias para utilizar, e 30 dias para permanecer no pas. Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela. SUAZILNDIA Suazilndia - Reino da Suazilndia Capital: Mbabane: administrativa / Lobamba: real e legislativa Idioma Oficial: Ingls e Swazi DOCUMENTOS NECESSRIOS: -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -Formulrio preenchido e assinado. ( formulario britanico) 01 foto 3x4 ou 5x7 recente; -Cpia do TKT ou Printer de reserva. negcios acrescentar: carta da empresa no Brasil + convite (se possuir). necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. Local: RIO Prazo: 10 dias teis. Obs.1: Representado pelo Consulado Britnico Obs.2: O visto tem validade de 90 dias para utilizar, e 30 dias para permanecer no pas.

SUDO Sudo - Repblica do Sudo Capital: Cartum Idioma Oficial: rabe Passaporte (Validade Mnima 06 Meses). Formulrio preenchido e assinado; 02 fotos 5x7 recentes; A turismo juntar xerox da passagem; A Negcios, juntar carta da empresa brasileira solicitando o visto, explicando o motivo da viagem e que a empresa ir custear todas as despesas e convite da empresa do Sudo. Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela. SUCIA Sucia - Reino da Sucia Capital: Estocolmo Idioma Oficial: O sueco a lngua nacional de fato -Brasileiros esto isentos de visto turismo/negcios, para a Sucia, para permanncia de at 90 dias;porm, para entrar na Sucia o viajante dever estar com o passaporte original vlido,bilhete areo ida e volta confirmada, fundos suficientes para a estadia na Sucia ( dinheiro, travel check, carto de crdito), voucher do hotel e servios adquiridos durante a estadia na Sucia e comprovante de aquisio de seguro de viagem internacional(com cobertura de EUR 30.000,00 englobando assistncia mdica/hospitalar e repatriao sanitria). A ausncia destes requisitos, poder acarretar problemas na entrada na Sucia. Turistas provenientes de pases no membros da Comunidade Europia devem apresentar bilhete de regresso ao pas de incio da viagem ou bilhete para pas no membro da " Zona Schengen" e comprovante de estadia (voucher do hotel ou atestado de acolhimento, concedido pela prefeitura, em caso de visita familiar). SUIA Sua - Confederao Sua Capital: Berna Idioma Oficial: Alemo, Francs, Italiano e Romanche -Brasileiros esto isentos de visto a turismo/negcios, para permanncia de at 90 dias. Obs 1: Os passageiros devem viajar munidos de passaporte vlido mnimo 6 meses, bilhete areo com ida/volta confirmada, dinheiro disponvel para viagem, EUR 50,00 e 100,00 por dia de estadia entre( carto crdito internacional, travel cheques, espcie). Obs 2: Passaporte Brasileiro tem direito 2 entradas dentro de 12 meses desde a data da ltima entrada, podendo permanecer at 90 dias cada entrada, tendo um intervalo e 30 dias entre uma entrada e outra. Para permanncia acima de 90 dias necessrio o visto. Portanto deve-se apresentar os seguintes documentos: Passaporte vlido + 3 cpias autenticadas das 4 primeiras pginas do passaporte, onde tem o nmero e a foto; Formulrio preenchido e assinado em 3 vias em caso de menor de idade os pais devem assinar; 3 fotos 3x4; Comprovante de renda (meios que financiaro os estudos e demais despesas na Sua. Geralmente, uma cpia do extrato do imposto de renda) do responsvel financeiro; A estudos acrescentar: - Confirmao de matricula da universidade/escola da Sua + comprovante de pagamento, se houver; - Carta de motivao, na qual o estudante deve especificar os motivos pelos quais deseja freqentar determinado curso na Sua e qual a importncia que ele vai ter na vida profissional dele. O estudante tambm deve mencionar que se prontifica a deixar a Sua aps o trmino dos estudos. A carta deve ser escrita em um dos idiomas oficiais da Sua ou em ingls; - Curriculum vitae (em um dos idiomas oficiais da Sua ou em ingls); - Cpia e traduo de todos os diplomas j obtidos, inclusive os de lngua estrangeira, se tiver, em 3 vias cada;

- 3 vias de uma carta/declarao do pai/me ou responsvel mencionando que arcar com as despesas do estudante na Sua, se ele for dependente financeiro, Obs.: O estudante poder ser submetido a um teste oral de conhecimentos de lngua estrangeira aplicado pelo Consulado Geral. A trabalho acrescentar: Contrato de trabalho (3 cpias autenticadas) do empregador na Sua; Prazo de concesso do visto: de 2 a 3 meses. SURINAME Suriname - Repblica do Suriname Capital: Paramaribo Idioma Oficial: Holands -Brasileiros esto isentos de visto turismo/negcios, para permanncia at 120 dias. Obs: Para embarcar necessrio a vacina de febre amarela internacional. TADJIQUISTO -Brasileiro necessita de visto. No existe representao consular no Brasil. Embaixada:136, East 67 Th Street, New York NY 10021 EUA Fone: (2l2) 744 2196 Fax: (212) 472 7645 TAILNDIA Visto para Negocio Carta convite original ou fax da empresa da Tailndia em papel timbrado. O registro da empresa junto ao Ministrio do Comrcio da Tailndia. Passaporte vlido por mais de seis meses. 2 formulrios devidamente preenchidos (no aceitamos em papel de fax). 2 fotos recentes 34 ou tipo de passaporte 57. TAXA Certificado de vacinao contra Febre Amarela , a qual pode ser tomada nos aeroportos gratuitamente. Tal vacina possui validade de 10 anos. (mulheres grvidas e crianas pequenas no precisam da vacina, porm imprescindvel a apresentao de atestado mdico comprovando boa sade em relao infeco de Febre Amarela Informao sobre o Visto para Turismo Os documentos seguintes sao necessarios para obter o visto: Passaporte vlido por mais de seis meses. 2 formulrios devidamente preenchidos (no aceitamos em papel de fax). 2 fotos recentes 34 ou tipo de passaporte 57. Taxa Certificado da vacina contra febre amarela. (Certificado de vacinao contra Febre Amarela , a qual pode ser tomada nos aeroportos gratuitamente. Tal vacina possui validade de 10 anos. Mulheres grvidas e crianas pequenas no precisam da vacina, porm imprescindvel a apresentao de atestado mdico comprovando boa sade em relao infeco de Febre Amarela . Isenes de Visto 1. Lista de pases dos quais seus nacionais no precisam de Visto para permanecer na Tailndia com o propsito de turismo por um perodo no superior a 30 dias. Brazil: Federative Republic of Brazil (90 days) TANZNIA - Brasileiro necessita de visto, o mesmo poder ser obtido na chegada, pagando uma taxa de USD 20,00 (sujeito s alterao) ou pegar o visto em trnsito, em um dos paises que possua a sua representao diplomtica, como: Blgica/Itlia/Holanda/Frana/Alemanha/Gr-Bretanha/etc.... necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela - No existe representao diplomtica no Brasil. Embaixada: 2139, R Street NW, Washington DC 20008 EUA Fone: (202) 939 6125

THAITI *** Desde 05/04/04, Brasileiros esto isentos de visto turismo/negcios, para permanncia de at 90 dias, porm de acordo com as representaes consulares da Frana no Brasil, para entrar no pas, o viajante dever estar com o passaporte vlido mnimo 6 meses, bilhete areo ida/volta confirmada, fundos suficientes para estadia ( dinheiro, travel check, carto crdito internacional), voucher do hotel e servios adquiridos durante a estadia no Thaiti e comprovante de aquisio de seguro viagem internacional com cobertura de EUR 30.000,00 englobando assistncia mdica/hospitalar e repatriao sanitria. A ausncia destes requisitos poder acarretar problemas no ato do desembarque no Thaiti. Obs.: Representado pelo consulado Francs. TIB Para visitar o Tib, o solicitante dever entrar em contato direto com " The Tourist Bureau of Tibet Autonomous Region" para obter autorizao de entrada. Enviar um fax com todos os dados pessoais e comerciais completos; nmero do passaporte; datas de entrada e sada; telefone e fax para contato. Fax: 0086 891 863 4632. Fone:0086 891 683 4313. Obs.: Se estiver viajando primeiramente para um pas que no necessite de visto o pax dever viajar somente com a autorizao; caso contrrio, dever primeiramente solicitar o visto de entrada no pas para o qual viajar antes de entrar no Tib. Obs.: Representado pelo Consulado da China Pequim. TIMOR LESTE -No h representao diplomtica no Brasil. Brasileiros devem requerer autorizao de entrada no Timor Leste em trnsito,na Austrlia. Obs.1: Ao solicitar o visto para a Austrlia aqui no Brasil, o pax dever informar e apresentar o Programa da misso em Timor Leste. Obs.2: tirar o visto de trnsito para Austrlia, caso entre no pas somente para solicitao da autorizao de entrada em Tib. Obs.3: Em Timor Leste no h gua, luz, comida, etc. um pas muito pobre, portanto se os passageiros forem ficar hospedados na Austrlia ou em outro pas, dever providenciar tbm o visto do pas de hospedagem. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela TOGO Togo - Repblica Togolesa Capital: Lom Idioma Oficial: Francs -Passaporte com validade mnima de seis meses. -Formulrio preenchido e assinado (em 3 vias e em francs). -03 fotos 3x4 recentes. -Certificado de Vacina de Febre Amarela Internacional. -Cpia da passagem ou printer da reserva area. negcios: acrescentar carta da empresa do Brasil. Local: SAO Prazo: Em mdia 07 dias teis. Obs 1: O visto tem validade de 60 dias para utilizar, porm existem vistos com prazo de permanncia no pas diferentes, conforme abaixo: - 30 dias - 1 3 meses - 3 meses 6 meses Mas para cada prazo de permanncia, existe uma taxa consular diferente. Vide nossa tabela de preos.

TONGA Tonga Capital: Nuku alofa Idioma: Tongans / Ingls -Brasileiro necessita de visto, o mesmo poder ser obtido na chegada, para viagens turismo, para uma permanncia de at 30 dias. obrigatrio a apresentao da passagem area com a ida/volta confirmada. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. Obs.: No existe representao diplomtica no Brasil. TRINIDAD E TOBAGO Trinidad e Tobago - Repblica de Trindade e Tobago Capital: Port of Spain Idioma Oficial: ingls Brasileiros esto isentos de visto turismo, para permanncia de at 90 dias. - negcios, pode-se entrar como turista para no precisar visto, porm se realmente desejar tirar o visto de negcios,apresentar: -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -Formulrio preenchido e assinado. -01 foto 3X4 recente. -Carta convite em Ingls. -TKT original. -Carta da empresa no Brasil em ingls com data de entrada e sada, o motivo exato da visita, nome, endereo e tel. da empresa ser visitada, que a empresa se responsabiliza pelos gastos da viagem e o retorno do passageiros ao Brasil e nome do hotel onde ir ficar hospedado. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. Local: SAO/BSB Prazo: 10 15 dias teis. TUNSIA Tunsia - Repblica da Tunsia Capital: Tnis Idioma Oficial: rabe PARTIR DE 06/AGO/2004, BRASILEIRO EM VIAGEM TURISMO/NEGCIOS NO NECESSITA DE VISTO DE ENTRADA PARA UMA PERMANNCIA DE AT 90 DIAS. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela TURCOMENISTO -Brasileiro necessita de visto, o mesmo poder ser obtido na chegada, para uma estadia de at 10 dias, desde que esteja com carta convite, de uma companhia registrada no Turcomenisto com pr aprovao de ministrio das relaes exteriores. Dever ser pago uma taxa de aproximadamente USD 61,00. No h representao consular no Brasil. Embaixada: 2207,Massachussetts Avenue NW, Washington DC 20008 EUA Fone: (202) 588 1500 Fax: (202) 588 0697 Representaes: ustria, Frana, Blgica, ndia, Ir, Turquia, etc. TURKS & CAICOS Turks & Caicos Capital: Grand Turk Idioma: Ingls

-Brasileiros esto isentos de visto turismo para permanncia de at 30 dias. Obs.: Representado pelo consulado Britnico TURQUIA Turquia - Repblica da Turquia Capital: Ancara Idioma Oficial: Turco PARTIR DE 15/JUL/2004, BRASILEIROS EM VIAGEM TURISMO ou NEGCIOS, PARA PERMANNCIA DE AT 30 DIAS NO NECESSITA DE VISTO. Obs: PASSAPORTE DEVER ESTAR COM VALIDADE MNIMA DE SEIS MESES. TUVALU Tuvalu Capital: Funafuti Idioma Oficial: Tuvaluano, Ingls - Brasileiro necessita de visto, o mesmo poder ser obtido na chegada, para uma permanncia de at 30 dias. obrigatrio a apresentao da passagem area com ida/volta confirmada + fundos suficientes para a sua estadia. Obs: No existe representao diplomtica no Brasil. UCRNIA Ucrnia Capital: Kiev Idioma Oficial: Ucraniano DOCUMENTOS NECESSRIOS: turismo: -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -Formulrio em 2 vias preenchido e assinado. -02 fotos 3x4 recentes. -Carta de uma agncia de turismo da Ucrnia (voucher Ucraniano). Local: CWB, RIO ou BSB. Prazo: 15 dias. Obs.1: Em caso de visita a parentes necessrio apresentar carta convite da famlia original e registrada no OVIR. Obs.2: Para negcios acrescentar carta da empresa do Brasil + carta convite da Ucrnia. Obs.3: A validade do visto dada de acordo com o voucher Ucraniano ou no caso de negcios, de acordo com a carta convite. - Residentes nas regies Norte e Nordeste, devem solicitar o visto em Braslia - Residentes nas regies Sul e Sudeste, devem solicitar o visto no Rio de Janeiro ( exceto Paran - solicitar em Curitiba). -A negcios Carta convite da empresa na Ucrnia. UGANDA Uganda - Repblica do Uganda Capital: Kampala Idioma Oficial: Ingls - Brasileiro necessita de visto, o mesmo poder ser obtido na chegada, pagando uma taxa de US$ 30,00 para visto de 1 entrada ou US$ 80,00 para mltiplas entradas com 6 meses de validade. (As taxas so sujeitas alterao). No h representao Consular no Brasil.

Embaixada: 5911, 16TH Street NW, Washington DC 20011 EUA. Fone: (202) 726 7100 Fax: (202) 726 1727 Representaes: Belgica, Frana, Alemanha, Italia, USA, Gr Bretanha, etc. OBS: necessrio certificado de vacina de febre amarela internacional, para viajar. URUGUAI Uruguai - Repblica Oriental do Uruguai Capital: Montevideo Idioma Oficial: Espanhol -Brasileiros esto isentos de visto turismo/negcios, para permanncia de at 90 dias. Obs: Brasileiros podem viajar com a carteira de identidade em bom estado de conservao. UZBEQUISTO Uzbequisto - Repblica do Usbequisto Capital: Tashkent Idioma Oficial: Uzbeque -Brasileiro necessita de visto. No h representao consular no Brasil. Solicitar o visto em trnsito, em um dos paises que possua a sua representao diplomtica, como: Belgica/Alemanha/Frana/Egito/Israel/Gr Bretanha. Embaixada: 1746, Massachussetts Avenue NW, Washington DC 20036 EUA. Fone: (202) 887 5300 Fax: (202) 293 6804 VANUATU Vanuatu Capital: Port-Vila -Brasileiro no necessita de visto turismo, para uma permanncia de at 30 dias. No h representao consular no Brasil. Embaixada: 866, United Nations Plaza, 3RD Floor NY 10017 USA. Fone: (202) 593 0144 Fax: (202) 593 0219 VATICANO Vaticano - Estado da Cidade do Vaticano Capital: Cidade do Vaticano Idioma Oficial: Latim -Brasileiro no precisa de visto at 90 dias. Obs: Representado pelo consulado da Italia, portanto seguir as mesmas regras. Maiores informaes: (61) 223 0794 com Sra Manclessi. VENEZUELA Venezuela - Repblica Bolivariana da Venezuela Capital: Caracas Idioma Oficial: Espanhol -Brasileiros esto isentos de visto turismo para permanncia de at 90 dias. Mesmo assim necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela Obs1.:O passaporte dever estar com a validade mnima de seis meses e apresentar TKT original com ida e volta confirmada. Obs2.:Para entrar no pas necessrio o Certificado de Vacina de Febre Amarela Internacional.

negcios, todas as nacionalidades precisam de visto; apresentar: -Passaporte com validade mnima de 06 meses. E cpia do mesmo nas pags. 1, 2 e 3. -02 fotos 3x4 recentes. -Formulrio preenchido e assinado em original. -Cpia da Carteira de identidade ou RNE. -Certificado de Vacina de Febre Amarela Internacional mais uma cpia. -Cpia comprovante de residncia -Carta da empresa em papel timbrado, original, especificando o cargo, motivo da viagem, tempo de permanncia, nome e endereo da empresa ou pessoa que visitar na Venezuela. -Cpia do CNPJ da empresa onde trabalha. Local: SO Prazo: 5 dias teis. Obs:O estrangeiro com visto de negcios na sada do territrio Venezuelano dever apresentar uma declarao de rendas ante administrao da Fazenda correspondente, qualquer que seja os enriquecimentos ou perdas na Venezuela at o momento de sua sada do pas, de acordo com o artigo 73 da "Ley de Reforma e la ley de impouesto sobre la renda de Venezuela" . Timbre fiscal (selo fiscal), que dever ser solicitado no "Ministrio do interior e justia - DEX" Av. Urdaneta, esquina de Carmelitas, Caracas. VIETN Vietn - Repblica Socialista do Vietn Capital: Hani Idioma Oficial: Vietnamita DOCUMENTOS NECESSRIOS: turismo: -Passaporte com validade mnima de 06 meses. -Formulrio preenchido e assinado. -02 fotos 5x7 recente. -Printer de reserva ou cpia do TKT. negcios: acrescentar carta da empresa no Brasil, informando o motivo da viagem + carta convite se possuir. Local: BSB Prazo: Em mdia 11 dias teis. Obs.1: A validade do visto ser dada de acordo com a passagem area. Obs.2: Para embarcar necessrio a vacina febre amarela internacional. Obs.3: Embaixada do Vietnam no Brasil s recebe pedidos de vistos s Teras e Sextas-feiras das 09H00 s 12H00. YEMEN REPBLICA Yemen Repblica - Repblica do Yemen Brasileiro precisa de visto, mas no h representao consular no Brasil. necessrio Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela. Capital: Sana Idioma Oficial: rabe ZMBIA Zmbia - Repblica da Zmbia Capital: Lusaka Idioma Oficial: Ingls DOCUMENTOS NECESSRIOS: turismo: -Passaporte com validade mnima de 06 meses. - 02 cpias do passaporte (apenas pginas de identificao) -Formulrio preenchido e assinado. -02 fotos 5x7 recente.

-Cpia do TKT ou Printer de reserva. Local: RIO Prazo: 15 dias corridos. Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela. - Carta da agncia responsvel confirmando todo o roteiro de viagem. negcios: Carta da empresa mais carta convite confirmando datas e locais a serem visitados. Obs.2: Representado pelo consulado Britnico. ZIMBABWE Zimbabwe - Repblica do Zimbabu Capital: Harare Idioma Oficial: Ingls, Shona, Ndebele -Brasileiros precisam de visto, poder ser obtido na entrada do pas, pagando uma taxa entre US$ 30,00 e US$ 50,00 (sujeito alterao), dependendo do tipo de visto e nmero de entradas no pas. Turismo - at 90 dias de estadia Negcios - at 30 dias de estadia Trnsito - at 3 dias de estadia Certificado Internacional de Vacina Contra Febre Amarela. Obs: No existe representao diplomtica no Brasil.

Anda mungkin juga menyukai