Anda di halaman 1dari 5

Formao dos Contratos: Proposta, Aceitao, Lugar (arts.

427/435) Formao dos contratos: para sua formao, os contratos requerem a convergncia de, no mnimo, duas vontades coincidentes; ou consentimento; proposta ou policitao (declarao que parte do proponente ou policitante) e aceitao (que parte do aceitante ou oblato). Negociaes preliminares: tratativas, conversas prvias, debates,

punctuao (acordos parciais), so prvios formao dos contratos; o contrato no obrigatrio, at porque ainda no existe enquanto tal; no entanto, pode surgir responsabilidade para os participantes dessas negociaes: responsabilidade prcontratual; p. ex., violao dos deveres de lealdade e informao, ou, ainda, rompimento injustificado das tratativas; Primeira declarao: proposta Conceito: a firme declarao receptcia de vontade dirigida pessoa com a qual pretendem algum celebrar um contrato, ou ao pblico (Orlando Gomes). Como afirmava Clvis Bevilqua, na formao dos contratos destacam-se momentos da elaborao interna ou meramente psychica, e momentos de elaborao externa (Direito das obrigaes, p. 164). Nesse primeiro momento, a vontade mera reserva mental (CC/2002, art. 110) e no gera efeitos jurdicos, o que s vai acontecer quando ela se deixa conhecer, por meio da declarao. Essa primeira declarao, com o intuito de celebrar um contrato, denominada proposta.

A proposta h de ser sria, inequvoca, precisa e completa. O contedo da proposta deve denotar a inteno de celebrar o contrato. As declaraes que visem simplesmente aproximao e o convite a fazer oferta no configuram oferta. Segundo Caio Mrio, a proposta se distingue das tratativas por ser declarao de vontade decisiva na formao do contrato. Segundo Darcy Bessone, a proposta (digna desse nome) sria, obrigante e definitiva, ou no ser proposta. A oferta pode ser feita a pessoa indeterminada (oferta ao pblico), valendo, nesse caso, como proposta e no como convite a fazer oferta (CC, art. 429). A proposta obrigatria, no prazo da resposta, salvo se o contrrio resultar de seus prprios termos, da natureza do negcio (v., quanto formalidade da proposta, o art. 759, relativo ao contrato de seguro), ou das circunstncias do caso (art. 427 do Cdigo Civil). Significa dizer que, uma vez formulada (ressalvadas as excees previstas em Lei), a proposta vincula o proponente e, portanto, obriga a realizao do contrato, caso haja aceitao eficaz (isto , tempestiva e no seguida de retratao). O que so ausentes e presentes? A definio de ausente aquela dos arts. 22 e ss.? NO. O ausente, aqui, aquele que no pode declarar sua vontade direta e imediatamente. Portanto, quando h comunicao telefnica, h proposta e aceitao entre presentes (CC, art. 428, I). E via internet? Se houver possibilidade de manifestao simultnea, a proposta entre presentes. Se no (por e-mail, por exemplo), ser entre ausentes. - sem prazo: deve ser imediatamente aceita, sob pena de perder a eficcia (art. 428, I); Proposta a Presente - com prazo: obrigatria durante o prazo assinado.

- sem prazo: perde a validade se a resposta no chegar ao proponente em prazo razovel (prazo moral) (art. 428, II); Proposta a Ausente - com prazo: obrigatria durante o prazo, no se formando o contrato se a aceitao for expedida depois de vencido; - a que se segue a retratao: a proposta deixa de ser obrigatria se antes dela, ou juntamente com ela, chega ao conhecimento do oblato a retratao.

Segunda declarao: aceitao parte do aceitante ou oblato. Aceitao: a aquiescncia a uma proposta. Pode exteriorizar-se por declarao ou pela prtica de atos (p. ex., pelo incio do cumprimento ou por atos de apropriao, como quem recebe um livro que no encomendou e inicia sua leitura ou se comporta como seu dono), ou, at mesmo, pelo silncio (silncio circunstanciado ou silncio conclusivo, CC, arts. 107, 111 e 432). possvel, portanto, a formao de contrato pelo comportamento do oblato (Larenz). Existem os exemplos dos comportamentos sociais tpicos, como no caso do contrato de transporte pblico. Nesse caso, a formao do contrato se d pela utilizao efetiva da prestao prometida genericamente. O mesmo se d no contrato de mandato, em que a aceitao pode resultar do incio do cumprimento (CC/2002, art. 659). A aceitao apenas ter o efeito de formar o contrato se for plena. Proposta e aceitao, segundo Orlando Gomes, devem ser perfeitamente coincidentes, sob pena de no se formar o contrato. Dissenso manifesto (impede a formao do

contrato, plano da existncia) vs. Dissenso Oculto (revela vcio da vontade, invalidando o contato plano da validade). Se a aceitao contm modificaes, restries ou adies em relao ao que foi proposto, de se entender que houve contraproposta (CC/2002, art. 431). A aceitao vincula quando manifestada tempestivamente. A aceitao tardia pode ser considerada pelo proponente, que no est a tanto obrigado (tambm nesse caso, trata-se de contraproposta, nos termos do art. 431). Observar, ainda, a regra do art. 430, no que diz respeito aceitao que, embora expedida a tempo, chega tardiamente ao conhecimento do proponente. O oblato tambm pode retratar-se da aceitao, desde que a retratao chegue antes dela ou com ela. Momento da formao do contrato: nos contratos entre ausentes, ou nas propostas a presentes com a concesso de prazo para aceitao, surge a necessidade de definir o momento em que o contrato foi formado. Teoria da informao (ou cognio): considera perfeito o contrato quando o proponente toma efetivo conhecimento da aceitao; Teoria da declarao (ou agnio): i) Teoria da declarao propriamente dita: considera formado o contrato no momento em que o oblato declara a vontade de aceitar a proposta; ii) Teoria da expedio: considera formado o contrato no momento em que a aceitao expedida;

iii)

Teoria da recepo: considera formado o contrato no momento em que o proponente recebe a aceitao e j est em condies de conhec-la.

O Cdigo Civil adota, em regra, a teoria da expedio (arts. 434, caput), embora mitigada, como se v do art. 430 do Cdigo Civil (se a aceitao chegar tarde, isto , fora do prazo convencional ou moral), ou do art. 434, incisos I, II e III. Lugar da celebrao do contrato: diz o Cdigo que o contrato se considera celebrado no lugar em que foi proposto. Para efeito de Direito Internacional Privado, no entanto, de se observar a regra da Lei 9, 2, da LICC, segundo a qual as obrigaes resultantes do contrato reputam-se constitudas no lugar em que residir o proponente. De qualquer sorte, se a obrigao houver de ser cumprida no Brasil, a competncia ser do Judicirio brasileiro, nos termos do art. 88, II, do CPC.

Anda mungkin juga menyukai