Anda di halaman 1dari 14

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 9a REGIO

Maro/2013

Concurso Pblico para provimento de cargos de

Analista Judicirio rea Administrativa


Nome do Candidato No de Inscrio No do Caderno

Caderno de Prova C03, Tipo 001

MODELO
ASSINATURA DO CANDIDATO

MODELO1

No do Documento

0000000000000000
0000100010001

PROVA
INSTRUES
- Verifique se este caderno: - corresponde a sua opo de cargo. - contm 60 questes, numeradas de 1 a 60.

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Especficos Discursiva - Redao

- contm a proposta e o espao para o rascunho da redao. Caso contrrio, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. No sero aceitas reclamaes posteriores. - Para cada questo existe apenas UMA resposta certa. - Voc deve ler cuidadosamente cada uma das questes e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que voc recebeu.

VOC DEVE
- Procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o nmero da questo que voc est respondendo. - Verificar no caderno de prova qual a letra (A,B,C,D,E) da resposta que voc escolheu. - Marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, conforme o exemplo: A C D E - Ler o que se pede na Prova Discursiva - Redao e utilizar, se necessrio, o espao para rascunho.

ATENO
- Marque as respostas primeiro a lpis e depois cubra com caneta esferogrfica de material transparente de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questo, mais de uma letra assinalada implicar anulao dessa questo. - Responda a todas as questes. - No ser permitida qualquer espcie de consulta, nem o uso de mquina calculadora. - Em hiptese alguma o rascunho da Prova Discursiva - Redao ser corrigido. - A durao da prova de 4 horas e 30 minutos para responder a todas as questes objetivas, preencher a Folha de Respostas, fazer a Prova de Redao e transcrever na Folha de Respostas correspondente. - Ao trmino da prova, chame o fiscal da sala e devolva todo o material recebido. - Proibida a divulgao ou impresso parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


CONHECIMENTOS GERAIS Lngua Portuguesa Ateno: As questes de nmeros 1 a 8 referem-se ao texto abaixo.

O mito napolenico baseia-se menos nos mritos de Napoleo do que nos fatos, ento sem paralelo, de sua carreira. Os homens que se tornaram conhecidos por terem abalado o mundo de forma decisiva no passado tinham comeado como reis, como Alexandre, ou patrcios, como Jlio Csar, mas Napoleo foi o pequeno cabo que galgou ao comando de um continente pelo seu puro talento pessoal. Todo homem de negcios da em diante tinha um nome para sua ambio: ser os prprios clichs o denunciam um Napoleo das finanas ou da indstria. Todos os homens comuns ficavam excitados pela viso, ento sem paralelo, de um homem comum maior do que aqueles que tinham nascido para usar coroas. Em sntese, foi a figura com que todo homem que partisse os laos com a tradio podia se identificar em seus sonhos. Para os franceses ele foi tambm algo bem mais simples: o mais bem-sucedido governante de sua longa histria. Triunfou gloriosamente no exterior, mas, em termos nacionais, tambm estabeleceu ou restabeleceu o mecanismo das instituies francesas como existem hoje. Ele trouxe estabilidade e prosperidade a todos, exceto para os 250 mil franceses que no retornaram de suas guerras, embora at mesmo para os parentes deles tivesse trazido a glria. Sem dvida, os britnicos se viam como lutadores pela causa da liberdade contra a tirania; mas em 1815 a maioria dos ingleses era mais pobre do que o fora em 1800, enquanto a maioria dos franceses era quase certamente mais rica. Ele destrura apenas uma coisa: a Revoluo de 1789, o sonho de igualdade, liberdade e fraternidade, do povo se erguendo na sua grandiosidade para derrubar a opresso. Este foi um mito mais poderoso do que o dele, pois, aps a sua queda, foi isto e no a sua memria que inspirou as revolues do sculo XIX, inclusive em seu prprio pas.
(Adaptado de Eric. J. Hobsbawm. A era das revolues 1789-1848. 7a ed. Trad. de Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989, p.93-4)

1.

Segundo o autor, (A) (B) (C) (D) (E) a figura de Napoleo passou a exercer forte apelo no campo do imaginrio, servindo de modelo de inaudita superao da condio social. os franceses descartam assumir Napoleo como modelo, buscando valorizar to somente a sua participao na revoluo de 1789. os parentes dos milhares de franceses mortos nas guerras napolenicas relevaram a perda dos familiares em funo da grande prosperidade trazida por Napoleo. a Revoluo de 1789 foi um mito menos relevante do que o de Napoleo, pois as obras deste permanecem vivas e aquela no teria sido mais que um sonho. os mritos pessoais de Napoleo nada tm a ver com o mito que se criou em torno de sua figura, surgido apenas de sua trajetria casualmente vitoriosa.

2.

Considerando-se o contexto, o segmento cujo sentido est adequadamente expresso em outras palavras : (A) (B) (C) (D) (E) partisse os laos com a tradio = quebrasse o condo sagrado galgou ao comando de um continente = sobrelevou o ordenamento europeu pela causa da liberdade contra a tirania = pelo motivo da insubmisso versus rigorismo os prprios clichs o denunciam = os prprios lugares-comuns o evidenciam o mecanismo das instituies francesas = a articulao dos institutos galeses

3.

Ele trouxe estabilidade e prosperidade a todos, exceto para os 250 mil franceses que no retornaram de suas guerras, embora at mesmo para os parentes deles tivesse trazido a glria. Sem prejuzo para o sentido e a correo, os elementos em destaque na frase acima podem ser substitudos, respectivamente, por: (A) (B) (C) (D) (E) se no a no ser aparte exceo afora apesar de conquanto no obstante porm contanto que

4.

Sem dvida, os britnicos se viam como lutadores pela causa da liberdade contra a tirania ... O verbo empregado nos mesmos tempo e modo que o verbo grifado acima est em: (A) (B) (C) (D) (E) Todos os homens comuns ficavam excitados pela viso ... O mito napolenico baseia-se menos nos mritos de Napoleo ... ... exceto para os 250 mil franceses que no retornaram de suas guerras ... Ele destrura apenas um coisa ... ... os prprios clichs o denunciam ...
TRT9R-Conhecimentos-Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


5. ... tinham nascido para usar coroas. Ele trouxe estabilidade e prosperidade a todos ... ... que inspirou as revolues do sculo XIX ... A substituio dos elementos sublinhados pelo pronome correspondente, com os necessrios ajustes, tem como resultado correto, na ordem dada: (A) (B) (C) (D) (E) tinham nascido para as usar tinham nascido para lhes usar tinham nascido para us-las tinham nascido para us-las tinham nascido para as usar Ele lhes trouxe estabilidade e prosperidade Ele trouxe-os estabilidade e prosperidade Ele lhes trouxe estabilidade e prosperidade Ele os trouxe estabilidade e prosperidade Ele trouxe-os estabilidade e prosperidade que lhes inspirou que inspirou-as que as inspirou que lhes inspirou que as inspirou

6.

Atente para as seguintes afirmaes sobre a pontuao empregada no texto.

I. Os homens que se tornaram conhecidos por terem abalado o mundo de forma decisiva no passado tinham comeado como reis, como Alexandre, ou patrcios, como Jlio Csar ... (1 pargrafo) O segmento em destaque poderia ser isolado por vrgulas, sem prejuzo para o sentido e a correo.
o

II. Para os franceses ele foi tambm algo bem mais simples: o mais bem-sucedido governante de sua longa histria.
(2 pargrafo) Uma vrgula poderia ser colocada imediatamente depois do termo franceses, sem prejuzo para a correo e a lgica.
o

III.

Ele destrura apenas uma coisa: a Revoluo de 1789, o sonho de igualdade, liberdade e fraternidade, do povo se ero guendo na sua grandiosidade para derrubar a opresso. (3 pargrafo) Os dois-pontos introduzem no contexto um segmento explicativo.

Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II, apenas. I, apenas. I, II e III. III, apenas. II e III, apenas.

7.

Todos os homens comuns ficavam excitados pela viso [...] de um homem comum maior do que aqueles que tinham nascido para usar coroas. Uma nova redao para a frase acima, em que se preservam a correo e a clareza, est em: (A) (B) (C) (D) (E) Os homens comuns, quando viam que um homem comum como eles era maior do que os nascidos para usar coroas, no tendo como no ficar excitados. Ver os homens comuns que um homem tambm comum era maior do que os nascidos para usar coroas eram o que os deixavam excitados. A viso de um homem comum maior do que aqueles nascidos para usar coroas, deixavam excitados todos os homens que eram to comuns como ele. No havia homem comum que no ficasse excitado pela viso de um homem tambm comum que se tornara maior do que os nascidos para usar coroas. medida em que via um homem comum maior do que aqueles nascidos para usar coroas, todo homem comum ficava excitado com a viso que tivesse.

8.

A frase em que todos os verbos esto corretamente flexionados : (A) (B) (C) (D) (E) Quem se dispor a ler a obra seminal de Hobsbawm sobre as revolues do final do sculo XVIII primeira metade do

XIX jamais protestar contra o tempo gasto e o esforo despendido.


As reflexes sobre a Revoluo Francesa de 1789 requerem muito cuidado para que no se perca de vista a complexidade que as afirmaes categricas tendem a desconsiderar. Os revolucionrios de 1789 talvez no prevessem, ou sequer imaginassem, o impacto que o movimento iniciado na Frana teria na histria de praticamente toda a humanidade. Se as pessoas no se desfazerem da imagem que cultivam de Napoleo, nunca deixaro de acreditar que o talento pessoal o principal ou mesmo a nico requisito para a obteno do sucesso. Quando se pensa na histria universal, nada parece to disseminado no imaginrio popular, sobretudo no ocidente, do que as imagens que adviram da Revoluo Francesa de 1789. 3

TRT9R-Conhecimentos-Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


Ateno: As questes de nmeros 09 a 15 referem-se ao texto abaixo. Em outubro de 1967, quando Gilberto Gil e Caetano Veloso apresentaram as canes Domingo no parque e Alegria, Alegria, no Festival da TV Record, logo houve quem percebesse que as duas canes eram influenciadas pela narrativa cinematogrfica: repletas de cortes, justaposies e flashbacks. Tal suposio seria confirmada pelo prprio Caetano quando declarou que fora mais influenciado por Godard e Glauber do que pelos Beatles ou Dylan. Em 1967, no Brasil, o cinema era o que havia de mais intenso e revolucionrio, superando o prprio teatro, cuja inquietao tinha incentivado os cineastas a iniciar o movimento que ficou conhecido como Cinema Novo. O Cinema Novo nasceu na virada da dcada de 1950 para a de 1960, sobre as cinzas dos estdios Vera Cruz (empresa paulista que faliu em 1957 depois de produzir dezoito filmes). Nossa gerao sabe o que quer, dizia o baiano Glauber Rocha j em 1963. Inspirado por Rio 40 graus e por Vidas secas, que Nelson Pereira dos Santos lanara em 1954 e 1963, Glauber Rocha transformaria, com Deus e o diabo na terra do sol, a histria do cinema no Brasil. Dois anos depois, o cineasta lanou Terra em Transe, que talvez tenha marcado o auge do Cinema Novo, alm de ter sido uma das fontes de inspirao do Tropicalismo. A ponte entre Cinema Novo e Tropicalismo ficaria mais evidente com o lanamento, em 1969, de Macunama, de Joaquim Pedro de Andrade. Ao fazer o filme, Joaquim Pedro esforou-se por torn-lo um produto afinado com a cultura de massa. A proposio de consumo de massa no Brasil algo novo. A grande audincia de TV entre ns um fenmeno novo. uma posio avanada para o cineasta tentar ocupar um lugar dentro dessa situao, disse ele. Incapaz de satisfazer plenamente as exigncias do mercado, o Cinema Novo deu os seus ltimos suspiros em fins da dcada de 1970 perodo que marcou o auge das potencialidades comerciais do cinema feito no Brasil.
(Adaptado de Eduardo Bueno. Brasil: uma histria. Ed. Leya, 2010. p. 408)

9.

Depreende-se corretamente do texto: (A) (B) (C) (D) (E) A esttica do Cinema Novo, que marcou poca no Brasil, contribuiu para que surgisse, na cena musical, o movimento conhecido como Tropicalismo. Embora o Cinema Novo no tenha conseguido atingir suas metas comerciais, a qualidade esttica de suas obras era superior das obras produzidas pelo cinema comercial. A ampliao da televiso no Brasil, cuja audincia foi sempre maior do que a do cinema, teve papel determinante na derrocada do Cinema Novo. Como seus integrantes estavam comprometidos com os problemas sociais e polticos do pas, o Cinema Novo suscitou polmicas que levaram volta da censura. O Tropicalismo, movimento liderado por dissidentes do Cinema Novo, se desenvolveu concomitantemente decadncia do teatro nacional.

10.

Em outubro de 1967, quando Gilberto Gil e Caetano Veloso apresentaram as canes Domingo no parque e Alegria, Alegria, no Festival da TV Record, logo houve quem percebesse que as duas canes eram influenciadas pela narrativa cinematogrfica ... Transpondo-se a primeira das frases grifadas acima para a voz passiva e a segunda para a voz ativa, as formas verbais resultantes sero, respectivamente: (A) (B) (C) (D) (E) se apresentaram foi apresentado eram apresentadas foram apresentadas so apresentadas influencia se influenciaram influenciou influenciava influenciou

11.

... Glauber Rocha transformaria, com Deus e o Diabo na terra do sol, a histria do cinema no Brasil. O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima est empregado em: (A) (B) (C) (D) (E) A ponte entre Cinema Novo e Tropicalismo ficaria mais evidente ... O Cinema Novo nasceu na virada da dcada de 1950 para a de 1960 ... Dois anos depois, o cineasta lanou Terra em transe ... A grande audincia de TV entre ns um fenmeno novo. ... empresa paulista que faliu em 1957 ...

12.

As normas de concordncia esto plenamente respeitadas na frase: (A) (B) (C) (D) (E) Cada um dos filmes dirigidos por Glauber Rocha apresentavam um carter revolucionrio nico. A maioria dos integrantes do movimento conhecido como Cinema Novo estava profundamente interessada nos problemas sociais do pas. Muitas expresses artsticas, como o neorrealismo italiano, contribuiu para o desenvolvimento do Cinema Novo. A maior parte dos cineastas envolvidos com o Cinema Novo integravam um grupo que tentavam novos caminhos para o cinema nacional. O Tropicalismo, em que Caetano Veloso e Gilberto Gil se projetou, e o Cinema Novo, cujo principal expoente foi Glauber Rocha, se configura como movimentos artsticos expressivos no sculo XX.
TRT9R-Conhecimentos-Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


13. Incapaz de satisfazer plenamente as exigncias do mercado, o Cinema Novo deu os seus ltimos suspiros em fins da dcada de 1970 perodo que marcou o auge das potencialidades comerciais do cinema feito no Brasil. Uma redao alternativa para a frase acima, em que se mantm a correo, a lgica e, em linhas gerais, o sentido original, : (A) (B) (C) (D) (E) Como no fosse capaz de satisfazer plenamente as exigncias do mercado, o Cinema Novo acabou no final da dcada de 1970: perodo que se destaca, as potencialidades comerciais, do cinema feito no Brasil. Conquanto no pudesse satisfazer plenamente as exigncias do mercado, o Cinema Novo terminou no final da dcada de 1970, perodo que, marcou o auge das potencialidades comerciais do cinema feito no Brasil. Como no pde satisfazer plenamente as exigncias do mercado, o Cinema Novo acabou em fins da dcada de 1970, perodo em que as potencialidades comerciais do cinema feito no Brasil atingiram o seu apogeu. O Cinema Novo, incapaz de satisfazer plenamente as exigncias do mercado no resistiu e terminou no final da dcada de 1970, onde as potencialidades comerciais do cinema feito no Brasil atingiria o seu apogeu. O cinema feito no Brasil, atinge o seu potencial comercial mximo no final da dcada de 1970, quando, no podendo satisfazer plenamente as exigncias do mercado terminava o Cinema Novo.

14.

Em 1992, a indstria cinematogrfica do pas entrou numa crise ...... s comeou a se recuperar na segunda metade da dcada de 1990. (Adaptado de Eduardo Bueno, op.cit.) Preenche corretamente a lacuna da frase acima: (A) (B) (C) (D) (E) a qual a que na qual onde da qual

15.

Costuma-se atribuir ...... originalidade da obra de Glauber Rocha o xito do movimento denominado Cinema Novo, cujos filmes ajudaram ...... alavancar temporariamente ...... indstria cinematogrfica nacional. Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada: (A) (B) (C) (D) (E) a a a a a a a a

Matemtica e Raciocnio Lgico-Matemtico 16. Em uma loja de bijuterias, todos os produtos so vendidos por um dentre os seguintes preos: R$ 5,00, R$ 7,00 ou R$ 10,00. Mrcia gastou R$ 65,00 nessa loja, tendo adquirido pelo menos um produto de cada preo. Considerando apenas essas informaes, o nmero mnimo e o nmero mximo de produtos que Mrcia pode ter comprado so, respectivamente, iguais a (A) (B) (C) (D) (E) 17. 9 e 10. 8 e 11. 8 e 10. 9 e 13. 7 e 13.

Atendendo ao pedido de um cliente, um perfumista preparou 200 mL da fragrncia X. Para isso, ele misturou 20% da essncia A, 25% da essncia B e 55% de veculo. Ao conferir a frmula da fragrncia X que fora encomendada, porm, o perfumista verificou que havia se enganado, pois ela deveria conter 36% da essncia A, 20% da essncia B e 44% de veculo. A quantidade de essncia A, em mL, que o perfumista deve acrescentar aos 200 mL j preparados, para que o perfume fique conforme a especificao da frmula igual a (A) (B) (C) (D) (E) 32. 36. 40. 45. 50. 5

TRT9R-Conhecimentos-Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


18.

7 dos alunos matriculados foram aprovados em novembro, logo aps as provas finais. 9 3 Todos os demais alunos fizeram em dezembro uma prova de recuperao. Como desses alunos conseguiram aprovao 5
Em uma disciplina de um curso superior, aps a prova de recuperao, o total de aprovados na disciplina ficou igual a 123. O total de alunos matriculados nessa disciplina igual a (A) (B) (C) (D) (E) 136. 127. 130. 135. 126.

19.

Em um campeonato de futebol, as equipes ganham 5 pontos sempre que vencem um jogo, 2 pontos em caso de empate e 0 ponto nas derrotas. Faltando apenas ser realizada a ltima rodada do campeonato, as equipes Bota, Fogo e Mengo totalizam, respectivamente, 68, 67 e 66 pontos, enquanto que a quarta colocada possui menos de 60 pontos. Na ltima rodada, ocorrero os jogos: Fogo x Fla e Bota x Mengo

Sobre a situao descrita, considere as afirmaes abaixo, feitas por trs torcedores

I. Se houver uma equipe vencedora na partida Bota x Mengo, ela ser, necessariamente, a campe. II. Para que a equipe Fogo seja a campe, basta que ela vena a sua partida. III. A equipe Bota a nica que, mesmo empatando, ainda poder ser a campe.
Est correto o que se afirma em (A) (B) (C) (D) (E)

I e II, apenas. I, apenas. III, apenas. II, apenas. I, II e III.

20.

Em nosso calendrio, h dois tipos de anos em relao sua durao: os bissextos, que duram 366 dias, e os no bissextos, que duram 365 dias. O texto abaixo descreve as duas nicas situaes em que um ano bissexto. Todos os anos mltiplos de 400 so bissextos exemplos: 1600, 2000, 2400, 2800; Todos os anos mltiplos de 4, mas no mltiplos de 100, tambm so bissextos exemplos: 1996, 2004, 2008, 2012.
Disponvel em: (<http://www.tecmundo.com.br/mega-curioso/20049-como-funciona-o-ano-bissexto-.htm>. Acesso em 16.12.12)

Sendo n o total de dias transcorridos no perodo que vai de 01 de janeiro de 1898 at 31 de dezembro de 2012, uma expresso numrica cujo valor igual a n (A) (B) (C) (D) (E) 6 29 + 365 x (2012 1898 + 1). 28 + 365 x (2012 1898). 28 + 365 x (2012 1898 + 1). 29 + 365 x (2012 1898). 30 + 365 x (2012 1898).
TRT9R-Conhecimentos-Gerais1

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


24. CONHECIMENTOS ESPECFICOS Noes de Direito Constitucional 21. No que concerne aos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, a Constituio Federal (A) (B) probe o exerccio de trabalho insalubre pelo trabalhador com at 18 anos de idade. admite que sejam estabelecidas determinadas distines entre o trabalho manual, o tcnico e o intelectual. estabelece igualdade de direitos entre o trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o trabalhador avulso. prev a irredutibilidade salarial absoluta. assegura assistncia gratuita aos filhos e dependentes do trabalhador desde o nascimento at os 6 anos de idade em creches e pr-escolas. Considere a situao hipottica: Carlos, Comandante da Marinha do Brasil, praticou crime de responsabilidade. Cumpre salientar que o crime praticado autnomo, ou seja, no conexo com infrao da mesma natureza praticada pelo Presidente ou Vice-Presidente da Repblica. Nesse caso, Carlos ser julgado pelo (A) (B) (C) (D) (E) 25. Superior Tribunal de Justia. Supremo Tribunal Federal. Tribunal Regional Federal da 2 Regio. Congresso Nacional. Senado Federal.
a

_________________________________________________________

(C)

Joo servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em a comisso no Tribunal Regional do Trabalho da 9 Regio. Joo pretende aposentar-se do servio pblico. Neste caso, aplicar-se- o regime (A) (B) (C) geral de previdncia social. especial de previdncia social, ou seja, prprio dos servidores titulares de cargos efetivos. hbrido de previdncia social, isto , composto por regras do regime geral e do regime especial (prprio dos servidores titulares de cargo efetivo). exatamente igual ao aplicvel aos servidores titulares de cargos efetivos das autarquias federais. hbrido de previdncia social, isto , composto por regras do regime geral e do regime aplicvel aos empregados pblicos.

(D) (E)

_________________________________________________________

22.

Jonatas nasceu no Canad. Seu pai brasileiro e sua me canadense. Quando completou 10 anos, veio, juntamente com sua famlia, para o Brasil e aqui passou a residir. No momento em que atingiu a maioridade, Jonatas optou pela nacionalidade brasileira. Nos termos da Constituio Federal, Jonatas (A) (B) (C) considerado brasileiro e canadense, ou seja, tem obrigatoriamente dupla nacionalidade. considerado brasileiro naturalizado. no pode optar por nacionalidade, pois em razo de sua moradia ininterrupta no Brasil, adquire obrigatoriamente a nacionalidade brasileira. considerado canadense. considerado brasileiro nato.

(D) (E)

_________________________________________________________

26.

A Constituio Federal, precisamente no artigo 84, prev as competncias privativas do Presidente da Repblica. O mesmo dispositivo, no entanto, permite a delegao de algumas destas atribuies, desde que observados os limites traados nas respectivas delegaes. As autoridades pblicas que podero atuar por delegao do Presidente da Repblica so (A) (B) (C) (D) (E) o Presidente do Congresso Nacional, o AdvogadoGeral da Unio e o Ministro-Chefe da Casa Civil. o Presidente do Congresso Nacional e o AdvogadoGeral da Unio. o Defensor-Geral da Unio e o Procurador-Geral da Repblica. os Ministros de Estado e o Presidente do Congresso Nacional. os Ministros de Estado, o Procurador-Geral da Repblica e o Advogado-Geral da Unio.

(D) (E) 23.

_________________________________________________________

Considere as assertivas:

I. Condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos.

II. Improbidade administrativa. III. Incapacidade civil relativa. IV. Cancelamento de naturalizao por sentena judicial, ainda que no transitada em julgado. Nos termos da Constituio Federal, dentre outras hipteses, a perda ou suspenso dos direitos polticos se dar nos casos descritos em (A) (B) (C) (D) (E)

_________________________________________________________

27.

Nos termos da Constituio Federal, em qualquer caso que exija o afastamento do servidor pblico para o exerccio de mandato eletivo, seu tempo de servio (A) (B) ser contado para todos os efeitos legais, exceto para promoo por merecimento. ser contado para todos os efeitos legais, exceto para promoo por antiguidade. ser contado para todos os efeitos legais, sem qualquer exceo. no ser computado para qualquer efeito legal. ser contado to somente para a promoo por merecimento. 7

I, II e III, apenas. I e II, apenas. II, III e IV, apenas. I e IV, apenas. I, II, III e IV.
(C) (D) (E)

TRT9R-An.Jud.-Administrativa-C03

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


28. No que concerne aos Tribunais e Juzes do Trabalho, INCORRETO afirmar que (A) as decises do Conselho Superior da Justia do Trabalho tero efeito vinculante. a lei criar varas da Justia do Trabalho, podendo, nas comarcas no abrangidas por sua jurisdio, atribu-las aos juzes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho. os Tribunais Regionais do Trabalho compem-se de, no mnimo, sete juzes, recrutados, quando possvel, na respectiva regio e nomeados pelo Presidente do Tribunal Superior do Trabalho. os Tribunais Regionais do Trabalho instalaro a justia itinerante, com a realizao de audincias e demais funes de atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdio, servindo-se de equipamentos pblicos e comunitrios. em caso de greve em atividade essencial, com possibilidade de leso do interesse pblico, o Ministrio Pblico do Trabalho poder ajuizar dissdio coletivo, competindo Justia do Trabalho decidir o conflito. 31. 30. Saulo, ocupante de cargo efetivo do Poder Executivo federal, foi informado que seu cargo fora deslocado para outro rgo da Administrao direta federal, no qual deveria passar a atuar. De acordo com as disposies da o Lei n 8.112/90, trata-se do instituto da (A) (B) remoo, que somente pode ocorrer de ofcio por inequvoca necessidade de servio e observada a equivalncia de vencimentos. remoo de ofcio, que pressupe, entre outros requisitos, o mesmo nvel de escolaridade, especialidade ou habilitao profissional. redistribuio, que pressupe, entre outros requisitos, a manuteno da essncia das atribuies do cargo. redistribuio, que, todavia, somente pode ser aplicada em relao a cargos vagos, assegurando a Saulo o direito de permanecer no rgo de origem. redistribuio do servidor, que pode ser a pedido ou de ofcio, pressupondo, entre outros requisitos, a compatibilidade de atribuies.

(B)

(C)

(C)

(D) (D)

(E)

_________________________________________________________

(E)

_________________________________________________________

Celso, servidor pblico federal, usou, em proveito prprio, veculo de propriedade do rgo pblico em que atua e autorizou Paulo, comerciante amigo seu, a residir, gratuitamente, em imvel pblico desocupado do qual possua o as chaves. De acordo com a Lei n 8.429/92, (A) a conduta de ambos poder caracterizar improbidade administrativa, independentemente de prejuzo ao errio. apenas a conduta de Celso poder caracterizar improbidade administrativa, sujeitando-o pena de perda da funo pblica. apenas a conduta de Paulo poder caracterizar improbidade administrativa, cabendo a Celso a responsabilizao no mbito de processo disciplinar. a conduta de Celso poder caracterizar improbidade administrativa, desde que comprovado dano ao errio e enriquecimento ilcito. ambas as condutas podero caracterizar improbidade administrativa, desde que comprovada leso dolosa ao patrimnio pblico.

Noes de Direito Administrativo 29. Sociedade de economia mista controlada pelo Estado, prestadora de servio pblico de transporte de passageiros, instaurou licitao, na modalidade concorrncia e do tipo menor preo, para aquisio de uma grande quantidade de trens, admitindo a participao dos licitantes em consrcios. Apenas 2 (dois) consrcios foram habilitados, porm apresentaram proposta de preo com valor global muito acima do estabelecido no oramento de referncia da Administrao. Diante de tal situao, de o acordo com as disposies da Lei n 8.666/93, (A) ambas as propostas devem ser desclassificadas, abrindo-se prazo de no mximo 8 (oito) e no mnimo 3 (trs) dias teis, para que os demais licitantes habilitados possam apresentar proposta de preo. a proposta de menor preo dever ser classificada, oferecendo-se ao licitante correspondente o prazo de at 8 (oito) dias teis para adequ-la ao oramento da Administrao. a licitao dever ser anulada, instaurando-se novo procedimento licitatrio, no prazo mximo de 8 (oito) dias teis, com adequao do preo global mximo admitido. ambas as propostas devem ser desclassificadas, podendo ser fixado prazo de 8 (oito) dias teis para apresentao de novas propostas, escoimadas das causas de desclassificao. a Administrao poder optar entre a anulao da licitao ou a abertura de novo prazo para recebimento de proposta de preos pelos licitantes habilitados, que no poder, em ambos os casos, ser inferior a 8 (oito) dias teis. (B)

(C)

(D)

(E)

_________________________________________________________

32. (B)

Declarado o vencedor em procedimento licitatrio na modalidade prego, de acordo com as disposies da Lei o n 10.520/2002, (A) apenas os licitantes que apresentaram proposta at 10% superior do vencedor, podero apresentar recurso, no prazo de 8 (oito) dias. apenas o licitante classificado em segundo lugar poder apresentar recurso, no prazo de 3 (trs) dias, assegurando-se o mesmo prazo para apresentao de contra-razes. os demais licitantes no podero apresentar recursos admitindo-se a impugnao por vcio no procedimento, no prazo de 8 (oito) dias. os demais licitantes podero manifestar imediata e motivadamente a inteno de recorrer, apresentando as razes de recurso no prazo de 3 (trs) dias. os demais licitantes podero manifestar a inteno de recorrer, cabendo ao pregoeiro, em face das razes apresentadas, conceder prazo de 3 (trs) a 8 (oito) dias para apresentao de contra-razes.
TRT9R-An.Jud.-Administrativa-C03

(C)

(B)

(D)

(C)

(D)

(E)

(E)

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


33. A Unio contratou, mediante procedimento licitatrio, empresa para a construo de centro de pesquisa tecnolgica. No curso da execuo do contrato, constatou que seria necessria a modificao de algumas especificaes tcnicas, para melhor adequao aos seus objetivos. De o acordo com as disposies da Lei n 8.666/93, (A) a Unio poder alterar unilateralmente o contrato, desde que os encargos adicionais para o contratado no ultrapassem 25% do valor original atualizado monetariamente. somente ser possvel alterar o contrato por acordo entre as partes e desde que no provoque desequilbrio econmico-financeiro. o contrato no poder ser alterado, em face do princpio da vinculao ao instrumento convocatrio, cabendo a resciso unilateral pela Administrao. o contratado no estar obrigado a aceitar a modificao das especificaes do objeto caso as mesmas ensejem aumento dos seus encargos, podendo rescindir o contrato. a Unio poder alterar unilateralmente o contrato, reestabelecendo, por aditamento, o seu equilbrio econmico-financeiro quando ocorra aumento dos encargos do contratado. (C) 36. Determinado servidor pblico proferiu deciso em procedimento administrativo, conferindo licena de instalao de estabelecimento comercial a particular e, posteriormente, constatou-se que no possua competncia para prtica do ato, mas apenas para atuar na fase instrutria do procedimento. O particular no tinha cincia dessa circunstncia e deu incio ao funcionamento do estabelecimento. Diante da situao narrada, a deciso, (A) no convalidvel pela autoridade competente, por se tratar de ato vinculado, podendo conceder nova licena, se presentes os requisitos para a sua edio, sem efeitos retroativos. convalidvel pela autoridade competente, se no se tratar de competncia privativa ou exclusiva, desde que presentes os pressupostos para sua edio e no haja leso ao interesse pblico ou prejuzo a terceiros. convalidvel pela autoridade competente, de acordo com critrios de convenincia e oportunidade, por se tratar de ato discricionrio. convalidvel, se presentes os requisitos para a sua edio e no se evidencie prejuzo ao interesse pblico, no sendo admitida a retroao dos efeitos data da edio da deciso original. no convalidvel, administrativamente, porm pode ser ratificada, judicialmente, em processo intentado para este fim pelo particular. Noes de Direito do Trabalho 37. Conforme previsto em lei, a existncia da relao de emprego somente se verifica quando estiverem presentes algumas caractersticas, dentre as quais NO se inclui a (A) (B) (C) (D) (E) 38. continuidade. pessoalidade. onerosidade. subordinao. exclusividade.

(B)

(B)

(C)

(D)

(E)

(D)

_________________________________________________________

34.

Considere a atuao da Administrao pblica:

(E)

I. suspenso temporria de particular contratado pela


admisso para participar de licitao.

_________________________________________________________

II. interdio de restaurante em face de risco sade


pblica.

III. edio de decreto contendo normas complementares para execuo de lei. A relao correta entre a atuao da Administrao e o poder que a autoriza

I
(A) (B) (C) (D) (E) 35. disciplinar de polcia regulamentar disciplinar disciplinar

II
de polcia de polcia de polcia disciplinar regulamentar

III
regulamentar regulamentar disciplinar hierrquico hierrquico

_________________________________________________________

_________________________________________________________

Com fundamento nas disposies da CLT, em relao ao contrato de trabalho por prazo determinado, o mesmo (A) (B) (C) (D) no admitido pelo ordenamento jurdico brasileiro. pode ser prorrogado, tcita ou expressamente, por no mximo trs vezes. pode ser celebrado livremente pelas partes, para qualquer tipo de atividade empresarial. no poder ser estipulado por mais de 2 anos, ou, no caso de contrato de experincia, no poder ser estipulado por mais de 90 dias. ser considerado por prazo indeterminado se suceder, dentro de um ano, a outro contrato por prazo determinado.

A prestao de atividade caracterizada por lei como servio pblico sujeita-se a princpios especficos, entre os quais o da continuidade e igualdade de usurios, razo pela qual (A) no possvel a sua prestao em regime de concesso ou permisso quando se trata de servio pblico de natureza essencial. no se admite, salvo por deciso judicial transitada em julgado, a paralisao ou interrupo dos servios pelo concessionrio na hiptese de descumprimento de normas contratuais pelo poder concedente. vedado ao concessionrio suspender a prestao do servio a usurio inadimplente, salvo em virtude de deciso judicial transitada em julgado. no se admite a retomada de servio concedido, salvo em caso de prestao inadequada ou insuficiente pela concessionria, mediante o instituto da encampao. somente podem ser prestados em regime de concesso ou permisso, com cobrana de tarifa, quando assegurado, pelo poder concedente, a gratuidade para os hipossuficientes.

(B)

(E)

(C)

_________________________________________________________

39.

De acordo com o disposto na CLT, o pagamento da remunerao das frias deve ser feito (A) (B) (C) (D) (E) at 7 dias antes do incio do respectivo perodo. at o quinto dia do ms subsequente ao vencido. at 2 dias antes do incio do respectivo perodo. no dia em que se inicia o respectivo perodo. no mesmo dia em que o empregador pagar o salrio do ms anterior ao ms das frias. 9

(D)

(E)

TRT9R-An.Jud.-Administrativa-C03

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


40. Com fundamento nas disposies da CLT, NO integram o salrio do empregado, (A) (B) (C) (D) (E) as comisses. as gratificaes ajustadas. as ajudas de custo. os abonos pagos pelo empregador. as percentagens. Noes de Administrao Pblica, de Contabilidade Pblica, de Oramento Pblico e de Administrao de Recursos Humanos e de Recursos Materiais 41. A estratgia de redes representa um grande potencial de aumento da efetividade da gesto pblica. Esta afirmativa verdadeira, desde que seja evitado o problema tpico na gesto de redes organizacionais que (A) (B) (C) (D) (E) 42. a indefinio na responsabilizao pela obteno dos resultados. o excesso de atores com influncia nas decises. a dificuldade de gerir uma grande quantidade de informao. a rigidez formal dos processos de gesto em rede. a necessidade de aumentar a cadeia hierrquica burocrtica.

A gesto de projetos na Administrao pblica contempornea, especialmente a partir dos anos 1990, apresenta como caracterstica distintiva (A) (B) (C) (D) (E) a necessidade de prestao de contas formais aos rgos superiores. o envolvimento ativo de stakeholders na realizao dos projetos. a exigncia de alcanar resultados alm das metas propostas. o uso de metodologias quantitativas na avaliao de resultados. a forte participao popular na definio das metas e resultados.

43.

O Planejamento Estratgico tem como foco central (A) (B) (C) (D) (E) alcanar o potencial mximo da organizao atravs do fortalecimento da capacidade de prever ocorrncias futuras com impacto estratgico nas metas de longo prazo. realizar metas organizacionais de longo alcance, atravs da priorizao de enfrentamento das incertezas ambientais internas. capacitar os nveis diretivos superiores para enfrentar as incertezas ambientais externas. reduzir as incertezas em ambientes competitivos para alcanar resultados precisos no curto prazo. fortalecer a sinergia entre as capacidades efetivas da organizao visando alcanar seu pleno potencial de ao num ambiente de incerteza sistmica.

44.

Quando introduzida a gesto por resultado em uma organizao pblica, importante evitar a (A) (B) (C) (D) (E) definio de metas precisas que exijam constante avaliao e reviso dos planos. segmentao das metas em objetivos menores sob a responsabilidade de setores especficos. interdependncia entre as metas de departamentos, favorecendo a autonomia gerencial. nfase na hierarquizao da organizao e os controles formais voltados a processos. definio das responsabilidades pelos resultados em agentes especficos.

45.

Em uma organizao que atua num ambiente competitivo, em constante mudana, e que necessita se adaptar e inovar constantemente seus processos, o tipo de departamentalizao mais adequado o (A) (B) (C) (D) (E) por processos. por rea geogrfica. por clientes. matricial. funcional.
TRT9R-An.Jud.-Administrativa-C03

10

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


46. A concesso de auxlio a estudantes e a obteno de um emprstimo de longo prazo so, respectivamente, uma despesa (A) (B) (C) (D) (E) 47. efetiva e uma receita por mutao patrimonial. efetiva e uma receita efetiva. por mutao patrimonial e uma receita efetiva. efetiva e uma despesa efetiva. por mutao patrimonial e uma receita por mutao patrimonial.

Em relao s despesas oramentrias, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) O empenho da despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. As despesas de exerccios anteriores so aquelas cujos pagamentos referem-se a empenhos emitidos em exerccios anteriores. A liquidao da despesa um estgio que no se aplica s despesas de exerccios anteriores e ao suprimento de fundos. A liquidao da despesa o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga. A entrega de numerrio a servidor, no regime de adiantamento, sempre deve ser precedida de empenho na dotao prpria.

48.

Considere os dados referentes ao exerccio financeiro de X1 de um determinado ente pblico: Em R$ (1.000) 2.000.000 1.800.000 1.730.000 1.680.000

Despesa Fixada Despesa Empenhada Despesa Liquidada Despesa Paga

Considere ainda que o ente pblico reconheceu o aumento das operaes de crdito de longo prazo em decorrncia de variao cambial no valor de R$ (mil) 1.000,00. Com base nestas informaes, o valor inscrito em restos a pagar processados referente ao exerccio financeiro de X1, em milhares de reais, foi (A) (B) (C) (D) (E) 70.000,00. 51.000,00. 50.000,00. 120.000,00. 200.000,00.

49.

Em janeiro/X1, ocorreram os seguintes eventos em uma entidade pblica: Arrecadao de Receitas de Servios no valor de R$ 810.000,00. Arrecadao de Receitas Patrimoniais no valor de R$ 15.000,00. Pagamento de restos a pagar processados no valor de R$ 200.000,00. Empenho, liquidao e pagamento de despesa com pessoal (despesa corrente) no valor de R$ 800.000,00. Recebimento de um terreno em doao no valor de R$ 50.000,00. Empenho, liquidao e pagamento de despesa com a aquisio de computadores no valor de R$ 6.000,00. Baixa de bem mvel, no valor de R$ 1.200,00, por deteriorao. Reavaliao de um bem imvel com o aumento de seu valor contbil em R$ 2.000,00.

Com base nestas informaes, correto afirmar que, em janeiro de X1, (A) (B) (C) (D) (E) as variaes ativas independentes da execuo oramentria somam R$ 50.000,00. o saldo do ativo permanente foi aumentado em R$ 50.800,00. as variaes passivas independentes da execuo oramentria foram R$ 201.200,00. o saldo do ativo financeiro foi reduzido em R$ 181.000,00. o saldo do passivo financeiro no foi alterado. 11

TRT9R-An.Jud.-Administrativa-C03

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


50. Sobre as demonstraes contbeis do setor pblico, correto afirmar: (A) (B) (C) (D) (E) Um imvel utilizado para o funcionamento de uma unidade bsica de sade classificado como um ativo circulante. A situao lquida patrimonial alterada em decorrncia das variaes patrimoniais independentes da execuo oramentria. O preo dos ltimos itens adquiridos o critrio utilizado para computar o valor da baixa nos estoques pelo consumo de materiais. A inscrio da dvida ativa deve compor os Ingressos Extraoramentrios para efeito de elaborao do Balano Financeiro. A classificao das receitas pblicas entre oramentrias e extraoramentrias utilizada na estruturao do Balano Oramentrio.

51.

Ao assumir o cargo de prefeito, o Sr. Jos Silva no conseguia compreender por que o oramento da Fundao de Amparo Criana e ao Adolescente, fundao instituda e mantida pelo poder pblico municipal, deveria estar contido na Lei Oramentria Anual do Municpio. O princpio oramentrio que deve ser utilizado para justificar a incluso do oramento da fundao na Lei Oramentrio Anual do Municpio o (A) (B) (C) (D) (E) da unidade. da anualidade. da exclusividade. do oramento bruto. da no-vinculao das receitas de impostos.

52.

Durante a reestruturao de um dos departamentos administrativos de uma entidade pblica, surgiu a necessidade de adquirir dois novos computadores e uma impressora. Todavia, na Lei Oramentria Anual, no havia dotao oramentria especfica para a aquisio de tais itens, isso porque o gestor no conseguiu prever adequadamente todos os recursos necessrios para a reestruturao do departamento. Sendo assim, para a aquisio dos computadores e impressora deve ocorrer (A) (B) (C) (D) (E) a reabertura de crditos adicionais suplementares. a abertura de crditos adicionais suplementares. a abertura de crditos adicionais extraordinrios. o empenho do crdito para Reserva de Contingncia. a abertura de crditos adicionais especiais.

53.

Em relao ao oramento pblico, correto afirmar que (A) (B) (C) (D) (E) a Lei Oramentria Anual poder conter dispositivo que autorize a abertura de crditos adicionais especiais e a contratao de operaes de crdito. a Lei Oramentria Anual uma lei de iniciativa, em conjunto, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. os sistemas de acompanhamento e medio do trabalho, assim como dos resultados, so inexistentes no oramentoprograma. a Lei Oramentria Anual compreender o oramento de investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha qualquer parcela do capital social com direito a voto. o incio de programas ou projetos no includos na Lei Oramentria Anual , constitucionalmente, proibido.

54.

Em um determinado perodo de apurao, a Receita Oramentria e a Receita Corrente Lquida de um determinado Estado foram, respectivamente, R$ (mil) 210.000,00 e R$ (mil) 200.000,00. Tomando por base as regras estabelecidas quanto Despesa com Pessoal na Lei de Responsabilidade Fiscal correto afirmar que a despesa com pessoal, apurada no mesmo perodo de referncia, (A) (B) (C) (D) (E) do Poder Executivo estadual no poderia exceder a R$ (mil) 98.000,00. do Poder Judicirio estadual de R$ (mil) 12.500,00 estaria dentro do limite. do Poder Legislativo estadual, incluindo o Tribunal de Contas do Estado, no poderia exceder a R$ (mil) 4.000,00. do Ministrio Pblico do estado de R$ (mil) 4.200,00 estaria dentro do limite. do Poder Executivo de R$ (mil) 92.000,00 implicaria na proibio de criao de novos cargos pelo mesmo.
TRT9R-An.Jud.-Administrativa-C03

12

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001


55. O modelo de gesto de pessoas, em contraposio ao modelo de desenvolvimento de recursos humanos, prope a (A) (B) (C) (D) (E) terceirizao dos processos rotineiros de gesto informatizada da folha de pessoal. transformao das equipes de RH em consultoras internas da gesto descentralizada de pessoas. reduo dos nveis hierrquicos nas empresas para tornar o processo de desenvolvimento de RH menos complexo. delegao da responsabilidade pela gesto dos recursos humanos para as chefias imediatas. transferncia da gesto estratgica de pessoas para os nveis superiores de direo.

56.

Num caso de implantao de um processo de mudana sustentvel numa empresa inserida em um mercado competitivo, submetido a constante inovao, uma estratgia para ser bem sucedida precisa enfatizar (A) (B) (C) (D) (E) a mobilizao de todo o nvel gerencial atravs de foras-tarefas coesas. a elaborao de uma viso nica e inquestionvel do processo de mudana. o envolvimento das pessoas atravs de tcnicas de empowerment. a identificao de novas lideranas capazes de conduzir o processo de mudana de forma integral. a ancoragem da mudana nas bases da cultura organizacional, evitando reaes s rupturas necessrias.

57.

Dentre os critrios de avaliao da gesto pblica, deve-se levar em considerao, alm da a excelncia no atendimento aos cidados, (A) (B) (C) (D) (E) os interesses dos superiores hierrquicos. o valor final agregado para a sociedade produzido pelas aes. as demandas do povo, especialmente a populao mais necessitada. os interesses de grupos especiais. aqueles que efetivamente pagam impostos e taxas.

58.

Quando num processo de avaliao de desempenho, o gestor se deixa levar por alguma caracterstica do avaliado que o tenha marcado de forma significativa a ponto de impedir que ele interprete outras caractersticas relevantes com iseno e objetividade, este se encontra sob a influncia (A) (B) (C) (D) (E) de um parti pris. do dilema moral. de um vis de seleo. do efeito halo. do efeito do ponto cego.

59.

Uma vantagem considervel da tcnica de inventrio rotativo para empresas que trabalham com estoque grande e variado (A) (B) (C) (D) (E) a possibilidade de realizar a contagem da cada item independentemente do respectivo cdigo de inventrio. o estabelecimento de intervalo varivel para a contagem de todo o estoque de uma s vez, mantendo o almoxarifado em funcionamento. a determinao de intervalo fixo para a contagem dos itens sem que seja preciso classificar o material. a facilidade de contagem contnua do material, alm da definio varivel do intervalo para cada tipo de material. a contagem realizada em perodos curtos, j que o almoxarifado tem de ficar fechado.

60.

A tcnica de programao de materiais e patrimnio denominada just-in-time apresenta muitas vantagens para empresas com foco no cliente. Uma caracterstica deste mtodo que pode se tornar uma desvantagem que (A) (B) (C) (D) (E) os baixos estoques de segurana expem a empresa a falhas na entrega dos produtos. a necessidade de prever com preciso o nvel de estoque necessrio exige tcnicas sofisticadas de planejamento. a empresa se torna independente de seus diversos fornecedores. os altos nveis de exigncia de eficincia na gesto dos estoques impem custos altos de treinamento dos colaboradores. a pressa em realizar as entregas pode resultar em baixa qualidade dos produtos. 13

TRT9R-An.Jud.-Administrativa-C03

www.pciconcursos.com.br

Caderno de Prova C03, Tipo 001

DISCURSIVA-REDAO

A fronteira , simultaneamente, o lugar onde pases se encontram e se separam. Essa definio ambgua deve-se s semelhanas, diferenas e assimetrias muitas vezes verificadas entre os pases e, em especfico, as cidades fronteirias.
(Adaptado de Vicente Giaccaglini Ferraro. Disponvel em: Jnior http://www.academia.edu)

Considerando o que est transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema: Fronteiras territoriais e suas implicaes nas relaes entre pases vizinhos

14

TRT9R-An.Jud.-Administrativa-C03

www.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai