Anda di halaman 1dari 8

TEXTOS INFORMATIVOS DIVERSOS- EXPOSITIVOS/EXPLICATIVOS

1. Observa a imagem que se segue com ateno.

2. Descrve o que vs na imagem. 3. D um ttulo imagem e explica a tua escolha.

TEXTOS INFORMATIVOS DIVERSOS- EXPOSITIVOS/EXPLICATIVOS

TEXTOS INFORMATIVOS DIVERSOS- EXPOSITIVOS/EXPLICATIVOS

Internets: a linguagem dos adolescentes


:S estou a :-))))! vou @t! como quem diz "Duhh, estou a rir s gargalhadas! Vou mandar-te um mail!". Para entender osadolescentes, preciso um dicionrio de 'internets' 11:25 Quinta feira, 31 de dezembro de 2009

Antes, quando no queramos que os nossos pais entendessem aquilo que dizamos aos nossos irmos ou amigos, falvamos na "lngua dos ps". Hoje, os adolescentes, mas tambm os utilizadores habituais dechats, do Messenger, do e-mail ou dos SMS usam palavras e smbolos que s os seus usurios conseguem decifrar. Pais e, sobretudo, professores de portugus, ficam com os cabelos em p. "Muitas vezes, na escola, nas composies ou nos testes, os alunos escrevem como se estivessem a conversar com os amigos em suportes digitais. Ora isso inconcebvel", indigna-se Conceio Arajo, professor de Portugus da Escola Bsica Integrada EB 2, 3, de Tondela. Os midos defendem-se: "No usamos esta linguagem apenas para conversarmos sem sermos entendidos. Fazemo-lo, sobretudo, para encurtarmos as palavras. Usando smbolos ou abreviaturas conversamos muito mais rapidamente. Alm disso, no telemvel conseguimos no gastar tanto dinheiro em mensagens", diz Sandra Faria, 16 anos, que alm de gastar 50 euros por ms em telemvel utilizadora permanente do Messenger. O linguista Jos Pedro Machado relembra que "a base de qualquer lngua o seu uso". E acrescenta que "as abreviaturas so utilizadas h muito tempo, at para designar instituies". E d exemplos: " comum falarmos em UNESCO, ONU, UE, em vez de usarmos a sua designao completa." Ora, o 'internets' - neologismo para designar a linguagem utilizada no meio virtual, em que as palavras so abreviadas at ao ponto de se transformarem numa nica expresso - muito semelhante. "Convm lembrar que na Idade Mdia se usavam mais abreviaturas do que hoje", refere o linguista.

Escrita banalizada
Estudiosos como Eduardo Martins vem com reservas o uso desta linguagem: "A aprendizagem da escrita depende da memria visual. Muita gente escreve uma palavra quando quer lembrar a sua grafia. Se bombardearmos as pessoas com diferentes grafias, sobretudo as crianas ou os jovens ainda em formao, estamos a criar-lhes dvidas - e, possivelmente, muitos at aprendero a escrever de forma errada." Apesar de tudo, o investigador encontra neste tipo de comunicao uma vantagem: "Pessoas de diferentes pases e de diferentes culturas conseguem entender-se, transformando-se os cdigos em linguagem universais."

TEXTOS INFORMATIVOS DIVERSOS- EXPOSITIVOS/EXPLICATIVOS

http://expresso.sapo.pt/internetes-a-linguagem-dos-adolescentes=f554175

Dicionrio de Internets Arroba (@) A arroba usa-se nos endereos de correio electrnico, colocado antes do domnio. Pode dizer-se "arroba" ou "at" ("em", em ingls - l-se "et"). DICA No confundas: - se tem @ um endereo de e-mail. - se tem www um site. As duas coisas juntas no nada... disparate! Anexo ("attachment", em ingls) Esta palavra aparece normalmente em ingls ("attachment") e significa que h (ou que se pode pr) um ficheiro (documento, imagem, etc.) anexo mensagem. Bit uma das medidas usadas em informtica para medir quantidades de informao: 8 bits = 1 byte. Bookmark Com uma "bookmark" (marca/marcador de livro) podem-se "marcar" os endereos das pginas preferidas. Habitualmente est na barra superior, e chama-se "favoritos" (ou "favorites", em ingls). Browser O browser o programa que temos instalado no computador e nos possibilita aceder Internet. H vrios tipos de browser. Bug uma falha num programa, numa aplicao ou no computador. aborrecido e s vezes impede que se funcione normalmente ou que as coisas corram como deviam. Byte outra das medidas usadas em informtica para medir quantidades de informao: 1 byte =8 bits. Cache Espao de armazenamento temporrio. o nome que se d memria do disco rgido do computador que guarda os dados recentes, para que, se esses dados forem pedidos outra vez pouco tempo depois, no demorem muito tempo a carregar. Para actualizar esta memria (se algo tiver sido mudado entretanto) bom fazer o "refresh" (actualizar) - na barra superior. Comrcio electrnico ("e-commerce", em ingls) tudo o que se vende e compra atravs da internet.

Crash um termo ingls que serve para descrever quando um programa ou um sistema operativo encrava ou altera o funcionamento normal.

TEXTOS INFORMATIVOS DIVERSOS- EXPOSITIVOS/EXPLICATIVOS

Domnio o nome da empresa ou marca que tem alojado o servidor. Mais simplesmente, o que vem a seguir @. Neste caso o "junior.te.pt". Download (em portugus "descarregar") Significa descarregar (passar, transferir) um ficheiro de uma determinada pgina da Internet para o nosso computador. E-mail (webmail ou, em portugus, correio electrnico) o correio electrnico. Diz-se das mensagens enviadas (como cartas de correio) e tambm o sistema ou programa que possibilita envi-las e receb-las. FAQ o conjunto de algarismos que dado a cada computador ligado Internet e que serve como seu endereo. No se v. Tambm aparece em alguns sites em ingls, mas significa Frequently Asked Questions = Questes Mais Frequentes (sobre um dado assunto). Firewall um programa ou um equipamento que protege uma rede de computadores, restringindo o acesso a zonas determinadas. A traduo (para se perceber melhor) "parede corta-fogo" e assim entende-se mais claramente a sua funo. Evita o acesso a alguns sites pouco seguros ou a entrada em alguns sites. Freeware um programa que se pode descarregar para o nosso computador e gratuito. FTP Traduzindo, File Transfer Protocol e chama-se assim a um procedimento (diz se, neste caso, protocolo) que d para transferir ficheiros de pginas da Internet (ver "download"). Gif uma das extenses (as trs ltimas letras de um ficheiro. Neste caso : .gif) de um dos tipos possveis de ficheiro de imagem. Hacker Pessoa que tem como desafio ultrapassar barreiras informticas, acedendo a sites ou pginas de acesso restrito, sem autorizao. Um cracker o mesmo, mas com actividade criminosa. Hiperligao (em ingls "hyperlink" ou, mais habitualmente, "link") Existe quando num texto ou imagem de uma pgina na internet h uma ligao (link) a outra pgina, que se activa clicando sobre essa palavra ou imagem. Nota-se bem pois, passando com o rato, aparece a mozinha e depois (voltando atrs) muda de cor. Normalmente vem sublinhado. Homepage (em portugus "pgina de entrada") a pgina de entrada de um site, a primeira que se v. como se fosse a capa de um livro. 5

TEXTOS INFORMATIVOS DIVERSOS- EXPOSITIVOS/EXPLICATIVOS

HTML (sigla de HyperText Marker Language) a linguagem mais utilizada para construir pginas na internet. Internet a rede mundial de comunicao por computador - via ligao telefnica - que permite trocar mensagens e aceder a muita informao. IRC (webIRC - sigla de Internet Relay Chat) o nome mais tcnico para o "chat" ou "sala de conversa". H imensas na internet, temticas ou no. tambm o servio que torna possvel que vrios utilizadores da internet comuniquem entre si, em tempo real e em modo de texto. ISP (sigla de Internet Service Provider) Significa Internet Service Provider e o servio que permite o acesso Internet. Em portugus dizse: Fornecedor de Acesso Internet. Java Linguagem de programao. JPEG uma das extenses (as trs ltimas letras de um ficheiro. Neste caso : .jpg) de um dos tipos possveis de ficheiro de imagem. Kbps Quer dizer kilobits por segundo. a unidade que mede a velocidade de transmisso de informao. Largura de Banda a velocidade mxima que pode atingir uma ligao Internet. Agora com a banda larga... mais rpido! Mailing List So listas de pessoas (os seus e-mails) registadas num dado site que o fizeram para receberem mensagens por correio electrnico - querem receber informao, novidades, etc. Depois, estando nas mailing lists, recebem-se newsletters... Megabyte (Mb) outra das medidas usadas em informtica para medir quantidades de informao, tal como o bit e o byte. Cientificamente so 220 bytes (= 1,048,576 bytes), mas normalmente fala-se em 1 milho de bytes. A abreviatura : MB. Mensagens de correio electrnico So mensagens que so enviadas electronicamente (atravs do correio electrnico/webmail/e-mail) e que podem ter ficheiros anexos, de texto e/ou imagem. Modem o nome do aparelho que faz a ligao (por linha telefnica) do computador internet. Navegar Seguir de uma pgina para a outra seguindo as ligaes (links).

Newsgroups So grupos de utilizadores da internet que, juntos, e por pertencerem a um "newsgroup", trocam ideias, informaes e opinies entre si. O que os distingue que todas as mensagens so visualizadas por todos os membros. Tambm se chamam grupos de discusso. Newsletter So mensagens tipo "jornal" que se enviam regularmente. V tambm o que diz em "Mailing List". Proxy um sistema que regista no seu disco a informao relativa aos locais onde os utilizadores acedem e, quando um utilizador tenta aceder a um local onde outro j acedeu antes, faz com que esse acesso seja muito mais rpido. mais ou menos como a funo da cache do computador. Servidor (Em ingls: Server) o computador central que gere e passa a informao a outros computadores que a ele esto ligados em rede (ou, por exemplo, aquele que se est a utilizar para aceder Internet). Spamming o envio, por listas de e-mail no organizadas e sem as pessoas pedirem, de informao que no interessa a um grande nmero dessas pessoas que logo que a recebem consideram-na "lixo". TCP/IP (sigla de Transmission Control Protocol/Internet Protocol) um protocolo (conjunto de regras e normas) que define o conjunto dos conceitos tcnicos utilizados pelos computadores para funcionar com a internet.

TEXTOS INFORMATIVOS DIVERSOS- EXPOSITIVOS/EXPLICATIVOS

URL (sigla de Uniform Resource Locator) o endereo das pginas de Internet (por exemplo:http://www.junior.te.pt). Normalmente comea com o "http", mas basta escrever o "www" ou s vezes s o que vem a seguir... No confundir com um endereo de e-mail! WYSIWYG (acrnimo de What You See Is What You Get) Aquilo que se v no cr, enquanto se trabalha, igual ao resultado final, quando se programa ou se visualiza algo. WWW (sigla de: World Wide Web) o universo de todas as pginas de Internet que existem em todo o mundo. Zip Criar um ficheiro .zip um modo de compactar ficheiros atravs do programa PKZip ou WinZip. uma boa soluo para armazenar ou transferir ficheiros.

Compreender

TEXTOS INFORMATIVOS DIVERSOS- EXPOSITIVOS/EXPLICATIVOS

Anda mungkin juga menyukai