Anda di halaman 1dari 42

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

unesp

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

NOTAS DE AULA
INSTALAES HIDRULICAS ESGOTO SANITRIO

Prof: Dib Gebara


Ilha Solteira maro 2001

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

Sumrio
IV. - INSTALAES PREDIAIS DE ESGOTOS SANITRIOS IV.1. - OBJETIVOS IV.2. - ETAPAS DE PROJETO IV.3. - PARTES CONSTITUINTES E TERMINOLOGIA DE UMA INSTALAO PREDIAL DE ESGOTOS SANITRIOS IV.4. - TRAADO DAS INSTALAES DE ESGOTOS E VENTILAO IV.5. - DIMENSIONAMENTO IV.5.6. - CAIXA DE GORDURA IV.5.7 - FOSSA SPTICA 30 30 31 33 41 42 54 59

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS IV. - INSTALAES PREDIAIS DE ESGOTOS SANITRIOS IV.1. - OBJETIVOS Uma instalao predial de Esgotos Sanitrios visa atender s exigncias mnimas de habitao em relao higiene, segurana, economia e conforto dos usurios. Projetos mal elaborados de instalaes de esgotos sanitrios, resultam em diversos problemas tais como: \ Para se projetar convenientemente tais instalaes, necessrio que: promova o rpido escoamento dos esgotos; isto conseguido atravs de traados convenientes, evitando-se curvas verticais e horizontais. No caso de necessidade, as curvas devem ser preferencialmente de 45. Quando inevitvel as curvas de 90 devero ser de raios longos, utilizando-se peas de inspeo antes e depois das mesmas. As ligaes entre canalizao devero ser feitas sempre que possvel atravs do traado mais curto, com prioridade para a de maior dimetro; vede a passagem de gases e animais das tubulaes para o interior dos edifcios: provendo-se todas as peas ou canalizaes ligadas a elas, de fecho hdrico (coluna lquida de 50 mm de altura no mnimo), que deve ser mantido sob quaisquer condies de funcionamento da rede; impea a poluio da gua de consumo e de gneros alimentcios: evitando as interconexes, bem como a passagem de canalizaes de gua em rebaixos de pisos ou canaletas de guas servidas. De qualquer maneira, a existncia de vazamentos na canalizao de esgotos, pode causar problemas de contaminao da gua de abastecimento e de gneros alimentcios. impea vazamentos, escapamentos de gases e formao de depsitos no interior das tubulaes: para se evitar vazamentos aconselhvel que a instalao antes de ser posta em funcionamento, seja submetida ao teste de fumaa, ou outro qualquer, a fim de se detectar possveis falhas na execuo da mesma. Devem ser evitados colos que permitam a deposio de material particulado presente nos esgotos. Deve-se prover as tubulaes de inspees (peas especiais ou causas de inspeo) que permitam a manuteno da rede, atravs da introduo de equipamentos utilizados na limpeza das mesmas. Por fim a durabilidade das instalaes est diretamente ligada qualidade do material empregado, que deve ser resistente corroso, e da execuo dos servios, por isso a instalao no deve nunca estar solidria estrutura do prdio; permita a ventilao contnua da rede pblica coletora de esgotos: est conseguida atravs da manuteno de canalizao abertas atmosfera e ligadas diretamente rede pblica sem nenhuma obstruo. Tal condio satisfeita pelas instalaes de ventilao que apresentam como nico objetivo, a veiculao de gases e de ar.

IV.2. - ETAPAS DE PROJETO


30

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

So as mesmas que para uma instalao predial de gua Fria, no entanto as plantas e sees devero ter escala 1:50 e os detalhes 1:20. Alm disso, devem atender objetivos propostos acima e utilizar uma conveno para os desenhos de projeto. A Figura 1, mostra uma conveno bastante utilizada.

Fig.01 - Convenes para projeto mais comumente utilizadas

A norma obriga que todo projeto predial de esgoto sanitrio deva apresentar o que se denomina de esquema vertical, onde so indicados para cada pavimento os dimetros dos tubos de queda, tubos de gordura, tubos ventiladores e outros. A Figura 2, apresenta este esquema baseado na Norma e a figura 3 apresenta os tipos de arranjos usualmente executados para as ligaes de esgoto de um banheiro residencial.

31

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

Fig.02 - Esquema vertical, segundo a NBR8160

32

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

Fig.03 - Arranjos de ligaes de esgotos e ventilao, mais comumente utilizadas.

Por fim, a Tabela 1 indica as declividades mnima preconizadas pela norma, para as denominada tubulaes horizontais de esgotos sanitrios.
Tabela 1: Declividades Mnimas, de acordo com a norma. (1) Tubulaes Horizontais DN(2) (mm) Declividade (%)

2 75 100 1 1): Tubulao instalada em posio horizontal ou que faa ngulo menor que 45 graus com a horizontal. 2): Dimetro nominal da tubulao

IV.3. - PARTES CONSTITUINTES E TERMINOLOGIA DE UMA INSTALAO PREDIAL DE ESGOTOS SANITRIOS Para uma melhor compreenso, transcreve-se a seguir as terminologias mais utilizadas pela NBR8160 e as figuras 4 e 5, tiradas de Hlio Creder, para uma melhor visualizao destas.
33

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

Fig.04 - Edifcio de at 3 pavimentos.

APARELHO SANITRIO: Aparelho ligado instalao predial e destinado ao uso da gua para fins higinicos ou a receber dejetos e guas servidas. CAIXA COLETORA (CC): Caixa onde se renem os refugos lquidos que exigem elevao mecnica. CAIXA DE INSPEO (CI): Caixa destinada a permitir a inspeo, limpeza e desobstruo das tubulaes. CAIXA DE PASSAGEM (CP): Caixa dotada de grelha ou tampa cega destinada a receber gua de lavagem de pisos e afluentes de tubulao secundria de uma mesma unidade autnoma. COLETOR PREDIAL: Trecho de tubulao compreendido entre a ltima insero de subcoletor, ramal de esgoto ou de descarga e o coletor pblico ou sistema particular. COLETOR PBLICO: Tubulao pertencente ao sistema pblico de esgotos sanitrios e destinada a receber e conduzir os efluentes dos coletores prediais. DESCONECTOR: Dispositivo provido de fecho hdrico destinado a vedar a passagem dos gases. ESGOTO: Refugo lquido que deve ser conduzido a um destino final.

34

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

ESGOTOS SANITRIOS: So os despejos provenientes do uso da gua para fins higinicos. FECHO HDRICO: Camada lquida que, em um desconector, veda a passagem de gases. INSTALAO PRIMRIA DE ESGOTOS: Conjunto de tubulaes e dispositivos onde tm acesso gases provenientes do coletor pblico ou dispositivos de tratamento. INSTALAO SECUNDRIA DE ESGOTOS: Conjunto de tubulaes e dispositivos onde no tm acesso gases provenientes do coletor pblico ou dos dispositivos de tratamento. RAMAL DE DESCARGA (RD): Tubulao que recebe diretamente efluentes de aparelhos sanitrios

Fig.05 - edifcio com mais de 3 pavimentos.

35

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

RAMAL DE ESGOTO (RE): Tubulao que recebe efluentes de ramais de descarga. RAMAL DE VENTILAO (RV): Tubo ventilador interligando o desconector ou ramal de descarga um ou mais aparelhos sanitrios a uma coluna de ventilao ou a um tubo ventilador primrio. SUBCOLETOR (SC): Tubulao que recebe efluentes de um ou mais tubos de queda ou ramais de esgoto. TUBO DE QUEDA (TQ): Tubulao vertical que recebe efluentes de subcoletores, ramais de esgoto e ramais de descarga. TUBO OPERCULADO (TO): Pea de inspeo em forma de tubo provida de abertura com tampa removvel. TUBO VENTILADOR (TV): Tubo destinado a possibilitar o escoamento de ar da atmosfera para a instalao de esgoto e vice-versa ou a circulao de ar no interior da instalao com a finalidade de proteger o fecho hdrico dos desconectores de ruptura por aspirao ou compresso e encaminhar os gases emanados do coletor pblico para a atmosfera. TUBO VENTILADOR DE ALVIO: Tubo ventilador secundrio ligando o tubo de queda ou ramal de esgoto ou de descarga coluna de ventilao. TUBO VENTILADOR DE CIRCUITO (VC): Tubo ventilador secundrio ligado a um ramal de esgoto e servindo a um grupo de aparelhos sem ventilao individual, ver Tubo Ventilador Secundrio. TUBO VENTILADOR INVERTIDO (VIn): Tubo ventilador individual em forma de cajado, que liga o orifcio existente no colo alto do desconector do vaso sanitrio ao respectivo ramal de descarga, ver Tubo Ventilador Individual. TUBO VENTILADOR PRIMRIO (VP): Prolongamento do tubo de queda acima do ramal mais alto a ele ligado e com extremidade superior aberta atmosfera situada acima da cobertura do prdio. TUBO VENTILADOR SECUNDRIO (VSe): Prolongamento do tubo de queda nas mesmas condies descritas para o do ventilador primrio, porm sem nenhum aparelho sanitrio ligado a ele. TUBO VENTILADOR SUPLEMENTAR (VSu): Tubulao ligando um ramal de esgoto ao tubo ventilador de circuito correspondente. TUBULAO PRIMRIA: Tubulao a qual tm acesso gases provenientes do coletor pblico ou dos dispositivos de tratamento. TUBULAO SECUNDRIA: Tubulao protegida por desconector contra o acesso de gases das tubulaes primrias. UNIDADE AUTNOMA: Parte da edificao vinculada a uma frao ideal de terreno, sujeita s limitaes da lei, constituda de dependncias e instalaes de uso privativo, destinada a fins residenciais ou no, assinalada por designao especial numrica ou alfabtica de identificao e discriminao. UNIDADE HUNTER DE CONTRIBUIO (UHC): Fator probabilstico numrico que representa a frequncia habitual de utilizao associada vazo tpica de cada uma das diferentes peas de um conjunto de aparelhos
36

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

Com estas informaes pode-se dividir uma instalao predial de esgotos sanitrios nos seguintes elementos principais:

IV.3.1. - CANALIZAES PARA COLETA E AFASTAMENTO DAS GUAS SERVIDAS. Estas podem ser primrias ou secundrias. Nas canalizaes primrias tem acesso os gases provenientes do coletor pblico, e as secundrias esto protegidas por desconector, contra esses gases. Constituem estas canalizaes ramal de descarga, ramal de esgoto, tubo de queda, subcoletes, coletor predial, caixa de inspeo ou passagem e as peas de inspeo (vide figura 4).

IV.3.2. - DESCONECTOR todo sifo sanitrio ligado a uma canalizao primria, ou seja, um dispositivo hidrulico destinado a vedar a passagem de gases do interior das canalizaes de esgoto para o interior dos edifcios.

Fig.06 - Desconector

Pela figura 6, verifica-se que todo desconector deve ser ventilado, a fim de se evitar que o acmulo de gases jusante, no interior da canalizao de esgoto primrio, seja capaz de produzir uma presso superior do fecho hdrico. A ventilao dos desconectores evita tambm o rompimento do fecho hdrico por suco, que poder ocorrer, caso a canalizao de esgoto primrio funcione como conduto forado, mesmo que por um breve momento. A figura 7, mostra ilustrativamente como isto pode ocorrer : pisto hidrulico: durante a queda da gua descarregada pela bacia sanitria, comprime o ar situado abaixo, este exerce presso sobre as colunas de gua que esto nos sifes abaixo. Caso no houvesse a possibilidade de sada, o ar comprimido tenderia a romper o fecho hdrico atravs do fenmeno denominado sifonamento por compresso, o que possibilitaria a entrada dos gases das canalizaes para o interior dos compartimentos sanitrios. A presena de ramais de ventilao, ligadas coluna de ventilao evita tal fato. vcuo parcial ou sifonamento por aspirao: o fenmeno oposto ao do pisto hidrulico, j que ao descer, a coluna lquida tende a provocar o vcuo parcial, na parte superior da canalizao, acima do pisto hidrulico. O prolongamento do tubo de queda at a cobertura, diminui a possibilidade de ocorrncia desse fenmeno, porm no o elimina totalmente.
37

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

autossifonamento: sifonamento que ocorre devido prpria descarga do aparelho sanitrio. Ocorre quando o ramal de descarga muito comprido e de seo muito pequena, chegando a encher completamente a canalizao horizontal, antes de atingir o tubo de queda, e a canalizao passa ento a trabalhar sobre presso, produzindo a montante do volume de gua deslocado, condies para que haja aspirao da ltima quantidade de gua descarregada, que deveria formar o fecho hdrico no sifo.

coluna de ventilao tubo ventilador primrio ramal de ventilao

pisto hidrulico

sifo ramal de descarga

tubo de queda

Fig.07 - Esquema ilustrativo de um pisto hidrulico

A norma brasileira faz ainda, vrias recomendaes, algumas merecendo destaque e por isto , listadas a seguir: as pias de copa e de cozinha devem ser dotadas de sifes mesmo quando forem ligadas caixas retentoras de gordura. no devem ser usados sifes, ralos sifonados ou caixa sifonadas cujo fecho hdrico dependa da ao de partes mveis ou de divises internas removveis que, em caso de defeito, possam deixar passar gases. todo desconector deve satisfazer s seguintes condies: a) Apresentar fecho hdrico com altura mnima de 50 mm.
38

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

b) Apresentar orifcio de sada com dimetro igual ou maior ao do ramal de descarga a ele ligado. os sifes devem ter fecho hdrico com altura mnima de 50 mm e devem ser munidos de bujes com rosca na parte inferior ou de qualquer outro meio para fcil limpeza e inspeo.

Fig.08 - Sifo, segundo a NBR-8160.

De maneira geral, utiliza-se sifo sanitrio individual apenas em mictrios, bacias sanitrias, pias de cozinha, pias de despejo e tanques de lavar. O tipo de instalao, mais comumente utilizado, consiste na ligao dos ramais de descarga de lavatrios, banheiras, bids e ralos (de boxes de chuveiros, ou de coleta de gua de pisos), a caixas sifonadas.

Fig.09 - Caixa Sifonada

Dessa maneira, o ramal de esgoto do efluente da caixa sifonada seria uma canalizao primria, enquanto que os ramais de descarga seriam canalizaes secundrias.

39

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

Fig.10 - Exemplo de utilizao de caixa sifonada em instalaes prediais de esgotos sanitrios.

IV.3.3. - CANALIZAES PARA VENTILAO A rede de ventilao constituda por canalizaes que se iniciam prximas aos sifes e que terminam abertas ao exterior, possibilitando, assim, a veiculao de ar e gases pelas mesmas. Constituem estas canalizaes tubo de ventilao primrio e secundrio, ramal de ventilao, colunas de ventilao, etc.

Fig.11 - Ventilao em circuito

IV.3.4. - ORGOS ESPECIAIS Entende-se elementos que, eventualmente, podem ser necessrios, embora no sejam comuns maioria das instalaes. Cita-se como exemplo, o caso de existirem aparelhos instalados em cota inferior ao da via pblica, no sendo possvel que os dejetos sejam lanados por gravidade no coletor pblico,
40

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

necessrio ento a reunio de todos estes despejos em uma caixa coletora ,para posterior recalque dos mesmos at a cota favorvel ao lanamento por gravidade na rede pblica de esgotos. IV.4. - TRAADO DAS INSTALAES DE ESGOTOS E VENTILAO O traado adequado das instalaes prediais de esgotos e de ventilao conseguido pela obedincia dos princpios bsicos, so eles: utilizao adequada das conexes e demais elementos que devem compor a instalao. Desta maneira, toda mudana de direo deve ser executado de maneira correta, utilizando conexes ou caixas de passagem. Depois do estudo em escala reduzida, o projetista deve apresentar a instalao definitiva em escala maior (1:20), pois ao no se levar em conta o tamanho das conexes, pode-se inviabilizar a execuo da instalao projetada por falta de espao para a colocao de todas as conexes necessrias. canalizaes embutidas, que no devem estar solidrias s peas estruturais do edifcio. Isto condiciona a escolha de pontas de descida dos tubos de queda, para o mais prximo possvel dos pilares ou da projeo dos pilares e paredes do trreo.

Com este princpios o traado das instalaes transformam-se em estudos geomtricos, estabelecendo-se desta maneira algumas regras, conforme listadas a seguir: localizao do tubo de queda: o tubo de queda dever ser embutido em parede e situado prximo a projeo de pilar ou parede do trreo. ligao de sada da bacia sanitria com o tubo de queda: essa ligao deve ser a mais direta possvel, provendo-se a necessidade eventual da colocao de junes para permitir a ligao da caixa sifonada no ramal de esgotos. localizaes da caixa sifanada e ligao ao ramal de esgoto: caixa sifonada com grelha - deve-se levar em conta aspectos estticos, j que o piso dever apresentar declividade favorvel ao escoamento das guas para a caixa. caixa sifonada com tampa cega - admite-se sua localizao em qualquer local do compartimento sanitrio. ligao dos ramais de descarga caixa sifonada: a caixa sifonada normal admite a ligao de at sete ramais da descarga. ligao do tubo ventilador ao ramal e coluna de ventilao: todo sifo deve ser ventilado, ento a distncia entre o tubo ventilador o sifo no deve ultrapassar certas distncias, dependendo do dimetro do ramal de descarga.

41

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

projeo do pilar

a - Identificao dos elementos estruturais

b - Escolha do ponto de descida do tubo de queda

c - Ligao do TQ bacia sanitria

d - Localizao da caixa sifonada e sua ligao ao ramal de esgotos: Ligao dos ramais de descarga caixa sinfonada

e - Ligao do tubo ventilador ao ramal de esgotos e coluna de ventilao


Fig.12 - Esquema do traado de uma instalao predial de esgoto sanitrio

IV.5. - DIMENSIONAMENTO A estimativa das descargas est associada ao nmero de aparelhos sanitrios ligados canalizaes. A norma NBR-8160 fixa os valores destas unidades para os aparelhos mais comumente utilizados. Esta unidade denominada Unidade Hunter de Contribuio (UHC) e corresponde a unidade de descarga de um lavatrio de residncia e igual a 28 l/min.

IV.5.1. - RAMAIS DE DESCARGA Utilizam-se as tabelas 2 e 3, retiradas de Marcos Rocha Viana e Hlio Creder.
42

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

Tab.02 - Ramais de descarga para peas existentes. Ramais de Descarga Dimetro Nominal (DN) Mnimo Aparelho UHC DN (mm) Banheira de residncia 3 40 Banheira de uso geral 4 40 Banheira Hidroterpica, fluxo contnuo 6 75 Banheira de emergncia, hospital 4 40 Banheira infantil, hospital 2 40 Bacia de assento, hidroterpica 2 40 Bebedouro 0,5 30 Bid 2 30 Chuveiro de residncia 2 40 Chuveiro coletivo 4 40 Chuveiro hidroterpico 4 75 Chuveiro hidroterpico, tipo tubular 4 75 Ducha escocesa 6 75 Ducha perineal 2 30 Lavador de comadre 6 100 Lavatrio de residncia 1 30 Lavatrio geral 2 40 Lavatrio quarto de enfermeira 1 30 Lavabo cirrgico 3 40 Lava pernas, hidroterpico 3 50 Lava brao, hidroterpico 3 50 Lava ps, hidroterpico 2 50 Mictrio, vlvula de descarga 6 75 Mictrio, caixa de descarga 5 50 Mictrio, descaga automtica 2 40 Mictrio, de calha por metro 2 50 Mesa de autpsia 2 40 Pia de residncia 3 40 Pia de servio, despejo 5 75 Pia de laboratrio 2 40 Pia de lavagem de instrumentos, hospital 2 40 Pia de cozinha industrial, preparao 3 40 Pia de cozinha industrial, lavagem de panelas 4 50 Tanque de levar roupa 3 40 Mquina de lavar pratos 4 75 Mquinas de lavar roupa at 30 Kg 10 75 Mquinas de lavar roupa de 30Kg at 60 Kg 12 100 Mquinas de lavar roupa acima de 60Kg 14 150 Vaso sanitrio 6 100

43

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

Tab.03 - Ramais de Descarga para aparelhos no relacionados na Tabela 2.


Ramais de Descarga (1) Dimetro Nominal (DN) Mnimo UHC 1 2 3 5 6 DN (mm) 30 40 50 75 100

IV.5.2. - RAMAIS DE ESGOTO Utiliza-se a tabela 4, retirada de Marcos Rocha Viana e Hlio Creder. Deve-se somar as unidades de descarga de todos os aparelhos servidos pelo ramal e aps entrar na tabela.
Tab.04 - Ramais de Esgoto Ramais de Descarga (1) Dimetro Nominal (DN) Mnimo DN UHC (mm) 1 30 3 40 6 50 20 75 160 100 620 150 1) O ramal de esgoto de caixa sifonada deve ser dimensionado levando-se em conta a soma das UHC dos aparelhos que contribuem para ela.

Deve-se lembrar que as declividades mnimas tanto para ramais de descarga como de esgoto devem obedecer a tabela 1. Para os ramais de esgoto como para os ramais de descarga, deve ser observado ainda: Lavatrios, banheiros, bids, ralos, chuveiros e tanques lanam-se em desconectores (sifes) e, depois, nas canalizaes secundrias ou primrias. Vasos e mictrios lanam-se nas canalizaes primrias ou em suas caixas de inspeo. Os mictrios s podero ligar-se a caixas sifonadas dotadas de tampas cegas. Pias de despejo lanam-se nas caixas de gordura, depois nas tubulaes primrias. Mquinas de lavar roupa e/ou tanques, situados em pavimentos superpostos, podem descarregar em tubos de queda individuais, que se ligam a caixa sifonada colocada no pavimento trreo. Pias de cozinha ligam-se a tubos de queda, que se lanam em caixas de gordura e, em seguida, s canalizaes primrias ou caixas de inspeo. As suas caixas de gordura, conforme seja o nmero de unidades coletadas, devem cumprir:
44

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

a) Para 1 pia, poder ser utilizada, conforme NBR 8160, a denominada caixa de gordura pequena com as seguintes dimenses: Dimetro interno..................................................30 cm Parte submersa do septo..................................... 20 cm Capacidade de reteno..................................... 18 litro Tubulao de sada (DN)....................................75mm b) At 2 cozinhas, a caixa de gordura ser simples com volume de mais de 30 litros ou: Dimetro ...........................................................60 cm Altura.................................................................60 cm c) De 2 at 12 cozinhas, dever ser usada caixa de gordura dupla com volume de, no mnimo, 120 litros ou: Dimetro ...........................................................60 cm Altura.................................................................80 cm d) Para mais de 12 cozinhas o volume, em litro, da caixa de gordura dever ser: V = 120 +-2 x (n de pessoas servidas) A Norma traz outras recomendaes, tais como: Quando for adotada caixa sifonada ou sifo para receber despejos de lavatrios, banheiras, bids, ralos e tanques, os respectivos ramais de descarga devem ser ligados individualmente ou atravs de caixa de passagem caixa sifonada ou ao sifo. Excetuam-se do disposto anterior. a) Os conjuntos de lavatrios ou mictrios instalados em bateria nos sanitrios coletivos, desde que o ramal de esgoto que rene os ramais de descarga de cada aparelho seja facilmente inspecionvel. b) Os lavatrios e pias de cozinha com duas cubas. Em instalaes que venham a utilizar caixas retentoras de gordura, os ramais de descarga de pias de cozinha devem ser ligados diretamente s mesmas caixas, ou a tubos de queda que nelas descarreguem.

Os ramais de descarga de vasos sanitrios, caixas ou ralos sifonados, caixas retentoras e sifes, devem ser ligados, sempre que possvel, diretamente a uma caixa de inspeo ou ento a outra tubulao primria perfeitamente inspecionvel. Os ramais de descarga ou de esgoto, e aparelhos sanitrios, caixas ou ralos sifonados, caixas retentoras e sifes no podem ser ligados a desvios de tubos de queda com declividade menor que 1% ou que recebam efluentes de mais de quatro pavimentos superpostos. Nos casos em que forem ultrapassados os limites previstos no item anterior, as ligaes dos aparelhos situados no pavimento de desvio devem ser feitas abaixo desse desvio.
45

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

Os ramais de esgoto que recebem efluentes de lavadores de comadre e de pias de despejos de hospitais, consultrios mdicos, e outros devem ser tubulaes primrias. A insero de um ramal de descarga ou de esgoto no coletor predial, sub-coletor ou em outro ramal de esgoto deve ser feita, de preferncia, mediante caixa de inspeo ou ento com juno simples de ngulo no superior a 45, devendo, neste ltimo caso, ser o mesmo ramal provido de pea de inspeo. vedada a ligao de ramal de descarga ou ramal de esgoto ao ramal de descarga de vaso sanitrio atravs da inspeo existente em joelho ou curva. IV.5.3. - TUBOS DE QUEDA Utiliza-se a tabela 5, retirada de Marcos Rocha Viana e Hlio Creder.
Tab.05 - Tubos de Queda Tubos de Queda(1) Dimetro Nominal (DN) Mnimo Nmero de Pavimentos da Edificao 3 3 Em 1 pavimento Nmero Mximo de UHC 2 1 4 2 10 9 30 16 240 90 960 350 2200 600 3800 1000 600 1500 1): Deve ser usado o dimetro nominal mnimo recebam despejos de vasos sanitrios.

Em todo o tubo

DN (mm) 2 30 8 40 24 50 70 75 500 100 1900 150 3600 200 5600 250 8400 300 DN 100 para as tubulaes que

Para um adequado dimensionamento, alm da utilizao da tabela acima, devem ser seguidas as seguintes recomendaes: tubo de queda de gordura de pias dever ser ventilado. dimetro mnimo para tubos que recebem despejos de vasos sanitrios DN 100mm. Nas interligaes de tubulaes horizontais com verticais devem ser empregadas junes a 45 simples ou duplas ou trs sanitrios. A NBR 8160 no permite que se utilize cruzetas sanitrias. Nenhum tubo de queda ter dimetro inferior ao da maior tubulao a ele ligada. Nenhum tubo de queda que recebe descargas de pias de cozinha ou de despejo deve ter dimetro inferior a DN 75 mm, exceto em prdios de at 2 pavimentos com o tubo de queda recebendo at 6 UHC, quando, ento, o dimetro poder ser DN 50 mm.

46

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

Os tubos de queda devem ser prolongados com o mesmo dimetro at acima da cobertura do prdio, dispensando-se esse prolongamento quando j existe um tubo de ventilao com DN 100 mm, tal que: a) O comprimento deste tubo de queda no exceda 1/4 da altura total do prdio, na vertical. b) Este tubo de queda s receba at 36 UHC. c) Quando j tenha a coluna de ventilao prolongada at acima da cobertura ou em conexo com outra existente, respeitados os limites da Tabela 6.9.

Quando existirem, num mesmo edifcio, banheiros contguos, situados um ao lado do outro, os ramais de esgoto de cada banheiro, podero ligar-se ao mesmo tubo de queda, o mesmo acontecendo com os tubos de ventilao individual, que se ligam a uma mesma coluna de ventilao. No deve ser usado um mesmo tubo de queda para prdios distintos. tubo de queda deve ter dimetro uniforme e, sempre que possvel, ser instalado em um nico alinhamento reto. Quando houver desvios da vertical nos tubos de queda, proceder da seguinte forma: a) Quando o desvio formar ngulo menor ou igual a 45 com a vertical, dimensionar o tubo pela Tabela 5. b) Quando o desvio for superior a 45 com a vertical, prever ventilao, de acordo com a Figura 13, alm de: b1) Dimensionar as partes superior e inferior do tubo pela Tabela 4, considerando todos os aparelhos que nelas descarregam. b2) Dimensionar parte horizontal pela Tabela 5, no podendo a parte de baixo do tubo desviado ter dimetro inferior da parte horizontal, ver Figura 3.

Figura 13: Ventilao de Tubos de Queda com desvio na vertical. 47

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

IV.5.4. - SUBCOLETOR E COLETOR PREDIAL Utiliza-se a tabela 6, retirada de Marcos Rocha Viana e Hlio Creder, e deve-se ter os dimetros e declividades mnimas constantes nesta tabela.
Tab.06 - Subcoletores e Coletores Prediais Coletores Prediais(1) e Subcoletores Dimetro Nominal (DN) Mnimo Declividades Mnimas (%) 0,5 1 2 4 DN Nmero Mximo de UHC (mm) 180 216 250 100 700 840 1000 150 1400 1600 1920 2300 200 2500 2900 3500 4200 250 3900 4600 5600 6700 300 7000 8300 1000 12000 400 1) O coletor predial deve ter dimetro nominal mnimo DN 100.

Observa-se que o dimetro mnimo dever ser de 100 mm. Devem ser de preferncia retilneos e nos trechos em deflexo impostas pela configurao de prdio ou de terreno, colocadas caixas de inspeo ou peas de inspeo que permitam a limpeza e desobstruo dos trechos adjacentes. O coletor predial e os subcoletores devem ser construdos, sempre que possvel, na parte no edificada do terreno. Quando inevitvel sua construo em rea edificada, devem ser tomados cuidados especiais para proteo aos mesmos e fcil inspeo. Nas mudanas de direo dos coletores em que no for possvel intercalar caixas de inspeo, devem ser usadas curvas de ngulo central mximo igual a 90 de raio longo, preferencialmente de 45, desde que se usem peas de inspeo para limpeza e desobstruo dos trechos adjacentes. A NBR 8160 recomenda ainda: No dimensionamento dos coletores e subcoletores, deve ser considerado apenas o aparelho de maior descarga de cada banheiro de prdio residencial, para cmputo do nmero de UHC. Nos demais casos, devem ser considerados todos os aparelhos contribuintes para o clculo do nmero de UHC. No coleto predial ou subcoletor no deve haver a insero de quaisquer dispositivos ou embaraos ao natural escoamento de despejos tais como sifes, fundo de caixas de inspeo de cota inferior do perfil do coletor predial ou subcoletor, bolsas de tubulaes dentro de caixas de inspeo, etc. As variaes de dimetros dos coletores devem ser feitas mediante oemprego de caixas de inspeo ou de peas especiais de ampliao ou reduo. Quando as tubulaes forem enterradas, as interligaes de ramais de descarga, ramais de esgoto e subcoletores devem ser feitas atravs de caixa de inspeo ou poos de visita. Quando as tubulaes no forem enterradas, devem ser usadas junes a 45, com peas de inspeo nos trechos adjacentes, no sendo permitido peas em (T) ou duplo (T).

48

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

IV.5.5. - CANALIZAES DE VENTILAO As canalizaes de ventilao tem como objetivo possibilitar o escoamento do ar atmosfrico para a instalao de esgoto, afim de proteger o fecho hdrico dos desconectores contra rupturas. Existem vrios tipos de canalizao para tal finalidade, tais como: Tubo ventilador primrio: dever ter o mesmo dimetro do tubo de queda a que estiver prolongado. Sendo que o min de 75 mm. Ramal de ventilao: utilizar tabelas 7 e 8. Coluna e/ou barrilete de ventilao: utilizar tabela 9 Tubo ventilador de circuito: o dimetro no dever ser inferior ao utilizado na tabela 9. Tubo ventilador suplementar ou individual: dimetro no inferior metade do dimetro do ramal de esgoto ao qual estiver ligado. Tubo ventilador de alvio: igual ao dimetro da coluna de ventilao qual estiver ligado.
Tab.07 - Ramais de Ventilao Ramais de Ventilao Dimensionamento Grupo de Aparelhos Sanitrios Sem vasos Com vasos UHC DN (mm) UHC at 2 30 at 17 3 a 12 40 18 a 60 13 a 18 50 19 a 36 75 -

DN (mm) 50 75 -

Tab.08 - Distncia mxima de um desconector ao tubo de ventilao Distncia de um Desconector ao Tubo de Ventilao que o Serve Ramal de Descarga Distncia Mxima DN (mm) (m) 30 0,70 40 1,00 50 1,20 75 1,80 100 2,40

Alm das recomendaes anteriores, quanto ao dimetro e distncia mxima, a norma indica que: Em prdios de um s pavimento deve existir pelo menos um tubo ventilador de DN 100, ligado diretamente caixa de inspeo ou em juno ao coletor predial, subcoletor ou ramal de
49

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

descarga de um vaso sanitrio e prolongado at acima da cobertura desse prdio. Se o prdio for residencial e tiver no mximo trs vasos sanitrios, o tubo ventilador pode ter dimetro nominal DN 75. Em prdios de dois ou mais pavimentos, os tubos de queda devem ser prolongados at acima da cobertura, sendo todos os desconectores (vasos sanitrio, sifes e caixas sifonadas) providos de ventiladores, individuais ligados coluna de ventilao, de acordo com as prescries apresentadas em seus itens especficos.

Tab.09 - Colunas e Barriletes de Ventilao Colunas e Barriletes de Ventilao Dimensionamento DN Mnimo do Tubo de Ventilao 30 40 50 60 75 100 150 DN UHC Comprimento Mximo Permitido (m) 30 2 9 40 8 15 46 10 9 30 50 12 9 23 61 20 8 15 46 10 13 46 110 317 75 21 10 33 82 247 53 8 29 70 207 102 8 26 64 189 43 11 26 76 299 100 140 8 20 61 229 320 7 17 52 195 530 6 15 46 177 500 10 40 305 150 1100 8 31 238 2000 7 26 201 2900 6 23 183 1800 10 73 200 3400 7 57 5600 6 49 7600 5 43 4000 24 250 7200 18 11000 16 15000 14 7300 9 300 13000 7 20000 6 26000 5

200 286 219 186 171 94 73 60 55 37 29 24 22

250 293 225 192 174 116 90 76 70

300 287 219 186 152

Toda tubulao de ventilao deve ser instalada de modo que qualquer lquido que porventura nela venha a ter ingresso possa escoar-se completamente por gravidade, para dentro do tubo de queda, ramal de descarga ou desconector em que o ventilador tenha origem.
50

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

Toda coluna de ventilao deve ter: a) Dimetro uniforme b) Extremidade inferior ligada a um subcoletor ou a um tubo de queda, em ponto situado abaixo da ligao do primeiro ramal de esgoto ou de descarga, ou neste ramal de esgoto ou de descarga. c) Extremidade superior situada acima da cobertura do edifcio, ou ligada a um tubo ventilador primrio a 150 mm, ou mais, acima do nvel de transbordamento da gua do mais elevado aparelho sanitrio por ele servido. As Figuras 14 e 15 reproduzem a recomendao da norma, para a correta ventilao das canalizaes de esgoto de uma instalao sanitria tpica. Observe que a ventilao do ramal de esgoto de caixa sifonada suficiente para ventilar tambm o desconector do vaso sanitrio auto-sifonado. Esta situao admitida pela norma sempre que a caixa sifonada estiver a uma distncia no superior a 2,40 m do vaso sanitrio, e que a ventilao de seu ramal de descarga seja ventilada por ramal de ventilao de, no mnimo, 50 mm de dimetro nominal. A NBR 8160 apresenta ainda as seguintes consideraes: So considerados devidamente ventilados os desconectores instalados no ltimo pavimento de um prdio, quando se verificarem: a) UHC 15 b) Distncia entre o desconector e a ligao do respectivo ramal de descarga a uma tubulao ventilada no excede os limites fixados na Tabela 6.9. Consideram-se ventilados os desconectores das caixas retentoras e das caixas sifonadas quando instaladas em pavimento trreo e ligadas diretamente a um subcoletor devidamente ventilado. A extremidade superior dos ramais de ventilao deve ser ligada a um tubo ventilador primrio, a uma coluna de ventilao ou a outro ramal de ventilao, sempre a 15 cm, ou mais, acima do nvel de transbordamento da gua do mais alto dos aparelhos servidos. A extremidade inferior pode ser ligada ao orifcio de ventilao do desconector, a uma distncia da soleira do vertedor de descarga do mesmo, no inferior ao dobro do seu dimetro, Figura 14.

Fig.14 - Ligao do Ramal de Ventilao 51

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

dispensada a ventilao do ramal de descarga do vaso sanitrio auto-sifonado quando houver qualquer desconector ligado a esse ramal a 2,40 m, no mximo, do vaso sanitrio e ventilado por ramal de ventilao de, no mnimo, DN 50, Figura 15. dispensada a ventilao do ramal de descarga de um vaso sanitrio auto-sifonado ligado atravs de ramal exclusivo a um tubo de queda a uma distncia mxima de 2,40 m, desde que esse tubo de queda receba, no mesmo pavimento, imediatamente abaixo, outros ramais de esgoto ou de descarga devidamente ventilados.

Fig.15 - Dispensa de Ventilao do Ramal de Descarga do Vaso.

Quando no for possvel ventilar o ramal de descarga do vaso sanitrio auto-sifonado ligado diretamente ao tubo de queda e no existindo as condies previstas no pargrafo acima, o tubo de queda deve ser ventilado imediatamente abaixo da ligao do ramal do vaso sanitrio e executado de acordo com a Figura 16.

Fig.16 - Impossibilidade de Ventilao do Ramal do Vaso Sanitrio.

Finalmente, relembramos que: Todo desconector deve ser ventilado, sendo que a distncia de um desconector ligao do tubo ventilador que o serve no deve exceder os limites indicados na Tabela 8.

52

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

A extremidade de tubo ventilador primrio ou coluna de ventilao deve estar situada acima da cobertura do edifcio a uma distncia de no mnimo 30 cm no caso de telhado ou de simples laje de cobertura e 2,00m no caso de laje utilizada para outros fins alm de cobertura, devendo ser, neste ltimo caso, devidamente protegido contra choques ou acidentes que possam danific-lo. A extremidade aberta de um tubo ventilador primrio ou coluna de ventilao no deve estar situada a menos de 4 m de distncia de qualquer janela, porta ou outro vo de ventilao, salvo se elevada pelo menos 1m acima das vergas dos respectivos vos.

53

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

IV.5.6. - CAIXA DE GORDURA


CAIXAS DE GORDURA: Em todos os prdios em que houver despejos gordurosos(pias de cozinha, de copa, laboratrio etc) obrigatrio a instalao de caixas de gordura das quais saem os efluentes para as caixas de inspeo ou tubo de queda de gordura (TG). CAIXA DE GORDURA PEQUENA CARACTERSTICAS DA CAIXA DE GORDURA PEQUENA (C.G.P). NORMA DE INSTALAES PREDIAIS DE ESGOTOS SANITRIOS. DECRETO "E" n-0 2886, DE 10 DE JUNHO DE 1969. As caixas de gordura (C.G.P) devero ser feitas de concreto, alvenaria de tijolo macio ou ferro fundido; As de gordura (C.G.P) tero sempre um fecho hdrico no sifonvel, e devero ser fechadas hermeticamente com tampa de ferro removvel; A caixa de gordura (C.G.P) dividida em duas cmaras (receptora e vertedora) que so comunicadas somente na parte inferior, a 200 mm no mnimo, abaixo da superfcie livre do lquido, no devendo possuir septos removveis que dem passagem aos gases de esgotos; Os despejos domsticos que contiverem resduos gordurosos, proveniente de pias de copas e de cozinhas, sero conduzidos para as caixas de gordura instaladas nas reas descobertas do andar trreo, internas ou externas, nas garagens dos edifcios ou excepcionalmente nas passagens ou recuos do prdio; Nos casos de andares superpostos, as pias de cozinha devero descarregar em tubos de queda de ferro fundido coltarizado ou galvanizado, os quais conduziro os despejos para caixas de gordura; No sistema dual, as pias de copa e de cozinha devero ser tambm dotadas de desconectores; Para coleta de apenas uma pia de cozinha, poder ser usada caixa de gordura pequena. DIMENSES
Fig.17 - Caixa de gordura pequena MODELO RETIRADO: SANO S.A. INDSTRIA E COMRCIO 54

Dimetro interno - 30 cm Parte submersa do septo - 20 cm Capacidade de reteno - 18 litros Dimetro nominal da tubulao de sada DN75

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

CAIXA DE GORDURA SIMPLES

CARACTERSTICAS DA CAIXA DE GORDURA SIMPLES (C.G.S). NORMA DE INSTALAES PREDIAIS DE ESGOTOS SANITRIOS. DECRETO "E" n-0 2886, DE 10 DE JUNHO DE 1969. As caixas de gordura (C.G.S) devero ser feitas de concreto, alvenaria de tijolo macio ou ferro fundido; As de gordura (C.G.S) tero sempre um fecho hdrico no sifonvel, e devero ser fechadas hermeticamente com tampa de ferro removvel; A caixa de gordura (C.G.S) dividida em duas cmaras (receptora e vertedora) que so comunicadas somente na parte inferior, a 200 mm no mnimo, abaixo da superfcie livre do lquido, no devendo possuir septos removveis que dem passagem aos gases de esgotos; Os despejos domsticos que contiverem resduos gordurosos, proveniente de pias de copas e de cozinhas, sero conduzidos para as caixas de gordura instaladas nas reas descobertas do andar trreo, internas ou externas, nas garagens dos edifcios ou excepcionalmente nas passagens ou recuos do prdio; Nos casos de andares superpostos, as pias de cozinha devero descarregar em tubos de queda de ferro fundido coltarizado ou galvanizado, os quais conduziro os despejos para caixas de gordura; No sistema dual, as pias de copa e de cozinha devero ser tambm dotadas de desconectores; Para coletar despejos gordurosos provenientes de uma ou duas cozinhas, dever ser usada a caixa de gordura simples (C.G.S) DIMENSES Dimetro interno - 40 cm Parte submersa do septo - 20 cm Capacidade de reteno - 31 litros Dimetro nominal da tubulao de sada DN75 Utilizao: apenas 1 ou duas pias de cozinha

Fig.18 - Caixa de gordura simples MODELO RETIRADO: SANO S.A. INDSTRIA E COMRCIO

55

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

CAIXA DE GORDURA DUPLA

CARACTERSTICAS DA CAIXA DE GORDURA DUPLA (C.G.D). NORMA DE INSTALAES PREDIAIS DE ESGOTOS SANITRIOS. DECRETO "E" n-0 2886, DE 10 DE JUNHO DE 1969. As caixas de gordura (C.G.D) devero ser feitas de concreto, alvenaria de tijolo macio ou ferro fundido; As de gordura (C.G.D) tero sempre um fecho hdrico no sifonvel, e devero ser fechadas hermeticamente com tampa de ferro removvel; A caixa de gordura (C.G.D) dividida em duas cmaras (receptora e vertedora) que so comunicadas somente na parte inferior, a 200 mm no mnimo, abaixo da superfcie livre do lquido, no devendo possuir septos removveis que dem passagem aos gases de esgotos; Os despejos domsticos que contiverem resduos gordurosos, proveniente de pias de copas e de cozinhas, sero conduzidos para as caixas de gordura instaladas nas reas descobertas do andar trreo, internas ou externas, nas garagens dos edifcios ou excepcionalmente nas passagens ou recuos do prdio; Nos casos de andares superpostos, as pias de cozinha devero descarregar em tubos de queda de ferro fundido coltarizado ou galvanizado, os quais conduziro os despejos para caixas de gordura; No sistema dual, as pias de copa e de cozinha devero ser tambm dotadas de desconectores; Acima de duas, at o limite de doze cozinhas ou 24 "kitchnettes" dever ser usada a caixa de gordura dupla (C.G.D). DIMENSES Dimetro interno - 60 cm Parte submersa do septo - 35 cm Capacidade de reteno - 120 litros Dimetro nominal da tubulao de sada DN100 Utilizao: 2 a 12 cozinhas

Fig.19 - Caixa de gordura dupla MODELO RETIRADO: SANO S.A. INDSTRIA E COMRCIO

56

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

CAIXA DE GORDURA ESPECIAL

CARACTERSTICAS DA CAIXA DE GORDURA ESPECIAL (C.G.E). NORMA DE INSTALAES PREDIAIS DE ESGOTOS SANITRIOS. DECRETO "E" n-0 2886, DE 10 DE JUNHO DE 1969. As caixas de gordura (C.G.E) devero ser feitas de concreto, alvenaria de tijolo macio ou ferro fundido; As de gordura (C.G.E) tero sempre um fecho hdrico no sifonvel, e devero ser fechadas hermeticamente com tampa de ferro removvel; A caixa de gordura (C.G.E) dividida em duas cmaras (receptora e vertedora) que so comunicadas somente na parte inferior, a 200 mm no mnimo, abaixo da superfcie livre do lquido, no devendo possuir septos removveis que dem passagem aos gases de esgotos; Os despejos domsticos que contiverem resduos gordurosos, proveniente de pias de copas e de cozinhas, sero conduzidos para as caixas de gordura instaladas nas reas descobertas do andar trreo, internas ou externas, nas garagens dos edifcios ou excepcionalmente nas passagens ou recuos do prdio; Nos casos de andares superpostos, as pias de cozinha devero descarregar em tubos de queda de ferro fundido coltarizado ou galvanizado, os quais conduziro os despejos para caixas de gordura; No sistema dual, as pias de copa e de cozinha devero ser tambm dotadas de desconectores; Acima de doze cozinhas ou "24Kitchnettes" ou ainda para cozinhas de restaurantes, escolas, hospitais, quartis, etc, devero ser usadas caixas de gordura especial. DIMENSES Distncia mnima entre o septo e a sada - 20 cm Volume da cmara de reteno de gordura obtido pela frmula: V=20 litros +N2 litros N= no de pessoas pela cozinha que despeja na (C.G.E) V= volume em litros Altura molhada - 60 cm Parte submersa do septo - 40 cm Dimetro nominal da tubulao de sada - DN 100
57

Fig.20 - Caixa de gordura especial

MODELO RETIRADO: SANO S.A. INDSTRIA E COMRCIO

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

CAIXA DE GORDURA ESPECIAL (PRISMTICA)

CARACTERSTICAS DA CAIXA DE GORDURA ESPECIAL (C.G.E). NORMA DE INSTALAES PREDIAIS DE ESGOTOS SANITRIOS. As caixas de gordura (C.G.E) devero ser feitas de concreto, alvenaria de tijolo macio ou ferro fundido; As de gordura (C.G.E) tero sempre um fecho hdrico no sifonvel, e devero ser fechadas hermeticamente com tampa de ferro removvel; A caixa de gordura (C.G.E) dividida em duas cmaras (receptora e vertedora) que so comunicadas somente na parte inferior, a 200 mm no mnimo, abaixo da superfcie livre do lquido, no devendo possuir septos removveis que dem passagem aos gases de esgotos; Os despejos domsticos que contiverem resduos gordurosos, proveniente de pias de copas e de cozinhas, sero conduzidos para as caixas de gordura instaladas nas reas descobertas do andar trreo, internas ou externas, nas garagens dos edifcios ou excepcionalmente nas passagens ou recuos do prdio; Nos casos de andares superpostos, as pias de cozinha devero descarregar em tubos de queda de ferro fundido coltarizado ou galvanizado, os quais conduziro os despejos para caixas de gordura; No sistema dual, as pias de copa e de cozinha devero ser tambm dotadas de desconectores; Acima de doze cozinhas ou "24Kitchnettes" ou ainda para cozinhas de restaurantes, escolas, hospitais, quartis, etc, devero ser usadas caixas de gordura especial. DIMENSES Distncia mnima entre o septo e a sada - 20 cm Volume da cmara de reteno de gordura obtido pela frmula: V=20 litros +N2 litros N= no de pessoas pela cozinha que despeja na (C.G.E) V= volume em litros Altura molhada - 60 cm Parte submersa do septo - 40 cm Dimetro nominal da tubulao de sada - DN 100

Fig.21 - Caixa de gordura especial (prismtica)

58

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

IV.5.7 - FOSSA SPTICA Fossas spticas destinam-se a separar e transformar a matria slida contida nas guas de esgoto e descarregar no terreno, onde se completa o tratamento. Ou seja permitem o tratamento biolgico dos esgotos sanitrios domiciliares. A norma NBR-7229/82 informa que tem-se os seguintes tipos de fossas spticas: a) de cmara nica;

Fig.22 - Fossa sptica (cmara mida)

59

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

b) de cmaras sobrepostas;

Fig.23 - Fossa sptica (Cmara sobrepostas)

c) de cmaras em srie.

Fig.24 - Fossa sptica (cmara em srie) 60

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

Deve-se tomar os seguintes cuidados, quando da utilizao de fossas: somente utiliz-las quando as edificaes forem providas de suprimento de gua; todos os despejos de banheiros, lavanderias, cozinhas, etc. devem ser encaminhados s fossas; os despejos de cozinha devem passar por uma caixa de gordura, antes de serem encaminhados s fossas; no devem ser lanadas nas fossas as guas pluviais.

O efluente de uma fossa sptica pode ser lanado: no solo atravs de sumidouro ou vala de infiltrao; ou em guas de superfcie ,com tratamento complementar. No clculo de contribuio dos despejos, deve ser observado: a) o nmero de pessoas a serem atendidas, no inferior a cinco; b) o consumo local de gua e, na falta desses dados os valores constantes da Tab.01
Tab.10 Contribuies unitria de esgotos ( C ) e do lodo fresco ( Lf ) por tipo de prdio e de ocupantes

Prdio
1 Ocupantes Permanentes Hospitais Apartamentos Residncias Escolas internatos Casas populares rurais Hotis (sem cozinhas e lavanderia) Alojamentos 2 Ocupantes Temporrios Fbrica em Geral Escritrios Edifcios pblicos ou comerciais Escolas externatos Restaurantes e similares Cinema, teatro e templos

Unidade
Leito Pessoa Pessoa Pessoa Pessoa Pessoa Pessoa Pessoa

Contribuio
Esgotos (C) 250 200 150 150 120 120 80 Lodo Fresco (Lf) 1 1 1 1 1 1 1

Operrio Pessoa Pessoa Pessoa Refeio Lugar

70 50 50 50 25 2

0,30 0,20 0,20 0,20 0,10 0,02

c) nos prdios em que houver, ao mesmo tempo, ocupantes permanentes e temporrios, o volume total da contribuio a soma dos volumes correspondentes a cada um desses casos, sendo o perodo de deteno usado para ambos os casos, o correspondente contribuio total.

61

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

Para efeito de clculo, so considerados os seguintes perodos: a) prdios residenciais, hotis, hospitais e quartis: 24 horas; b) outros tipos de prdios - os regimes prprios de funcionamento. IV.5.7.1. - PERODO DE DETENO DOS DESPEJOS a) para as fossas spticas de cmara nica e de cmaras em srie usar os valores da Tab. 02;
Tab.11 Perodo de Deteno
Contribuio (litros/dia) Horas At 6000 6000 a 7000 7000 a 8000 8000 a 9000 9000 a 10000 10000 a 11000 11000 a 12000 12000 a 13000 13000 a 14000 acima de 14000 24 21 19 18 17 16 15 14 13 12 Perodo Dias ( T ) 1 0,875 0,79 0,75 0,71 0,67 0,625 0,585 0,54 0,50

b) para as fossas spticas de cmara sobreposta, o perodo de deteno da cmara de decantao de 2 horas (vazo mxima). c) O volume mnimo da cmara de decantao de 500 litros. Para perodo de Armazenamento do Lodo Digerido as fossas spticas devem ter capacidade de armazenamento do lodo digerido pelo perodo mnimo de 10 meses ou 300 dias. Para perodo de Digesto do Lodo deve ser considerado o perodo de 50 dias, para efeito de clculo. Coeficiente de Reduo do Volume do Lodo : consideram-se, a seguinte reduo do volume do lodo fresco, em conseqncia da digesto: a) lodo digerido b) lodo em digesto R1 = 0,25 R2 = 0,50

62

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

IV.5.7.2. - DIMENSIONAMENTO DAS FOSSAS SPTICAS DE CMARA NICA O volume til calculado pela frmula: V= N (CT +100Lf ) Sendo: V = volume til em litros; N = nmero de contribuintes; C = contribuio de despejos (ver Tab. 10) T = perodo de deteno em dias (ver Tab. 11); Lf = contribuio de lodos frescos (ver Tab.10).
Observao. O volume til mnimo admissvel de 1.250 litros.

IV.5.7.3 - DIMENSIONAMENTO DE FOSSAS SPTICAS DE CMARAS SOBREPOSTAS O volume da cmara de decantao calculado pela frmula. V1 = NCT Para efeito de clculo, adotar: a) T = 0,20 dia e considerar a vazo mxima, no inferior a 2,4 vezes a vazo mdia; b) vol. mnimo da cmara de decantao = 500 litros; c) para fbricas ou escolas com mais de um turno por dia, considerar o turno de maior contribuio de pessoas (N). Volume Decorrente do Perodo de Armazenamento V2 = R1 NLf Ta; sendo: V2 R1 N Lf Ta = volume em litros; = 0,25 (coeficiente de reduo do lodo digerido); = nmero de contribuintes; = contribuio de lodos frescos (Tab. 10); = perodo de armazenamento do lodo digerido (300 dias).

Volume Correspondente ao Lodo em Digesto V3 = R2NLf Td; sendo: V3 = volume em litros;


63

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

R2 = 0,50 (coeficiente de reduo do lodo em digesto); N = nmero de contribuintes; Lf = contribuio de lodos frescos (Tab. 10); Td = perodo de digesto do lodo (50 dias). Volume Correspondente Zona Neutra V4 = 0,30 x S; sendo: V4 = volume em litros; altura da zona neutra =-0,30 m; S = seo transversal da fossa sptica. Volume Correspondente Zona de Escuma V5= hd.S - V1 sendo: V5 = volume em litros; hd = distncia vertical entre a geratriz inferior interna da cmara de decantao e o nvel do liquido; S = rea da sesso transversal da fossa sptica; V1 = volume da cmara de decantao. O volume til das fossas spticas de cmaras sobrepostas calculado pela frmula: V = V1 + V2 +V3+ V4 + V5 , sendo: V = volume em litros (o volume mnimo admissivel de 1.350 litros). IV.5.7.4. - DIMENSIONAMENTO DAS FOSSAS SPTICAS DE DUAS CMARAS EM SRIE V =1,3 N (CT + 100 Lf); sendo: V = volume em litros; N = nmero de contribuintes; C = contribuio de despejos (ver Tab. 10); T = perodo de deteno em dias (ver Tab. 11); Lf = contribuio de lodos frescos (ver Tab. 10).

64

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

O volume mnimo admissvel de 1.650 litros. IV.5.8. - SUMIDOUROS Os sumidouros devem ter as paredes revestidas de alvenaria de tijolos, assentes com juntas livres, eu de anis (ou placas) pr-moldadas de concreto convenientemente furados e ter enchimento no fundo, de cascalho, pedra britada, coque de pelo menos 0,50 m de espessura. As dimenses do sumidouro so determinadas em funo da capacidade de absoro do terreno, conforme item a seguir, devendo ser considerado como superfcie til de absoro a do fundo e das paredes laterais at o nvel de entrada do efluente da fossa. IV.5.8.1. - DETERMINAO DA CAPACIDADE DE ABSORO DO SOLO ensaio de infiltrao; escolher trs pontos do terreno prximo ao local onde ser lanado o efluente; em cada ponto escavar uma cova quadrada de 0,30 m de lado e 0,30 m de profundidade.

65

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

Fig.25 - Representao sumidouro

No caso de sumidouro, os pontos so em diferentes profundidades; pode-se usar um pr-dimensionamento conforme dados da Tab. 12
66

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO Tab.12 Possveis faixas de variao do coeficiente de infiltrao Faixa Constituio Aprovvel dos solos Rochas, argilas compactas de cor branca, cinza ou preta, variando a rochas alteradas e argilas medianamente compactas de cor avermelhada Argilas de cor amarela, vermelha ou marrom medianamente compacta, variando a argilas, pouco siltosas e ou arenosas
Argilas arenosas e ou siltosa, variando a areia argilosa ou silte argiloso de cor amarela, vermelha ou marrom Areia ou silte pouco argiloso, ou solo arenoso com Hmos e turfas variando a solos constitudos predominantemente de areias e siltes Areia bem selecionada e limpa, variando a areia grossa a cascalhos

Coeficiente de Infiltrao/ m2 dia Menor que 20

20 a 40

40 a 60

60 a 90

Maior que 90

No caso de vala de infiltrao a seo do fundo as covas devem estar a uma profundidade de 0,60 a 1 m do nvel do terreno. Ser prudente que o fundo da vala ou do sumidouro estejam a 1,5 m acima do nvel mximo do lenol fretico. - raspar o fundo e os lados da cova e colocar uma camada de 5 cm de brita n0 1; - no 1 0 dia de ensaio, manter as covas cheias de gua durante 4 horas; - no dia seguinte, encher as covas com gua e aguardar que se infiltrem totalmente; - encher novamente as covas at uma altura de 0,15 m e cronometrar o tempo de rebaixamento de 0,15 para 0,14 m. Quando este rebaixamento se der em menos de 3 minutos, refazer o ensaio cinco vezes, adotando a 50 medio. Com os tempos acima obtidos, obter os coeficientes de infiltrao do solo em l/m2 por dia, na curva de coeficiente de infiltrao Adotar o menor dos coeficientes determinados nos ensaios. IV.5.8.2. - REA DE INFILTRAO NECESSRIA A rea de infiltrao necessria para determinado despejo, pode ser calculada pela frmula: A = V/Ci sendo: A = rea em m2, para o sumidouro ou vala de infiltrao; V =- volume de contribuio diria em I/dia, obtido da Tab. 10 Ci = coeficiente de infiltrao, obtido pela curva de coeficiente de infiltrao ou Tab. 12.

67

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

Fig.26 - Tempo de infiltrao x coeficiente de infiltrao

EXEMPLO: Edifcio de apartamentos com 4 pavimentos e 2 apartamentos por pavimento. Os apartamentos so de 3 quartos .sociais e um de servio. Desejamos saber qual a rea de infiltrao necessria para o sumidouro e o volume da fossa sptica de cmara. O tempo de infiltrao obtido por ensaios: 10 minutos. Clculo do nmero de contribuintes: N0 de pessoas por apartamento: 7 No de apartamento no edifcio: 8 No total de contribuintes: 56 Volume da fossa sptica de cmara nica: V=N(CT+ 10OLf) Pelas Tabelas 10 e 11 tem-se: C = 200 I/dia/pessoa ou C = 56 x 200 = 11.200 I/dia
68

INSTALAES HIDRULICAS E SANITRIAS - ESGOTO SANITRIO

T = 0,625 O volume til da fossa ser: V = 56 (200 x 0,625 + 100 x 1) = 12.600 litros ou 12,6 m3 Caso a fossa seja cilndrica, podemos usar as dimenses: d = 2,83 m h=2m A rea de infiltrao necessria para o sumidouro ser:
A 12.600 315 m3 40

Pode-se usar 4 sumidouros prismticos de altura h = 2 m e com as dimenses de 5 x 7 metros.

69

Anda mungkin juga menyukai