Anda di halaman 1dari 5

DEPTO.

EBD ASSEMBLIA DE DEUS BOM JESUS


RUA BOM JESUS 2535 BOM JARDIM FORTALEZA CEAR VICENTE CELESTINO PEREIRA DE SOUSA PASTOR PRESIDENTE FONTE DE VIDA PARA VOC

DISCIPULADO A MISSO EDUCADORA DA IGREJA. TEXTO UREO Somos discpulos de Jesus quando glorificamos o Pai atravs de nossos frutos, quando amamos vidas e permanecemos no amor que Cristo nos amou. VERDADE PRTICA Como lideres precisamos ter cuidado para com a vida de nossos discpulos. Jesus disse que uma das caractersticas que nos fariam ser Seus discpulos seriam os frutos, as vidas que Ele mesmo confiaria em nossas mos Jo. 15.8,9. INTRODUO Como hoje em dia as pessoas buscam respostas s suas necessidades espirituais e emocionais, faz-se necessrio desenvolver os processos para a orientao e o cuidado com cada novo crente que chega igreja; ensin-los a buscar no Senhor e mostrar-lhes que Ele tem um propsito para suas vidas, que se convertam em lderes na Sua obra. Este processo a consolidao. I. A TAREFA DA IGREJA NO DISCIPULADO O desejo do corao de Deus que se realize um processo de cuidado com os novos crentes, que os v como cordeirinhos, e que se d um acompanhamento at que se tornem ovelhas e assim possam ser facilmente pastoreadas. 1. A viso da igreja quanto ao discipulado. A igreja tem que ter a viso de quer todo o sucesso depende de como ela vive a consolidao. Colossenses 1.28,29 podemos ver o Apostolo Paulo: Anunciando o evangelho. Ensinando a todo homem. Trabalha dando plena liberdade ao poder de Deus atravs de si. 2 Timteo 1.1-11 Paulo, o consolidador. Paulo abre seu corao diante de seu filho espiritual Timteo, a quem estava consolidando. Motiva-o que mantenha vivo o dom que recebeu Vs. 6. Que deve testemunhar sem se envergonhar Vs. 8. Que foi chamado por Deus para o ministrio Vs. 9. O Maior desafio de lder no consiste em ganhar vidas, mas sim em conservar o fruto. Querido lder, valorize seus discpulos e oferea condies de permanncia para eles na igreja. Que todos estejam devidamente ocupados, realizando o que o Senhor mandou Mt 28.19.

2.

O quadriforme mtodo de Jesus. O Ministrio do Senhor Jesus Cristo foi um sucesso apesar do pouco tempo de durao. Temos que seguir os mesmos passos do nosso mestre. a) Ganhar como ganhar? Indo Vejamos as opes. Grupos. Cultos de celebrao. Evangelismo de casa em casa. Campanhas evangelsticas. b) Consolidar. Fazendo discpulo. Esse um passo decisivo para manter a pessoa ganha no caminho do Senhor. levar o novo convertido a firmar-se na f em Cristo. Lies com o consolidador. Consolidao atravs dos cultos de celebrao. Grupos. Pr-seminrio. Seminrio. Ps-seminrio. A consolidao o corao da multiplicao o pulmo do projeto de Deus. c) Treinar. Curso de consolidao. Escola de vencedores nos seus mdulos. Participao no gal. d) Enviar. Culto de celebrao. Grupos. Trabalho pastoral. Discipulado. Frente de uma igreja. II. DISCIPULADO E DISCPULO 1. Que discipulado? O discipulado nada mais que ensinar a Palavra de Deus aos novos convertidos, queles que aceitarem a Cristo como seu nico e suficiente salvador. Paulo e Barnab realizaram esta tarefa maravilhosa na igreja de Antioquia, isto era necessrio para transformar o projeto em realidade. Jesus na parbola do semeador ensina que necessrio, que preciso que a semente germine cresa em boa terra para que frutifique Mt 13.3-8. Na orao que o profeta Daniel faz (Daniel 9) pela restaurao de seu povo, d nos as regras de como deve agir todo o consolidador. a) Ter uma profunda compaixo pelas pessoas e tomar o seu lugar v.5 3

b) Confessar os seus pecados, como se fossem os seu prprios v.6 c) Implorar o favor e a misericrdia divina para com eles v.16 d) Confiar plenamente na pronta restaurao de suas vidas v.20 1. Que significa ser discpulo? A palavra portuguesa discpulo vem do latim discpulos, que significa aluno, aprendiz. Podemos ver I Cr 25.8, refere-se aos alunos da escola de musica de Jesrusalem. Caractersticas Bsicas de um Discpulo. Um discpulo creu na doutrina de Cristo Jo 3.17; At 11.26. Ele passou pela experincia do novo nascimento Jo 3.3-5. Ele renunciou a tudo Marcos 8.34. Ele se interessa por ajudar a aumentar o nmero dos discpulos, em obedincia a Grande Comisso Mt 28.19,20. III. A IGREJA REALIZANDO O DISCIPULADO 1. A Igreja deve selecionar pessoas para o discipulado. A viso da igreja primitiva fundamentava-se em um processo de relacionamento entre lder e discpulo, e vice-versa. O principio foi estabelecido pelo Senhor Jesus Cristo mediante o exemplo com os doze apstolos. 2. A igreja deve concentrar sua ateno sobre os discipuladores. Fazer o melhor: uma responsabilidade do lder. Ensine os a crescer. Forme lideres exemplares. Guie-os ao sucesso. Ensine as disciplinas espirituais. Crie um ambiente que atraia a outros. Desafie-os com um grande modelo de crescimento. 3. A igreja deve trein-los para a tarefa do discipulado.

CONCLUSO : Devemos, pois, com todas as foras no desanimar e, apesar de toda a resistncia, a comear de nosso prprio comodismo. Lutemos para que cada crente se conscientizem da necessidade imediata no somente para ensinar e sim de viver a viso que Deus nos deu para estes ltimos dias.

Pastor: Gilvan Sabino Consolidar Tornar slido, seguro, estvel, fortalecer e reforar.

Anda mungkin juga menyukai