Anda di halaman 1dari 55

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SCIO-ECONMICO DEPARTAMENTO DE CINCIAS ECONMICAS

PS-MODERNISMO NO CAPITALISMO CONTEMPORNEO: UMA REVISO DE LITERATURA

ELISA SENA LANGE

Florianpolis, 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SCIO-ECONMICO DEPARTAMENTO DE CINCIAS ECONMICAS

PS-MODERNISMO NO CAPITALISMO CONTEMPORNEO: UMA REVISO DE LITERATURA

Monografia submetida ao departamento de Cincias Econmicas para obteno de carga horria na disciplina CNM 5420 Monografia.

Por: Elisa Sena Lange Orientador: Professor Helton Ricardo Ouriques rea de Pesquisa: Evoluo do Capitalismo Contemporneo Palavras-Chave: Capitalismo Contemporneo, Ps-Modernismo, Acumulao Fordista, Acumulao Flexvel.

Florianpolis, 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SCIO-ECONMICO DEPARTAMENTO DE CINCIAS ECONMICAS

A banca examinadora resolveu atribuir a nota ............. aluna Elisa Sena Lange na Disciplina CNM 5420 Monografia, pela apresentao deste trabalho. Banca examinadora:

________________________________________ Professor Helton Ricardo Ouriques, Dr. Orientador

________________________________________ Professor

________________________________________ Professor

Florianpolis, 2009

RESUMO

A ps-modernidade diz respeito condio cultural atual, resultado de um perodo de transitoriedade nos valores culturais a partir da dcada de 1950. Este movimento tem em si um conceito que se quer contrrio modernidade dos sculos passados que se entende at a Segunda Guerra Mundial. medida que ascende uma poca ps-modernista, os hbitos cotidianos so mudados, os sentimentos e sensaes sofrem variaes essenciais, muda-se a percepo de mundo e sua estrutura cultural. Data do mesmo perodo a reinveno capitalista que resulta em sua forma contempornea: o regime de acumulao flexvel. Transformaes nas relaes econmicas de troca, na estrutura do sistema produtivo, na poltica e no comportamento cultural ocorrem em paralelo e tendem a expressar uma lgica comum atravs da qual acontecem. Neste trabalho feita uma reviso de literatura acerca do assunto proposto e uma anlise das modificaes ocorridas na segunda metade do sculo XX que impactaram definitivamente na estrutura social atual. Palavras-chave: Ps-Modernismo, Capitalismo Contemporneo, Acumulao Flexvel.

SUMRIO

1.INTRODUO ........................................................................................................... 6 1.1.Tema e problema ...................................................................................................... 6 1.2.Objetivos................................................................................................................... 7 1.2.1.Objetivo Geral ....................................................................................................... 7 1.2.2.Objetivos Especficos ............................................................................................ 7 1.3.Justificativa ............................................................................................................... 8 1.4.Metodologia .............................................................................................................. 9 2.MODERNIDADE E MODERNIZAO CAPITALISTA ...................................... 10 3.TRANSIO DA MODERNIDADE FORDISTA PARA A PS-MODERNIDADE FLEXVEL ............................................................................................................................... 25 4.A NOVA SOCIEDADE DE CONSUMO E A MERCANTILIZAO DE TODAS AS COISAS.............................................................................................................................. 47 5.CONCLUSO ........................................................................................................... 52 REFERNCIAS ........................................................................................................... 54

1. INTRODUO
1.1. Tema e problema

A nova configurao do modo como a sociedade tem se relacionado com o tempo e o espao nas ltimas dcadas apresenta uma mudana no campo cultural e poltico-econmico. A partir do anncio de um novo tipo de sociedade, a idia de ps-modernismo surge como meio para um novo conceito abrangente dos fenmenos culturais e polticos contemporneos. Com base na inter-relao existente nas diversas esferas da produo social, faz-se visvel o vnculo entre as manifestaes artsticas e a estrutura scio-econmica na qual esto inseridas. Desse modo, o recente e simultneo desenvolvimento de novas formas de expresso cultural, de formas flexveis de produo do capital e de uma nova compreenso do tempoespao sugere-nos possvel a proposio de que, no atual sistema capitalista multinacional, estgio que se convencionou chamar globalizao, a lgica inerente ao capitalismo contemporneo scio-cultural e esttica, e, portanto, ps-moderna. Assim, no cerne do termo ps-modernismo define-se a reao ao modernismo, ou pelo menos uma ruptura com este ltimo. Como observado por Paulo Srgio Rouanet, em As Origens do Iluminismo, o prefixo ps expressa mais veementemente o significado de desfazer o velho (a modernidade) do que conjugar o novo (o ps-moderno), o que provoca um estado de conscincia de ruptura. Os argumentos ps-modernos ao longo do tempo mais se estabelecem do que so contrapostos, refletindo uma nova configurao do desenvolvimento social, poltico e intelectual, ao passo que so conectados com idias que remetem ao surgimento de uma era ps-industrial ou ps-capitalista. Sem embargo, ainda que essa insero conceitual seja crescente, o uso do termo ps-modernismo causa controvrsias para os que atribuem incoerncia e modismo ao seu significado e acreditam que a sociedade mundial ainda no saiu da Modernidade. Nesse sentido, cabe questionar quais so os rumos do atual sistema mundial capitalista, que transita para um novo paradigma, bem como a maneira que se estrutura a organizao da economia global e o funcionamento da produo cultural dentro desses novos parmetros, de modo a identificar quais so as idias dominantes que circundam as definies do fundamento cultural, poltico e scio-econmico atual.

Esta monografia tem como objetivo abordar a distino entre modernismo e psmodernismo, tentando evidenciar as tendncias culturais e comportamentais contemporneas como elementos associados a uma mudana no capitalismo, determinada pela passagem do fordismo para a acumulao flexvel. Nessas condies, o que Harvey chama de acumulao flexvel teria correspondncia com mudanas nas manifestaes culturais? E se tem que manifestaes so essas? Essas manifestaes so diferentes das existentes em outros perodos histricos? O que simbolizam? Seria a manifestao da mercantilizao de tudo, da transformao de todos os aspectos da vida social em mercadoria? So algumas questes as quais se pretende elucidar ao longo desta pesquisa. A abordagem e anlise dos conceitos de Modernidade e Ps-Modernidade e suas expresses, presentes neste trabalho, buscam o esclarecimento de limites e rupturas desses processos e o mapeamento cognitivo do sistema presente para uma nova conscincia ideolgica comum, expressa pelo sentido de ps-modernismo.

1.2. Objetivos 1.2.1 Objetivo Geral

Pretende-se ao longo da pesquisa explorar evidncias de manifestaes de valores psmodernos no capitalismo contemporneo, verificando a relao existente entre uma condio histrica ps-moderna e a evoluo econmico-social presente.

1.2.2 Objetivos Especficos

Discutir os conceitos de Modernidade e Ps-Modernidade dentro de seus contextos econmicos, sociais e culturais.

Analisar os aspectos de mudana nas relaes econmicas atuais e na configurao das caractersticas do sistema capitalista contemporneo.

Examinar as expresses culturais contemporneas bem como sua articulao com os atuais meios de produo.

Expor o impacto da conectividade existente entre os meios cultural, poltico e econmico.

1.3 Justificativa

Afora o interesse pessoal da autora deste trabalho em adquirir uma bagagem terica do tema abordado, aumentando seu conhecimento atravs do desenvolvimento do assunto e contribuindo para a soluo de problemticas acerca do mesmo, o objeto desta pesquisa se impe pela recorrente discusso a respeito de uma nova tendncia intelectual, surgida na segunda metade o sculo passado, que configuraria uma nova estrutura do pensamento mundial, das prticas sociais e do capitalismo global, a saber, o ps-modernismo. Assim, a pesquisa se presta a investigar a natureza do ps-modernismo, desenvolvendo uma linha de anlise terica que permita a progresso da compreenso do tema e das margens que acentuam os limites entre definies fundamentais de um estado psmoderno atual e um precedente estado moderno. O estudo pode, ento, contribuir como referencial terico para anlises desse cunho, proporcionando base para o entendimento dos novos discursos que compreendem esta fase conflitante do desenvolvimento poltico, econmico e cultural. As condies para o desenvolvimento deste trabalho so favorveis, pois o material necessrio para a pesquisa de fonte terica e de grande acessibilidade. Tambm se conta com a orientao de um professor da instituio da rea de Evoluo Econmica do Capitalismo Contemporneo.

1.4. Metodologia
O desenvolvimento deste trabalho consiste na pesquisa bibliogrfica de conceitos fundamentais das vertentes moderna e ps-moderna, alm de fundamentos culturais, polticos, sociais e econmicos referentes a esses perodos. Seguindo, realizou-se anlise correlacional e comparativa de tendncias e constataes feitas a partir dos levantamentos feitos atravs do mtodo que ser aplicado para a elaborao deste trabalho. Segundo Lakatos e Marconi (1991:183), a tcnica de pesquisa bibliogrfica viabiliza o contato direto do pesquisador com todo o material j publicado sobre o assunto que ser tratado em seu trabalho. Assim sendo, este mtodo consiste na utilizao de fontes secundrias para o desenvolvimento de uma pesquisa, correspondendo a toda a bibliografia acerca do tema proposto, sendo livros, jornais, teses, monografias, publicaes avulsas, revistas, materiais audiovisuais, entre outros. Pretende-se, portanto, que estes meios forneam ao pesquisador uma bagagem terica de conhecimento necessria para a produo do trabalho, permitindo no s citaes do que j foi desenvolvido sobre determinado assunto, mas principalmente a anlise deste, com novo enfoque, para que novas concepes sejam proporcionadas e novas concluses sejam alcanadas. Sublinha-se que no presente trabalho de pesquisa o material bibliogrfico utilizado consistir, principalmente, em publicaes como livros, teses, publicaes avulsas, etc., demandando, na consulta dessas fontes, procedimentos como identificao, localizao, compilao e fichamento do material relacionado ao objeto de estudo. Em sntese, este trabalho pretende ser uma reviso de literatura sobre o tema aqui a ser exposto.

10

2. MODERNIDADE E MODERNIZAO CAPITALISTA

Como um termo que pretende denominar o tempo da humanidade este tempo que transita entre a definio moderna e ps-moderna Teixeira Coelho afirma o moderno como um nome oco, um nome que admite uma variedade de contedos. Moderno a indicao de algo concreto sem evidenciar seu significado, que supe um conhecimento prvio de algo anlogo para a compreenso de seu conceito: A maioria das pessoas sabe reconhecer alguma coisa como moderna, embora seja incapaz de descrever ou definir em que consiste essa modernidade (TEIXEIRA COELHO, 1990, p. 9). Temos uma referncia oca do que seja moderno, e a relao estabelecida entre o objeto concreto e a designao de moderno que lhe atribuda passvel de variados contedos. Como linguagem, o modernismo caracteriza um estilo: um conjunto de smbolos que se unem atravs de um significado e traduzem uma viso de mundo. Assim, designado por Teixeira Coelho, o modernismo simboliza a representao da compreenso de uma gerao sobre as relaes (de existncia) exercidas em sua poca; a criao, individual ou conjunta, de smbolos que representam a viso expressa de uma poca. Acerca da modernidade, o mesmo autor diz que O modernismo o fato, a modernidade a reflexo. Enquanto o modernismo a auto-afirmao na expresso de uma poca, a modernidade o questionamento de seu significado, a busca pela descoberta de seu sentido. A modernidade, sim, poderia ser a conscincia que uma poca tem de si mesma (...) no fosse a alienao um processo social interveniente cuja finalidade , exatamente, evitar essa conscincia de si (TEIXEIRA COELHO, 1990, p. 13). A palavra moderno tem sua origem no termo modernus do baixo latim, que inspira o sentido de recente. Como no sculo V, das primeiras vezes em que foi mencionado, o moderno se referia ao novo tempo cristo, ao presente (cristo) que se opunha ao passado (romano) modernus, de modo, recente; cf. hodierno, de hodie, hoje, este dia (TEIXEIRA COELHO, 1990). Admitindo-se que a modernidade como perodo histrico de uma sociedade relativa, ou seja, seu tempo distinto em um espao divido por sua aceitao e ao, e negao ou no evoluo considere-se aqui o descompasso existente entre os tempos sociais (ou histricos) no ocidente, ingressado na tarefa de definir-se como moderno, e no oriente, com sua

11

permeao de pactos com a permanncia de valores intersticiais a sociedades antigas , o que se entende por um projeto da modernidade, como se referiu Habermas (HABERMAS, 1996, apud HARVEY), estende-se pela cultura ocidental eurocntrica de trs sculos atrs. Alguns autores mencionam o incio do sculo XVI como o incio da modernidade, porm somente o sculo XVIII, com a Revoluo Francesa em 1790, como a concretizao moderna. O fato que o sculo XVIII marcado pelo pensamento iluminista, formulador intelectual de uma nova estrutura de sociedade que rompia com a antiguidade, baseando-se na distino e autonomia de trs campos do conhecimento e da prtica, a saber, cincia, arte e moral, seguidos pelos campos da lei e da poltica, distanciando-os do antigo domnio religioso (TEIXEIRA COELHO, 1990). Assim se queria o incio moderno, com o desenvolvimento da cincia objetiva, da moralidade, das leis universais e da arte autnoma, concretizando a emancipao humana atravs do conhecimento cientfico da natureza, do desenvolvimento da racionalidade na organizao social e no pensamento, e alcanando uma almejada liberdade individual do poder exercido sobre a sociedade, fosse este natural, religioso ou poltico (HARVEY, 1996). Estavam subentendidos dentro do plano iluminista a ruptura e o distanciamento das formas tradicionais de organizao da sociedade pr-moderna. Imersa no sentido da remota origem da palavra, a era moderna inspirava em sua realizao verdadeiros significados de novo, mudana, transitoriedade, fragmentao. Admitia-se o princpio de universalidade da razo e de uma verdade geral, comum a todos. Com a tenso exposta na frase de Baudelaire, que abre o captulo Modernidade e modernismo do livro Condio Ps-Moderna, de David Harvey (1996), a qual diz que a modernidade o transitrio, o fugidio, o contingente; uma metade da arte, sendo a outra o eterno e o imutvel, Harvey presta-se a examinar a dualidade inerente ao sentido moderno posto por Baudelaire em The Painter of Modern Life, de 1863. Assim, sendo a ruptura, a transitoriedade e a fragmentao caractersticas da modernidade e de sua prpria dinmica, configurando um sentido de repetio desses mecanismos ao longo de seu desenvolvimento as vanguardas so citadas como exemplo de agentes de alterao ao longo da histria moderna , o eterno e o imutvel de Baudelaire parecem se opor estrutura moderna que se observa. Nesse sentido, Harvey utiliza-se da verso de Nietzsche quando expe o eterno e o imutvel da sociedade moderna em uma reproduo quase perversa, aplicando-a sobre a

12

essncia destrutiva da criao, elemento de repetio fundamental da construo e do desenvolvimento contidos no mpeto modernista, mesmo este se confrontando com os princpios iluministas da razo, dos direitos universais, da moralidade e, enfim, das verdades:

A essncia eterna e imutvel da humanidade encontra sua representao adequada na figura de Dioniso: Ser a um s e mesmo tempo destrutivamente criativo (isto , formar o mundo temporal da individualizao e do vir-a-ser, um processo destruidor da unidade) e criativamente destrutivo (isto , devorar o universo ilusrio da individualizao, um processo que envolve a reao da unidade) (loc.cit.). O nico caminho para a afirmao do eu era agir, manifestar a vontade, no turbilho da criao destrutiva e da destruio criativa, mesmo que o desfecho esteja fadado tragdia (HARVEY, 1996, p. 26).

A tragdia relacionada ao processo de destruio criativa do desenrolar moderno faz referncia necessidade de destruio do passado dizer, de grande parte de suas formas, sua ruptura, - para a reconstruo de um futuro, a criao de uma nova civilizao. Os fins justificam os trgicos meios para alcan-los: a dinmica da tragdia do desenvolvimento, como dito por Berman (1982). Analogamente, a teoria do desenvolvimento capitalista de Schumpeter se reapresenta. Nela, a fora motora para a evoluo econmica, e conseqentemente social e humana, justamente o carter empreendedor do homem capitalista, agente principal da destruio criativa, meio pelo qual possvel se concretizar a inovao tecnolgica e social, essencial para o progresso e para o desenvolvimento do sistema produtivo. E como imagem do postulado capitalista schumpeteriano, a Segunda Guerra Mundial apresenta-se, segundo as palavras de Harvey (1996), como o maior evento da histria da destruio criativa do capitalismo. Reforando o sentido do novo, to inerente modernidade desde sua origem at seu perodo mais recente, a mercantilizao generalizada, que eclodiu no sculo XIX e passa a ser base para as relaes sociais, no se limita s camadas mais bsicas da reproduo social e transborda para a esfera da produo cultural. Sobre este processo que resultaria revolucionrio e decisivo na reformulao do conceito de reproduo e consolidao da vida capitalista, Teixeira Coelho destaca a relao que se tinha com conceitos que se tornariam parmetros e referncias para o movimento da produo capitalista: A noo de novo ou, mais precisamente, a valorizao do que novo, no uma
constante na histria da cultura. O novo, ou o original, no era por si s trao capaz de chamar ateno na antiga cultura chinesa. O quase oposto prevalecia: um pintor era bom quando conseguia copiar perfeitamente um mestre. A diferena era

13

reconhecida e tambm valorizada enquanto tal mas apenas depois de seu detentor ter demonstrado que era capaz de ser igual. Ao contrrio do que acontece nos tempos modernos, a diferena pela diferena no era um valor positivo. Mesmo na cultura ocidental o valor desmedido atribudo originalidade porque original relativamente recente. O sculo XVII ainda est cheio de grandes pintores que pintam maneira de outros grandes pintores (TEIXEIRA COELHO, 1990, p. 14).

A industrializao e a mercantilizao do sculo XIX trazem consigo a valorizao da originalidade como fator motivador para o consumo e para a movimentao de um mercado que ento passa a desejar descontroladamente a novidade materializada e pronta para ser consumida. Essa valorizao da originalidade traz consigo o conceito de agregao de valor, j que parte do princpio de que se algo diferente deve ter maior valor que coisas ordinrias, justamente por sua diferena. Cai-se, portanto, em uma representao neurtica do novo (TEIXEIRA COELHO, 199). A consolidao de um mercado cultural ao longo do sculo XIX sob esses aspectos desenhou um modelo de competio para esses produtos e inseriu o conceito de destruio criativa no prprio campo esttico, reflexo do domnio que esse processo exercia sobre todos os campos da sociedade. A esttica passou a ser pensada de modo a responder padres de consumo que pudessem se reverter em vendas para uma classe de consumidores culturais. A criao artstica sob os comandos mercadolgicos que refletiam as circunstncias competitivas definia, a arte modernista como obra do artista introduzido na dedicao arte pela arte a diferena pela diferena , a fim de alcanar a produo de uma obra nica, que contm o valor da originalidade, que imponha sua diferena material e de valor no mercado e que conquiste seu preo de monoplio. Com efeito, o artista se introduz na lgica do mercado e faz uso da lgica da reproduo da vida capitalista. Sobre as circunstncias da ordem social estabelecida nesse perodo (sculo XIX at a primeira guerra mundial) e sua influncia sobre o campo esttico, Harvey conclui que:

importante ter em mente, portanto, que o modernismo surgido antes da Primeira Guerra Mundial era mais uma reao s novas condies de produo (a mquina, a fbrica, a urbanizao), de circulao (os novos sistemas de transportes e comunicao) e de consumo (a ascenso dos mercados de massa, da publicidade, da moda de massas) do que um pioneiro na produo dessas mudanas (HARVEY, 1996, p. 32).

14

Como observado por Paul Virilio (1996) toda arte moderna ligada inveno de motores: motor a vapor, motor de exploso, motor eltrico.... As manifestaes artsticas ligadas a essas velozes transformaes ou refletem uma reao de dificuldade de absoro quilo que ainda, por certo, nos incompreensvel, ou refletem a insero dessas transformaes na sociedade como puras ferramentas de produo da arte, inclusive. Essas reaes, o modo como aconteceram, fizeram surgir movimentos que alteraram essas mudanas ou a sustentaram, movimentos que deram forma ambigidade modernista. A mquina, essa grande inveno moderna a que toda a histria da modernidade ligada e a partir da qual as relaes de produo e de informao do mundo se transformaram definitivamente.

Tratava-se de uma extraordinria combinao entre o futurista e o niilista, o revolucionrio e o conservador, o naturalista e o simbolista, o romntico e o clssico. Foi a celebrao de uma era tecnolgica e a sua condenao; uma excitada aceitao da crena de que os velhos regimes da cultura tinham chegado ao fim e um profundo desespero diante desse temor; uma mistura de convices de que as novas formas eram fugas do historicismo e das presses da poca com convices de que essas formas eram precisamente a expresso viva dessas coisas (BRADBURY; MCFARLANE, 1996, apud HARVEY).

Apesar da diversidade que pode ser encontrada no movimento modernista como um todo, dada sua ascenso e glria durante determinados perodos em vrias cidades que vo da Europa Amrica do Norte, com suas igualmente determinadas caractersticas peculiares ao ambiente cultural em que estavam envoltas Harvey cita seus momentos de triunfo nas cidades de Chicago, Paris, Nova York, Viena, Copenhague, Berlin -, o modernismo tem seu ponto comum de origem no que Harvey (1996) chama de fenmeno urbano, relacionando-se com a experincia de transformao urbana expressa no aumento da populao das cidades, na forte migrao para os centros urbanos, na industrializao, na mecanizao, na reorganizao dos ambientes, nos movimentos urbanos polticos: A crescente necessidade de enfrentar os problemas psicolgicos, sociolgicos, tcnicos, organizacionais e polticos da urbanizao macia foi um dos canteiros em que floresceram os movimentos modernistas modernismo: a arte das cidades (HARVEY, 1996, p. 34). Mesmo considerando complexa a histria modernista, com toda uma varincia dentro de sua vasta gama de pontuaes caractersticas, Harvey (1996) destaca o delineamento de um aspecto comum pelo menos de origem, no que foi o projeto da modernidade entre todas

15

elas para se tornar aparente o sentido contrrio que o ps-moderno impe ao moderno dentro da esfera esttica e intelectual. No projeto iluminista, havia preceitos que ditavam a existncia de uma nica verdade possvel, dizer, de uma nica resposta a todas as perguntas. Alm disso, o mundo deveria ser apreendido e representado de uma maneira correta atravs da racionalidade, que, para ser alcanada, fazia uso de todos meios matemticos e cientficos, os quais dariam as respostas para as leis iluministas (HARVEY, 1996). Esses pontos marcam a rigidez do pensamento iluminista para o projeto da modernidade e tambm o que seria posteriormente o alvo de ataque de idias contrapostas que trariam sua prpria queda. As contestaes ao absoluto difundido at ento tiveram incio j a partir da segunda metade do sculo XIX e avanaram o incio do sculo seguinte atravs de novos processos de experimentao na arte, com o cubismo de Picasso, na literatura de Proust, Joyce e Lawrence, na cincia com a teoria da relatividade de Einstein, na produo, com Os princpios da administrao cientfica de F. W. Taylor. Essas transformaes na representao e conhecimento humanos influenciaram fortemente as formas do modernismo para uma conformao diferente que construiria os contornos da modernidade mais recente, a modernidade do sculo XX. Na base desse processo de transformao moderna so pontuados os principais marcos da transformao, resultados de uma brecha de incongruncia do prprio projeto de idias iluministas e que resultaram a reinveno desse projeto:

As mudanas por certo foram afetadas pela perda da f na inelutabilidade do progresso e pelo crescente incmodo com a fixidez categrica do pensamento iluminista. Esse incmodo veio em parte do caminho turbulento da luta de classes, em particular depois das revolues de 1848 e da publicao do Manifesto Comunista. Antes disso, pensadores da tradio iluminista, como Adam Smith ou Saint-Simon, podiam razoavelmente alegar que, uma vez derrubadas as grades das relaes de classes feudais, um capitalismo benevolente (...) poderia trazer os benefcios da modernidade capitalista para todos. Essa tese, vigorosamente rejeitada por Marx e Engels, tornou-se menos sustentvel medida que o sculo passava e as disparidades de classe produzidas no mbito do capitalismo se tornavam cada vez mais evidentes. O movimento socialista contestava cada vez mais a unidade da razo iluminista e inseriu uma dimenso de classe no modernismo (HARVEY, 1996, p. 37).

Ainda, o desenvolvimento da psicanlise com a articulao de Freud de necessidades erticas, psicolgicas e irracionais e o relativismo de Eisntein que reviu conceitos para o tempo e o espao, e a simultaneidade absoluta, mostraram a incapacidade de abrangncia que

16

representava o unilateralismo iluminista nas manifestaes modernas. O modernismo assume, ento, a relatividade das coisas, um perspectivismo e um relativismo mltiplos como sua epistemologia, para revelar o que ainda considerava a verdadeira natureza de uma realidade subjacente unificada, mas complexa, como escreve Harvey (1996, p. 38). O modernismo ps- Segunda Guerra Mundial sucede seu estgio herico do entreguerras e estabelece um estado bem mais constante na sociedade. Harvey (1996) se refere a um modernismo universal ou alto, que parece ter substitudo a busca anterior por um mito apropriado para a sociedade devido homogeneidade e estabilidade alcanadas pelo sistema de poder internacional, regido pela hegemonia norte-americana e organizado atravs das leis do fordismo e do keynesianismo. Observa ainda que a arte, a arquitetura, a literatura etc. do alto modernismo tornaram-se artes e prticas do establishment numa sociedade em que uma verso capitalista corporativa do projeto iluminista de desenvolvimento para o progresso e a emancipao humana assumira o papel de dominante poltico-econmica: acreditava-se no progresso linear, nas verdades absolutas e no planejamento racional de ordens sociais ideais dentro de um sistema de conhecimento e produo padronizados, condies que definiam um modernismo positivista, tecnocntrico e racionalista, e elitista (HARVEY, 1996, p. 42). Apesar de ser um movimento de organizao social com sua origem associada a um tempo e a um espao (geogrfico) especficos, a modernidade traz com sua ascenso um dinamismo que deriva da separao entre esses dois elementos o tempo e o espao e de sua recombinao em formas que permitem o zoneamento tempo-espacial preciso da vida social, para a reordenao das relaes sociais a partir do fluxo contnuo de informao e conhecimento que as afetam. A dialtica do tempo e do espao na modernidade compe suas caractersticas de descontinuidade em relao s culturas tradicionais e fundamenta suas instituies como o capitalismo em extremo dinamismo e escopo globalizante. Nas sociedades pr-modernas, o tempo que constitua a vida diria das pessoas era relacionado invariavelmente a um lugar, um espao comum a esse tempo, condio para a interao dos indivduos e atividades. Os efeitos da modernidade romperam com essa premissa de que tempo e espao devem colidir para que haja relaes interpessoais, as quais passaram a se realizar atravs de um tempo quantificado lgica e uniformemente pelo relgio mecnico do sculo XVIII, marco primordial da separao desses dois elementos: universaliza-se um tempo padronizado que se expande com a expanso da era moderna (GIDDENS, 1991).

17

Nesse sistema, o tempo pr-condio para o espao, j que a coordenao atravs do tempo a base do controle do espao. A possibilidade de interao entre pessoas ausentes no espao porm presentes no tempo em um mesmo tempo universal real. Em condies modernas, o espao se anula em funo do tempo, tornando-se prescindvel nas relaes e sofrendo alteraes estruturais por questes que tambm lhe so ausentes espacialmente, por relaes ocultas que intervm em sua natureza (lugares distantes que se interferem atravs do tempo com as aes da globalizao). Isso no significa uma destruio das relaes pessoais ou espaciais, mas uma realocao dessas conexes em novos contextos (GIDDENS, 1991). Como uma descontinuidade alocada igualmente em um tempo e espao especficos na histria, a modernizao capitalista se insere na sociedade como elemento e como resultado da modernidade. A constituio de uma nova ordem social promovida, controlada e baseada no capitalismo traz consigo vrtices de um primordial projeto iluminista e submete as esferas de toda uma sociedade dinmica de funcionamento e expanso do prprio sistema. Sendo produzidas dentro e atravs de novas condies capitalistas de relao social, as transformaes, manifestaes e reaes da sociedade sejam culturais, estticas, polticas ou econmicas devem ser compreendidas a partir de uma lgica do capital e sob o prisma da prpria natureza da modernizao capitalista. Nas obras Manifesto Comunista e O Capital, Harvey (1996) encontra o que considera uma das mais completas interpretaes da natureza da modernizao capitalista. Sua ilustrao feita da lgica por trs dos movimentos da sociedade moderna baseada nas constataes e anlises de Marx, quem Harvey (1996) afirma ser, um dos primeiros grandes escritores modernistas, combinando todo o flego e vigor do pensamento iluminista com um sentido nuanado dos paradoxos e contradies a que o capitalismo est sujeito (HARVEY, 1996, p. 97). Para Marx e Engels, os feitos da burguesia no processo de desenvolvimento capitalista contrapem os avanos conquistados s suas inevitveis conseqncias devastadoras: a expanso do mercado mundial atravs do internacionalismo, o domnio das foras da natureza, a utilizao das mquinas em funo da produtividade, a qumica em funo da agricultura e da indstria, o vapor para a navegao, as estradas de ferro para a velocidade do transporte, o desmatamento para o cultivo, o aumento bombstico das populaes urbanas; por outro lado, a violncia, a destruio de tradies, a opresso, a reduo da avaliao de toda a atividade ao frio clculo do dinheiro e do lucro (HARVEY, 1996, p. 97). Os fatos concluem-se, nas palavras de Marx e Engels, como uma subverso contnua da produo, um abalo constante do sistema social, uma permanente agitao e falta

18

de segurana que diferenciam a poca burguesa de todas as pocas precedentes. Seguindo os preceitos da modernidade:

Dissolvem-se todas as relaes sociais antigas cristalizadas, com seu cortejo de concepes e de idias secularmente veneradas; as relaes que as substituem tornam-se antiquadas antes mesmo de ossificar-se. Tudo que slido desmancha no ar, tudo que sagrado profanado, e os homens so obrigados finalmente a encarar com serenidade suas condies de existncia e suas relaes recprocas (Marx e Engels, 1952, p. 25).

Na origem do capitalismo encontramos um processo de desenvolvimento das relaes de troca e de formao dos mercados de fixao de preos que acaba por evoluir a um sistema onde uma nica mercadoria assume um valor de cmbio geral, constituda por um valor de troca que se confunde com seu valor de uso. O dinheiro substitui o carter de cmbio que antes coexistia com o valor de uso em mercadorias comuns reproduo cotidiana da sociedade, como comida, roupa, abrigo, e apresenta sua distino: uma mercadoria que intercede e facilita os intercmbios, mas cujo valor de uso e valor de troca se confundem pelo fato de sua utilidade ser constituda justamente por seu poder de representao e unificao do valor de troca de todas as mercadorias e, portanto, do trabalho social (HARVEY, 1996). Com a formao de uma economia do dinheiro, em que o principal meio de troca cristaliza-se em uma mercadoria, as relaes interpessoais assumem outra dimenso, diferente daquela que compunha comunidades tradicionais onde o contato era direto e entre pessoas familiarizadas, e se tornam impessoais e objetivas em meio relao de dependncia que h entre pessoas desconhecidas. Dentro do que Giddens (1991) denomina desencaixe moderno dos sistemas sociais, a criao do dinheiro criao de fichas simblicas um mecanismo essencial ao deslocamento das relaes sociais do espao realocadas no tempo. O dinheiro, como mercadoria pura, consolida-se como um meio de distanciamento entre tempo e espao e possibilitando transaes entre agentes separados nessa relao. Como definido por Simmel, o engajamento econmico no mais implica, a partir do carter de desprezo espacial do dinheiro, um engajamento pessoal. este, fundamentalmente, o desencaixe proporcionado pelas economias monetrias modernas. Nessas condies, Harvey expe as conseqncias que deduzem dessas relaes:

19

Com a proliferao das relaes de troca, o dinheiro aparece cada vez mais como um poder exterior aos produtores e independente deles, razo pela qual o que originalmente surge como meio de promoo da produo torna-se uma relao alheia a eles. A preocupao com o dinheiro domina os produtores. O dinheiro e a troca no mercado pem um vu, mascaram as relaes sociais entre as coisas. Essa condio denominada por Marx fetichismo da mercadoria. (...) O conceito de fetichismo explica como, em condies de modernizao capitalista, podemos ser to objetivamente dependentes de outros cuja vida e aspiraes permanecem to totalmente opacas para ns (HARVEY, 1996, p. 98).

Para ser eficaz, diz Marx, o dinheiro assume formas fictcias, smbolos dele mesmo (moedas, papel-moeda, crdito), uma fico arbitrria aceita socialmente para representar com totalidade o trabalho social produzido, razo de sua validade, criando-se uma mtua relao de existncia o valor do dinheiro existe pelo trabalho, e este no pode ser seno atravs do dinheiro. Apesar dessa relao de existncia, predomina uma relao de dominncia em que o trabalho subjaz ao dinheiro. Este passvel de acumulao e torna-se expresso de poder social, meio de exero de poder sobre pessoas (com seu poder de controle, de compra do tempo de trabalho e de compra de bens e servios), sendo o principal motor da produo, a magna busca capitalista, o objeto de desejo e ambio, apesar de depender do trabalho social para sua realizao. Sobre esse carter social do dinheiro na dinmica da sociedade moderna capitalista, Harvey diz:

(...) O dinheiro funde o poltico com o econmico numa genuna economia poltica de avassaladoras relaes de poder (...). As linguagens materiais comuns do dinheiro e da mercadoria fornecem uma base universal no capitalismo de mercado para ligar todos a um sistema idntico de avaliao do mercado e, assim, promover a reproduo da vida social atravs de um sistema objetivo de ligao social. Mas, nessas restries amplas, estamos livres, por assim dizer, para desenvolver nossa prpria maneira nossa personalidade e nossas relaes, nossa alteridade, e at para forjar jogos de linguagem grupais, desde, claro, que tenhamos dinheiro bastante para viver satisfatoriamente. O dinheiro um grande nivelador e cnico, um poderoso solapador das relaes sociais fixas e um grande democratizador. Como poder social passvel de ser detido por pessoas individuais, ele forma a base de uma liberdade individual muito ampla, uma liberdade que pode ser empregada no nosso desenvolvimento como indivduos livre-pensadores, sem referncia aos outros. O dinheiro unifica precisamente atravs de sua capacidade de acomodar o individualismo, a alteridade e uma extraordinria fragmentao social (HARVEY, 1996, p. 100).

Ao descrever o capitalismo como um processo social histrico, Wallerstein (1999) situa o capital no centro desse sistema, seu elemento-chave. Seu uso (o do capital), aqui em particular, determinante para diferenciar o capitalismo de qualquer sistema histrico anterior. Materializado e convertvel em dinheiro, no processo do capitalismo histrico o

20

capital se define para alm do acmulo de trabalho passado: se define como objeto prprio de auto-expanso. A varivel vira matria de acumulao para a promoo de uma expanso crescente. Esse mecanismo demanda o estabelecimento de relaes entre o detentor do capital e outras pessoas, especificamente denominadas relaes capitalistas. Atravs das relaes capitalistas se realiza a acumulao capitalista, e a predominncia desta ltima sobre qualquer outra finalidade que possa existir em um sistema de produo social que o define como um sistema capitalista em funcionamento. Assim, dizer que o objetivo de um produtor a acumulao de capital dizer que ele tentar produzir o mximo possvel de um determinado bem e coloc-lo venda com a maior margem possvel de lucro (WALLERSTEIN, 1999, p. 16). Esta uma denotao da lgica capitalista que esclarece a prpria lgica da modernidade. Afinal, o capitalismo no seno a prpria modernidade, um sistema onde o mundo se integra e se conecta atravs da produo, da indstria e do comrcio; uma organizao global baseada no econmico em lugar do poltico; uma ordem onde as relaes sociais se do atravs e para a economia. Harvey (1996), ao afirmar que a fragmentao na forma dinheiro produzida pelo capitalismo caracterstica necessria para sua modernizao, situa a moeda no centro desse processo de transformao. Essa fragmentao se d por uma condio do prprio processo de produo e funcionamento do mercado com a diviso do trabalho e a alienao do produtor com relao ao produto, o que causa a fragmentao das tarefas sociais e da ligao entre o processo de produo e o mercado (relaes de troca). Assim, a diviso social e tcnica do trabalho, uma das bases da modernizao capitalista, gera um mecanismo de produo que permite o crescimento econmico e a acumulao de capital, processo que se intensifica em um ambiente que propicie a especializao da produo, em um sistema econmico aberto e liberal. Nesse contexto, a mercantilizao da fora de trabalho e o assalariamento so destacados por Marx como o meio bsico atravs do qual se reproduz a vida social, a busca pelo lucro. A separao entre produtores diretos e poder dos meios de produo, a separao entre trabalho e produto do trabalho, um processo histrico marcado pela ruptura com antigos modos de produo e se firma como base da reproduo capitalista o trabalhador vira instrumento e seu trabalho fator de produo; o carter humano do indivduo desaparece a partir do momento em que submetido a uma diviso do trabalho que o aloca na produo em condies mesmas pelas quais so alocadas as mquinas da fbrica; torna-se limitado intelectualmente e emocionalmente, reduzido condio de trabalhador assalariado. A

21

converso do trabalho em mercadoria causa uma diviso de classes, onde a classe trabalhadora permanece sob o domnio dos detentores dos meios de produo (j que a ao de compra do trabalho deixa os trabalhadores vulnerveis ao controle do capitalista), ao passo que o fetichismo da trova de mercado transborda para a esfera da produo. Aparentemente, a modernidade foi o nico perodo histrico que ofereceu condies totais propcias ao desenvolvimento dessa estrutura mercantilizada na esfera produtiva e ao desenvolvimento de um ciclo do capital pelo qual a acumulao realizada (WALLERSTEIN, 1999). Dentro de um processo que se inicia com a prvia propriedade de capital (reserva de bens previamente no consumidos) por parte de alguns poucos indivduos, requerendo em seguida certo volume de fora de trabalho para a produo de bens a serem, posteriormente, comercializados a um preo capaz de incluir uma taxa de lucro em um mercado estruturado para sua distribuio a consumidores potenciais, a deciso de reter e reinvestir o lucro obtido na produo fecha o primeiro perodo de uma repetio de ciclos que gera a acumulao capitalista alm de outros fatores determinantes como a maior ou menor taxa de lucro e a maior ou menor competitividade. A dificuldade de realizao dessa seqncia de processos em sistemas sociais anteriores ao capitalismo estava no fato de procedimentos dessa cadeia serem considerados irracionais e/ou imorais por autoridades polticas e morais. Wallerstein (1999) ainda acrescenta que mesmo em situaes que no houvesse a interveno de tais autoridades sociais a inteno de acmulo de capital muito raramente poderia ser concretizada com sucesso, dada a eventual indisponibilidade de algum dos elementos do processo (a reserva acumulada na forma de dinheiro, a fora de trabalho a ser utilizada pelo produtor, a rede de distribuidores, a demanda dos consumidores):

Faltavam um ou mais elementos porque, nos sistemas sociais histricos anteriores, um ou mais desses elementos no eram mercantilizados, ou o eram apenas insuficientemente. Isso significa que o processo no era considerado capaz ou passvel de entrar numa transao de mercado. O capitalismo histrico inclua, portanto, a mercantilizao generalizada dos processos no simplesmente processos de troca, mas processos de produo, processos de distribuio e processos de investimento que anteriormente haviam percorrido vias que no as de um mercado (WALLERSTEIN,1999, p . 12).

A seqncia da abertura de um processo de generalizao da mercantilizao a extenso desse processo para todas as relaes sociais das diferentes esferas da vida

22

econmica. Essa estrutura cria uma relao de proporo entre as variveis acumulao de capital, produo e consumo, onde para haver a expanso da primeira, as duas seguintes devem igualmente expandir-se. Sendo a mercantilizao dos processos sociais de produo o meio pelo qual se produz a acumulao incessante de capital, a mercantilizao de todas as coisas a conseqncia do desenvolvimento histrico do capitalismo (WALLERSTEIN, 1999). Na dinmica capitalista, a inovao o meio pelo qual a burguesia supre sua necessidade constante de renovar seus instrumentos e relaes de produo para poder existir:

As leis coercitivas da competio de mercado foram todos os capitalistas a procurar mudanas tecnolgicas e organizacionais que melhorem sua lucratividade com relao mdia social, levando todos os capitalistas a saltos de inovao dos processos de produo que s alcanam seu limite sob condies de macios supervits de trabalho. A necessidade de manter o trabalhador sob controle na fbrica e de reduzir seu poder de barganha no mercado (...) tambm estimula o capitalista a inovar. O capitalismo por necessidade tecnologicamente dinmico, no por causa das mticas capacidades do empreendedor inovador (como Schumpeter viria a alegar), mas por causa das leis coercitivas da competio e das condies de luta de classes endmicas no capitalismo (HARVEY, 1996, p. 102).

No processo dinmico do capitalismo, a inovao (intrnseca circulao de capital e necessria manuteno ou ao acrscimo das taxas de lucro) traz imprescindivelmente consigo o conceito da destruio criativa como efeito, j que implica a desvalorizao, a destruio de um produto em funo da circulao de um novo. Para Harvey (1996), essa dinmica de produo o fator responsvel pelo ciclo repetitivo de crises no sistema capitalista atividade moderada, prosperidade, excesso de produo, crise e estagnao (HARVEY, 1996, p. 102). E igualmente com base na concorrncia acirrada, uma das diferenas especficas do capitalismo histrico, esse sistema fundamentado na busca incessante pelo aumento dos lucros e pela constante acumulao de capital, e na conseqente necessidade de uso dessa dinmica de produo para se manter no mercado sem risco de autodestruio, que Wallerstein (1999) figura a incerteza quanto ao sentido da mo invisvel de Adam Smith e situa o que parece ser seu real resultado: certamente o mecanismo revela as restries impostas pelo mercado ao comportamento individual; mas ao contrrio da harmonia resultante que se supe, os resultados empricos mostram sucessivos ciclos de comportamentos que alternam situaes de expanses e estagnaes no sistema como um

23

todo (WALLERSTEIN, 1999, p. 29). Para o autor, a regularidade da freqncia desses ciclos leva a crer que o fenmeno de crises intrnseco ao funcionamento do sistema capitalista. A incrvel velocidade com que a destruio criativa inerente reproduo do capitalismo se produz gera a necessidade de se criar novos mercados que comportem as novas linhas de produo, e, mais que isso, gera a necessidade constante de se criar um mercado consumidor para tais produtos igualmente instantneo, imediato e vido por novidade. Sob esse aspecto, faz-se evidente o papel da publicidade como apoio e meio de sustentabilidade expanso econmica e produtiva, com seu desempenho para criar constantemente novos desejos e extrapolar invariavelmente o estmulo s necessidades de consumo. Como conseqncia criao de novos mercados e prpria expanso produtiva, a mobilidade de capital e de trabalho apresenta-se como possibilidade de realocao com melhores condies de lucratividade (HARVEY, 1999). Enfim, para situar esse sistema no tempo e compreender a origem do que rege o modo como nos organizamos em sociedade, o capitalismo histrico descreve-se como um lugar interligado de atividades produtivas, concreto e limitado pelo tempo e pelo o espao, em que a ilimitada acumulao de capital foi de fato o objetivo ou a lei econmica que governou ou prevaleceu na atividade econmica fundamental; um sistema social que criou padres e leis de funcionamento aos quais seus integrantes tm de se adaptar ou dele sero eliminados:

aquele sistema social em que o escopo dessas regras (a lei do valor) tornou-se sempre mais vasto, os executores dessas regras sempre mais intransigentes, a penetrao dessas regras na estrutura social sempre maior, mesmo quando a oposio social a elas tornou-se mais sonora e mais organizada (WALLERSTEIN, 1999, p. 14).

Entretanto, dissociar avanos trazidos pela modernidade capitalista do surgimento de condies que permitiram ou propiciaram o desenvolvimento humano seria negar os aspectos positivos, apesar dos aspectos degenerativos, que essa transformao dos meios de produo de fato proporcionou. O domnio dos conhecimentos de produo no apenas desponta com a reduo das necessidades causadas pela natureza vida humana como subverte a apropriao de foras entre natureza e homem. A configurao de novos cenrios econmicos e sociais, a gerao de novas necessidades e desejos, abre espao e despertam a possibilidade de novas abordagens culturais. Mesmo os aspectos da produo moderna que moldam os trabalhadores

24

de acordo com as necessidades do sistema, como variao do trabalho, fluncia de funo, mobilidade do trabalhador do forma a novas caractersticas que, como afirma Harvey (1999, p. 106) com base no Capital, substituem o trabalhador fragmentado pelo indivduo plenamente desenvolvido, mais verstil e extensivo quanto s variedades passveis de serem apresentadas sua frente e, portanto, mais autnomo e livre. A consolidao do comrcio internacional ampliou o acesso a diferentes produtos e potencializou o consumo e o desenvolvimento de diversas regies. Alm disso, os avanos da fora produtiva, da tecnologia e da cincia so a fora motriz para o prprio desenvolvimento humano. No obstante o carter positivo do capitalismo seja, em maior ou menor grau, existente e imposto por muitos apologistas como sobressalente no sistema, os aspectos de suas qualidades negativas ou simplesmente resultantes revelam no somente um sistema de despropores mas, segundo Wallerstein (1999), um sistema evidentemente absurdo, onde o acmulo de capital tem por objetivo o acmulo de mais capital. Mais que revelar o desequilbrio causado pela dualidade do carter capitalista, a tenso entre o positivo e o negativo desse sistema revela os rastros do projeto iluminista que lhe so intrnsecos: a idolatria da natureza e o mito ao seu redor, cultivados durante o perodo pr-moderno, desaparecem quando o ambiente natural se torna no mais que um objeto ao arbtrio da humanidade; o capital desmitifica as foras naturais, destri as satisfaes tradicionais e a reproduo dos velhos modos de vida. A revoluo sua constante, o que permite sua evoluo e o desenvolvimento de suas foras produtivas acima de qualquer barreira (HARVEY, 1996). Parafraseando Giddens (1991), a modernidade um fenmeno de dois gumes. Mesmo sendo o alcance de uma vida com melhoras em diversos aspectos, a modernidade, em seu paradoxo, apresenta as circunstncias de seu lado sombrio: o desenvolvimento industrial e a evoluo das foras produtivas que, pelo trabalho, aprisionam o homem na repetio, na ausncia da criatividade e no impedimento autonomia individual; alm da degradao ecolgica, do totalitarismo no poder poltico, do militarismo com a industrializao da guerra. Ao evidenciarem uma perda na crena do progresso, exprimindo um pessimismo social, as conseqncias que permeiam a base do lado sombrio moderno e que formam parte das caractersticas do mundo hoje, alm de exporem uma re-negao ao antigo projeto iluminista de desenvolvimento para o progresso, mostram a lgica enigmatista do sistema de produo social moderno: o capitalismo.

25

3. TRANSIO DA MODERNIDADE FORDISTA PARA A PS-MODERNIDADE FLEXVEL

Em sua base, o conceito de modernidade tem origem na Europa ocidental a partir do sculo XV, firmando-se aproximadamente no sculo XVII e XVIII. Refere-se ao estilo, costume de vida ou organizao social que surgiu na regio, sendo associada sua origem a um tempo e a um espao especficos, e difundindo-se em influncias mundiais posteriormente (GIDDENS, 1991). Passados sculos e transformada a sociedade diversas e sucessivas vezes, o fim do sculo XX tem consigo a inquietao para o estabelecimento de novos conceitos sociolgicos, uma vez constatadas mudanas e transies no sistema social associadas formao de uma nova era para alm da moderna: a sociedade da informao, a sociedade do consumo, a sociedade ps-industrial e mesmo a sociedade ps-histrica a sociedade ps-moderna. certo que no se sabe com preciso quem usou o termo ps-moderno pela primeira vez, mas a origem de seu conceito tampouco precisa est associada ao perodo entre o final da Segunda Guerra Mundial e o final da dcada de 1960, incio da dcada de 1970 (para Harvey (1996), algum ponto entre 1968, com o movimento que seria o arauto cultural e poltico da subseqente virada para o ps-modernismo, e 1972), nos tempos de uma reconstruo fsica, arquitetural, ambiental do Velho Mundo destrudo pela guerra, esse mesmo Velho Mundo que foi o bero do moderno (TEIXEIRA COELHO, 1990, p. 61). Ainda que distante de ter sua definio aceita unanimemente, a estreita proximidade em forma e contedo que o ps-moderno tem com o que se consente ps-industrial inegvel. A definio de ps-industrial se afirma quando a sociedade sobrevm s caractersticas e relaes sociais que resultaram da Primeira Revoluo Industrial no sculo XIX, com suas mquinas primrias, suas exaustivas jornadas de trabalho, seus precrios bairros operrios, a explorao do trabalho infantil nas fbricas. No perodo ps-industrial, h uma transio para uma economia de servio e a sociedade presencia um avano quantitativo e uma alterao qualitativa na tecnologia, a consolidao da produo em massa, a qumica sinttica, a eletrnica. As transformaes estruturais provocadas pelas mudanas da poca do margem a uma transio que demanda a compreenso sistemtica da organizao social que

26

segue. O ps-moderno ento se configura como a condio cultural de uma era que se quer ps-industrial. A partir da dcada de 1970 a tecnologia da informao assume a base de reproduo de uma sociedade que busca a legitimao da produo cientfico-tecnolgica e que se molda em um cenrio (ps-moderno) essencialmente ciberntico-informtico e informacional, atingindo um quadro que Lyotard (2004) chama de hegemonia da informtica e impondo uma certa nova lgica. Daniel Bell, em sua teoria ps-industrial, j relacionava a convergncia da sociedade ps-industrializada com a sociedade de informao, suscetvel relevncia do conhecimento terico como aspecto de maior importncia, com grande significado de valor e de crescimento da sociedade do futuro. Krishan Kumar observa que a nova sociedade hoje definida, e rotulada, por seus novos mtodos de acessar, processar e distribuir informao. Bell est to confiante agora, como em sua anlise anterior, que essa situao equivale a uma transformao revolucionria da sociedade moderna (KUMAR, 1997, p. 15). O contraste resultante assim exposto por Valle Barbosa:

Se a Revoluo Industrial nos mostrou que sem riqueza no se tem tecnologia ou mesmo cincia, a condio ps-moderna nos vem mostrando que sem saber cientfico e tcnico no se tem riqueza. Mais do que isso: mostra-nos, atravs da concentrao massiva, nos pases ditos ps-industriais, de bancos de dados sobre todos os saberes hoje disponveis, que a competio econmico-poltica entre as naes se dar daqui para frente no mais em funo primordial da tonelagem anual de matria-prima ou de manufaturados que possam eventualmente produzir. Dar-se, sim, em funo da quantidade de informao tcnico-cientfica que suas universidades e centros de pesquisa forem capazes de produzir, estocar e fazer circular como mercadoria (WILMAR DO VALLE BARBOSA, 1985).

Esta abordagem concorda com a hiptese de Lyotard (2004, p. 4) de que o saber muda de estatuto ao mesmo tempo que as sociedades entram na idade dita ps-industrial e as culturas na idade dita ps-moderna. As informaes tecnolgicas, desenvolvidas e institudas ao longo das ltimas dcadas, incidiram consideravelmente sobre a natureza do saber e suas funes de pesquisa e de transmisso de conhecimento, alterando seus mtodos de aquisio, classificao, acesso e explorao: razovel pensar que a multiplicao de mquinas informacionais afeta e afetar a circulao dos conhecimentos, do mesmo modo que o desenvolvimento dos meios de circulao dos homens (transportes), dos sons e, em seguida, das imagens (media) o fez (LYOTARD, 2004, p. 4). O saber do sujeito que detm o conhecimento exterioriza-se e a atividade de adquirir o saber no mais coincide com a

27

atividade de formao do esprito e do indivduo. A relao entre fornecedores do conhecimento e usurios do conhecimento torna-se mercadolgica, uma relao entre produtores e consumidores onde o valor predomina com seu significado puramente econmico. Conclui Lyotard (2004, p. 5): O saber e ser produzido para ser vendido, e ele e ser consumido para ser valorizado numa nova produo: nos dois casos, para ser trocado. Ele deixa de ser para si mesmo seu prprio fim; perde o seu valor de uso. O saber assume a forma de mercadoria informacional indispensvel ao poderio produtivo (LYOTARD, 2004, p. 5). O embasamento dos novos conceitos que caracterizam a teoria ps-moderna na sociedade ps-industrial como visto est em grande peso associado a transformaes institucionais relacionadas informao, embora com freqncia focalizem tambm questes de filosofia e epistemologia. De acordo com a referncia que Giddens (1991, p. 13) faz a Lyotard, a ps-modernidade se refere a um deslocamento das tentativas de fundamentar a epistemologia, e da f no progresso planejado humanamente. A ps-modernidade determinada pelo fim da grand narrative, ou seja, pelo fim do enredo do qual fazemos parte quando entramos na histria como seres de passado definitivo e futuro predizvel (...). A perspectiva ps-moderna v uma pluralidade de reivindicaes heterogneas de

conhecimento, na qual a cincia no tem um lugar privilegiado (GIDDENS, 1991, p. 55). De acordo com Lyotard (2004), a condio ps-moderna exprime uma incredulidade referente aos metarrelatos, uma desiluso referente aos grandes discursos do sculo XIX que se pretendiam esclarecedores da condio histrica econmica, social e cultural do homem no Ocidente. Os metarrelatos construram na modernidade uma grandiosidade impossvel de ser alcanada, porm desejada, em uma sociedade caracterizada pelo modo de vida burgus e capitalista. Dentro de um ideal libertrio com origem na Revoluo Francesa, os metarrelatos se fundam na razo iluminista, intolerante diferena, ao heterogneo e ao plural. Mesmo vista por alguns como uma extenso da modernidade modificada ou por outros como uma reao de irracionalidade, est claro que os anos decorrentes do maior marco da destruio criativa do capitalismo constituram outras formas para a ordem social. A partir disso, a psmodernidade se afirma em seu sentido antitotalitrio (democraticamente fragmentada) e abrangente do heterogneo, do marginal, do que novo. Afirma-se na tolerncia em lugar da grandiosidade, na integrao social do indivduo em lugar do dever histrico do homem.

28

Embora sem a certeza de ser um rompimento brusco com a modernidade ou apenas uma radicalizao e universalizao das conseqncias desta ltima, como foi tecido por Giddens (1991), os conceitos do ps-modernismo estabeleceram-se como uma lenta transformao cultural emergente nas sociedades ocidentais, como uma nova estrutura do sentimento, e como irrevogveis opinies e foras polticas, como descreve Harvey (1996), de uma cultura da sociedade capitalista contempornea a lgica cultural do capitalismo avanado (como props Jameson). As mudanas podem ser pontuadas em diversos campos: lingstica, antropologia, filosofia, retrica, cincia poltica, teologia. Vasta a gama de campos exposta por Hassan (1985) (tabela 1) para indicar as diferenas. Mas Harvey destaca os contrastes:

Os planejadores modernistas de cidades, por exemplo, tendem de fato a buscar o domnio da metrpole como totalidade ao projetar deliberadamente uma forma fechada, enquanto os ps-modernistas costumam ver o processo urbano como algo incontrolvel e catico, no qual a anarquia e o acaso podem jogar em situaes inteiramente abertas. Os crticos literrios modernistas de fato tm a tendncia de ver as obras como exemplos de um gnero e de julg-las a partir do cdigo mestre que prevalece dentro da fronteira do gnero, enquanto o estilo ps-moderno consiste em ver a obra como um texto com sua retrica e seu idioleto particulares, mas que, em princpio, pode ser comparado com qualquer outro texto de qualquer espcie. As oposies de Hassan podem ser caricaturas, mas difcil haver uma arena da atual prtica intelectual em que no possamos identificar uma delas em ao (HARVEY, 1996, p. 49).

No assinalamento das oposies entre modernismo e ps-modernismo, Harvey enfatiza a aceitao deste ltimo do efmero, do fragmentrio, do descontnuo e do catico como sendo a mais espantosa delas. Isso porque o ps-modernismo no busca o lado compensador desses aspectos como sugeria a frase de Baudelair acerca dos elementos eternos e imutveis da modernidade, mas admite sem confrontaes as circunstncias fragmentrias e caticas da mudana como condio existente, ou seja, de maneira afirmativa um impulso a agir, pensar e desejar atravs da proliferao, da justaposio e da disjuno; preferir o positivo e o mltiplo, a diferena e no a uniformidade, os fluxos e no as unidades (HARVEY, 1996, p. 49). Harvey (1996) relaciona o modo de pensar e ser no mundo que o ps-modernismo exprime com pressupostos psicolgicos que dizem respeito personalidade, motivao e ao comportamento do indivduo, uma problemtica ligada preocupao com a fragmentao e instabilidade da linguagem e dos discursos. A concepo de personalidade derivada encontra-

29

se com o sentido da esquizofrenia, a qual Jameson (1997) faz referncia com base na definio de Lacan para explic-la como uma desordem lingstica, como uma ruptura na cadeia significativa de sentido que cria uma frase simples. Quando essa cadeia se rompe, temos esquizofrenia na forma de um agregado de significantes distintos e no relacionados entre si (HARVEY, 1996, p. 57). Disso resulta a importncia ps-moderna dada ao significante em lugar do significado, a importncia participao, performance e o happening em lugar de um objeto de arte concreto e finalizado, a importncia superficialidade das aparncias em lugar da profundidade e das razes. A ruptura nessa cadeia significativa, a ruptura da ordem temporal de coisas, leva as experincias a sucesses de presentes efmeros e sem relao com o tempo, situaes imediatas que assumem conotao de vvidas e materiais:

A imagem, a aparncia, o espetculo podem ser experimentados com uma intensidade (jbilo ou terror) possibilitada apenas pela sua apreciao como presentes puros e no relacionadas ao tempo (...) O carter imediato dos eventos, o sensacionalismo do espetculo (poltico, cientfico, militar, bem como de diverso) se tornam a matria de que a conscincia forjada (HARVEY, 1996, p. 57).

Decorrente dessa ruptura em que a relao temporal perdida, a negao psmodernista do progresso acaba enquadrando uma negao histria quanto sua memria e continuidade, mantendo dela o que considera aspectos do presente. No campo artstico este aspecto classifica o artista ps-moderno como um reprodutor, algum que reproduz, e no mais como um produtor, como era o artista modernista. A produo artstica dispensa a criao para aderir ao franco confisco, citao, retirada, acumulao e repetio de imagens j existentes (HARVEY, 1996, p. 58). Harvey (1996) afirma transbordar esta concepo para todas as outras esferas da sociedade, evidenciando uma descontinuidade histrica nos valores e crenas. Estes traos juntamente com a perda da relao temporal e a valorizao do impacto instantneo resultam uma perda de profundidade geral e particularmente na produo cultural contempornea, que se delineia com a nfase nas aparncias, nas superfcies e no imediatismo, consagrando-se com verdadeira falta de sustentao. A nfase da produo cultural contempornea acaba por concernir nos eventos, nos espetculos, nos happenings, nas imagens de mdia Os produtores culturais aprenderam a explorar e usar novas

30

tecnologias, a mdia e, em ltima anlise, as possibilidades multimdia. O efeito, no entanto, o de reenfatizar e at celebrar as qualidades transitrias da vida moderna (HARVEY, 1996, p. 61). O ps-modernismo artstico passou a ser cercado por caracterizaes de proximidade entre arte e vida cotidiana, de hibridismo entre alta-cultura e cultura popular de massa, de ecletismo estilstico, de ironia, de superficialidade cultural e de declnio da originalidade permeado pelo sentido de reproduo (FEATHERSTONE, 1995, p. 25). Uma sntese do ps-modernismo apresentada por Harvey (1996, p. 48) atravs da tabela de Hassan que expe uma srie de diferenas entre o modernismo e o ps-modernismo: TABELA 1: Oposies entre modernismo e ps-modernismo
modernismo romantismo/simbolismo forma (conjuntiva, fechada) propsito projeto hierarquia domnio/logos objeto de arte/obra acabada distncia criao/totalizao/sntese presena centrao gnero/fronteira semntica paradigma hipotaxe metfora seleo raiz/profundidade interpretao/leitura significado lisible (legvel) narrativa/grande histoire cdigo mestre sintoma tipo genital/flico parania origem/causa Deus Pai metafsica determinao transcendncia Fonte: Hassan apud Harvey (1996, p. 48) ps-modernismo parafsica/dadasmo antiforma (disjuntiva, aberta) jogo acaso anarquia exausto/silncio processo/ performance/happening participao descrio/desconstruo/anttese ausncia disperso texto/intertexto retrica sintagma parataxe metonmia combinao rizoma/superfcie contra a interpretao/desleitura significante scriptible (escrevvel) antinarrativa/petite histoire idioleto desejo mutante polimorfo/andrgino esquizofrenia diferena-diferena/vestgio Esprito Santo ironia indeterminao imanncia

Assinalada como necessariamente intrnseca ao perodo de transio entre o abandono ou a revoluo do antigo e o estabelecimento do novo, alm de ter, segundo Harvey (1996), presena permanente no perodo moderno, a incerteza produto de foras sociais que a

31

estabelecem como condio. Invariavelmente, essas foras foram, durante o perodo moderno dos sculos passados, e seguem sendo referentes ao meio pelo qual se produz a vida na sociedade, o capitalismo. Como parte das mudanas ocorridas no final do sculo XX, a economia poltica do capitalismo nesse perodo sofreu alteraes que adquiriram marcas visveis em transformaes no processo de trabalho, em hbitos de consumo, na geografia e na geopoltica, no papel do Estado. A busca pelo lucro ainda a base principal de organizao da economia ocidental, mas a transio do regime de acumulao e do modo de regulamentao social e poltica so evidncias do sistema de produo capitalista contemporneo. Fazendo uso da recorrncia de Harvey (1996, p. 117) ao pensamento da escola da regulamentao, a transio no regime de acumulao se d pela relao existente entre o modo de acumulao de capital e as condies de produo e reproduo de assalariados: Um sistema particular de acumulao pode existir porque seu esquema de reproduo coerente. Transies no processo de produo implicam alteraes no regime de acumulao. Dada a necessidade do processo de que todos os nveis da sociedade e seus indivduos vivam de forma a propiciar coesamente o funcionamento desse sistema baseado em um regime de acumulao, atravs de normas, hbitos, leis, redes de regulamentao, ao que se diz modo de regulamentao, faz-se clara a correspondncia entre a variao no regime de acumulao e no modo de regulamentao social e poltica associado:

Esse tipo de linguagem til, em primeira instncia, como resultado heurstico. Ele concentra a nossa ateno nas complexas inter-relaes, hbitos, prticas polticas e formas culturais que permitem que um sistema capitalista altamente dinmico e, em conseqncia, instvel adquira suficiente semelhana de ordem para funcionar de modo coerente ao menos por um dado perodo de tempo. (...) A virtude do pensamento da escola da regulamentao est no fato de insistir que levemos em conta o conjunto total de relaes e arranjos que contribuem para a estabilizao do crescimento do produto e da distribuio agregada de renda e de consumo num perodo histrico e num lugar particulares (HARVEY, 1996, p. 118).

Dentro dessa conjugao de correspondncia entre social e econmico, observa-se que o processo de produo fordista (baseado em um modo de acumulao de capital com determinado conjunto de tecnologia, hbitos de consumo, forma de poder poltico-econmico e que no perodo ps Segunda Guerra at 1973 ano que marca seu colapso adquiriu

32

caractersticas de um processo que foi designado fordista-keynesiano) passa a sofrer uma mudana acompanhada de grande fluidez e incerteza durante um perodo de verdadeira transio cultural para o que denominamos ps-modernismo. Determinantes de uma nova natureza do capitalismo ou no, as mudanas poltico-econmicas que caracterizam o que se chama de um regime de acumulao flexvel parecem coincidir a flexibilidade de seus processos de trabalho e mercado, a mobilidade geogrfica de sua produo e a rapidez de mudanas em suas prticas de consumo com as mudanas transitrias, efmeras e caticas nas prticas culturais. Coincidncia ou no, os contrastes entre perodos precedentes e atualidade so fortemente aparentes nas duas esferas e sugerem uma lgica na linguagem da escola da regulamentao. O fordismo surgiu oficialmente em 1914, com a aplicao de novos mtodos tecnolgicos e organizacionais aplicados por Henry Ford em sua linha automtica de montagem de carros, aplicao que se deu em um ambiente com desenvolvimentos j bem estabelecidos e que propiciaram este avano. A racionalizao de tecnologias e da diviso do trabalho implementadas por Ford tem base nos Princpios da Administrao Cientfica, de F. W. Taylor, manifesto que dizia que o controle do tempo e o estudo do movimento no processo do trabalho e na organizao das tarefas de trabalho podiam aumentar consideravelmente a produtividade do trabalho desempenhado na indstria. A diferena, destaca Harvey (1996), entre fordismo e taylorismo a viso do primeiro de que uma produo de massa implica um consumo de massa, dizer, uma relao de conseqncia da segunda referente primeira, configurando um novo sistema de reproduo da fora de trabalho, com novos controles e gerenciamentos do trabalho, novas prticas e novos comportamentos, enfim, um novo tipo de sociedade democrtica, racionalizada, modernista e populista (HARVEY, 1996, p. 121). Criou-se um novo tipo de trabalhador e um novo tipo de homem a partir das mudanas no processo de trabalho e das mudanas que essencialmente deveriam atingir a vida social dos indivduos. O sistema fordista baseava-se em longas horas de trabalho rotinizado praticado por uma mo-de-obra no especializada e privada de qualquer tipo de controle sobre o processo produtivo. Entretanto, presumia que os trabalhadores comandados e controlados pelo novo mtodo de organizao da produo passassem suas oito horas de trabalho na linha de montagem produzindo em massa e que no restante de seu tempo pudessem consumir em massa os bens produzidos, respondendo s expectativas da corporao o poder corporativo de regulamentao da economia (HARVEY, 1996).

33

Ultrapassados os obstculos para sua disseminao pela Europa e firmadas as novas formas de interveno do Estado necessrias para sua regulamentao, o fordismo se estabelece plenamente como regime de acumulao. Nele esteve fundamentado todo o processo de expanso produtiva e econmica do ps-guerra em 1945, que se baseou no equilbrio de poder entre trabalho organizado, grande capital corporativo e nao-Estado, perdurando ate 1973. Atravs do sistema fordista durante esse perodo, as economias capitalistas avanadas obtiveram altas taxas de crescimento econmico e em seus padres de vida, ao passo que abrandou-se a possibilidade de crises, preservou-se a democracia de massas e descartou-se a ameaa de guerras inter-capitalistas. O fordismo se aliou firmemente ao keynesianismo, e o capitalismo se dedicou a um surto de expanses internacionalistas de alcance mundial que atraiu para sua rede inmeras naes descolonizadas (HARVEY, 1996, p. 125). Em sua total maturidade, o fordismo do ps-guerra significava mais que produo em massa, significava um modo de vida geral. A produo em massa trouxe a padronizao dos produtos e o consumo em massa, mas tambm configurou uma nova esttica e redimensionou a mercantilizao da cultura. Harvey (1996) aproxima o fordismo esttica modernista, dados os conceitos de funcionalidade e eficincia inerentes a ela, e pontua a importncia de um movimento de globalizao, referente ao movimento de um novo internacionalismo com proximidade das economias internacionais no ps-guerra, para o desenvolvimento consistente do sistema na Europa e no Japo no perodo de expanso a questo internacional, com o investimento estrangeiro e abertura do comrcio, no foi necessria apenas para a difuso do processo fordista, mas indispensvel para a absoro dos excedentes do prprio sistema que precisava criar novos mercados consumidores para sua capacidade produtiva. Ressalta-se que, originrio dos Estados Unidos, o fordismo estende suas foras no mundo sob a sustentao da hegemonia do poder econmico e financeiro norte-americana:

A Amrica agia como banqueiro do mundo em troca de uma abertura dos mercados de capital e de mercadorias ao poder das grandes corporaes. Sob essa proteo, o fordismo se disseminou desigualmente, medida que cada Estado procurava seu prprio modo de administrao das relaes de trabalho, da poltica monetria e fiscal, das estratgias de bem-estar e de investimento pblico, limitados internamente apenas pela situao das relaes de classe e, externamente, somente pela sua posio hierrquica na economia mundial e pela taxa de cmbio fixada com base no dlar. Assim, a expanso internacional do fordismo ocorreu numa conjuntura particular de regulamentao poltico-econmica mundial e uma configurao geopoltica em que os Estados Unidos dominavam por meio de um

34

sistema bem distinto de alianas militares e relaes de poder (HARVEY, 1996, p. 132).

Embora apresentasse um apogeu, as insatisfaes com o fordismo dentro do prprio sistema eram aparentes. A negociao fordista de salrio era restrita por questes de comportamento da prpria economia, ficando alguns setores da economia com baixos salrios e forte ameaa de desemprego. Esses contrastes de desigualdade no sistema geraram tenses e movimentos sociais que se voltavam contra controle sobre o trabalho e o modo de acesso ao emprego com privilgios que era influenciado por questes de raa, gnero e origem tnica. A criao e existncia de uma sociedade de consumo s serviram de agravantes para essas tenses, uma vez que poucos eram os que tinham acesso ao emprego privilegiado fordista e, portanto, s satisfaes do consumo em massa. Intensificou-se o movimento dos direitos civis nos Estados Unidos, surgiu o movimento feminista com a desigualdade de remunerao feminina no mercado e a contraditria pobreza em relao grandiosidade do sistema motivou fortes manifestaes de desgosto (HARVEY, 1996). Alm das insuficincias qualitativas e quantitativas, o sistema mostrava seu lado fragmentrio excluindo as minorias e gerando brechas de revolta e desordem civil, o que acabaria por formar um grande movimento poltico-cultural de oposio aos falsos benefcios, dado o contingente excludo, do estilo de vida fordista. A hegemonia econmica norte-americana parecia estar em risco de forte queda medida que os problemas no fordismo se tornavam evidentes. Na dcada de 1960, Europa e Japo j se encontravam reconstitudos na economia mundial e a produo norte-americana buscava destino para o escoamento de seu excesso de mercadoria, ao passo que a racionalizao fordista cortava crescentemente o contingente de trabalhadores na produo. Esse quadro levou a demanda efetiva estadunidense a relevantes quedas que afetaram a produtividade e a lucratividade corporativa. Nessa conjuntura, a crise fiscal dos Estados Unidos em meados da dcada deu incio ao aumento da taxa de inflao que arruinou a estabilidade do dlar como reserva internacional. A hegemonia financeira internacional norteamericana caa com a simultnea consolidao do mercado do eurodlar e a contrao do crdito. Concomitante a esses fatos, um novo cenrio de competitividade internacional comeou a se solidificar, com o movimento de empresas multinacionais, inseridas no sistema fordista, para o sudeste asitico e com a intensificao da industrializao fordista na Europa Ocidental: a situao de estagflao fixava-se com a grande capacidade ociosa nas corporaes motivada pela intensa competitividade mundial, com a desvalorizao do dlar,

35

com as taxas de cmbio se tornaram flutuantes e com o rompimento da prspera exclusividade da economia dos Estados Unidos (HARVEY, 1996). Acerca da rigidez do fordismo, Harvey fala:
Havia problemas com a rigidez dos investimentos de capital fixo de larga escala e de longo prazo em sistemas de produo em massa que impediam muita flexibilidade de planejamento e presumiam crescimento estvel em mercados de consumo invariantes. Havia problemas de rigidez nos mercados, na alocao e nos contratos de trabalho (especialmente no chamado setor monopolista). E toda tentativa de superar esses problemas de rigidez encontrava a fora aparentemente invencvel do poder profundamente entrincheirado da classe trabalhadora (HARVEY, 1996, p. 135).

A crise do petrleo juntou-se aos desencadeamentos da instabilidade dos anos anteriores e aprofundou a recesso de 1973, que ruiu com o compromisso fordista. Em meio s incertezas e s variaes, inicia-se um perodo de reconstituio econmica, social e poltica que resulta em uma transio do modo de organizao industrial, um movimento de passagem para um regime de acumulao e um modo de regulamentao novos: a acumulao flexvel. O fenmeno denominado A Terceira Itlia j na dcada de 1960 ilustrava a origem de um novo regime de acumulao com a recente reorganizao da produo de uma regio especfica italiana num movimento de descentralizao produtiva e de diversificao dos bens, os quais eram fabricados em pequenas quantidades (KUMAR, 1997). Harvey e refere acumulao flexvel como um confronto direto rigidez do fordismo:

Ela se apia na flexibilidade dos processos de trabalho, dos mercados de trabalho, dos produtos e padres de consumo. Caracteriza-se pelo surgimento de setores de produo inteiramente novos, novas maneiras de fornecimento de servios financeiros, novos mercados e, sobretudo, taxas altamente intensificadas de inovao comercial, tecnolgica e organizacional. A acumulao flexvel envolve rpidas mudanas dos padres do desenvolvimento desigual, tanto entre setores como entre regies geogrficas, criando, por exemplo, um vasto movimento no emprego no chamado setor de servios, bem como conjuntos industriais completamente novos em regies at ento subdesenvolvidas (...). Esses poderes aumentados de flexibilidade e mobilidade permitem que os empregadores exeram presses mais fortes de controle de trabalho sobre uma fora de trabalho de qualquer maneira enfraquecida por dois surtos selvagens de deflao, fora que viu o desemprego aumentar nos pases capitalistas avanados (salvo, talvez, no Japo) para nveis sem precedentes no ps-guerra. O trabalho organizado foi solapado pela reconstruo de focos de acumulao flexvel em regies que careciam de tradies industriais anteriores e pela reimportao para os centros mais antigos das normas e prticas regressivas estabelecidas nessas novas reas. A acumulao flexvel parece implicar nveis relativamente altos de desemprego estrutural (em oposio a

36

friccional), rpida destruio e reconstruo de habilidades, ganhos modestos (quando h) de salrios reais e o retrocesso do poder sindical uma das colunas polticas do regime fordista (HARVEY, 1996, p. 140).

Nas mudanas sofridas pelo mercado de trabalho, a flexibilidade dos regimes e dos contratos foi uma conseqncia do poder de barganha dos patres em meio a uma situao de enfraquecimento dos sindicatos e do grande excedente de mo-de-obra existente. Essa flexibilidade (seja em horas de trabalho ou em denominao de contratos regulares ou temporrios) atua como meio de responder s especificidades das empresas, alm de facilitar a rotatividade dos trabalhadores e as aes de reduo da mo-de-obra quando conveniente para a corporao. Em seguida, ilustrada pela figura 1 a estrutura de mercado em condies flexveis, de acordo com Flexible Pattrens of Work (1986).

FIGURA 1: Estrutura de mercado flexvel

Fonte: Flexible Pattrens of Work apud Harvey (1996, p. 143)

37

O aumento das subcontrataes e dos trabalhos temporrios no mercado de trabalho revela a flexibilidade atuante no setor. Mesmo sem causar insatisfaes de um modo geral para os trabalhadores, esse movimento incorre em mais riscos quanto cobertura de seguros, aos direitos de penso, aos nveis salariais e prpria segurana no emprego, e revela uma lgica atual de reduzir as quantidades de postos de trabalho centrais na empresa e aumentar a quantidade de trabalho mais flexvel, com fcil entrada e sada de baixo custo. Simultaneamente, a organizao industrial sofreu uma reestruturao. Um sistema com subcontratao organizada deu margem para o desenvolvimento produtivo de atividades econmicas fora das grandes corporaes, pequenos negcios e sistemas mais antigos de trabalho domstico, artesanal, familiar (patriarcal) e paternalista e ainda, economias informais. Diversas so as origens e as causas dessas atividades paralelas s corporaes (freqentemente so prticas de grupos excludos, como imigrantes na tentativa de insero capitalista, ou ainda alternativas para o desemprego); entretanto, foram estabelecidas na nova organizao industrial como parte fundamental do sistema de produo ao revs do que significavam antes, um fenmeno perifrico. Em todos esses casos, assinala Harvey (1996, p. 144), o efeito uma transformao do modo de controle do trabalho e do emprego. Isso, sem dvida, desintegrou em grande escala os sindicatos e seu poder de organizao, dispersou a conscincia de diferena de classes na relao capital-trabalho. Com as novas normas de organizao da produo, uma grande incompatibilidade produtiva entre as formas do sistema fordista e as formas do sistema flexvel foi gerada. Houve um vasto movimento de reestruturao e desindustrializao que levou quebra de fbricas do antigo sistema e colocou em risco grandes corporaes:

A forma organizacional e a tcnica gerencial apropriadas produo em massa padronizada em grandes volumes nem sempre eram convertidas com facilidade para o sistema de produo flexvel com sua nfase na soluo de problemas, nas respostas rpidas e, com freqncia, altamente especializadas, e na adaptabilidade de habilidades para propsitos especiais. Onde a produo podia ser padronizada, mostrou-se difcil parar o seu movimento de aproveitar-se da fora de trabalho mal remunerada do Terceiro Mundo, criando ali o que Lipietz (1986) chama de fordismo perifrico (HARVEY, 1996, p. 146).

38

O fordismo com sua economia de escala no sobreviveu s economias de escopo da acumulao flexvel, e mesmo que as empresas da produo em massa tentassem se adaptar a formas do processo de trabalho do novo sistema acabavam por cair em uma organizao industrial diferente ou em uma integrao flexibilidade do trabalho. A tabela 2 expe os contrastes ente o fordismo e a acumulao flexvel segundo Swyngedouw. TABELA 2: Produo fordista versus produo just-in-time

39

40

Fonte: Swyngedouw apud Harvey (1996, p. 167-9)

O sistema flexvel possibilitava impulsos de inovao muito mais velozes, a explorao de diversificao e diferenciao dos produtos, a segmentao do mercado e a especializao. Esse aspecto essencial para a manuteno das empresas frente a situaes de competitividade ou de crises no mercado. Outra caracterstica do sistema foi a reduo do tempo de giro atravs de novas tecnologias de automao e do sistema de gerenciamento de estoques just-in-time, que cora dramaticamente a quantidade de material necessria para manter a produo fluindo (HARVEY, 1996, p. 148). Fundamental para essa inovao foi a mudana na cultura de consumo, que passa a ter um tempo de giro igualmente reduzido:

A meia vida de um produto fordista tpico, por exemplo, era de cinco a sete anos, mas a acumulao flexvel diminuiu isso em mais da metade em certos setores (como o txtil e o de esturio), enquanto em outros tais como as chamadas indstrias de thoughtware (por exemplo videogames e programas de computador) a meia vida est caindo para menos de dezoito anos (HARVEY, 1996, p. 148).

41

A ascenso da acumulao flexvel, tal como o fez o sistema fordista de produo, cria uma nova cultura de consumo que essencial para a sustentao e continuidade do prprio sistema de produo. O consumo fica vulnervel e vincula-se efemeridade das tendncias e da moda o capitalismo afirma uma vez mais o potencial de criar novas necessidades e desejos para a expanso produtiva como uma virtude intrnseca ao seu prprio funcionamento. A esttica ps-moderna, assim, faz-se aparente, com todas as suas manifestaes de fugacidade, de valorizao das diferenas, de instantaneidade e de mercantilizao da cultura. Esses avanos na esfera do consumo e os avanos na esfera produtiva mudaram drasticamente a composio do emprego, que baixou consideravelmente seus nveis industriais em prol de um crescimento rpido no setor de servios. Harvey (1996) assinala que a definio a que pode se referir o setor de servios engloba o crescimento da subcontratao e da consultoria que descentralizam as atividades. Essa transio da chamada estrutura ocupacional cedeu valor ao empreendimentismo inovador baseado em rpidas e eficientes tomadas de deciso, aes fundamentais para o lucro em um ambiente de competies e efemeridades. As fuses e aquisies tambm se tornaram constantes nesse meio e significavam o entendimento da administrao como verdadeira promotora dos ganhos corporativos, sendo a produo material (apenas) o meio para este objetivo. Acerca de uma possvel tendncia a monoplios, decorrente dessa movimentao de fuses corporativas, Harvey diz que:

Isso sugere que a tenso que sempre existiu no capitalismo entre monoplio e competio, entre centralizao e descentralizao de poder econmico, est se manifestando de modos fundamentalmente novos. Isso, porm, no implica necessariamente que o capitalismo esteja ficando mais desorganizado, como sugerem Offe (1985) e Lash e Urry (1987). Porque o mais interessante na atual situao a maneira como o capitalismo est se tornando cada vez mais organizado atravs da disperso, da mobilidade geogrfica e das respostas flexveis nos mercados de trabalho, nos processos de trabalho e nos mercados de consumo, tudo isso acompanhado por pesadas doses de inovao tecnolgica, de produto e institucional (HARVEY, 1996, p. 151).

Entretanto, ao apontar a viso conclusiva de alguns autores acerca dos impactos da especializao flexvel que causam uma desorganizao do capital, Krishan Kumar (1997) observa que o termo adotado desorganizado talvez no seja o mais apropriado para descrever o (possvel) estado atual do capital, uma vez que o fenmeno no estabelece

42

referncia com um sentido de desordem. Referindo-se a Scott Lash e John Urry, Kumar (1997) expe a posio que considera a crise da produo em massa como fato crucial para a ascenso de um capitalismo desorganizado, ou, melhor dizendo, para o fim do capitalismo organizado, j que diz que a desorganizao do sistema ainda est em processo de andamento. Lash e Urry argumentam que o capitalismo organizado foi um estado presente na maioria das sociedades ocidentais durante os anos de 1870 at a Segunda Guerra Mundial. O estado organizado do capitalismo concorda com prticas e aspectos da sociedade industrial, como a:

Concentrao, centralizao e controle de empreendimentos econmicos na estrutura da nao-estado; produo em massa, segundo os princpios fordista e taylorista; padro corporativo de relaes industriais; concentrao geogrfica e espacial de indivduos e produo em cidades industriais; modernismo cultural (KUMAR, 1997, p. 60).

Na tabela 3 exposto o contraste entre capitalismo organizado e capitalismo desorganizado de acordo com Lash e Urry.

43

TABELA desorganizado

3:

Capitalismo

organizado

versus

capitalismo

44

Fonte: Lash; Urry apud Harvey (1996, p. 165-6)

A desconcentrao e descentralizao do capital promovidas pelo avano do desenvolvimento e integrao do mercado mundial; a reorganizao do trabalho, para alm dos padres da produo em massa, com especializao e formas flexveis; a diminuio e fragmentao da classe trabalhadora industrial; so evidncias de mudanas fundamentais em uma estrutura antecedente chamada de organizada que evolui para uma nova fase, com formas baseadas em novos valores e novos comportamentos sociais. A produo descentralizada e dispersa geograficamente provoca uma desconcentrao industrial (uma desindustrializao). Os valores ps-modernos mais uma vez so manifestados ao ser identificado como conseqncia um aumento do pluralismo e da fragmentao em todas as esferas da sociedade (KUMAR, 1997). Esses fatores caractersticos de uma reorganizao em novos padres esto proporcionalmente ligados ao desenvolvimento paralelo de uma sociedade da informao, aquela a que Lyotard (2004) se referiu quando baseou sua teoria ps-moderna nos jogos de linguagem e na transformao do estatuto do saber. Na configurao da acumulao flexvel

45

de produo a questo da informao, as informaes precisas e atualizadas, assume importncia de destaque para a realizao dos alcances e passam a ser uma mercadoria de grande valor. A capacidade de ter as informaes, de control-las e de analis-las essencial para a administrao e o controle dos objetivos corporativos. Isso porque a efemeridade das tendncias e comportamentos de consumo e de mercado, dos gostos e necessidades, e mesmo da economia, prprias desse sistema flexvel gera um movimento de mudanas e transaes internas extremamente velozes, de modo a deixar a circulao de informao e conhecimento igualmente rpido e imediato. A viabilidade de acesso a essas informaes e sua mutabilidade constante so essencialmente necessrias ao funcionamento dessa lgica produtiva que usa a inovao, a mobilidade, a diferenciao e a diversificao como meios de adaptar seus ganhos de lucro em um ambiente altamente competitivo e com aspectos comportamentais que ela prpria criou. O carter das informaes abrangente e relativo tanto a dados mais superficiais quanto a conhecimentos mais profundos porm no mais importantes como conhecimentos cientficos, tcnicos, polticas de governo e mudanas polticas. O conjunto dessa gama de conhecimentos permite o acesso a uma considervel vantagem competitiva. O saber transforma-se em mercadoria, a valiosa mercadoria que Valle Barbosa (1985) constatou como sinnimo de riqueza de uma nao. Em condio de mercadoria, o desenvolvimento e organizao do conhecimento tornam-se uma produo comercial, com base competitiva e com um propsito corporativo e com patrocnio de seu capital. A passagem do fordismo para a acumulao flexvel, enfim, marca um contexto de mutaes que enfatizam caractersticas abordadas pela teoria ps-moderna, essa teoria que abrange todo o mundo da mudana, como disse Kumar (1997, p. 77), e que acompanha a promoo de modos de pensamento e comportamento individualistas, de uma cultura da livre iniciativa, do fim do universalismo e da padronizao, de valores baseados no pluralismo e na fragmentao, da popularizao da cultura. Cabe, ao menos, suspeitar que as interligaes poltico-econmicas e cultural-ideolgicas entre uma sociedade ps-industrial, de informao, flexvel e uma sociedade ps-moderna so concretas. As teorias desenvolvidas para responder s necessidades de compreender a condio social a que cada indivduo est submetido podem significar premissas no comprovadas totalmente, mas principalmente se fundam na observao de fenmenos que marcam a transitoriedade de um estgio a outro, apontando a conscientizao dessas transformaes

46

como relevantes para o prprio desenvolvimento humano. Mesmo que sejam independentes umas das outras, as mudanas sociais, econmicas e culturais recentes ocorrem de modo conjunto e sugerem uma conectividade relativa s suas origens e s suas continuidades. TABELA 4: Contraposio modernidade fordista e a ps-modernidade flexvel

Fonte: Harvey (1996, p. 304)

47

4. A

NOVA

SOCIEDADE

DE

CONSUMO

MERCANTILIZAO DE TODAS AS COISAS

A atualidade presencia uma transio histrica que modifica a estrutura e a organizao da sociedade e das relaes de produo. A acumulao flexvel, embora represente um novo regime no processo produtivo, segue sendo uma forma do sistema capitalista de produo e, portanto, mantm elementos essenciais ao capitalismo. Nos elementos e relaes invariantes do modo capitalista de produo, como prope Marx, est o fato de que o capitalismo se molda a fim do crescimento. O crescimento tem de ser uma constante dentro do sistema econmico, visto que atravs dele que se realizam o lucro e a acumulao do capital. Para isso, faz-se necessria a preparao do ambiente no qual o sistema est inserido para que esteja compatvel ao alcance das respostas esperadas, dizer, para que se alcance a expanso do produto e um crescimento em valores reais. Na viso capitalista, o crescimento inevitvel e positivo, ficando em segundo plano ou em plano algum as conseqncias sociais, polticas, geopolticas ou ecolgicas (HARVEY, 1996). Sob essa perspectiva do crescimento inerente ideologia e lgica capitalistas, e considerando-se que o capitalismo um sistema que para conservar sua perpetuidade mantm constante sua revoluo, a cultura do consumo insere-se na sociedade contempornea como um novo modelo de realizao econmica debaixo das orientaes do capitalismo contemporneo. Historicamente inerente reproduo do sistema, a criao de necessidades assumiu nova dimenso ao longo da segunda metade do sculo XX, quando o capitalismo de consumo, com a estimulao ininterrupta da demanda, a mercantilizao de todas as coisas e o aumento contnuo dos desejos e necessidades substituiu as economias de produo. Criaram-se novos costumes e novas relaes materiais e temporais. As satisfaes presentes e as aspiraes de uma qualidade de vida renderam as expectativas do futuro. No obstante a prtica da sociedade de consumo seja datada de algum tempo, marcada pelas tcnicas da publicidade, pelo automvel, pela cultura da televiso, as duas ltimas dcadas indicam um novo estgio do capitalismo de consumo e uma transferncia da sociedade de consumo para sua exacerbao: o que Lipovetsky chama de sociedade de hiperconsumo, onde h uma

48

transformao na organizao da oferta e onde o comportamento cotidiano consumista tornase excessivo (LIPOVETSKY, 2008, p. 12). A criao de uma produo em massa de bens padronizados para um consumo em massa no sistema fordista preparou o caminho para uma economia de produo baseada na variedade, no tempo, na inovao e renovao dos produtos como instrumentos de competitividade empresarial. Decorrente disso, publicidade e comunicao agiram como instrumentos de conquista de novos mercados, visados qualitativamente sob uma tica de diferenciao e diversificao do produto que releva gosto e necessidade do consumidor, fazendo com que a economia dirigida oferta passe para uma economia direcionada demanda, uma produo direcionada ao mercado consumidor (LIPOVETSKY, 2008). A sociedade do hiperconsumo , em suma, uma nova forma de estmulo ao crescimento econmico, portanto capitalista, e de sustentao dos ganhos de lucro e de acumulao do capital que coincide com sua forma mais contempornea, a acumulao flexvel, e est envolta de valores culturais ps-modernos, como visto. Na estrutura de consumo do capitalismo contemporneo, a centralidade dada ao agente consumidor e a lgica dada pela mercantilizao que transcende a materialidade, atingindo todas as experincias de vida. Nessa configurao produtiva estruturada no regime de acumulao flexvel, regem normas de diversificao da oferta com base na satisfao dos consumidores, diminuio do tempo de vida dos produtos pela velocidade da inovao, crdito ao consumo, segmentao de mercados Essas prticas paralelas a uma movimentao de globalizao das empresas e de crescimento do capital multinacional sugere a evidncia do carter expansionista dessa veloz economia. A conduta consumista inseparvel da conduta da economia atual, e generalizou-se de tal modo que passou a permear as relaes nas esferas aparentemente mais remotas noo de mercado. Com base nisso, Lipovetsky expe o paradoxo contido na condio do indivduo hiperconsumidor:

De um lado, este se afirma como um consumator, informado e livre, que v seu leque de escolhas ampliar-se, que consulta portais e compradores de custo, aproveita pechinchas do low-cost, age procurando otimizar a relao qualidade/preo. Do outro, os modos de vida, os prazeres e os gostos mostram-se cada vez mais sobre a dependncia do sistema mercantil. Quanto mais o hiperconsumidor detm um poder que lhe era desconhecido at ento, mais o mercado estende sua tentacular; quanto

49

mais o comprador est em situao de auto-administrao, mais existe extrodeterminao ligada ordem comercial (LIPOVETSKY, 2008, p. 15).

uma relao de interdependncia, porm com compreenses bem distintas de condio o mercado (a esfera empresarial) entende sua dependncia do consumidor, mas o indivduo no enxerga o controle (e a dependncia) que o mercado exerce sobre ele. A cultura de consumo estabilizou-se nos interstcios da sociedade de forma to homognea que parece ter tornado obscura a essncia dessa inter-relao aos olhos do consumidor. Em sua discusso sobre as teorias do consumo, Mike Featherstone (1995) fala da perspectiva que aponta a expanso da produo capitalista de mercadorias como propulsora de uma cultura de consumo com uma extensa acumulao material representada por bens e locais de consumo. medida que atividades de lazer ligadas ao consumo foram tornadas vastas e salientes nas sociedades ocidentais contemporneas, salienta-se tambm o carter duplamente simblico do consumismo atual que exprime maior liberdade individual e igualitarismo de um lado e uma externa manipulao ideolgica das relaes sociais e de controle dos indivduos atravs da seduo das mercadorias. Featherstone (1995) aponta ainda a perspectiva que concebe a cultura do consumo como meio de satisfao e status atravs do consumo de mercadorias, o que proporciona uma distino social. Finalmente, a considerao das sensaes causadas pela configurao de um imaginrio da cultura de consumo, que produzem excitao fsica, prazeres estticos e celebra desejos. Essas so tendncias que evidenciam que a questo cultural sofre mudanas impactantes social e economicamente. A expanso de mercadorias e do consumo, objetivo da produo j designado pela economia clssica, produz um desenvolvimento dessa ampliao de alcances que permite um consumo mais controlado e mais manipulado retorna-se aqui ao papel da publicidade e da mdia na expanso da produo capitalista com a criao de novos mercados e comportamentos. Na gama diversificada de possibilidades de consumo, proporcionada pela mercantilizao generalizada, Horkeimer e Adorno (1972) chamam a ateno para a elevao do valor de troca em detrimento do valor de uso nas atividades relativas ao lazer, arte e cultura que so produzidas e filtradas pela indstria cultural. Featherstone (1995, p. 33) faz referncia a isso declarando que a recepo ditada pelo valor de troca medida que os valores e propsitos mais elevados da cultura sucumbem lgica do processo de produo e do mercado.

50

Nessa cultura do consumo guiada pela lgica da modernizao capitalista em que o valor de uso sucumbe em prol da generalizao dos valores de troca, desmancham-se as qualidades e as essncias de uma cultura tradicional ou alta-cultura. No capitalismo avanado, a cultura valor de troca e torna-se popularizada (prxima das massas e difundida na sociedade) por assumir condio de mercadoria. Jameson (1997) relata que o que ocorre na produo esttica, e portanto artstica e cultural, atualmente que ela est integrada ao sentido geral de produo de mercadorias. Est submetida ordem mercadolgica veloz de inovao e diferenciao estticas, aproximando-se do sentido econmico. Subentende-se que a partir do momento em que o valor de troca assumiu dominncia e suprimiu o significado de valor de uso inerente aos bens, conquistada uma liberdade mercantil que abre as portas para converso em mercadoria de uma grande variedade de categorias (FEATHERSTONE, 1995) Encontramos a origem dessa condio mercadolgica que infiltra at o mbito da produo artstica em algumas variaes ocorridas na estrutura capitalista. No mbito das relaes de troca, o dinheiro surgiu como grande mediador e facilitador do intercmbio de mercadorias, assumindo ele prprio, como j foi observado, a condio de mercadoria. Dentro do sentido inerente troca, est o aspecto de que somente tem razo o intercmbio de mercadorias qualitativamente diferentes e que existam em abundncia para seus respectivos proprietrios. Figura-se, assim, o sentido das relaes de troca, quando h um agente desprovido de um bem que necessita e um agente oposto, que detm a mercadoria mas dela no precisa (HAUG, 1997). O ato de troca subentende um valor de equivalncia entre as mercadorias. Isolados das relaes de troca, os produtos no podem manifestar um valor prprio, dado que este se manifesta essencialmente quando comparado com outro produto em uma relao comparativa de valores. Com o advento do dinheiro, as relaes de troca, dizer, as relaes de mercado, exteriorizam o valor de troca das mercadorias medida que estas so relacionadas quantitativamente pela mercadoria-dinheiro, a qual Haug (1997) se refere como a terceira mercadoria. Deteriora-se o valor de uso das coisas quando todas as coisas (materiais e imateriais) passam a ser produzidas com base no valor de troca que podem representar. Como define Haug (1997), a mercadoria deixa de ser um meio de vida para ser um meio de valorizao. A produo direciona-se para a venda e no para a utilidade dos bens. Porm, a venda direcionada a supostas necessidades e satisfaes dos consumidores. Isso causa uma

51

contradio nas relaes de troca que mostra uma oposio de significados no mercado: a posio produtora ou detentora de mercadoria realiza seu objetivo de aquisio de valor de troca quando a venda se realiza; a posio consumidora somente realiza seu objetivo quando do uso e desfrute da mercadoria valor de uso e valor de troca se ope, porm manifesta-se a predominncia de um em relao ao outro. Nessa relao econmica, o valor de uso condicionalmente mera aparncia:

O aspecto esttico da mercadoria no sentido mais amplo manifestao sensvel e sentido de seu valor de uso separa-se aqui do objeto. A aparncia torna-se importante sem dvida importantssima na consumao do ato da compra, enquanto ser. O que apenas algo, mas no parece um ser, no vendvel. O que parece ser algo vendvel. A aparncia esttica, o valor de uso prometido pela mercadoria, surge tambm como funo de venda autnoma no sistema de compra e venda. No sentido econmico est-se prximo de, e ser finalmente obrigatrio, em razo da concorrncia, ater-se ao domnio tcnico e produo independente desse aspecto esttico. O valor de uso esttico prometido pela mercadoria torna-se ento instrumento para se obter dinheiro. Desse modo, o seu interesse contrrio estimula, na perspectiva do valor de troca, o empenho em se tornar uma aparncia de valor de uso, que exatamente por isso assume formas bastante exageradas, uma vez que, da perspectiva do valor de troca, o valor de uso no essencial. Nesse contexto, o aspecto sensvel torna-se portador de uma funo econmica: o sujeito e o objeto da fascinao economicamente funcional. Quem domina a manifestao, domina as pessoas fascinadas mediante os sentidos (HAUG, 1997, p. 27).

Assim, no capitalismo comercial as relaes de troca so permeadas por um interesse econmico que subordina o valor de uso ao valor de troca. E porque na estrutura produtiva a mercadoria corresponde s necessidades e desejos do consumidor, onde houver uma brecha de carncia h uma possibilidade de ganhos de venda e haver uma oferta de mercadorias correspondentes, com toda a aparncia e estetizao que concerne sua condio. A esttica da mercadoria, que interage com o as relaes de troca contemporneas, exprime alm de uma lgica cultural do capitalismo atual um paralelo com os valores psmodernos inerentes sociedade de hoje. Os sentidos de efmero, performance (desempenho), imediatismo, fugacidade das sensaes, o significante em lugar do significado, esto extremamente relacionados e so facilmente perceptveis na conduta cultural da atualidade.

52

5. CONCLUSO

A sociedade atual marcada por estar inserida em um perodo de contrastantes transformaes culturais, polticas e econmicas, as quais, ambientadas em um cenrio j de muitas evolues, tm sua origem no mundo do ps-guerra em 1945, um mundo demandante de reestruturao em todos os mbitos. Assistiu-se reconstruo da Europa nos anos que se sucederam e com ela a ascenso hegemnica de uma nao e de seu regime de acumulao: os Estados Unidos representavam o grande poderio mundial e seu sistema de produo fordista representava uma nova cultura de produo e de consumo. A criao de uma cultura do consumo de massa por certo modificou a estrutura de vida das pessoas, que passam a trabalhar para consumir. Mas, mais alm, ao modificar a estrutura produtiva o sistema de produo em massa criou os meios para que o sistema capitalista de produo evolusse para sua forma contempornea: o regime de acumulao flexvel. A evoluo do capitalismo que atinge seu estado contemporneo apresenta uma coexistncia com a formao de novas teorias sobre o mundo atual, as quais concernem amplamente esfera cultural. A teoria da ps-modernidade ainda apresenta muitas ambigidades quanto consistncia de seus valores apresentarem uma negao ou ruptura com o sentido de modernidade em lugar de uma continuidade deste, em lugar de apresentarem um estado de reflexo dos sentidos modernos. Porm, descontnua da modernidade ou no, a ps-modernidade est presente no estgio mais avanado do capitalismo contemporneo. Sem embargo, quanto da dinmica capitalista foi modificada com a reestruturao ps-moderna? Decorrente do sistema de produo de acumulao flexvel, uma nova sociedade de consumo foi formada com diretrizes que acentuam sentidos de diferenciao, diversificao, pluralismo, heterogeneidade, fugacidade, instantaneidade, efemeridade, sentidos de espetculo, exagero, superficialidade, importncia s aparncias, destaque aos significantes. So todos valores inerentes ao sistema de produo contemporneo e ao mesmo tempo identificveis no sentido ps-moderno da cultura. A sociedade de consumo avanou para um estgio que a configura como sociedade do hiperconsumo, onde o valor de troca domina o valor de uso, onde a mercadoria estetizada, onde todas as experincias possveis so mercantilizadas. O modo de se produzir o mundo foi modificado, entretanto o mundo ainda ,

53

sem dvida, capitalista, e a natureza de sua dinmica segue intacta na busca contnua de maiores lucros que realizem a incessante acumulao de capital. Nesse sentido, as condies capitalistas contemporneas parecem ser antes a contextualizao determinante do pensamento, prtica, esttica, sensibilidade, enfim, da cultura ps-moderna do que representaes de mudanas ou rompimentos causadas por esta. O econmico ainda prevalece aos demais campos nos quais a vida humana reproduzida. A virada para um tempo ps-moderno no representou nem tampouco representa uma mudana na condio social. O ps-modernismo ou reflete uma nova compreenso dessa condio social ou reflete as mudanas que abarcam o capitalismo atual. De todos os modos, a condio ps-moderna uma condio de mercantilizao de todos os aspectos da vida social e, portanto, concretiza a tese de Jameson de que o ps-modernismo a lgica cultural do capitalismo atual.

54

REFERNCIAS

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Ps-Modernismo. 1 Ed. So Paulo: Studio Nobel, 1995. FRITZ HAUG, Wolfgang. Crtica da Esttica da Mercadoria. 1 Ed. So Paulo: UNESP, 1997. GIDDENS, Anthony. As Conseqncias da Modernidade. 5 Ed. So Paulo: UNESP, 1991. GIDDENS, Anthony, BECK, Ulrich, LASH, Scott. Modernizao Reflexiva. 1 Ed. So Paulo: UNESP, 1997. HARVEY, David. Condio Ps-Moderna. 6 Ed. So Paulo: Loyola, 1996. JAMESON, Fredric. Ps-Modernismo. 2 Ed. So Paulo: tica, 1997. KUMAR, Krishan. Da Sociedade Ps-Industrial Ps-Moderna. 1 Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da Metodologia Cientfica. 3 Ed. So Paulo: Atlas, 1991. LIPOVETSKY, Gilles. A Felicidade Paradoxal. 1 Ed. So Paulo: Companhia das Letras, 2008. LYOTARD, Jean-Franois. A Condio Ps-Moderna. 8 Ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 2004. ROUANET, Paulo Srgio. As Razes do Iluminismo. 4 Ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1987. TEIXEIRA COELHO, Jos. Moderno Ps-Moderno. 2 Ed. So Paulo: L&PM, 1990. VIRILIO, Paul. A Arte do Motor. 1 Ed. So Paulo: Estao Liberdade, 1996.

55

Anda mungkin juga menyukai