Anda di halaman 1dari 102

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO TEORIA E HISTRIA DA ARQUITETURA E URBANISMO II PROF ME.

ANA PAULA GURGEL

ARQUITETURA

NA ANTIGA

ROMA

Sumrio
1. Contextualizao 2. A cidade Romana
3. Arquitetura Romana 4. Vitruvius 5. Referncias

1. Contextualizao

Contextualizao

Contextualizao
Segundo a lenda, Roma foi fundada pelos Etruscos em 753 a. C.

Contextualizao
Mas, uma vez assegurada a defesa, a cidade procurou imediatamente estender o seu poder s regies vizinhas.
Durante a Repblica (de 509 a 27 a. C.), a arquitetura romana tomou lentamente conscincia da sua originalidade, e encaminhou-se depois, pouco a pouco, para as grandes realizaes da poca imperial (de 27 a. C. a 476 d. C.). A partir do reinado de Adriano (sculo II d. C.) e at ao fim do Imprio, a arquitetura romana, de propores cada vez mais imponentes, iria deixar nos pases conquistados edifcios e monumentos que serviriam de modelo nos sculos futuros.

Contextualizao

Contextualizao

Contextualizao
URBANISMO A CONCEPO DO ESPAO ARQUITETNICO

CARACTERSTICAS GERAIS - Funcionalidade e monumentalidade - Sistemas construtivos - Materias

TIPOLOGIAS ARQUITETNICAS

ARQUITETURA CIVIL
- Edificios pblicos - Edificios para a diverso - Monumentos comemorativos - Monumentos funerrios - Arquitetura domstica

ARQUITETURA RELIGIOSA

TEMPLO ROMANO

OBRAS DE ENGENHARIA

Importante caracterstica da arte romana: ECLETICISMO o SINCRETISMO A exposio s influncias exteriores e tambm o gosto por justapor em uma mesma obra elementos de estilos diferentes e inclusive opostos Os romanos transformaram a linguagem artstica grego, abstrata e racionalista, adequando-a a suas necesidades cotidianas e histricas: a arte ao servio do poder, demonstrao de sua fama e grandeza

2. A cidade romana

A cidade Romana

A cultura romana estava intimamente ligada cidade, entendida, no como um simples conjunto de edifcios, mas como uma associao destinada a satisfazer hbitos, necessidades e interesses comuns aos que nela habitavam. Os Romanos consideram as cidades como clulas ideais de administrao, j que nelas se concentravam as instituies governativas.

A cidade Romana
Mtodos de colonizao dos romanos Pode-se dividir em trs modificaes no territrio: 1. As infraestruturas: estradas, pontes, aquedutos e linhas fortificadas 2. Divises dos terrenos agrcolas 3. A fundao de novas cidades

As ruas so pavimentadas com pedra com caladas elevadas.


Tinham construes de prticos para o sol e a chuva, e servios pblicos como as tabernas na entrada das casas.

A cidade Romana

Pont du Gard, Nmes (Frana).

Arqueduto: um canal artificial para transportar gua de uma fonte distante

O AQUEDUCTO DE SEGOVIA

A cidade Romana
As cidades novas, construdas durante a poca imperial, muitas vezes a partir de acampamentos militares, espalharam a ordem romana at aos confins do Imprio. Esta concepo de cidade planejada, edificada com uma finalidade muito concreta e, por vezes, quase simultaneamente em cada uma das suas partes, s a voltaremos a encontrar no sculo XX

Nas cidades adotam o sistema de quadrcula que j se havia imposto no urbanismo helenstico e que constitui tambm o modelo de acampamento militar romano.

A cidade Romana
Assim uma das primeiras tarefas, aps a conquista, foi a reorganizao ou a criao de centros urbanos:

em regies como a Grcia, onde o sistema de cidade j era antigo, os Romanos souberam respeitar a sua forma de funcionamento limitando-se a introduzir pequenas alteraes; noutros locais, como a Glia ou a Pennsula Ibrica, onde as cidades eram raras ou mesmo inexistentes, os Romanos apressaram-se a cri-las proporcionando-lhes as condies necessrias ao seu desenvolvimento.

Era sobre este espao urbanizado que Roma estendia o seu domnio, impondo-se como modelo a seguir

A cidade Romana
A cidade romana desenvolvia-se em torno de uma praa pblica, o frum. sua volta construam edifcios pblicos como a cria, os templos e as baslicas. Nos arredores os principais edifcios eram os teatros, anfiteatros, bibliotecas, termas e arcos do triunfo.

As principais preocupaes urbansticas dos Romanos eram:


A construo das principais vias de comunicao (o cardo e o decumano); A criao de sistemas de esgotos e abastecimento de gua(aquedutos); Construes domsticas e pblicas;

As cidades organizavam-se de forma idntica em todo o imprio, o que contribuiu para a uniformizao progressiva dos hbitos de vida no mundo romano

A cidade Romana
o cardo e o decumano

A cidade Romana

A cidade Romana
A cidade romana organizava-se em torno de um frum.
O frum, grande praa rodeada de prticos, tinha forma retangular e era o centro da vida pblica em qualquer cidade romana. Nele se concentravam os mais importantes edifcios religiosos e administrativos. Em Roma, a grandeza da cidade fez acrescentar ao velho Frum Romano novos espaos: os fruns imperiais. Embora estas construes tenham, em parte, correspondido s necessidades geradas pelo aumento da populao urbana, elas refletem a vontade de dotar Roma de um conjunto monumental que espelhasse a glria da cidade e dos seus imperadores.

A cidade Romana

A cidade Romana
Alis, este gosto pela monumentalidade uma das caractersticas mais salientes das cidades romanas: em edifcios utilitrios (aquedutos, circos, anfiteatros) como em obras meramente decorativas ou comemorativas (esttuas, arcos de triunfo, colunas). Junto do frum foram frequentemente construdas bibliotecas, assim como mercados pblicos destinados ao abastecimento das cidades.

A cidade Romana

a civilizao romana uma civilizao de grandes cidades

Roma a capital do Imprio Romano

Frum: A praa pblica sua volta Cresceu a cidade

Aqueduto de Nero e de Cludio que servia para abastecer Roma de gua.

Nos circos romanos realizavam-se corridas de cavalos e provas de atletismo.

Circus Maximus

O Coliseu de Roma tinha capacidade para mais de 50 mil espectadores. Destinava-se a lutas de gladiadores, de feras e outros espectculos.

Termas

Locais onde ricos e pobres cuidavam da sua sade e higiene.

3. A arquitetura romana

A CONCEPO DO ESPAO ARQUITETNICO


O carter escultrico, plstico, do edifcio grego, no qual o arquiteto valoriza mais o espao externo Os arquitetos romanos concebem o espao arquitetnico como algo interno. Os edifcios se fecham, para que o homem se sinta imerso. Fundiram em em mesmo edifcio o belo e o suntuoso, com o til e prctico - uma viso integral do edifcio.

Esteticismo heleno

Pragmatismo romano

Os arquitetos, so engenheiros e urbanistas, de modo que o edifcio no se concebe como algo isolado, mas sim integrado no espao Urbano.

O LEGADO ETRUSCO
Conhecem o ARCO e a ABBADA Usam o TIJOLO

Construes destacadas:
Com
com

Templos Tumbas

Podio Trs cellas Ordem toscana

Templo romano

Fortificaes

Espaos interiores cuidados abbadas

O LEGADO ETRUSCO

templo etrusco

Caractersticas generales: funcionalidade, pragmatismo e monumentalidade.


Sistemas construtivos Adintelados ou Arquitravados

Abobadados

paredes de grande espessura reforados por contrafortes exteriores

Uso sistemtico do arco de ponto mdio (tomado da tradio etrusca) e aabbodas (de aresta, semiesfrica, anelar, etc.).

ABBADAS UTILIZADAS PELOS ROMANOS

Os sistemas de coberta abobadados permitem cobrir grandes espaos. Estes espaos so dinmicos e envolventes pelo predominio da linha curva no desenho arquitetnico, rompendo assim com o equilibrado estatismo das construes helnicas.
Estas abbodas e as cpulas eram construdas com um armao prvio de madera chamada cimbra.

ABBADAS UTILIZADAS PELOS ROMANOS

ASSIMILAO DAS FORMAS GREGAS

Seria, no entanto, menosprezar-lhe a importncia considerar a arquitetura ou a escultura romanas como formas miscigenadas da arte grega.
certo que a admirao dos Romanos pelos Gregos explica a presena de motivos de inspirao helnica, mas tratados e remodelados num esprito muito diferente.

Deste modo, as ordens arquitetnicas romanas, baseadas nas ordens gregas, sofreram numerosas modificaes.
Utilizao das ordens arquitetnicas, embora de forma mais ornamental que funcional. Superposio de diferentes ordens em uma mesma fachada, buscando o efeito de riqueza ornamental.

OS ROMANOS CRIARAM DUAS ORDENS NOVAS

ORDEM COMPSITA, que utiliza elementos do jnico e corntio em seu capitel.

ORDEM TOSCANA, similar ao Drico grego, mas com o fuste liso

ORDEM COMPSITA
Trata-se de um estilo misto em que se inserem no capitel as volutas do jnico e as folhas de acanto do corntio.
A coluna tem dez mdulos de altura.

ORDEM COMPSITA

ORDEM TOSCANA
O fato da ordem toscana ser similar a ordem drica grega, pode gerar comparaes, e podemos at arriscar uma influncia indireta, j que sabido que os etruscos mantinham fortes relaes comerciais com povos estrangeiros, como os gregos. Mas defini-la com uma origem grega seria especulao.

ORDEM TOSCANA
A altura da coluna da ordem toscana devia ser igual a sete vezes o dimetro da base. O fuste da ordem drica propriarnente dita tinha oito vezes o dimetro da base, o que acentuava a tendncia grega para tornar as colunas cada vez mais esbeltas; entre outras modificaes, da em diante cada coluna passou a ter uma base individual.

SUPERPOSIO DO DINTEL COM O ARCO


Em muitos edifcios os arquitetos romanos superpem o dintel com o arco (de mdio ponto ou semicircular), o que gera efeitos de grande dinamismo.

Coliseu composto por mdulos arquitetnicos, cada qual formado por um arco perfeito totalmente travado. A altura das impostas (a) determina a altura total do arco (c). A altura total do arco (c) determina a altura do entablamento (b) e consequentemente toda a proporo das colunas. O espao entre as colunas (e) determina a corda do arco (d). Modificando um elemento, modificase tudo.

O arco veio preencher a funo estrutural, antes a cargo das ordens, e estas sofreram adaptao para compor a ornamentao dos edifcios. Neste momento devemos tomar cuidado para no tratar as ordens na arquitetura romana de forma simplista. Esta funo ornamental inclui todo o equilbrio esttico da construo. So elas que controlam todas as propores, tornando a edificao arquitetonicamente expressiva.

o Frum

Frum de Trajano

Templo ao Divino Trajano


Basilica Ulpia

Libraries

Longitudinal Axis

Coluna de Trajano

Frum de Trajano, 112 d.C.

Frum de Trajano, 112 d.C.

Entrada da Baslica Ulpia, Frum de Trajano, c. 117 d.C

Entrada da Baslica Ulpia, Frum de Trajano, c. 117 d.C

Frum de Trajano, c. 117 d.C

Coliseu de Roma (68-79 d.C.)

Coliseu de Roma (68-79 d.C.)

Corntia

Jnico

Drico

Coliseu de Roma (68-79 d.C.)

Coliseu de Roma (68-79 d.C.)

Arena de Verona (Italia)

O ARCO DE CONSTANTINO (ROMA)

ARCO DE TITO

Banhos de Caracalla, Roma, c. 211 d.C.

Banhos de Caracalla, Roma, c. 211 d.C.

Banhos de Caracalla, Roma, c. 211 d.C.

Banhos de Caracalla, Roma, c. 211 d.C.

Banhos de Caracalla, Roma, c. 211 d.C.

Bloco de casas construdo com tijolos cozidos

O TEMPLO ROMANO
O tipo do templo romano deriva do etrusco e, depois, do grego; mas sua forma corresponde a uma funo diversa. Uma vez que o rito religioso tambm cerimnia pblica, da qual participam as autoridades do Estado e a populao, ele se realiza na parte exterior:

diante do templo existe para esse fim um vasto espao livre; a construo surge sobre um alto pedestal (pdio); acentua-se a imponncia arquitetnica da fachada, que se eleva sobre o fundo do cu como uma grandiosa cenografia.

LA MAISON CARR DE NIMES (FRANCIA). -TEMPLO ROMANO.

O TEMPLO CIRCULAR DE VESTA EM ROMA, 142 AC. De planta circular e ordem corintia. Se levanta sobre um enbasamento. Foi construido na poca republicana para mantener o fogo sagrado da deusa Vesta.

O PANTEO DE AGRIPA, 27 AC. (REFORMADO NA POCA DE ADRIANO, s. II)

Volumetria do Panteo de Agripa

as propores e a estrutura do Panten representam a concepo religiosa dos romanos: a morada de todos os deuses, onde pretendia-se centralizar a grande variedade de cultos da cosmopolita "cidade eterna", aparece como uma sntese do cu e da terra.
O conjunto tem uma planta circular fechada por una cpula. Tanto a altura do espao interior da cpula como o dimetro da parede circular da planta so de 43,20 m.

PLANTA DO PANTEO

A FACHADA DO PANTEO CONCEBIDA COMO LA DE UN TEMPLO CONVENCIONAL. COLUMNAS DE ORDEN CORINTIO.

O INTERIOR DO PANTEO. REVESTIDO DE MRMORES DE CORES E ESTTUAS DOS DEUSES.

Arquitetura residencial
Domus Casa das famlias ricas - tpicas das cidades mediterrneas, com um ou dois andares, fechadas na parte externa e abertas para espaos interno (BENEVOLO, 1999)

Arquitetura residencial
Domus

Arquitetura residencial
Domus

Arquitetura residencial
Insulae Construes coletivas de muitos andares, onde os andares trreos so destinados a lojas (tabernae) ou a habitaes mais nobres (tambm denominada de domus) Abrem-se ao exterior com janelas e balces

Arquitetura residencial
Insulae

RESUMINDO: ARQUITETURA ROMANA Caractersticas gerais


Herena grega
rdens arquitetnicas

Elementos prpios
Concepo do espao interior Complexidade Novos materiais Novas tcnicas
COM
COM

MAS

Mltiplas solues

Influncia do templo grego


Elementos ornamentais gregos

Tipologias de edificios Pragmatismo Monumentalidade


Novas rdens
TRASCENDNCIA

Arco Abbada Cpula

Toscana Compsita

4. Vitrvio: De Architectura Libri Decem

Vitrvio
Vitrvio foi o primeiro terico em arquitetura, pelo menos que tenhamos registro. Supe-se que seu nome completo tenha sido Lucio Vitruvio Pollione e sabe-se que trabalhou para Jlio Cesar como engenheiro militar.

Por conta de seu cargo disps de influncia nas altas camadas.

Vitrvio
Sua obra de dez livros escrita em 27 a.C. chamada: De Architectura Libri Decem (Dez Livros Sobre a Arquitetura).
Infelizmente no chegou aos nossos dias completa. Muito se perdeu, inclusive diagramas e desenhos. Mesmo assim, de extrema valia para o estudioso em teoria e baseou todas as obras posteriores neste campo, seja em maior ou menor proporo.

Vitrvio
De forma sumria, os dez livros contemplam os seguintes contedos:
Livro 1: Sobre os conhecimentos necessrios formao do arquiteto. Livro 2: Sobre os materiais e a arte da construo Livros 3 e 4: Sobre os edifcios religiosos. Livro 5: Sobre os edifcios pblicos. Livro 6: Sobre os edifcios privados. Livro 7: Sobre os acabamentos Livro 8: Sobre hidrulica e distribuio da gua Livro 9: Sobre gnomnica nas edificaes. Livro 10: sobre mecnica e os princpios das mquinas

Vitrvio
No primeiro livro, Vitruvio expe as seis partes da arquitetura: 1. Ordinatio: adequao dos elementos da obra justa medida, 2. 3.

4.

5. 6.

tendo como finalidade obter propores e simetria Dispositio: correta colocao das partes tendo em conta s dimenses reais da obra a ser edificada Eurythmia: exacerba a distncia que as especificaes quantitativas ou abstratas da ordem harmnica podem guardar da consecuo da beleza, sempre a se consumar no domnio qualitativo do visvel Symmetria: harmonia entre as diversas partes de uma obra, calculada atravs de uma unidade eleita como mdulo, abrangendo a forma total do edifcio Decor: utilizao das regras rgidas, ou seja a escolha adequada das colunas, da ornamentao, dos locais salubres e convenientes e da orientao solar Distributio: conveniente distribuio do terreno e dos recursos, sendo de responsabilidade do arquiteto administrar as despesas e os gastos da obra

Vitrvio
determina que trs conceitos devem estar em mente quando da construo dos edifcios pblicos, sejam eles a durabilidade (firmitas), a comodidade (utilitas) e a beleza (venustas),

Referncias

ARGAN, Giulio Carlo. Histria da Arte Italiana. Vol I: da Antigidade a Duccio. So Paulo: Cosac & Naify, 2003. BENEVOLO, Leonardo. A Histria da Cidade. So Paulo, Perspectiva, 1999. BENEVOLO, Leonardo. Introduo Arquitetura. Lisboa: Edies 70. 1999. CHILVERS, Ian. Dicionrio Oxford de Arte. So Paulo: Martins Fontes. 2001. COLE, Emily. A Gramtica da Arquitetura. Lisboa: Livros e Livros. 2002. GOMBRICH, E. H. A Histria da Arte. Livros Tcnicos e Cientficos Editora S. A. - LTC. Rio de Janeiro. 1999. HAUSER, Arnold. Histria Social da Literatura e da Arte. So Paulo, Mestre Jou, 1982. LAWRENCE, A. W. Arquitetura Grega. So Paulo, Cosac & Naify Edies, 1998. NUTTGENS, Patrick. The Story of Architecture. Londres, Phaidon, 1997. RUSSEL, Bertrand. Histria do Pensamento Ocidental: A Aventura das Idias dos Pr-Socrticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro, Ediouro, 2001. SEIDLER, Harry. The Grand Tour. Londres, Taschen, 2002. STRONG, Donald E., Antigidade Clssica. O mundo da Arte. Livraria Jos Olympio Editora/ Editora Expresso e Cultura. Rio de Janeiro. 1966. SUTTON, Ian. Histria da Arquitetura no Ocidente. Lisboa, Verbo, 1999. VILLALBA, Antonio Castro. Historia de la Construccin Arquitectnica. Barcelona, UPC, 1995.

Anda mungkin juga menyukai