Anda di halaman 1dari 1

CARTA DE DRENAGEM

rr C ego tas Bo

SEGREDO
r Cr C e go oqu

eiro

gredo

Crre g o Se

re r

go

Im

bi

ru

ss

Crrego Cascudo

Cr re

go S

erra dinh

o
Crrego Segredo

C rr

PROSA
go Crre Prosa

Crrego Mar

acaj

Prosa

go Crre
Imbir ussu

C r re

go

Ven d

as

C rre go La go a

IMBIRUSSU
r C re

Crr eg o

nd

An

go

g rre

s da

b Ca

as a
C rre

rre

ha

eg o

go rre

d Ban

eira

LAGOA ANHANDU
Crrego Anhandu
goa

BANDEIRA
reg Cr l oB sam o

LAGEADO

BLSAMO
C r re go B ls am o

o La

C r r eg

rr C
go L agea do

L e go

age

ado

e Crr

GAMELEIRA

ESCALA GRFICA (Em metros)

Crr

te r

ego P

edre

gulho

1000

2000

3000

Cidade de Campo Grande

GRAU DE CRITICIDADE

BACIAS

CURSOS D'GUA

REA 2 (Km )

REA PERMEVEL (%)

REA IMPERMEVEL (%)

INTERVENES RELATIVAS ENCHENTES


Problemas Atuais e Potenciais
.alagamentos, inundaes e enchentes em vrios pontos; .sistema de microdrenagem insuficiente em vrios pontos; .bocas-de-lobo assoreadas, com localizao e distribuio irregular.

Servios e Obras Necessrios


.desassoreamento, limpeza e desobstruo; .alargamento e aprofundamento; .implantao de microdrenagem; .substituio de pontes e travessias.

RECOMENDAES GERAIS PARA PROJETO DE PARCELAMENTO

CARTA DE DRENAGEM
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
Prefeito Municipal de Campo Grande Juvncio Cesar da Fonseca Secretrio Municipal do Planejamento Jos Marcos da Fonseca Diretor-Presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Campo Grande -PLANURB Srgio Seiko Yonamine

.Bandeira

.Cabaa, FUFMS .Burit, Base .Gameleira

19,5 35,7 16,6

86,81 91,86 95,62

13,09 8,14 4,38

.Lagoa .Gameleira

Implantar obras e/ou medidas para dissipao de energia das guas pluviais nos pontos de lanamentos;

Dimensionar adequadamente as calhas e travessias do sistema de drenagem, compatibilizando o volume d'gua s dificuldades do terreno;

II

.Blsamo .Imbirussu

.Blsamo .Serradinho

13,4 55,1

88,80 89,14

11,20 10,86

.alagamentos e enchentes em vrios pontos; .sistema de microdrenagem insuficiente em vrios pontos; .bocas-de-lobo assoreadas, com localizao e distribuio irregular.

.desassoreamento, limpeza e desobstruo; .alargamento e aprofundamento; .implantao de microdrenagem. Implantar sistema adequado para captao e drenagem de guas superficiais nos taludes de corte e aterro;

COORDENAO

Aparecida Lopes de Oliveira


CONSULTORIA

Adequar a soluo de coleta e dissipao das guas servidas s dificuldades de .desassoreamento, limpeza e desobstruo; .alagamentos, inundaes e enchentes em vrios pontos; escoamento e infiltrao no solo; .alargamento e aprofundamento; .implantao de microdrenagem; .medidas de controle nos tanques de piscicultura (prximo ao Crrego Lageado). .desassoreamento, limpeza e desobstruo; .alagamentos e enchentes em vrios pontos;
.Prosa .Prosa, Ster, .Revellieu .Coqueiro .Botas, Coqueiro 30,9 35,3 79,49 96,28 20,51 3,72

III

.Lageado

.Lageado

51,1

93,43

6,57

.sistema de microdrenagem insuficiente em vrios pontos; .bocas-de-lobo assoreadas, com localizao e distribuio irregular.

Fernando Luis Prandini Valdir Akihiko Nakazawa


ELABORAO Aparecida Lopes de Oliveira Eduardo Canavarros de Arruda (PLANURB) Geraldo Jos Rangel Delfino (PLANURB) Jorge Gonda (FUFMS) Joo Lopes Cupertino (EMPAER) Armando de Freitas (DOP) Gildson Arimura Arima (DOP) Antnio Jos Viegas London (SEMOB) Athanagildo Ferreira de Oliveira (SEHAF) Edemir Arruda de Arajo (SEHAF) Rubens M. Ferreira (SESEP) Eilonei Francisco de Souza (SESEP) Csar Augusto Costa (EMPAER)

Prever cuidados especficos nos trechos de declividade acentuada onde h concentrao de guas pluviais;

Implantar canaletas ou interceptar o fluxo de guas nos locais problemticos quanto ao desenvolvimento de eroso no leito virio;

.alargamento e aprofundamento; .implantao de microdrenagem; .implantao de "piscines abertos"; .avaliao e complementao da obra de controle de eroso da Mata do Jacinto. .desassoreamento, limpeza e desobstruo; .alargamento e aprofundamento; .implantao de microdrenagem; .implantao de "piscines abertos".

IV

.sistema de microdrenagem insuficiente em vrios pontos; .bocas-de-lobo assoreadas, com localizao e distribuio irregular; .ocorrncia de ligaes clandestinas de esgoto.

Evitar o escoamento de grande volumes de guas pluviais no leito das vias, privilegiando o seu lanamento na drenagem natural;

.alagamentos, inundaes e enchentes em vrios pontos;

Implantao de revestimentos retentivos em reas de pouco trfego, ex: (reas de estacionamento, vias locais);

COLABORAAO Dercilon V. Neto (IBAMA) Paulo Kinoshita (PLANURB) Ricardo Schettini de Figueiredo (SEMOB) Antonia Magali L. Lins (SEBEM) Neide Delamare Cardoso (SEMUR) Juares Echeverria (PLANURB) 1996 Jos A. S. Gouvea (CODEMS) Everson S. Oliveira (CODEMS) William Pedro Godoy (CODEMS) Jos Antonio Hernandes da Rosa (SANESUL) Mrio Mrcio Orro Gonalves (PLANURB)

.Segredo

.Cascudo, Maracaj

46,1

82,30

17,70

.sistema de microdrenagem insuficiente em vrios pontos; .bocas-de-lobo assoreadas,com localizao e distribuio irregular; .ocorrncia de ligaes clandestinas de esgoto.

Implantar canaletas gramadas em loteamentos condominiais de baixa densidade de ocupao e de relevo suave;

Sidney Carlos (IBAMA) Mrcia Menezes de Melo (PLANURB) Elias Makaron Neto (PLANURB) Waldir Costa Silva (FNS) Marta Lcia da Silva Martinez (PLANURB)

.alagamentos, inundaes e enchentes em vrios pontos;

.desassoreamento, limpeza e desobstruo; .alargamento e aprofundamento; .implantao de microdrenagem. Proteo das margens e cabeceiras dos cursos d'gua.

VI

.Anhandu

.Anhandu

29,9

70,77

29,23

.sistema de microdrenagem insuficiente em vrios pontos; .bocas-de-lobo assoreadas, com localizao e distribuio irregular.

NOTA:

1 - As bacias hidrogrficas urbanas em funo das caractersticas do meio fsico, do uso e ocupao do solo expressam um conjunto de problemas e enfrentamentos com servios e obras necessrios. Os dados desta carta permitem orientar medidas corretivas e preventivas at um programa de reestruturao da infra-estrutura urbana, considerando toda bacia de contribuio. 2 - As recomendaes gerais para o projeto de parcelamento referem-se indistintamente a todas bacias hidrogrficas urbanas.

LEGENDA

Linha do permetro urbano

Controle de Impresso

DATA

USURIO

Cr

reg

COQUEIRO

oC

oqu e

iro

go Bu rit i

go e Lag ado

Anda mungkin juga menyukai