Anda di halaman 1dari 9

PRINCIPIO DE PROJETO DE MQUINA E MECANISMO

INTRODUO

Um projeto pode ser considerado como um empreendimento, onde deve apresentar incio e fim definidos. O projeto normalmente utiliza recursos limitados e conduzido por pessoas, visando atingir metas e objetivos pr-definidos estabelecidos dentro de parmetros de prazo, custo e qualidade.

CARACTERSTICAS

O projeto pode ser definido por caractersticas distintas como temporrio, nico e progressivo. A caracterstica de ser temporrio muito importante, pois todo projeto tem um incio e um fim definidos. O projeto termina quando os objetivos para o qual foi criado so atingidos ou quando se torna claro que os objetivos do projeto no sero ou no podero mais ser atingidos ou a necessidade do projeto no existe mais. Ser nico significa que todo produto, servio ou informao gerados por um projeto diferente de outros, ou seja, a realizao de algo jamais realizado anteriormente. Um projeto progressivo porque medida que mais bem compreendido, ele progressivamente elaborado, ou seja, maior o detalhamento das caractersticas peculiares que o distinguem como nico.

Um projeto para ser executado precisa ser gerenciado. O ato de gerenciar consiste em executar atividades e tarefas que tm como propsito planejar e controlar atividades de outras pessoas para atingir objetivos que no podem ser alcanados caso as pessoas atuem por conta prpria, sem o esforo sincronizado dos subordinados. Desta forma o gerenciamento de projetos consiste na aplicao de conhecimentos, habilidades, ferramentas e tcnicas para projetar atividades que visem atingir os requisitos do projeto. Para facilitar o gerenciamento do projeto ele deve ser dividido em fases que constituem seu ciclo de vida. O ciclo de vida do projeto serve para definir o incio e o fim do projeto e definem qual o trabalho (atividade) deve ser realizado em cada fase (ou etapa) e quem deve estar envolvido. Ele descreve o conjunto de processos que devem ser seguidos para que o projeto seja bem gerenciado.

PROJETO DE MQUINAS E MECANISMOS

Desenvolvimento de uma mquina ou mecanismo que funcione adequadamente, levando em considerao os requisitos de segurana, confiabilidade, custos e tempo de execuo do projeto.

Cabe aos engenheiros definir, calcular os movimentos, foras e mudanas de energia de modo a determinar as dimenses, as formas e os materiais necessrios para cada uma das peas (elementos de mquinas) que integram o dispositivo. Esta na verdade seria a essncia do Projeto de Mquinas.

MQUINAS

Dentre as vrias definies, podem ser consideradas como aparato que consiste em unidades interrelacionadas (elementos de mquinas), ou dispositivo que modifica a fora ou movimento.

FORMULAO DE PROJETOS

Um projeto surge em resposta a um problema concreto. Elaborar um projeto , antes de mais nada, contribuir para a soluo de problemas, transformando IDIAS em AES. O documento chamado projeto o resultado obtido ao se "projetar" tudo o que necessrio para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas: quais so os objetivos, que meios sero buscados para atingi-los, quais recursos sero necessrios, onde sero obtidos e como sero avaliados os resultados.

A organizao do projeto em um documento nos auxilia a sistematizar o trabalho em etapas a serem cumpridas, compartilhar a imagem do que se quer alcanar, identificar as principais deficincias, a superar e apontar possveis falhas durante a execuo das atividades previstas. Desta forma a qualidade na formulao de um projeto reflete muito bem o nvel cientfico e tecnolgico do grupo de pessoas envolvidas na sua elaborao.

1. Identificao das necessidades: Consiste em uma exposio mal definida e vaga do problema. 2. Pesquisa de suporte: Consiste na definio e compreenso completa do problema. 3. Definio dos objetivos: Definir a utilidade de forma realista do problema. 4. Especificao das tarefas: Criao de um conjunto detalhado das tarefas que limitam o alcance do projeto. 5. Sntese: Busca de tantas alternativas de projeto quanto possveis, sem considerar geralmente seu valor ou qualidade. 6. Anlise: Anlise das alternativas levantadas anteriormente, estas podem ser aceitas, rejeitadas ou modificadas.

7. Seleo: A soluo mais promissora aceita. 8. Projeto detalhado: Nesta etapa todos os pontos so unidos, confeco de croquis, fornecedores identificados, especificaes de fabricao definidos. 9. Prottipo e teste: A construo real do projeto feita pela primeira vez nesta etapa, onde sua performance testada. 10. Produo: Nesta etapa, aps ser assegurada a qualidade, durabilidade e confiabilidade o produto ou equipamento produzido em quantidade. Este modelo apenas uma proposta, sendo que em algumas situaes a metodologia apresentada pode no funcionar de maneira linear. Nestas situaes existe a necessidade de realizar iteraes. Estas consistem em voltar ou repetir um determinado estgio anterior.

Desafio 1: Propor uma formulao de projeto visando a modificao do tipo de combustvel e sistema de na alimentao em um gerador de vapor (caldeira).

extremamente importante para todo engenheiro desenvolver bons e cuidadosos hbitos em todas etapas do projeto, pois solucionar problemas complicados exige uma abordagem organizada. O profissional deve manter registros e documentaes das hipteses levantadas e decises tomadas de modo que o processo de raciocnio do projetista possa ser reconstrudo posteriormente se for necessrio um reprojeto.

Estgio de Definio Num livro de registro do projeto, definido o problema de maneira clara mediante um relatrio. Os dados de uma determinada tarefa devem ser claramente relacionados, acompanhados pelo registro das hipteses feitas pelo projetista. Isto visa delimitar o problema mediante as informaes. Projeto Preliminar Uma vez que as delimitaes sejam definidas, algumas decises preliminares do projeto devem ser tomadas para se prosseguir. As razes e justificativas dessas decises devem ser documentadas. Um exemplo seria a determinao de um determinado material que comporia um elemento, porm mediante uma anlise preliminar, detectou-se que existe a necessidade de se modificar este material. Normalmente 90% das caractersticas de um projeto podem ser determinadas nos primeiros 10% do tempo total do projeto. Neste estgio, o projeto deve ser documentado atravs de croquis (manuais). Deve constar informaes fundamentais, mesmo que aproximadas de dimenses, materiais entre outros.

Projeto Detalhado: Com um rumo de projeto estabelecido, pode-se criar um ou mais modelos (matemticos) de engenharia do elemento ou sistema para podermos analis-lo. Nestes constam informaes de carregamento, momentos, torques, tenses entre outros visando a avaliao e comparao com as propriedades dos materiais de engenharia escolhidos. Neste ponto toma-se a deciso de perseguir com o projeto ou iterar para encontrar uma soluo melhor retornando a uma etapa anterior.

Documentao do Projeto

Uma vez realizando tantas iteraes quantas forem necessrias para se atingir resultados satisfatrios, a documentao do projeto ou elemento de mquina dever ser completada na forma de desenhos de engenharia detalhados, especificaes dos materiais e da fabricao.

Produo e Montagem

Aps todas as etapas, podemos selecionar os processos e iniciar a construo dos elementos ou dispositivos complexos.

Coeficientes de Segurana

O engenheiro responsvel pelo projeto de elementos estruturais ou mecnicos deve restringir a tenso do material a um nvel seguro, portanto, deve usar uma tenso segura ou admissvel. Consiste na relao entre a carga de ruptura e a carga admissvel. Podem ser considerados como reserva estratgica. Coeficientes de segurana so empregados para prevenir incertezas quanto a propriedades dos materiais, esforos aplicados, variaes, etc. Depende ento de uma srie de requisitos, entre os principais o tipo de carregamentos e o modo de utilizao. Coeficiente de segurana ou fator de segurana adimensional N. Porm sempre maior que 1 a fim de evitar maior possibilidade de falha. Valores especficos dependem dos tipos de materiais usados e da finalidade pretendida da estrutura ou mquina.

CONCLUSO

A escolha do coeficiente de segurana uma tarefa de responsabilidade. Valores muito altos significam, em geral, custos desnecessrios e valores baixos podem provocar falhas de graves consequncias. Porm o domnio total do assunto atingido somente quando o engenheiro possuir grande experincia. Achar ponto ideal entre: qualidade x custo x segurana. Muitas associaes de engenharia e agncias governamentais desenvolveram normas para reas especficas de projetos de engenharia. A maior parte delas so apenas recomendaes, mas algumas tm fora de lei. Instituto Americano de Normas Sociedade Americana de Engenheiros Mecnicos Sociedade dos Engenheiros Automotivos. Organizao internacional de Normas Associao Brasileira de Normas Tcnicas CBS.

REFERNCIA

ANDRADE, Alan Sulato de. ELEMENTOS ORGNICOS DE MQUINAS. Disponvel em: http://www.madeira.ufpr.br/disciplinasalan/AT096-Aula01.pdf. Acesso em

30/09/2013.

Anda mungkin juga menyukai