Anda di halaman 1dari 3

Antroposofia A Antroposofia uma das opes de conhecimento capaz de dar respostas comprobatrias no campo do relacionamento do homem com o seu

u mundo. V o homem como centro de seu estudo e busca respostas s suas necessidade com base cientfica, cultural, artstica e religiosa para se viver na prtica. Antroposofia, que em grego quer dizer "conhecimento do ser humano", nasceu sob a influncia da Teosofia e que tem como caracterstica o conhecimento do homem, da natureza e do universo que o cerca, com base cientfica.
A Antroposofia um caminho de conhecimento que deseja levar o espiritual da entidade humana para o espiritual do universo. Ela aparece no ser humano como uma necessidade do corao e do sentimento. Ela deve encontrar sua justificativa no fato de poder proporcionar a satisfao dessa necessidade. A Antroposofia s pode ser reconhecida por aqueles que nela encontram aquilo que buscam a partir da sua sensibilidade. Portanto, somente podem ser Antropsofos pessoas que sentem como uma necessidade de aceitar perguntas sobre a essncia humana e do universo, assim como se sente fome e sede (STEINER, 1924).

A Pedagogia Waldorf, baseada na Antroposofia, sofre vrias crticas por parte de quem se quer leu sobre a vida e obra de Rudolf Steiner, rotulando-a como seita, culto, movimento mstico etc. Steiner afirmou que a Antroposofia era adequada para sua poca e que deveria acompanhar o dinamismo da evoluo humana, se adequando sem perder o seu princpio. A Antroposofia est nas mais variadas reas como: medicina, administrao de empresas, agricultura, farmcia, dentre outras, renovando s reas da atividade humana. Jardim da Infncia Seguindo os princpios dos Setnios, o foco est no brincar imitativo e na imaginao para que se desenvolva o pensamento crtico, preparando-as para o segmento escolar. A criana tratada com individualidade sendo respeitado o desenvolvimento de seu talento e capacidade. Os professores trabalham com o intuito de criar na escola um ambiente harmnico incentivando a criatividade, e para que isso ocorra, as atividades propostas so: cuidar do jardim, criar brinquedos, fazer po para a merenda, brincadeiras livres com materiais naturais, tais como: l, tecidos diversos, pedras, conchas e etc. Ensino Fundamental Alm de possuir o mesmo currculo de outras escolas, mas voltado para os objetivos da educao Waldorf, o jovem preparado para o exerccio da cidadania plena e cultivado nele o esprito cientfico investigativo, dando significado a aprendizagem. As atividades que complementam o currculo so: msica, trabalhos manuais, marcenaria, atividades artsticas, euritmia, astronomia, filosofia, geometria, jardinagem, ingls e alemo. As matrias so revistas vrias vezes, dando uma nova e mais profunda viso do contedo para que se respeite o desenvolvimento da criana.

Ensino Mdio A preocupao com uma formao abrangente e integrada as solicitaes do mundo atual com um pensamento objetivo e crtico. Os alunos do Ensino Mdio das Escolas Waldorf tm conseguido xito em vestibulares, provando que o contedo curricular atende as necessidades dos alunos na busca da graduao. Nas Escolas Waldorf no h repeties de ano e nem atribuio de notas, a avaliao feita em uma espcie de relatrio com observaes do desenvolvimento do aluno. Nos oito primeiros anos, cada classe tem um professor responsvel para acompanhar o desenvolvimento da criana, e do nono ao dcimo-segundo ano, o acompanhamento dos jovens feito por tutores e os vrios professores das demais disciplinas. No dcimo-segundo ano, quando finalizam seus estudos nas Escolas Waldorf, os jovens apresentam um trabalho de pesquisa com um tema de sua preferncia, como em uma monografia.

Os Setnios: De 0 a 07 anos (maturidade escolar) - A criana est aberta ao mundo; - Tem confiana ilimitada; - Recebe impresses sensoriais; - No elabora julgamento ou anlise; - Est na fase do desenvolvimento motor; - As percepes inadequadas so armazenadas no inconsciente (no compreende o pensamento dos adultos); - Aprendizado por imitao; - O educador Waldorf deve ser digno de ser imitado, pois nessa imitao inconsciente estar fundamentando sua moralidade futura. Caracterstica: O bom. De 07 a 14 anos (maturidade sexual) - Desenvolvimento anmico; - Emancipao da vida corporal; - Interage e reage aos estmulos que recebe; - Necessita de explicaes conceituais; - Interesse pela admirao que as coisas causam; - Vivncia na rea dos sentimentos (sai sentido entra sentimento); - Puberdade (12/14 anos) perturba a harmonia anmica; - O professor Waldorf deve saber o que bom ou no para seu aluno e entusiasmlo, deve ter "autoridade amorosa"; Caracterstica: O belo. De 14 a 21 anos (maturidade social) - Liberdade das foras anmicas; - Desenvolvimento do lgico, analtico e sinttico; - Separa-se do mundo (v o mundo de fora); - Quer explicaes conceituais e intelectuais; - Quer ser compreendido;

- O professor Waldorf deve ser digno de respeito. Caracterstica: O verdadeiro.

Anda mungkin juga menyukai