Anda di halaman 1dari 4

Professor Alysson Garcia. Disciplina: Temas de histria da frica. Aluno Marcos Paulo Arantes Ferro.

Resenha crtica do documentrio: A cor do dinheiro.

Como parte da comemorao do bicentenrio da Lei de Abolio ao Trfico de Escravos (1807), a BBC 4, dentro da chamada "Abolition Season", exibiu uma srie composta por trs episdios, independentes entre si, abordando a histria e os aspectos do racismo pelo mundo. Os episdios so: A Cor do Dinheiro, Impactos Fatais, Um Legado Selvagem. Esta resenha tratar somente do primeiro episdio que foi trabalhado pelo professor conosco em sala de aula. O documentrio trata sobre a questo do racismo, fazendo um histrico de quando surgiu esse tema e quem foram os principais responsveis pela propagao de que as pessoas de pele negra eram inferiores aos brancos. O filme faz uma volta a antiguidade para explicar a origem da escravido e como o conceito moldado antes mesmo do inicio da civilizao foi alterado pelos europeus do perodo das navegaes, que usaram um preceito bblico para justificar sua barbrie: A maldio que No ps sobre seu filho Cam, que segundo a interpretao religiosa da poca, daria o aval aos Europeus para escravizarem os negros visto serem estes descendentes diretos de Cam, portanto seres amaldioados. Assim munidos de uma justificativa religiosa que os isentava de culpa por seus atos os Europeus incentivavam as guerras na frica com objetivo de conseguir um maior nmero de cativos para levar a Amrica, necessitada de braos armados. Cabe ressaltar que a escravido j existia na frica, antes da chegada dos navegadores, mas que est era bem menor em nmeros do que aps a vinda dos Europeus, onde sistematizou se as guerras de conquista pois se precisava dos produtos Europeus que se tornaram status de poder e das armas por eles vendidas para poder se defender dos ataques de outras tribos inimigas.

Uma lder africana que foi capaz de vencer aos europeus por duas vezes foi Nzinga Mbundi que durante um perodo de guerras com os portugueses conseguiu faze los ter de negociar e quando estes no cumpriram com os acordos com ela estabelecidos, reuniu uma poderosa frente de combate que contava com: yagas, quimbares, cativos fugidos, kongos e at holandeses. Ocupou a rea onde os europeus estavam e reforou suas tropas, fazendo os voltar as mesas de negociaes. Inmeros historiadores apresentam Nzinga Mbundi como um exemplo de mulher combatente, no entanto bom frisar que ela foi sempre um expoente de uma elite senhorial envolvida no trfico escravista. Sua resistncia visava manter o monoplio das rotas escravistas.

Uma das maiores lideranas africanas da poca ser uma senhora de escravos que queria a manuteno dessa ordem, no algo para se julgar como mal, ou perverso, por que os reinos africanos aps a chegada dos europeus precisavam destes para se manter, no que a presena do Europeu tenha sido aceita, houve resistncias por parte dos africanos como o prprio relato sobre a Nzinga demonstra mas o comrcio de pessoas era lucrativo para ambos os lados e somente com um contexto de mercado diferente essas relaes viriam a mudar. Como o documentrio trata do perodo das navegaes e da colonizao da Amrica alm da frica o filme vai tratar dos ndios ao longo de todo o continente onde os europeus tinham aportado recentemente com propsitos malignos de sugar tudo o que puderem e levar para seu continente. Primeiramente vamos tratar da relao que os Europeus tinham para com os ndios no norte do continente americano. Os colonos no norte tinham um relacionamento com os ndios conturbado onde somente aqueles que aceitavam se curvar perante ao europeu eram aceitos, sendo incorporados a margem da sociedade, quanto aos demais que no aceitavam se curvar perante ao Europeu iniciou se uma guerra para extermina los. Mas mesmo aqueles que se submeteram acabaram morrendo das doenas que os brancos tinham que para os indgenas eram letais, tal como a gripe.

Ou seja morria se aceitando o mundo dos civilizados e morria se tentando defender os seus valores. Ao contrrio do sistema rgido do norte do continente mas ao sul as relaes de raa so mais frouxas, sendo bastante comum, ndias e negras se deitarem com seus patres, gerando um novo elemento na populao: os mulatos, que acabam por ser um meio termo entre aqueles que detinham o poder e os que foram subjugados. Mas ao retratar a relao que se tem at hoje com as diferenas raciais o documentrio deixa claro que h um desigualdade gritante e que mesmo aps a instalao da democracia nos pases do sul, se criou uma elite branca predominante enquanto as demais raas foram delegadas a papis subalternos, no documentrio retrata que apesar de o norte ser mais rgido em sua postura l pelo menos j se conseguiu chegar a um sistema poltico econmico, justo e igualitrio, o que no sul no acontece.

Anlise (Pontos negativos) O documentrio muito focado quando trata dos africanos e os afro- descendentes j na Amrica, como simples agentes de um processo que eram levados a tal pela superioridade do Europeu o que algo que no me agradou quando vi todos os trs episdios. Alm disso o filme por ser feito por ingleses acaba por suavizar suas aes tornando os mais limpos do que realmente so, principalmente no que tange ao tratamento dos escravos em navios negreiros e nas fazendas. Outro ponto que me desagradou profundamente est no fato de que a sempre uma superioridade do norte americano, sobre o sul predominantemente ibero portugus, mesmo quando se faz elogios ao sul se compara com o norte e diz que os americanos so melhores, novamente ai entra o fato de que o documentrio tenha sido feito por ingleses da a preferncia pelos americanos, que no passado foram colnia deles. Anlise ( pontos positivos) O filme traz novos conceitos, aborda outras temticas, traz para suas discusses a presena de grandes historiadores africanos, europeus e americanos o que d uma melhor viso dos acontecimentos, alm de enriquecer a pelcula.

As imagens e depoimentos que so mostrados uma forma bastante didtica ajudando a complementar as anlises tecidas pelos historiadores.

Referncias bibliogrficas:

http://direitoetec.blogspot.com.br/2011/06/racismo-uma-historia.html; visitado as treze horas e vinte e cinco minutos do dia 11 de junho de 2013. http://civilizacoesafricanas.blogspot.com.br/2009/12/o-reino-de-ndongo.html; visitado as treze horas e cinqenta e oito minutos do dia 11 de junho de 2013. http://www.youtube.com/watch?v=yxtNfOuxL4o; visitado as quinze horas e doze minutos do dia 11 de junho de 2013

Anda mungkin juga menyukai