Anda di halaman 1dari 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof.

Paulo Guimares Aula 05

AULA

05:

Lei

9.099/1995

alteraes n

(Juizados Especiais Cveis e Criminais); Lei

10.259/2001 e alteraes (Juizados Especiais Cveis e Criminais no mbito da Justia Federal).

SUMRIO 1. Lei n 9.099/1995 e alteraes (Juizados Especiais Cveis e Criminais) 2. Lei n 10.259/2001 e alteraes (Juizados Especiais Cveis e Criminais no mbito da Justia Federal) 3. Resumo do Concurseiro 4. Questes comentadas 5. Questes sem comentrios

PGINA 1 11 17 20 24

Ol, caro amigo! Vamos continuar nosso estudo hoje com duas leis muito importantes para sua prova. Voc est no meio da jornada at a prova, mas recomendo fortemente que voc planeje com cuidado o que far nos ltimos dias, incluindo uma reviso consistente de todas as matrias vistas ao longo da sua preparao. Bons estudos! 1. LEI N 9.099/1995 E ALTERAES (JUIZADOS ESPECIAIS

CVEIS E CRIMINAIS) Os Juizados Especiais so os rgos do Poder Judicirio responsveis por promover a conciliao, o julgamento e a execuo das infraes penais de menor potencial ofensivo. Sua criao foi prevista pela prpria Constituio Federal, em seu art. 98.

Art. 98. A Unio, no Distrito Federal e nos Territrios, e os Estados criaro:

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 1 de 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05

I - juizados especiais, providos por juzes togados, ou togados e leigos, competentes para a conciliao, o julgamento e a execuo de causas cveis de menor complexidade e infraes penais de menor potencial ofensivo, mediante os procedimentos oral e sumarissimo, permitidos, nas hipteses previstas em lei, a transao e o julgamento de recursos por turmas de juzes de primeiro grau; A Lei n 9.099/1995 criou os juizados especiais cveis e criminais, alm de tratar do funcionamento desses rgos. Infraes penais de menor potencial ofensivo so as contravenes penais e aqueles crimes cuja pena mxima prevista no ultrapasse dois anos, cumulada ou no com multa. Vamos agora analisar objetivamente as disposies da Lei n 9.099/1995 acerca dos juizados especiais criminais, que so o assunto que realmente nos interessa.

Art. 60. O Juizado Especial Criminal, provido por juzes togados ou togados e leigos, tem competncia para a conciliao, o julgamento e a execuo das infraes penais de menor potencial ofensivo, respeitadas as regras de conexo e continncia. Boa parte do trabalho dos Juizados Especiais gira em torno das tentativas de conciliao. Este um meio alternativo de soluo de controvrsias, em que as partes tm a oportunidade de solucionar seu conflito com auxlio do conciliador. Os conciliadores so auxiliares da Justia, com a funo tentar aproximar as partes, inclusive sugerindo acordos. Eles devem ser recrutados, na forma da lei local, preferentemente entre bacharis em Direito, excludos os que exeram funes na administrao da Justia Criminal. possvel tambm que o prprio Juiz atue como conciliador, havendo inclusive algumas leis processuais que o obrigam a propor, em determinados momentos, que as partes busquem um acordo.

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 2 de 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05 O juiz leigo no propriamente um magistrado, mas exerce

funes de auxiliar da justia. Um juiz leigo pode, por exemplo, dirigir audincias de conciliao, elaborar o processo instrutrio e ainda redigir uma proposta de sentena. O poder decisrio, no entanto, cabe somente ao magistrado (juiz togado). A conexo e a continncia so causas de prorrogao da competncia, ou seja, quando elas ocorrem, a competncia para julgar determinada ao modificada. As aes que estejam ligadas por conexo ou continncia devem, em regra, ser julgadas em conjunto.

Art. 62. O processo perante o Juizado Especial orientar-se- pelos critrios da oralidade, informalidade, economia processual e celeridade, objetivando, sempre que possvel, a reparao dos danos sofridos pela vtima e a aplicao de pena no privativa de liberdade. A oralidade se manifesta nos Juizados Especiais Criminais pela determinao trazida pela prpria Lei n 9.099/1995 de que apenas os atos essenciais precisam ser objeto de registro escrito, enquanto os atos realizados em audincia de instruo e julgamento podero ser gravados. A aplicao da informalidade se d porque no rito dos Juizados possvel considerar vlidos todos os atos que atingirem suas finalidades. Vejamos o que diz o art. 65 da Lei.

Art. 65. Os atos processuais sero vlidos sempre que preencherem as finalidades para as quais foram realizados, atendidos os critrios indicados no art. 62 desta Lei. 1 No se pronunciar qualquer nulidade sem que tenha havido prejuzo. 2 A prtica de atos processuais em outras comarcas poder ser solicitada por qualquer meio hbil de comunicao.

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 3 de 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05 O 2 do art. 65 um bom exemplo de aplicao do critrio

da simplicidade. Veja bem, no mbito dos juizados especiais no necessrio que sejam enviadas as famosas cartas precatrias quando for necessrio realizar diligncias em outras localidades. Normalmente, se for necessrio praticar qualquer ato numa rea alm da competncia do Juiz, necessrio que este envie um documento (carta precatria) ao Juiz competente na localidade, para que este pratique o ato: ouvir uma testemunha, citar o acusado, etc. No caso dos juizados especiais, esse pedido pode ser feito por telefone ou e-mail!

Art. 66. A citao ser pessoal e far-se- no prprio Juizado, sempre que possvel, ou por mandado. Pargrafo nico. No encontrado o acusado para ser citado, o Juiz encaminhar as peas existentes ao Juzo comum para adoo do procedimento previsto em lei. A citao o ato por meio do qual uma pessoa informada de que existe uma ao judicial contra ela. Nos juizados especiais, a citao tambm obedece o critrio da simplicidade, pois ela deve ser realizada preferencialmente no prprio Juizado. Se no for possvel promover a citao no prprio Juizado, ela ser realizada por meio de mandado, cumprido por oficial de justia. No procedimento comum, a citao pode ocorrer de forma pessoal ou por meio de edital. No vou entrar em detalhes, mas para sua prova importante saber que no procedimento dos juizados especiais no h citao por edital.

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 4 de 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05

Nos juizados especiais, a citao sempre pessoal, devendo ser realizada preferencialmente no prprio Juizado. Quando isso no for possvel, ser realizada por meio de mandado. No h previso de citao por edital.

O art. 67 trata da intimao, que a comunicao feita s partes do processo acerca dos atos praticados pelo Juiz. Por meio da intimao o Juiz tambm determina que as partes pratiquem atos ou tomem providncias.

Art. 67. A intimao far-se- por correspondncia, com aviso de recebimento pessoal ou, tratando-se de pessoa jurdica ou firma individual, mediante entrega ao encarregado da recepo, que ser obrigatoriamente identificado, ou, sendo necessrio, por oficial de justia, independentemente de mandado ou carta precatria, ou ainda por qualquer meio idneo de comunicao. Pargrafo nico. Dos atos praticados em audincia considerar-seo desde logo cientes as partes, os interessados e defensores. Voc percebeu mais uma vez a simplicidade se manifestado na forma como so conduzidos os atos processuais? O critrio da celeridade est relacionado ao tempo que o processo leva para ser concludo. Uma das principais razes para a criao dos juizados especiais o julgamento mais rpido das infraes penais mais simples. A Lei n 9.099/1995 confere ao Juiz, por exemplo, a prerrogativa de limitar a produo de provas, quando considera-las excessivas, impertinentes ou protelatrias.

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 5 de 25

economia

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05 processual est muito relacionada

simplicidade e celeridade, e diz respeito prtica dos atos da forma mais abrangente possvel, tirando-se o mximo proveito prtico de cada um deles.

Art. 69. A autoridade policial que tomar conhecimento da ocorrncia lavrar termo circunstanciado e o encaminhar imediatamente ao Juizado, com o autor do fato e a vtima, providenciando-se as requisies dos exames periciais necessrios. Pargrafo nico. Ao autor do fato que, aps a lavratura do termo, for imediatamente encaminhado ao juizado ou assumir o compromisso de a ele comparecer, no se impor priso em flagrante, nem se exigir fiana. Em caso de violncia domstica, o juiz poder determinar, como medida de cautela, seu afastamento do lar, domiclio ou local de convivncia com a vtima. Perceba que no procedimento previsto para os juizados especiais no se fala em inqurito policial. Em vez de adotar o procedimento investigativo, a autoridade policial deve enviar para o juizado especial apenas o termo circunstanciado de ocorrncia (TCO). O TCO um relato simples do fato ocorrido, contendo, alm da descrio dos fatos, a identificao das pessoas envolvidas. Perceba tambm que a autoridade policial deve tentar enviar o autor do fato e a vtima diretamente ao juizado especial. Caso no seja possvel adotar esse procedimento no momento da ocorrncia, o autor do fato deve assumir o compromisso de comparecer.

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 6 de 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05

No procedimento dos juizados especiais no necessrio haver inqurito policial, mas somente a lavratura do termo circunstanciado de ocorrncia. A Doutrina tem entendido que o TCO no precisa ser lavrado pela autoridade de polcia judiciria. Tambm possvel que o termo seja lavrado diretamente pela Polcia Militar ou pela Polcia Rodoviria Federal, por exemplo.

Art. 72. Na audincia preliminar, presente o representante do Ministrio Pblico, o autor do fato e a vtima e, se possvel, o responsvel civil, acompanhados por seus advogados, o Juiz esclarecer sobre a possibilidade da composio dos danos e da aceitao da proposta de aplicao imediata de pena no privativa de liberdade. Art. 73. A conciliao ser conduzida pelo Juiz ou por conciliador sob sua orientao. Nesta fase devem ser apresentadas s partes as propostas de conciliao, incluindo as possibilidades de composio dos danos e de cumprimento imediato de pena no privativa de liberdade. Caso as partes cheguem a um acordo nessa fase conciliatria, ser discutida a reparao dos danos por parte do autor do fato. Essa reparao tem natureza indenizatria civil. Essa composio de danos ser feita por escrito e homologada pelo juiz, assumindo a eficcia de ttulo executivo cvel. Isso significa que se o autor do fato no pagar o prometido, a vtima poder execut-lo no juzo cvel competente. Caso o crime ofendido seja de ao penal pblica condicionada representao, o ofendido ou seu representante legal ser

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 7 de 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05 intimado para oferec-la no prazo de trinta dias, sob pena de decadncia

(ateno! Isso j foi cobrado em provas anteriores!) Caso o crime cometido seja de ao penal privada ou de ao penal pblica condicionada, a homologao do acordo importar em renncia do direito de representao ou de apresentao da queixa.

Art. 76. Havendo representao ou tratando-se de crime de ao penal pblica incondicionada, no sendo caso de arquivamento, o Ministrio Pblico poder propor a aplicao imediata de pena restritiva de direitos ou multas, a ser especificada na proposta. Esta a hiptese chamada de transao penal. Caso no haja conciliao, o Ministrio Pblico pode oferecer uma espcie de acordo ao infrator, envolvendo o cumprimento de pena no privativa de liberdade ou de multa.

A transao penal proposta ao infrator por iniciativa do Ministrio Pblico, e no pelo Juiz. Existem, porm, algumas situaes em que a transao penal no pode ser oferecida. Esses casos esto previstos no 2 do art. 76.

2 No se admitir a proposta se ficar comprovado: I - ter sido o autor da infrao condenado, pela prtica de crime, pena privativa de liberdade, por sentena definitiva; II - ter sido o agente beneficiado anteriormente, no prazo de cinco anos, pela aplicao de pena restritiva ou multa, nos termos deste artigo;

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 8 de 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05

III - no indicarem os antecedentes, a conduta social e a personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstncias, ser necessria e suficiente a adoo da medida.

Art. 77. Na ao penal de iniciativa pblica, quando no houver aplicao de pena, pela ausncia do autor do fato, ou pela no ocorrncia da hiptese prevista no art. 76 desta Lei, o Ministrio Pblico oferecer ao Juiz, de imediato, denncia oral, se no houver necessidade de diligncias imprescindveis. No havendo conciliao e nem transao penal, o Ministrio Pblico oferecer a denncia oral. Perceba que essa mais uma caracterstica prpria dos juizados especiais: o oferecimento de denncia oral.

No havendo conciliao e nem transao penal, o Ministrio Pblico oferecer a denncia oral. O Juiz verificar ento se necessrio produzir provas adicionais mais complexas, a exemplo das percias ou laudos tcnicos. Se for este o caso, o Magistrado encaminhar os autos ao Juiz comum, para que produza a prova necessria da maneira mais adequada. Oferecida a denncia ou queixa, o acusado ser informado acerca do dia e hora da audincia de instruo e julgamento, momento em que dever haver nova tentativa de conciliao, sendo possvel tambm que haja proposta de transao penal, desde que no tenha ocorrido a possibilidade do seu oferecimento na fase preliminar. Na audincia, deve ser ouvido inicialmente o advogado do ru, e s ento o Juiz decidir se aceita ou rejeita a denncia ou queixa.
Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 9 de 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05 Caso a denncia seja recebida, sero ouvidas a vtima e as

testemunhas de acusao e defesa. Em seguida deve ser interrogado o acusado, passando-se imediatamente aos debates entre acusao e defesa e prolao da sentena. Perceba que tudo feito em uma s ocasio, ou seja, na audincia de instruo e julgamento. nesse momento que devem ser produzidas todas as provas. Se o Juiz rejeitar a denncia, dessa deciso caber apelao, nos termos do art. 82.

Art. 82. Da deciso de rejeio da denncia ou queixa e da sentena caber apelao, que poder ser julgada por turma composta de trs Juzes em exerccio no primeiro grau de jurisdio, reunidos na sede do Juizado.

Art. 89. Nos crimes em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou no por esta Lei, o Ministrio Pblico, ao oferecer a denncia, poder propor a suspenso do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado no esteja sendo processado ou no tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspenso condicional da pena A suspenso condicional do processo, assim como a transao penal, proposta pelo Ministrio Pblico. De forma bem simples, trata-se da imposio de certas condies ao acusado, que devem ser cumpridas no perodo de 2 a 4 anos. Nada impede que o acusado deixe de aceitar a proposta de suspenso condicional, optando pelo prosseguimento da ao penal. Chamo sua ateno para o critrio da pena. A suspenso condicional do processo s pode ser proposta para crimes cuja pena mnima seja de no mximo 1 ano. Estamos falando da pena mnima, e

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 10 de 25


no da mxima!

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05

A suspenso s pode ser aplicada se o acusado no estiver sendo processado ou no tenha sido condenado por outro crime. As condies que podem ser impostas pelo magistrado so mencionadas no 1, e as causas de revogao da suspenso esto elencadas nos 3 e 4.

1 Aceita a proposta pelo acusado e seu defensor, na presena do Juiz, este, recebendo a denncia, poder suspender o processo, submetendo o acusado a perodo de prova, sob as seguintes condies: I - reparao do dano, salvo impossibilidade de faz-lo; II - proibio de frequentar determinados lugares; III - proibio de ausentar-se da comarca onde reside, sem autorizao do Juiz; IV [...] 3 A suspenso ser revogada se, no curso do prazo, o beneficirio vier a ser processado por outro crime ou no efetuar, sem motivo justificado, a reparao do dano. 4 A suspenso poder ser revogada se o acusado vier a ser processado, no curso do prazo, por contraveno, ou descumprir qualquer outra condio imposta. comparecimento pessoal e obrigatrio a juzo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades.

2.

LEI N 10.259/2001 E ALTERAES (JUIZADOS ESPECIAIS

CVEIS E CRIMINAIS NO MBITO DA JUSTIA FEDERAL) A Lei n 9.099/1995 aplicvel Unio, ao Distrito Federal e aos Estados, e trata de normas gerais sobre os juizados especiais. A Lei n 10.259/2001, por outro lado, regulamenta o art. 98, 1, da

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 11 de 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05 Constituio Federal, e trata apenas dos Juizados Especiais Federais e,

portanto, aplicvel apenas Unio. Esta no uma lei importante para sua prova, principalmente porque quase no menciona os Juizados Especiais Criminais. Acredito que seja improvvel o surgimento de questes acerca desta lei, mas vamos estud-la, ainda que de forma sucinta. Vamos agora estudar os principais dispositivos dessa lei, especialmente o que ela traz de diferente em relao lei geral. Art. 2o Compete ao Juizado Especial Federal Criminal processar e julgar os feitos de competncia da Justia Federal relativos s infraes de menor potencial ofensivo, respeitadas as regras de conexo e continncia. Pargrafo nico. Na reunio de processos, perante o juzo comum ou o tribunal do jri, decorrente da aplicao das regras de conexo e continncia, observar-se-o os institutos da transao penal e da composio dos danos civis. Este dispositivo reproduz quase integralmente o teor do art. 60 da Lei n 9.099/1995. A competncia dos Juizados Especiais Federais Criminais est relacionada ao julgamento das infraes penais de menor potencial ofensivo no mbito da Justia Federal. Essas infraes so as contravenes penais e os crimes cuja pena mxima cominada de at 2 anos, cumulada ou no com multa. Isso tudo que a Lei n 10.259/2001 traz a respeito dos Juizados Criminais. Os demais dispositivos dizem respeito apenas aos Juizados Especiais Federais Cveis. Art. 3o Compete ao Juizado Especial Federal Cvel processar, conciliar e julgar causas de competncia da Justia Federal at o valor de sessenta salrios mnimos, bem como executar as suas sentenas.

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 12 de 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05

1o No se incluem na competncia do Juizado Especial Cvel as causas: I - referidas no art. 109, incisos II, III e XI, da Constituio Federal, as aes de mandado de segurana, de desapropriao, de diviso e demarcao, populares, execues fiscais e por improbidade administrativa e as demandas sobre direitos ou interesses difusos, coletivos ou individuais homogneos; II - sobre bens imveis da Unio, autarquias e fundaes pblicas federais; III - para a anulao ou cancelamento de ato administrativo federal, salvo o de natureza previdenciria e o de lanamento fiscal; IV - que tenham como objeto a impugnao da pena de demisso imposta a servidores pblicos civis ou de sanes disciplinares aplicadas a militares. O art. 3o determina que a competncia dos Juizados Especiais Federais Cveis se estende a causas cujo valor seja de at 60 salrios mnimos. Alm disso, onde houver Juizado Federal Cvel instalado, sua competncia ser absoluta, o que significa dizer que essas causas no podero ser julgadas pelas Varas Federais. As excees ao estabelecimento da competncia dos Juizados Federais Cveis so trazidas pelo 1. O inciso I exclui da competncia dos Juizados Cveis o mandado de segurana, de desapropriao, de diviso e demarcao, populares, execues fiscais e por improbidade administrativa e as demandas sobre direitos ou interesses difusos, coletivos ou individuais homogneos, alm das causas referidas no art. 109, II, III e XI da Constituio Federal. Vejamos quais so essas causas:

Art. 109. Aos juzes federais compete processar e julgar: [...] II - as causas entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e Municpio ou pessoa domiciliada ou residente no Pas;
Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 13 de 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05

III - as causas fundadas em tratado ou contrato da Unio com Estado estrangeiro ou organismo internacional; [...] XI - a disputa sobre direitos indgenas. Os demais incisos do art. 3o tratam de aes bastante especficas, que tambm devero ser conhecidas pelas Varas Federais, e no pelos Juizados Cveis. Essas causas devem ser consideradas complexas em razo dos bens jurdicos envolvidos, mesmo quando seu valor no excede o limite de 60 salrios mnimos. Por essa razo, o procedimento simplificado dos Juizados Especiais no deve ser a elas aplicado.

COMPETNCIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS CVEIS


Processar, conciliar e julgar causas de competncia da Justia Federal at o valor de sessenta salrios mnimos, bem como executar as suas sentenas. Causas referidas no art. 109, incisos II, III e XI, da Constituio Federal: causas entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e Municpio ou pessoa domiciliada ou residente no Pas; causas fundadas em tratado ou contrato ou da Unio com Estado estrangeiro organismo internacional; disputa

sobre direitos indgenas. EXCEES Aes de mandado de segurana, de desapropriao, de diviso e demarcao, populares, execues fiscais e por sobre improbidade direitos ou administrativa interesses e as demandas difusos,

coletivos ou individuais homogneos; Causas sobre bens imveis da Unio, autarquias e fundaes pblicas federais; Pedidos de anulao ou cancelamento salvo o de de ato

administrativo

federal,

natureza

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 14 de 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05

previdenciria e o de lanamento fiscal; Causas que tenham como objeto a impugnao da pena de demisso imposta a servidores pblicos civis ou de sanes disciplinares aplicadas a militares

Art. 6o Podem ser partes no Juizado Especial Federal Cvel: I como autores, as pessoas fsicas e as microempresas e empresas de pequeno porte, assim definidas na Lei no 9.317, de 5 de dezembro de 1996; II como rs, a Unio, autarquias, fundaes e empresas pblicas federais. Esse dispositivo j foi cobrado em concursos anteriores, especialmente porque determina que a Unio, autarquias, fundaes e empresas pblicas federais podero ser rs nos processos. Alm disso, a Lei n 10.259/2001 menciona expressamente as empresas de pequeno porte, enquanto a Lei n 9.099/1995 menciona apenas as microempresas. Vale ressaltar que a Lei n 10.259/2001 no faz qualquer restrio expressa quanto aos presos, os incapazes, a massa falida e o insolvente civil serem partes nos processos dos Juizados. Entretanto, a Doutrina entende que tal restrio deve ser aplicada analogicamente, haja vista ser esta umas das restries previstas na Lei dos Juizados Estaduais.

Art. 10. As partes podero designar, por escrito, representantes para a causa, advogado ou no. Pargrafo nico. Os representantes judiciais da Unio, autarquias, fundaes e empresas pblicas federais, bem como os indicados na forma do caput, ficam autorizados a conciliar, transigir ou desistir, nos processos da competncia dos Juizados Especiais Federais.

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 15 de 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05 Este dispositivo tem a finalidade de alcanar o princpio do

acesso justia, dispensando inclusive a assistncia de advogado nas causas de menor complexidade. O art. 2 da Lei n 9.099/1995 tambm dispensa a assistncia de advogado em certas hipteses.

Art. 13. Nas causas de que trata esta Lei, no haver reexame necessrio. O obrigatria ou reexame duplo necessrio, grau de tambm chamado obrigatrio, de remessa na

jurisdio

consiste

obrigatoriedade de que a sentena seja reexaminada pelo Tribunal quando a Fazenda Pblica for condenada. No se trata de um recurso, pois o ente pblico no precisa manifestar sua vontade para ter a deciso reanalisada. As situaes em que a sentena deve ser remetida ao Tribunal so previstas pelo art. 475 do Cdigo de Processo Civil.

Nas causas julgadas pelos Juizados Especiais Federais no haver reexame necessrio.

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 16 de 25


3. RESUMO DO CONCURSEIRO

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05

Nos juizados especiais, a citao sempre pessoal, devendo ser realizada preferencialmente no prprio Juizado. Quando isso no for possvel, ser realizada por meio de mandado. No h previso de citao por edital. No procedimento dos juizados especiais no necessrio haver inqurito policial, mas somente a lavratura do termo circunstanciado de ocorrncia. A transao penal proposta ao infrator por iniciativa do Ministrio Pblico, e no pelo Juiz. No havendo conciliao e nem transao penal, o Ministrio Pblico oferecer a denncia oral.

COMPETNCIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS CVEIS


Processar, conciliar e julgar causas de competncia da Justia Federal at o valor de sessenta salrios mnimos, bem como executar as suas sentenas. Causas referidas no art. 109, incisos II, III e XI, da Constituio Federal: causas entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e Municpio ou pessoa domiciliada ou residente no Pas; causas fundadas em tratado EXCEES ou contrato ou da Unio com Estado estrangeiro organismo internacional; disputa

sobre direitos indgenas. Aes de mandado de segurana, de desapropriao, de diviso e demarcao, populares, execues fiscais e por sobre improbidade direitos ou administrativa interesses e as demandas difusos,

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 17 de 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05

coletivos ou individuais homogneos; Causas sobre bens imveis da Unio, autarquias e fundaes pblicas federais; Pedidos de anulao ou cancelamento salvo o de de ato

administrativo

federal,

natureza

previdenciria e o de lanamento fiscal; Causas que tenham como objeto a impugnao da pena de demisso imposta a servidores pblicos civis ou de sanes disciplinares aplicadas a militares

Nas causas julgadas pelos Juizados Especiais Federais no haver reexame necessrio.

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 18 de 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05

A seguir esto as questes retiradas de concursos anteriores. Se ficar alguma dvida, utilize o nosso frum. Estou sempre disponvel tambm no email. Grande abrao! Paulo Guimares pauloguimaraes@estrategiaconcursos.com.br www.facebook.com/pauloguimaraesfilho

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 19 de 25


4. QUESTES COMENTADAS

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05

1. MPE-RS Secretrio de Diligncias 2010 FCC. Quanto s disposies da Lei dos Juizados Especiais Criminais (Lei n 9.099/95) INCORRETO afirmar: a) As disposies da Lei no se aplicam no mbito da Justia Militar. b) A competncia do Juizado ser determinada pelo lugar em que foi praticada a infrao penal. c) Os conciliadores so auxiliares da Justia, que exercem funes na administrao da Justia Criminal, excludos os Bacharis em Direito. d) Dos atos praticados em audincia considerar-se-o desde logo cientes as partes, os interessados e defensores. e) No procedimento sumrio, os embargos de declarao sero opostos por escrito ou oralmente, no prazo de cinco dias, contados da cincia da deciso. COMENTRIOS: A alternativa incorreta a de letra C, pois os conciliadores devem ser recrutados preferencialmente entre bacharis em Direito, nos termos do pargrafo nico do art. 73 da Lei n 9.099/1995. Acredito que tenha havido erro da banca na redao da alternativa E, pois deveria ter sido citado o procedimento sumarssimo, e no o procedimento sumrio. De toda forma, o gabarito foi mantido. GABARITO: C

2. STJ Analista Judicirio 2012 Cespe. Podem ser autores nos juizados especiais federais pessoas fsicas capazes, assim como pessoas jurdicas devidamente qualificadas, microempresas e empresas de pequeno porte.

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 20 de 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05 COMENTRIOS: Acredito que a inteno da banca tenha sido fazer

meno ao art. 6o da Lei n 10.259/2001, mas este no permite que seja parte no processo qualquer pessoa jurdica qualificada, mas apenas as microempresas e empresas de pequeno porte. Entretanto, a redao da questo no mencionou a lei, e por isso a resposta poderia ser buscada tambm na Lei n 9.099/1995. Apesar de a questo ter sido anulada pela banca, importante que voc lembre o teor do art. 6o. Art. 6o Podem ser partes no Juizado Especial Federal Cvel: I como autores, as pessoas fsicas e as microempresas e empresas de pequeno porte, assim definidas na Lei no 9.317, de 5 de dezembro de 1996; II como rs, a Unio, autarquias, fundaes e empresas pblicas federais.

GABARITO: ANULADA

3. PC-ES Perito Papiloscpico 2011 Cespe. Nos casos em que a mencionada lei exige representao para a propositura da ao penal pblica, o ofendido ou seu representante legal ser intimado para oferec-la no prazo de trinta dias, sob pena de decadncia. COMENTRIOS: Essa obrigatoriedade est prevista no art. 91 da Lei n 9.099/1995. GABARITO: C

4. PC-RN Agente de Polcia 2009 Cespe (adaptada). Consideram-se infraes de menor potencial ofensivo as contravenes

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 21 de 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05 penais e os crimes a que a lei comine pena mxima no superior a dois

anos, cumulada ou no com multa. COMENTRIOS: Esta a definio de infrao penal de menor potencial ofensivo, trazida pelo art. 60 da Lei n 9.099/1995. GABARITO: C

5. PC-RN Agente de Polcia 2009 Cespe (adaptada). No encontrado o acusado para ser citado, o juiz titular do juizado especial criminal dever determinar a citao por intermdio de edital, com prazo de 15 dias. COMENTRIOS: Se o acusado no for encontrado, o juiz deve encaminhar as peas existentes ao Juzo comum, para adoo do procedimento previsto em lei, nos termos do art. 66, pargrafo nico, da Lei n 9.099/1995. GABARITO: E

6. PC-RN Agente de Polcia 2009 Cespe (adaptada). Nos crimes em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a um ano, o MP, ao oferecer a denncia, poder propor a suspenso do processo, por dois a quatro anos, observados os demais requisitos legais. COMENTRIOS: A suspenso condicional do processo um tema muito importante para sua prova. Esse instituto est previsto no art. 89 da Lei n 9.099/1995.

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 22 de 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05

Art. 89. Nos crimes em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a um ano, abrangidas ou no por esta Lei, o Ministrio Pblico, ao oferecer a denncia, poder propor a suspenso do processo, por dois a quatro anos, desde que o acusado no esteja sendo processado ou no tenha sido condenado por outro crime, presentes os demais requisitos que autorizariam a suspenso condicional da pena

GABARITO: C

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 23 de 25


5. QUESTES SEM COMENTRIOS

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05

1. MPE-RS Secretrio de Diligncias 2010 FCC. Quanto s disposies da Lei dos Juizados Especiais Criminais (Lei n 9.099/95) INCORRETO afirmar: a) As disposies da Lei no se aplicam no mbito da Justia Militar. b) A competncia do Juizado ser determinada pelo lugar em que foi praticada a infrao penal. c) Os conciliadores so auxiliares da Justia, que exercem funes na administrao da Justia Criminal, excludos os Bacharis em Direito. d) Dos atos praticados em audincia considerar-se-o desde logo cientes as partes, os interessados e defensores. e) No procedimento sumrio, os embargos de declarao sero opostos por escrito ou oralmente, no prazo de cinco dias, contados da cincia da deciso. 2. STJ Analista Judicirio 2012 Cespe. Podem ser autores nos juizados especiais federais pessoas fsicas capazes, assim como pessoas jurdicas devidamente qualificadas, microempresas e empresas de pequeno porte. 3. PC-ES Perito Papiloscpico 2011 Cespe. Nos casos em que a mencionada lei exige representao para a propositura da ao penal pblica, o ofendido ou seu representante legal ser intimado para oferec-la no prazo de trinta dias, sob pena de decadncia. 4. PC-RN Agente de Polcia 2009 Cespe (adaptada). Consideram-se infraes de menor potencial ofensivo as contravenes penais e os crimes a que a lei comine pena mxima no superior a dois anos, cumulada ou no com multa.

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 24 de 25

Legislao Penal Extravagante para PCDF Teoria e exerccios comentados Prof. Paulo Guimares Aula 05 5. PC-RN Agente de Polcia 2009 Cespe (adaptada). No

encontrado o acusado para ser citado, o juiz titular do juizado especial criminal dever determinar a citao por intermdio de edital, com prazo de 15 dias. 6. PC-RN Agente de Polcia 2009 Cespe (adaptada). Nos crimes em que a pena mnima cominada for igual ou inferior a um ano, o MP, ao oferecer a denncia, poder propor a suspenso do processo, por dois a quatro anos, observados os demais requisitos legais.

GABARITO 1. 2. 3. 4. 5. 6. C ANULADA C C E C

Prof. Paulo Guimares www.estrategiaconcursos.com.br Pgina 25 de 25

Anda mungkin juga menyukai