Anda di halaman 1dari 11

A IMPORTNCIA DO DESENHO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA

SOUZA, Elen Cristina Frana / CAJ UFG / elencristina03@hotmail.com; COSTA, Dinara Pereira Lemos Paulino da / CAJ UFG / dinarapereira@uol.com.br Pesquisa sem Fonte Financiadora.

Resumo
O objetivo da presente pesquisa foi discutir a importncia do desenho para o desenvolvimento da escrita, suas principais fases e a necessidade de intervenes oportunas do professor para que as crianas evoluam. Para tanto foi realizado uma pesquisa bibliogrfica. Os autores utilizados para embasar cientificamente a pesquisa foram: Ferreiro Teberosky (1999), Seber (1995), Fontana (1997), Assis M.; Assis, O. (2000), Derdyk (1990), Assis M. (2004), Silva (1991), Azenha (1995), MERDIEU (1974). A pesquisa mostra a necessidade de propor para as crianas atividades de desenho livre, em que a criana possa criar e usar livremente o espao do seu papel. Percebemos por meio deste estudo que o desenho a primeira manifestao da escrita pela criana, e que sendo estimulada e incentivada pelas mediaes do professor passar pelas fases de construo da escrita com segurana e tranqilidade.

Palavras chave: desenho, escrita, desafios, educador. 1 Introduo O desenho faz parte do magnfico universo infantil. Nele as crianas criam e recriam o seu mundo, brincam com as linhas, traados e cores! Usam da imaginao e das observaes que fazem sobre o mundo para reproduzir nos seus desenhos. Desenhar e se expressar algo natural de toda criana e cabe a escola e aos professores criar estratgias para que a criana goste cada vez mais de desenhar, de representar o que v no seu mundo Esta pesquisa de cunho bibliogrfica tem por objetivo estudar as fases do desenho e verificar a sua importncia para a construo da escrita infantil. No captulo I explorar a importncia do desenho no contexto escolar, quais as fases de desenho segundo Piaget e como possibilitar que as crianas produzam cada vez

com mais qualidade, tornando-o algo interessante e que por meio dele possvel comunicar uma idia, mostrar que o desenho fala, que algo vivo e criativo. O captulo II apresenta as pesquisas de Emlia Ferreiro e Ana Teberosky , em que as autoras mostram a psicognese da escrita, ou seja quais as fase pelas quais as crianas passam para chegar a escrita alfabtica ortogrfica. Nas concluses e consideraes parciais apontamos a necessidade do professor trabalhar com atividades que favoream o desenho livre compreendendo-o como a primeira manifestao da escrita, contribuindo assim para que a criana se desenvolva de forma segura e feliz rumo a escrita alfabtica ortogrfica. 2 OBJETIVOS Discutir a importncia do desenho infantil para a construo da escrita nas sries iniciais. Pesquisar as principais fases do desenho na construo da linguagem escrita das crianas; Discutir o papel do desenho no desenvolvimento das capacidades motoras, cognitivas e ldicas; Verificar como estimular o processo da escrita por meio do desenho. METODOLOGIA Trata-se de uma pesquisa bibliogrfica, documental.

3 As fases do desenho segundo Piaget 3.1 Realismo fortuito (2 a 3 anos e meio) A criana ao produzir garatujas e rabiscos desenvolve uma representao daquilo que faz, mas sem inteno anterior. (ASSIS, M.; ASSIS, O. 2000) Ento, por meio dessas leituras mais precisas percebemos que no momento dessa representao em forma de garatujas, rabiscos, imagens entre outros, que a crianas desenha sem inteno de chegar a algo, ou melhor, sem saber o que realmente quer desenhar, percebemos quando se pergunta sobre o que produziu percebemos que ela muda

de opinio a todo momento enquanto desenha. Para que as crianas percebam o sentido de sua garatuja necessrio que pratiquem esses rabiscos e garatujas, sem inteno, pois assim aos poucos vo despertando o interesse por esses traos levando-os ao reconhecimento dos mesmos. Desenham pelo prazer de desenhar, realizando um jogo de exerccio.

3.2 Realismo Gorado ou fracassado (3 anos e meio a 4 anos e meio) Esta fase caracterizada pela dificuldade que a criana apresenta em representar algumas figuras. Por exemplo, a criana desenha um chapu bem acima da cabea, os botes da camisa fora do alinhamento. (ASSIS, M.; ASSIS, O. 2000) Percebemos que nesta fase do desenho infantil a criana sempre fica insatisfeita com suas produes, pois querem da melhor forma possvel chegar a melhor representao chegando a perfeio e para que isso ocorra so necessrias vrias tentativas para se chegar ao desejado. Conforme vo fracassando no desenho constroem novas produes com as prticas, as crianas passam ento, a descobrir a diversidade desse campo de representao, comeando a apresentar singularidades e gestos, grficos, passam a apresentar uma sensibilidade mais aguada o signo grfico resultante de uma ao carregada de uma intencionalidade ainda no totalmente expressa (DERDYK, 1990, p. 101), podemos dizer que as crianas aproximam daquilo que querem desenhar.

3.3 Realismo intelectual (4 anos e meio a 8 anos)

A criana nesta fase supera as tentativas falhas que cometeram nas fases anteriores, apresentam modelos sem a preocupao com as perspectivas visuais. Neste caso podemos citar como exemplo uma criana quando desenha um homem de perfil ela visualizar dois olhos, quando desenha uma casa os moveis da casa podem ser vistos no interior da mesma. A transparncia uma das caractersticas do desenho nesta etapa. (ASSIS, M.; ASSIS, O. 2000)

Assim a criana desenha de acordo como vai conhecendo os objetos, por isso o fato de desenhar um homem de perfil com dois olhos, isso se d por saber que todo homem tem dois olhos, duas pernas, duas mos etc. Esta fase localiza na criana que desenha de forma transparente, ou seja, aquilo que sabe, as partes que constituem esses objetos. Nessa fase as crianas alcanam um progresso, pois elas j respeitam os limites da folha, os contornos e fechamentos que tem que apresentar em suas produes.

3.4 Realismo visual (8 ou 9 anos) O desenho da criana uma cpia da realidade, ento quanto mais conhecer e vivenciar experincias, mais enriquecedoras sero as produes das crianas, tambm uma das condies essenciais para que as crianas interessem em desenhar o que est a sua volta. (ASSIS, M. 2000) Agora as crianas produzem uma realidade mais precisa, sobre o que observam. Quando antes ao desenhar um homem de perfil as crianas desenhavam o dois olhos, agora, percebero que de perfil possvel ver apenas um olho. Nesta fase manifesta-se o interesse pela imitao do real, a criana deve desenhar de maneira livre sem sugestes a ela. Mas nesta etapa muito importante para a criana e o professor se interessar por suas produes, de forma verdadeira, para que a criana seja incentivada em sua nova forma de interpretar a realidade, e passe a desenhar cada dia melhor.

4 Atividades que proporcionam o desenvolvimento da escrita por meio do desenho Ao pensarmos em atividades que desenvolvam a escrita por meio de desenho, primeiramente precisamos compreender como o desenho pode evoluir a linguagem escrita? Segundo Silva (1991) os primeiros rabiscos e desenhos so representaes envolvidas, mas no muito claras, que proporcionam nas crianas brincadeiras simblicas de faz-de-conta interpretadas no seu dia-a-dia, contribuindo na percepo da escrita. Diante disto, o autor compreende que as brincadeiras simblicas relacionadas ao desenho desenvolvem nas crianas o interesse pela escrita, agindo de forma intermediria para que a crianas por meio desses rabiscos, sinais grficos e imagens construam o seu prprio aprendizado relacionado a escrita.

Podemos relacionar o desenho com aquilo que Piaget disse do jogo de maneira mais geral, isto , que ele leva da ao representao, na medida em que evolui de sua forma inicial de exerccio sensrio-motor para sua forma segunda de jogo simblico ou jogo de imaginao. (MERDIEU, 1974, p. 37)

preciso que a criana compreenda o meio em que vive, para que venha construir novas etapas de atuao e criao permitindo novas organizaes no seu dia a dia. Portanto podemos dizer que a criana primeiramente obtm o pensamento do jogo simblico para em seguida compreenda seu pensamento individual, esse processo guia a criana a modificar o desenho da imaginao para o da observao conseguindo assim a assimilao da realidade a sua volta. Azenha (1995) relatou sobre a importncia das pesquisas realizadas por Ferreiro e Teberosky que tomam como objeto de estudo as teorias de Piaget resgatando pressupostos e resultados centrais de sua teoria na aplicao da lngua escrita, o qual Piaget no tomava como objeto de estudo. As investigaes dessas autoras mostram que as crianas interpretam o ensino que recebem, imitando as escritas dos adultos de forma estranha e diferente. Essas transformaes descritas so magnficos exemplos de assimilao piagetianos. Como foi relatado anteriormente a respeito da imitao que as crianas fazem das escritas dos adultos. Azenha (1995) enfoca que essas produes diferentes e estranhas possuem para Ferreiro e Teberosky o incio da fase da evoluo da escrita, e que essa imitao das escritas dos adultos expe claramente os esquemas de assimilao piagetianos. 4.1 Como incentivar as crianas em suas produes - Desenhar os materiais escolares. - A criana desenha as festas e comemoraes escolares. - Um acontecimento inesperado ocorrido na escola pode ser a fim de compor um painel sobre a mesma. - A criana observa o jardim da escola e desenha seus canteiros, suas rvores e suas flores.

-Desenhar as vrias atividades que so realizadas na escola para elaborar o planejamento dirio. - O (a) professor (a) conta uma histria at um determinado ponto e pede s crianas que inventem um fim para a mesma. Elas imaginam o final da histria representando-o atravs do desenho. Um painel pode ser organizado onde cada uma expe o seu desenho. Uma discusso sobre os diferentes finais da mesma histria, encerra a atividade. - Tendo participado de uma festa em sua comunidade a criana encorajada a represent-la pelo desenho. - Uma conversa sobre a vida da comunidade pode estimular a criana a desenhar as formas pelas quais as pessoas que nela vivem suprem as suas necessidades. - Desenhar as instituies, os estabelecimentos comerciais, da comunidade. - A conversa sobre o tempo poder despertar na criana o desejo de desenhar um dia de chuva, uma manh de sol, a geada ou mesmo a neve caindo quando tem oportunidade de vivenciar tal fenmeno. A importncia de no usar dos desenhos estereotipados, ou seja, as cpias feitas pelo adulto para a criana colorir porque levam as crianas ao desinteresse nas suas prprias criaes, pois levam a criana a pensar se tenho algo bonito para colorir porque irei criar rabiscos sem significao. O desenho consiste numa imitao do real, consequentemente a capacidade de observao dos objetos e da natureza uma maneira de favorece-l. (ASSIS, M., 2004, p. 284). Ento trazer produes prontas no auxiliam as crianas a descobrir suas prprias vontades e criaes, levam os alunos a serem acrticos aceitando sempre as coisas como so, no estimulando-os a modificar e nem recriar sua realidade. Por isso cabe aos professores despertar em nossos alunos o interesse por suas produes garantindo assim o interesse pela escrita e futuramente a vontade de descobrir o mundo da leitura.

5 A construo da escrita pela criana O desenvolvimento do (desenho) como da escrita possuem fases de suma

importncia as crianas percorrem nos seus crescimentos individuais e em meio social e desvelam seu interesse pelo desenho e escrita sabendo a importncia de diferenci-las. Segundo Azenha (1995) as autoras Ferreiro e Teberosky criam situaes de produes diferenciadas entre o ato de escrever e desenhar para conseguir explorar de forma correta a escrita infantil. O desenvolvimento da escrita infantil trs diversos norteamentos de analise, pois a criana pode escrever o seu nome, o nome de algum conhecido, nome de algum da famlia, ou at mesmo frases, essas escritas espontneas possibilitam nas crianas aprendizagens e diversas formas de interpretar suas produes auxiliando na escrita infantil. Ferreiro justifica a proposta pela razo de que a escrita espontnea produzida antes do ensino sistemtico, trs os mais claros indicadores e exploraes infantis para compreender a natureza do processo. (AZENHA, 1995, p.59) As crianas produzem tentativas de escrita de duas maneiras um de traos ondulados, estilo um conjunto de ondas ou de formas circulares e linhas na vertical, esses traos por mais que no se consiga interpretao do que a criana produz, nesses tipos de traados podemos perceber que existem um tipo de escrita, pois, a criana escreve esses traos, com intuito de dar algum significado a objetos j conhecidos. De acordo com Ferreiro e Teberosky (1999) as crianas desde cedo possuem tentativas de escrever tanto atravs de ondulados contnuos como de crculos ou linhas verticais descontnuas. As produes das crianas antes da vida escolar so vistas como riscos circulares ou traos sem significao, mas como afirma a teoria piagetiana (...) que as crianas fazem exploraes ativas sobre os objetos de conhecimento (AZENHA, 1995, p.60). Ou seja, a criana tenta fazer as representaes de objetos que j conhecem e procuram por meio de seus rabiscos, traes e riscos circulares construir, um significado a essas produes Ferreiro e Teberosky direcionam a escrita numa aprendizagem classificatria a criana adquire o ato de escrever produzindo cpias sendo aperfeioadas a partir do estimulo do adulto controlando como deve ser a escrita. Assim (AZENHA, 1995) comenta:

O contedo que Ferreiro e Teberosky procuram demonstrar aquele referente ao que a criana quis representar e as estratgias utilizadas para fazer diferenciaes e representaes. Estas constituem os aspectos construtivos da escrita, que sofrem uma evoluo regular, j constatados como semelhantes em crianas de diferentes lnguas, ambientes culturais e situaes de produes. (p. 61)

O adulto ou professor deve agir de forma mediadora e estimuladora que levem as crianas a produzirem suas escritas respeitando a maneira, lnguas e ambientes culturais, no qual gostariam de escreverem. Garantindo uma evoluo e aperfeioamento na alfabetizao das crianas. Deste modo os pontos de vistas expostos anteriormente nos levou a pensar que a criana possui nveis de desenvolvimento para chegarem a escrever e compreender o que escrevem, portanto nos permitiu diferenci-los em cinco nveis que sero apresentados conforme as analises de Ferreiro e Teberosky:

5.1 A escrita indiferenciada (Nvel 1) A criana inicia a escrita indiferenciada nos diferentes tipos de traados neste nvel, podem aparecer tentativas de correspondncia figurativa entre escrita e o objeto referido. (FERREIRO e TEBEROSKY, 1999, p. 194) A escrita representada de forma simblica, da maneira como a criana consegue apresentar seja como traados ondulados, crculos ou retas verticais. Na hiptese de escrita indiferenciada a criana procura escrever as palavras de acordo com o tamanho, largura do que consegue perceber na sua realidade. A dificuldade das crianas neste perodo esta relacionada a identificar o desenho e a escrita, pois apresentam dificuldades instantneas em distinguir o que para escrever e desenhar. Segundo Azenha (1995) nesta etapa a criana no liga a leitura fazendo analise entre as partes componentes com o todo. Ento na escrita indiferenciada no momento da leitura, a criana ainda no consegue distinguir ou melhor fazer a leitura do que escreveu.

5.2 Diferenciao da escrita (Nvel 2)

Neste nvel as crianas aproximam mais das letras, mais de forma bem definida, algumas crianas conhecem apenas as letras de seus nomes, ento trocam a ordem das mesmas para escrever a palavra desejada.
No curso deste desenvolvimento a criana pode ter tido a oportunidade de adquirir certos modelos estveis de escrita, certas formas fixas que capaz de reproduzir na ausncia do modelo. Destas formas fixas, o nome prprio uma das mais importantes (se no for a mais importante). Falamos de formas fixas porque, como vivemos, a criana deste nvel tende a rejeitar outras possveis escritas de seu nome que apresentem as mesmas letras, mas em outra ordem. (FERREIRO E TEBEROSKY, 1999, p. 204 e p. 205)

Com essas formas fixas que as crianas vo aprimorando, passam a construir palavras com a desordem das mesmas e caso as letras forem escritas de outras formas a criana no saber identificar quais letras fazem parte de seu nome. E seguindo destas reaes que as formas de representao vo mudando dando margem ao conhecimento de novas letras. A explorao das letras provoca nas crianas o mximo de combinaes possveis para adquirir um maior aspecto cognitivo.

5.3 Hiptese silbica (Nvel 3) Nesta etapa a criana representa cada slaba com uma letra, passa a respeitar o valor sonoro de cada letra A hiptese silbica pode aparecer tanto com grafias ainda distantes das formas das letras como grafias bem diferenciadas (FFRREIRO e TEBEROSKY, 1999, p. 209). No decorrer deste nvel a criana passa a atribuir em cada letra uma slaba que gostaria de representar.

5.4 Hiptese silbico alfabtica (Nvel 4) A transio da hiptese silbica para alfabtica est intimamente ligada ao fato das crianas ainda no conseguirem escrever perfeitamente, se utilizando nas suas formas

escritas mais os fonemas. Nesta etapa a criana tenta se aperfeioar cada vez mais para chegar a hiptese alfabtica. Ao invs de enxergar uma criana que come letras, o conhecimento dos processos de aprendizagem conduz a observao literalmente oposta. H progresso na compreenso do sistema da escrita e no patologia. (AZENHA, 1995, p. 82) Neste perodo o alfabetizador precisa auxiliar a criana a seu desempenho cognitivo, propondo para as crianas formas de aprimorar a escritas, pois este conhecimento adquirido pela criana o inicio para sua vida escolar. O educador tambm precisa ter um conceito sobre esta etapa da escrita para que no venha pensar que esta forma de escrever da criana no seja uma dificuldade mental.

5.5 Hiptese alfabtica (Nvel 5)

O que a criana ter alcanado aqui com o reconhecimento de vogais e consoantes, bem como da composio das palavras, no significa a superao de todos os problemas. H o alcance da legibilidade da escrita produzida, j que est poderia se mais facilmente compreendida pelos adultos. No entanto, um amplo contedo ainda esta para ser dominado: as regras normativas da ortografia. (AZENHA, 1995, p. 85) Portanto esse um incio do cdigo escrito ao qual o alfabetizador poder exercer um instrumento para interesse da criana no apenas na escrita, mas tambm no comportamento da leitura, pois, por meio de sua exercitao de novas leituras que elas podero conhecer as formas corretas de escrita e tambm conhecimento de novas palavras. Concluses Parciais Essa pesquisa demonstrou o quanto as produes infantis das crianas podem mostrar os significados, pois, atravs dessas produes compreenderemos a importncia de todas essas etapas para o desenvolvimento do desenho e da escrita. O trabalho trouxe subsdios para que as futuras educadoras possam compreender as fases do desenho e da escrita, bem como propiciar com suas intervenes que as crianas avancem de forma segura e tranquila rumo a construo da escrita.

Referncias Bibliogrficas ASSIS, Orly Zucatto Mantovani de; ASSIS, Mucio Camargo de (orgs). PROEPE: Prtica Pedaggica. 3. ed. Campinas: Grfica FE, 2004. p. 271-302. ASSIS, Orly Zucatto Mantovani de; ASSIS, Mucio Camargo de (orgs). PROEPE: Fundamentos tericos. 3. ed. Campinas: Grfica FE, 2000. p. 83-122. AZENHA, Maria da Graa Azenha. Construtivismo de Piaget a Emilia Ferreiro. 4. ed. So Paulo: tica, 1995. p. 34-85. DERDYK, Edith. O Desenho da figura humana. So Paulo: Scipione, 1990. p. 98-127. FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicognese da lngua escrita. So Paulo: Atmed, 1999. p.191-245.

Anda mungkin juga menyukai