Anda di halaman 1dari 7

TELEFONIA SISTEMA TELEFNICO 1.

Introduo Nos primrdios da telefonia, os telefones eram interligados entre eles por pares de condutores eltricos, ou seja, cada aparelho telefnico era interligado a tantos outros quantos existissem. A titulo de demonstrao, basta verificar que sendo n o nmero de assinantes, a quantidade de ligaes fixas expressa por C, de acordo com a frmula abaixo: C=(n.(n1))/2 Como exemplo, para uma rea com 4 assinantes so necessrios 6 circuitos, para 10 assinantes seriam necessrios 45 circuitos, para 100 assinantes seriam necessrios 4950 circuitos.
1 5 4 6 2

Figura 1 : Quatro assinantes interligados. Isto era possvel pois o nmero de assinantes (denominamos assinantes cada usurio de sistema telefnico) de uma determinada rea urbana era muito reduzido. No entanto, medida que o nmero de assinantes foi aumentando, tornou-se impossvel estabelecer ligaes fixas ligando cada assinante a todos os outros. Este sistema demonstrou-se muito caro medida que o nmero de linhas fosse aumentando, pois basicamente os circuitos eram formados por pares de fio de cobre. Devido a essa dificuldade, concluiu-se que uma alternativa para evitar o grande nmero de linhas, ligando cada assinante a todos os outros, seria a instalao de um equipamento onde cada assinante seria ligado atravs de um nico circuito at um equipamento que permitisse chavear os circuitos (linhas) telefnicos. Este primeiro equipamento seria denominado de Mesa de Telefonista, vide figura a seguir: 1/7

TELEFONIA

Figura 2 : Mesa Telefnica O Sistema Telefnico passaria a ter a seguinte estrutura:

Figura 3 : Sistema Telefnico utilizando a Mesa Telefnica Comparando com a rede sem a mesa telefnica, neste sistema teramos: Para uma rede com 4 telefones, teramos 4 circuitos ao invs de 6; Para uma rede com 10 telefones, teramos 10 circuitos ao invs de 45; Para uma rede com 100 telefones, teramos 100 circuitos ao invs de 4950.

Neste sistema telefnico com a utilizao de uma mesa telefnica havia a necessidade de uma telefonista para a operao, ou seja, para efetuar o chaveamento dos circuitos telefnicos.

2/7

TELEFONIA

Figura 4 : Sistema Telefnico utilizando a Mesa Telefnica O passo seguinte seria a inveno de um equipamento que permitisse o chaveamento automtico dos circuitos telefnicos sem a ajuda de uma telefonista. Este equipamento foi denominado de COMUTADOR CENTRAL, tambm denominado de Central de Comutao Telefnica. Desta forma a rede telefnica constituiu a seguinte estrutura:
Comutador Central

Figura 5 : Sistema Telefnico utilizando um Comutador Central. No Captulo seguinte entraremos em detalhes na estrutura deste Comutador Central, que passar a ser denominado de Central Telefnica. 2. Rede Telefnica Com esta estrutura, o sistema telefnico comeou a crescer e houve a necessidade de se estabelecer regras para que as estruturas tornassem eficazes e de fcil ampliao caso fosse necessrio. Da surgiu o que denominamos de REDE TELEFONICA. A expresso Rede Telefnica se refere a um conjunto de Centrais de Comutao Telefnica ligadas entre si atravs de vrios circuitos. Intrinsecamente associado a qualquer Rede Telefnica existe um conjunto de regras que definem como as chamadas telefnicas devam ser encaminhadas atravs da mesma, conjunto este que constitui o que se convencionou denominar de Plano de Encaminhamento. Essas regras influem na forma

3/7

TELEFONIA como so dimensionados os grupos de circuitos que ligam as centrais de comutao entre si, e definem o que se denomina de Estrutura da Rede. Podemos ter os seguintes tipos de rede telefnica; Rede Local Rede Interurbana Estadual ou Interestadual Rede Internacional Rede Local

2.1.

Uma Rede Local um sistema telefnico urbano que atende um grupo de assinantes localizados em uma mesma cidade, ou em alguns casos, em um pequeno nmero de cidades muito prximas entre si. A Rede Local de uma cidade de pequeno porte normalmente constituda por uma nica Central Local (CL), onde se ligam todas as linhas dos assinantes, vide figura abaixo:

CL

Figura 6 : Rede Local constituda por uma nica Central Telefnica. Nas cidades de maior porte, entretanto, as redes locais so geralmente constitudas por mais de uma central local, tornando-se necessria a elaborao de um plano de encaminhamento que especifique como devem ser estabelecidas as chamadas telefnicas entre os assinantes pertencentes a centrais locais diferentes. A interligao das centrais locais entre si atravs de grupos de circuitos s vivel quando o nmero de centrais a serem interligadas relativamente pequeno e/ou o trfego entre elas baixo.

4/7

TELEFONIA

CL

CL

CL

CL

CL

Figura 7 : Rede Local constituda por vrias Centrais Telefnicas com encaminhamento por rotas diretas. Com o crescimento do numero de centrais, torna-se necessrio utilizao de uma ou mais centrais de trnsito locais, denominadas de TANDEM (TD), cuja funo interligar as diferentes centrais locais entre si. Este fenmeno pode ser comparado ao surgimento da central local em substituio as ligaes diretas entre os assinantes. importante salientar que a introduo de uma central TANDEM em uma rede local no elimina a necessidade de abertura de rotas diretas entre as diferentes centrais locais. Como regra geral, as centrais locais que possuem um razovel interesse de trafego entre si, devem continuar a ser interligadas atravs de grupos de circuitos diretos, dimensionados, porem, com alta probabilidade de perda, sendo o trfego de transbordo encaminhado atravs da central TANDEN, pelas rotas alternativas, vide figura 8. Em cidades de grande porte, com muitas centrais locais e de trafego elevado, so necessrias vrias centrais TANDEM para dar um atendimento satisfatrio ao alto trafego. Este rede local estruturada em dois nveis hierrquicos: um constitudo pelas Centrais LOCAIS onde se ligam as linhas de assinantes, e o outro, constitudo pelas Centrais TANDEM com as quais as centrais locais se interligam atravs de circuitos dimensionados com baixa probabilidade de perda.

5/7

TELEFONIA
Rota Alternativa Rota Direta

CL

CL TD

CL

CL

CL

Figura 8 : Rede Local com encaminhamento por rotas diretas e alternativas.

2.2.

Rede Interurbana

As chamadas telefnicas entre assinantes pertencentes a redes locais diferentes so encaminhadas atravs de centrais TRANSITO INTERURBANAS, que atendem uma ou mais reas locais. Um exemplo deste tipo de rede a interligao da cidade de So Paulo com a cidade de Campinas. Como o nmero de centrais TRANSITO INTERURBANAS, exceto nas redes telefnicas mais primitivas, normalmente bastante elevado, e tendo-se em vista as distancias e os volumes de trafego envolvidos, as redes interurbanas so normalmente estruturadas em vrios nveis hierrquicos. As centrais TRANSITO INTERURBANAS que constituem a Rede Nacional de Telefonia, so classificadas em quatro nveis hierrquicos, ficando cada central TRANSITO subordinada a uma segunda central TRANSITO de nvel hierrquico imediatamente superior ao seu, com a qual ela se interliga atravs de grupos de circuitos dimensionados com baixa probabilidade de perda.

6/7

TELEFONIA

TR

TRANSITO INTERNACIONAL De / Para outros Pases

TR

TRANSITO INTERURBANA De / Para outros Estados ou Cidades TDI = Tandem Interurbana TDL = Tandem Local CL = Central Local

TDI

CL

CL

TD L

Figura 8 : Estrutura Bsica de uma Rede Telefnica. As centrais TRANSITOS INTERURBANAS so classificadas pela seguinte hierarquia e simbologia:
Central TRANSITO Internacional Central TRANSITO Classe I Central TRANSITO Classe II Central TRANSITO Classe III Central TRANSITO Classe IV

Denominamos de rea de Grupamento a rea geogrfica atendida por uma determinada Central TRANSITO Internacional e por todas as Centrais TRANSITO de Classe inferior a ela subordinada direta ou indiretamente. A rea de Grupamento de uma Central TRANSITO Classe I denominada de rea primria e formada pelos Estados (geralmente), a de uma Central TRANSITO Classe II denominada de rea secundria e so regies formadas por varias cidades, a de uma Central TRANSITO Classe III denominada rea terciria e formada por uma nica cidade, a de uma Central TRANSITO Classe IV denominada de rea quaternria e formada por bairros (geralmente existem em grandes metrpoles).

7/7

Anda mungkin juga menyukai