Anda di halaman 1dari 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR CENTRO DE CINCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA CURSO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS EMBALAGEM DE ALIMENTOS

Professora: Dra. Maria de Lourdes Soares Oliveira.

Relatrio de Visita Tcnica


Embalagens Maroni

Cezzar Castro Paes

Belm, PA 2013

1. INTRODUO
A embalagem de um alimento uma parte fundamental do mesmo, sem ela o alimento estaria exposto a contaminantes e riscos fsicos causando danos ao alimento e possivelmente ao consumidor final. Uma embalagem pode ter seu foco na logstica ou no marketing, no primeiro caso so feitas unicamente para proteger os alimentos transportados e fazem isso com eficincia, j as embalagens com foco no marketing so preparadas para proteger e vender o produto.

1.1. Empresa visitada A empresa visitada tem o nome de Maroni S/A e est h mais de 30 anos no mercado de embalagens para alimentos e embalagens plsticas em geral, possui grandes clientes dentro e fora do estado do Par. Sua unidade fabril est sediada no endereo Passagem s de Ouro, 1, Levilandia Ananindeua - PA - CEP: 67015-760 com o seguinte telefone para contato +55 (91) 32451657.

2. OBJETIVOS
Como objetivos da aula tm-se a observao da confeco de embalagens de Polietileno de Alta densidade (PEAD), Polietileno de Baixa densidade (PEBD) e Polietileno de densidade Mista, na fbrica chamada de Mix, alm do aprendizado das tcnicas para tal por parte dos estudantes envolvidos na atividade.

3. PRODUO DA EMPRESA
Durante a visita foi exposto que a Maroni S/A trabalha apenas com Polietileno (PE) de Alta (AD) e Baixa densidade (BD), suas misturas e seus reaproveitamentos prprios e reciclados. As embalagens l produzidas no possuem algum tipo de especialidade como camadas termodinmicas/termoestticas ou esmaltes/vernizes protetores, apenas o PE com rtulos impressos em mquinas prprias.

3.1. Fabricao 3.1.1. Das embalagens A Maroni S/A utiliza o PEAD para produzir embalagens de maior resistncia mecnica e espessura, j o PEBD utilizado em embalagens de menor resistncia mecnica.
Belm, PA 2013

Ambos os materiais so considerados virgens e podem ser utilizados no contato direto com o alimento a ser armazenado. Para a produo, os gros de PE so colocados em uma extrusora como a da figura 1 (PEAD e PEBD passam pelo mesmo processo).

Figura 1 Extrusora padro de indstria de manipulao plstica. (fonte: http://www.tudosobreplasticos.com/)

Aps tornarem-se um lquido espesso sobem, atravs de um soprador, para os rolos que daro sua espessura e o resfriaro. 3.1.2. Impresso A impresso feita em mquinas especficas para tal semelhantes a da figura 2.

Figura 2 Impressora industrial para impresso em embalagens. (fonte: http://www.plastico.com.br/)

Belm, PA 2013

4. CONCLUSO
Os objetivos da visita tcnica que eram a observao da confeco de embalagens de Polietileno de Alta densidade (PEAD), Polietileno de Baixa densidade (PEBD) e Polietileno de densidade Mista, na fbrica chamada de Mix, alm do aprendizado das tcnicas para tal por parte dos estudantes envolvidos na atividade foram alcanados com sucesso.

Belm, PA 2013

Anda mungkin juga menyukai