Anda di halaman 1dari 2

SNTESE DO TRIOXALATO MANGANATO (III) DE POTSSIO K3[Mn(C2O4)3], COMO EXPERIMENTO DE COMPOSTOS DE COORDENAO

Regina Pereira de Oliveira Mri Domingos Vieira (Orientadora) Glaucio Braga Ferreira (Co-orientador) GQIP0005 - DESENVOLVIMENTO DE EXPERIMENTOS PARA AS AULAS PRTICAS DE QUMICA INORGNICA II EXP

A disciplina de Qumica Inorgnica II experimental aborda separadamente o estudo de slidos e o de compostos de coordenao. Neste ltimo, suas prticas so modificadas todos os semestres, possibilitando a sntese e a caracterizao de diferentes compostos. Assim, este projeto consiste na proposta de sntese do complexo trioxalatomanganato (III) de potssio e sua caracterizao, permitindo sua utilizao como experimento da disciplina. Neste composto, o on central o Mn3+, que est ligado a trs ligantes oxalato (C2O42-). O mangans assume um estado de oxidao pouco comum (+3), gerando assim um complexo instvel com relao a processos de oxi-reduo. No estado slido, fotossensvel e reage com o oxignio formando os xidos de MnO e MnO2 principalmente, por isso, deve ser guardado ao abrigo de luz e umidade. Em soluo aquosa se decompe com a temperatura e, por isso, deve ser guardada a 0C.(1,2) Portanto, apesar de j existirem alguns roteiros de sua sntese na literatura, a preparao deste composto requer certos cuidados, devido a sua instabilidade, tornando interessante o ensino de tcnicas diferenciadas para os alunos. Resumidamente, esta sntese possui as seguintes etapas: (1) 1. Reduo do Mn (VII) a Mn (II) atravs da reao do permanganato de potssio com cido oxlico, gerando Mn2+ e CO2; 2. Basificao do meio com carbonato de potssio para predominncia do sal oxalato; 3. Adio de permanganato para oxidao do Mn(II) presente a Mn(III) e direta complexao do Mn(III) por ligantes oxalato presente em excesso no meio.

O complexo obtido em soluo de colorao vinho mantido no escuro e em banho de gelo por 1h, para formao dos cristais. A seguir, filtra-se e lava-se o slido com etanol e acetona para eliminao do excesso de gua e armazenados no escuro, sob vcuo. Devido instabilidade do composto, preferiu-se realizar a anlise no prprio estado slido. O composto foi analisado no dia da sntese e duas semanas depois, em um espectrofotmetro UV-VIS-NIR Cary- 5000 para slidos, numa faixa de 200 a 2500nm. Foram realizadas anlises da amostra pura e da amostra diluda em xido de magnsio. O espectro da amostra pura apresentou um pico em torno de 522nm e uma banda larga em torno de 1000nm, estando de acordo com o encontrado na literatura(2). No espectro da amostra diluda ocorreu diminuio na intensidade do pico. Tanto a amostra pura quanto a diluda foram guardadas em frasco ependorff para segunda anlise. Aps duas semanas, observou-se pouca decomposio da amostra pura com diminuio da absorbncia das principais bandas destacadas e intensificao de outras, caracterizando uma decomposio inicial. A amostra diluda foi totalmente decomposta aparentemente a MnO2. Desta forma, foi possvel sintetizar o composto em pouco mais de 2h e analis-lo at duas semanas depois da sntese (condies da aula), tornando-o candidato para aplicao em aula. Assim, montou-se um roteiro experimental de sntese e caracterizao do composto, que ser aplicado na turma do 2semestre de 2012 desta disciplina.

Bibliografia

1) 32nd International Chemistry Olympiad Copenhagen, Tuesday, 4 July 2000, Practical Examination,(2000)

Preparation of potassium tris(oxalato)manganate(III) hydrate, K 3[Mn(C2O4)3]xH2O. Disponvel em < http://oe000051.host.inode.at /typo3/uploads/media/32icho_prth_01.pdf> . Acesso em 10 de Maio de 2012. 2) Bhattacharjee, M. N., Chaudhur, M. K., Purkayastha, R. N. D. Inorg. Chem. 24, 447-449(1985). 3) Davis, T.S., Fackler, J. P., Weeks, M. J. Inorg. Chem. 7, 1994-2002(1968).

Anda mungkin juga menyukai