Anda di halaman 1dari 1

BIOGRAFIA mile Durkheim nasceu em 15 de abril de 1858 em Epinal, na regio de Lorraine, na Frana, descendente de famlia judia.

Em 1879 inicia seus estudos na cole Normale Suprieur (Escola Normal Superior de Paris), estudando filosofia. Em 1885 vai para a Alemanha, para estudar cincias sociais, regressando no ano seguinte, ano em que comea a publicar seus primeiros artigos, na Revue Philosophique: Les tudes rcentes de science sociale (Estudos recentes da cincia social), La science positive de la morale en Allemagne (A cincia positiva da moral na Alemanha) e La philosophie dans les universits allemandes (A filosofia nas universidades alems), alm de ser nomeado professor de pedagogia e cincia social do primeiro curso de sociologia das universidades francesas na Universidade de Bordeaux. Em 1888, tem novos artigos publicados: Suicide et Natalit (Suicdio e Natalidade) na Revue Philosophique e Cours de Science Sociale - Leon d'ouverture (Curso de Cincia Social Aula Inagural) na Revue Internacionale l'enseignement. Em 1893 defende sua tese de doutorado: De la division du travail sociale (Da Diviso do Trabalho Social). Em 1895, lana uma de suas principais obras: Les rgles de la mthode sociologique (As regras do mtodo sociolgico). No ano de 1896 funda um jornal orientador do pensamento e da pesquisa sociolgicos na Frana, o L'ann Sociologique. Em 1897, publica outra de suas maiores obras: Le Suicde (O Suicdio). Em 1902 nomeado professor-substituto na cadeira de pedagogia na Sorbonne e em 1906 nomeado professor-titular da cadeira de pedagogia da Faculdade de Letras de Paris, onde ensina paralelamente sociologia e pedagogia,alm de, neste mesmo ano, publicar a obra: La determination du fait morale (A determinao do fato moral). Nos anos de 1911 e 1912 publica duas novas obras, respectivamente: Jugement de Realit et Jugement de Valeur (Julgamentos de Valor e Julgamentos de Realidade) e Les Formes Elmentaires de la Vie Religeuse (As Formas Elementares da Vida Religiosa). Em 1913, a cadeira de que titular passar a se denominar Cadeira de Sociologia da Sabornne. Em 1915, Durkheim perde seu nico filho no front de Salonique, durante a 1 guerra, e publica dois livros inspirados neste acontecimento: L'Allemagne au dessus de tout - La mentalit allemande el la guerre (A Alemanha acima de tudo - A mentalidade alem e a guerra) e Qui a voulu la guerre d'aprs documents diplomatiques (Quem quis a guerra? As origens da guerra segundo documentos diplomticos). mile Durkheim morreu no dia 15 de novembro de 1917 e encontra-se sepultado no Cemitrio do Montparnasse na capital francesa.

BIBLIOGRAFIA: CASTRO, A. M.; DIAS, E. F. Introduo ao Pensamento Sociolgico. 9 Edio. So Paulo, SP, Brasil: Editora Moraes Ltda. 1992.

Anda mungkin juga menyukai