Anda di halaman 1dari 44

A IRMANDADE DE QUMRAN Perspectivas modernas ao estudo dos Manuscritos do Mar Morto.

Por Caio Falco Marcelino

SEMINRIO TEOLGICO BATISTA DO SUL DO BRASIL 2008

A IRMANDADE DE QUMRAN: Perspectivas modernas ao estudo dos Manuscritos do Mar Morto.

Por Caio Falco Marcelino

Monografia apresentada ao Seminrio Teolgico Batista do Sul do Brasil, como requisito obteno de grau de Bacharel, do curso de Bacharelado em Teologia do Seminrio Teolgico Batista do Sul do Brasil.

SEMINRIO TEOLGICO BATISTA DO SUL DO BRASIL 2008

A IRMANDADE DE QUMRAN: Perspectivas modernas ao estudo dos Manuscritos do Mar Morto.

______________________________________ Autor: Caio Falco Marcelino

______________________________________ Orientador de Contedo: Prof. Ms. Dionsio Oliveira Soares

______________________________________ Orientadora de Forma: Prof. Ms. Maria Celeste Machado

Aprovada em ___/___/___

Rio de Janeiro - 2008 iii

DEDICATRIA

Ao Rei eterno, imortal e invisvel, o nico Deus a ele sejam dadas a honra e a glria para todo o sempre! Amm!`` (1 Tm 1, 17).

iv

AGRADECIMENTO

Aos Mestres Dionsio Oliveira Soares Maria Celeste Machado

Meu Reconhecimento Especial pela generosidade na composio desta obra. Ao meu amigo Pastor Luiz Martins de Almeida, porque muitos propsitos h no corao do homem, mas o desgnio do Senhor permanecer. (Pv. 19.21). minha famlia, pelas palavras agradveis como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo. (Pv. 16.24). Qusia, por seu valor exceder o de finas jias. (Pv. 31.10). Deus. Sou grato para com aquele que me fortaleceu, Cristo Jesus. (I Tm 1.6). Segunda Igreja Batista de Cachoeiro de Itapemirim, ES, e ao Pastor Jos Mximo de Oliveira pela graa de nesses quatros anos terem sido a Igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade. (I Tm 3.15). Primeira Igreja Batista de Moa Bonita, e ao Pastor David Baeta Motta, Tu, porm, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste`` (II Tim 3.14). Aos meus amigos, irmos e cooperados que nesses anos se tornaram amigos mais chegados que um irmo (Pv. 17.17).

v EPGRAFE

Minhas mais entusisticas congratulaes pela maior descoberta de manuscrito da poca moderna! No tenho dvida de que a escritura mais arcaica que a do Papiro Nash [...] Situaria a data em torno do no 100 a.C. [...] Que achado inacreditvel! E felizmente no pode haver a menor dvida sobre a autenticidade do manuscrito.

Dr. W. F. Albright, da Johns Hopkins (um dos mais competentes arquelogos da Bblia vivos na poca e uma autoridade no tocante ao Papiro de Nash).

Li um pouco mais dos pergaminhos. Receio ir longe demais ao refletir sobre Eles. Esta pode ser uma das maiores descobertas j feitas na Palestina, a qual nunca espervamos (Eleazer Lipa Sukenik arquelogo chefe e professor da Universidade de Jerusalm).

vi

LISTA DE SIGLAS

1 QS = A Regra da Comunidade (Serek h - Yahad) 1 QSa = A Regra Anexa (Serek ha - Yahad) 1 QSb = A Coleo de Bnos (Serek ha - Yahad) 1 QH = Os Hinos de Ao de Graas (Hodayot) DD = Documento de Damasco (Damaskusschrift)

As siglas so as mesmas empregadas em Os manuscritos do Mar Morto e o Novo Testamento. So Paulo: Vida Nova, 1993.

vii

SUMRIO 1 2 2.1 INTRODUO......................................................................................10 ORIGEM DA IRMANDADE ESSNIA..................................................14 DESCOBERTA.....................................................................................16 2.1.1 Localizao................................................................................20 2.1.2 Habitao da comunidade: Khirbet Qumran..............................22 2.2 3 3.1 ESSNIOS QUEM SO ELES?...........................................................24 ESTRUTURA FUNCIONAL DA CONFRARIA.....................................26 AUTORIDADE......................................................................................26 3.1.1 Administrao.............................................................................27 3.1.2 Ingresso......................................................................................28 3.1.3 Cotidiano....................................................................................29 3.2 4 5 CASADOS OU CELIBATRIOS?.........................................................30 O MESSIAS VERDADEIRO: O MESTRE DA JUSTIA......................33 A HIPTESE DE GRONINGEG POR FLORENTINO GARCA MAR-

TNEZ.............................................................................................................37 6 CONCLUSO......................................................................................41

ANEXO I - ERAM ELES EBIONITAS?.........................................................49 ANEXO II - REGRAS DA COMUNIDADE....................................................50 BIBLIOGRAFIA............................................................................................44

viii

RESUMO

O objetivo da presente obra demonstrar qual a origem dos Manuscritos do Mar Morto, bem como, buscar encontrar seu sentido e ainda estimular aqueles que o estudam a fazerem as seguintes reflexes: essnios, quem so eles? Para isto, o autor inicia sua pesquisa apresentando a origem da irmandade essnia. Em seguida, aborda o pensamento do erudito Gerusio F. Orr. Um pesquisador que analisa as estruturas funcionais da comunidade qumrnica. Posteriormente, introduz os apontamentos feitos pelo jornalista Edmund Wilson e do padre Jean Pouilly das questes que abordam o Mestre da Justia, sua origem, identidade, funo e morte. E por fim, conclui com a intuio do professor espanhol da Qumran Institut da Universidade de Groningen, na Holanda, Florentino Garcia Martinez, caminhando sobre a anlise da hiptese de Gronningen e sua perspectivas de que o essenismo tenha sido apenas um movimento palestinense durante o sculo II a.C.

1. INTRODUO

Este trabalho tem por finalidade explorar a descoberta da comunidade essnica em 1947, cujos documentos so conhecidos como Manuscritos de Qumran, que trazem uma melhor compreenso dos enigmas que os elementos constitutivos desta comunidade em si. Historicamente ela existiu em um perodo de extrema complexidade, documentado apenas em fontes ambguas. Os governos eram instveis e em geral no conseguiam assegurar a tranqilidade social. A violncia explodia freqentemente. Assim, os documentos de Qumran foram escritos aproximadamente entre 250 a.C e 68 A.D. O presente trabalho aborda, assim, sua importncia e influncia para a formao do cnon sagrado como tambm para o pensamento cristo primitivo. Tem por propsito maior designar a irmandade essnica, entendida como uma associao de carter religioso, unio ou intimidade fraternal, que foi desenvolvida por estes homens que viveram, como se fossem da mesma famlia, haja vista que se busca tambm compreender por que se consideravam adoradores de Deus acima de todos os outros. Por isso, foram tambm chamados de os santificados``.1 Nele tenta-se analisar os aspectos que constituram esta organizao. Judeus cansados das corrupes sacerdotais do Templo em Jerusalm e da vida que girava em torno de Jerusalm migram para a regio desrtica da Judia, bem prxima ao Mar Morto. No deserto inicia-se uma vida monstica, com a renncia aos prazeres da carne, apesar de alguns se casarem. Abdicaram das riquezas e compartilhavam tudo entre si. Ningum tinha nada. Tudo era de todos e para todos. Assim, por se classificarem santificados exclusivos do Messias a vir, se vestiam de branco e comiam os banquetes cerimoniais sempre juntos. Todavia, talvez esse fosse o nico credo daquela nova, mas fascinante irmandade: Primeiro temer a Deus e, a seguir, exercer a justia para com todos os homens.2 Sem dvida, esse valor humano deve ser copiado pela sociedade nes-

sa ps-modernidade individualista atual.

GINSBURG, D. Christian. Os Essnios - sua histria e doutrinas. Trad. Auriphebo Berrance Simes. So Paulo: Editora Pensamento, 1995, p. 44. 2 Ibidem., p. 54.

De igual forma, visa a uma aproximao do papel exercido por seu fundador, intitulado Mestre da Justia`` para muitos a maior revelao encontrada nesses documentos - na perspectiva de vermos como ele reivindicava para si o fato de ser o verdadeiro Messias vindouro, h tanto tempo esperado pelos judeus. Sobre isso, ainda h um enigma. No se sabe ainda o nome desse Mestre da Justia``. O que se sugere que talvez tenha sido Onias III, que sofreu vasta perseguio e como acarretaram em seu martrio em 171 a.C, mediante investidas de Menelau ou Alexandre Janeu. Todavia, seu principal objetivo ao criar a comunidade, era retornar o sacerdcio legtimo em terras judaicas: os descendentes de Zadoque, da linhagem de Aro. Como vemos no Comentrio de Habacuque 2.8,10:

Deus colocou o Sacerdote (Mestre da Justia) na casa de Jud, para explicar todas as palavras de seus servos profetas e, atravs dele, tem proferido todas as coisas que sucedero ao seu povo e s 3 naes (1 QpHab 2.8 -10).

Contudo, os essnios, sua histria e seus pensamentos so excelentes compndios para uma rpida ligao ao recm-nascido cristianismo. Na irmandade, a nfase era que primeiro servissem ao Reino. No h riqueza, mas compartilhamento de bens. Dava-se maior nfase humildade e modstia, entre outras que veremos nessa anlise de sua existncia. No se sabe ao certo o que culminou em seu desaparecimento; talvez um terremoto ou as aes da Dcima Legio Romana, sob o comando de Vespasiano. E em ltima anlise este trabalho observar os ensaios contemporneos do professor Florentino Garca Martnez, da Qumran Institut da Universidade de Groningen, na Holanda, que observa que nenhuma das grandes obras que saram no final do sculo XX, quando eram comemorados os 50 anos da descoberta dos manuscritos, foram traduzidas. Nesta preposio tentaremos esclarecer a origem exata da comunidade de Qumran sustentada pela Hiptese de Groningen. Conclui-se dizendo sobre a comunidade qumramita: Em qualquer nao, que o teme, e pratica a justia, lhe agradvel, (Atos X, 35). 4

3 4

ORR, F. Gerusio, Os manuscritos de Qumran e o Novo Testamento. So Paulo: Vida Nova. 1992. p. 52. GINSBURG, D. Christian. Os Essnios - sua histria e doutrinas. So Paulo: Editora Pensamento, 1995. p. 3.

2. ORIGEM DA IRMANDADE ESSNIA

Depois de um apurado estudo e de uma srie de tentativas em designar os grupos fundadores de Qumran, (entre eles os mais citados fariseus, saduceus, essnios, zelotes, samaritanos) entre outros, hoje, com toda a riqueza de pesquisa, possvel afirmar que os Manuscritos do Mar Morto sejam de autoria essnica. Isto porque a palavra essnio, para muitos eruditos tais como: F. M. Cross, J. Jeremias, P. Wernberg-Moller - uma derivao do aramaico hasen e ou hasayya, cuja palavra hebraica hasidim, piedosos e/ou fiis. 5 Assim, necessrio retrocedermos na histria para compreendermos quem eram esses tais hasidins, reais proprietrios desta vasta e rica descoberta de manuscritos. Os judeus passavam por uma terrvel coao imperial, que se iniciou no governo de Alexandre Magno com muitas opresses polticas e religiosas. Todavia, tudo viria mesmo a runas quando Antoco IV Epifnio (175 - 164 a.C.), alcanou o trono srio, determinando que os judeus adorassem aos deuses gregos e seu sincretismo religioso. Verifica-se, em 2 Macabeus 9,4, o dio em relao a Antoco IV Epifnio por parte dos judeus: De fato, assim havia ele falado, na sua soberba: farei de Jerusalm um cemitrio de judeus, apenas eu chegue a. possvel observar que, neste cenrio na ala oprimida judaica, surgiu um homem chamado Judas Macabeu, valente guerreiro, incentivado pelo seu pai Matatias, que foi o instrumento usado para unir muitos judeus na grande luta contra Antoco IV Epifnio. Conforme afirma H. E. Dana:

Personagem alguma mais impressionante jamais ornamentou tanto o cenrio da ao humana como Judas Macabeu. Outros podero ter sido mais arrebatados, nenhum, porm, como ele, inspirado por intuitos to nobres, ou dirigido por motivos to altrustas! De Davi a Joo Batista, foi o maior dentre os que desafiaram a Israel a con6 gregar-se sua bandeira.

Ibidem., p. 31. DANA, H. E. O Mundo do Novo Testamento: Um estudo do ambiente histrico e cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: JUERP, 1977. p. 20.
6

Sem dvida, a meno de H. E. Dana, revela o alto grau de patriotismo de Judas Macabeu. Mas, tornando a falar dos hasidim, esses homens deram um apoio substancial a Judas Macabeu em seus ideais de busca da libertao judaica. Vejamos 1 Macabeus 2,42 : Ento uniu-se a eles o grupo dos assideus, homens valorosos de Israel, cada um deles apegado Lei.7 A expresso utilizada acima

assideus``, uma forma grecizada do hebraico hasidim, o mesmo grupo que apoiou Judas Macabeu contra a adorao aos deuses gregos, combatendo o paganismo de igual forma. Eis ento, o foco deste trabalho, ao analisar quem eram, como viviam, e por que se consideravam o verdadeiro Israel de Deus esse grupo chamado hasidim ou essnios. De uma forma similar, este grupo j havia sido mencionado na histria pelo escritor, filsofo e telogo Filo de Alexandria em 30 a.C.:

Existem entre eles, com um nmero acima de quatro mil, os chamados essnios; embora essa palavra no seja, rigorosamente falando, grego hosiotes - penso que deva estar relacionada palavra santidade. Na, verdade, os essnios so homens inteiramente dedicados ao servio de Deus, no oferecem sacrifcios de animais, julgando que mais oportuno tornar suas mentes verdadeiramente santas. Alguns essnios trabalham no campo e outros praticam vrias profisses, contribuindo para a paz; e no seu modo de proceder so teis para si mesmos e para seus vizinhos. Eles no acumulam prata ou ouro e no adquirem propriedades com a inteno de tirar rendimento delas, mas retm para si mesmos somente o necessrio para viver. Quase sozinhos entre os seres humanos, vivem sem bens e sem propriedades; e isto por preferncia e no por revs do destino. Pensam em si mesmos como muitos ricos, certamente considerando a sobriedade e o contentamento como verdadeira riqueza. Nosso legislador (Moiss) encorajou a multido de seus discpulos a viver em comunidade: esses so denominados essnios, e eu creio que eles merecem esse ttulo por causa de sua santidade. Vivem espalhados em cidades da Judia, tambm em muitas vilas e grandes colnias. Vivem juntos, em irmandades, e adotam a forma de associaes e o costume de comer em comum. Empregam todo 8 esforo para o bem comum.

BBLIA. PORTUGUS. BBLIA DE JERUSALM. Bblia de Jerusalm: Nova edio, revista e ampliada. So Paulo: Paulus; 3 impresso, 2004. p. 538, nota g. A partir desde lcus as demais citaes bblicas sero indicadas conforme Bblia de Jerusalm: Nova edio, revista e ampliada. So Paulo: Paulus; 3 impresso, 2004. 8 DANA, H. E. O Mundo do Novo Testamento: Um estudo do ambiente histrico e cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: JUERP, 1977. pp. 31-32.

Outra meno antiga comunidade essnia, foi o feita pelo historiador judeu Flvio Josefo, nascido em Jerusalm, por volta do ano 37 A.D., que afirma:

A terceira seita, que aspira a uma disciplina mais severa, chamada essnia. Os componentes dessa seita so judeus de nascimento e parecem ter maior afeio um pelo outro do que se v entre as outras seitas. Esses essnios rejeitam os prazeres como um mal, mas consideram a continncia e a vitria sobre as paixes como virtudes. Esses homens menosprezam as riquezas e so to prontos 9 a dividir que cultivam nossa admirao.

Tambm escreveu o romano Caius Plinius Secundus, nascido no ano 23 A.D. e provavelmente falecido no ano 79 A.D., designado Major`` ou Velho``, ao falar sobre os essnios em sua magnfica obra da Histria Naturalis diz:

A oeste do Mar Morto, os essnios puseram a necessria distncia entre si mesmos e a praia insalubre. Constituem um povo nico no gnero e admirvel acima de todos os outros no mundo inteiro, sem mulheres e renunciando completamente o relacionamento amo10 roso, sem dinheiro, e tendo palmeiras por companhia.

2.1 DESCOBERTA

Era primavera. Com toda certeza seria uma das primaveras mais floridas de toda a histria do cristianismo desde sua origem. Por umas dessas peas que o destino nos prega e, que via de regra, sempre nos surpreende - uma simples cabra perdida proporcionaria no somente arqueologia bblica, mas de igual forma teologia, um compndio de Manuscritos Perdidos, que influenciariam a interpretao do cnon vetero e neotestamentrio cristo e de como se pensava a f crist, no primeiro sculo cristo.

Idem., p. 32. GINSBURG, D. Christian. Os Essnios - sua histria e doutrinas. So Paulo: Editora Pensamento, 1995. p. 22.
10

Pastoreava pelas bandas do deserto da Judia, prximo ao litoral do Mar Morto, o jovem Muhammad Edh-Dhib,11 de apenas quinze anos de idade. O mesmo no poderia imaginar que sua descoberta pudesse mudar o rumo da interpretao bblica tomada com o passar dos tempos. Estes Manuscritos to similares forneceriam comunidade cientfica a oportunidade de reinterpretar a histria do cristianismo. A descoberta em Qumran fornece-nos um total de onze grutas, onde foram encontrados manuscritos bblicos e no bblicos. O professor Hershel Shanks, fundador e editor da Biblical Archaeology Review assim diz:

(...) Os Manuscritos do Mar Morto proporcionam aos estudiosos o acesso a uma biblioteca de mais de oitocentos volumes, que lana uma luz direta sem as distores de compiladores posteriores, com suas prprias ideologias partidarismos sobre o judasmo vigen12 te antes de 70.

Na colaborao de suas perspectivas ao estudo de Qumran, conforme H. Shanks:


(...) Centenas de outros manuscritos foram encontrados nesse grupo de cavernas, subseqentemente numeradas de 1 a 11. Dependendo do que se possa entender por intacto, alm dos setes rolos inteiros da caverna 1, entre trs e cinco rolos intactos foram re13 compostos com o tempo.

Interessante notar que dentre manuscritos bblicos e no bblicos, estima-se que 20 a 25 por cento dos achados sejam constitudos por textos bblicos. H. Shanks nos fala que todos os livros da Bblia hebraica esto ai representados, com exceo do Livro de Ester``. 14

Cf. ORR, F. Gerusio, Os manuscritos de Qumran e o Novo Testamento. So Paulo: Vida Nova. 1992. p. 17. O nome do jovem beduno Muhammad Ahmed el-Hamed, cuja alcunha edh-Dhib, porque se dizia que seu pai era feroz como um lobo. 12 SHANKS, Hershel. Para compreender os Manuscritos do Mar Morto: uma coletnea de ensaios da Biblical Archaeology Review. Rio de Janeiro: Imago, 1993. p. 14. 13 Ibidem., p. 15. 14 Ibidem., p. 19.

11

Para os especialistas, mais fcil lidar com os textos bblicos do que com os no bblicos, mesmo que apenas pequenos fragmentos de um determinado livro se tenha salvado. H. Shanks afirma que:

(...) Os textos bblicos so conhecidos por meio de cpias posteriores, que servem como uma espcie de gabarito, onde se po15 dem encaixar os fragmentos de Qumran.

Esse processo permite analisar que muitos dos textos classificados como no bblicos nos eram totalmente desconhecidos antes de serem descobertos nas cavernas de Qumran, sendo muitas vezes difcil ordenar seus fragmentos de forma a terem sentido. Sobre essas afirmativas H. Shanks reage dizendo:

(...) Os textos no bblicos so extraordinariamente variados e podem ser subdivididos de vrias formas, por exemplo, pelo gnero: hinos e salmos, comentrios bblicos, literatura de sabedoria, textos 16 legais, uma carta, pseudoepgrafa* , uma indicao para um tesouro escondido. Existe um outro tipo de classificao; se trata dos chamados textos de seita ou no, isto , se representam os conceitos e 17 idias daquele grupo religioso particular que reuniu essa biblioteca

Como j foram mencionados anteriormente, os manuscritos de Qumran se estavam divididos em 11 cavernas. Entre os setes rolos encontrados na Gruta 1 est um manuscrito completo do profeta Isaas, conhecido como O Manuscrito de Isaas do Mosteiro So Marcos. O erutido Gerusio Orr assim afirma sobre os pergaminhos dessa caverna:

(...) feitos de tiras de couro, costurados de ponta a ponta, e medindo, desenrolado, 7,34m de comprimento por aproximadamente 0,26 m de largura, o rolo est notavelmente bem conservado, embora se mostre gasto pelo uso e chegue a apresentar consertos em alguns lugares. O texto hebraico est escrito em 54 colunas, tem at 32 linhas e termina como o Texto Massortico, com o versculo 24 do captulo 66. Concluiu-se que esse manuscrito do ano 100 a.C.,

Idem., p. 19. Ibidem., p. 21. Textos ao estilo da Bblia, com freqncia atribudos a um nome ilustre da antiguidade como Enoc e Ne.`` (nota do prprio autor). 17 Idem., p. 21.
16

15

sendo, portanto, quase cem mil anos anterior cpia mais antiga de 18 Isaas conhecida at ento.

Arquelogos com a ajuda de bedunos, em fevereiro de 1952, ao sul da Gruta 1, descobriram a Gruta 2, onde encontram partes de dezessete manuscritos bblicos e uma poro maior de partes de manuscritos no bblicos``.19 Essa expedio de arquelogos da escola francesa e norte-americana, se dedicou arduamente ao trabalho, de 10 a 29 de maro do mesmo ano, descobrindo a Gruta 3, no dia 14. Nessa gruta havia vrios fragmentos de pergaminhos, bem como restos de vasilhas tpicas de Qumran``.20 A Gruta 4 localiza-se a mais de trs quilmetros a sudoeste de Khirbet Qumran, e est separada dessas runas por um profundo barranco que talha ao norte para a encosta de Wadi Qumran. Essa gruta, foi descoberta por bedunos da tribo Taamireh, no incio de setembro de 1952``.21 A Gruta 5 localiza-se a pouca distncia, ao norte da Gruta 4. Foi descoberta pelos mesmos arquelogos, tambm entre 22 e 29 de setembro de 1952. Nessa gruta foram encontrados apenas poucos fragmentos, quase todos bem manchados umidade, os quais deviam fazer parte de uns doze manuscritos``.22 A Gruta 6, descoberta por bedunos tambm em setembro do mesmo ano, fica em um lugar rochoso ao norte, ao lado de Wadi Qumran. Nessa, foram encontrados uma jarra, uma tampa e um nmero elevado de fragmentos. Entre eles, existem cinco cpias fragmentadas do Documento de Damasco e trechos de pelo menos seis livros bblicos``.23 Em pesquisas realizadas de 2 de fevereiro a 6 de abril de 1955``24, os arquelogos descobriram as Grutas 7, 8, 9, 10. Essas grutas situam-se na encosta ao redor de Khirbet Qumran. As trs primeiras ficam a leste das Grutas 4 e 5; a ltima, a oeste. Quase todas destrudas pela eroso e pelo desmoronamento das orlas do terreno. Seu contedo mostrou-se muito precrio: alguns fragmentos de loua e

18 19

ORR, F. Gerusio, Os manuscritos de Qumran e o Novo Testamento. So Paulo: Vida Nova, 1992. p. 19. Idem., p. 23. 20 Idem., p. 23. 21 Ibidem., p.25. 22 Idem., p.26. 23 Idem., p. 26. 24 Idem., p. 26.

vestgios de artigos de vime e tecido, alm de 126 fragmentos inscritos em pergaminho e papiro``.25 A Gruta 11 foi descoberta em janeiro de 1956, tambm por bedunos da tribo Taamireh. Localiza-se ao norte, prxima da Gruta 3, a uns dois quilmetros do centro da comunidade. Conforme afirma Gerusio Orr:
A Gruta 11 ressaltou-se pelo seu contedo: foram encontrados sete manuscritos bem conservados, especialmente um livro dos Salmos. Os manuscritos bblicos so o livro de Levtico, o livro de Ezequiel e uma traduo aramaica (Targum) do livro de J. Alm dos manuscritos, foram encontrados restos de tecidos e de cestos, algumas cermicas e objetos de ferro. Entre esses objetos, h uma fer26 ramenta parecida com machado ou picareta.

2.1.1 Localizao

Afirma-se que estes rolos perdidos foram localizados ao sul da atual Jeric, primitivamente designada por Khirbet Qumran do rabe khirbeh, que significa runa, com proximidades da margem noroeste do Mar Morto, no longe de Ain Feshkha
27

. Por incrvel que parea, Muhammad Edh-Dhib, cansado devido ao calor do

deserto, de tanto procurar uma cabra perdida do rebanho, avista ao longe uma caverna que poderia refresc-lo do sol. L estando, consegue ver mesmo com tanta escurido um objeto luminoso vindo entre as rochas que chamara sua ateno. Referindo-se a este aspecto, Gerusio F. Orr afirma:

(...) Uma pequena cavidade, cujo tamanho era semelhante ao de um crnio humano. Tendo a curiosidade despertada por aquele buraco na rocha, colheu uma pedra e a jogou. Ouviu um baque surdo. Jogou outra pedra e, pelo rudo, pareceu-lhe que havia cado em jarros de barro. Aproximou-se daquela cavidade e descobriu estar diante de uma gruta. Depois de um tempo, tendo seus olhos se acostumado com a escurido, pde enxergar o fundo da gruta e muitos outros jarros de barro. Sendo supersticioso, de repente imaginou que aquela gruta seria a morada de Sheitan (esprito mau do deserto). Com muito medo, esquecendo-se da cabra perdida, saiu daquele lo25 26

Idem., p. 26. Idem., p. 26. 27 LAPERROUSAZ, E. M. Os Manuscritos do Mar Morto. So Paulo: Editora Cultrix, 1989. p. 9.

cal, voltando para sua tenda. Logo mais, noite, Muhammad EdhDhib contou a descoberta e suas impresses a um amigo, Ahmed 28 Muhammad.

Sendo mais velho que Edh-Dhib, Ahmed Muhammad29 convence-o a retornar ao lugar de descoberta. L, aps vasculharem juntos a caverna encontraram oito vasilhas de barro. Conseguiram tambm identificar embrulhos de panos de linho. Confiantes de que iriam encontrar alguma riqueza como ouro ou pedras preciosas - rapidamente desembrulham os panos, e para sua surpresa haviam achado apenas simples pergaminhos antigos. Interessante notar que com o clima seco, devido regio desrtica, os tais manuscritos por eles encontrados estavam em excelente estado. O Padre. Dom Mateus Ramalho Rocha traduzindo do alemo as palavras de Rost Leonhard (1980, p.161), diz: que os manuscritos sofreram muito pouco com a umidade e a devastao de isentos e roedores, por volta dos mais de 1900 anos em que estiveram escondidos na caverna. 30

2.1.2 Habitao da comunidade: O Mosteiro Khirbet Qumran

Como de se imaginar, toda irmandade, via de regra, possui um lugar especfico que venha a comportar os elementos ritualistas da comunidade e suas reunies. No fugindo a esta regra, os judeus sectrios qumramitas tambm investiram na construo de uma sede nica, que viesse a se tornar referncia para as comunidades menores tambm essnicas. Membro do Departamento de Antiguidades da Transjordnia em Amman, G. L. Harding e o padre Roland de Vaux, da cole Biblique, trabalhando sistematicamente nas reas de escavaes em Qumran, encontraram um conglomerado de construes que para ambos seria o centro de Qumran. Para R. de Vaux, as consIbidem., p. 18. Cf. ORR, F. Gerusio, Os manuscritos de Qumran e o Novo Testamento. So Paulo: Vida Nova, 1992. p. 18. Muhammad edh-Dhib tinha consigo dois companheiros, ambos seus primos, Klalil Musa e Juma: Muhammad Klalil. Existe outra verso: Nas reportagens antigas Ahmed Muhammad mencionado como companheiro nico de Muhammad edh-Dhib``, afirmao feita por BEN-GAVRIEL E CROSS. Todas estas afirmaes so de origem alem Die Schriftrollen vom Toten Meer. Jerusalm, Hebraischen Universitat, 1958. p. 2. 30 ROST, Leonhard. Introduo aos livros apcrifos e pseudepigrfos do Antigo Testamento e aos Manuscritos de Qumran So Paulo: Ed. Paulinas, 1980, p. 161.
29 28

trues seriam a sede da antiga comunidade,31 em contrapartida para F. F. Bruce estas construes do perodo da monarquia hebraica esclareceriam a declarao feita pelo Rei Uzias, de Jud (780-740 a. C.), em 2 Crnicas 26.10: Tambm edificou torres no deserto, e cavou muitos poos, porque tinha muito gado, tanto nos vales como nas campinas; tinha lavradores, e vinhateiros, nos montes e nos campos frteis; porque era amigo da agricultura, visto que para ele as escavaes datavam do oitavo sculo a. C. (sic), no tempo de Joo Hircano (134-104 a.C.).32 Todavia, outros elementos das escavaes nos prendem a ateno. Segundo afirma Rost Leonhard:
(...) no andar superior do edifcio principal do mosteiro, foi encontrado um escritrio, com mobilirios, entre eles, mesas e bancos, todos feitos de barro. Anexada a este, descobriu-se uma sala vizinha, com algumas cisternas, acrescida de outro anexo, onde funcionava, provavelmente, um dispensa ou copa, que servia de refeitrio e ou 33 para um lugar de refeies.

Outra informao documental importantssima est de acordo com Jorge B. Stella:


(...) foram encontrados algo em torno de 1.000 tmulos, encontrados na posio de norte para o sul, com os corpos estendidos sobre os ombros e com a cabea para o sul e com as mos cruzadas sobre a plvis ou ao longo do corpo. Este fato intrigou os arquelogos que aps uma bateria de exames antropomtricos, viu-se que boa parte dos corpos estudados era do sexo feminino e que todos os cor34 pos voltados com a cabea para o sul, eram do sexo masculino.

Todas estas afirmaes nos do conta de uma espcie de reverncia ao sexo masculino. Outra curiosidade nas descobertas sobre as medidas do mosteiro de Qumran. Com medidas de 80 metros de extenso, alguns eruditos assemelham Qumran a um quadriltero, entre eles, Joachim Jeremias.35 Com larguras de 21,50 metros nas salas, o mosteiro essnio era composto de salas para reunies, um s31 32

Idem., p. 22. Idem., p. 22. 33 Ibidem., p. 165. 34 STELLA, J. B. As Descobertas dos Papiros do Mar Morto. So Paulo: Livraria Independente Editora, 1960. p. 25 35 JEREMNIAS, Joachim. Teologia do Novo Testamento. So Paulo: Editora Teolgica, 2004. p. 260.

criptorium, onde eram produzidos os rolos em pergaminhos, alm de tambm conter sete cisternas menores, que deveriam ser utilizadas nas celebraes do batismo ou durante outros rituais que envolvessem o elemento gua, e seis cisternas maiores, que serviam de caixa dgua.36 Todavia, cr-se que o mosteiro esteve habitado entre 100 a.C. at 68 A.D. Contudo no se sabe que motivos concretos levaram destruio do mosteiro e da comunidade. Provavelmente, no ano de 31 a.C. um terremoto tenha destrudo toda estrutura da comunidade de Qumran; durante o perodo de sua reconstruo, as pessoas que compunham a comunidade habitaram em fendas e grutas. E antes mesmo do trmino da reconstruo, Vespasiano, em 68. A.D., e a Dcima Legio Romana, exterminou a comunidade qumramita no primeiro sculo.37

2.2 ESSNIOS, QUEM SO ELES?

Na verdade, esta pergunta: essnios, que so eles? ainda intriga boa parte dos eruditos do campo arqueolgico e teolgico. De acordo com Christian Ginsburg, os essnios compunham uma sociedade eremita, onde os judeus cansados da vida, principalmente em Jerusalm, e impelidos de toda m sorte, partiam em direo ao Oeste, para adotarem essa nova maneira de viver.38 Outra hiptese a de H. E. Dana que afirma: Este grupo representava a ala direita do farisasmo39, ou seja, os fariseus que davam maior nfase observao minuciosa da Lei. Estes eram to fanticos que podem ser comparados aos extremistas xiitas islmicos, devido influncia da filosofia grega, da escatologia judaicopersa e o misticismo oriental. Ainda conforme H. E. Dana ...eram os essnios to rgidos no cumprimento de cada exigncia mnima da Lei, que chegaram a separarse em comunidades isoladas, dedicando-se assim a uma forma de vida mais asctica.40 Alm disso, Ainda tinham preferncia pela regio desrtica bem prxima ao
STELLA, J. B. As Descobertas dos Papiros do Mar Morto. So Paulo: Livraria Independente Editora, 1960, p. 35. 37 Ibidem., p. 23. 38 Ibidem., p. 48. 39 DANA, H. E. O Mundo do Novo Testamento: Um estudo do ambiente histrico e cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: JUERP, 1977. pp. 98-99. 40 Idem., pp. 98-99.
36

Mar Morto, onde segundo parece, formaram colnias. Focando nossos esforos nesta seita, podemos perceber que a mesma tinha um ideal de vida sectria e muito provvelmente monstica - o que a diferenciava das demais seitas judaicas do primeiro sculo. Conforme ainda revela Rost Leonhard: desenvolveram tambm uma rigorosa doutrina da predestinao, numa perspectiva dualista ligada a Deus, o que os diferenciava dos saduceus e fariseus (...) possuam ainda, um calendrio solar e no lunar de 52 semanas, isto , 364 dias... 41. No encontramos nos essnios uma seita moldada dentro dos parmetros da sociedade judaica, mas sim, semelhante s ordens monsticas. A seita no se apresenta definitivamente no cnon do Novo Testamento, embora, existam alguns reflexos de seus costumes nele, como nos ensinos de Joo Batista e do prprio Jesus.

41

Ibidem., p. 165.

3. Estrutura Funcional da Confraria

3.1 Autoridade

A regra da comunidade, em hebraico, Serek ha Yahad, como tambm o Documento de Damasco, apresentam, em seus compndios, algumas informaes sobre uma espcie de autoridade entre a irmandade qumramita. Eleazer Lipa Sukenik, professor da Universidade de Jerusalm, chega a dizer que o termo serek (em hebraico quer dizer regra) repete-se constantemente nos textos encontrados nos manuscritos citados acima, que revelam a existncia de um cargo de alta responsabilidade, denominado de mebaqqer.42 O mesmo deveria ter algumas atribuies como: ser uma pessoa que cuidasse do bem-estar; que desse orientaes espirituais aos demais membros da comunidade e realasse novamente a Regra da Comunidade e o Documento de Damasco, para uma melhor definio do papel do mebaqqer:
E no se permite a nenhum homem falar sequer um palavra na 43 Assemblia dos Muitos, sem o consentimento dos Muitos, salvo esse homem for o mebaqqer dos Muitos. ( QS 6.11 12). Quando um homem comete alguma infrao contra a Lei e viso pelo seu companheiro, estando sozinho, se uma questo passvel de penalidade, reprovando-o, a testemunha denunciar o culpado ao mebaqqer na sua presena; e o mebaqqer o inscrever de prprio punho, e aguardar at que o denunciado comete outra infrao perante uma pessoa que esteja sozinha e lhe seja apresentada (ao mebaqqer) 44 nova denncia (DD 9.17 - 19).

Cf. ORR, F. Gerusio, Os manuscritos de Qumran e o Novo Testamento. So Paulo: Vida Nova. 1992. p 38. O termo mebaqqer tem um sinnimo, paqid``. Este se encontra na Regra da Comunidade (1QS 6.14), enquanto no Documento de Damasco aparece sempre mebaqqer (DD 15.10 etc.). Em ambas existe uma posio das passagens mencionadas, as regras da comunidade a um recm-chegado, tendo como inspetor o mebaqqer ou paqid. Portanto, entre os erutidos h plena concordncia de que esses dois termos se referem ao mesmo oficial``. 43 Idem., p. 38. O termo Muitos, no texto hebraico rabbim, aparece diversas vezes na regra da Comunidade. um termo tcnico empregado para designar os membros da comunidade. Tambm freqente no Antigo Testamento, pode ser que, ao usarem o termo rabbim, os essnios tenham feito alguma associao com Daniel 12. 2 4, que provavelmente reflete Isaas``. (nota do prprio autor). 44 Idem., p. 38.

42

3.1.1 Administrao

A comunidade de Qumran era uma confraria complexa e possuindo uma escala de valores e/ou regras a serem respeitadas e praticadas. Assim, em Qumran, originaram-se dois sistemas administrativos. O primeiro, denominado de Conselho da Comunidade. Formado por homens, provavelmente maiores de vinte anos, de vasta sabedoria, de conduta ilibada, alm de terem uma gama de virtudes em seu carter. Conforme Gerusio Orr citando em sua traduo integral da Regra da Comunidade:
Estas so pessoas convocadas para o conselho da Comunida45 de (...) todos os homens sbios da Congregao e os inteligentes e os entendidos, de conduta perfeita e fisicamente capazes, bem como os chefes das tribos e todos os juzes e administradores, e os chefes de mil, e os chefes de cem, os de cinqenta, e os de dez, e os levitas, cada um com a sua distribuio de servio. Tais so os homens conceituados, convocados para a Assemblia, escolhidos para o Conselho da Comunidade em Israel, na presena dos sacerdotes fi46 lhos de Zadoque (1QSa 1.27-2.3).

Todavia, havia outro rgo administrativo na irmandade essnia, a qual, os integrantes deveriam se reportar. Esse era chamado de Colgio Supremo, de acordo com os estudos de E. Laperrousaz e Dupont-Sommer, ambos citados por Gerusio Orr. Vejamos o que nos diz a Regra da Comunidade:

No conselho da Comunidade haver doze homens e trs sacerdotes, perfeitos em tudo o que a Lei revela, por praticarem a verdade, a justia, o direito, a caridade afetuosa e a modstia de conduta uns para como os outros, por conservarem a f na terra de modo firme e esprito contrito, e por, expiarem a iniqidade entre os que praticam o direito. E se sujeitam aflio, e se comportam para com todos os homens segundo a medida da verdade e a norma do tempo. 47 (1QS 8.1-4).

ORR, F. Gerusio, Os manuscritos de Qumran e o Novo Testamento. So Paulo: Vida Nova. 1992. p. 37. As reticncias indicam que o texto hebraico tem um espao em branco. Supe-se que se omitiu a frase da idade de vinte anos. 46 Ibidem., p. 6. 47 Ibidem., p. 16.

45

3.1.2 Ingresso

Conforme a Regra da Comunidade, um candidato comunidade essnia, deveria, em primeira instncia, ser avaliado pelo mebaqqer. Alcanando a aprovao, o mesmo era automaticamente aceito na seita, logo, por um perodo de experincia sem tempo de trmino, e com duras disciplinas a serem cumpridas. Chegado o fim deste perodo de anlises, o iniciante era apresentado diante dos Muitos``48 que o avaliariam. Obtendo sucesso, ele j poderia se sentir membro da confraria, todavia, ainda teria que enfrentar um perodo de noviciado de dois anos. Em seu primeiro ano, havia uma espcie de proibio, que no lhe dava o direito de participar da purificao dos Muitos``, isto , uma espcie de rituais dirios dos membros da comunidade. Aps completar um ano de novio, novamente era examinado, mas agora no s pelo mebaqqer, mas tambm pelos Muitos``. Como no tinha o novio o direito de se alimentar com os demais, esses se alimentavam separadamente. Todavia, aps a concluso do segundo ano, novamente o candidato voltaria a ser examinado pelos Muitos``. Adquirindo xito, seria inscrito regularmente em sua classe junto com seus novos irmos. Vejamos o que a Regra da Comunidade, segundo Gerusio Orr revela sobre a cerimnia de admisso:
Quando se agregar comunidade, quem quer que se dirija ao Conselho da Comunidade, que entre a Aliana de Deus na presena de todos os voluntrios e que se comprometa, por um juramento obrigatrio, a se converter Lei de Moiss, segundo tudo o que Ele prescreveu, com todo o seu corao e com toda a sua alma, comprometendo-se a seguir tudo o que foi revelado por ela aos filhos de Zadoque, os sacerdotes que guardam a Aliana e buscam a sua vontade, assim, como a maioria dos membros da sua Aliana, aqueles que so voluntrios em seguir a sua verdade e em caminhar na sua vontade. Comprometa-se pela Aliana a separar-se de todos os homens perversos que andam no caminho da iniqidade (1 QS 5.749 11).

48

Cf. ORR, F. Gerusio, Os manuscritos de Qumran e o Novo Testamento. So Paulo: Vida Nova. 1992. p. 38. O termo Muitos`` um termo tcnico empregado na Regra da Comunidade, para designar os membros da comunidade``. 49 Ibidem., pp. 40-41.

3.1.3 Cotidiano

Como j fora dito anteriormente, os essnios foram bem diferentes das outras seitas religiosas do primeiro sculo cristo. Segundo Edmund Wilson o pacto de adeso da comunidade deveria ser esse: renunciar ao mximo o prazer, exercitar ao mximo a temperana e autocontrole``50. Renunciando a todo o qualquer tipo de riqueza, os essnios compartilhavam, entre si, seus bens para com todos. O novo membro da comunidade ao ser aprovado no exame feito pelo mebaqqer, deveria entregar seus bens ordem, recebendo em troca tudo de que viessem a necessitar. Edmund Wilson diz que, at as roupas so propriedades comuns (...) usam roupas simples e calados at se reduzirem a farrapos para ento providenciar vestes e sapatos novos``.51 Suas roupas se assemelham a grossas capas para a estao para o inverno e de mantos leves para o vero. Em seu meio havia qualquer tipo de comrcio, sendo livre o acesso a qualquer bem de outro irmo. De acordo com Edmund Wilson, citando Flon diz que:

Cultivavam a terra ou dedicavam-se s artes pacficas. So lavradores, pastores, vaqueiros, apicultores, artesos, artistas. No fabricam instrumentos de guerra. No se ocuparo do comrcio; nada sabem sobre navegao... Seus hbitos de defecao eram extraordinariamente higinicos para o Oriente Mdio daquela poca... Man52 tinham a pele seca e sempre se vestiam de branco.

3.2 SOBRE CASADOS OU CELIBATRIOS?

Como j era de se imaginar, em uma organizao composta por grande maioria do sexo masculino, alguns deles deveriam ter famlia constituda. Eruditos antigos como Flvio Josefo e Plnio, o Velho, em suas obras j haviam feito menes a, pelo menos, duas classes existentes dentro do sectarismo essnico: os casados e os celibatrios. Todavia, a dvida sobre essa afirmao ocorre, pois Khirbit Qumran, pro50 51

WILSON, Edmund. Os manuscritos do Mar Morto. So Paulo: Companhia das Letras, 1993. p.29. Ibidem., pp 29-30. 52 Idem., p. 30.

vavelmente possa ter sido uma referncia s demais colnias essnias espalhadas pelas proximidades da Palestina. Talvez a formulao do conceito seja essa: foram monsticos somente os essnios de Khirbit Qumran ou todos os demais de outras colnias adjacentes?. Analisando as duas classes em questo, os casados ou adeptos ao celibato, como reivindica Gerusio Orr: preservavam o compartilhar de bens
53

entre si, e

tambm valorizavam com muita veemncia a castidade, como se fossem monges. Viam no casamento uma espcie de escravido. Seguindo essa mesma linha de pensamento, entretanto, sem receios, Joaquim Jeremias, afirma que era proibido o casamento daqueles que viviam no mosteiro em Qumran``.54 Contudo, o estudioso que nas entrelinhas definiu o peso histrico sobre a questo em si, foi Flvio Josefo, que, ao ser citado por Gerusio Orr, afirma que H cerca de quatro mil essnios que no se casam....
55

J Edmund Wilson traduz Flon com muito mais veemncia

ao afirmar Desprezam o casamento, porm no condenam o casamento, todavia, desejam proteger-se da lascvia das mulheres, convencidos de que nenhuma delas mantm sua palavra empenhada com um homem``.56 Flon, afirma ainda que os essnios repudiavam ao mximo que podiam o casamento. Assim:

porque o vem com clareza como o nico ou principal perigo para a manuteno da vida comunitria e tambm porque praticam a continncia. Pois nenhum essnio toma esposa porque uma esposa uma criatura egosta, ciumenta em excesso e perita em burlar os princpios morais do marido e em seduzi-lo com suas continuadas imposturas. Pois com o falar bajulador que pratica e os outros meios com que desempenha seu papel como uma atriz no palco ela primeiro captura a vista e o ouvido e depois, quando essas vtimas foram ludibriadas, conquista com lisonjas a mente soberana. E se vm os filhos, cheios do esprito da arrogncia e da ousadia no falar, ela expressa com maior atrevimento coisas que antes insinuava veladamente e sob disfarce e, abandonando toda a vergonha, impele o marido a realizar aes hostis vida de companheirismo. Pois ele, que est preso nas sedues amorosas da esposa ou sofrendo a presso da natureza, faz dos filhos seu primeiro cuidado, deixa de ser o mesmo com os outros e inconscientemente se tornou um homem di57 ferente e passou da liberdade escravido.

53 54

ORR, F. Gerusio, Os manuscritos de Qumran e o Novo Testamento. So Paulo: Vida Nova. 1992. p. 44. JEREMIAS, Joachim. Teologia do Novo Testamento. 2 ed. So Paulo: Editora Teolgica, 2004. p. 263. 55 ORR, F. Gerusio, op. cit., p. 16. 56 ORR, F. Gerusio, op. cit., p. 29. 57 Ibidem., p. 18.

Dessa forma, em contrapartida tambm pode se observar o grupo no dado ao celibato que so os casados e/ou os no ascticos na perspectiva dos prazeres da carne. Interessante que esse grupo tambm era bastante conservador no que tange Lei, todavia, no viam na negao sexual, uma espcie da norma de vida para a comunidade. Conforme a traduo de Gerusio Orr da Regra Anexa e do Documento de Damasco:

E ele no se aproximar de uma mulher para conhec-la sexualmente, a no ser que ele tenha vinte anos de idade e que ela conhea o bem e o mal; dessa maneira, ela ser admitida para apelar s ordenanas da Lei contra ele e para tomar seu lugar na audincia das ordenanas (1QSa 1.10-11). E se eles viverem em colnias segundo a terra, e se casarem, e gerarem filhos, andaro em obedincia Lei, segundo a ordenana com referncia aos votos, segundo a regra da Lei, segundo o que Ele disse: Entre um homem e sua esposa, entre um pai e seu filho (DD 58 7.6-9).

Veja-se tambm o que Flvio Josefo diz na mesma obra sobre o assunto em questo:
Os essnios observam suas esposas por trs anos; se chegam concluso de que elas tm menstruao normal, possivelmente como prova de fertilidade, ento se juntam a elas. Mas se recusam a ter relao sexual com suas esposas quando esto grvidas, como demonstrao de que no se casam com o propsito de obter prazer 59 sexual, mas, sim, por amor posteridade.

Contudo, encerram-se estas indagaes sugerindo que o grupo que se dava ao casamento em sua maior parte vivia nas colnias adjacentes a Khirbit Qumran, sendo poucos do mosteiro central da comunidade. Neste, em sua grande maioria, viviam os celibatrios, que lutavam pelo amor puro das geraes futuras.

58 59

Ibidem., p. 44. Idem., p. 44.

4. O MESSIAS VERDADEIRO: O MESTRE DA JUSTIA

De grande valor para a histria da comunidade essnica a figura do Mestre da Justia, uma espcie de sacerdote que comunicava seita as revelaes acerca do sagrado. Lder supremo qumramita, guiava-os como sendo o Eleito de Deus. 60 Basicamente seu mandato foi base de fidelidade Lei, como tambm a repulsa dos sacerdotes corruptos de Jerusalm. O erudito Hershel Shanks revela que a expresso Mestre da Justia``, foi um apelido dado ao mesmo em aluso a Osias 10.12 e Joel 2.23, mediante perspectivas messinicas``.61 Sobre quem era esse Mestre da Justia, abordam-se algumas possibilidades. No ano de 1896, nas regies do Cairo, Egito, descobriu-se em uma sinagoga medieval durante a escavao de uma genizah uma espcie de sala na sinagoga onde se guardam manuscritos abandonados, fragmentos denominados arqueologicamente de zadoquitas, que consistem em partes ou vrios documentos que se assemelham as mesmas doutrinas essnicas contidas no Manual de Disciplina. Observou-se que tanto nesse manual quanto nos fragmentos zadoquitas, os sacerdotes sempre so os filhos de Zadoc. Todavia, no se sabe o que aconteceu com esse Zadoc, mas todos os estudiosos que j deram ateno a essa questo reiteram que o mesmo Zadoc que ungiu Salomo pois, em aluso a I Reis 2.35 faz meno poligamia de Davi; diz o fragmento zadoquita que Davi esqueceu a Lei, mas Zadoc a redescobriu. Quanto identidade do lder qumrmico pouco se sabe. Pensa-se num sacerdote de Jerusalm, chamado Onias, reconhecido por sua santidade e oposio ao mal, com morte datada em 171 a.C., em Dafne, prximo Antioquia, no perodo conhecido como seluceda. bvio considerarmos aqui, que sua morte tenha abalado o mundo judaico, levando a supor, Edmund Wilson, que a referncia do captulo nove de Daniel, talvez em 165 a.C., que faz meno a um Messias que ser decepado e [nada ter]``.62 O que se sugere que, possivelmente no 136 a.C., o

ORR, op. cit., p. 55. SHANKS, Hershel. Para compreender os Manuscritos do Mar Morto: uma coletnea de ensaios da Biblical Archaeology Review. Rio de Janeiro: Imago, 1993. p. 29. 62 WILSON, op. cit., p. 57.
61

60

mosteiro de Khirbet Qumran tenha sido ocupado pela primeira vez, trinta e cinco anos aps a morte do sacerdote. Ainda discorremos sobre outras possibilidades da possvel identidade do Mestre da Justia, citando Gerusio F. Orr , que diz:

Sugere-se que o Mestre da Justia possa tambm ter sido Jos ben Joezer, sacerdote e doutor da Lei, morto por crucificao sob ordem do sumo sacerdote Alcimus, em 162 a.C.; alm desse, supem-se que Judas, o Essnio, que viveu como grande exemplo de piedade no tempo de Aristbulo I (104-103 a.C).; e ainda, Manaim 63 bem Jud lder zelote sumariamente executado em 66 a.D.

Segundo afirma o erudito Jean Pouilly, sobre o Mestre da Justia que:

A nomeao de Jnatas para o sumo sacerdcio, feita por Alexandre Balas em 152 (cf. 1 Mc 10, 15-21), deve ter sido considerada pelos judeus mais religiosos como ilegal. Ainda que nos atenhamos s informaes de Flvio Josefo, segundo o qual a cidade vivera sete anos sem sumo sacerdote (AJ XX, 237) provavelmente o membro mais antigo do alto clero exerceu essa funo durante esse lapso de tempo, sem ter oficialmente o ttulo. Esse antigo sumo sacerdote, sado da linhagem sacerdotal dos onadas e descendente de Sadoc, foi, pois, obrigado a ceder o poder religioso a Jnatas e deve ter-se reunido ao grupo conservador dos essnios, tomando entre eles o t64 tulo de Mestre da Justia.

A conduta de Jnatas levando a pensar que este seja o Sacerdote mpio``. O pesher de Habacuc diz da seguinte maneira:

1QpHab VIII Seguramente a riqueza trair o homem preten4 sioso; e no subsistir aquele que alarga sua garganta como o Xeol e (que) insacivel como a morte. 5 E se reuniram junto a ele todas as naes, e se juntaram a ele todos os povos. 6 No proferiro stiras contra ele ou proporo enigmas a seu respeito? 7 E diro: Ai de quem se enriquece com o que no lhe (perten8 ce)! At quando acumular sobre si penhores?`` A explicao disso

3b

63 64

ORR, op. cit., p. 51. POUILLY, Jean. Qumr / textos escolhidos [por] Jean Pouilly. So Paulo: Edies Paulinas, 1992. pp. 22-23.

concerne ao Sacerdote mpio que se denominou com o nem de verdade, no comeo de sua elevao. 10 Mas quando exerceu o poder sobre Israel, seu corao se 11 exaltou e abandonou a Deus e, traindo os preceitos por amor da riqueza, extorquiu e ajuntou a riqueza dos homens de violncia que se haviam revoltado contra Deus. 12 E tomou a riqueza dos povos, acumulando sobre si a pior ini13 qidade, e praticou conduta a[bo]minvel em toda sujeira de impure65 za.

Esse comentrio , pois, censura severa contra o Sacerdote mpio, acusado de conduta escandalosa e de paixo desmedida pelas riquezas. A oposio entre Jnatas e o Mestre da Justia se prolongou muito alm da evidncia desse ltimo de sua funo de sumo sacerdote. Na traduo que faz do pesher de Habacuc, Jean Pouilly afirma que:

tambm faz eco da interveno armada do Sacerdote mpio contra o mestre e seus discpulos em Qumran, por ocasio de uma festas das Expiaes, celebrada em conformidade com o calendrio da seita, quando esses ltimos estavam na impossibilidade de se defenderem. Denuncia tambm outras ms aes, das quais foram vtimas os Pobres``, isto e, os judeus que aderiam s doutrinas ess66 nias.

Qualquer que venha a ser a identidade do Mestre da Justia``, a nica premissa verdadeira que esta pesquisa pode validar que ele foi perseguido, julgado e morto e esperado pela esperana escatolgica essnica como o Messias de Aro``. H possibilidade de se analisar aqui tambm a afirmao documental sobre o profeta da inverdade, homem de inverdade ou sacerdote inquo. Sabe-se tambm que a investigao e anlise de tais pergaminhos encontrados nas cavernas de Khirbet Qumran, principalmente o comentrio (Pesher) de Habacuque, revelam a existncia de uma oposio sacerdotal ao Mestre da Justia, isto , a existncia de um Mestre Inquo, Profeta da Inverdade ou Homem da Inverdade, designado assim por ter de forma irregular transgredido a Lei e ao mesmo tempo corrompido o sacerdcio do Templo de Jerusalm. Lembramos dos fatos li65 66

Ibidem., p. 2. Ibidem., p. 23.

gados ao assassinato do sacerdote Onias. Pelas atrocidades histricas investigadas, pensa-se que tal sacerdote Inquo seja o sumo sacerdote Menelau, sobre o qual II Macabeus nos diz que chegou a Jerusalm nada trazendo digno do sumo sacerdcio, mas tendo a paixo de um tirano cruel e a fria de uma besta selvagem``. Alm de ser descrito como um monstro de capacidade``. 67 Ainda sobre o Profeta da Inverdade, Edmund Wilson citando A. DupontSommer,
68

revela que existem outras possibilidades sobre a virtual identidade do

mesmo, apoiado no historiador judeu Flvio Josefo. Trata-se de Aristbulo II, membro da dinastia asmoniana, sumo sacerdote e rei de Jerusalm, que governou o estado judeu durante trs anos e meio (entre 67-63); foi capturado em 63 e encarcerado por Pompeu em Roma; fugiu e retornou Palestina, mas de novo foi preso e posto a ferros, de modo que deve ter sido forado a participar do triunfo de Pompeu, com alma amarga e por fim, em 49 a.C., foi envenenado no crcere por sequazes de Pompeu.69 Contudo o certo ponderarmos que o Mestre da Justia foi perseguido, exilado e conduzido ao martrio por esse Sacerdote Inquo.

67 68

ORR, op. cit., p. 57. WILSON, op. cit., p. 56. 69 Idem., p. 56.

5. A HIPTESE DE GRONINGEN POR FLORENTINO GARCA MARTNEZ

Antes de falarmos da hiptese em epgrafe, gostaramos de fazer uma anlise do professor Airton Jos da Silva, erudito de Antigo Testamento, e de Bblia Hebraica na Faculdade de Teologia Dom Miele do CEARP - Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeiro Preto, em So Paulo, com sua formao na Pontifcia Universidade Gregoriana e no Pontifcio Instituto Bblico de Roma, onde obteve o ttulo de mestre em Teologia Bblica, revela que em portugus a literatura que tange aos Manuscritos do Mar Morto, est defasada em cerca de 10 anos. Em seu argumento, Airton Jos da Silva diz:

Nossas editoras simplesmente pararam no tempo. No traduziram nenhuma das grandes obras que saram no final do sculo XX, quando eram comemorados os 50 anos da descoberta dos Manuscritos. Agora, j so 60 anos desde a descoberta e vejo um grande va70 zio bibliogrfico em portugus nos ltimos dez anos.

Entretanto, devido a esta possibilidade de uma nova postura na busca por uma redefinio e tambm devido ao atraso no acesso ao desenvolvimento de estudos modernos sobre os Manuscritos do Mar Morto, que nesta seo passar a se destacar a hiptese apresentada pelo erudito da rea de pesquisa sobre os Manuscritos do Mar Morto, professor Florentino Grcia Martinez, da Qumran Institut da Universidade de Groningen, na Holanda. Esta pesquisa trabalhou sempre com a hiptese afirmando que o movimento de Qumran era precisamente um movimento oriundo do grupo essnio. Todavia, em seus ensaios o professor Florentino Garca Martnez, afirma que impossvel associarmos a comunidade essnia comunidade Qumramita. Como reala esse pesquisador:

Para melhor compreenso desta nota, sugere-se a anlise do site do professor Airton Jos da Silva, em http://www.airtonjo.com/, alm de, http://www.airtonjo.com/blog/labels/manuscritos, feita em 03/04/2008.

70

(...) o movimento essnio como um movimento de grande envergadura e de tipo nacional, cujos membros no vivem separados do resto do judasmo mas se acham disseminados por todas as cidades do pas. Reduzir o essenismo ao fenmeno marginal que Qumran supe deixar sem explicao o essenismo no qumrnico, um fenmeno mais amplo e mais importante que o fenmeno de Qu71 mran.

Faremos uma inferncia. Como se explica ento a origem dos Manuscritos do Mar Morto? Possivelmente estes escritos so oriundos de uma ciso dentro da prpria comunidade primitiva essnia que o fundador da comunidade qumrnica, o Mestre da Justia, com seu suposto oponente, o Mestre Inquo, tenham disputado entre si a liderana da comunidade, e que a origem da irmandade de Qumran tenha sido porque apenas uma minoria tomar partido pelo Mestre da Justia. Segundo as objees oferecidas pelo professor Florentino Grcia Martinez, por maiores que sejam as evidncias de que as disposies internas, como por exemplo, a designao: yahad (comunidade), e as expresses; filhos de Sadoc``, filhos da luz`` encontradas no Manuscritos do Mar Morto, no nos levam a uma suposta afirmao que pertenceram a grupo sectrio proposto em nossa anlise. Logo, o caminho a ser percorrido em busca de uma resposta analisarmos comparativamente todos os dados. Nela, as fontes originais do grupo primitivo a ser desvendado passaro por uma acareao por outras fontes sobre os grupos existentes dentro do judasmo da mesma poca com o perfil do grupo que se pode extrair dos manuscritos. Isto para que possamos alcanar uma possvel confirmao verossmil. Conforme contundentemente afirma Florentino Grcia Martinez:

Reduzir o essenismo ao fenmeno marginal que Qumran supe deixar sem explicao o essenismo no qumrnico, um fen72 meno mais amplo e mais importante que o fenmeno de Qumran.

Assim sendo, estamos diante de um dilema. Quem de fato eram os Essnios? De acordo com Martnez os Manuscritos do Mar Morto so oriundos de uma ciso. A idia que em algum momento anterior, o lder da comunidade, o Mestre da Justia,
71

GRCIA, Florentino Martinez. Textos de Qumran: edio fiel e completa dos documentos do Mar Morto. Rio de Janeiro: Vozes, 1994. p. 38. 72 Idem., p. 39.

e seu arquiinimigo, o Sacerdote mpio, houvessem sido membros de uma nica comunidade que por uma disputa entre ambos apenas uma pequena parcela tenha ficado a favor do Mestre da Justia. Assim, pensa Florentino Grcia Martinez:

(...) a relao existente entre o movimento essnio e a comunidade qumrnica aceitar que o grupo de Qumran se origina precisamente mediante uma ruptura ocasionada dentro desse movimen73 to essnio do qual seus membros fundadores formavam parte.

este argumento que sustenta a Hiptese de Groningen. Ainda existem outros que a corroboram. Assim fica ntido ao analisarmos que falar de essenismo no o sinnimo da comunidade de Qumran. De tudo que percebemos ao analisar as composies literrias da genizah: Qumran era como afirma Florentino Grcia Martinez.

(...) um fenmeno palestinense que tem suas razes ideolgicas no interior da tradio apocalptica, que floresceu na Palestina no final do sculo III e durante o sculo II a.C., e que continuar seu pr74 prio desenvolvimento at a poca da revolta contra Roma.

Afirmando que impossvel colocar a histria destes exilados do deserto`` em relao com a histria da Palestina do sculo I a.C. e do sculo I d.C. Enfim, o grupo de Qumran dar maior veemncia aos estudos da Lei, em como observ-la e interpret-la. Agora, a orao substituir os sacrifcios do templo, as exigncias de pureza se acentuao at adquirir um nvel que permite a comunho com o mundo anglico, a vida inteira da comunidade se caracteriza pela espera fervente do triunfo do bem.

73 74

Idem., p. 39. Idem., p. 39.

6. CONCLUSO

Este trabalho tem por finalidade explorar a descoberta da comunidade essnica em 1947, cujos documentos so conhecidos como Manuscritos de Qumran, que trazem uma melhor compreenso dos enigmas que os elementos constitutivos desta comunidade em si. Judeus cansados das corrupes sacerdotais do Templo em Jerusalm e da vida que girava em torno de Jerusalm migram para a regio desrtica da Judia, bem prxima ao Mar Morto. L iniciam uma vida monstica, com a renncia aos prazeres da carne. Sobre os mistrios que envolvem a descoberta da comunidade, sabemos que era primavera. Pastoreava pelas bandas do deserto da Judia, prximo ao litoral do Mar Morto, o jovem Muhammad edh-Dhib, de apenas quinze anos de idade. O mesmo no poderia imaginar que sua descoberta pudesse mudar o rumo da interpretao bblica por ns tomada com o passar dos tempos. Estes Manuscritos to similares forneceriam aos acadmicos a oportunidade de reinterpretar a histria do cristianismo. Quanto localizao a afirmao de que estes rolos perdidos foram localizados ao sul da atual Jeric, primitivamente designada por Khirbet Qumran do rabe khirbeh, que significa runa, com proximidades da margem noroeste do Mar Morto, no longe de Ain Feshkha. A Habitao da comunidade, por muitos considerada como um Mosteiro, o Khirbet Qumran. Como j era de se imaginar, toda irmandade, via de regra, possui um lugar especfico que venha a comportar os elementos ritualistas da comunidade e suas reunies. Membro do Departamento de Antiguidades da Transjordnia em Amman, G. L. Harding e o padre Roland de Vaux, da cole Biblique, trabalhando sistematicamente nas reas de escavaes em Qumran, encontraram um conglomerado de construes que para ambos seria o centro de Qumran. Provavelmente, no ano de 31 a.C. um terremoto tenha destrudo toda estrutura da comunidade de Qumran. No encontramos nos essnios uma seita moldada dentro dos parmetros da sociedade judaica, mas sim, semelhante s ordens monsticas. A seita no se apresenta definitivamente no cnon do Novo Testamento, embora, existam alguns reflexos de seus costumes nele, como nos ensinos de Joo Batista e do prprio Jesus.

Conforme a Regra da Comunidade, um candidato comunidade essnia, deveria, em primeira instncia ser avaliado pelo mebaqqer, uma espcie de lder mximo da comunidade. Dessa forma, em contrapartida, tambm pode se observar o grupo no dado ao celibato, os casados e/ou os no ascticos na perspectiva dos prazeres da carne. Quanto identidade do lder qumrmico pouco se sabe. Sabe-se tambm que a investigao e anlise de tais pergaminhos encontrados nas cavernas de Khirbet Qumran, principalmente o Comentrio (Pesher) de Habacuque, revelam a existncia de uma oposio sacerdotal ao Mestre da Justia, isto , a existncia de um Mestre Inquo, Profeta da Inverdade ou Homem da Inverdade. Enfim, ressaltasse a pouca valorizao dada a essas excelentes descobertas, onde no se traduziu nenhuma das grandes obras que saram no final do sculo XX, quando eram comemorados os 50 anos da descoberta dos Manuscritos. Entretanto, devido a esta possibilidade de uma nova postura na busca por uma redefinio e tambm devido ao atraso no acesso ao desenvolvimento de estudos modernos sobre os Manuscritos do Mar Morto, Essnios e Qumran, procuramos dar nfase a hiptese apresentada pelo erudito da rea de pesquisa sobre os Manuscritos do Mar, professor Florentino Grcia Martinez, da Qumran Institut da Universidade de Groningen, na Holanda. A pergunta dos estudiosos modernos : Como se explica ento a origem dos Manuscritos do Mar Morto? Possivelmente estes escritos so oriundos de uma ciso dentro da prpria comunidade primitiva essnia. A descoberta dos Manuscritos de Qumran em 1947 desperta o interesse dos eruditos mediante o fato de tratar-se de documentos bblicos, encontrados na prpria Palestina, e de uma datao mais ou menos em torno de dois mil anos. Na segunda metade do sculo II a.C., tendo perdido as esperanas de reconquistar sua antiga autoridade na teocracia de Jerusalm e sofrendo perseguio ativa da nova casa de sacerdotes no poder, refugiaram-se no deserto. Em outra anlise, abordam-se as questes constitutivas da comunidade, seu carter administrativo, social e religioso. Essa pesquisa procurou desvendar a perspectiva do ltimo profeta de Qumran, que seria o suposto precursor do Messias, sua identidade, funo e seu eventual martrio.

Nesta proposio tentou-se esclarecer a origem exata da comunidade de Qumran sustentada pela Hiptese de Groningen. Encerramos citando J. B. Stella que, com muita propriedade, assim se expressou: Nada h pois h temer com a descoberta dos rolos do Mar Morto``.75

75

STELLA, op. cit., p. 63.

ANEXOS I - ERAM ELES EBIONITAS?

No comeo de 1951 pareceu na Inglaterra uma nova teoria. Em fevereiro J. H. Teicher publicou um artigo sobre os rolos do Mar Morto. Poucos meses depois surgiu uma srie de trabalhos do mesmo autor. Propunha e defendia a opinio de que a seita, qual pertenciam os manuscritos, no era de modo algum judia, mas sim a primeira seita crist conhecida com o nome de ebionita. Entre outros argumentos ele se valia do sinal da cruz que apareceu no Comentrio de Habacuc e no rolo de Isaas. Teicher a interpreta como a letra grega X e pensa que ela est no lugar de Christos e que se usou para assinalar as passagens cristolgicas. Este um corolrio para a sua teoria de que os membros da seita de Qumran eram judeus cristos. Segundo Teicher o mestre de virtude, o equivalente ao Mestre da Justia, era Jesus, venerado como verdadeiro profeta da seita judeu-crist dos ebionitas. Este nome deriva de uma palavra hebraica que significa pobre``. Tal palavra aparece tambm no comentrio e Teicher a considera como referncias aos ebionitas. Supe-se que o pregador de Mentira seja S. Paulo, a quem os ebionitas consideravam um falso profeta e traidor do Evangelho. Essa teoria de Teicher no tem muita aceitao. 76

76

STELLA. J.B. As descobertas dos Papiros do Mar Morto. So Paulo: Livraria Independente Editora, 1960. p. 51. Todas estas pginas tm seu texto na ntegra de composio feita por Jorge Bertolaso Stella.

ANEXO II REGRAS DA COMUNIDADE

Regras da Comunidade De extrema importncia so os livros que trazem as normas de constituio e atividades da comunidade de Qumran77. A Regra da Comunidade ou Manual de Disciplina, em hebraico, Serek hayahad (1QS), o principal livro da comunidade de Qumran. o manuscrito que contm as normas que governam a comunidade. Provavelmente seu autor o prprio fundador da comunidade, conhecido nos textos como o Mestre da Justia. Sua composio pode ser situada entre 150 e 125 a.C., enquanto que o manuscrito completo dos anos 100-75 a.C. Alm da cpia completa encontrada em 1Q, fragmentos de outras 11 cpias esto entre os textos de 4Q e 5Q. A Regra pode ser dividida em trs sees: A primeira abrange as normas para o ingresso na Comunidade (I-IV), a segunda os estatutos referentes ao Conselho da Comunidade (V-IX), e por ltimo, as diretrizes para o Mestre e o Hino do Mestre (IX-XI). A Regra da Congregao, em hebraico, Serek ha'edat (1QSa), e a Coleo de Bnos (1QSb) so dois anexos Regra da Comunidade. A primeira da metade do sc. I a.C. e a segunda pode ser datada por volta de 100 a.C. A Regra da Congregao um escrito de tipo escatolgico que descreve a vida e o banquete da comunidade no fim dos tempos. A Coleo de Bnos uma antologia de frmulas para abenoar os membros da comunidade. Cnticos de Louvor Os Cnticos de Louvor, em hebraico, Hdayt (1QH), so cnticos de ao de graas ou hinos de louvor, parecidos com o "Magnificat" e o "Benedictus" de Lucas. Inspiram-se principalmente nos Salmos e em Isaas. Devem ter sido compostos
77

Todo o texto do Anexo 2 da autoria na ntegra do professor Airton Jos da Silva, disponvel em <http://www.airtonjo.com/essenios03.htm 16/04/2008>. Acesso em 16 abril de 2008.

entre 150 e 125 a.C., e, pelo menos em parte, pelo Mestre da Justia. O manuscrito de 1Q provm dos anos 1 a 50 d.C. Em 4Q so encontrados fragmentos de mais 6 cpias. A Regra da Guerra, em hebraico, Serek hamilhamah, tambm conhecida como "A guerra dos filhos da luz contra os filhos das trevas", compreende uma espcie de compndio da cincia blica e das celebraes cultuais que deveriam ser observadas por ocasio de uma guerra com vistas luta final que precederia a era da salvao. Os filhos da luz contam com a ajuda dos anjos Miguel, Rafael e Sariel, enquanto que os filhos das trevas contam com Belial. A vitria, claro, dos filhos da luz. O original composto entre os anos 50 a.C. e 25 d.C., enquanto que o manuscrito encontrado em 1Q do sc. I d.C. Em 4Q so encontrados fragmentos de mais cinco cpias deste livro. Documento de Damasco O Documento de Damasco (CD) uma obra conhecida desde 1896-97, quando dois manuscritos so encontrados num depsito de rolos velhos (geniz) de uma antiga sinagoga do Cairo. Um dos manuscritos do sculo X d.C. e o outro do sc. XII d.C. Publicados em 1910, continuam, ento, um enigma: no se sabe a que grupo judeu o texto se refere e que certamente comps a obra. Os estudiosos sugerem os saduceus, os fariseus, os ebionitas, os caratas e apenas um diz que dos essnios! Agora, acontece que fragmentos de nove cpias do Documento de Damasco so encontrados nas grutas de Qumran (7 fragmentos em 4Q, 1 em 5Q, 1 em 6Q): sem dvida uma obra criada na comunidade essnia. Muitos especialistas defendem que "Damasco" deve ser entendido em sentido literal e que representaria uma primeira fase da comunidade, anterior ao seu estabelecimento em Qumran. Outros pensam que "Damasco" seja apenas um modo velado de se falar de Qumran, a partir de Am 5,26-27. E o Documento pode ser tambm a

regra de outra ala da organizao, que viveria fora de Qumran. Mas discutirei isso mais para a frente. A obra compe-se de uma exortao e de uma lista de estatutos. Na exortao o pregador (talvez uma autoridade da comunidade) tem por objetivo encorajar os sectrios a permanecer fiis e, com este fim em vista, ele se empenha em demonstrar, por meio da histria de Israel e da comunidade, que a fidelidade sempre recompensada e a apostasia castigada. Os estatutos reinterpretam as leis bblicas relativas a votos e juramentos, tribunais, purificao, sbado, pureza ritual etc. Trazem tambm os estatutos da comunidade. O Documento de Damasco deve ter sido escrito por volta de 100 a.C. Rolo do Templo O Rolo do Templo, encontrado na gruta 11, (11QT), s aparece em junho de 1967, durante a "Guerra dos Seis Dias", quando o Estado de Israel o retira das mos de um antiqurio da parte rabe de Jerusalm, a quem os ta'amireh o vendera. o maior dos manuscritos de Qumran, com mais de oito metros e meio de comprimento e 66 colunas. Trata do Templo e do culto, e embora se trate de uma reinterpretao da legislao bblica do xodo, Levtico e Deuteronmio, o autor apresenta sua mensagem como fruto de revelao divina direta. O Rolo do Templo do sc. II a.C. So encontrados fragmentos deste livro nas grutas 4Q e 11Q.

BIBLIOGRAFIA AIRTON, Jos da Silva. Manuscritos do Mar Morto: recursos para estudo. Net, Rio de Janeiro, abril. 2007. Seo Manuscritos do Mar Morto: recursos para estudo. Disponvel em: <http://www.airtonjo.com/blog/labels/manuscritos>. Acesso em: 03 abril de 2008. ___________________. Ayrton's Biblical Page. Net, Rio de Janeiro, 1999. Seo Home page. Disponvel em: <http://www.airtonjo.com>. Acesso em: 03 abril de 2008. ALEGRO, M. J. Os Manuscritos do Mar Morto. Trad. de Maria Luisa Ferreira da Costa. Portugal: Europa-Amrica, 1979. BAIGENT, Michael & LEIGH, Richard. As intrigas e, torno dos Manuscritos do Mar Morto. Trad. Laura Rumchinsky. Rio de Janeiro: Imago, 1994. BBLIA. PORTUGUS. BBLIA DE JERUSALM. Bblia de Jerusalm: Nova edio, revista e ampliada. So Paulo: Paulus; 3 impresso, 2004. DANA, H. E. O Mundo do Novo Testamento: Um estudo do ambiente histrico e cultural do Novo Testamento. 2 ed. Trad. de Jabes Trres. Rio de Janeiro, JUERP, 1977. DUPONT-SOMMER, A. The Essene Writings from Qumran. Trad. Geza Vermes Cleveland: The Wold Publishing Company, 1962. EISENMAN. Robert & WISE Michael. As descobertas do Manuscritos do Mar Morto: primeira traduo e interpretao completa de cinqenta documentos chaves guardados h mais de 35 anos. Trad. Sieni Maria Campos. Rio de Janeiro: Ediouro, 1994. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Dicionrio Aurlio, revista e aumentada. 33 impresso, 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. GARCA, Florentino Martnez. Textos de Qumran. Edio fiel e completa dos Documentos do Mar Morto. Trad. Valmor da Silva, Petrpolis: Editora Vozes, 1992. ________________________. Os homens de Qumran. Literatura, estrutura e concepes religiosas. Trad. Luis Fernando Gonalves Pereira. Petrpolis: Vozes. 1996. GINSBURG, D. Christian. Os Essnios - sua histria e doutrinas. Trad. Auriphebo Berrance Simes. So Paulo: Editora Pensamento, 1995. GOLB. Norman. Quem escreveu os Manuscritos do Mar Morto? A busca do Segredo de Qumran. Trad. Snia de Sousa Moreira. Rio de Janeiro: Editora Imago, 1996. JEREMIAS, Joaquim. Jerusalm no tempo de Jesus, de J. Jeremias: pesquisa De histria econmico-social no perodo neotestamentrio. Trad. M. Ceclia de M. Duprat; reviso de Honrio Dalbosco. So Paulo: Paulus, 1983. __________________.Teologia do Novo Testamento. Trad. Joo Rezende Costa; reviso Nlio Schneider. 2 ed. So Paulo: Editora Teolgica, 2004. __________________. A mensagem central do Novo Testamento. Trad. Joo R. Costa. So Paulo: Edies Paulinas, 1983. KUMMEL, Werner Georg. Introduo ao Novo Testamento. Trad. de Isabel Fontes Leal Ferreira e Joo Paixo Neto. So Paulo: Paulus, 1982. LAPERROUSAZ, M. E. Os Manuscritos do Mar Morto. Trad. do francs por Maria Stela Gonalves e Adail Ubirajara Sobral, So Paulo: Editora Cultrix, 1989.

MOULE. C. F. D. As origens do Novo Testamento Trad. Josu Xavier. So Paulo: Edies Paulinas, 1980. ORR, F. Gerusio. Os manuscritos de Qumran e o Novo Testamento. So Paulo: Sociedade Religiosa Edies Vida Nova, 1993. POUILLY, Jean. Qumr. Textos escolhidos [por] Jean Pouilly. Trad. Benni Lemos; reviso de Edson Gracindo. So Paulo: Ed. Paulinas, 1992. ROST, Leonhard, 1896. Introduo aos Livros apcrifos e pseudepigrfos do Antigo Testamento e aos manuscritos de Qumran. Trad. Balancin; reviso literria de Luiz Antonio Miranda. So Paulo: Ed. Paulinas, 1980. SCHUBERT, Kurt. Os Partidos religiosos Hebraicos da poca Neotestamentria. Trad. Isabel Fontes Leal Ferreira. So Paulo: Edies Paulinas, 1979. SHANKS, Hershel. Para compreender os Manuscritos do Mar Morto: uma coletnea de ensaios da Biblical Archaeology Review. Trad. de Laura Rumchinsky. Rio de Janeiro: Imago, 1993. STELLA, Jorge. Bertolaso. As Descobertas dos Papiros do Mar Morto. So Paulo: Livraria Independente Editora, 1960. TREVER, J. C. The Dea Sea Scrplls. Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans Publishing Co., 1996. VERMES, Geza. Os Manuscritos do Mar Morto. Trad. de Jlia Brany Bartolomei, Maria Helena de Oliveira Tricca. So Paulo: Editora Mercuryo, 1991. WILSON, Edmund, 1895-1972. Os manuscritos do mar Morto, 1947-1969. Trad. Hildegard Feist. So Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Anda mungkin juga menyukai