Anda di halaman 1dari 12

A REVOLUO FRANCESA E SEUS REFLEXOS NOS DIREITOS HUMANOS

Bruno Tadeu Radtke GONALVES1 Paola Neves dos Santos BERGARA2 RESUMO: A Revoluo Francesa, entre outros aspectos, teve seu lema central Liberdade, Igualdade, Fraternidade refletido nos Direitos Humanos que hoje nos so considerados indispensveis. Palavras-chave: Revoluo Francesa; Direitos Humanos; Iluminismo; Constituio; Liberdade; Igualdade.

INTRODUO

O objetivo deste artigo mostrar os reflexos da Revoluo Francesa nos direitos humanos, pontificando sua importncia para tal acontecimento que no se limitou as fronteiras ou ao tempo, mas superou limites e barreiras e inspirou muitos outros fatos que trouxeram melhoria e evoluo de direitos em suas naes. A Revoluo Francesa, considerada uma das mais importante entre todos os movimentos revolucionrios, foi inspirada, principalmente, pelos ideais iluministas. Os seus pensadores do Iluiminismo influenciaram no apenas o movimento, mas tambm a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, que influenciou a criao de uma doutrina dos direitos e garantias fundamentais. Foi a partir dessa vitoriosa Revoluo do povo que se consolidou a base dos direitos humanos garantidos ao homem e ao cidado, que hoje todos desfrutam.

O autor acadmico de Direito pelas Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente FIAETPP. 2 A autora acadmica de Direito pelas Faculdades Integradas Antnio Eufrsio de Toledo de Presidente Prudente FIAETPP.

1 HISTRIA DA REVOLUO FRANCESA

Como alguns autores j a denominavam: A Revoluo Francesa foi um grande marco. considerado o mais importante acontecimento da histria contempornea. Inspirada pelos ideais iluministas; o lema Liberdade, Igualdade, Fraternidade transps as barreias da distncia e ecoou por todo o mundo, pondo abaixo regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses. Este processo teve como causas determinantes o constante problema da classe alta em enfrentar o Estado, a dvida da monarquia, o excesso de impostos, o movimento intelectual denominado Iluminismo, entre outras. Essa ruptura brusca e radical foi um processo poltico e social ocorrido entre 1789 e 1799; suas principais conseqncias foram: - a queda de Lus XVI; - a abolio da monarquia; - a proclamao da repblica; 1.1 Contexto Histrico: A Frana no sculo XVIII

Antes da ascenso de Lus XVI ao trono, a Frana j havia passado por varias crises e se caracterizava pela ocorrncia de vrios fatores que agravavam a situao nacional. Entre eles de origem econmica, poltica e social. Todos simultaneamente. Neste perodo, a Frana era um pas absolutista. O rei gozava de poderes absolutos em seu governo, controlando a economia, a poltica e at mesmo a religio dos governados. A democracia nem era cogitada; qualquer um que se opusesse ao governo era condenado guilhotina ou era preso na Bastilha (priso poltica da monarquia). A sociedade era hierarquizada e dividida em estamentos. No topo da pirmide estava situado o clero, em seguida a nobreza. A base dessa sociedade era

formada pelos desempregados que, em nmero, aumentavam em grande proporo estes eram classificados como o Terceiro Estado. Os trabalhadores tinham uma vida miservel e a burguesia almejava uma participao poltica maior e mais liberdade econmica, mesmo tendo uma condio de vida melhor3. Com seu reinado em crescente endividamento, Luis XVI procurou adaptar varias formas de mudana para se livrar da situao. Entretanto suas tentativas fracassaram. Surgiram, ento, tumultos de ordem popular. Diante da adversidade, o monarca decidiu convocar os Estados Gerais para solucionar a crise do pas. Devido crise comeou a despontar das camadas intermedirias do Terceiro Estado, indivduos com agitao poltica impregnados de idias iluministas. Por toda a Frana, atos semelhantes se espalharam; at mesmo nas reas rurais. Em pouco tempo, era notvel que a Revoluo em sua fase inicial havia triunfado. No ms seguinte a Assemblia Constituinte cancelou os direitos feudais e promulgou a Declarao dos Direitos do Homem. Esta declarao seria o manifesto revolucionrio da nova Frana. Seus principais redatores foram: Mirabeau e Sieys.
A Declarao era um manifesto contra a sociedade hierrquica de privilgios nobres, mas no um manifesto a favor de uma sociedade 4 democrtica e igualitria. (...). .

Este pequeno trecho da obra escrita por Jos Damio de Lima Trindade esclarece que a Declarao no era a favor de um bem maior, como a democracia ou a igualdade em uma sociedade, mas sim, apenas um finalizador dos abusos dos nobres. Logo em seguida, a Assemblia Nacional elaborou a primeira Constituio, instalando a Monarquia Constitucional da Frana em trs de setembro de 1791 produzida pela Revoluo.

3 4

http://www.suapesquisa.com/francesa/ - (grifo no original). (DIREITOS HUMANOS: Construo da Liberdade e da Igualdade p.62 e 63).

Com essa constituio foi implantada uma monarquia constitucional; o rei perdeu seus poderes absolutos e efetivou a separao dos poderes em Legislativo, Executivo e Judicirio como vigora na Constituio Brasileira de 1988 conforme art. 2 5. Ainda baseado em nossa constituio, este artigo no pode ser abolido por ser clausula ptrea conforme art. 60, pargrafo 4, III6. Essa constituio aboliu o feudalismo e reconhecia a igualdade civil e jurdica entre os cidados. Estabeleceu, ainda, as linhas gerais para o surgimento de uma sociedade burguesa e capitalista em lugar da feudal e aristocrtica. Durante o processo, a famlia real tentou fugir, entretanto foi capturada e Luis XVI foi guilhotinado, e a Igreja teve seus bens confiscados.
O poder na Conveno Nacional ficou sob o comando dos membros da Montanha (classes trabalhadoras dispostas a prosseguir com a revoluo), que estabeleceram o governo Ditatorial; a violncia usada por esse governo determinou sua queda por causa dos excessos de Robespierre Chefe de Governo , esse perodo conhecido como a 7 poca do Terror.

Com a queda de Robespierre, o poder volta para as mos da burguesia, instalando-se assim o Diretrio. Este objetivava eliminar os grupos que lutavam pela restaurao da monarquia e os grupos revolucionrios de origem radical. Com o tempo esse Diretrio foi perdendo o prestigio e o General Napoleo Bonaparte aproveitou-se da situao para finaliz-lo e instalar um novo governo, contudo sob sua liderana. Carlyle, em sua obra, j mencionava o ocorrido: ... o jovem general corso, corta o n grdio da Revoluo e que, obreiro do Destino, prepara a Frana para ir cair no regime das cartas.8. Esse episdio que dissolveu o Diretrio ficou conhecido como o golpe dos 18 Brumrio. Com isso Napoleo consolidou as conquistas da burguesia dando um fim revoluo.
Art. 2 So poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o judicirio CF/88. 6 Art. 60, pargrafo 4 -- No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: inc. III a separao dos Poderes; . 7 http/lead.cap.ufrgs.br/~francisco/amadis_amora_teste/paginas/projeto_32/fases%20da%20rev.htm (grifo no original) 8 Histria da Revoluo Francesa - Thomas Carlyle
5

Entre as principais influncias deixadas pela Revoluo Francesa, destaca-se a Declarao de Direitos do Homem e do Cidado de 1789 que teve importncia para os Direitos Humanos utilizados atualmente. 1. 2 Influncia no Brasil

Os ideais da Revoluo Francesa repercutiram por todo o mundo, e atingiram tambm o Brasil. Aqui, em nosso pas, influenciaram: - A revoluo Praieira de 1848; - A revolta Farroupilha; - A Confederao do Equador; - E principalmente a Inconfidncia Mineira;

2. Iluminismo

O Iluminismo foi uma das causas mais importantes que deram origem Revoluo Francesa. Esse movimento intelectual tinha como crena um novo ideal o Progresso. Priorizavam a explicao racional ao invs das antigas tradies9. A relao entre os homens, dentro de uma sociedade, eram regradas pelas leis naturais segundo os iluministas. Pontificavam ainda que os desvios ocorridos dentro da mesma eram provocados pelo prprio povo, e a nica maneira de serem solucionados os problemas era: dando a todos liberdade de expresso e culto, e proteo contra a escravido, a injustia, a opresso e as guerras 10. Principais Filsofos

Entre os principais pensadores do Iluminismo, destacam-se alguns filsofos. So eles:

10

http://www.culturabrasil.org/iluminismo.htm - (grifo no original) Trecho extrado do site: http://www.culturabrasil.org/iluminismo.htm

- Montesquieu: em uma das suas obras11, o autor destaca que a nica possibilidade de ter a liberdade garantida com a autonomia dos poderes Legislativo Executivo e Judicirio; essa autonomia estava presente na Constituio influenciada pela Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado de 1789. - Rousseau: em sua clebre obra O Contrato Social, e por sua enftica idia de liberdade, o filsofo teve grande influncia na Declarao, logo em seu primeiro artigo12. - Diderot: organizador da Enciclopdia defendia a liberdade econmica. - Gournay pontificava a liberdade de comrcio. - Adam Smith enfatizava o livre exerccio de trabalho.

3. Declarao Universal da ONU de 1948

Aps a primeira e a segunda Guerra Mundial, os grandes lderes polticos resolveram criar a ONU (Organizao das Naes Unidas) visando promover a paz entre as naes e evitar guerras. A ONU comeou a existir oficialmente a partir de 24 de outubro de 1945. Um dos primeiros projetos dessa organizao foi proclamar uma Declarao Universal dos Direitos Humanos; isto ocorreu em 10 de dezembro de 1948. Logo em seu primeiro artigo13 j abrangia os trs ideais defendidos pela aclamada Revoluo Francesa. Deste modo reafirma o conjunto de direitos almejados pela burguesia. Depois do surgimento da Declarao os direito foram sendo propagados pelo mundo todo, se multiplicaram e se diferenciaram um dos outros, podendo ser divididos e classificados. Essa declarao serviu para universalizar os direitos, Bobbio confirma isso em sua obra:

A obra mencionada : O Esprito das Leis Os homens nascem livres e iguais: sua liberdade lhe pertence e ningum, seno eles, tem direito de dispor dela (...). 13 Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. So dotadas de razo e de conscincia e devem agir em relao umas s outras com esprito de fraternidade.
12

11

Com a Declarao de 1948, tem inicio uma terceira e ltima fase, na qual a afirmao dos direitos , ao mesmo tempo, universal e positiva: universal no sentido de que os destinatrios dos princpios nela contidos no so mais apenas os cidados deste ou daquele Estado, mas todos os homens; positiva no sentido de que pe em movimento um processo em cujo final os direitos do homem devero ser no mais apenas proclamados ou apenas idealmente reconhecidos, porm efetivamente protegidos at mesmo contra o prprio Estado que os tenha violado. No final desse processo, os direitos do cidado tero se transformado, realmente, positivamente, em direitos do homem. Ou. pelo menos, sero os direitos do cidado daquela cidade que no tem fronteiras, porque compreende toda a humanidade; ou, em outras palavras, sero os direitos do homem enquanto direitos do 14 cidado do mundo.

A Declarao apesar de estabelecer os direitos humanos como base fundamental apresenta algumas lacunas, talvez estas existentes por causa do tempo. Desde a sua efetivao at hoje muitas mudanas ocorreram, um exemplo claro dessa evoluo a Carta Constitucional Brasileira de 1988, que vem garantindo outros direitos alm dos efetivados na Declarao. Um trecho da obra de Jos Luiz Quadros de Magalhes mostra essa abrangncia de outros direitos:
0 texto de 1988, traz uma ordem econmica que tem como princpios a livre iniciativa, a livre concorrncia, a propriedade privada, princpios de origem liberal que ao lado de princpios de origem socialista, como a funo social da propriedade, o pleno emprego, a dignidade do trabalho humano, somam-se a direitos de terceira gerao como o direito do consumidor e o meio ambiente, para apontar para uma ordem econmica que embora avanada, pois incorpora o que h de mais atual em termos de direitos fundamentais, pode no mximo ser interpretada como uma ordem econmica neoliberal em sentido amplo, com um modelo de Estado Social no clientelista, dentro de um modelo intervencionista estatal com a finalidade de promover a diminuio das desigualdades sociais e regionais 15 dentro de um capitalismo social.

Se analisarmos a nossa Constituio em cotejo com a Declarao poderemos observar que a filosofia defendida na Declarao encontra-se bastante presente e influente em nossa carta.

4. Direitos Humanos

14
15

BOBBIO, Norberto. A Era dos DIREITOS. MAGALHES, Jos Luiz quadros de - Princpios Universais de Direitos Humanos e o Novo Estado Democrtico de Direito

Os Direitos Humanos so considerados direitos fundamentais. So assim denominados porque so a base de qualquer sociedade que fundamente seus princpios na justia e na igualdade. Direitos esses que se encontram em constante mudana, sempre progredindo ou retrocedendo, tudo de acordo com a evoluo cronolgica. Essa evoluo comeou muito antes da era crist e tem durado at hoje. O conceito de Direitos Humanos surgiu de uma constante evoluo do pensamento jurdico, poltico e filosfico da Humanidade. Este processo esclarece o modo de viver do homem em sociedade que tem progredido com o tempo. Sem diferenciar os seres humanos segundo: raa, sexo, nvel scioeconmico, religio, nacionalidade, etnia, entre outros, os direitos humanos so considerados indispensveis e comuns a todos, caracterizando-se universais. Um exemplo que caracteriza exatamente os direitos humanos a vida: um direito humano do qual nenhum indivduo pode ser privado. Os direitos humanos so pontificados como os direitos necessrios a toda pessoa. Estes direitos esto constantemente ligados, e no existem se no estiverem reunidos. So dependentes um dos outros. Esses direitos se dividem em: - Direitos de Primeira Gerao (Liberdade); - Direitos de Segunda Gerao (Igualdade); - Direitos de Terceira Gerao (Fraternidade); Essas geraes de direito completam o lema da Revoluo Francesa: Libert, Igualit, Fraternit. H ainda, doutrinadores que defendem direitos de quarta e quinta gerao. 4. 1 Direitos de Primeira Gerao

So direitos oponveis ao Estado que tem como titular o indivduo, se caracterizam como direitos individuais e defendem do Estado seu titular. So classificados como tal os direitos vida, intimidade, inviolabilidade do domicilio, entre outros.

Surgiram com a idia de Estado de Direito. 4. 2 Direitos de Segunda Gerao

Esses direitos esto ligados diretamente com os direitos sociais. Exigem do Estado uma prestao de atividade. So classificados na segunda gerao os direitos que objetivam a melhoria das condies de vida e de trabalho da populao. So exemplos dessa gerao: direitos econmicos, sociais, culturais, a assistncia social, salrio mnimo, entre outros. 4. 3 Direitos de Terceira Gerao

So os direitos necessrios e relativos existncia do ser humano. So claramente exemplificados pelos direitos de fraternidade: ao desenvolvimento, sobre o patrimnio, ao meio ambiente.

5. Direitos Humanos nos Tratados Internacionais

A Constituio de 1988 a primeira constituio brasileira que estabelece os direitos humanos como principio nas suas relaes internacionais como exemplifica o Art. 4, inc. II16. Os Tratados Internacionais que versam sobre direitos humanos ratificados pelo Brasil tm, em nosso ordenamento jurdico, status de norma constitucional, alm de possuir aplicao imediata. Essa prevalncia de direitos se enquadra perfeitamente com o momento histrico que estamos vivendo, pois por causa dos avanos tecnolgicos as relaes entre as naes tendem a se encurtarem fazendo das pessoas cidados17.

Art. 4 A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: II - prevalncia dos direitos humanos; 17 http://www.dhnet.org.br/direitos/anthistbr/redemocratizacao1988/dh_constituicao_88.htm - grifo no original.

16

Podem ser citados como exemplo de Tratados Internacionais, os quais o Brasil adotou: o Pacto de San Jos da Costa Rica (1969), o Pacto dos Direitos Civis e Polticos (1992), a Conveno de 1951, o Protocolo de 1967, entre outros diversos Tratados Internacionais ratificados pelo nosso ordenamento jurdico ptrio.

6. Legado constitucional

A Constituio Federal Brasileira de 1988 enfatizou de forma bem abrangente proteo dos direitos individuas DIREITOS HUMANOS. As Constituies nasceram para limitar o exerccio do poder do Estado e para assegurar direitos 18. Alguns autores vinculam a existncia do Estado Brasileiro promoo e proteo dos direitos humanos. Esses direitos encontram-se em sua maioria no artigo 5 da nossa Lei Maior. O caput desse artigo j menciona alguns direitos19. Entre os principais reflexos da Revoluo Francesa nos Direitos Humanos, os maiores foram os princpios da liberdade e da igualdade mencionados no caput do art. 5 os quais sem eles, no existiriam os outros direitos.

Concluso

Com a elaborao deste artigo podemos compreender mais sobre a Revoluo Francesa e seus aspectos gerais, sobre o Iluminismo, sobre os Direitos Humanos, e principalmente a importncia desses assuntos e a herana deixada por cada um deles para ns hoje. Os Direitos Humanos que evoluram durante toda a cronologia da historia tiveram grande influencia da Revoluo Francesa, da Declarao de Direitos do Homem e do Cidado de 1789, entre outros grandes acontecimentos da histria.
18 19

http://www.dhnet.org.br/direitos/anthistbr/redemocratizacao1988/dh_constituicao_88.htm Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana, propriedade. CF/88.

O lema central da revoluo francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade a base constitucional da Constituio Federal Brasileira de 1988. Os princpios nela presente visam a bem-estar da sociedade . Conclumos este artigo mostrando o lema central dessa Revoluo presente em nossa Carta constitucional:
Prembulo: Ns, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assemblia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrtico, destinado a assegurar o exerccio dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurana, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justia como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a soluo pacfica das controvrsias, promulgamos, sob a proteo de Deus, a seguinte CONSTITUIO DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL..

Bibliografia
BOBBIO, Norberto. A Era dos DIREITOS. COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia, Historia e grandes temas. HERKENHOFF, Joo Baptista. Direitos Humanos. JAYME, Fernando G. Direitos Humanos e sua efetivao pela corte interamericana de direitos humanos. BARROS, Srgio Resende de. Direitos Humanos: paradoxo da civilizao. CARLYLE, Thomas. Histria da Revoluo Francesa. TRINDADE, Jos da Lima. Direitos Humanos: Construo da Liberdade e da Igualdade.

Sites
http://www.historiadomundo.com.br/francesa/revolucao-francesa/ http://educaterra.terra.com.br/voltaire/especial/home_rev_francesa.htm http://www.suapesquisa.com/francesa/ http://lead.cap.ufrgs.br/~francisco/amadis_amora_teste/paginas/projeto_32/fases%2 0da%20rev.htm

http://www.infoescola.com/historia/revolucao-francesa/ http://www.luiznogueira.com.br/ensaios/revolufran.htm http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070622060818AA7RW2w http://www.culturabrasil.org/iluminismo.htm http://www.dhnet.org.br/direitos/anthistbr/redemocratizacao1988/dh_constituicao_88. html

Anda mungkin juga menyukai