Anda di halaman 1dari 13

AULA PRTICA DE SALA DE AULA FQA - Espcies maioritrias e vestigiais 10 ANO 8 fev.

2013
________________________________________/____________________________________

Nome: _________________________________________________n ______ 1. Atualmente, a troposfera constituda por espcies maioritrias, como o azoto, N2, o oxignio, O2, a gua, H2O, e o dixido de carbono, CO2, alm de diversas espcies vestigiais, como o hidrognio, H 2, o metano, CH4, e o amonaco, NH3. Considerando as molculas de N2 e de O2, seleccione a alternativa que corresponde representao correcta de uma dessas molculas.

2. Relativamente geometria molecular, selecione a alternativa correta. (A) A molcula H2O tem geometria linear. (B) A molcula NH3 tem geometria piramidal trigonal. (C) A molcula CH4 tem geometria quadrangular plana. (D) A molcula CO2 tem geometria angular. 3. A Terra possui uma atmosfera que maioritariamente constituda por uma soluo gasosa com vrios componentes, como o dixido de carbono e o vapor de gua, que, embora no sendo predominantes, so cruciais para a existncia de vida na Terra. No entanto, o aumento exagerado do teor de CO2 atmosfrico, a destruio da camada de ozono e a qualidade da gua que circula na atmosfera e cai sobre a superfcie terrestre so problemas graves, interligados e resultantes, principalmente, da atividade humana. As molculas de gua, H2O, e de dixido de carbono, CO2, tm estruturas bem definidas, a que correspondem propriedades fsicas e qumicas distintas. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes. (A) Na molcula de CO2, existem quatro pares de eletres no ligantes. (B) Na molcula de H2O, existem dois pares de eletres partilhados. (C) As duas molculas (H2O e CO2) apresentam geometria linear. (D) Na molcula de H2O, existe um par de eletres no ligantes.
1

(E) Na molcula de CO2, as ligaes carbono-oxignio tm diferentes comprimentos. (F) O ngulo de ligao, na molcula de H2O, superior ao ngulo de ligao, na molcula de CO2. (G) Na molcula de H2O, existem quatro eletres ligantes e quatro no ligantes. (H) Na molcula de CO2, nem todos os eletres de valncia so ligantes. 4. O monxido de carbono, CO, e o dixido de carbono, CO 2, so gases que existem na atmosfera, provenientes de fontes naturais (fogos florestais, emisses vulcnicas) e de fontes antropognicas (combustes domsticas e industriais, escapes de veculos motorizados). As molculas CO e CO 2 podem ser representadas, respetivamente, por: |C O| e |O = C = O| Seleccione a alternativa que contm os termos que devem substituir as letras (a) e (b), respectivamente, de modo a tornar verdadeira a afirmao seguinte. "A ligao carbono-oxignio na molcula CO2 tem _(a)_ energia e _(b)_ comprimento do que a ligao carbono-oxignio na molcula CO". A. ... maior ... maior ... B. ... menor ... maior ... C. ...menor ... menor ... D. ... maior ... menor ... 5. Considere as configuraes eletrnicas dos tomos dos elementos P, Q, R, e S (as letras no correspondem aos smbolos qumicos reais desses elementos), no estado fundamental.

a) Uma orbital atmica caracterizada por um conjunto de trs nmeros qunticos (n, l, ml). Selecione a alternativa que corresponde ao conjunto de nmeros qunticos que caracteriza uma das orbitais completamente preenchidas do tomo do elemento P, no estado fundamental. (A) (3, 0, 0) (B) (2, 0, 1) (C) (3, 1, 1) (D) (2, 1, 0)
2

b) Tendo em conta as configuraes eletrnicas dos tomos dos elementos P, R e S, selecione a alternativa que corresponde ordenao correta dos valores das respetivas energias de ionizao, Ei. (A) Ei (P) < Ei (R) < Ei (S) (B) Ei (S) < Ei (P) < Ei (R) (C) Ei (S) < Ei (R) < Ei (P) (D) Ei (P) < Ei (S) < Ei (R) c) Selecione a alternativa que contm, respetivamente, as configuraes eletrnicas dos ies Q e R2+, no estado fundamental.

d) Selecione a alternativa que corresponde frmula qumica do composto constitudo pelos ies Q e R2+. (A) R2Q (B) RQ2 (C) R2Q3 (D) R3Q2 6. Explique porque que as molculas de oxignio e de ozono constituem filtros da radiao UV-B na estratosfera. 7. Os CFC (clorofluorocarbonetos) so compostos que, interagindo com a radiao UV-B, constituem a principal fonte de radicais livres de cloro na estratosfera. Nas molculas de CFC que chegam estratosfera, verifica-se assim a quebra das ligaes CCl, mais fracas, no ocorrendo, no entanto, a quebra das ligaes CF, mais fortes. Indique o motivo que justifica que a quebra das ligaes C F no ocorra. 8. As molculas de metano apresentam geometria tetradrica. Nestas molculas, (A) no existem eletres de valncia no ligantes, e existem, no total, oito eletres ligantes. (B) existem eletres de valncia no ligantes, e existem, no total, quatro eletres ligantes. (C) no existem eletres de valncia no ligantes, e existem, no total, quatro eletres ligantes. (D) existem eletres de valncia no ligantes, e existem, no total, oito eletres ligantes.
3

9. No tomo de carbono no estado fundamental, os eletres de valncia encontram-se distribudos por: (A) uma orbital. (B) duas orbitais. (C) trs orbitais. (D) quatro orbitais. 10. A diminuio da concentrao de ozono (O3) na estratosfera est relacionada, entre outros fatores, com reaes que envolvem os CFC. Qual das seguintes frmulas de estrutura representa um CFC?

11. Comparando as ligaes C - C e C C, a ligao C C apresenta (A) maior energia de ligao e menor comprimento de ligao. (B) menor energia de ligao e menor comprimento de ligao. (C) maior energia de ligao e maior comprimento de ligao. (D) menor energia de ligao e maior comprimento de ligao. 12. O etino, C2H2, um hidrocarboneto, de frmula de estrutura H C C H. Classifique, justificando, a ligao que se estabelece entre os tomos de carbono, na molcula considerada.

13. Justifique a afirmao seguinte, com base nas posies relativas dos elementos sdio e enxofre na Tabela Peridica. O raio atmico do sdio superior ao raio atmico do enxofre.

14. Selecione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correta. A energia de ionizao do tomo de sdio, Na, ______ do que a do tomo de magnsio, Mg, enquanto o raio do tomo de sdio ______ do que o do tomo de magnsio. (A) maior ... maior (B) maior ... menor (C) menor ... menor (D) menor ... maior

15. O amonaco um composto molecular que se encontra em fase gasosa temperatura e presso ambientes. a) Atendendo apenas estequiometria do composto, a molcula NH3 poderia assumir uma geometria triangular plana. No entanto, aquela molcula apresenta uma geometria piramidal trigonal. Apresente uma explicao para o facto de a molcula de amonaco adotar uma geometria piramidal trigonal. b) Considere que a densidade do amonaco, presso de 0,989 atm e a 55 C, 0,626 g dm3. Calcule o nmero de molculas de amonaco que existem numa amostra de 500 cm3 desse gs, naquelas condies de presso e de temperatura. Apresente todas as etapas de resoluo. 16. O dixido de carbono, CO2(g), um dos principais gases que contribuem para o efeito de estufa, sendo conhecidas diversas aes conducentes reduo das suas emisses para a atmosfera. No entanto, alm do dixido de carbono, o vapor de gua, H2O(g), e o metano, CH4(g), tambm contribuem para esse efeito. a) Tanto a molcula H2O como a molcula CO2 tm um tomo central, respetivamente de oxignio e de carbono. Selecione a alternativa que corresponde geometria correta dessas molculas. (A) A molcula H2O linear, assim como a molcula CO2. (B) A molcula H2O linear, enquanto a molcula CO2 angular. (C) A molcula H2O angular, assim como a molcula CO2. (D) A molcula H2O angular, enquanto a molcula CO 2 linear. b) O metano, CH4, o alcano mais simples, com apenas um tomo de carbono por molcula. A cadeia carbonada dos alcanos pode ser ramificada ou no ramificada, ocorrendo a ramificao apenas a partir do butano, C4H10. Considere o alcano de cadeia ramificada, cuja frmula de estrutura est representada na figura.

Selecione a alternativa que corresponde ao nome deste alcano, de acordo com as regras da IUPAC. (A) 3 metil-heptano. (B) 2,4 dimetil-hexano. (C) 2 etil 4 metilpentano. (D) 3 etil 1,1 dimetilbutano.
5

17. A Tabela Peridica dos Elementos um instrumento organizador de conhecimentos sobre os elementos qumicos. Aps vrias tentativas de organizao desses conhecimentos, com Dmitri Mendeleev (1834-1898) que surge, embora com imprecises, uma tabela muito semelhante atual. Escreva um texto sobre a localizao dos elementos representativos na Tabela Peridica e o modo como variam algumas das suas propriedades, abordando os seguintes tpicos: Relao entre a configurao eletr nica dos tomos dos elementos e o perodo e o grupo aos quais esses elementos pertencem; O raio atmico, em funo do aumento do nmero atmico, para elementos de um mesmo perodo, assim como para elementos de um mesmo grupo; A energia de ionizao, em funo do aumento do nmero atmico, para elementos de um mesmo perodo, assim como para elementos de um mesmo grupo. 18. Um tomo de oxignio ligado a dois tomos de hidrognio forma uma molcula de gua. Justifique a seguinte afirmao: a molcula de gua tem geometria angular. 19. Muitos dos sistemas de aquecimento utilizados, tanto a nvel industrial, como domstico, recorrem s reaes de combusto dos alcanos, uma vez que estas reaes so fortemente exotrmicas. a) O metano, CH4, o etano, C2H6, o propano, C3H8, e o butano, C4H10, so gases nas condies normais de presso e temperatura (PTN). Nessas condies, a densidade de um desses gases aproximadamente 1,343 g dm3. Selecione a alternativa que refere o gs que apresenta esse valor de densidade. (A) Metano, CH4 (B) Etano, C2H6 (C) Propano, C3H8 (D) Butano, C4H10 20. A reao de combusto do butano (M = 58,14 g mol 1) no ar pode ser traduzida pela seguinte equao qumica: 2 C4H10(g) + 13 O2(g) 8 CO2(g) + 10 H2O(g) Considerando que uma botija de butano contm 13,0 kg desse gs, calcule o volume de oxignio, nas condies PTN, necessrio para a combusto completa dessa massa de butano. Apresente todas as etapas de resoluo.

21. Os tomos de carbono e de azoto podem ligar-se entre si de modos diferentes. Em alguns compostos a ligao carbonoazoto tripla (C N), enquanto noutros compostos a ligao carbono azoto simples (C N). O valor da energia mdia de uma dessas ligaes 276 kJ mol 1, enquanto o valor relativo outra ligao 891 kJ mol1. Em relao ao comprimento mdio dessas ligaes, para uma o valor 116 pm, enquanto para a outra 143 pm. Selecione a alternativa que contm os valores que devem substituir as letras (a) e (b), respetivamente, de modo a tornar verdadeira a afirmao seguinte. O valor da energia mdia da ligao tripla carbonoazoto (C N) __(_a_)__, e o valor do comprimento mdio dessa ligao __(_b_)__. (A) ... 276 kJ mol1 ... 116 pm. (B) ... 276 kJ mol1 ... 143 pm. (C) ... 891 kJ mol1 ... 116 pm. (D) ... 891 kJ mol1 ... 143 pm.

22. Considerando que a molcula de amonaco, NH 3, possui trs pares de eletres de valncia ligantes e um par de eletres de valncia no ligante, selecione a alternativa que completa corretamente a frase seguinte. A geometria da molcula de amonaco piramidal trigonal, sendo os ngulos de ligao menores do que os ngulos de um tetraedro regular, porque (A) ... apenas o par de eletres no ligante exerce repulso sobre os pares de eletres ligantes. (B) ... as repulses entre o par de eletres no ligante e os pares de eletres ligantes tm a mesma intensidade que as repulses entre os pares ligantes. (C) ... as repulses entre o par de eletres no ligante e os pares de eletres ligantes so mais fortes do que as repulses entre os pares ligantes. (D) ... apenas os pares de eletres ligantes exercem repulso sobre o par de eletres no ligante.

23. As molculas de H2S e de H2O tm ambas geometria angular, apresentando o mesmo nmero de eletres de valncia. Na molcula de H2S existem, no total, __________ eletres de valncia, sendo __________ deles no ligantes. (A) oito ... dois (B) seis ... quatro (C) seis ... dois (D) oito ... quatro

24. A composio do gs natural depende, entre outros fatores, da localizao do reservatrio subterrneo a partir do qual se faz a sua extrao. No entanto, o gs natural sempre maioritariamente constitudo por metano, CH4(g), embora possa conter outros gases, como, por exemplo, metilbutano, dixido de carbono, vapor de gua e sulfureto de hidrognio. a) Considere que se extrai, de um determinado reservatrio subterrneo, gs natural contendo 70%, em volume, de metano. Determine o nmero de molculas de metano que existem numa amostra de 5,0 dm3 do gs natural, nas condies normais de presso e de temperatura. Apresente todas as etapas de resoluo. b) Qual das frmulas de estrutura seguintes pode representar a molcula de metilbutano?

c) Explique porque que a geometria da molcula de dixido de carbono, CO2, linear. 25. As molculas de gua, H2O, e de sulfureto de hidrognio, H2S, apresentam geometria semelhante. Preveja, justificando com base nas posies relativas dos elementos oxignio e enxofre na tabela peridica, qual das ligaes, H O ou H S, ter maior comprimento, na respetiva molcula.

26. Os tomos de enxofre formam facilmente ies sulfureto. Conclua, justificando com base na posio do elemento enxofre (S) na tabela peridica, qual ser a carga desses ies.

27. Qual a representao da molcula de oxignio utilizando a notao de Lewis?

28. A molcula CH4 apresenta uma geometria tetradrica. Indique as posies relativas dos tomos constituintes da molcula CH 4 no tetraedro e refira o tipo de ligaes que se estabelecem entre o tomo de carbono e os tomos de hidrognio.
8

29. O triclorofluorometano, CFCl 3, um derivado halogenado do metano. a) Selecione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes. Na molcula CFCl3 ______ pares de eletres de valncia no ligantes, apresentando a molcula um total de ______ pares de eletres de valncia ligantes. (A) existem oito (B) existem quatro (C) no existem oito (D) no existem quatro b) A energia mdia da ligao C-F 467 kJ mol-1. O valor mdio da energia, em joule (J), que libertada quando se estabelece uma ligao C-F :

c) Preveja, justificando com base nas configuraes eletrnicas de valncia dos tomos de flor (F) e de cloro (Cl) no estado fundamental, em qual desses tomos a remoo de um dos eletres de valncia mais energticos dever requerer menor energia.

30. O oxignio, O2 (g), um dos componentes principais da atmosfera terrestre. a) Considere o perodo da Tabela Peridica onde se encontra o elemento oxignio. Qual o elemento desse perodo cujos tomos apresentam maior raio atmico? b) Represente a molcula O2 , utilizando a notao de Lewis. c) Na termosfera, pode ocorrer a ionizao de O 2 (g) por absoro de, pelo menos, 1,18 103 kJmol-1. Para que ocorra a ionizao de uma molcula de O2 (g), dever ser absorvida, pelo menos, uma energia, em joule (J), igual a ...
9

31. A tabela seguinte apresenta a composio de uma amostra de ar.

Qual das expresses seguintes permite calcular a frao molar de O2 (g), xO2, nessa amostra?

32. semelhana do que acontece com o NO(g), tambm a emisso de CFC para a atmosfera contribui para uma diminuio acentuada da concentrao de ozono estratosfrico. Refira duas das caractersticas dos CFC responsveis por esse efeito.

33. O azoto (N) um elemento qumico essencial vida, uma vez que entra na constituio de muitas molculas biologicamente importantes. O azoto molecular (N2) um gs temperatura e presso ambientes, sendo o componente largamente maioritrio da atmosfera terrestre. a) Selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. No tomo de azoto no estado fundamental, existem
10

(A) cinco eletres de valncia, distribudos por duas orbitais. (B) trs eletres de valncia, distribudos por quatro orbitais. (C) cinco eletres de valncia, distribudos por quatro orbitais. (D) trs eletres de valncia, distribudos por uma orbital. b) Justifique a afirmao seguinte, com base nas posies relativas dos elementos azoto (N) e fsforo (P), na Tabela Peridica. A energia de ionizao do azoto superior energia de ionizao do fsforo. c) Considere que a energia mdia de ligao N N igual a 193 kJ mol 1 e que, na molcula de azoto (N2), a ligao que se estabelece entre os tomos uma ligao covalente tripla. Selecione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correta. A quebra das ligaes triplas em 1 mol de molculas de azoto, no estado gasoso, envolve a ________ de uma energia _______ a 193 kJ. (A) libertao ... inferior (B) libertao ... superior (C) absoro ... superior (D) absoro ... inferior d) Represente a molcula de azoto (N2), utilizando a notao de Lewis. 34. O grfico da figura representa o volume, V, de diferentes amostras de azoto (N2), em funo da quantidade de gs, n, existente nessas amostras, presso de 752 mm Hg e temperatura de 55 C.

a) Que significado fsico tem o declive da reta representada? 35. O ozono, (O3), existente na estratosfera tem grande importncia na preveno da vida na Terra. a) Qual a radiao nociva para os seres vivos, que absorvida pelo ozono na estratosfera?

11

b) A emisso para a atmosfera de alguns derivados halogenados dos alcanos tem contribudo para a destruio da camada de ozono. Qual o nome do derivado halogenado a seguir representado, de acordo com a nomenclatura IUPAC?

36. O carbono, elemento presente nas molculas de CO 2, d origem a uma grande variedade de compostos orgnicos, nos quais se incluem os hidrocarbonetos saturados, tambm designados por alcanos. Selecione a nica opo que corresponde representao correta de uma molcula de propano.

37. O metano um hidrocarboneto saturado, a partir do qual se formam, por substituio, vrios compostos halogenados. Qual o nome do composto a seguir representado, de acordo com a nomenclatura IUPAC?

38. As molculas de gua, H2O, e de dixido de carbono, CO2, tm estruturas bem definidas, a que correspondem propriedades fsicas e qumicas distintas.

12

a) Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes. (A) Na molcula de CO2, existem quatro pares de eletres no ligantes. (B) Na molcula de H2O, existem dois pares de eletres partilhados. (C) As duas molculas (H2O e CO2) apresentam geometria linear. (D) Na molcula de H2O, existe um par de eletres no ligantes. (E) Na molcula de CO2, as ligaes carbono-oxignio tm diferentes comprimentos. (F) O ngulo de ligao, na molcula de H2O, superior ao ngulo de ligao, na molcula de CO2. (G) Na molcula de H2O, existem quatro eletres ligantes e quatro no ligantes. (H) Na molcula de CO2, nem todos os eletres de valncia so ligantes. b) As molculas de gua e de dixido de carbono so constitudas, no seu conjunto, por tomos de hidrognio, carbono e oxignio. Selecione a afirmao CORRECTA. (A) A configurao eletrnica do tomo de oxignio no estado de energia mnima 1s2 2s2 2p6. (B) O raio do tomo de oxignio superior ao raio do tomo de carbono. (C) A primeira energia de ionizao do oxignio superior do carbono. (D) O raio do tomo de oxignio superior ao raio do anio O 2. 39. A configurao eletrnica de um tomo de azoto, no estado de menor energia, pode ser representada por [He] 2s 2 2p3. Selecione a alternativa que completa corretamente a frase: "A geometria de uma molcula de amonaco ... (A) ... piramidal triangular, e o tomo central possui apenas trs pares de eletres. (B) ... piramidal triangular, e o tomo central possui trs pares de eletres ligantes e um no ligante. (C) ... triangular plana, e o tomo central possui apenas trs pares de eletres. (D) ... triangular plana, e o tomo central possui trs pares de eletres ligantes e um no ligante.

13

Anda mungkin juga menyukai