Anda di halaman 1dari 11

1

Ventilao a nvel interno do edifcio


As correntes naturais de ar ajudam a obter ventilao interna de ambiente por meio de aberturas convenientemente orientadas na direo dos ventos locais. Uma na direo do vento dominante, chamadas de bocas de entrada e outras, no lado oposto, denominadas bocas de sada. A ventilao natural depende de fatores fixos, como: 1. Forma e caractersticas construtivas do edifcio; 2. Forma e posio dos edifcios e espaos abertos vizinhos; 3. Localizao e orientao do edifcio; 4. Posio, tamanho e tipo das aberturas; E de fatores variveis, como: 5. Direo, velocidade e freqncia dos ventos; 6. Diferena entre temperaturas interiores e exteriores. 1. Conveco sobre Superfcies Internas Da mesma forma que o movimento de ar sobre as superfcies exteriores aquecidas vantajoso (evitando que o calor passe por conduo atravs da envolvente), a conveco sobre as superfcies interiores retira o calor que as atravessa quando mal-projetadas, diminuindo em conseqncia, por exemplo, a carga trmica recebida pelo usurio no interior do edifcio.

2 Este fenmeno pode ser a soluo do problema de melhoria da habitabilidade sem aumento do consumo de energia, quando medidas tais como sombra, reflexo e isolamento no so possveis de serem usadas. (Ex.: soluo adotada na Vila Ramos, Porto Alegre, RS)

3 2. Isolamento de Coberturas A cobertura o elemento do envolvente mais exposto radiao solar, e seu desenho adequado s solicitaes climticas fundamental para a racionalizao do uso de energia. Como a variao da temperatura diurna e noturna menor nos climas quentemidos que nos quente-secos, o desenho da cobertura deve seguir o critrio de isolar sem armazenar calor (pouca inrcia trmica, ao contrrio do que ocorre nos climas quente-secos).

4 3. Efeito do Espao tico (Cmara de Ar) no Desempenho Trmico da Cobertura A existncia de uma cmara de ar em coberturas leves, porm isolantes, uma soluo econmica e eficiente para o problema de transmisso de calor atravs da cobertura. Por isso, o forro torna-se indispensvel. Nos climas quente-midos, a cmara de ar dever ser ventilada, proporcionando, assim, uma reduo aproximada de 30% da quantidade de calor transmitida pela cobertura. J nos climas compostos com estao fria, conveniente que a cmara de ar no seja ventilada no inverno. Isso porque o efeito da conveco do ar frio sobre as superfcies interiores da cmara as esfriar e, conseqentemente, a temperatura da superfcie interna do forro poder ser menor que a do ambiente. A posterior condensao e uma importante perda trmica acarretariam o consumo de energia para se estabelecer o conforto do ambiente.

5 A ventilao est diretamente relacionada ao clima. Assim, para cada tipo de clima tm-se diferentes necessidades de ventilao.

6 As regies frias e secas caracterizam-se por temperaturas externas muito baixas e conseqentemente por umidade absoluta e vapor dgua tambm baixos. Nessas regies, como os habitantes tendem a fechar todas as aberturas, a umidade relativa do ar pode baixar demais, obrigando a uma umidificao do ambiente atravs de um sistema eletromecnico. O mnimo necessrio de ventilao higinica resolve as provises de oxignio e previne a excessiva concentrao de CO2. Essa ventilao torna-se mais complicada em regies de invernos midos (ex.: Porto Alegre), onde no h frio constante suficiente que justifique a operao de um sistema calefao. Nesse tipo de clima, o problema ser providenciar ventilao por exausto ou chamin nos lugares onde o vapor dgua produzido (cozinhas e banheiros). Desse modo, o vapor ser retirado antes de se dispersar pelo edifcio, reduzindo a presso de vapor interna. Nas regies quentes, os critrios de ventilao so outros. Sua funo prover adequado resfriamento e rpida evaporao do suor, em condies quentes e midas. Assim, o volume de ar necessrio por pessoa um critrio to importante quanto o da velocidade dentro do local ocupado, sendo ento indispensvel a ventilao de conforto (ex.: regio norte). As previses so feitas pra se obter uma velocidade do ar igual ou maior do que 2 m/s. Tanto quanto possvel, atravs do projeto de detalhes do prdio, devemos usar os ventos predominantes para ativar o movimento do ar. Nos climas quentes e secos, devido baixa umidade relativa, desejvel reduzir ao mnimo a ventilao de conforto durante o dia, usando-se s a ventilao higinica para a diluio dos odores gerados no interior do edifcio. Nesse caso, o fluxo de ar mnimo ser mais baixo que o necessrio par o clima frio, pois podemos abrir as janelas durante o dia o tempo necessrio para a remoo do ar viciado. Mas isto s recomendvel quando a temperatura externa no alta demais e no h o risco de diminuir i nvel de conforto. noite usa-se a ventilao para reduzir a temperatura do ambiente e para compensar o efeito do calor nas faces internas das paredes. Onde a temperatura do exterior no alta ou ao entardecer, a velocidade do ar necessria da ordem de 1 m/s. Para calcularmos a velocidade e a quantidade de ar necessrias para ventilar devemos primeiramente fazer uma anlise do clima da regio, atravs de dados como temperatura, umidade e pluviosidade e dos ventos, com sua variao mensal e anual de direo, velocidade e freqncia. Depois dessa fase, analisam-se as exigncias de conforto para o ser humano e dos dados referentes ao edifcio, como entorno (natural e construdo) e a diviso interna dos espaos. Quanto ao conforto humano, o nmero de pessoas no ambiente, a funo por elas exercida, o volume do espao, a posio das aberturas em relao ao ambiente e superfcie que as contm, bem como a tipologia das aberturas so dados fundamentais.

7 4. Observaes quanto ventilao interna do edifcio 1. O sistema de ventilao dever ter necessariamente uma abertura de entrada de ar e uma de sada; 2. As aberturas de entrada e de sada do ar devem ser o mais desobstrudas possvel, permitindo a ventilao do local; 3. A abertura de entrada de ar dever estar localizada na zona de alta presso (fachada que sofre a incidncia do vento), enquanto a as de sada se situaro na zona de baixa presso (fachada protegida do vento); 4. A orientao das aberturas deve ser a mais frontal possvel ao vento, sendo que, quando as temperaturas mdias forem muito elevadas, recomendvel posicionar o edifcio perpendicularmente ao vento; 5. A ventilao mais adequada aquela na qual o fluxo de ar penetra na habitao pelo espao de estar e dormitrios, saindo pela rea de servio; 6. Deve haver uma proporo de rea aproximadamente igual para as aberturas de entrada e sada de ar, quando houver variao dimensional entre a abertura de entrada e sada, dever-se- manter a relao adequada entre elas; 7. Ao se dimensionar e alocar as aberturas para a ventilao, deve-se ter sempre presente os dados de iluminao, insolao e acstica, bem como suas tipologias; 8. No uso de quebra-sis para controle da radiao solar nas aberturas, deve haver um clculo para que a rea de desobstruo dos mesmos venha a ser compensada no dimensionamento daquelas; 9. Quando se usam telas protetoras contra insetos, as aberturas devero ser dimensionadas de tal maneira que as reas das janelas sejam ampliadas segundo a direo e a velocidade do vento incidente. A abertura ser maior quanto menor for a velocidade do vento e maior for o ngulo de incidncia, sendo o aumento proporcional ao valor do cosseno do ngulo de incidncia; 10. A velocidade do ar ao nvel do usurio, ainda que usando a melhor tipologia de janela, de somente 30 a 40% da velocidade do vento livre; 11. Para melhor controle da ventilao interior, a combinao de pequenas e grandes aberturas em diferentes alturas a mais interessante (ventilao higinica e de conforto);

8 12. Do ponto de vista trmico, devem-se evitar aberturas nas paredes com orientao crtica, mas caso haja ventos predominantes nesta direo aconselhvel abrir com o objetivo de permitir a ventilao e excluir quaisquer ganhos trmicos atravs de elementos corretamente projetados (fatores de sombra que permitam a ventilao); 13. Podem-se obter condies de ventilao satisfatrias com ngulos at 50 0 de um lado e outro da perpendicular da direo do vento; 14. Nos climas quentes e midos, nos quartos e outras peas com zona de ocupao bem definidas, possvel melhorar a distribuio do ar por meio das aberturas de entrada de ar menores que as de sada.

5. Localizao das Aberturas A tendncia natural do vento penetrar no edifcio pela zona de alta presso e, atravs do fenmeno de suco, sair pela zona de baixa presso. Como o ar quente tende a subir, interessante fazer uma variao na altura das aberturas de entrada e sada do ar. Quando a abertura de entrada tiver maior altura que a de sada, a circulao do ar ocorre prxima do forro e no vai atingir o usurio. Constitui-se pssima soluo de ventilao de conforto, sendo til apenas para a retirada do ar quente e o esfriamento da superfcie interior do forro. Este tipo de ventilao s responde ao critrio de ventilao higinica no inverno, com a funo de renovar o ar saturado. No caso da ventilao de conforto (para o vero em climas compostos ou nos climas quente-midos) interessante que a abertura de entrada do ar esteja embaixo e a de sada em cima. Os elementos da janela devem direcionar o fluxo, fazendo-o passar pelo usurio, aumentando a evaporao do suor. Figura: a boca de entrada localizada na fachada que recebe a ao do vento, mas a boca de sada est mal posicionada, havendo uma pssima distribuio interna do fluxo de ar, criando duas zonas, uma das quais sem ventilao. O ar no passa pelo usurio, nem proporciona condies de ventilao de conforto. Em ventilao, o que determina a sensao de refrescamento a velocidade do ar e no o volume de ar renovado dentro do ambiente. Como exemplo, temos o caso de dois locais com as mesmas aberturas de entrada e sada (com tamanho e tipologias iguais), condicionando fluxos de ar idnticos na rea utilizada pelo usurio. Entretanto, um deles vai ter o dobro da profundidade do outro. Com o mesmo fluxo de ar, o local maior ter a metade das renovaes de ar do que o outro, pois possui o dobro de volume. Mas o efeito refrescante igual em ambos os casos.

Na figura v-se como a velocidade do ar se comporta. A velocidade com que o vento chega abertura de entrada foi convencionada iguala 100. As demais velocidades so dadas em porcentagens.

10 Caso A como o fluxo de ar se comporta face inexistncia de abertura de sada: no h ventilao. Caso B quando as aberturas possuem tamanhos semelhantes, a velocidade do ar ao nvel do usurio bem mais baixa que a velocidade de entrada. Quando a abertura de sada maior que a de entrada, tm-se velocidades do ar mais elevadas ao nvel do usurio. necessrio tambm levar em conta a assimetria e a simetria da localizao das janelas em relao s fachadas nas quais esto inseridas. Com as aberturas localizadas simetricamente em relao fachada na qual incide o vento, as presses so iguais em ambos os lados e o fluxo entra praticamente em linha reta no local. Nas aberturas assimtricas, as presses laterais no so iguais, fazendo com que o fluxo de ar entre em diagonal.

11

No caso de placas horizontais ou verticais (ex.: brises ou marquises), tambm h variao de presso na parede em que incide o vento. Figura: as diferentes posies da abertura de sada no influenciaram a direo do fluxo de ar, pois ele sempre sobe at atingir a abertura de sada. Se no existisse a placa horizontal, o fluxo de ar no teria o percurso traado. No caso A, a ventilao ocorre ao nvel do usurio, havendo zonas de ar quente estagnado prximas ao forro. Quando se faz necessrio um fluxo de ar suplementar alm do fluxo principal com o objetivo de fazer fluir o ar quente acumulado perto do forro, pode-se ter mais uma abertura de entrada (caso B). Quando se quer que o fluxo de ar atinja tambm o usurio, utiliza-se uma regulagem na abertura de forma a dirigi-lo para baixo (caso C).

Anda mungkin juga menyukai