Anda di halaman 1dari 17

Os 8 Elementos que compem a Cultura Organizacional

Cultura e Poder Professora Mrcia Abreu

A cultura de uma organizao pode ser desvendada a partir da anlise da: 1 A Histria da Organizao, em que condies e quando foi fundada, as circunstncias da poca, a personalidade do fundador, fatores sociais e polticos da poca. 2 Situaes crticas, de crise revelam como a organizao se porta. nos momentos de crise, de sucesso ou fracasso que as crenas, os valores se revelam com nitidez. 3 Na admisso de novos funcionrios, atravs de programas de integrao e treinamento se d o primeiro contato formalizado com a cultura da organizao, principalmente com as normas, regras, procedimentos e valores daquela instituio.

4 As polticas de Recursos Humanos, atravs de polticas de admisso, demisso, disciplina, poltica de remunerao, benefcios, promoes, treinamento e outras mais a empresa revela-se. 5 A forma como acontece a comunicao na organizao um indicador de sua cultura. A comunicao pode ser formal ou informal, se d pelos canais formais ou a comunicao informal prevalece, clara ou velada, objetiva ou passa dupla mensagem. 6 A organizao do trabalho, como realizada a gesto, a distribuio do trabalho, o uso do poder indicam o funcionamento

Vamos falar agora sobre os 8 elementos da cultura e que atravs dos quais a organizao expressa o que pensa, como se comporta.

VALORES
Os valores expressam o que a organizao valoriza a nvel de comportamento, de rea, de padres ticos, etc... tudo que tem valor para a empresa. Os valores so definidos principalmente pelo fundador da empresa ou /e pelos dirigentes, so eles que alinham os valores aos objetivos, resultados esperados. Os valores devem estar de acordo e so usados estrategicamente para o atingi mento da misso e resultados. Eles so a base de todo comportamento organizacional, so a essncia da organizao.

Concluimos que os valores de uma organizao indicam a seus integrantes o que valorizado e o que desprezado. O que mais importante para se conseguir sucesso, ascender na organizao, ser reconhecido. O que considerado, os pontos mais importantes em tomadas de decises. Os valores so de extrema importncia na determinao do funcionamento de uma organizao e conduo dos trabalhos.

CRENAS
As crenas e os pressupostos o que se acredita, que se cr como verdade, se apresentam como uma verdade e geralmente, no so questionadas. As crenas so criadas a partir da experincia individual ou coletiva, dos modos de pensar. O sucesso e a repetio no uso de certas formas de agir e pensar pode levar ao estabelecimento de uma crena, a qual primeiramente consciente e posteriormente introjetada e passa a atuar de forma inconsciente. As crenas compem o mundo oculto da organizao. As crenas dividem com os valores o centro da cultura de uma organizao, so a base de todo comportamento, jeito de ser e personalidade da organizao, no entanto, no divulgada abertamente a seus integrantes, uma vez que no se apresenta de forma clara e objetiva, revelada em aes, posturas e vises. As crenas esto principalmente relacionadas a como a organizao percebe seus funcionrios, clientes, produto , mercado.

O terceiro elemento so os ritos, rituais e cerimnias , que so atividades criadas pela organizao e possuem objetivos especficos, isto so criadas e realizadas com um fim definido. Os ritos, rituais e cerimnias, seguem um ritual, uma forma que simbolizam expectativas, desejos, trabalhando com o imaginrio das pessoas, isto a simbologia e o inconsciente. Alguns exemplos de rituais e cerimnias praticados nas organizaes: - Almoo da amizade - Festa dos Aniversariantes - Operrio Padro - Smbolos: Placas, Crachs, Medalhas - Recepo de Calouros - Prmio do Melhor Funcionrio - Confraternizao de Natal

RITUAIS
Os ritos, rituais e cerimnias so usados para transmitir aos integrantes: o comportamento esperado , o que valorizado, so reforados os comportamentos positivos e passveis de premiao e reconhecimento. Esse tipo de pratica assume fora, por normalmente ocorrer em pblico, frente a grupos maiores, onde o reconhecimento realizado publicamente. Os rituais e cerimnias apresentam uma pratica criativa, ldica da cultura. Sadas no final do expediente para tomar um chop, jantares, churrascos podem ser usados para minimizar conflitos, situaes de tenso entre participantes da equipe ou entre reas. Os chamados rituais de reduo de conflitos, normalmente acontecem quando o clima encontra-

ESTRIAS
Primeiramente vamos fazer a distino entre estrias e mitos. As estrias so narrativas baseadas em fatos reais, ocorridas na vida da organizao. Elas servem para veicular e reforar condutas, comportamentos desejados ou repudiados. Indicam tambm formas de como resolver problemas, decises a serem tomadas, a conduta da empresa frente a determinados fatos. No mito h uma distoro da realidade, tanto para o aspecto positivo quanto negativo, usa-se um fato real, no entanto, no h sustentao real, ocorre a distoro para atender alguma necessidade da organizao, principalmente para reforar alguns aspecto comportamental. As estrias desempenham um papel importante na divulgao da cultura uma vez que so de fcil propagao, as pessoas se interessam por estrias uma vez que envolvem a experincia, a vivncia de outras Pessoas, servindo como exemplo e possuem poder de persuaso maior.

TABUS
Os tabus esto associados a assuntos considerados crticos para a organizao, podendo ser com relao a tabus existentes na sociedade e reproduzidos no ambiente organizacional,como preconceitos,ou com algum fato ocorrido que compromete valores e a reputao tica da organizao. Os tabus ficam na parte oculta da cultura, no so tratados de forma clara e aberta, so assuntos pouco falados e quando falados so as escondidas. Os tabus mesmo no tratados abertamente, esto presentes e servem de orientadores do comportamento. Exemplos de tabus podem ser a no aceitao do sexo feminino em cargos mais altos da hierarquia.

HERIS
Os heris so pessoas que foram representativas por seus feitos ou por representarem fortemente a organizao. Possuem uma influncia forte na vida da instituio. Podem ser representados na pessoa do fundador ou um profissional associado ao sucesso da empresa ou que a tirou de alguma crise, situao sria. Os heris personificam a organizao, seus valores e crenas. Servem de modelo a ser seguido, copiado, por representarem fora, sucesso, determinao, luta e coragem. Existem heris natos e criados. Os heris natos so pessoas reais que tiveram os mritos anteriormente relacionados, j os criados trabalham com o imaginrio das pessoas. A organizao cria heris para atender o imaginrio de ser heri. A cultura organizacional um campo do imaginrio , atravs da figura do heri a pessoa busca retomar seu sentimento de fora e onipotncia, para tanto,a organizao cria programas como metas e desafios, que ao serem alcanados a pessoa assume a cena, a posio de vencedor, heri. Os heris criados so temporrios, tem tempo marcado, pois outro vir e assumir a posio.

As organizaes trabalham com os heris criados, para: -Tornarem o sucesso atingvel e humano. -Servirem de modelo. -Simbolizarem a organizao no mundo exterior. -Motivarem as pessoas para o sucesso. Enquanto os heris criados so temporrios , os natos se mantm por muito tempo na memria da organizao, se no por toda sua vida.

Vamos falar agora das normas. Elas esto presentes em todas organizaes, definem os limites do comportamento esperado, aceito e os comportamentos punidos , no aceitos. As normas podem ser formalizadas, isto , so conhecidas, escritas, faladas, divulgadas abertamente H normas que regem os comportamentos dos grupos, das pessoas, mas no esto registradas ,formalizadas, no entanto possuem fora neste regulamento. As normas esto embasadas em valores e crenas das pessoas, principalmente dos dirigentes. As normas so repassadas por meios formais, comunicados escritos, cartilhas, treinamentos e de maneira informal, atravs de conversas das estrias, heris, rituais, mitos e tabus que servem de veiculo para divulgao.

NORMAS

COMUNICAO
O oitavo elemento a comunicao. A comunicao um processo de troca de informaes, essencial na vida da organizao, sem comunicao no seria possvel existncia de uma organizao, j que faz parte de sua existncia a interelao entre os processos que a compe. As pessoas constantemente esto se comunicando, essa comunicao pode se dar via oral, atravs de escrita, documentos, atravs de gestos, comportamentos, atravs de transaes simblicas, isto nem sempre a comunicao se d diretamente e de forma objetiva. Na cultura de uma organizao podemos identificar essa linguagem atravs de simbologias nas estrias, heris, mitos, nos rituais, cerimnias.

A cultura organizacional expressa o funcionamento da organizao, sua forma de ser, seus comportamentos e principalmente seus valores e crenas, base das prticas organizacionais. A forma como a empresa conduz seus negcios, como se relaciona com seus funcionrios est baseada em seus valores e crenas. Por exemplo: a empresa que adota um sistema de promoes baseada no mrito, ali est revelando o valor do esforo, da dedicao, do desempenho como forma de ascender na organizao. Outro exemplo os critrios de seleo de pessoas, os requisitos, as caractersticas das pessoas, se dado preferncia a pessoas mais jovens, de mais idade, escolaridade, nvel econmico. As polticas de RH so uma fonte rica para conhecer e compreender a cultura da organizao. Conhecer a cultura de uma empresa interpret-la, conhecer as regras, o que valorizado, o que pode, o que e no permitido, a maneira como a empresa lida com as diferentes situaes que se apresentam.

CONCLUSO

EXERCCIO DE FIXAO

* Identifique dentro das organizaes estes 8 elementos. * Entregar em grupo.

Anda mungkin juga menyukai