Anda di halaman 1dari 3

01. O que a Lei Federal n 12.527, de 18.11.2011?

? Tambm conhecida como Lei de Acesso Informao, a Lei que regula o acesso a informaes previsto no inciso XXXIII do artigo 5, no inciso II do 3 do artigo 37 e no 2 do artigo 216 da Constituio Federal de 1.988. Alm de regulamentar o direito constitucional do cidado de pedir informaes ao poder pblico, fixa regras, prazos e garantias que viabilizem e tornem possvel o direito de acesso. 02. Quem est sujeito a esta Lei? Os rgos pblicos integrantes da administrao direta dos poderes Executivo, Legislativo e Judicirio da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, incluindo as Cortes de Contas, Judicirio e o Ministrio Pblico, Alm dos rgos pblicos integrantes da administrao indireta, tais como as autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios. Aplicam-se, ainda, as disposies da Lei n 12.527 s entidades privadas sem fins lucrativos que recebam, para realizao de aes do interesse pblico, recursos pblicos diretamente do oramento ou mediante subvenes sociais, contratos de gesto, termos de parceria, convnios, acordo, ajustes ou outros instrumentos congneres. 03. O que informao pblica? Segundo a Lei n 12.527 so os dados, processados ou no, que podem ser utilizados para produo e transmisso de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato. 04. Quem poder solicitar informaes? Qualquer pessoa fsica ou jurdica. 05. Quem dever responder s solicitaes de informaes? Dever ser criado no mbito dos rgos ou entidades o Servio de Informao ao Cidado-SIC, bem como um link no site para possibilitar o atendimento das solicitaes on line. 06. Quais informaes pblicas no podem ser divulgadas? No sero divulgadas as informaes cujo sigilo esteja amparado em legislao especfica como, por exemplo: informaes relacionadas a segredo de justia, segredo industrial, sigilo bancrio, entre outras. 07. preciso justificar a solicitao? No. Nos termos do 3 do artigo 10 da Lei n 12.527 so vedadas quaisquer exigncias relativas aos motivos determinantes da solicitao de informaes de interesse pblico. 08. Como o cidado dever receber a informao pblica?

Ao registrar a solicitao, seja online ou presencialmente, o cidado dever informar a forma de receb-la. Exemplos: e-mail, carta ou pessoalmente. 09. Qual o prazo para resposta? A Lei prev a disponibilidade das informaes requeridas no prazo para resposta de 20 (vinte) dias corridos, prorrogveis por mais 10 (dez) dias, desde que justificado. 10. Existem custos? A regra que no, pois o servio de busca e fornecimento das informaes gratuito, salvo quando houver necessidade de digitalizao de documentos ou mdias, cpias, etc. 11. O pedido de informaes pblicas pode ser negado? Sim. No todo ou em parte. Quando no for autorizado acesso integral informao por ser ela parcialmente sigilosa, assegurado o acesso parte no sigilosa por meio de certido, extrato ou cpia com ocultao da parte sob sigilo. 12. O pedido foi negado, o que o cidado deve fazer? Interpor recurso autoridade hierarquicamente superior quela que emitiu a deciso, nos mesmos canais disponveis para o pedido de informao. 13. Existe prazo para recorrer? Aps receber a resposta o cidado tem 10 (dez) dias para apresentar recurso. 14. O que so informaes pessoais? So aquelas relacionadas pessoa natural cujo tratamento deve ser feito com respeito intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como s liberdades e garantias individuais.

As informaes pessoais tero seu acesso restrito, independentemente de classificao de sigilo e pelo prazo mximo de 100 (cem) anos a contar da sua data de produo, a agentes pblicos legalmente autorizados e pessoa a que elas se referirem; Todavia, podero ter autorizada sua divulgao ou acesso por terceiros diante de previso legal ou consentimento expresso da pessoa a que elas se referirem. 15. Qual o prazo mximo de sigilo de uma informao pblica? Observada a classificao de que trata a Lei n 12.527, o prazo mximo de sigilo das informaes pblicas classificadas so de: Ultrassecreta: 25 anos; Secreta: 15 anos;

Reservada: 05 anos; Pessoais: 100 anos; O prazo comea a contar a partir da sua data de produo, 16. E se o cidado fizer mau uso da informao pblica obtida? Aquele que obtiver acesso s informaes e a modificar, alterar ou fizer mau uso, poder ser responsabilizada judicialmente, tanto criminal como civilmente.

Anda mungkin juga menyukai