Anda di halaman 1dari 7

Corpo feminino em dilogo Anlise da imagem Ateli de Costura (1997), de Elieni Tenrio.

Vanessa Cristina Ferreira Simes1 (UFPA / vanessa.assessoria@gmail.com) Resumo: Em uma sociedade mergulhada em imagens que passam, atravessam, frenticas e volveis, faz-se importante perceber as permanncias, o que a viso retm dos momentos de opacidade, dadas em condies de visibilidade culturalmente inscritas. Nesse sentido, o corpo feminino torna-se signo recorrente das imagens transmitidas pela mdia e tambm, como no poderia deixar de ser, tema de investigao na arte. Assim, no presente estudo partiu-se da compreenso de Catal Domench acerca da complexidade da imagem e de como investig-la, a fim de analisar a obra Ateli de Costura, da artista plstica paraense, Elieni Tenrio. O objetivo dessa investigao desvendar os segredos por traz dessa imagem, partindo de sua superfcie, onde so representadas mulheres no ambiente de um ateli de costura, mergulhando na ecologia da qual faz parte, onde os sentidos comeam a ser delineados pelo estabelecimento da comunicao entre quem produz a imagem (artista) e quem a l (espectador), e finalmente chegando aos possveis desdobramentos da imagem em novos discursos e apontamentos. O resultado da leitura desta obra de Elieni Tenrio nos permitiu refletir sobre as con(tra)dies e complexidades femininas, em interfaces com questes relativas a trabalho, vaidade e identidades. Palavras-chave: Imagem, mulher, ecologia.

A conduo da anlise da imagem aqui proposta parte da argumentao elaborada por Catal Domnech (2011) acerca da necessidade de interrogar a imagem diretamente, em sua fenomenologia, para, a partir da, ousar articul-la para outras finalidades tericas alm das questes da visualidade em si. Para tanto, o autor afirma a necessidade de ir alm da descrio e da interpretao imediata da imagem, na tentativa de revelar seus segredos e tramas.
Isso significa que no se trata s de entender como a imagem composta (sua estrutura), mas tambm saber quais elementos e materiais que a compe no esto diretamente ligados a seu mecanismo representativo, a sua funcionalidade que mestiagens e hibridaes, desejos e pulses manifesta ou desperta. Trata-se de ir alm do superficial e rastrear os fios que ligam a imagem a outras imagens e aspectos. Assim penetramos a imagem, vamos alm de sua superfcie e descobrimos seu substrato inconsciente que a desliga do contexto imediato a que pertence. (CATAL DOMNECH, 2011, p. 35)

Mestranda em Artes pelo Programa de Ps-graduao em Artes da UFPA com bolsa da CAPES.

Alm disso, o autor defende a necessidade de entender a imagem como parte de uma ecologia, isto , sistema em movimento ao qual a imagem se integra, modificando-o e sendo por ele modificada. Com isso, ele rejeita o conceito de contexto, por entend-lo esttico e indiscriminado, no sentido de que a imagem apenas se situa no contexto, que plano de fundo desta, mas no o integra. (CATAL DOMNECH, 2011) A partir dessa considerao, de uma ecologia da imagem, Catal Domnech (2011) prope um modelo para uma anlise complexa da imagem, que leve em conta sua natureza interativa, o que ele chama de imagem-rede, e v desde a descrio de sua composio (fase de penetrar na imagem), passando pela reflexo acerca da ecologia que ela integra e siga articulando as interpretaes dos caminhos a que ela nos leva (fase de interferncia sobre a imagem). Sempre, contudo, mantendo-a aberta rede de significaes que possam vir a interpel-la. Tendo isto em vista, o objeto de anlise em questo aqui a fotografia de uma obra de arte intitulada Ateli de Costura (1997). Ela foi retirada do livro Rios de Terras e guas (2009) que apresenta a obra de seis artistas paraenses, entre eles, Elieni Tenrio, autora desta tela reproduzida em fotografia. Por se tratar de uma obra de arte, e carregar consigo a figura subjetiva de um criador, Catal Domnech (2011) argumenta que a experincia visual que ela proporciona pode ser categorizada como de expresso. Entretanto, ele ressalta que esse sentido de expresso passa pela sensibilidade ligada a um processo de referncias j em movimento no mundo. Conforme o autor, no a autoridade de obra de arte que outorga imagem a experincia de expresso, mas sim, sua potencialidade de comunicar visualidades que j esto no mundo e de permitir uma tomada de conscincia delas:
A expresso um fator ligado, pois, obra de arte, no porque esta seja nica em suas descobertas, mas porque a nica capaz de penslas e express-las de maneira que acabem provocando uma tomada de conscincia sobre mudanas perceptivas que outros meios simplesmente aplicam sem conhecer. (CATAL DOMNECH, 2011, p. 39)

FIGURA 1: Fotografia da pintura em tela Ateli de Costura, de Elieni Tenrio. Fonte: LIMA, Janice. Nas suturas dos bastidores de Elieni Tenrio. In: MOKARZEL, Marisa (Coord.); LIMA, Janice Shirley Souza; MOURA, Simone de Oliveira. Rios de terras e guas: navegar preciso. Belm: Unama, 2009.

Utilizando Dautun (1995), Catal Domnech (2011) tambm reafirma a necessidade de analisar a imagem em contedo e suporte, ou seja, considerando aquilo que a imagem mostra (contedo) e os meios que utiliza para tanto (suporte), de modo que, na viso dos autores, o suporte se constitui em meio e tcnica. Nesse caso, a fotografia aqui analisada pertence ao meio fotogrfico e tcnica digital, mas a obra

original integra o meio pictrico e utiliza tcnica mista sobre tela, o que proporciona ao observador uma experincia completamente diferente da obra. Quanto ao seu contedo, a imagem apresenta uma sala de piso vermelho e paredes azuis, cores primrias que transmitem sensaes contrastantes de energia, vaidade, desejo, poder (do vermelho) e quietude, sutileza, frieza (do azul). Contrastes tais que tambm aparecem na expresso das mulheres que se encontram na sala, exclusivamente feminina. Um misto de excitao e tdio que se separa aquelas que usam o espao para o trabalho e aquelas que o experimentam para consumo de peas de roupas e, indo mais alm, de beleza. Alm da presena de mulheres e vestidos, os equipamentos e materiais de costura tambm se fazem importantes no entendimento de que se trata de um ateli de costura, sem contar, claro, com o ttulo da obra que denuncia. So mquinas de costura, fita mtrica, carretis de linha e cabides que evidenciam a natureza do espao. O tipo de mquina e de mobilirio de modelo mais antigo, bem como a iluminao utilizando lmpada incandescente sem luminria e os cabides pendurados em pregos na parede, tambm permitem inferir tratar-se de um ateli tradicional e familiar, onde os equipamentos no se alteraram com a evoluo dos recursos. O espao tambm conta com uma decorao simples e de aparncia familiar, lida pelo uso de um vaso de flores e de tapete. Na ambiente encontra-se, ainda, um pequeno provador de menor destaque e que nem sempre utilizado, j que algumas clientes trocam de roupa no prprio salo. As mulheres que habitam o espao so quase todas jovens ou jovens senhoras, com a exceo de uma mulher idosa. A maioria tambm est muito arrumada, usando vestidos ricos em detalhes, acessrios nos cabelos e batom nos lbios, o que demonstra uma preocupao com a imagem e feminilidade. Seus olhares e posturas corporais demonstram ateno ao ofcio da costura, aos detalhes dos vestidos, aos detalhes das outras mulheres, ao seu prprio corpo e auto-estima; demonstram tambm estar longe dali, com olhares perdidos ou absortos em conversas outras. A composio da imagem apresenta-se com uma linha diagonal, o que j insere movimento e dinamismo na leitura, e conduz o olhar do observador das mulheres em primeiro plano at a outra ponta da tela, onde figura a mulher idosa. Isso nos permite inferir que esta mulher idosa um destaque dentre as demais na sala, ainda mais pelo fato de que ela se encontra emoldurada pela janela. Ela, provavelmente, a costureira e dona do ateli, j que tambm est vestida mais simplesmente e sem adereos, o que demonstra uma preocupao com o trabalho, e no com a beleza naquele momento. Seu

nico acessrio o relgio de pulso, que marca o tempo do trabalho. pela presena dela que todas as demais ali esto e que o ambiente existe em sua funo de trabalho e consumo. Encerrado este momento em que se penetrou na imagem, buscando analisar seus elementos e recursos tcnicos, Catal Domnech (2011) prope que se siga a uma reflexo da ecologia em que a imagem se insere. Para isso, preciso buscar entender em que meio ela se insere e com quais outros universos dialoga. Comeando pelo entendimento de que se trata da expresso de uma artista e sua subjetividade, onde ela revela e reescreve sua percepo do mundo, mas tambm como parte de um sistema social maior, onde o papel da mulher continua em pauta. Assim, conhecer a trajetria da artista revela algumas pistas sobre o universo de referncias a que pertence esta obra. Filha de costureira, Elieni Tenrio conheceu intimamente o universo de um ateli de costura, passando ela prpria a produzir peas de uso pessoal durante a infncia. J mais adiante, quando se encontrou artista, percebeu no universo feminino um tema farto para suas experimentaes, mantendo ainda o vnculo com o espao do ateli de costura em suas criaes (LIMA, 2009). Essa intimidade com o espao do ateli e com o prprio ofcio da costura se expressa na obra, com riqueza de detalhes em forma de cortes, aviamentos, caimento de tecidos, rendados e bordados. Partindo de memrias e prticas muito particulares, Elieni reapresenta ao observador um ambiente de trabalho e relacionamento que comunica muito sobre o universo feminino. Nesse sentido, ela reconta a luta de costureiras para manter seu sustento e a vaidade feminina em busca de um corte que a valorize. Realidades vrias que dividem uma mesma sala. De vaidades, marcadas nos batons, unhas, laos e presilhas; s desconfianas e timidez expostas nos olhares, tudo est l. A mulher que troca de roupa apenas no provador, com receio dos olhares das outras, e a mulher que no possui tais pudores ou at prefere ser vista. Os olhares de julgamento e os de cumplicidade. A senhora de idade avanada que apesar do problema de vista no deixa sua mquina de costura. A mulher detalhista que confere o acabamento da pea com cuidado. As conversas e burburinhos sobre a roupa que a sua e o vestido da outra que melhor. O barulho dos tecidos arrastando no cho ou sobre o corpo das mulheres, da mquina de costura e dos passos das clientes. Esse universo do ateli, que parte de um universo maior que diz respeito a essncia e papel da mulher, articula a imagem tambm a um conjunto de reflexes de

gnero que reivindicam o direito da mulher a assumir suas mltiplas identidades e desejos. Conforme se observa na tela de Elieni, ela tudo: sensual e recatada, vaidosa e simples, lutadora e sonhadora. Isso claro nas escolhas das roupas, nas posturas corporais, em sua distribuio no espao. Tudo depende do momento que ela experimenta e daquilo que ela quer. Querer, desejar e ser so, assim, palavras importantes para a ecologia desta imagem. Deste modo, respondendo a questo que Catal Domnech (2011, p. 36-37) coloca para finalizar a anlise complexa de uma imagem Aonde vai a imagem?, podese dizer que ela vai ao encontro da alma feminina que, tal como a imagem, multirrelacionada. Ela conduz o observador pelos mistrios e segredos do corpo no lugar onde as medidas femininas so reveladas e silenciadas e do esprito feminino, complexo e imprevisvel, mas sensvel e delicado como a tcnica que deu vida a obra de Elieni.

REFERNCIAS

CATAL DOMNECH, Josep M. A forma do real. Introduo aos estudos visuais. So Paulo: Summus, 2011. LIMA, Janice. Nas suturas dos bastidores de Elieni Tenrio. In: MOKARZEL, Marisa (Coord.); LIMA, Janice Shirley Souza; MOURA, Simone de Oliveira. Rios de terras e guas: navegar preciso. Belm: Unama, 2009.

Anda mungkin juga menyukai