Anda di halaman 1dari 254

MODULO III ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA * PARTE 1.

1.0

SISTEMAS E APLICAES FOTOVOLTAICAS.

Os sistemas fotovoltaicos podem ser divididos em sistemas ligados rede e em sistemas autnomos. No ltimo caso, o

aproveitamento da energia solar precisa de ser ajustado procura energtica. Uma vez que a energia produzida no corresponde (na maior parte das vezes) procura pontual de energia de um consumidor concreto, torna-se obrigatrio considerar um sistema de armazenamento (baterias) e meios de apoio complementares de produo de energia (sistemas hbridos).

1.1.

CONHECIMENTOS ELEMENTARES.

No caso dos sistemas com ligao rede, a rede pblica de distribuio de electricidade opera como um acumulador de energia elctrica. Contrastando com o caso Portugus, em alguns pases, como o caso da Alemanha, a maioria dos sistemas fotovoltaicos encontram-se ligados rede. Nestes sistemas, a totalidade da energia produzida injectada na rede pblica de distribuio de energia elctrica, como resultado da receita adicional que conseguida pelo maior valor que pago, por cada unidade de energia elctrica produzida por sistemas fotovoltaicos. Ainda no caso da Alemanha, h previses no sentido de que, no ano 2050, os sistemas fotovoltaicos possam ser responsveis por uma fatia significativa da energia elctrica fornecida (cerca de um tero). 1

Nos prximos anos, ser de prever que os sistemas fotovoltaicos sejam progressivamente instalados na Europa. A longo prazo, ser mesmo de prever um aumento generalizado da sua procura. Paralelamente, os sistemas autnomos assumiro um papel de grande relevo nos pases em vias de desenvolvimento. A indstria fotovoltaica local poder ter um papel chave na crescente implementao deste tipo de sistemas domsticos.

1.2. Os

SISTEMAS LIGADOS REDE. sistemas autnomos constituram o primeiro campo de

operao econmica da tecnologia fotovoltaica. A aplicao deste tipo de sistemas autnomos, observa-se onde o fornecimento de energia atravs da rede pblica de distribuio de energia elctrica, no se verifica por razes tcnicas e/ou econmicas. Nestes casos, os sistemas fotovoltaicos autnomos podem

constituir alternativas com uma vertente econmica de elevado interesse. Este cenrio vem ao encontro do grande potencial para a implementao dos sistemas autnomos nos pases em vias de desenvolvimento, onde se encontram grandes reas que

permanecem sem fornecimento de energia elctrica. As sucessivas evolues tecnolgicas e a diminuio dos custos de produo nos pases industrializados, podero tambm contribuir para a

generalizao deste tipo de aplicao. No campo das pequenas aplicaes solares de fornecimento de energia 2 elctrica, tambm podemos observar considerveis

avanos: calculadoras electrnicas, relgios, carregadores de pilhas, lanternas e rdios, so alguns dos exemplos conhecidos do uso bem sucedido das clulas solares em sistemas autnomos de reduzida dimenso.

Batedor de leite Imagem: Solarc

Candeeiro de jardim Imagem: Solarwatt

Carregador de pilhas Imagem: Solarc

Iluminao de uma paragem de autocarro com energia solar

Sistema fotovoltaico com um desenho semelhante a uma flor, para uma fonte

Na prtica, os sistemas autnomos precisam de acumular energia, para compensar as diferenas existentes no tempo entre a produo de energia e a sua procura. As baterias recarregveis so consideradas apropriadas como acumuladores de energia. Em geral, a utilizao de acumuladores obriga a que se torne indispensvel a utilizao de um regulador de carga adequado que faa a gesto do processo de carga, por forma a proteger e garantir uma elevada fiabilidade e um maior tempo de vida til dos acumuladores. Assim sendo, um sistema autnomo tpico consta dos seguintes componentes:

1. Gerador fotovoltaico 2. (Um ou vrios mdulos fotovoltaicos, maioritariamente dispostos em paralelo) 3. Regulador de carga 4. Acumulador

5. Consumidor

Princpio de um sistema fotovoltaico autnomo

Ser de prever na Europa um forte crescimento, no que respeita aos sistemas fotovoltaicos com ligao rede pblica elctrica. No caso concreto da Alemanha, os sistemas fotovoltaicos com ligao rede, foram instalados com maior intensidade aps a entrada em vigor de subsdios governamentais no mbito do Programa dos 1.000 telhados (1991-1995). Com a posterior evoluo para o Programa dos 100.000 telhados (desde 1999) e o Decreto das Fontes de Energia Renovvel (EEG1/4/2000), o Governo. Um dos aspectos mais importantes dos sistemas fotovoltaicos ligados rede, tem sido a sua interligao rede pblica elctrica.

Um

sistema

fotovoltaico

com

ligao

rede

composto,

normalmente, pelos seguintes componentes: 1. Gerador fotovoltaico (vrios mdulos fotovoltaicos dispostos em srie e em 2. paralelo, com estruturas de suporte e de montagem)

Caixa de juno (equipada com dispositivos de proteco e principal DC)

interruptor de corte 3. Cabos AC-DC 4. Inversor

5. Mecanismo de proteco e aparelho de medida. Os componentes individuais sero descritos pormenorizadamente no captulo 3. A figura a seguir mostra a estrutura principal de um sistema fotovoltaico com ligao rede.

Estrutura Principal de um sistema fotovoltaico com ligao rede

De incio, o local preferencial para a instalao tcnica fotovoltaica, foi o topo dos telhados dos edifcios. Posteriormente, diferentes tipos a integrao dos sistemas fotovoltaicos de prdios (apartamentos, escolas, em

centros

comerciais), tem vindo a ganhar um espao cada vez maior. Paralelamente, a utilizao da tecnologia fotovoltaica em

diferentes formas de construo, como por exemplo nos painis anti-rudo das auto-estradas, est tambm a crescer de forma acentuada. Um outro tipo de projecto, tambm em franca expanso, refere-se aos grandes projectos fotovoltaicos que so construdos

superfcie do solo, formando grandes centrais fotovoltaicas ligadas rede. Este tipo de projecto fotovoltaico tem vindo a ser promovido por empresas operadoras do sector elctrico.

Sistema fotovoltaico ligado rede, instalado no telhado de uma casa familiar Imagem: ENERGIEBISS

Sistema fotovoltaico com ligao rede numa rea urbana, na zona comercial

1.3.

RADIAO SOLAR.

O Sol como fonte de energia. O Sol fornece energia na forma de radiao, que a base de toda a vida na Terra. No centro do Sol, a fuso transforma ncleos de hidrognio em ncleos de hlio. Durante este processo, parte da massa transformada em energia. O Sol assim um enorme reactor de fuso. Devido grande distncia existente entre o Sol e a Terra, apenas uma mnima parte (aproximadamente duas partes por milho) da radiao solar emitida atinge a superfcie da Terra. Esta radiao corresponde a uma quantidade de energia de 1x1018 KWh/ano. Os tipos de energia predominantemente utilizados na era industrial so limitados. De acordo com a evoluo da explorao das reservas de petrleo e de gs, previsto que as reservas se 9

esgotem nas trs primeiras dcadas do nosso sculo. Mesmo no caso de serem descobertos novos depsitos, apenas se prolongar a dependncia da energia fssil por mais algumas dcadas.

Contedo energtico da radiao solar na superfcie terrestre, em contraste com o consumo mundial de energia e com as reservas dos recursos de energia fssil e nuclear

A quantidade de energia solar que atinge a superfcie da Terra corresponde, aproximadamente, a dez mil vezes procura global de energia. Assim, teramos de utilizar apenas 0,01 % desta energia para satisfazer a procura energtica total da humanidade.

10

Distribuio da radiao solar. A intensidade da radiao solar fora da atmosfera, depende da distncia entre o Sol e a Terra. Durante o decorrer do ano, pode variar entre 1,47 x 108 km e 1,52 x 108 km. Devido a este facto, a irradincia Ig varia entre 1.325 W/m 2 e 1.412 W/m2. O valor mdio designado por constante solar, Ig = 1.367 W/m. No entanto, apenas uma parte da quantidade total da radiao solar atinge a superfcie terrestre. A atmosfera reduz a radiao solar atravs da reflexo, absoro (ozono, vapor de gua, oxignio, dixido de carbono) e disperso (partculas de p, poluio). O nvel de irradincia na Terra atinge um total aproximado de 1.000 W/m2 ao meio-dia, em boas condies climatricas, independentemente da localizao. Ao adicionar a quantidade total da radiao solar que incide na superfcie terrestre durante o perodo de um ano, obtm-se a irradiao global anual, medida em kWh/m 2. Esta parmetro varia de um modo significativo com as regies.

11

Distribuio global da irradiao solar em Wh/m2 Fonte: Atlas Europeu de Radiao Solar

A irradiao solar, em algumas regies situadas perto do Equador, excede 2.300 kWh/m2 por ano, enquanto que no sul da Europa no dever exceder os 1.900 kWh/m2. Em Portugal, este valor poder situar-se entre os 1.300 kWh/m2 e os 1.800 kWh/m2. So notveis as diferenas sazonais existentes por toda a Europa, quando se observa a relao entre a radiao solar para os perodos de Vero e de Inverno.

12

Radiao global anual em Portugal. Fonte: Atlas do Ambiente, Instituto do Ambiente

Radiao directa e difusa. A luz solar que atinge a superfcie terrestre, composta por uma fraco directa e por uma fraco difusa. A radiao directa vem segundo a direco do Sol, produzindo sombras bem definidas em qualquer objecto. Por outro lado, a radiao difusa carece de direco especfica.

13

Luz solar no seu percurso atravs da atmosfera

Definio do ngulo: O conhecimento exacto da localizao do Sol, necessrio para determinar os dados de radiao e a energia produzida pelas instalaes solares. A localizao do Sol pode ser definida em qualquer local, pela sua altura e pelo seu azimute. No campo da energia solar, o Sul referido geralmente como _.= 0. O smbolo negativo atribudo aos ngulos orientados a Leste (Leste: _.= 90) e o smbolo positivo aos ngulos orientados a Oeste (Oeste: _.= 90).

14

Representao dos ngulos segundo as tcnicas solares

Contudo, na arquitectura e na construo, o ngulo de azimute 0, referindo-se ao Norte. Os restantes ngulos surgem no sentido dos ponteiros do relgio (Leste: _.= 90; Sul: _. 180; Oeste: _. 270).

Representao de ngulos da posio solar

15

A irradincia solar depende da altura do Sol. Esta calculada a partir de uma base horizontal. Devido trajectria do Sol, a altura do Sol muda durante o dia e tambm durante o ano.

Trajecto do Sol em determinados dias das estaes

A luz solar toma o percurso mais curto atravs da atmosfera, quando a posio do Sol perpendicular superfcie da Terra. Se o ngulo de incidncia solar mais baixo, o percurso atravs da atmosfera mais longo. Nesta segunda posio, leva a uma maior absoro e difuso da radiao solar, o que implica uma menor irradincia. A Massa de Ar (factor AM), indica um mltiplo do percurso da radiao solar na atmosfera para um local preciso, num determinado momento.

16

A posio do Sol durante o perodo de um ano em Santarm A radiao solar no espao que no influenciada pela atmosfera, designado espectro AM O. No seu percurso atravs da atmosfera, a irradincia reduzida por: 1. Reflexo atmosfrica . 2. Absoro pelas molculas da atmosfera (03, H20, 02, CO2), Disperso de Rayleigh (disperso molcular).

Disperso de Mie (disperso por partculas de p e poluio do ar).

1.4.

RADIAO SOLAR EM PLANOS INCLINADOS.

A radiao solar sempre maior numa rea que se estende perpendicularmente em relao aos raios solares, do que numa

17

rea horizontal das mesmas dimenses. Uma vez que o azimute e a altura solar mudam ao longo do dia e do ano, o ngulo de incidncia da radiao solar varia constantemente na maior parte das reas potenciais ao aproveitamento da energia solar

(telhados,... .). A anlise da radiao anual ajuda a equacionar a convenincia das reas existentes, tendo em conta o seu aproveitamento solar. Para ilustrar este aspecto, o exemplo de Lisboa, a qual representa a irradiao solar anual que incide numa rea de um metro quadrado, em funo do azimute e da altura solar (mdia a longo prazo).

A orientao da instalao solar, tem por resultado diferentes nveis de irradiao. Em Portugal, a orientao ptima de uma instalao a direco Sul, com um ngulo de 35 de inclinao. Neste caso, o nvel de irradiao quinze por cento maior do que numa rea horizontal (ngulo de inclinao: __= 0). 18

A construo de instalaes solares em telhados inclinados, com orientaes diferentes da posio ptima, traduz-se numa menor produo de energia devido reduo da radiao. Uma

orientao para Sudoeste ou Sudeste dos telhados, ou uma inclinao entre 20 e 50, implicam uma reduo mxima da energia produzida de dez por cento. Os telhados com uma orientao que varie ainda mais da posio ptima podem tambm ser explorados, mas nesta situao a menor irradiao dever ser equacionada. A medio da radiao solar pode ser efectuada com piranmetros, por sensores fotovoltaicos ou indirectamente atravs da anlise das imagens de satlite. Os piranmetros so instrumentos de medio de elevada

preciso, que medem a radiao solar num plano horizontal. Compem-se principalmente de duas semi-esferas de vidro, um prato de metal preto que usado como superfcie absorvente, os termoelementos e uma concha de metal branco. A radiao solar atravessa o vidro semi-esfrico, incidindo perpendicularmente sobre a superfcie absorvente, aquecendo-a. Uma vez que o aquecimento depende directamente da irradiao, esta pode ser calculada recorrendo diferena de temperatura do metal branco e a superfcie absorvente. Para calcular esta diferena de temperatura utilizado uma fila de termoelementos, dispostos em paralelo, que proporcionam uma tenso proporcional diferena de temperatura. A tenso medida e o respectivo factor de calibrao do voltmetro, permitem determinar imediatamente a quantidade de radiao 19

global. Quando a radiao directa est escudada por uma banda sombreadora, possvel medir a radiao difusa. Um piranmetro um aparelho de medida de elevada preciso. Contudo, ligeiramente inerte, pelo que as mudanas rpidas da radiao (devidas, por exemplo, cus cobertos com intervalos de Sol), so registadas de um modo insuficiente. Durante largos perodos de medio, pode alcanar-se uma preciso mdia de 0,8 % por ano.

Piranmetro [Kipp & Zonen Ltd.; fotografia: Lambrecht, Gttingen]

Os sensores fotovoltaicos so muito mais baratos do que os piranmetros. Na maioria dos casos so utilizados sensores de silcio cristalino. Um sensor fotovoltaico consiste numa clula solar, que fornece uma corrente elctrica proporcional irradincia solar. Contudo, certas partes da radiao solar no so medidas com total preciso devido sensibilidade do espectro. A radiao infravermelha de onda longa, no pode ser medida por uma clula solar. Alcana uma preciso mdia de medida de 2 % a 5 % por ano, conforme a calibragem e a estrutura do sensor. Pode atingir20

se uma preciso abaixo de 4 % com a calibragem e a utilizao de sensores de temperaturas laminados para compensar a

temperatura.

1.5. SOL.

O AUMENTO DA PRODUO ENERGTICA SEGUINDO O

Se um sistema seguir a posio do Sol, a energia produzida ser maior. Nos dias de maior radiao, em que existe uma grande proporo de radiao directa, podem obter-se ganhos

relativamente elevados de radiao atravs deste movimento. Em dias sem nuvens, estes ganhos podem atingir 50 % no Vero e 300 % no Inverno, quando comparados com os ganhos de sistemas fotovoltaicos com uma rea de captao horizontal. A maior parte do aumento da produo de energia, devido ao movimento do equipamento que permite seguir a deslocao do Sol, pode ser obtida no Vero. No s os ganhos absolutos so muito maiores do que no Inverno, mas tambm a proporo de dias nublados significativamente maior no Inverno.

21

H dois tipos de dispositivos, que permitem o movimento dos equipamentos de acordo com a deslocao do sol: os que tm dois eixos e os que tm apenas um eixo. Os mecanismos com dois eixos focam sempre o Sol na melhor posio. No entanto, dado que os mecanismos de dois eixos so muito mais complexos do ponto de vista tcnico do que os de um eixo, so muitas vezes preteridos a favor destes ltimos.

Os seguidores solares mecasolar so capazes de incrementar em mais de 35% a produo de energia solar fotovoltaica em relao a uma instalao fixa, o que permite maximizar a

rentabilidade ao reduzir o investimento em painis solares . Estes dispositivos permitem seguir a trajectria diria do Sol bem como a trajectria anual. Esta ltima pode ser conseguida de um

22

modo bastante simples, uma vez que o ngulo de inclinao ter de ser ajustado em maiores perodos de tempo (semanas ou meses).

Diferenas na irradincia para duas reas - horizontal e orientada, em dias sem nuvens, para 50 de latitude Na Europa Central, os sistemas fotovoltaicos com dispositivos de dois eixos, podem obter um aumento de produo de 30 %. Nos dispositivos de um eixo, este ganho situa-se nos 20 %. Nos locais de maior radiao, o aumento de energia produzida ser ainda maior. No entanto, seguir o Sol implica uma maior despesa. Este processo requer um mastro vertical regulvel, que ter de resistir s grandes presses do vento. Pode vir equipado com um sistema de controlo elctrico, ou ser movido atravs de meios termo hidrulicos. Se utilizamos um sistema de controlo elctrico, ser necessrio a sua alimentao em energia elctrica, o que reduz a eficincia energtica global do sistema. Os sistemas termo hidrulicos so

23

baseados no princpio de aquecimento de lquidos e nas diferenas resultantes de presso. Caso o mecanismo deixe de funcionar, o sistema fotovoltaico pode ficar imobilizado numa posio desfavorvel, o que conduz a uma diminuio considervel da radiao captada durante o perodo de imobilizao. Em geral, na Europa Central, a maior produo energtica dos sistemas fotovoltaicos com estes dispositivos, no compensa o maior investimento que resulta do mecanismo em causa. No entanto, verifica-se uma crescente oferta de sistemas com um eixo, com preos mais competitivos, cuja utilizao pode fazer sentido em determinadas condies. Em alguns casos, o proveito econmico dos sistemas fotovoltaicos pode ser aumentado, quando pago um preo mais elevado pela energia produzida. Para alm do aumento da energia produzida, entre outros argumentos a favor deste mecanismo, coloca-se o seu aspecto visual e o respectivo impacto sobre a opinio pblica.

24

Sistema de orientao (passiva) solar termo hidrulica

Sistema de orientao solar com controlo elctrico

25

Diferentes mecanismos de sistemas de orientao solar, em operao no solo

26

O sistema termo hidrulico, possui dois tanques tubulares nos extremos do mdulo fotovoltaico. Por cima deles so colocados dois painis de sombreamento. Caso a superfcie do mdulo fotovoltaico no esteja devidamente orientada para o Sol, o lquido nos tanques aquece de forma diferente. Devido diferena de presso desenvolvida, o lquido pressionado na direco do tanque tubular com a menor temperatura, atravs de um tubo que os liga. O aumento de peso resultante leva viragem do painel, at se atingir o equilbrio. Os sistemas pelo seu termohidrulicos elevado tempo so de

fundamentalmente

conhecidos

resposta, especialmente durante o horrio matinal. O mdulo fotovoltaico ajustado apenas ao fim de uma hora, da sua posio nocturna para a direco do Sol matinal a Leste. As perdas resultantes reduzem a energia produzida. A orientao dos mdulos atravs de um sistema de controlo elctrico, que apresentada, operada com dois pequenos mdulos solares em posio oposta e no ngulo direito, em direco ao mdulo fotovoltaico segundo o eixo de rotao. Esto ligados electricamente em anti-paralelo. Quando o mdulo

fotovoltaico est orientado directamente para o Sol, ambos os mdulos solares experimentam a mesma irradincia. Se a

iluminao dos mdulos idntica, a tenso fica equalizada. Caso um dos mdulos tenha maior iluminao, produz-se a respectiva mudana do sinal de tenso. Produz-se assim uma corrente atravs de um motor DC, que define a direco do movimento para o qual a diferena de tenso compensada. Neste contexto, ambos os mdulos de direco solar alimentam simultaneamente o

mecanismo de corrente continua. 27

Fabricantes de mecanismos de seguimento: Altec Solartechnik, Berger Solar, EGIS, Elektro-Spiegler, DEGERenergie, Solar-Trak, Traxle.

1.6. IDEIAS BASE A RETER. Os sistemas fotovoltaicos podem ser divididos em sistemas ligados rede e em sistemas autnomos. Na prtica, os sistemas autnomos precisam de acumular energia, para compensar as diferenas existentes no tempo entre a produo de energia e a sua procura. As baterias recarregveis so consideradas apropriadas como acumuladores de energia. Em geral, a utilizao de acumuladores obriga a que se torne indispensvel a utilizao de um regulador de carga adequado que faa a gesto do processo de carga, por forma a proteger e garantir uma elevada fiabilidade e um maior tempo de vida til dos acumuladores. Assim sendo, um sistema autnomo tpico consta dos seguintes componentes: 1. Gerador fotovoltaico 2. (Um ou vrios mdulos fotovoltaicos, maioritariamente dispostos em paralelo) 3. Regulador de carga 4. Acumulador 5. Consumidor

28

Um

sistema

fotovoltaico

com

ligao

rede

composto,

normalmente, pelos seguintes componentes: 1. Gerador fotovoltaico (vrios mdulos fotovoltaicos dispostos em srie e em paralelo, com estruturas de suporte e de montagem) 2. Caixa de juno (equipada com dispositivos de proteco e interruptor de corte 3. Cabos AC-DC 4. Inversor 5. Mecanismo de proteco e aparelho de medida. principal DC)

A intensidade da radiao solar fora da atmosfera, depende da distncia entre o Sol e a Terra. Durante o decorrer do ano, pode variar entre 1,47 x 108 km e 1,52 x 108 km. Devido a este facto, a irradincia Ig varia entre 1.325 W/m2 e 1.412 W/m2. O valor mdio designado por constante solar, Ig = 1.367 W/m.

A medio da radiao solar pode ser efectuada com piranmetros, por sensores fotovoltaicos ou indirectamente atravs da anlise das imagens de satlite.

29

Energias Renovveis / Energia Solar


1.7 - Teste de Auto Avaliao (AV18)

O formando dever responder s questes sem consultar as solues. Devendo a seguir confirmar o resultado.

1/3

1-

A constante solar fora da atmosfera terrestre tem o

valor mdio de:

a) 1500 w/m2. b) 2300 w/m2. c) 1367 w/m2.

2-

Os sistemas fotovoltaicos podem ser ser, sistemas

_______________ ou sistemas _______________________.

3-

Um sistema fotovoltaico autonomo constituido pelos

seguintes componentes: _______________________, ______________________, ______________________________, ______________________, ______________________________.

4-

Um sistema fotovoltaico com ligao rede

constituido pelos seguintes componentes: _______________________, ______________________, ____________________________, ______________________, ______________________________.

5-

A radiao solar que atinge a superficie terrestre

composta por:

a) Directa. b) Directa, difusa, reflectida. c) Reflectida.

6-

Os seguidores solares so capazes de incrementar

em mais de ______ a energia solar fotovoltaica, em relao a uma instalao _______.

7-

A medio da radiao solar pode ser efectuada com

os ______________.

8-

O mdulo fotovoltaico ajustado apenas ao fim de

____________, da sua posio nocturna para a direco do Sol matinal a ________. As perdas resultantes _________ a energia produzida.

3/3

Energias Renovveis / Energia Solar


Teste de Auto Avaliao (AV18)

1.8.- Solues

1 C ; 2 Autnomos, Ligados Rede ; 3 Painel Fotovoltaico , Reguladores de Carga , Acumulador , Inversor , Quadro de Consumo ; 4 Painel Fotovoltaico , Caixa de Juno , Cabos AC-DC , Inversor , Ponto de Ligao Rede. 5 B ; 6 30, 35 , Normal ; 7 Piranmetros

1/1

2.0. EFEITO SOLARES.

FOTOVOLTAICO

FUNO

DAS

CLULAS

Fotovoltaico significa a transformao directa da luz em energia elctrica, recorrendo-se a clulas solares. Neste processo, so utilizados materiais semicondutores como o silcio, o arsenieto de glio, telurieto de cdmio ou disselenieto de cobre e ndio. A clula de silcio cristalina a mais comum. Actualmente, cerca de de 95 % de todas as clulas solares do mundo so de silcio. Numa posio prxima do oxignio, o segundo elemento qumico mais frequentemente utilizado na Terra. O silcio apresenta uma disponibilidade quase ilimitada. O silcio no existe como um elemento qumico. Existe apenas associado areia de slica. O material utilizado nas clulas solares deve ser da maior pureza possvel. Isto pode ser conseguido atravs de sucessivas etapas na produo qumica. At aos dias de hoje, os fabricantes de clulas solares tm obtido, na sua maior parte, o material purificado do desperdcio da indstria electrnica de semicondutores.

29

A seguir ser ilustrado o princpio funcional de uma clula solar de cristal de silcio. Os tomos de silcio formam um retculo cristalino estvel. Cada tomo de silcio detm quatro electres de coeso (electres de valncia) na sua camada perifrica. Para atingir uma configurao estvel de electres, dois electres de tomos vizinhos formam um par de ligaes de electres. Atravs do estabelecimento desta ligao com quatro tomos de silcio vizinhos, obtm-se a configurao do gs inerte estvel de seis electres. Com a influncia da luz ou do calor, a coeso dos electres pode ser quebrada. O electro pode ento mover-se livremente, deixando uma lacuna atrs de si, no retculo cristalino. Este processo designado por auto-conduo.

30

Estrutura cristalina do silcio e processo de auto-conduo

A auto conduo no pode ser utilizada para gerar energia. Para que o material de silcio funcione como um gerador de energia, o retculo cristalino propositadamente contaminado com os

chamados tomos impuros (figura 2.40). Estes tomos possuem um electro a mais (fsforo), ou um electro a menos (boro), do que o silcio na camada externa de valncia. Por este motivo, os tomos impuros causam defeitos no interior do retculo cristalino. Se ao retculo for adicionado fsforo (impureza n), fica um electro suprfluo por cada tomo de fsforo introduzido. Este electro pode mover-se livremente dentro do cristal e por isso transportar carga elctrica. Com o boro (impureza p), fica disponvel uma lacuna (electro de coeso perdido) por cada tomo de boro introduzido. Os electres dos tomos vizinhos de silcio podem preencher este orifcio, resultando na produo de uma nova lacuna noutro lugar. O mecanismo condutor que resulta da presena dos tomos impuros, chamado de conduo extrnseca.

31

Contudo, se virmos individualmente o material de impureza p ou n, as cargas livres no tm uma direco definida durante o seu movimento.

2.1. PRINCIPIOS FUNCIONAIS DE UMA CLULA SOLAR.

Conduo extrnseca com silcio dopado com impurezas do tipo n e p

Se juntarmos as camadas dos semicondutores n e p impuros, produziremos uma regio de transio pn. Isto leva difuso dos electres suprfluos do semicondutor n para o semicondutor p na juno. Cria-se assim uma nova rea com poucos portadores de carga designada por barreira de potencial. Na rea n da regio de transio, os tomos dopantes positivos so remetidos para trs, acontecendo de modo semelhante com os negativos na rea p. criado um campo elctrico que se mantm contrrio ao movimento 32

dos portadores de carga. Por esta razo a difuso no se mantm infinitamente.

Criao da barreira de potencial numa regio de transio pn, atravs da difuso dos electres e das lacunas.

2.2. CLULAS DE SILCIO CRISTALINO. Se um semicondutor pn (clula solar) exposto luz, os fotes so absorvidos pelos electres. As ligaes entre electres so quebradas por este fornecimento de energia. Os electres

libertados so conduzidos atravs do campo elctrico para a rea n. As lacunas assim criadas seguem na direco contrria para a rea p. Todo este processo denominado por efeito fotovoltaico. A difuso dos portadores de carga at aos contactos elctricos, produz tenso na fronteira da clula solar. Se no estiver ligada a nenhuma carga, obtida a tenso de circuito aberto na clula solar. Se o circuito elctrico estiver fechado, a electricidade pode fluir. Contudo, alguns electres que no alcanam os contactos so recombinados. A recombinao consiste no processo de unir um

33

electro livre a um tomo destitudo de um electro de valncia (lacuna). Neste contexto, chamamos de longitude da difuso, distncia mdia que um electro cobre durante o seu ciclo de vida no retculo cristalino, at que encontre um tomo com um electro de valncia com o qual estar pouco depois ligado. Durante este processo so perdidos os portadores de carga livre, e no podem contribuir para a gerao posterior de electricidade. A longitude da difuso depende da quantidade de defeitos no interior do cristal, devendo ser suficientemente grande, para permitir que uma quantidade suficiente de portadores de carga atinjam os contactos. A difuso de material depende do material usado. Para uma razo de um tomo impuro (dopante) por cada dez bilies de tomos de silcio, esta distncia est estimada em 0,5 mm. Isto corresponde, aproximadamente, a duas vezes o valor de espessura do dimetro de uma clula. Na regio da barreira de potencial, a probabilidade de uma separao (electres, lacunas) bem sucedida elevada, sem que haja lugar recombinao. Fora desta regio, a probabilidade de recombinao aumenta conforme a distncia mesma. A clula solar clssica de silcio cristalino, composta por duas camadas de silcio contaminadas com diferentes impurezas. A camada orientada para o Sol est contaminada negativamente com fsforo, e a camada inferior est contaminada positivamente com boro. produzido um campo elctrico na juno das duas camadas, que conduz separao das cargas (electres e lacunas) libertadas pela luz solar. No intuito de gerar electricidade a partir 34

da clula solar, so impressos contactos metlicos nas suas partes frontal e posterior. Em geral, e neste contexto, utilizada a impresso em tela. possvel conseguir uma camada de contacto em toda a extenso da clula, com a aplicao de uma folha de alumnio ou de prata na parte posterior. No entanto, a parte frontal dever ser to translcida quanto possvel. Aqui os contactos so essencialmente aplicados na forma de uma grelha fina ou numa estrutura em rvore. A reflexo da luz pode ser reduzida, com o depsito por vapor de uma camada mais fina (camada antireflexo) na parte frontal da clula solar, feita de nitreto de silcio ou de dixido de titnio.

Estrutura e funo de uma clula cristalina solar

A radiao provoca a separao dos portadores de carga, como acima descrito, e o surgimento de uma corrente caso exista um aparelho de consumo ligado (a imagem mostra uma lmpada). As 35

perdas ocasionadas pela recombinao, pela reflexo e pelo sombreamento entre os contactos frontais, ocorrem na clula solar. Para alm disso, uma grande proporo da energia de radiaes de onda longa e curta no pode ser aproveitada. Como exemplo, as perdas de transmisso esto ilustradas na figura. Uma outra parte da energia no aproveitada absorvida e transformada em calor. As perdas individuais de uma clula solar de silcio cristalino, so dadas no seguinte balano energtico: 100% energia solar irradiada - 3,0% reflexo e sombreamento dos contactos frontais - 23,0% insuficiente energia do foto na radiao de onda longa - 32,0% excedente de energia do foto na radiao de onda curta - 8,5% recombinao - 20,0% gradiente elctrico numa clula, especialmente na regio da barreira de potencial - 0,5% de resistncia em srie (perdas trmicas da conduo elctrica) = 13,0% energia elctrica utilizvel

O material mais importante para as clulas solares cristalinas o silcio. No um elemento qumico puro, mas uma ligao qumica em forma de dixido de silcio. Para a obteno do silcio, em primeiro lugar necessrio separar o oxignio no desejado do dixido de silcio. Para o conseguir, a 36

areia de slica aquecida e fundida num cadinho, junto com p de carvo. Durante este processo criado o silcio metalrgico, com uma pureza de 98 %. No entanto, 2 % de impurezas no silcio demasiado para aplicaes electrnicas. apenas admissvel um bilionsimo por cento. Por este motivo, o silcio em estado bruto ainda purificado atravs de um processo qumico. cuidadosamente depositado num forno com cido clordrico. Como resultado so produzidos os qumicos hidrognio e triclorosilano, um lquido que ferve a 31 C. Este ltimo destilado em vrias e sucessivas etapas, durante as quais reduzida a percentagem de impurezas em cada estgio da destilao. Quando se consegue a percentagem de pureza necessria, o triclorosilano reduzido a silcio com a ajuda do hidrognio a 1.000 C. Este silcio de elevada qualidade pode agora ser processado de diferentes modos, como por exemplo para produzir clulas monocristalinas ou clulas policristalinas.

Clula quadrada mono cristalina

Clula semi-quadrada mono cristalina

37

policristalina sem a camada de anti-reflexo

policristalina com a camada de anti-reflexo

Isometria

de

uma

clula

POWER.

criada

uma

estrutura

microscpica de um orifcio no intercmbio dos sulcos, cortados em ambos os lados.

38

2.3. CLULAS DE PELICULA FINA. Aproximadamente metade do silcio em bruto perdida na forma de p de serragem, com a aplicao do processo tradicional de produo das pastilhas de silcio cristalino. Para alm disso, por razes mecnicas, a pastilha cortada requer uma espessura de cerca de 0,3 mm. Para reduzir as elevadas perdas de material e aumentar a sua explorao, foram

desenvolvidos diferentes tipos de procedimentos de laminagem de faixas, que permitem produzir lminas directamente a partir do banho de fuso do silcio. J detm a espessura da futura pastilha, precisando apenas que a sua superfcie lisa seja cortada em peas com a ajuda de raios laser. Devido aos progressos tecnolgicos, a espessura das folhas de silcio ser reduzida a 0,1 mm no futuro. O procedimento de laminagem de faixas consome menos energia e material, e tem um maior potencial de reduo de custos, quando comparado com a produo de pastilhas utilizando a fundio de lingotes ou as tcnicas de laminagem de cristais. Quatro tecnologias prevaleceram at fase de maturidade de produo em srie e so utilizadas na produo comercial de clulas solares. Pastilhas obtidas nos processos de EFG, faixa de filamentos e rede dendrtica, tm a forma de faixas de silcio. As clulas Apex so clulas solares de pelcula fina policristalina, com um substrato de baixo custo.

39

Clulas solares microcristalinas e micromorfas O silcio no txico, bem como quase inesgotvel. Uma alternativa promissria para o futuro, consiste nas clulas solares de pelcula fina de silcio cristalino. No s tiram proveito das vantagens do material do silcio cristalino, bem como das vantagens da tecnologia de fabrico de pelcula fina (produo em massa, automatizada, com reduzido desperdcio de material e menos caro). As actividades de investigao esto a progredir em duas direces. Os processos que se desenvolvem a altas temperaturas, consistem na deposio de pelculas de silcio de elevada qualidade sobre um substrato barato a temperaturas situadas entre 900 C a 1.000 C, criando estruturas microcristalinas semelhantes ao silcio policristalino. Esta tecnologia implementada no fabrico das clulas Apex. Neste caso, a clula classificada como sendo uma clula cristalina, uma vez que est baseada em pastilhas que esto interligadas externamente. O segundo tipo de processo, que decorre a baixas temperaturas, uma tecnologia genuna de pelcula fina com interligao integrada em srie. A deposio a temperaturas entre os 200 e os 500 C, produz pelculas de silcio com estruturas microcristalinas de gro muito fino. As baixas temperaturas permitem a utilizao de substratos baratos (vidro, metal ou plstico). Os processos de deposio so similares com os das tecnologias de silcio amorfo. Com o objectivo de criar camadas de espessura inferior a 10 m, e apesar da menor capacidade de absoro do silcio cristalino, a captao da luz deve ser optimizada com estruturas que permitem 40

a reteno da luz. Por este motivo, as superfcies de silcio e as camadas de contactos (TCO), so texturadas (ver estruturas da superfcie e contactos nas clulas de silcio cristalino). As clulas microcristalinas tm obtido eficincias mximas estveis de 8,5 %. Podero ser conseguidos melhores resultados, atravs da combinao numa clula tandem de estruturas

microcristalinas e de silcio amorfo. As clulas tandem so designadas por micromorfas, um termo que deriva das palavras microcristalina e amorfa. Quando combinadas, as clulas de estrutura p-i-n so capazes de utilizar melhor o espectro solar, do que individualmente. Simultaneamente, experimentam uma menor degradao. Foi medida uma eficincia mxima de 12 % em condies estveis de funcionamento. O primeiro mdulo comercial foi lanado no mercado do Japo pela Kaneka.

41

2.4.

CLULAS HBRIDAS: CLULAS SOLARES HCI.

Estrutura em camadas da clula solar hbrida HCI

Produo: A clula solar HCI, resulta da combinao da clssica clula solar cristalina, com uma clula de pelcula fina. HCI Heterojuno com uma Camada fina Intrnseca, refere-se estrutura destas clulas solares hbridas. Consiste em silcio cristalino e amorfo, associados a uma pelcula fina adicional no contaminada (camada fina intrnseca). Uma pastilha monocristalina forma o ncleo da clula HCI e revestida em ambos os lados por uma camada fina de silcio amorfo ( a-Si). Como camada

intermdia, uma camada ultrafina i (intrnseca) de silcio, sem impurezas, liga a pastilha cristalina com cada uma das camadas de 42

silcio amorfo. Uma camada a-Si dopada com impurezas do tipo p, depositada no lado frontal, que forma a juno p-n com a pastilha monocristalina com impurezas do tipo n. Enquanto que nas clulas solares convencionais de silcio, o mesmo material semicondutor contaminado de forma diferente no intuito de criar uma juno p-n, nas clulas solares HCI isto ocorre entre os dois semicondutores estruturalmente diferentes. Esta juno conhecida por heterojuno. A camada amorfa p/i e a pastilha de impurezas do tipo n, cria uma estrutura p-i-n semelhante s clulas amorfas de pelcula fina. A parte posterior da pastilha revestida com silcio amorfo intensivamente

contaminada, para prevenir a recombinao dos portadores de carga livre no elctrodo posterior. Nas superfcies da clula, o revestimento anti-reflectivo e a textura da pastilha contribuem para diminuir as perdas por reflexo. No h degradao da eficincia em resultado do fenmeno de envelhecimento por induo da luz, como caracterstico das clulas amorfas de pelcula fina. Comparadas com as clulas solares cristalinas, a clula HCI distingue-se pela maior produo de energia a elevadas temperaturas. Neste caso, por cada incremento da unidade de temperatura em Grau Celsius, h uma queda de eficincia de 0,33 %, em comparao com os 0,45 % sentidos pelo silcio cristalino. A clula HCI poupa energia e material no seu fabrico. A temperatura necessria para a deposio de apenas 200 C. Isto significa que as pastilhas so expostas a um menor esforo trmico e podem ser reduzidas para uma espessura de aproximadamente 0,2 mm. 43

Comparao entre os diferentes tipos de clulas solares para os sistemas solares com ligao rede elctrica pblica, geralmente so utilizadas A clulas menor solares de silcio do monocristalino policristalino e

policristalino.

eficincia

silcio

contrabalanada pelas vantagens que oferece em termos do preo final, que advm dos menores custos de fabrico. Os mdulos de silcio amorfo tm sido maioritariamente utilizados em aplicaes de lazer (pequenas aplicaes, campismo, barcos). Recentemente, os resultados de longo prazo conseguidos com testes, demonstraram que as reservas referentes sua

estabilidade e ao seu comportamento ao longo do tempo, eram infundadas, pelo que os mdulos amorfos podero tornar-se cada vez mais comuns nos grandes sistemas. Os mdulos hbridos HCI alcanam maiores nveis de eficincia entre os mdulos comerciais disponveis. Os mdulos de pelcula fina CIS e CdTel alcanaram a fase de produo em srie e tm vindo a ser utilizados em vrios locais de referncia. Os chamados semicondutores III-V, como so o Arsenieto de Glio (GaAs) que consiste em elementos do Grupo III e do Grupo V na tabela peridica, permitem a produo de clulas solares de elevada eficincia. No so competitivas no preo. Por este motivo, so utilizadas apenas no espao e para sistemas de concentrao, normalmente combinadas com compostos adicionais III-V, tais como o GaSb ou o GalnO, em clulas solares sobrepostas. Estas clulas duplas e triplas so interessantes objectos de investigao,

44

num esforo que visa estabelecer novos recordes de eficincia celular. As clulas sensitivizadas com colorantes, so uma variante interessante para o futuro. Com as suas cores e transparncia podero vir a constituir um novo marco, especialmente na integrao em edifcios. Na Austrlia, os primeiros mdulos foram produzidos

comercialmente em quantidades limitadas. Os valores mximos de eficincia das clulas e mdulos solares so sumariamente descritos na tabela a seguir. Os valores para os mdulos que esto disponveis no mercado, podem ser vistos na anlise geral do mercado, que ser tambm objecto de abordagem no presente documento.

Tabela 2.4 Mxima eficincia fotovoltica


Dados: Fraunhofer ISE, Universidade de Stugart, 26th IEEE PVSC, NREL, UNSW, folhas de clculo de vrios fabricantes
Eficincia da Eficincia da Material da clula solar Clula Eficincia da Clula Clula

(Produo em (Laboratrio) (Produo) srie) 18% 15% 14% 9,5% 10,5% 10,7% 17,3% 14% 13% 13% 7,9% 7,5% 9,1% 15,2%

Silcio 24,7% monocristalino Silcio policristalino Clulas de cilcio policristalino EFG Silcio cristalino de 19,2% pelcula fina Silcio amorfo* Silcio micromorfo* Clula solar hbrida 13% 12% 20,1% 19,8% 19,7%

45

HCI CIS, CIGS Telurieto de cdmio Semicondutor III-V Clulas sensitivizadas com corante * no estado estvel

18,8% 16,4% 35,8%** 12,0%

14% 10% 27,4% 7%

10% 9% 27% 5%***

** medida com um fluxo concentrado na radiao *** sries de produo limitada

A imagem que a seguir se apresenta, mostra um sistema com vrias unidades compostas por mdulos de diferentes tecnologias celulares. Cada unidade individual possui uma potncia instalada de 1kWp.

2.5. PROPRIEDADES ELCTRICAS DAS CLULAS SOLARES. A imagem que a seguir se apresenta, mostra um sistema com vrias unidades compostas por mdulos de diferentes tecnologias celulares. Cada unidade individual possui uma potncia instalada de 1 kWp.

Instalao fotovoltaica com mdulos que utilizam vrias tecnologias de clulas solares no Colgio Weihenstephan

46

(Alemanha). Da esquerda para a direita: policristalino, monocristalino, CIS, amorfo, Telurieto de Cdmio, sendo cada um de aprox. 1 kWp Fotografia: Soltec.

47

2.6. DIAGRAMA DO CIRCUITO EQUIVALENTE DAS CLULAS SOLARES. Uma clula solar composta por camadas de silcio contaminado por impurezas do tipo p e do tipo n, tem o mesmo princpio que um dodo comum de silcio. Ambos tm propriedades elctricas semelhantes. Como exemplo, a curva caracterstica do dodo de silcio BAY 45 aqui ilustrada. Quando o dodo ligado a um circuito de modo a que o potencial seja positivo no nodo dopado com impurezas do tipo p, e negativo no ctodo dopado com impurezas do tipo n, o dodo est directamente polarizado. Neste caso aplica-se a curva caracterstica do primeiro quadrante. A partir de uma tenso definida (a tenso limiar de conduo neste caso 0,7V), a corrente passa a fluir. Se o dodo for polarizado inversamente, a corrente impedida de circular nesta direco. Neste caso aplicase a curva caracterstica do terceiro quadrante. O dodo apenas se torna condutivo quando se superar a tenso de bloqueio (neste caso 150V). Isto pode levar inclusive destruio do dodo.

48

Curva caracterstica corrente tenso do dodo de silcio BAY45 Tabela 2.5


Parmetros Tenses: Tenso aos terminais da clula solar Tenso no dodo Tenso da temperatura Correntes: Corrente nos terminais da clula solar Corrente do dodo Corrente de saturao do dodo inversamente polarizado Fotocorrente Corrente atravs da resistncia em paralelo Factor do dodo Coeficiente do fotocorrente Irradincia solar Resistncia em paralelo Resistncia em srie Smbolo U UD UT I ID IS IPH IP m C0 E RP RS Unidade V V V A A A A A m2/V W/m2

49

Diagrama do circuito equivalente e curva caracterstica da clula em total escurido

Frmula:

U = UD U I = I D = I 0 x m x U 1 T e
Uma clula solar no iluminada representada por um dodo no diagrama do circuito equivalente. Neste contexto, tambm aplicvel a curva caracterstica de um dodo. Para uma clula solar monocristalina, pode-se assumir uma tenso limiar de conduo de aproximadamente 0,5 V e uma tenso de bloqueio de 12-50 V (dependendo da qualidade e do material da clula).

50

Diagrama do circuito equivalente e curva caracterstica da clula irradiada Frmula:

U =UD I PH = C0 x E I = I PH I D
Quando a luz incide na clula solar, a energia dos fotes gera portadores de carga livre. Uma clula solar iluminada forma um circuito paralelo entre uma fonte de corrente e um dodo. A fonte de corrente produz uma corrente fotoelctrica (fotocorrente) IPh. A corrente depende da irradincia solar. A curva caracterstica do dodo desviada pela magnitude da fotocorrente na direco da polarizao inversa (quarto quadrante no diagrama).

51

Diagrama completo do circuito equivalente Frmula

I = I PH I D I P UD = U + RS x I IP = RP RP
O diagrama completo do circuito elctrico equivalente, designado por modelo de um dodo e utilizado como modelo standard de uma clula fotovoltaica. Na clula solar ocorre uma queda de tenso, quando os portadores de carga migram do semicondutor para os contactos elctricos. Isto descrito pela resistncia srie RS. Esta resistncia tem uma amplitude de uns poucos miliohms. O modelo completo por uma resistncia paralela ( RP >>10 ohms), que descreve a corrente de fuga inversa. Ambas as resistncias so responsveis pelo abatimento da curva

caracterstica da clula solar. Com a resistncia em srie, possvel calcular as curvas caractersticas de corrente e de tenso das clulas solares, para diferentes irradiaes e temperaturas, de acordo com os procedimentos estabelecidos nas normas DIN EN 60891/IEC 60891.

52

Modelos adicionais de clulas solares Para alm dos modelos de clulas solares j apresentados, so ainda utilizados outros modelos. A tabela 2.6 oferece uma viso geral dos modelos mais comuns, com os respectivos diagramas do circuito elctrico equivalente, as respectivas equaes de corrente e de tenso, e a avaliao da preciso. Para completar os diagramas do circuito elctrico equivalente, foi acrescentada uma resistncia geral de carga R. O objectivo destes diagramas e modelos da clula solar, o de descrever a curva caracterstica solar atravs de equaes matemticas o mais fielmente possvel, com o modelo experimental. Estes modelos suportam o

conhecimento terico, permitindo a concepo dos instrumentos de controlo e de medida nos sistemas fotovoltaicos (por exemplo controladores MPP) ou dos programas de simulao. Permitem ainda determinar o ponto de mxima potncia sob diferentes condies de operao e, deste modo, determinar o ponto operacional ptimo do sistema fotovoltaico. Para este efeito necessrio comear pela determinao do gradiente M da curva caracterstica.

M =

du Du = tan di Di

O MPP descoberto na curva caracterstica de corrente/tenso no ponto onde o gradiente M vale um, pelo que o ngulo do gradiente de 45. Do ponto de vista matemtico, a equao da potncia/tenso resulta da segunda derivada da equao de

53

corrente/tenso. No ponto MPP, a potncia toma o seu valor mximo, pelo que o gradiente da curva de potncia/tenso igual a zero e o ngulo do gradiente tambm de zero graus.

Gradiente na curva caracterstica de corrente tenso de uma clula solar Em vrios campos de aplicaes, o modelo standard no suficientemente preciso. Quando necessria uma maior preciso, utilizado o modelo de dois dodos ou o modelo efectivo da clula solar. Para efectuar clculos com o modelo de dois dodos, devem conhecer-se seis parmetros das clulas solares. Contudo, no

54

pode ser calculada uma soluo explcita para a tenso em nenhum dos dois modelos.

O modelo efectivo da clula solar O modelo efectivo da clula solar eficaz, precisa apenas de quatro parmetros celulares para resolver as equaes de corrente e tenso. Isto reduz o esforo para efectuar o clculo e para obter informao sobre os parmetros que so apropriados. A

caracterstica especial da utilizao do modelo efectivo da clula solar, que ambas as resistncias Rs e Rp do modelo standard, esto combinadas numa resistncia fotovoltaica fictcia RPV. Esta resistncia fotovoltaica pode tomar valores positivos e negativos. Por este motivo no uma resistncia hmica. Os quatro parmetros celulares necessrios (RPV, UT , I0 e IPH), podem ser calculados como se segue, a partir do gradiente M e a partir dos parmetros celulares de tenso de circuito aberto U0C, da corrente de curto-circuito ICC, da tenso MPP UMPP e da corrente MPP IMPP:

RPV = M

I CC + UMPP 1 I CC I MPP I MPP I MPP U0C UT

UT = ( M + RPV) I CC I 0 = I CCe I ph = I CC

O gradiente M necessrio para o clculo e funo dos seguintes parmetros: M = f (U0C, ICC, UMPP, IMPP) 55

As seguintes aproximaes da curva caracterstica podem ser derivadas com uma preciso de 1%:

I U U M= k I I U
0C MPP 1 CC CC

MPP 0C

+k U U
2

MPP 0C

+k I I
3

MPP CC

+ k4

Com a equao constante, k1 = - 5.411 k2 = 6.450 k3 = 3.417 k4 = - 4.422

Para calcular as constantes desta equao, foi utilizado um mtodo matemtico numrico (mtodo dos mnimos quadrados). Os parmetros da clula e do mdulo necessrios para o clculo (U0C, ICC, UMPP e IMPP), podem ser obtidos a partir das fichas tcnicas fornecidas pelos fabricantes. So calculados os quatro parmetros celulares acima indicados a partir do gradiente M. Todos os pontos da curva solar caracterstica podem ser calculados com bastante preciso, utilizando as equaes da tabela 2.6 para a tenso e a corrente. O modelo efectivo da clula solar o modelo base do instrumento de medio, que determina o ponto de desempenho mximo que apresentado na figura 2.98. Este dispositivo pode calcular a potncia nominal (ponto MPP sob condies CTS) dos mdulos fotovoltaicos em condies normais de funcionamento. A preciso da medida de potncia nominal no terreno, utilizando este instrumento num mdulo fotovoltaico, est estimada em + 5%.

56

Dispositivo de medida da potncia mxima Fotografia: PV Engineering

Parmetros celulares e curvas caractersticas da clula solar Na literatura tcnica, encontrado com frequncia apenas uma parte da curva de corrente e de tenso a parte na qual a clula solar produz corrente (4 quadrante da curva caracterstica na Figura seguinte). Ao mesmo tempo, a curva caracterstica reflectida segundo o eixo da tenso. Esta parte da curva caracterstica , ento, denominada curva caracterstica da clula solar.

57

Curva corrente-tenso caracterstica de uma clula solar de silcio cristalino

Se a luz incidir sobre uma clula solar desligada da carga, criada uma tenso aproximada de 0,6 V. Esta tenso pode ser medida como a tenso de circuito aberto a partir dos dois contactos da clula. Se ambos os contactos estiverem em curto-circuito atravs do ampermetro, a corrente do curto-circuito poder ser calculada. No intuito de registar completamente a curva caracterstica da clula solar, ser necessria uma resistncia varivel (derivao), um voltmetro e um ampermetro.

Condies de Teste Standard (CTS) Por forma a se poder comparar diferentes clulas ou mesmo diferentes mdulos fotovoltaicos, encontram-se especificadas

58

condies uniformes de teste, sob as quais os dados elctricos da curva caracterstica da clula solar so identificados. Estas Condies de Teste Standard esto em consonncia com as normas IEC 60904 / DIN EN 60904:

1. Uma irradincia E de 1.000W/m, 2. Uma temperatura T na clula de 25C, com uma tolerncia de + 2C, 3. E um espectro de luz definido (distribuio do espectro da irradincia solar de referncia de acordo com a norma IEC 609043) com uma massa de ar AM = 1,5.

A curva caracterizada basicamente pelos trs pontos seguintes: 1. MPP (Ponto de Potncia Mxima), o ponto da curva caracterstica onde a clula solar funciona mxima potncia. Para este ponto esto especificadas a potncia PMPP, a corrente IMPP e a tenso UMPP. O valor da potncia MPP fornecido em unidades pico de vtio. 2. A corrente do curto-circuito ICC aproximadamente 5 a 15% maior do que a corrente MPP. Com clulas standard cristalinas (10cm x 10cm) sob condies de referncia CTS, a corrente de curto-circuito cerca de 3 A.

59

3. A tenso do circuito aberto UOC regista, com clulas cristalinas, aproximadamente 0,5 a 0,6 V e, para clulas amorfas,

aproximadamente 0,6 a 0,9 V. Os parmetros celulares e as curvas caractersticas das clulas de pelcula delgada desviam-se, em certos casos substancialmente, dos equivalentes para as clulas de silcio cristalino. Nas clulas amorfas, o ponto MPP est localizado nos 0,4 V e a curva caracterstica em geral mais abatida. Devido sua menor eficincia, a corrente menor. Para atingir a mesma potncia das clulas cristalinas, preciso uma maior superfcie celular. A menor demarcao do ponto MPP exige um melhor controlo tecnolgico do inversor e do controlador MPP.

60

Comparao entre as curvas corrente-tenso caractersticas das clulas solares de silcio cristalino e amorfo, assumindo uma irradincia de 1.000 W/m, numa superfcie com uma rea de 5cm x 5cm e a uma temperatura de 28C. A corrente do curto-circuito depende linearmente da irradincia. Se a irradincia duplicar, a corrente tambm duplica. Este facto justifica a linha recta do grfico que a seguir apresentado. A tenso de circuito aberto mantm-se relativamente constante enquanto a irradincia muda. Apenas quando a irradincia desce abaixo dos 100 W/m2, a tenso sofre uma quebra. A relao matemtica entre a tenso e a irradincia numa clula solar cristalina uma funo logartmica.

61

Tenso de circuito aberto e corrente de curto-circuito em funo da irradincia

O factor de forma um indicador da qualidade das clulas solares. definido como um quociente entre a potncia MPP e a potncia mxima terica que surge como o produto da corrente de curtocircuito e da tenso de circuito aberto.

FF = UMPP

OC

x I MPP

CC

P U xI
MPP OC

CC

Para as clulas cristalinas solares, o factor de forma tem um valor que se situa entre 0,75 a 0,85. Para as clulas solares amorfas este valor situa-se entre 0,5 a 0,7. Graficamente, o factor de forma pode ser determinado como o rcio entre a rea B e a rea A.

62

Factor de forma das clulas solares Os parmetros mais importantes das clulas solares aparecem listados na tabela a seguir.
Smbol Parmetro Potncia: MPP (ponto de mxima potencia) Eficincia Factor de Forma Tenso: Tenso MPP UL UMPP V % o P PMPP Unidad e Descrio

Wp

Potncia mxima sob as condies de referncia CTS (potncia nominal) Rcio entre energia fornecida pela clula e a irradincia solar Factor que compara a qualidade das

FF

clulas solares, compreendido geralmente entre 0.5 e 0.85 Tenso fotovoltaca no ponto MPP

63

(ponto de potncia mxima) Tenso de circuito aberto, Tenso de circuito aberto U0C V geralmente especificada para condies de referncia CTS: tenso que a clula fornece quando ambos os terminais no esto ligados a uma carga. Corrente: Corrente MPP (no ponto de mxima potencia) Corrente de curto-circuito, geralmente especificada para Corrente de curto-circuito ICC A condies de referncia CTS: corrente que a clula solar fornece quando ambos os terminais esto ligados directamente entre si. IK Corrente fotovoltaica no MPP (corrente nominal) (Tenso nominal)

IMPP

64

2.7. SENSIBILIDADE ESPECTRAL. Consoante o material e a tecnologia utilizada, as clulas solares so mais ou menos eficazes na converso das diferentes bandas de cor da luz solar em electricidade. A sensibilidade espectral define a faixa da radiao para a qual a clula funciona de um modo mais eficaz, e influncia a eficincia sob diferentes condies de radiao. A maior parcela de energia solar est concentrada na faixa da luz visvel entre 400 nm e 800 nm. Enquanto as clulas solares cristalinas so particularmente

sensveis radiao solar de onda longa, as clulas de pelcula fina utilizam melhor a luz visvel. As clulas de silcio amorfo podem absorver a radiao de onda curta com eficcia. Em contraste, os materiais CdTe e CIS so mais adequados para as ondas de comprimento mdio.

65

Sensibilidade espectral dos diferentes tipos de clulas solares

66

Sensibilidade espectral de uma clula solar amorfa de juno tripla e das clulas individuais verticalmente sobrepostas. Fonte: Uni-Solar

Nas clulas em pilha, que so particularmente comuns na tecnologia de pelcula fina, as clulas individuais sobrepostas permitem uma optimizao das diferentes amplitudes de

comprimento de onda. A figura apresenta a estrutura em camadas de uma clula solar tripla. Neste caso, a clula superior absorve a luz azul e permite a penetrao dos outros componentes da luz. A luz verde/amarela captada pela clula mdia. Por fim, a clula inferior converte a luz vermelha. Esta diviso em diferentes zonas do espectro, confere clula tripla o maior nvel de eficincia entre as clulas amorfas e, adicionalmente, o melhor aproveitamento para baixos nveis de irradincia Propriedades elctricas dos mdulos de pelcula fina).

67

Estrutura em camadas de uma clula de juno tripla. As trs subclulas so sensveis a diferentes reparties espectrais da radiao.

2.8. EFICCIA DA CLULA SOLAR E DOS MDULOS FOTOVOLTAICOS A eficincia (eta) das clulas solares o resultado do rcio entre a potncia entregue pela clula solar e a potncia da radiao solar. Por este motivo, calculada a partir da potncia MPP (PMPP), da irradincia solar (E) e da rea da superfcie (A) da clula solar, como se segue:

FF x U0C x I cc = PMPP = A xE A xE
Nos mdulos solares fotovoltaicos, A toma o valor da rea da superfcie do mdulo. Nas fichas tcnicas dos mdulos, a eficincia especificada sempre sob condies de teste standard CTS:

n = (CTS)

68

Isto permite calcular eficincia nominal das clulas solares e dos mdulos:

PMPP (CTS) A x1000W/ m2

A eficincia das clulas solares depende da irradincia e da temperatura. A eficincia para um nvel de irradincia ou de temperatura particular o resultado da diferena entre a eficincia nominal e a amplitude da variao da eficincia.

= n
Com o factor de radiao s, pode ser calculada a amplitude da variao da eficincia para irradiaes que se desviam das condies de referncia CTS.
E 1000W/ m2

s=

A ttulo de exemplo, para s= 0,5 significa que o factor de radiao metade do equivalente para a irradincia sob condies de referncia CTS e que, por isso, a irradincia de 500 W/m2. A variao aproximada da eficincia das clulas de silcio cristalino resulta, para temperaturas constantes, da frmula que se segue:

0,04

x Ins

Com s=0,5 e uma eficincia solar sob condies de referncia CTS de 15,4 %, obtm-se uma eficincia 0,4 % menor do que sob condies CTS. Neste caso concreto, a eficincia com irradincia de

69

500 W/m2 de 15 %. Em contraste, as clulas amorfas triplas so aproximadamente 30 % mais eficientes para fracos nveis de radiao do que sob condies de referncia CTS.

A eficincia das clulas solares cristalinas decresce com o aumento da temperatura. Por este motivo, as clulas solares cristalinas atingem a sua maior eficincia a baixas temperaturas. Os coeficientes de temperaturas dependem do tipo de material. No caso do silcio cristalino, o coeficiente de variao da eficincia em funo da temperatura toma o valor aproximado de 0,45 % / C. Para uma irradincia constante, a variao da eficincia calculada do seguinte modo:

0,045% x (25 C - ) x

Adicionalmente, o factor de temperatura depende da irradincia. Para reduzidos nveis de irradincia, a reduo da potncia em resultado dos efeitos da temperatura no significativa para as clulas cristalinas. Para 100 W/m2 de apenas 0,15 %. Em contraste, para reduzidos nveis de irradincia, o coeficiente trmico de variao da eficincia das clulas amorfas sobe at +1,4 % por grau centgrado.

2.9. IDEIAS BASE A RETER.

70

O material utilizado nas clulas solares deve ser da maior pureza possvel. Isto pode ser conseguido atravs de sucessivas etapas na produo qumica. At aos dias de hoje, os fabricantes de clulas solares tm obtido, na sua maior parte, o material purificado do desperdcio da indstria electrnica de semicondutores. Com a influncia da luz ou do calor, a coeso dos electres pode ser quebrada. O electro pode ento mover-se livremente, deixando uma lacuna atrs de si, no retculo cristalino. Este processo designado por auto-conduo. A radiao provoca a separao dos portadores de carga, como acima descrito, e o surgimento de uma corrente caso exista um aparelho de consumo ligado (a imagem mostra uma lmpada). As perdas ocasionadas pela recombinao, pela reflexo e pelo sombreamento entre os contactos frontais, ocorrem na clula solar. Para alm disso, uma grande proporo da energia de radiaes de onda longa e curta no pode ser aproveitada. Como exemplo, as perdas de transmisso esto ilustradas na figura. Uma outra parte da energia no aproveitada absorvida e transformada em calor. As perdas individuais de uma clula solar de silcio cristalino, so dadas no seguinte balano energtico: 100% energia solar irradiada - 3,0% reflexo e sombreamento dos contactos frontais - 23,0% insuficiente energia do foto na radiao de onda longa - 32,0% excedente de energia do foto na radiao de onda curta - 8,5% recombinao

71

- 20,0% gradiente elctrico numa clula, especialmente na regio da barreira de potencial - 0,5% de resistncia em srie (perdas trmicas da conduo elctrica) = 13,0% energia elctrica utilizvel

O material mais importante para as clulas solares cristalinas o silcio. No um elemento qumico puro, mas uma ligao qumica em forma de dixido de silcio. Para a obteno do silcio, em primeiro lugar necessrio separar o oxignio no desejado do dixido de silcio. Para o conseguir, a areia de slica aquecida e fundida num cadinho, junto com p de carvo. Durante este processo criado o silcio metalrgico, com uma pureza de 98 %. Se a luz incidir sobre uma clula solar desligada da carga, criada uma tenso aproximada de 0,6 V. Esta tenso pode ser medida como a tenso de circuito aberto a partir dos dois contactos da clula. Se ambos os contactos estiverem em curto-circuito atravs do ampermetro, a corrente do curto-circuito poder ser calculada. No intuito de registar completamente a curva caracterstica da clula solar, ser necessria uma resistncia varivel (derivao), um voltmetro e um ampermetro. A eficincia das clulas solares cristalinas decresce com o aumento da temperatura. Por este motivo, as clulas solares cristalinas 72

atingem a sua maior eficincia a baixas temperaturas. Os coeficientes de temperaturas dependem do tipo de material. No caso do silcio cristalino, o coeficiente de variao da eficincia em funo da temperatura toma o valor aproximado de 0,45 % / C. Para uma irradincia constante, a variao da eficincia calculada do seguinte modo:

0,045% x (25 C - ) x

Adicionalmente, o factor de temperatura depende da irradincia. Para reduzidos nveis de irradincia, a reduo da potncia em resultado dos efeitos da temperatura no significativa para as clulas cristalinas. Para 100 W/m2 de apenas 0,15 %. Em contraste, para reduzidos nveis de irradincia, o coeficiente trmico de variao da eficincia das clulas amorfas sobe at +1,4 % por grau centgrado.

73

Energias Renovveis / Energia Solar


2.10.- Teste de Auto Avaliao (AV19)

O formando dever responder s questes sem consultar as solues. Devendo a seguir confirmar o resultado.

1/4

1. O efeito fotovoltaico consiste em transformar:


continua.

a) Radiao luminosa solar em calor. b) Radiao solar em energia elctrica, corrente

c) Ambas as anteriores.

2. O material mais importante nas clulas solares cristalinas o __________. No um elemento quimico puro, mas uma _______________ em forma de dioxido de _____________.

3. Geralmente so utilizadas clulas solares de silcio ___________ e __________________.

4. Quais dos seguintes materiais fazem parte da composio de uma clula fotovoltaica ?

a) Silcio monocristalino, policristalino e amorfo. b) Cdmio e clulas com colorante. c) Ambas as anteriores.

5. Se juntarmos as camadas dos semicondutores n e p impuros, produziremos uma regio de _____________ pn. Isto leva difuso dos _____________suprfluos do

semicondutor n para o semicondutor p na juno.

2/4

6. As perdas individuais de uma clula solar de silicio cristalino, so dadas pelo seu balano energtico, desta forma o rendimento mdio de uma clula solar situa-se por volta do seguinte valor:

a) 10 % b) 13 % c) 20 %

7. Uma clula solar composta por camadas de silcio _________________ por impurezas do tipo p e do tipo n, tem o mesmo princpio que um ___________ comum de silcio. Ambos tm propriedades __________ semelhantes.

8. Os dados elctricos da curva caracterstica da clula solar so identificados por:

a) MPP (Ponto de Potncia Mxima), Corrente curto-circuito

ICC A tenso do Circuito Aberto UOC.

ICC

b) MPP (Ponto de Potncia Mxima), Corrente curto-circuito

c) Nenhuma das anteriores

3/4

9. A corrente do curto-circuito depende ___________ da ____________. _____________. Se a ________________ duplicar, a corrente

10. A eficincia das clulas solares depende da ____________ e da temperatura. A eficincia para um nvel de irradincia ou de _________________ particular o resultado da diferena entre a eficincia nominal e a amplitude da variao da eficincia.

4/4

Energias Renovveis / Energia Solar


2.10.- Teste de Auto Avaliao (AV19) 2.11.- Solues

1 B; 2 Silcio, Ligao Qumica, Silcio ; 3 Monocristalino, Policristalino; 4 C ; 5 Transio, Electres ; 6 B ; 7 Contaminada, Diodo, Elctricas ; 8 A ; 9 Linearmente, Irradiao, Temperatura, Duplica; 10 Irradiao,

1/1

3.0. COMPONENTES DO SISTEMA FOTOVOLTAICO. A reduzida potncia das clulas solares justifica a ligao de vrias clulas no fabrico dos mdulos fotovoltaicos (encadeamento de clulas). Na ligao em srie, os contactos frontais de cada clula so soldados aos contactos posteriores da clula seguinte, por forma a ligar o plo negativo (parte frontal) da clula com o plo positivo (parte posterior) da clula seguinte. Os terminais de incio e de fim da fileira de clulas so estendidos para o exterior, tendo em vista a posterior ligao elctrica.

3.1.

MODULOS

FOTOVOLTAICOS,

ENCADEAMENTO

DE

CLULAS.

Interligao em srie de clulas cristalinas solares

Ligao automtica das clulas 73

Fotografia: Flabel Solar

Interligao das sries integradas de clulas de pelcula fina As clulas cristalinas so interligadas numa determinada fase da produo. Em contraste, a ligao elctrica entre as clulas de pelcula fina constitui uma parte integrante do fabrico das clulas, atravs do corte de ranhuras na camada do material semicondutor. Neste caso, os materiais so cortados em tiras celulares de aproximadamente um centmetro de largura, atravs de um laser ou de uma ponta de corte mecnico.

Interligao srie de clulas integradas de silcio amorfo ou de CdTe

A figura 3.3 mostra a sequncia de fabrico para a deposio do material celular na superfcie frontal do substracto. Esta tcnica usada nos mdulos CdTe e na maioria dos mdulos de silcio amorfo. Em primeiro lugar d-se a separao da camada TCO em

74

tiras paralelas, nas quais depositada a camada celular. O segundo corte ento efectuado, ligeiramente afastado mas em paralelo com a primeira linha. Finalmente, aplicado o contacto posterior, sendo ento feito o corte do mesmo numa terceira fase. Isto cria uma ligao elctrica desde o contacto posterior de uma clula at ao contacto frontal da clula seguinte, estando as tiras celulares interligadas em sries.

Interligao srie de clulas integradas de CIS ou silcio amorfo

As clulas CIS e as clulas amorfas baseadas em filmes flexveis, so depositadas na sequncia inversa, comeando pelo contacto posterior. Porm, a estruturao ocorre de forma anloga.

3.2. ENCAPSULAMENTO DA CLULA.

75

Por forma a proteger as clulas das tenses mecnicas, dos agentes atmosfricos e da humidade, as clulas so embebidas num material transparente malevel, que tem ainda a

particularidade de assegurar o isolamento elctrico entre as clulas. Para a estabilizao da estrutura, o material de

encapsulamento aplicado a um substrato. Na maioria dos casos usado vidro, mas tambm possvel usar plstico acrlico, metal ou folheados de plstico. Dependendo do processo, as clulas solares podem ficar assentes na parte posterior, frontal ou entre o material de substrato. importante que a cobertura, no lado sensvel luz, seja feita de material com um elevada transmisso luminosa, por forma a permitir a maior incidncia possvel da energia solar na clula solar. Por esta razo, o vidro com baixo teor de ferro usado geralmente como substrato frontal, pois permite uma penetrao de 91 % da luz. O vidro solar temperado para que possa resistir s elevadas cargas trmicas. Um vidro solar antireflectivo recentemente desenvolvido, tem uma cobertura adicional anti-reflexo aplicada por um processo custico ou por imerso, e uma transmisso luminosa de 96 %. Este grau de transparncia permite um aumento da produo total do mdulo na ordem de 3,5 %, em comparao com os restantes mdulos que usam vidro solar convencional

possvel distinguir trs tipos diferentes de encapsulamento:

76

Encapsulamento EVA Encapsulamento Teflon Encapsulamento em resina fundida

77

Encapsulamento em Etileno Vinil Acetato (EVA) No encapsulamento em EVA, as fileiras de clulas so laminadas numa cmara de vcuo, pela aplicao de uma presso negativa e positiva a uma temperatura crescente (processo de laminagem em vcuo). Durante este processo, o EVA derrete e circunscreve completamente as clulas solares. O EVA deve ser resistente radiao UV que incide na superfcie frontal. Na maioria dos casos, esta proteco conseguida atravs de uma placa de vidro temperado, feita de vidro branco de elevada transparncia (vidro solar). A parte posterior poder ser feita a partir de um vidro endurecido convencional ou de um placa opaca. O encapsulamento EVA utilizado maioritariamente para o fabrico de mdulos especiais e standard. Podem ser fabricados mdulos com dimenses inferiores a 2 m x 3 m. Para mdulos de maiores dimenses a falta de estabilidade da clula durante o processo de laminagem (flutuao das clulas), dificulta a manuteno rigorosa da distncia entre as clulas. A escolha de diferentes substratos permite utilizar vrios tipos de processos de laminagem durante o fabrico.

Mdulo vidro-vidro (EVA)

78

Mdulo vidro-pelcula (EVA)

Mdulo metal-pelcula (EVA)

Mdulo pelcula-pelcula (EVA)

Encapsulamento em Teflon. Com o encapsulamento em Teflon, as clulas solares so circundadas por um fluoropolmero especial ( Teflon), num

processo semelhante ao anteriormente descrito. Em contraste com o encapsulamento EVA, as clulas solares encapsuladas assentam num substrato galvanizado e no requerem outra cobertura na face frontal. O Teflon resistente aos raios UV, altamente transparente, repele a sujidade, no perde cor e tem uma superfcie no-reflectiva. Nos mdulos Teflon, a camada Teflon tem apenas 0,5 mm de espessura e boa condutora de calor. Esta 79

caracterstica

permite

que

clula

seja

arrefecida

independentemente do local e do tipo de instalao. Como substrato pode ser utilizado uma folha convencional de vidro endurecido que satisfaa as necessidades estruturais, ou qualquer material opaco, como o caso do metal, ardsia, cimento ou cermica. O encapsulamento Teflon usado maioritariamente para mdulos especiais produzidos em pequena escala (ex.: telhas solares).

Mdulo de Teflon

Encapsulamento em resina fundida O encapsulamento em resina recorre a um processo de fundio, no qual as clulas solares so fixadas entre duas folhas de vidro, atravs de amortecedores adesivos. Os bordos das folhas so unidos com separadores transparentes e adesivos nas duas faces. A folha frontal consiste num vidro branco endurecido, de elevada transparncia. A folha oposta consiste num vidro convencional endurecido, que satisfaz os requisitos estruturais. A cavidade resultante preenchida com uma resina fundida fortemente transparente. O tipo de resina utilizada determina se necessrio ou no a solidificao da resina atravs da incidncia de radiao UV. Este processo pode influenciar a escolha do tipo de material da

80

placa posterior. Se for usada um tipo de resina que exige o uso de radiao UV, no ser permitida a aplicao de vidros tingidos na face posterior, dado que a resina situada entre as clulas solares e a folha de vidro tingida no se solidificar. O encapsulamento de resina fundida permite o fabrico de mdulos com dimenses mximas de 2,5 m x 3,8 m. A maior vantagem deste tipo de encapsulamento consiste na rigorosa posio das clulas, que permanece constante durante a fundio. Isto permite que se mantenham intervalos uniformes entre as clulas, mesmo para grandes mdulos. O encapsulamento em resina utilizado normalmente para mdulos especiais tendo em vista a integrao em edifcios (fachadas, coberturas de vidro e dispositivos de sombreamento). A resina usada no fabrico dos mdulos tambm utilizada para a produo de superfcies envidraadas com isolamento acstico. Por este motivo, um mdulo encapsulado com resina fundida, tem propriedades atenuantes em termos da propagao do rudo.

Mdulo vidro-vidro (resina fundida)

81

Principais aspectos relacionados com o encapsulamento dos mdulos de pelcula fina. Existem poucas diferenas no que respeita o encapsulamento das clulas cristalinas. Os mdulos monolticos de pelcula fina tm por base uma folha de vidro (substrato), que revestida pelo material semicondutor. No possvel usar vidro temperado como

substrato, dado que as elevadas temperaturas que caracterizam o processo de deposio do semicondutor iriam comprometer a resistncia do vidro. Caso o mdulo acabado de pelcula fina tenha que responder a determinadas exigncias em termos de dureza e de

comportamento em caso de fractura (por exemplo, numa fachada), o mdulo dever ainda incorporar uma adicional folha de vidro de segurana endurecido. Por este motivo, um mdulo de pelcula fina com vidro de segurana endurecido, consiste sempre em duas folhas de vidro. Em face das diferentes tecnologias de revestimento que so usadas no fabrico das clulas de pelcula fina, o material semicondutor poder ser depositado no topo ou no lado oposto da folha de substrato, dependendo do substrato se encontrar na face frontal ou posterior (ver seco 3.1.1 encadeamento de clulas). A posio do material semicondutor afecta a possvel estrutura do mdulo. Nos mdulos monolticos amorfos ou CdTe, a camada do

semicondutor est assente no lado posterior do vidro do substrato. Isto permite que o vidro do substrato desempenhe tambm a

82

funo de protector contra os agentes atmosfricos. Com o encapsulamento EVA, estes mdulos podero ser revestidos na face posterior por uma folha de tedlar, de vidro convencional ou, caso a aplicao o imponha, de vidro de segurana endurecido.

Mdulo vidro-vidro (clulas amorfas/CdTe em EVA)

Nos mdulos CIS e nos mdulos amorfos com revestimento metlico, a camada semicondutora aplicada, respectivamente, ao vidro do substrato e pelcula do substrato. O mdulo CIS recebe uma adicional folha de vidro, para proteco contra os agentes atmosfricos, assim como uma folha de vidro de segurana endurecido, no caso de vir a ser necessrio.

Mdulo vidro-vidro (Clulas CIS em EVA)

Enquanto que os mdulos CIS possuem sempre duas lminas de vidro, os mdulos amorfos integrados em pelculas no utilizam qualquer tipo de vidro. Na face frontal, as unidades monolticas dos 83

mdulos so envolvidas por um fluoropolmero que contm EVA (ver encapsulamento com Teflon), sendo estabilizadas na face posterior por um folheado de ao laqueado. Quando se fabricam mdulos de pelcula fina com encapsulamento em resina, os vidros frontal e posterior do mdulo no podero ser usados como substratos das clulas de pelcula fina, uma vez que so feitos de vidro termo-endurecido. Tal como acontece com as clulas mono e policristalinas, os mdulos monolticos de pelcula fina so colocados e fundidos entre duas folhas de vidro modular. Por este motivo, este mdulo vidro-vidro possui trs folhas, sendo mais espesso do que os mdulo vidro vidro com clulas mono ou policristalinas de resina fundida.

Mdulo vidro-vidro (Clulas de pelcula fina em resina)

3.3. TIPOS DE MDULOS Comercialmente, os mdulos fotovoltaicos recebem vrias

classificaes. O termo geral mdulo definido de forma mais precisa pelas qualidades especficas da unidade geradora.

Os mdulos podem ser classificados da seguinte forma:

84

a) Em funo do material celular: Mdulos monocristalinos Mdulos policristalinos Mdulos de pelcula fina (amorfos, CdTe e mdulos CIS)

b) Em funo do material de encapsulamento: Mdulos Teflon Mdulos de Resina Fundida (a classificao mdulo EVA no geralmente usada)

c) Em funo da tecnologia de encapsulamento: Laminagem (com Eva ou com Teflon)

d) Em funo da tecnologia do substracto: Mdulos pelcula-pelcula (flexveis) Mdulos vidro-pelcula (ou mdulos de vidro-Tedlar) Mdulos metal-pelcula Mdulos de plstico acrlico Mdulos vidro-vidro

e) Em funo da estrutura da armao: Mdulos com armao Mdulos sem armao (mdulos laminados)

85

f) Em funo de funes especficas de construo: Mdulos de vidro de segurana endurecido Mdulos de vidro de segurana laminado Mdulos de vidro isolante Mdulos de vidro isolante para coberturas de vidro Mdulos de vidro laminado Os mdulos que so fabricados em processos de laminagem (encapsulamento EVA e Teflon), so tambm referidos como laminados. Dependendo do resto da estrutura do mdulo, so conhecidos como laminados flexveis, laminados pelcula-vidro ou laminados vidro-vidro. Quando a designao laminado utilizada a ss, refere-se aos laminados pelcula-vidro. No entanto, os laminados podem em geral serem descritos como mdulos sem armao. Na realidade, o termo apenas se refere tecnologia de encapsulamento, sendo disponveis com e sem armao. Existem ainda as seguintes distines, que sero mais frente explicadas em detalhe: Mdulo Standard Mdulo Especial Mdulo feito medida

Mdulos Standard

86

Esquema da armao de um modulo standard

Os mdulos standard ou convencionais so fabricados com o objectivo de obter a maior produo por metro quadrado, ao menor custo possvel. Na sua maioria so laminados pelcula-vidro encapsulados com EVA. H mdulos standard com e sem armaes de alumnio. So aplicados sempre que no existam exigncias especiais em termos de dimenso e forma, quer geralmente unidos a armaes base standard, quer incorporados em sistemas de perfil que fazem parte integrante de edifcios. Um mdulo standard tpico composto por 36 a 72 clulas e oferece uma potncia nominal tpica situada entre 50 e 140 Wp (nas clulas cristalinas). As clulas encontram-se normalmente

dispostas em quatro fileiras consecutivas, resultando num mdulo rectangular com dimenses aproximadas de 1,00 m x 0,5 m. O menor desperdcio de material, a maior simplicidade da montagem, a possibilidade de novos desenhos dos sistemas e por ltimo, mas no menos importante, o valor esttico, levam hoje a que os mdulos standard sejam comercializados com potncias nominais mximas de 340 Wp (220 clulas) e dimenses de 2,5 m 87

x 1,25 m. Mais frente ser possvel encontrar-se uma viso geral do mercado dos mdulos standard com e sem armao.

Mdulo standard sem armao [Solarfabrik]

Mdulo standard com armao photowatt Mdulos especiais Os mdulos especiais so mdulos produzidos em massa para determinados propsitos. Nestes casos podero ser utilizados materiais ou armaes especficas. Como exemplo incluem-se

88

todas as aplicaes de pequena escala, e os mdulos leves utilizados em veculos solares, barcos, campos e telhas solares. Estas ltimas requerem uma armao que assegure a proteco do telhado no que se refere chuva e neve.

Luz de aviso de obras na estrada

Mdulo flexvel Fotografia: Solarwatt

Os mdulos solares podem ser integrados de forma harmoniosa na envolvente dos prdios, pelo que no devem ser considerados apenas como componentes que geram energia elctrica, mas

89

tambm como um verstil material de construo. Este tipo de aplicao requer mdulos de aspecto diversificado e com

qualidades funcionais diversas, por forma a corresponder ao que pretendido para a zona de implantao. O mercado fotovoltaico oferece uma ampla gama de solues de desenho, que vo ao encontro da maioria das exigncias do sector da construo civil. Encontra-se disponvel no mercado uma grande variedade de mdulos standard e especiais. Com os mdulos standard, os projectistas podem escolher entre vrios tipos de clulas,

dimenses e estruturas de armao. Dependendo da aplicao, existe tambm uma larga gama de mdulos especiais. O que estes dois tipos de mdulos tm em comum, que so comercializados como produtos acabados, oferecendo aos projectistas a

oportunidade de escolha, mas no lhes permitindo alterar a sua aparncia final. Em contraste, os mdulos especficos so fabricados apenas por encomenda. Os dois componentes principais que formam os mdulos fotovoltaicos as clulas solares e o vidro, oferecem ao tcnico inmeras possibilidades de desenho. Para alm de poder escolher o tipo de clulas e a sua distribuio, os diferentes atributos das superfcies envidraadas permitem criar mdulos multifuncionais, podendo oferecer solues feitas medida que vo ao encontro das especificidades arquitectnicas dos edifcios.

3.4. CONTACTOS ELCTRICOS DO MDULO JUNO.

E CAIXAS DE

90

Para o encaminhamento dos condutores que provm das clulas fotovoltaicas, desde o matria implantado at ao exterior, necessrio furar a parte posterior do mdulo, sendo fixada uma caixa de juno, junto dos pontos de entrada dos cabos. A caixa de juno do mdulo deve ter uma proteco mnima de IP 54 e uma classe II de proteco. Na montagem deve ter-se o mximo de cuidado para evitar a penetrao de gua. Para tal utilizam-se canais circulares de escoamento (ver seco 9.2). Outra hiptese para a sada dos condutores, consiste em

encaminhar os condutores ao longo do bordo exterior do vidro. O tipo de cabo escolhido determinado em funo do tipo de instalao.

Sada dos cabos com a caixa de juno do modulo no lado posterior

91

Sada lateral dos cabos equipados com fichas de encaixe

92

3.5. SIMBOLOS ELCTRICOS.

Este smbolo elctrico utilizado para: Uma clula solar Uma srie de clulas solares Um mdulo fotovoltaico Uma fileira de mdulos fotovoltaicos Um campo fotovoltaico Um gerador fotovoltaico

3.6. CURVAS DE CARACTERISTICAS E PARAMETROS DOS MDULOS. Conforme referido na seco 3.1.1, as vrias clulas solares so interligadas por forma a aumentar a potncia total til. Nesse

93

sentido temos duas possibilidades: a interligao de clulas em srie ou em paralelo. Nos mdulos fotovoltaicos, as clulas solares encontram-se ligadas maioritariamente em srie at perfazer os nveis de tenso pedidos. O diagrama seguinte demonstra a mudana nos parmetros elctricos e nas curvas caractersticas, quando so ligadas trs clulas solares em srie. Observa-se que a tenso da clula aumenta enquanto que a intensidade da corrente permanece inalterada.

Curva I-U para trs clulas solares ligadas em srie

As aplicaes autnomas foram as primeiras aplicaes terrestres de sistemas fotovoltaicos. 12 V Nessa poca os acumuladores

convencionais de

eram comuns,

sendo directamente

carregados pelos mdulos. Por esta razo escolheu-se inicialmente uma tenso de 17 V para os mdulos fotovoltaicos, pois garantia uma carga ptima do acumulador. Este nvel de tenso era conseguido com a ligao em srie de 36 a 40 clulas solares de silcio cristalino. Uma vez que nessa altura o mercado fotovoltaico 94

se concentrava na produo exclusiva destes mdulos, acabaram por ficar conhecidos como mdulos standard. O diagrama a seguir ilustra a curva de corrente-tenso e a curva de potnciatenso para um mdulo standard tpico. As curvas caractersticas resultam da ligao em srie de 36 clulas solares.

Curvas caractersticas para um mdulo standard com 36 clulas

Curvas I-U para trs clulas solares ligadas em paralelo

95

Os

parmetros

elctricos

dos

mdulos

fotovoltaicos

so

determinados pelos fabricantes nas condies de referncia CTS (ver seco 2.5.2). A corrente de curto-circuito Isc, a tenso de circuito aberto UOC e o ndice mximo de potncia Pmax ou PMPP, so especificados para os mdulos solares com uma margem de tolerncia inferior a + 10%. Na realidade estas condies ocorrem muito raramente. Mesmo no caso do sol brilhar com a intensidade especificada, a temperatura da clula ser sempre superior a 25 C. Por este motivo muitas vezes especificada a temperatura nominal de funcionamento da clula do mdulo (NOCT). Esta temperatura da clula

determinada para um nvel de irradincia de 800 W/m2, uma temperatura ambiente de 20 C e para uma velocidade do vento de 1 m/seg. A partir destes dados podem ser determinados os coeficientes trmicos da corrente e da tenso. A tabela seguinte ilustra uma ficha tcnica tpica de um mdulo fotovoltaico monocristalino. Para alm das especificaes elctricas, tambm fornecida informao sobre as dimenses, o peso, os valores limite de presso trmica e mecnica e a dependncia da temperatura.
Mdulo solar monocristalino SM 110/ SM100 Unidad Parmetros elctricos Smbolos e Potncia nominal Pn Wp Tolerncia de potncia P % Potncia mnima Pmin Wp Corrente nominal IMPP A Tenso nominal UMPP V Corrente de CurtoIcc A circuito Tenso de circuito Uco V aberto Tenso mxima Mmax V admissvel Eficincia %

SM110 / SM 11024 110 +5 100 6,3 / 3,15 17,3 / 35,0 6,9 / 3,45 21,7 / 43,5 1000 12,7

SM100 / SM 1=024 110 +5 90 5,9 / 2,95 17,0 / 34,0 6,5 / 3,25 21,0 / 42,0 1000 11,5

96

97

SM110 / Parmetros trmicos Unidade SM110-24 SM100 / SM100-24 45 + 2 + 0,04 - 0,34 de -40 a +85 de -40 a +50 de -40 a +85

NOCT Coeficiente trmico da corrente de curto-circuito Coeficiente trmico da tenso de circuito aberto Temperatura mxima admissvel do mdulo Temperatura ambiente mxima: Mdulo exposto radiao solar Mdulo sombreado (temperatura de armazenamento)

C %/K %/K C C C

Outros dados e caractersticas Presso na superfcie Toro mecnica mxima Humidade a 85C Impacto de granizo / Perdas de granizo Comprimento x Largura x Profundidade Peso Garantia de resultados Classe de proteco Certificao

Unidade N / m2 % mm m/s mm Kg Anos 2400 1,2 85 relativo 25 V = 23 1.316 x 660 x 40 11,5 25 anos II CEC 503, IEC 61215, UL 1703

98

Curvas I-U do mdulo para diferentes irradincias, a uma temperatura constante A tenso do mdulo principalmente afectada pela temperatura da clula. O desvio da tenso para um mdulo ventilado de 50 Wp sob condies CTS, pode elevar-se a -8 V no Vero e a +10 V no Inverno. As variaes da tenso do mdulo determinam a tenso do sistema e, consequentemente, tm uma forte influncia na concepo do sistema fotovoltaico. Deve existir um especial cuidado com o aumento da tenso que se verifica para baixas temperaturas. Quando se encontram vrios mdulos ligados em srie, esta condio poder causar um nivel de aumento da tenso (poder ser superior a 100 V) que leve a que seja ultrapassada a tenso mxima permitida pelos dispositivos situados a jusante. As variaes de temperatura no tm um efeito significativo na corrente, verificando-se apenas um ligeiro aumento com o

aumento da temperatura.

99

No Vero, a reduo da potncia til do mdulo fotovoltaico para altas temperaturas, pode elevar-se a 35%, em comparao com as condies de referncia (conforme figura 3.54). Por forma a minimizar esta perda de potncia, os mdulos fotovoltaicos devem poder dissipar este excesso de calor para o exterior (suficiente ventilao).

Curvas I-U do mdulo para diferentes temperaturas e para uma irradincia constante de 1.000 W/m2

100

Potncia do modulo para diferentes temperaturas e para uma irradincia constante de 1.000 W/m2

Para alm das caractersticas nominais ( CTS), so frequentemente especificados nas fichas tcnicas dos mdulos fotovoltaicos, os coeficientes trmicos da tenso e da corrente em valor percentual (mV ou ma por C). Isto permite calcular o desempenho elctrico para qualquer temperatura. No caso de no ser fornecido qualquer informao sobre os coeficientes de temperatura, poder sempre ser utilizado o grfico a seguir, que aplicvel para mdulos de silcio cristalino, e que permite determinar os respectivos

parmetros em funo da variao da temperatura.

101

Dependncia trmica das caractersticas elctricas dos mdulos fotovoltaicos A certificao do mdulo conforme o estipulado nas normas IEC 61215 e o DIN EN61215 (ver seco 3.1.12), implica que os coeficientes trmicos da tenso de circuito aberto e da corrente de curto-circuito sejam medidos. O coeficiente trmico da potncia MPP normalmente no medido, mas determinado atravs do processo de clculo previsto na normas IEC 60891 e DIN EN 60891. Nos mdulos cristalinos podem ser especificados os seguintes coeficientes: Num dia tpico de Vero, para um nvel de irradincia de 800 W/m2 e uma temperatura ambiente de 20 C, as clulas de um mdulo livre esto a uma temperatura situada em torno dos 42 C. A temperatura operacional fundamentalmente influenciada pelas condies trmicas ambientais, que por sua vez podem diferir em funo do tipo de instalao e de montagem do gerador fotovoltaico. Desenvolvem-se maiores temperaturas para um sistema fotovoltaico integrado no telhado, do que para um sistema

102

bem ventilado. Na figura 3.56, as barras vermelhas ilustram o aumento da temperatura de um gerador fotovoltaico em relao temperatura ambiente, quando a irradincia que incide na superfcie do mdulo de 1.000 W/m2. A reduo total da energia produzida em resultado do aquecimento do mdulo surge na forma das barras azuis.

Aumento da temperatura e reduo da produo anual para vrios tipos de sistemas de montagem dos geradores fotovoltaicos

3.7.

PONTOS

QUENTES,

DIODOS

DE

DERIVAO

SOMBREAMENTO. Sob certas condies operacionais, uma clula solar sombreada pode aquecer a tal extremo, que o material celular fique 103

danificado. Origina-se assim o que designado por um ponto quente. Isto pode acontecer, por exemplo, quando flui uma corrente inversa relativamente elevada atravs da clula solar.

Clula solar com ponto quente

Mdulo fotovoltaico com carga Se cair uma folha no mdulo solar, de tal modo que uma clula solar (C36 na figura 3.59) fique totalmente obscurecida, esta clula passar a estar inversamente polarizada, actuando como uma

104

carga elctrica e convertendo a energia elctrica em calor. Se a corrente que a atravessa for suficientemente elevada, poder resultar o ponto quente j mencionado. A maior intensidade de corrente que pode fluir atravs da clula, a corrente do curtocircuito. As correntes de curto-circuito ocorrem com frequncia nos sistemas fotovoltaicos autnomos equipados com controladores shunt.

Mdulo fotovoltaico sombreado sem dodos de derivao

Mdulo fotovoltaico sombreado com dodos de derivao

105

Se um mdulo estiver situado na sombra de um objecto prximo (chamin, antena, a curva do mdulo I-U ser modificada pelo dodo de derivao. Sem o dodo de derivao, a corrente total do mdulo estaria determinada pela clula sombreada.

Sombreamento de uma clula de um mdulo standard com dois dodos de derivao

De acordo com a menor irradincia incidente nas clulas, obtem-se a curva de cor vermelha do grfico que a seguir se apresenta. O dodo de derivao garante que a corrente total circule, pelo menos, atravs de 18 clulas no sombreadas, o que origina a curva de cor verde. Pode-se tambm observar que a tenso MPP cai para cerca de metade. As curvas I-U para os mdulos sombreados da figura 3.62, aplicam-se a mdulos standard com 36 clulas sob condies de referncia CTS, nos quais existe uma clula sombreada em 75 % da sua superfcie.

106

Curvas I-U do mdulo com e sem dodos de derivao

Os dodos de derivao so normalmente alojados nas caixas de juno dos mdulos.

Caixa de juno do mdulo com dodos de derivao

107

3.8. CARACTERISTICAS ELCTRICAS DOS MDULOS. Para alm da eficincia, os mdulos cristalinos e de pelcula fina diferem em termos da dependncia intensidade da radiao e temperatura, sombreamento. Na prtica, a menor eficincia dos mdulos de pelcula fina leva a uma maior rea de captao para se obter a mesma produo energtica. A menor eficincia dos mdulos de pelcula fina no implica uma menor energia produzida por unidade de potncia. Neste contexto, os mdulos de silcio amorfo so nicos. Os mdulos que se encontram no mercado comportam-se geralmente de modo muito semelhante. O processo de degradao do material amorfo por aco da radiao solar (Efeito Staebler Wronski), provoca a reduo da eficincia do mdulo durante os primeiros 6 a 12 meses de operao. Depois deste perodo inicial, acaba por estabilizar num determinado valor. A potncia correspondente especificada pelos fabricantes como sendo a potncia nominal. Isto significa que os mdulos de silcio amorfo so na realidade fornecidos com uma potncia superior potncia nominal. Este facto dever ser tido em conta durante o dimensionamento de determinados equipamentos do sistema, tal como os inversores. Para alm das diferenas na eficincia, convm destacar o abatimento das curvas de corrente-tenso dos mdulos de pelcula fina, em particular dos mdulos CdTe. A menor definio do MPP implica a necessidade de um maior controlo tecnolgico. O da resposta espectral e da tolerncia ao

108

abatimento das curvas I-U dos mdulos de pelcula fina, resulta em menores factores de forma do que para os mdulos cristalinos. No entanto, os mdulos de pelcula fina so geralmente mais flexveis em termos de dimenses geomtricas. Nos mdulos cristalinos, as dimenses do mdulo so determinadas pela geometria da pastilha de silcio usada, em que a tenso nominal do mdulo por sua vez um mltiplo das tenses das clulas individuais ligadas em srie. Na tecnologia de pelcula fina, as clulas consistem fundamentalmente em tiras de clulas de 0,50 cm a 2,00 cm de largura. Os fabricantes de clulas e mdulos de pelcula fina, tm maior liberdade de escolha no que respeita ao comprimento e nmero de tiras celulares interligadas, pelo que o desenho do mdulo a que corrente determina e tenso a do potncia mesmo. e, Se

consequentemente,

aumentarmos a rea do mdulo poderemos aumentar, quase infinitamente, a potncia.

Curvas caractersticas tpicas de mdulos de pelcula fina amorfos

109

Em alternativa s tiras de clulas continuas ao longo do mdulo, alguns fabricantes de mdulos de pelcula fina utilizam campos separados de clulas, com uma rea de, por exemplo,

34cmx12cm. Em cada campo de clulas esto interligadas vrias tiras de 0,5 cm de largura. Os campos de clulas so ento interligados atravs de dodos de derivao para formar um mdulo. A diviso em diferentes campos de clulas e a interligao com os dodos de derivao, melhora a tolerncia destes mdulos perante o sombreamento. Em comparao com os mdulos cristalinos, os mdulos de pelcula fina comportam-se melhor na presena de sombras. Nos mdulos standard de pastilhas individuais de silcio, o facto de existir uma clula completamente sombreada acarreta a falha de metade do mdulo (ver 3.1.10). Pelo contrrio, a forma das clulas individuais dos mdulos de pelcula fina, permite evitar que as clulas fiquem completamente sombreadas. Consequentemente, a potncia

apenas se reduz de forma proporcional rea sombreada, pelo que as perdas ocasionadas pelo sombreamento so frequentemente muito menores do que aquelas que ocorrem com mdulos de silcio cristalino.

110

Comparao entre os comportamentos dos mdulos de pelcula fina e os mdulos de silcio cristalino perante sombreamentos

3.9. CERTIFICAO DA QUALIDADE DOS MDULOS. Para os menos entendidos, ser sempre difcil avaliar a qualidade de um mdulo. Por esta razo, as marcas certificadas oferecem um certo nvel de confiana na altura da avaliao. A certificao atribuda por Institutos oficiais acreditados, que tm por base a realizao de testes estipulados pelas normas IEC, constitui uma informao fidedigna. Um outro critrio importante de avaliao consiste no perodo de garantia oferecido pelo fabricante.

Certificao e testes de aprovao A Centro Europeu de Investigao situado em Ispra (Itlia), desenvolveu um procedimento especial para testar mdulos. A especificao de teste n 503, Mdulos fotovoltaicos Terrestres de Silcio Cristalino Qualificao do Desenho e Aprovao do Modelo, foi adoptada em 1993 pela Comisso Internacional

111

Electrotcnica (IEC), sob a forma da norma IEC 61215, e ratificada em 1995 como a norma Alem e Europeia DIN EN 61215. A especificao foi alargada aos mdulos amorfos, tendo em considerao a degradao do material celular. Por este motivo, foi posteriormente (em 1996), emitida a norma IEC 61646, Mdulos fotovoltaicos Terrestres de Pelcula Fina Qualificao do Desenho e Aprovao do Modelo (DIN EN 61646). Os mdulos certificados por esta norma so considerados mdulos de elevada fiabilidade e durabilidade. Para a certificao do mdulo feita uma colheita aleatria de uma amostra de oito mdulos, retirados directamente da linha de produo. Um dos mdulos usado para controlo, enquanto que os restantes sete mdulos so submetidos a diversos testes

tecnolgicos e fsicos: Inspeco visual; Desempenho sob diferentes condies (CTS, NOCT e com T = 25 e E = 200 W/m2); Teste de isolamento trmico; Medio dos coeficientes trmicos; Teste de exposio a factores externos; Teste de resistncia a um ponto quente; Teste de resistncia ao choque trmico; Testes de resistncia aos raios UV;

112

Teste de estanquicidade e resistncia ao gelo; Teste de robustez dos acabamentos; Teste de resistncia mecnica e de toro; Teste de resistncia ao granizo

Os procedimentos para os diversos testes e medies, so parcialmente definidos em vrias normas: As bases para a medida do desempenho do mdulo, vem estipulado nas vrias seces da norma DIN EN 60904-1 (IEC 60904-1) Medio das

Caractersticas Fotovoltaicas de Corrente-Tenso. Esta norma especifica os requisitos dos procedimentos de teste e de medio, e define quais as fontes de luz artificial que podero ser utilizadas no teste. Por exemplo, especifica a distribuio espectral que corresponde a um espectro de referncia solar. A norma IEC 60891 outra norma de referncia, que descreve os

procedimentos para as correces da temperatura e da irradincia na determinao das caractersticas I-U das clulas e dos mdulos cristalinos, para vrios nveis de temperatura e de irradincia. O teste de resistncia mecnica, no que respeita resistncia ao impacto, especificado na norma IEC 61724. O certificado de homologao atribudo no contexto da norma IEC 61215 ou IEC 61646, globalmente aceite como uma marca de qualidade dos mdulos. actualmente exigido pela maioria das autoridades competentes que gerem programas nacionais e internacionais de apoio. Os mdulos standards so normalmente

113

certificados pelas normas IEC 61215 ou IEC 61646. No muito frequente os mdulos especiais e especficos serem certificados, sobretudo devido aos elevados custos associados com a concesso do certificado, que no se justifica para um nmero to reduzido de mdulos. Infelizmente, as medies feitas sob condies de referncia CTS, dizem muito pouco sobre os desempenhos reais dos mdulos. Faria sentido especificar o desempenho mdio ou a produo nas condies reais de operao (condies de campo). Isto requer medies e clculos das eficincias para vrias irradincias e temperaturas. Vrios Institutos de todo o mundo tm vindo a trabalhar no sentido de definir procedimentos standardizados para a determinao da produo energtica nas condies de campo. Os maiores progressos foram feitos pela Junta da Comisso Europeia do Centro de Investigao em Ispra, e teve como resultado o projecto da norma IEC 61853 Teste do desempenho e ndice de produo de mdulos fotovoltaicos terrestres . Este documento define seis dias de referncia com regimes de irradincias e temperaturas tpicas, para os quais determinado a energia produzida. 1) Dia de calor nas regies desrticas: elevada irradincia e temperatura (valores mximos de 1.100 W/m2 e 45 C)

2) Dia de primavera nas regies montanhosas: elevada irradincia e baixa temperatura (valores mximos de 1.000 W/m2 e 6 C) 3) Dia de outono com o cu coberto: irradincia e temperatura medianas (valores mximos de 350W/m2 e 15C)

114

4) Dia quente e hmido de Vero com ligeiras nuvens: irradincia mediana e elevada temperatura (valores mximos de 600 W/m2 e 30 C) 5) Dia de Inverno nos pases setentrionais: baixa irradincia e baixa temperatura (valores mximos de 200 W/m2 e 0 C) 6) Dia de Vero nas regies costeiras frias: irradincia normal e baixa temperatura (valores mximos de 1.000 W/m2 e 18 C)

Uma vez de acordo com a norma IEC 61215, onde so medidos e registados todos os dados relativos ao mdulo, ser apenas necessrio combinar esta informao com os dados meteorolgicos para os dias de referncia (atravs de um procedimento

normalizado), para se chegar energia produzida. perfeitamente possvel que um mdulo com uma maior eficincia nas condies de referncia CTS, possa vir a ter uma menor produo energtica total.

Teste de proteco classe II Este teste est relacionado com a proteco das pessoas contra choques elctricos. Esta proteco deve ser garantida pelos mdulos de proteco Classe II, atravs de, no mnimo, um isolamento duplo que permanea intacto durante o perodo de vida til do mdulo. Este teste pressupe a prova da conformidade do mdulo norma IEC 61215.

115

Marca de certificao TV-PROOF A TV Rheinland tem vindo a atribuir a marca TV-PROOF desde 1999. Esta marca de certificao implica a realizao de testes que vo para alm das exigncias da norma IEC 61215 e pode ser atribuda a sistemas completos ou a componentes individuais, como os mdulos, inversores e interruptor principal DC. A marca TV-PROOF num mdulo significa que, entre outros, a especificada eficincia e conformidade com a proteco Classe II e norma IEC 61215, foram avaliados e confirmados.

Perodo de garantia dos fabricantes A qualidade de um mdulo tambm assegurada pelo perodo de validade da garantia. As garantias dos fabricantes so

normalmente vlidas por perodos entre 10 a 26 anos. Contudo, deve-se verificar a que potncia se refere a garantia: se potncia mnima ou se potncia nominal. A garantia de 90 % da potncia mnima com uma tolerncia de desempenho de 10 %,

equivalente a uma garantia de 80 % da potncia nominal.

Interligao entre mdulos fotovoltaicos Os mdulos fotovoltaicos so combinados entre si atravs de ligaes em srie e em paralelo, por forma a criar uma maior unidade do ponto de vista elctrico e mecnico. Os mdulos ligados em srie constituem as fileiras. Para minimizar as perdas

116

de potncia no sistema, apenas devero ser utilizados mdulos do mesmo tipo. Uma fileira constituda por trs mdulos fotovoltaicos e as resultantes curvas de corrente-tenso, so ilustradas na figura seguinte.

Ligao em srie dos trs mdulos fotovoltaicos O nmero de mdulos ligados em srie perfaz a tenso do sistema, que por sua vez determina a tenso de entrada do inversor. Devese ter em ateno que a tenso de circuito aberto da fileira de mdulos sempre maior do que as equivalentes tenses

operacional e nominal. Na eventualidade de ser atingido este nvel de tenso, podero ser ultrapassadas as tenses de entrada admissveis dos inversores.

117

Ligao em paralelo dos trs mdulos fotovoltaicos Nos sistemas com ligao rede, encontram-se vrias fileiras ligadas em paralelo. O nmero de mdulos por fileira ir depender da tenso do sistema, o que dever produzir as curvas

caractersticas do grfico seguinte.

118

Interligao de mdulos fotovoltaicos 3.10. CAIXA DE JUNO GERAL, DIODOS DE BLOQUEIO DAS FILEIRAS E FUSVEIS. A caixa de juno geral do gerador contm terminais, aparelhos de corte e, se necessrio, fusveis de fileira e dodos de bloqueio das fileiras. Frequentemente tambm instalado um descarregador de sobretenses para desviar as sobretenses para a terra (ver captulo 5). Esta a principal razo pela qual a ligao equipotencial ou o condutor de terra so ligados caixa de juno geral. Por vezes, tambm alojado o interruptor principal DC (ver captulo 3). Esta caixa deve ser de proteco classe II, e ter os terminais positivo e negativo claramente separados no interior da caixa. No caso de ser instalada no exterior, dever estar protegida, no mnimo, com proteco IP 54.

Dodos de bloqueio das fileiras, fusveis de fileira e caixas de juno do gerador

119

Os fusveis de fileira protegem os cabos contra sobrecargas. Devem ser concebidos para funcionar em DC (ver captulo 5). Os fusveis cilndricos so normalmente distribudos de forma

semelhante aos fusveis de fileira.

Vrios fusveis DC Para promover o desacoplamento entre as fileiras dos mdulos individuais, podem ser ligados dodos de bloqueio em srie com cada fileira. No caso de ocorrer um curto-circuito ou o

sombreamento de uma fileira, as restantes podero continuar a funcionar sem serem perturbadas. Sem a presena de dodos de bloqueio nas fileiras, uma corrente fluiria no sentido inverso atravs da fileira afectada. A tenso de bloqueio destes dodos dever ser igual ao dobro da tenso de circuito aberto da fileira fotovoltaica sob condies CTS. Durante a operao do sistema fotovoltaico, os dodos de bloqueio das fileiras esto directamente polarizados. Isto permite que a corrente da fileira flua atravs dos dodos de bloqueio das fileiras (normalmente so necessrios dissipadores de calor). A circulao de corrente provoca perdas de potncia nos dodos (aprox. 0,5 a 2,0 %), que tem origem na queda de tenso aos terminais do dodo de aproximadamente 0,5-1,0 V. Por este motivo, nos sistemas sombreados, a produo energtica para sistemas que usem dodos de bloqueio, no substancialmente maior dos

120

sistemas que no possuem dodos de bloqueio. As perdas devido s correntes inversas so compensadas pelas perdas originadas pelas quedas da tenso aos terminais dos dodos. A falha de um dodo de bloqueio de fileira provou ser problemtica. A experincia do a programa falha 1000 telhados dodos de mostrou bloqueio que, e,

frequentemente,

destes

consequentemente das fileiras fotovoltaicas, no eram descobertas nem reparadas seno demasiado tarde. Por este motivo, so actualmente suprimidos os dodos de bloqueio das fileiras nos sistemas fotovoltaicos com ligao rede. Os estudos liderados pelo Instituto Fraunhofer para sistemas de Energia Solar ISE, demonstraram que os mdulos standard suportam correntes inversas sete vezes superiores corrente do curto-circuito, sem serem danificados [Lau 98]. De acordo com o estabelecido na norma VDE 0100-712 (IEC 60364-7-712), os dodos de bloqueio de cada fileira no so necessrios, se forem usados mdulos do mesmo tipo, com uma proteco de classe II, certificados para suportar 50 % da corrente nominal de curto-circuito quando polarizados inversamente e no caso do desvio da tenso do circuito aberto entre as diferentes fileiras individuais do gerador fotovoltaico no seja superior a 5 %. Para proteger os mdulos e os cabos das fileiras das sobrecargas, so intercalados fusveis de fileira em todos os condutores activos (positivos e negativos). Se no se utilizarem fusveis de fileira, os condutores de fio devem estar dimensionados para a mxima

121

corrente de curto-circuito do gerador, menos a corrente da fileira. Para a escolha de uma caixa de juno apropriada.

Caixa de juno do gerador

3.11. IDEIAS BASE A RETER. A reduzida potncia das clulas solares justifica a ligao de vrias clulas no fabrico dos mdulos fotovoltaicos (encadeamento de clulas). Na ligao em srie, os contactos frontais de cada clula so soldados aos contactos posteriores da clula seguinte, por forma a ligar o plo negativo (parte frontal) da clula com o plo positivo (parte posterior) da clula seguinte. Os terminais de incio e de fim da fileira de clulas so estendidos para o exterior, tendo em vista a posterior ligao elctrica. Por forma a proteger as clulas das tenses mecnicas, dos agentes atmosfricos e da humidade, as clulas so embebidas num material transparente malevel, que tem ainda a

particularidade de assegurar o isolamento elctrico entre as clulas. Para a estabilizao da estrutura, o material de

encapsulamento aplicado a um substrato. Na maioria dos casos usado vidro, mas tambm possvel usar plstico acrlico, metal ou folheados de plstico.

122

Dependendo do processo, as clulas solares podem ficar assentes na parte posterior, frontal ou entre o material de substrato. importante que a cobertura, no lado sensvel luz, seja feita de material com um elevada transmisso luminosa, por forma a permitir a maior incidncia possvel da energia solar na clula solar. Por esta razo, o vidro com baixo teor de ferro usado geralmente como substrato frontal, pois permite uma penetrao de 91 % da luz. O vidro solar temperado para que possa resistir s elevadas cargas trmicas. Um vidro solar antireflectivo recentemente desenvolvido, tem uma cobertura adicional anti-reflexo aplicada por um processo custico ou por imerso, e uma transmisso luminosa de 96 %. Este grau de transparncia permite um aumento da produo total do mdulo na ordem de 3,5 %, em comparao com os restantes mdulos que usam vidro solar convencional.

possvel distinguir trs tipos diferentes de encapsulamento: Encapsulamento EVA Encapsulamento Teflon Encapsulamento em resina fundida

Os mdulos podem ser classificados da seguinte forma: a) Em funo do material celular:

123

Mdulos monocristalinos Mdulos policristalinos Mdulos de pelcula fina (amorfos, CdTe e mdulos CIS)

b) Em funo do material de encapsulamento: Mdulos Teflon Mdulos de Resina Fundida (a classificao mdulo EVA no geralmente usada)

c) Em funo da tecnologia de encapsulamento: Laminagem (com Eva ou com Teflon)

d) Em funo da tecnologia do substracto: Mdulos pelcula-pelcula (flexveis) Mdulos vidro-pelcula (ou mdulos de vidro-Tedlar)

Para o encaminhamento dos condutores que provm das clulas fotovoltaicas, desde o matria implantado at ao exterior, necessrio furar a parte posterior do mdulo, sendo fixada uma caixa de juno, junto dos pontos de entrada dos cabos. A caixa de juno do mdulo deve ter uma proteco mnima de IP 54 e uma classe II de proteco. Na montagem deve ter-se o mximo de 124

cuidado para evitar a penetrao de gua. Para tal utilizam-se canais circulares de escoamento (ver seco 9.2). Os parmetros elctricos dos mdulos fotovoltaicos so

determinados pelos fabricantes nas condies de referncia CTS (ver seco 2.5.2). A corrente de curto-circuito Isc, a tenso de circuito aberto UOC e o ndice mximo de potncia Pmax ou PMPP, so especificados para os mdulos solares com uma margem de tolerncia inferior a + 10%. No Vero, a reduo da potncia til do mdulo fotovoltaico para altas temperaturas, pode elevar-se a 35%, em comparao com as condies de referncia (conforme figura 3.54). Por forma a minimizar esta perda de potncia, os mdulos fotovoltaicos devem poder dissipar este excesso de calor para o exterior (suficiente ventilao). Num dia tpico de Vero, para um nvel de irradincia de 800 W/m2 e uma temperatura ambiente de 20 C, as clulas de um mdulo livre esto a uma temperatura situada em torno dos 42 C. A temperatura operacional fundamentalmente influenciada pelas condies trmicas ambientais, que por sua vez podem diferir em funo do tipo de instalao e de montagem do gerador fotovoltaico. Desenvolvem-se maiores temperaturas para um sistema fotovoltaico integrado no telhado, do que para um sistema bem ventilado. Na figura 3.56, as barras vermelhas ilustram o aumento da temperatura de um gerador fotovoltaico em relao temperatura ambiente, quando a irradincia que incide na superfcie do mdulo de 1.000 W/m2. A reduo total da energia

125

produzida em resultado do aquecimento do mdulo surge na forma das barras azuis. Para a certificao do mdulo feita uma colheita aleatria de uma amostra de oito mdulos, retirados directamente da linha de produo. Um dos mdulos usado para controlo, enquanto que os restantes sete mdulos so submetidos a diversos testes

tecnolgicos e fsicos: Inspeco visual; Desempenho sob diferentes condies (CTS, NOCT e com T = 25 e E = 200 W/m2); Teste de isolamento trmico; Medio dos coeficientes trmicos; Teste de exposio a factores externos; Teste de resistncia a um ponto quente; Teste de resistncia ao choque trmico; Testes de resistncia aos raios UV; Teste de estanquicidade e resistncia ao gelo; Teste de robustez dos acabamentos; Teste de resistncia mecnica e de toro; Teste de resistncia ao granizo.

126

Energias Renovveis / Energia Solar


3.12.- Teste de Auto Avaliao (AV20)

O formando dever responder s questes sem consultar as solues. Devendo a seguir confirmar o resultado.

1/3

1. Por forma a proteger as clulas solares das tenses mecnicas e dos agentes atmosfricos, so protegidas com:

a) Vidro b) Vidro, Plstico, Metal, Acrilico c) Nenhuma das anteriores.

2. O vidro solar deve ser ____________ para resistir a cargas ___________, o vidro deve ser ainda _________________.

3. ainda possivl distinguir trs tipos de encapsulamento:

a) Eva, Resina fundida. b) Teflon c) Ambas as anteriores.

4. Os mdulos standard ou convencionais so __________ com o objectivo de obter a maior ______________ por metro quadrado, ao menor custo possvel. Na sua maioria so ____________ pelcula vidro encapsulados com EVA.

5. A caixa de juno do modulo fotovoltaico deve ter uma proteco minma de:

a) IP 65 Classe II. b) IP 54 classe II.

2/3

c) IP 80.

6. Os modulos fotovoltaicos podem ser ligados da seguinte forma:

a) Srie. b) Paralelo. c) Srie, Paralelo.

7. As vrias clulas solares so interligadas por forma a aumentar a ___________ total til. Nesse sentido temos _________ possibilidades: a interligao de clulas em ________ ou em _________. Nos mdulos fotovoltaicos, as clulas solares encontram-se ligadas maioritariamente em ________ at perfazer os nveis de ________ pedidos, quando so ligadas trs clulas solares em srie. Observa-se que a tenso da clula __________ enquanto que a intensidade da corrente permanece ____________.

8. No Vero, a reduo da potncia til do mdulo fotovoltaico para altas temperaturas, pode elevar-se a:

a) 10 %. b) 20 %. c) 35 %.

3/3

Energias Renovveis / Energia Solar


Teste de Auto Avaliao (AV20) 3.13.- Solues

1 B ; 2 Temperado, Trmicas, Anti-reflexo ; 3 C ; 4 Fabricados, Produo, Laminados ; 5 B ; 6 C ; 7 Potncia, Duas, Srie, Paralelo, Srie, Tenso, Aumenta, Constante 8 C ;

1/1

4.1. SIMBOLOS ELCTRICOS E FUNO. O inversor solar estabelece a ligao entre o gerador fotovoltaico e a rede AC ou a carga AC. A sua principal tarefa consiste em converter o sinal elctrico DC do gerador fotovoltaico num sinal elctrico AC, e ajust-lo para a frequncia e o nvel de tenso da rede a que est ligado.

Smbolo elctrico do inversor. Tambm conhecido como conversor DC/AC. Com a utilizao dos modernos dispositivos electrnicos, a converso num sinal de corrente pequenas. alternada standard envolve perdas relativamente

123

Princpio de um inversor ligado rede Dependendo da aplicao, existe uma distino entre os inversores utilizados nos sistemas com ligao rede (inversores de rede) e nos sistemas autnomos (inversores autnomos). De seguida observamos os inversores para sistemas com ligao rede. Nos sistemas fotovoltaicos com ligao rede, o inversor ligado rede elctrica principal de forma directa ou atravs da instalao do servio elctrico do prdio. Com uma ligao directa, a electricidade produzida injectada directamente na rede elctrica pblica. Com o acoplamento instalao do prdio, a energia gerada em primeiro lugar consumida no prdio, sendo ento a excedente fornecido rede pblica. Os sistemas fotovoltaicos com uma potncia instalada at 5 kWp (ou com uma dimenso inferior a 50 m2), so construdos geralmente como sistemas monofsicos. Para maiores sistemas, a alimentao trifsica, e ligada ao sistema de alimentao trifsico. Para esta aplicao, os inversores centrais trifsicos equipados com tirstores so frequentemente usados. Contudo, cada vez mais frequente a utilizao de vrios inversores monofsicos, que so distribudos de forma equilibrada entre as trs fases. O seguinte diagrama mostra o princpio do acoplamento dos sistemas fotovoltaicos rede elctrica, com inversores

monofsicos e trifsicos.

124

Princpio de sistema fotovoltaico com ligao rede com inversor monofsico e trifsico Com o objectivo de fornecer rede elctrica a maior potncia possvel, o inversor deve funcionar no ponto MPP do gerador fotovoltaico. Como j foi indicado na seco 3.1.9, o ponto MPP do gerador fotovoltaico muda de acordo com as condies meteorolgicas. No inversor, o sistema de rastreio MPP garante que o inversor constantemente ajustado ao ponto MPP. O sistema de rastreio MPP consiste, basicamente, num conversor DC ligado em srie com o inversor, e que ajusta a tenso de entrada do inversor em funo do nvel de tenso MPP.

Os actuais inversores solares so capazes de realizar as seguintes funes: 1. A converso da corrente DC gerada pelo gerador fotovoltaico em corrente AC, de acordo com os requisitos tcnicos e de segurana que esto estipulados para a ligao rede; 125

2. Ajuste do ponto operacional do inversor ao MPP do gerador fotovoltaico (rastreio 3. Registo de do ponto MPP); operacionais e sinalizao (p. ex. :

dados

visualizadores, armazenamento de dados, transferncia de dados); 4. Dispositivos de proteco AC e DC (p. ex.: proteco de polaridade, proteco contra sobrecargas e sobretenses e

equipamento de proteco da interligao com a rede receptora).

Fabricantes de inversores para ligao rede: ACE, ASP, Aixcon, Dormller, Exendis, Fronius, G&H NKF Electronic, Kaco Philips

Gertetecnik

Karschny,

Mastervolt,

Electronics,

Lighting, Siemens, SMA, Solar-Fabrik, Solar Konzept, Solon, Sputnik, Sun Power, Sunways, UfE, Victron, Wrth, Wuseltronik. Dependendo do seu princpio operacional, os inversores para ligao rede podem dividir-se em inversores comutados pela rede (sincronizados pela rede) e em inversores auto-controlados.

4.2. INVERSORES COMUTADOS PELA REDE. Um inversor comutado pela rede constitudo, basicamente, por uma ponte comutada de tirstores. A tradicional utilizao de inversores tirstorizados nas tecnologias de automao (tecnologia de regulao e controlo, controladores de motores), levou a aplicao de tirstores nos primeiros inversores solares.

126

Estes

dispositivos

ainda

so

utilizados

actualmente,

particularmente nos grandes sistemas fotovoltaicos. Para os inversores monofsicos de potncias reduzidas (<5 kWp), existem apenas alguns fabricantes que ainda constroem inversores que se baseiam nesta tecnologia.

Princpio dos inversores comutados pela rede Cada par de tirstores da ponte recebe alternadamente um impulso, sincronizado com a frequncia da rede. Uma vez que os tirstores apenas podem comutar para o estado de conduo, mas no conseguem desligar-se, necessrio a interveno da tenso da rede para forar os tirstores a passar ao estado de bloqueio (comutao). Por este motivo, estes inversores designam-se por comutados pela rede.

127

Caso

acontea

um

colapso

na

rede,

inversor

desliga-se

automaticamente. Esta caracterstica implica que os inversores sincronizados pela rede no podem funcionar no modo autnomo. Conforme pode ver-se no seguinte diagrama, so criadas correntes de onda quadrada, o que leva a designar frequentemente estes inversores como inversores de onda quadrada. Estes desvios da forma original da onda sinusoidal da rede elctrica, provocam o aparecimento de fortes componentes

harmnicos (perturbaes) e em simultneo um elevado consumo de potncia reactiva (inactiva). Os valores limite para os

harmnicos encontram-se especificados na norma IEC 100-3-2 e 1000-3-3 (DIN VDE 0838). So necessrios filtros de sada e equipamento de compensao para limitar o contedo harmnico. Utiliza-se um transformador principal de 50 Hz para isolar electricamente a rede principal. Nos modernos dispositivos com tirstores, os impulsos de disparo so controlados por

microprocessador. Retardando o impulso de disparo (controlo por ngulo de fase) possvel implementar um controlo de rastreio do ponto MPP.

4.1.

INVERSORES AUTO-CONTROLADOS.

Tal como os inversores comutados pela rede, os semicondutores responsveis pela comutao da corrente dos inversores autocontrolados, so tambm ligados num circuito em ponte.

Dependendo do desempenho do sistema e do nvel de tenso, so utilizados os seguintes componentes semicondutores:

128

MOSFET (transstor de potncia por efeito de campo de xido de metal). Transstores de Juno Bipolar GTO (Tirstor com bloqueio assistido pela porta, at 1kHz) IGBT (Transstor Bipolar de Porta Isolada) A aplicao do princpio de modulao por largura de impulso por estes dispositivos, permite uma boa reproduo da onda

sinusoidal.

Princpio dos inversores auto-controlados

Atravs da comutao instantnea do estado dos dispositivos electrnicos a uma frequncia em torno dos 10-100 Khz, formam129

se impulsos, cuja respectiva durao e espaamento corresponde a uma onda sinosoidal. Assim, aps a filtragem do sinal por um filtro passa-baixo, forma-se um sinal elctrico com um contedo harmnico de baixa frequncia e de pequena amplitude, que perfeitamente compatvel com a rede. As necessidades da

potncia reactiva destes inversores so relativamente baixas. Devido elevada frequncia da comutao para a formao dos impulsos, estes dispositivos criam perturbaes de elevada

frequncia. Isto significa que os problemas de compatibilidade electromagntica (EMC) precisam de ser tidos em conta durante a concepo da instalao. Isto consegue-se atravs do uso de circuitos de proteco adequados e da blindagem do equipamento. Os inversores auto-controlados com a marca CE e que possuem uma declarao de conformidade EC, mantm geralmente os nveis de EMC abaixo dos valores limites estabelecidos pela norma alem para a compatibilidade electromagntica de equipamentos (EMVG - Gestz ber die Elektromagnetische Vertrglichkeit von Gerfen). Em princpio, os inversores auto-controlados so adequados para as redes autnomas. Caso estes inversores estejam ligados rede elctrica pblica, a frequncia do sinal injectado na rede deve ser sincronizada com a da rede elctrica. Os impulsos de disparo dos comutadores electrnicos so gerados em conformidade com a frequncia fundamental da rede.

Inversores auto-controlados com transformador LF.

130

So com frequncia utilizados transformadores de baixa frequncia (LF) 50 Hz, nos inversores auto-controlados e sincronizados, por forma a ajustar a tenso de sada com a rede receptora. O campo magntico do transformador separa (isola electricamente) o circuito DC do circuito AC. Um tpico inversor auto-controlado com transformador LF, possui os seguintes componentes de circuito: Controlador comutado (conversor step-down ou redutor) Conversor em ponte completa Transformador de rede MPPT (Sistema de rastreio do ponto de mxima potncia) Circuito de monitorizao da rede ENS/MSD, com aparelhos de corte integrados

Conceito do circuito de um inversor com transformador LF. Fonte: Solon

131

O isolamento elctrico do transformador permite que o gerador fotovoltaico seja concebido para tenses reduzidas. Para alm disso, deixa de ser necessrio qualquer equalizao do potencial elctrico da armao do gerador fotovoltaico. 5). O transformador tambm reduz as interferncias

electromagnticas. Contudo, para alm de adicionais perdas de potncia, o

transformador provoca o aumento da dimenso, do peso e dos custos do equipamento. Por este motivo, alguns fabricantes passaram a utilizar um transformador de reduzidas dimenses ou decidiram omiti-lo por completo.

Os

inversores

auto-controlados

com

transformador

de

elevada frequncia A reduo da dimenso do inversor levou utilizao de transformadores de elevada frequncia (HF) de 10 a 50 kHz. Estes transformadores, quando comparados com os LF, tm menores perdas, dimenses, peso e custo. Porm, o circuito dos inversores com transformadores HF torna-se bastante mais

complexo, de tal modo que a diferena de preo entre estes e os inversores com transformadores LF no assim to relevante.

Inversores sem transformador Para as gamas de baixa potncia, so preferencialmente utilizados os inversores sem transformador. 132

Princpio dos inversores sem transformador

As

perdas

do

inversor

so

reduzidas

pela

eliminao

do

transformador. Para alm disso, reduzido o tamanho, o peso e o custo do inversor. A tenso do gerador fotovoltaico tem de ser significativamente maior do que o valor de pico da tenso da rede, ou alterada atravs de um conversor elevador DC/DC integrado com o inversor. Quando so utilizados conversores DC/DC, produzem-se perdas adicionais, cancelando parcialmente as perdas evitadas com o transformador. A falta de isolamento elctrico entre os circuitos de potncia DC e AC nos inversores sem transformador, requer rigorosas medidas de proteco em termos da configurao elctrica de segurana. A regulamentao de segurana do sector especifica que, para o funcionamento em paralelo de sistemas privados de gerao elctrica com inversores sem transformador isolante, deva ser instalado um dispositivo universal sensvel corrente residual, isto , no lado AC e DC. Actualmente esto disponveis dispositivos

133

sensveis corrente universal para inversores sem transformador, que garantem as condies de segurana elctrica. Ser ainda possvel integrar o circuito de proteco com o sistema ENS/MSD. Durante a operao de sistemas fotovoltaicos com inversores sem transformador, estabelecem-se correntes residuais capacitivas de mais de 30 mA, entre os mdulos fotovoltaicos e a terra. Por este motivo, no so utilizados dispositivos de proteco diferencial convencionais que disparam para correntes de 30 mA. Devido ausncia de isolamento elctrico, mais fcil acoplar os impulsos de interferncia electromagntica (rudo) no gerador fotovoltaico. Isto significa que para inversores sem transformador, existe uma maior perturbao electromagntica no ambiente em redor do gerador. Tomando como exemplo a experincia Alem, o valor limite de interferncia electromagntica estabelecido pelo Regulamento da Federao Alem de Controlo de Emisses , s foi atingido para um inversor sem transformador a uma distncia de 10 cm do gerador fotovoltaico, quando as recomendaes dos engenheiros biologistas estipulam uma distncia mnima de 1 m [Bop99]. Usando um mtodo especial de comutao dos inversores sem transformador, possvel evitar a influncia de instveis campos electromagnticos no gerador fotovoltaico [Hol00]. Este mtodo foi desenvolvido pela empresa Karschny e utilizado nos dispositivo das sries Sitop produzidos pela Siemens.

134

Inversor sem transformador Fotografia: Siemens

135

Comparao entre inversores com e sem transformador


Com transformador - A tenso de entrada e de sada esto electricamente isoladas - Muito difundido - Fundamentalmente inversores centralizados Sem transformador - A tenso do gerador fotovoltico deve ser significativamente superior ao valor de pico da tenso da rede, ou necessrio usar conversores elevadores (DC/DC) - A maioria dos inversores de fileira e integrados (mdulos Vantagens - Possibilidade de ligao em tenso reduzida de segurana (UDC < 12V, segurana contra contactos directos salvaguardada) - Forte experincia operacional - Menores interferncias electromagnticas - No necessria a ligao equipotencial Desvantagens do gerador fotovoltico - Perdas no transformador (perdas magnticas e hmicas) - Maior peso - Maior volume - Uso de dispositivos adicionais de proteco: circuito de proteco sensvel corrente de defeito DC integrado no inversor - Flutuao do ponto operacional - Instalao completa com proteco de isolamento classe II - Maiores interferncias electromagnticas AC) - Maior eficincia (para os dispositivos que no possuam conversor DC/DC) - Menor peso - Menor volume - Instalao DC reduzida para inversores de cadeia de mdulos e integrados (mdulos AC)

Caractersticas

136

4.4. CARACTERISTICAS E PROPRIEDADES DOS INVERSORES.

Eficincia da converso COM A eficincia da converso caracteriza as perdas originadas pela converso da corrente DC em AC. Nos inversores, estas perdas compreendem as perdas ocasionadas pelo transformador (nos que possuem transformador), pelos comutadores electrnicos e pelo controlador, pelos dispositivos de registo de dados operacionais, etc.

CON

Potncia de sadaefectiva fundamenta l) PAC (dacomponente Potncia de entrada efectiva PDC

Eficincia do rastreio TR. Os primeiros inversores solares possuam um mtodo de controlo de ponto fixo (o ponto operacional do inversor estava definido para um nvel de tenso particular). Qualquer ajuste em funo das variaes das condies meteorolgicas era apenas possvel numa faixa de valores muito estreita. Os ltimos modelos de inversores para sistemas fotovoltaicos ligados rede, deve garantir uma adaptao ptima curva caracterstica do gerador solar (curva I-U). Durante o dia, os parmetros operacionais do gerador fotovoltaico variam

constantemente. A irradincia e a temperatura alteram o Ponto de Potncia Mxima (MPP) do gerador fotovoltaico. Sempre no intuito de transformar a mximo potncia solar num sinal AC, o 137

inversor tem de fixar e rastrear automaticamente o ponto operacional ptimo (rastreio MPP). A qualidade da capacidade de ajuste do inversor ao ponto operacional ptimo descrito pela eficincia do rastreio.

TR

Potncia mxima instantne a do gerador PPV

Potncia de entrada efectiva instantne a PDC

Neste caso, a flutuao do ponto operacional causado pelo acoplamento indesejado da frequncia da tenso de rede no lado DC, deve ser to com pequena maior quanto relevo possvel. nos Estes efeitos sem

manifestam-se transformador.

inversores

Eficincia esttica A eficincia esttica obtida do produto entre as eficincias de converso e de rastreio:

INV

CON

TR

Esta eficincia esttica pode ser determinada para vrios regimes de carga. A eficincia nominal definida pela fichas tcnicas dos fabricantes, obtida durante o funcionamento no intervalo nominal do inversor

138

(Un e In). Para alm disso, tambm referido com frequncia a eficincia mxima, que normalmente se encontra no intervalo de 50 a 80 % da potncia nominal. O cenrio nominal assim como a eficincia mxima, conseguem-se apenas para determinadas condies de irradincia e de

temperatura. As variaes da irradincia so responsveis pelo funcionamento frequente do inversor no intervalo de carga parcial. A relao entre a eficincia do inversor, a tenso do gerador fotovoltaico e o regime de carga, tem uma influncia decisiva na produo anual de energia elctrica. Consequentemente, as curvas de eficincia (ver figura 3.86) fornecem uma viso mais correcta do que a mera indicao da eficincia nominal.

Curvas caractersticas de diferentes tipos de inversores (de acordo com as especificaes dos fabricantes)

Registo de dados operacionais

139

Quase todos os fabricantes de inversores oferecem funes de aquisio e de registo de dados, integrados nos prprios

dispositivos ou fornecidos em separado. Os dados podem ser lidos atravs de painis de visualizao, constitudos por LEDs (dodos emissores de luz), e/ou transmitidos para um PC. Isto permite que o sistema fotovoltaico seja monitorizado e avaliado.

Mdulo AC com sistema de aquisio de dados operacionais e interface com um PC Fotografia: Dorfmller

O registo de dados cobre, geralmente, os seguintes valores: Entrada: tenso UDC, corrente IDC e potncia PDC Sada: tenso UAC, corrente IAC, potncia PAC e frequncia f Tempo de operao do inversor Electricidade gerada 140

Estado do dispositivo e falhas

O nmero de valores registados situa-se algures entre cinco valores dirios e um valor por minuto. Os tempos de operao e os diferentes parmetros so registados como valores dirios,

semanais, mensais e/ou anuais. Os dados so directamente armazenados ou enviados para um sistema de aquisio e registo de dados, que comunica com um computador. Os dados so analisados atravs de um software apropriado fornecido pelos fabricantes. A capacidade de armazenamento destes dispositivos geralmente de 28 a 450 dias. Alguns destes dispositivos so auxiliados por um sistema externo de aquisio e registo de dados, ou ento um computador que assume esta funo. A maioria dos inversores tm um interface para Pc, em srie ou paralela: interface RS-232 ou RS- 485. A crescente modularidade dos inversores, levou muitos fabricantes a oferecer sistemas externos de aquisio de dados externos com mltiplas interfaces de comunicao. Esta soluo permite que os dados de vrios inversores sejam armazenados e avaliados a partir de um nico dispositivo. Por sua vez, so cada vez mais utilizados sistemas automticos de monitorizao e de sinalizao. A funo de sinalizao de defeitos permite a emisso de sinais de alarme acsticos ou visuais, assim como a transmisso de mensagens por fax, computador, e-mail e/ou Internet.

Caractersticas adicionais e propriedades

141

Tabela 3.6
Smbol o Pn DC PDC Max Pn AC PAC max cos Unidad e W W W W

Parmetro Potncias Potncia nominal DC Potncia mxima fotovoltica Potncia nominal AC Mxima potncia AC Factor de potncia

Descrio Potncia fotovoltica para a qual dimensionado o inversor Mxima potncia fotovoltica que admissvel pelo inversor Potncia AC que o inversor pode fornecer permanentemente Mxima potncia AC do inversor pode fornecer permanentemente Parmetro do controlo da potncia reactiva deve ser superior a 0,9 Especifica a potncia fotovoltica de

Potncia de ligao Potncia de desligao Potncia em standby Potncia em modo nocturno Tenses Tenso nominal DC Intervalo de tenso MP Tenso mxima DC Tenso de desligamento Tenso nominal AC Correntes Corrente nominal DC Corrente mxima DC Corrente nominal AC Corrente mxima AC Taxa de distoro

Pon

arranque para a qual iniciada a operao do inversor Especifica a potncia fotovoltica para a qual o inversor se desliga Especifica a potncia do inversor em modo stand-by (modo de viglia), quando no est em operao e fora do perodo nocturno Especifica a potncia do inversor no perodo nocturno Tenso fotovoltica para a qual dimensionado o inversor Especifica o intervalo de tenso de entrada no qual o inversor procura o ponto MPP Tenso fotovoltica mxima entrada do inversor Tenso fotovoltica mnima para a qual o inversor ainda opera Tenso de sada AC do inversor (normalmente 230V) Corrente fotovoltica para a qual dimensionado o inversor Corrente mxima fotovltica na entrada do inversor Corrente AC que injectada pelo inversor na rede potncia nominal Corrente mxima AC sada do inversor Factor de qualidade da corrente ou da

Poff

Pstandb y

Pnoite

UnDC UMPP UDC max UDC off Un AC

V V V V V

In DC IDC max In AC IAC max k

A A A A %

142

tenso fornecida (calcula-se a partir do harmnica rcio entre o valor RMS das componentes harmnicas e a fundamental), deve ser inferior a 5% Dependendo do tipo e da classe de desempenho, o rudo em operao pode Nvel de rudo dB (A) atingir diversos nveis isto deve ser tomado em conta ao escolher a localizao do inversor Dependendo do tipo e da classe de Intervalo de temperatura desempenho, existem vrios intervalos de T C temperaturas: para ter em ateno ao escolher a localizao do inversor (por exemplo, num sto ou no exterior)

Tabela 3.7
Propriedades

Descrio Na altura de escolher a localizao do inversor deve-se ter em conta: Categoria: IP 5_ proteco contra o depsito de poeiras IP 6_ proteco contra a penetrao de corpos slidos estranhos e poeiras IP _1 proteco contra a queda vertical de gotas de gua

Categoria de proteco IP

IP _3 proteco contra a queda de gotas de gua at 60 da vertical IP _4 proteco contra projeces de gua IP _5 proteco contra jactos de gua de baixa presso IP _7 proteco contra a imerso em gua Um inversor situado no exterior deve ter, pelo menos, proteco IP 54 O inversor monitoriza a resistncia isolamento do sistema fotovoltico Diz respeito ao comportamento do inversor no caso de acontecer uma falha O inversor deve estar protegido contra a

Controlo do isolamento Estabilidade em curto-circuito e em circuito aberto Proteco de polaridade

143

eventualidade de uma ligao incorrecta dos seus plos (por exemplo, durante a instalao) Circuito de monitorizao da rede, com aparelhos de corte integrados: dois dispositivos automticos ENS/MSD (com maior enfoque na Alemanha) em paralelo que monitorizam a rede receptora, cada um deles com um dispositivo integrado, ligados em srie entre si. Frequentemente o ENS/MSD vem integrado com o inversor. Ver tambm a seco 5.8.2 O perodo da garantia deve ser no mnimo de dois anos Registo de dados operacionais relevantes, deteco e sinalizao de avarias, e armazenamento de dados Interface RS-232 ou RS-485 PC, software de anlise, modem que pode transmitir sinais de dados atravs da linha de potncia Ampla oferta de equipamento auxiliar, facilidade de uso, documentao para o cliente e para o responsvel tcnico pela instalao

Servio, garantia Aquisio e armazenamento de dados Interface com o PC, software, ou modem ligado rede elctrica

Indicador visual, documentao

144

4.5. TIPOS DOS INVERSORES: TAMANHOS E CLASSES DE POTNCIAS. Os inversores podem dividir-se em trs grupos: inversores centrais, inversores de cadeia de mdulos e inversores integrados. Os conceitos que esto associados a cada tipo de inversor so explicados em detalhe no captulo 5. De seguida so apresentados alguns exemplos de diferentes inversores.

Inversor central - gama de alta potncia (trifsico) Tipo: Fabricante: Conceito: Potncia nominal DC: Tenso MPP: Dimenso: Peso: SINVERTsolar 60 kVA Siemens AG Inversor auto-controlado com transformador LF 60 kW 460-680 V 1.325 x 650 x 850 mm 750 kg

145

Inversor central - gama de baixa potncia (monofsico)

Tipo: Fabricante: Conceito: Potncia DC: Tenso MPP: Dimenso: Peso:

NEG 1600+ SOLON AG Inversor auto-controlado com transformador LF e tenso reduzida de segurana nominal 1.740 W 56-95 V 540 x 410 x 170 mm 26 kg

146

Inversor de cadeia de mdulos Tipo: Fabricante: Conceito: Potncia nominal DC: Tenso MPP: Dimenso: Peso: SunnyBoy SWR 2000 SMA Inversor auto-controlado transformador 1.900 W 125-500 V 295 x 434 x 214 mm 25 kg

sem

147

Unidade integrada Inversor/mdulo

Tipo: Fabricante: Conceito: Potncia nominal DC: Tenso MPP: Dimenso: Peso:

DMI 150/35 Dorfmller Inversor

auto-controlado

com

transformador LF 100 W 28-58 V 80 x 200 x 100 mm 2,8 kg

Configurao multifileira A utilizao de inversores para elevadas tenses de entrada, particularmente no caso dos inversores de cadeia de mdulos (ver captulo 5), pode conduzir a substanciais perdas de energia. Os sistemas sombreados ou que possuem campos de mdulos com diferentes orientaes, so os mais afectados. Uma das solues adoptadas para reduzir estas perdas, conhecida pela configurao multifileira. Neste caso, o sistema concebido de forma a que os mdulos com condies semelhantes de irradincia so ligados uns aos outros, formando uma nica "fileira". Cada fileira tem o seu prprio conversor DC/DC com um rastreador MPP separado, de modo a 148

cada fileira operar no ponto de mxima potncia. Por este motivo, as fileiras MPPs podem ser diferentes. Atravs do barramento DC fornecida uma tenso DC constante pelo conversor DC/DC unidade onduladora (inversor).

Inversor multifileira

149

Configurao potncia O conceito

mestre-escravo

nas

gamas

de

baixa

mestre-escravo

(ver

captulo

5)

permitiu

desenvolvimento de uma nova soluo para a optimizao da produo de energia. Este conceito, utilizado normalmente para os grandes inversores (200 kW ou mais), foi expandido para os inversores de baixa potncia (at 5 kW). Vrios inversores de baixa potncia trabalham em conjunto como unidades mestre-escravo. Quando a irradincia reduzida, apenas operam os dispositivos mestres. Com o aumento da irradincia, atinge-se a potncia limite do dispositivo mestre, sendo ento accionado o o primeiro dispositivo da dos escravo. irradincia restantes De modo

semelhante, sucessiva

crescente em

aumento

conduz

entrada

operao

dispositivos

escravos. Este conceito permite optimizar a eficincia global do sistema. A curva caracterstica da unidade mestre-escravo, compreende as curvas caractersticas dos inversores individuais e, especialmente no intervalo de baixa potncia, tem uma eficincia maior do que a de um dispositivo individual com a mesma potncia total. possvel distribuir os vrios inversores individuais da unidade mestre-escravo entre os diferentes sub-geradores ou fileiras, de modo a estabelecer diferentes MPP para os inversores individuais. Outra designao dada a esta configurao o conceito de equipa.

150

Curva caracterstica de eficincia de uma unidade mestreescravo com trs inversores

Configurao trifsica nos intervalos de baixa potncia Outra possibilidade para a optimizao da eficincia global dos sistemas fotovoltaicos nos intervalos de baixas potncias, consiste na ligao do inversor a uma rede trifsica. Este conceito tem as seguintes vantagens:

elevada eficincia; melhoria na qualidade do sinal elctrico produzido; simplicidade do circuito; maior robustez e longevidade dos dispositivos;

151

possibilidade de utilizao de equipamento protector redundante, com monitorizao da tenso trifsica (em substituio do dispositivo protector ENS/MSD).

Outros desenvolvimentos. Os fabricantes de inversores tm vindo a dar uma especial nfase modularidade dos seus dispositivos. Mltiplos inversores de pequena dimenso so ligados entre si do lado DC ou AC. Isto permite a ligao de vrias unidades conversoras sob a forma de um nico sistema modular, que fornea a potncia total desejada. Tal como os componentes de potncia, esta modularidade estendese a outras funcionalidades que opcionalmente podem equipar os inversores, de acordo com as especificaes do cliente. Isto inclui, em particular, visualizao, registo e armazenamento de dados operacionais, interfaces de comunicao, funes de proteco, entre outros. Deste modo os dados operacionais dos mltiplos inversores podem ser monitorizados distncia, atravs das suas interfaces de comunicao. Novos conceitos esto neste momento a ser desenvolvidos, em que o rastreador MPP e o conversor DC/DC esto separados e ligados atravs de um barramento DC a um inversor central.

152

Inversores de concepo modular Fotografias: Fronius

153

4.6. IDEIAS BASE A RETER. O inversor solar estabelece a ligao entre o gerador fotovoltaico e a rede AC ou a carga AC. A sua principal tarefa consiste em converter o sinal elctrico DC do gerador fotovoltaico num sinal elctrico AC, e ajust-lo para a frequncia e o nvel de tenso da rede a que est ligado. Com o objectivo de fornecer rede elctrica a maior potncia possvel, o inversor deve funcionar no ponto MPP do gerador fotovoltaico. Como j foi indicado na seco 3.1.9, o ponto MPP do gerador fotovoltaico muda de acordo com as condies meteorolgicas. No inversor, o sistema de rastreio MPP garante que o inversor constantemente ajustado ao ponto MPP. O sistema de rastreio MPP consiste, basicamente, num conversor DC ligado em srie com o inversor, e que ajusta a tenso de entrada do inversor em funo do nvel de tenso MPP. Dependendo do seu princpio operacional, os inversores para ligao rede podem dividir-se em inversores comutados pela rede (sincronizados pela rede) e em inversores auto-controlados. Durante a operao de sistemas fotovoltaicos com inversores sem transformador, estabelecem-se correntes residuais capacitivas de mais de 30 mA, entre os mdulos fotovoltaicos e a terra. Por este motivo, no so utilizados dispositivos de proteco diferencial convencionais que disparam para correntes de 30 mA.

154

Eficincia da converso COM A eficincia da converso caracteriza as perdas originadas pela converso da corrente DC em AC. Nos inversores, estas perdas compreendem as perdas ocasionadas pelo transformador (nos que possuem transformador), pelos comutadores electrnicos e pelo controlador, pelos dispositivos de registo de dados operacionais, etc. Quase todos os fabricantes de inversores oferecem funes de aquisio e de registo de dados, integrados nos prprios

dispositivos ou fornecidos em separado. Os dados podem ser lidos atravs de painis de visualizao, constitudos por LEDs (dodos emissores de luz), e/ou transmitidos para um PC. Isto permite que o sistema fotovoltaico seja monitorizado e avaliado. Os inversores podem dividir-se em trs grupos: inversores centrais, inversores de cadeia de mdulos e inversores integrados. Os conceitos que esto associados a cada tipo de inversor so explicados em detalhe no captulo 5. De seguida so apresentados alguns exemplos de diferentes inversores. A utilizao de inversores para elevadas tenses de entrada, particularmente no caso dos inversores de cadeia de mdulos (ver captulo 5), pode conduzir a substanciais perdas de energia. Os sistemas sombreados ou que possuem campos de mdulos com diferentes orientaes, so os mais afectados. Uma das solues adoptadas para reduzir estas perdas, conhecida pela configurao multifileira. 155

Neste caso, o sistema concebido de forma a que os mdulos com condies semelhantes de irradincia so ligados uns aos outros, formando uma nica "fileira". Cada fileira tem o seu prprio conversor DC/DC com um rastreador MPP separado, de modo a cada fileira operar no ponto de mxima potncia. Por este motivo, as fileiras MPPs podem ser diferentes. Atravs do barramento DC fornecida uma tenso DC constante pelo conversor DC/DC unidade onduladora (inversor). A crescente modularidade dos inversores, levou muitos fabricantes a oferecer sistemas externos de aquisio de dados externos com mltiplas interfaces de comunicao. Esta soluo permite que os dados de vrios inversores sejam armazenados e avaliados a partir de um nico dispositivo. Por sua vez, so cada vez mais utilizados sistemas automticos de monitorizao e de sinalizao. A funo de sinalizao de defeitos permite a emisso de sinais de alarme acsticos ou visuais, assim como a transmisso de mensagens por fax, computador, e-mail e/ou Internet.

156

Energias Renovveis / Energia Solar


4.7.- Teste de Auto Avaliao (AV21)

O formando dever responder s questes sem consultar as solues. Devendo a seguir confirmar o resultado.

1/4

1. Os actuais inversores solares so capazes de realizar as seguintes funes:

a) Converso da corrente AC-DC b) Converso da corrente Continua em Alternada. c) Nenhuma das anteriores.

2. O Inversor solar estabelece a ligao entre o gerador ______________ e a rede _____ ou a carga AC. A sua principal tarefa consiste em _____________ o sinal elctrico DC do

gerador fotovoltaico num sinal elctrico ______, e ajust-lo para a frequncia e o nvel de tenso da __________ a que est ligado.

3. Dependendo do seu princpio operacional, os inversores para ligao rede podem dividir-se em inversores comutados pela rede (sincronizados pela rede) e em inversores auto-controlados.

a) Comutados pela Rede. b) Auto-controlados. c) Ambas as anteriores.

4. O isolamento elctrico do ___________________ permite que o gerador fotovoltaico seja concebido para tenses ___________. Para alm disso, deixa de ser necessrio qualquer ___________ do potencial elctrico da armao do gerador fotovoltaico.

2/4

5. Durante a operao de sistemas inversores

fotovoltaicos

com

sem transformador, estabelecem-se correntes

residuais capacitivas de mais de _____, entre os mdulos fotovoltaicos e a terra. Por este motivo, no so utilizados dispositivos de proteco diferencial convencionais que disparam para correntes de _________

6. Os inversores podem dividir-se em trs grupos:

a) Inversores Centrais. b) Inversores Centrais, De Cadeia, Integrados. c) Nenhuma das anteriores.

7. A utilizao de inversores para elevadas tenses de entrada, particularmente no caso dos inversores de cadeia de mdulos, pode conduzir a substanciais perdas de energia. Os sistemas sombreados ou que possuem campos de mdulos com diferentes orientaes, so os mais afectados. Uma das solues adoptadas para reduzir estas perdas, conhecida pela configurao:

a) Normal. b) Inversa. c) Multifileira.

3/4

8. Outra possibilidade para a optimizao da eficincia global dos sistemas fotovoltaicos nos intervalos de baixas potncias, consiste na ligao do inversor a uma rede trifsica. Este conceito tem as seguintes vantagens:

____________________________

____________________________

____________________________

9. Os fabricantes de inversores tm vindo a dar uma especial nfase ______________ dos seus dispositivos. Mltiplos inversores de pequena dimenso so _____________ entre si do lado DC ou AC. Isto permite a ligao de vrias unidades _____________ sob a forma de um nico sistema modular, que fornea a potncia _______________ desejada.

4/4

Energias Renovveis / Energia Solar


Teste de Auto Avaliao (AV21) 4.8.- Solues

1 B ; 2 Fotovoltaico, AC, Converter, AC, Rede ; 3 C ; 4 Transformador; Reduzidas, Equalizao; 5 30 mA, 30 mA ; 6 B ; 7 C; 8 Elevada Eficincia, Simplicidade no Circuito, Maior Robustez e Durao; 9 Modularidade, Ligadas,

1/1

5.1. CABOS DO GERADOR. Para a instalao elctrica de um sistema fotovoltaico, apenas devem ser usados cabos que cumpram os requisitos para esta aplicao. Antes de mais necessrio distinguir entre os cabos de mdulo ou de fileira, cabo principal DC e cabo do ramal AC. Designam-se por cabos de mdulo ou cabos de fileira, os condutores que estabelecem a ligao elctrica entre os mdulos individuais de um gerador solar e a caixa de juno do gerador. Estes cabos so geralmente aplicados no exterior. Com o objectivo de garantir proteco contra a ocorrncia de falhas de terra, bem como de curto-circuitos, os condutores positivos e negativos no podem ser colocados lado a lado no mesmo cabo. A experincia tem demonstrado que os cabos monocondutores com isolamento duplo so a melhor soluo, oferecendo uma elevada segurana.

Vrios cabos de mdulo e de fileira

Contudo, a verso standard deste tipo de cabo apenas permite temperaturas mximas de 60 C. Os fabricantes de telhas fotovoltaicas tm medido temperaturas que vo at 70 C no telhado. Por este motivo so usados os cabos solares nas

1/3

aplicaes exteriores. As caractersticas principais destes cabos so a resistncia aos ultra-violetas e ao clima, sendo apropriados para um largo espectro de temperaturas (entre -55 C e 125 C). Nas instalaes integradas nos telhados poder ser utilizada a verso standard. A caixa de juno do mdulo permite que sejam fixados cabos com uma seco transversal de 1,5 mm2 at 6,0 mm2. A tabela a seguir apresenta uma lista de alguns tipos de cabos de fileira de vrios fabricantes e as respectivas caractersticas. 1. Estabilidade mecnica Compreenso, tenso, toro e dureza 2. Resistncia climatrica Resistncia aos raios UV e ao Ozono num traado exterior desprotegido, comportamento

trmico (temperaturas: 70C no telhado, 55C no sto) 3. Proteco contra contactos directos e indirectos Linha individual com duplo

isolamento

Os cabos so fornecidos frequentemente nas cores vermelha, azul e preta, por forma a permitir uma maior compreenso do desenho da instalao.

Sistemas de ligao A ligao dos cabos de fileira e outras ligaes elctricas DC , devem ser levadas a cabo com extremo cuidado. A fraca qualidade dos contactos elctricos podem levar ao aparecimento de arcos e,

2/3

consequentemente,

ao

aumento

do

risco

de

incndio.

Normalmente so usados quatro sistemas de ligao.

1) Ligadores de aperto por parafuso Para se ligar cabos flexveis de fios entranados aos ligadores de parafuso, so usadas terminaes metlicas com mangas de proteco.

2) Terminais de orelha A ligao dos terminais de poste efectuada com terminal com orelha, que esto presas entre a porca e o parafuso.

3) Ligadores de acoplamento por mola

3/3

Nas caixas de juno que usam ligadores de mola, os cabos podem ser presos em segurana sem serem necessrias terminaes metlicas.

4) Fichas de engate Por forma a simplificar a instalao, cada vez mais comum a oferta de mdulos fotovoltaicos e cabos com fichas isoladas. O sistema de ligao ilustrado na figura, permite inserir e retirar as fichas dos cabos usando as ferramentas de um electricista.

Cabo de mdulo com fichas de engate

Detalhe da ficha

5.2. CABO PRINCIPAL DC.

4/3

Os tipos de cabo acima mencionados, podem tambm ser utilizados para o cabo principal DC. Este cabo estabelece a ligao entre a caixa de juno do gerador e o inversor. Se a caixa de juno do gerador estiver localizada no exterior, estes cabos devem ser entubados, uma vez que no so resistentes aos raios ultra-violetas. Sempre que houver possibilidade de opo, os cabos de policloreto de vinilo (PVC) no devero ser usados no exterior. O material halogeneizado PVC frequentemente utilizado nas instalaes elctricas. Tendo em considerao os impactos no ambiente, devero ser escolhidos produtos isentos de halogneo. Por razes associadas proteco contra falhas de terra e curtocircuitos, recomenda-se o uso de cabos monocondutores isolados para as linhas positiva e negativa. Se forem usados cabos multicondutores, o condutor de proteco verde/amarelo no dever estar sujeito a qualquer tenso. Para as instalaes fotovoltaicas expostas ao risco de incidncia de relmpagos, devero ser usados cabos blindados (ver captulo 5 Proteco contra descargas atmosfricas, sobretenses e ligao terra). Os cabos devem ser encaminhados de modo a que a sua integridade mecnica nunca seja posta em causa (ex. pela aco de roedores). Dever ser sempre possvel isolar os condutores da tenso da linha principal DC. Normalmente, o interruptor principal DC e os pontos de isolamento da caixa de juno do gerador asseguram esta funo.

5.3. CABO DE LIGAO AC.

5/3

O cabo de ligao de corrente alternada liga o inversor rede receptora, atravs do equipamento de proteco. No caso dos inversores trifsicos, a ligao rede de baixa tenso efectuada com um cabo de cinco plos. Para os inversores monofsicos usado um cabo de trs plos.

5.4. MATERIAL DA INSTALAO. Os cabos devem ser colocados atravs de materiais de fixao apropriados. Os vrios materiais da instalao, tais como as abraadeiras dos cabos, devem tambm ser resistentes aos agentes atmosfricos. As opes mais simples para fixar os cabos so, sem dvida alguma, as braadeiras. Os tubos flexveis de proteco, as calhas e os clips, tambm podero ser usados como sistemas alternativos de fixao.

5.5. INTERRUPTOR PRINCIPAL DC. Na eventualidade da ocorrncia de falhas, ou para a conduo de trabalhos de manuteno e de reparao, ser necessrio isolar o inversor do gerador fotovoltaico. Para este fim utiliza-se o interruptor principal DC. De acordo com a norma IEC 60364-7712, Instalaes ou elctricas nos edifcios requisitos para

instalaes

localizaes

especiais

sistemas

solares

fotovoltaicos, estipulada a necessidade da instalao de um

6/3

aparelho de corte da ligao acessvel entre o gerador fotovoltaico e o inversor.

Interruptor principal DC

O interruptor principal DC deve ter suficiente poder de corte para permitir a abertura do circuito DC em boas condies de segurana. Deve estar tambm dimensionado para a tenso mxima em circuito aberto do gerador solar ( temperatura de -10C), bem como para a corrente mxima do gerador (corrente de curto-circuito em condies CTS). O comutador principal DC alojado com frequncia na caixa de juno do gerador. Por razes de segurana, prefervel instal-lo directamente antes do inversor. As fichas (por exemplo, nos inversores de fileira) podem funcionar como isoladores, desde que no estejam sujeitos a cargas. Sendo a irradincia suficiente, o gerador fotovoltaico fornece energia e, por esse motivo, os seus terminais esto sob carga. Ao separar uma tomada em carga, a corrente directa pode

7/3

provocar o aparecimento de um arco elctrico, o que constitui srio risco em termos de segurana. Fabricantes de interruptores DC: ABB, AEG, Klckner Moeller, Merlin, Santon, Siemens, Winkhaus.

5.6. EQUIPAMENTO DE PROTECO AC, APARELHOS DE MEDIDA. Disjuntores Os disjuntores so aparelhos de proteco contra

sobreintensidades, que podem voltar a ser rearmados depois de disparararem. Isolam automaticamente o sistema fotovoltaico da rede elctrica, caso ocorra uma sobrecarga ou um curto-circuito. Estes dispositivos automticos so frequentemente usados como interruptores AC.

Disjuntores diferenciais Os disjuntores diferenciais so aparelhos de proteco sensveis corrente residual-diferencial. Estes dispositivos observam a corrente que flui nos condutores de ida e de retorno do circuito elctrico. Caso a diferena entre ambas correntes ultrapasse os 30 mA, estes actuam isolando o circuito em menos de 0,2 segundos. Este dispositivo disparar se ocorrer uma falha de isolamento, um contacto directo ou indirecto. MSD (DIN VDE 0126 em alemo, ENS)

8/3

O sistema MSD consiste em dois dispositivos independentes de monitorizao da rede AC, cada um deles com um aparelho de corte automtico alocado, estando estes dois interruptores ligados em srie entre si.

Aparelhos de medida Antes do aparecimento do programa Alemo EEG (Erneuerbare Energien Gesetz - Lei das Energias Renovveis), na maior parte dos sistemas fotovoltaicos instalados na Alemanha, a energia era injectada na instalao colectiva de servio elctrico dos edifcios. Apenas o excesso de electricidade era injectada na rede elctrica pblica. Nessa altura, para alm dos contadores da energia entregue e pedida rede, era frequentemente instalado um terceiro contador da energia produzida pelo sistema fotovoltaico. Esta prtica actualmente seguida em Portugal. Com o aumento do tarifrio atribudo pela lei EEG, a cada unidade de energia produzida e entregue na rede pelo sistema fotovoltaico

(actualmente de 0,50 EUR/kWh), toda a energia fotovoltaica produzida passou a ser entregue na rede elctrica pblica.

5.7. IDEIAS BASE A RETER. Para a instalao elctrica de um sistema fotovoltaico, apenas devem ser usados cabos que cumpram os requisitos para esta aplicao. Antes de mais necessrio distinguir entre os cabos de mdulo ou de fileira, cabo principal DC e cabo do ramal AC.

9/3

Designam-se por cabos de mdulo ou cabos de fileira, os condutores que estabelecem a ligao elctrica entre os mdulos individuais de um gerador solar e a caixa de juno do gerador. Estes cabos so geralmente aplicados no exterior. Com o objectivo de garantir proteco contra a ocorrncia de falhas de terra, bem como de curto-circuitos, os condutores positivos e negativos no podem ser colocados lado a lado no mesmo cabo. A experincia tem demonstrado que os cabos monocondutores com isolamento duplo so a melhor soluo, oferecendo uma elevada segurana. A caixa de juno do mdulo permite que sejam fixados cabos com uma seco transversal de 1,5 mm2 at 6,0 mm2 Os cabos so fornecidos frequentemente nas cores vermelha, azul e preta, por forma a permitir uma maior compreenso do desenho da instalao.

10/3

Sistemas de ligao A ligao dos cabos de fileira e outras ligaes elctricas DC , devem ser levadas a cabo com extremo cuidado. A fraca qualidade dos contactos elctricos podem levar ao aparecimento de arcos e, consequentemente, ao aumento do risco de incndio.

Normalmente so usados quatro sistemas de ligao.

1) Ligadores de aperto por parafuso Para se ligar cabos flexveis de fios entranados aos ligadores de parafuso, so usadas terminaes metlicas com mangas de proteco.

2) Terminais de orelha A ligao dos terminais de poste efectuada com terminal com orelha, que esto presas entre a porca e o parafuso.

3) Ligadores de acoplamento por mola Nas caixas de juno que usam ligadores de mola, os cabos podem ser presos em segurana sem serem necessrias terminaes metlicas.

11/3

4) Fichas de engate Por forma a simplificar a instalao, cada vez mais comum a oferta de mdulos fotovoltaicos e cabos com fichas isoladas. O sistema de ligao ilustrado na figura 3.100, permite inserir e retirar as fichas dos cabos usando as ferramentas de um electricista.

O interruptor principal DC deve ter suficiente poder de corte para permitir a abertura do circuito DC em boas condies de segurana. Deve estar tambm dimensionado para a tenso mxima em circuito aberto do gerador solar ( temperatura de -10C), bem como para a corrente mxima do gerador (corrente de curto-circuito em condies CTS). O comutador principal DC alojado com frequncia na caixa de juno do gerador. Por razes de segurana, prefervel instal-lo directamente antes do inversor. As fichas (por exemplo, nos inversores de fileira) podem funcionar como isoladores, desde que no estejam sujeitos a cargas. Sendo a irradincia suficiente, o gerador fotovoltaico fornece energia e, por esse motivo, os seus terminais esto sob carga. Ao separar uma tomada em carga, a corrente directa pode provocar o aparecimento de um arco elctrico, o que constitui srio risco em termos de segurana.

Disjuntores diferenciais Os disjuntores diferenciais so aparelhos de proteco sensveis corrente residual-diferencial. Estes dispositivos observam a 12/3

corrente que flui nos condutores de ida e de retorno do circuito elctrico. Caso a diferena entre ambas correntes ultrapasse os 30 mA, estes actuam isolando o circuito em menos de 0,2 segundos. Este dispositivo disparar se ocorrer uma falha de isolamento, um contacto directo ou indirecto.

Energias Renovveis / Energia Solar


5.8.- Teste de Auto Avaliao (AV22)

O formando dever responder s questes sem consultar as solues. Devendo a seguir confirmar o resultado.

13/3

1. Para a instalao elctrica de um sistema fotovoltaico, apenas devem ser usados cabos que cumpram os requisitos para esta aplicao. Antes de mais necessrio distinguir os cabos: de mdulo ou de fileira, cabo principal DC e cabo do ramal AC.

a) Cabos de Mdulo ou Fileira. b) Cabo Principal DC, Cabo do Ramal AC c) Ambas as anteriores.

2. Designam-se por cabos de mdulo ou cabos de fileira, os condutores que estabelecem a ligao elctrica entre os __________________ de um gerador solar e a

______________________ do gerador. Estes cabos so geralmente aplicados no _______________. Com o objectivo de garantir proteco contra a ocorrncia de falhas ______________, bem como de curto-circuitos, os condutores positivos e

negativos no podem ser ______________ lado a lado no mesmo cabo. A experincia tem demonstrado que os cabos monocondutores com isolamento _________ so a melhor soluo, oferecendo uma elevada segurana.

3. A caixa de juno do mdulo permite que sejam fixados cabos com uma seco transversal de:

a) 1,5 mm2. b) 1,5 mm2 at 10 mm2. c) 1,5 mm2 at 6,0 mm2.

14/3

4. Os cabos so fornecidos frequentemente nas seguintes cores, de forma a permitir uma maior compreenso do desenho da instalao.

a) Vermelho, Verde. b) Vermelho, Azul, Preto. c) Preto, Castanho.

5.

ligao

dos

cabos

de

fileira

outras

ligaes

______________, devem ser levadas a cabo com extremo cuidado. A fraca _______________ dos contactos elctricos podem levar ao aparecimento ao aumento de do _____________ de e,

consequentemente,

risco

________.

Normalmente so usados _____________ sistemas de ligao.

6. Normalmente so usados quatro sistemas de ligao. Indique quais: ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

15/3

Energias Renovveis / Energia Solar


Teste de Auto Avaliao (AV21) 5.9.- Solues

1 C ; 2 Mdulos Individuais, Caixa de Juno, Exterior, de Terra, Colocados, Duplo; 3 C ; 4 B; 5 Elctricas DC, Qualidade, Arcos, Incndio, Quatro; 6 Ligadores de Aperto por Parafuso, Terminais de Orelha, Ligadores de Acoplamento por Mola, Fichas de Engate.

1/1

6.1. CONSTITUIO E FUNCIONAMENTO DAS BATERIAS DE CIDO DE CHUMBO. O armazenamento de energia um tema central no

aproveitamento da energia solar nos sistemas autnomos, dado que a produo e o consumo de energia no coincidem, quer ao longo do dia quer ao longo do ano. A energia solar produzida durante o dia no , normalmente, utilizada antes no incio da noite, sendo por este motivo necessrio armazen-la. Os perodos de dias sucessivos sem sol tambm devem ser tidos em conta. Antes de mais, deveremos discutir as propriedades bsicas dos acumuladores (baterias recarregveis), por forma a apoiar a nossa deciso para diferentes aplicaes. Nas instalaes de energia solar, os acumuladores ou baterias de cido de chumbo, so os elementos mais comuns para os armazenamentos de curta durao. Estas baterias tm a melhor relao preo eficincia, e podem assegurar elevadas e reduzidas correntes de carga com uma boa eficincia. Nos sistemas fotovoltaicos, a capacidade de armazenamento situa-se

geralmente entre 0,1 e 100 kWh, embora j tenham sido implementados alguns sistemas na gama dos MWh. Outros tipos de baterias actualmente comercializados, so as baterias de nquel-cdmio, de hidreto metlico de nquel e de ies de ltio. Estas ltimas baterias (rdios, so apenas usadas em pequenos

equipamentos

relgios,

lanternas,

computadores

portteis), no sendo aplicadas nas instalaes da dimenso dos sistemas fotovoltaicos.

167

Acumuladores solares Marca Sonnenschein, da Deutsche Exide Standby GmbH

As baterias de cido de chumbo compreendem vrias clulas individuais, cada uma delas com uma tenso nominal de 2 V. Quando so montadas em bloco, as clulas so dispostas dentro de um invlucro comum, sendo internamente ligadas em srie (por ex. 6 clulas para um bloco de 12 V). Nos grandes sistemas de acumulao, as baterias so construdas geralmente como clulas individuais, devido ao seu peso. Quando so instaladas, so ligadas entre si em srie ou em paralelo, criando diferentes nveis de tenso e capacidades. Uma bateria consiste basicamente num recipiente que contm duas placas de diferente polaridade (positiva e negativa), isoladas por separadores e imersas num electrlito de cido sulfrico diludo (H2SO4). As placas actuam como elctrodos e consistem

fundamentalmente em grelhas de chumbo que tm a funo de

168

reter a matria activa e conduzir a corrente elctrica. A matria activa porosa , na realidade, quem armazena a energia. A sua estrutura esponjosa fornece suficiente rea superficial para a reaco electroqumica. Com a bateria carregada, a massa activa no elctrodo negativo feita de chumbo ( Pb), e no elctrodo positivo de dixido de chumbo (PbO2). Com o estabelecimento do circuito elctrico, os electres iro fluir do plo negativo para o positivo, provocando uma reaco qumica entre as placas e o cido sulfrico. Isto provoca a formao do sulfato de chumbo (PbSO4) nas superfcies das placas, medida que o sulfato do cido se liga matria activa. O electrlito assim consumido quando a bateria se descarrega. Isto reduz a concentrao do cido tornando o electrlito mais aquoso. Esta mudana pode ser medida com um densmetro, que permite verificar o estado de carga da bateria. Quando o gerador fotovoltaico recarrega a bateria, com uma tenso superior tenso dos terminais da bateria, os electres circulam na direco contrria (do plo positivo para o plo negativo). Verifica-se ento a inverso da processo qumico que ocorreu durante a descarga. O processo no completamente reversvel. Pequenas quantidades de sulfato de chumbo no se voltam a dissolver (sulfatao). Em resultado do processo de carga/descarga, a capacidade da bateria diminui. Esta perda de capacidade maior quanto maior foi a profundidade da descarga. Se for utilizada apenas uma parte da capacidade da bateria, ento a diminuio relativamente pequena, pelo que a vida da bateria,

169

isto , o seu nmero de ciclos, aumenta consideravelmente para operaes caracterizadas por fracas descargas. A figura 3.103 mostra a relao entre a profundidade da descarga e o nmero de ciclos.

Figura 3.103 - Ciclo de vida til dos acumuladores de cido de chumbo O nmero de ciclos depende do tipo de bateria e da profundidade de descarga

A vida til de uma bateria vem definida para o ponto a partir do qual, completamente carregada, a bateria tem apenas 80 % da sua capacidade nominal. Depois deste ponto, a bateria pode continuar a ser e usada, o risco mas de a sua capacidade falha reduz-se aumenta

continuamente

uma

sbita

consideravelmente, particularmente em resultado de um curtocircuito. Fabricantes de baterias de cido de chumbo para sistemas fotovoltaicos: Akku Gesellschaft, BAE, Bren, Bayern Batterie,

170

Deutsche Exide, Hawker, Hoppecke, Mastervolt, Moll, Swisssolar, Varta.

6.2.

CARACTERISTICAS

DAS

BATERIAS

DE

CIDO

DE

CHUMBO. As baterias de cido de chumbo podem ser divididas em diferentes tipos, de acordo com a tecnologia da placa e o tipo de electrlito que utilizam. Nas instalaes solares so normalmente utilizadas baterias hmidas de electrlito fluido (conhecidas por baterias solares), baterias de gel, baterias estacionrias de placa tubular e baterias de bloco.

Baterias Hmidas A bateria mais comum nas instalaes fotovoltaicas a simples bateria de cido de chumbo composta pelas placas e pelo fluido electrlito. Devido ao seu extenso uso como bateria de arranque nos automveis, fabricada em largas quantidades. Ambos os elctrodos, positivo e negativo, constituem as placas da bateria. Dado que a matria activa pode ser simplesmente espalhada na estrutura da grelha, as placas podem ser produzidas a um baixo custo.

171

Seco da placa

Vista expandida de uma bateria aquosa de cido de chumbo (bateria de arranque) Imagem: Varta Neste ponto iremos abordar a questo do uso da bateria de um carro como um acumulador solar. A bateria de arranque de um carro construda com um grande nmero de placas,

relativamente delgadas, do que resulta uma extensa superfcie

172

activa. Neste caso poder ser produzida uma forte corrente inicial durante um curto perodo de tempo. Esta corrente flui apenas por uns segundos, pelo que a capacidade da bateria apenas diminui ligeiramente. Para favorecer os desempenhos da bateria num curto perodo de tempo (placas delgadas), reduz-se o tempo de vida til. Por este motivo, a aplicao de uma bateria de arranque num sistema solar sujeita a uma profundidade de descarga de 50 %, tornar-se-ia rapidamente inutilizvel, aps alguns dias. A sua capacidade ficaria reduzida a uma pequena fraco da sua capacidade inicial. Apenas seria possvel um maior tempo de vida til, se fosse utilizado um especial controlador de carga, que limitasse o nvel de descarga da bateria a 10 % da sua capacidade nominal. Contudo, isto implicaria uma maior capacidade da bateria. Em contraste com as baterias dos carros, os acumuladores solares so constitudos por placas espessas por forma a aumentar o seu ciclo de vida til, e as grelhas de chumbo so endurecidas com um aditivo de antimnio. Para alm disso, o electrlito possui um contedo cido ligeiramente inferior para reduzir a corroso e, por este motivo, aumentar a vida til da bateria. A capacidade de uma bateria depende tanto da intensidade da corrente de descarga como da temperatura. Quando a temperatura baixa a sua capacidade torna-se menor, verificando-se o inverso para

temperaturas superiores. Por exemplo, se a temperatura descer de 20 C para 0 C, a capacidade disponvel diminui

aproximadamente 25 %. A curva caracterstica da bateria hmida da figura 3.103, ilustra o ciclo de vida til de uma tpica bateria solar (da marca Varta). Para

173

profundidades de descarga de 70 % (o que significa que 70% da sua capacidade descarregada regularmente), atinge um ciclo de vida de apenas 200 ciclos. Para 50 %, aumenta significativamente para um nmero algures acima de 400 ciclos e, para 20 %, atinge 1.000 ciclos. Este tipo de bateria especialmente apropriado para aplicaes pontuais, por exemplo para caravanas de campismo, barcos e casas de ocupao temporria (fim de semana ou frias). Assumindo que a bateria est correctamente dimensionada, a probabilidade de uma descarga de 50 % ser reduzida, pelo que a vida da bateria ser significativamente elevada. Para que a profundidade da descarga no seja superior a 50 %, ser necessrio o uso de um controlador de carga, que faa o deslastre das cargas por forma a proteger a bateria.

Baterias de gel (Baterias VRLA) A bateria de gel de chumbo constitui uma verso melhorada da normal bateria de cido de chumbo. Neste caso, o cido sulfrico imobilizado pelo recurso a aditivos, passando a ter a consistncia de um gel. As suas principais vantagens so:

1. No tem problemas de estratificao e caracterizada por uma reduzida sulfatao do cido; 2. Possui um maior ciclo de vida til;

174

3. No liberta gases, pelo que permite o seu uso mesmo para fracas condies de ventilao; 4. O invlucro completamente selado, isento de derrames, o que permite a instalao da bateria em qualquer posio e localizao (barcos, caravanas de campismo, etc..); 5. No requer cuidados de manuteno, uma vez que no existe a necessidade de repor o nvel do electrlito durante o seu tempo de vida.

As baterias de electrlito fluido so sistemas ventilados, em que as respectivas vlvulas permitem a libertao dos gases e a adio de gua, por forma a repor o nvel do electrlito. Em contraste, as baterias de gel no requerem nenhuma ventilador, dado que em condies normais de funcionamento no existe a necessidade de adicionar gua. Estas baterias so ento seladas, vindo apenas equipadas com uma vlvula de segurana, que permite a libertao dos gases que se foram acumulando, em resultado das sobrecargas da bateria. Por este motivo, as baterias de gel no requerem especiais cuidados de manuteno e so designadas por baterias de cido de chumbo reguladas por vlvulas (VRLA).

175

Vista de uma bateria VRLA Imagem: Deutsche Exide Standby GmbH

Deve-se chamar a ateno para o facto deste tipo de bateria precisar de um controlador de carga que seja adequado s suas caractersticas, dado que as baterias de gel so altamente sensveis a sobrecargas. A tenso de corte da carga deve ser rigorosamente mantida para que no venha a ocorrer o fenmeno de gaseificao. Devido selagem da bateria no possvel verificar o seu nvel da carga atravs de um aparelho de medio da concentrao do cido (densidade do electrlito). O nico modo de obter uma informao aproximada sobre o estado da carga, atravs da tenso aos terminais da bateria. A curva caracterstica da bateria de gel da figura 3.103, mostra que para uma bateria VRLA (de marca Sonnenschein) possvel obter um nmero de 1.000 ciclos de carga/descarga, para uma profundidade de descarga mxima de 50 %. O nmero de ciclos assim superior ao dobro daquele que se verifica para a bateria hmida de electrlito fluido, em condies equivalentes. O

176

dimensionamento tpico da bateria para uma profundidade de descarga mxima de 30 %, implica um nmero de 2.000 ciclos para a bateria de gel, mas apenas de 700 ciclos para a bateria hmida. As baterias de gel tm um maior perodo de vida, mas so mais caras do que as baterias hmidas. O campo de aplicao para estas baterias vai, claramente, no sentido de uma utilizao permanente, para vrios anos de vida til.

Baterias estacionrias com placas tubulares (tipo OPzS e OPzV) Para operaes permanentes, durante perodos que vo de quinze a vinte anos, e em grandes instalaes fotovoltaicas autnomas, as baterias estacionrias so uma escolha acertada. O peso, o volume, o custo da instalao (pode ser necessrio construir uma plataforma que suporta o banco de baterias) e os preos comerciais, que podem ser duas a trs vezes superiores aos restantes tipos de baterias, so as caractersticas principais desta soluo. As baterias de placas tubulares esto disponveis como baterias hmidas do tipo OPzS (as siglas provm do alemo Ortsfeste Panzerplatte Spezial ou Placa Tubular Estacionria Especial), que contm electrlito fluido e separadores especiais, ou ento como baterias seladas, com electrlito de gel e vlvulas de segurana do tipo OpzV (as siglas provm do alemo Ortsfeste Panzerplatte Verschlossen ou Placa Tubular Estacionria

Selada). Este equipamento est standardizado nos sistemas de

177

emergncia, mas no est especificamente desenvolvido para a indstria solar. Estes produtos so fiveis e possuem vrias dcadas de existncia, pelo que so uma excelente escolha para aplicaes solares autnomas.

Seco de uma placa tubular plana Nome DIN: Bloco OGi (Ortsfeste Gitterplaten Placas estacionrias radiais)

Diferenciam-se das baterias solares e de arranque pelo desenho dos elctrodos positivos, que so constitudos por placas tubulares. Nestas placas existem tubos permeveis que rodeiam as varetas, atravs dos quais passa o electrlito. O tubo protector mantm mecanicamente a matria activa no espao interior e limita a sedimentao (queda de finas partculas da matria activa no fundo da caixa da bateria). As placas tubulares so particularmente estveis, incrementando os ciclos de vida da bateria. Pode ver-se na figura 3.103 que o ciclo de vida das baterias OPzS e OPzV (da marca Sonnenschein) significativamente maior do que nos restantes tipos de baterias. Para uma profundidade de descarga at 50 %, as baterias OPzS e OPzV tm um ciclo de vida 178

til de aproximadamente 3.500 ciclos, atingindo os 5.000 ciclos quando a profundidade de descarga no ultrapassa 45 % da sua capacidade nominal. As baterias OPzS requerem cuidados de manuteno em cada 0,5 a 3,0 anos, enquanto que as baterias OPzV dispensam qualquer interveno em termos de manuteno.

Vista de uma bateria OPzV com placas tubulares positivas e placas negativas radiais Imagem: Deutsche Exide Standby GmbH

As baterias de bloco de electrlito fluido, esto classificadas entre as baterias estacionrias. Os elctrodos positivos neste caso so placas planas, um compromisso entre as placas radiais (grelha) e as placas tubulares. As varetas no esto encaixadas

individualmente, mas sim inseridas num elemento protector comum. Consegue-se assim simplificar o processo e reduzir os custos de fabrico em relao s placas tubulares, mantendo uma esperana de vida superior das placas radiais. Os elctrodos negativos da bateria de bloco so novamente placas radiais.

179

Seco de uma placa plana Nome DIN: Bloco OGi (Ortsfeste Gitterplaten Placas estacionrias radiais)

As baterias de bloco caracterizam-se pela sua elevada fiabilidade e ciclo de vida. Conforme se pode verificar na figura 3.103, atingem nmeros da ordem de 1.300 ciclos para 75 % de profundidade de descarga e de 4.500 ciclos para 30 % (Bloque Varta, gama Vb). Devido larga reserva de cido do recipiente, a manuteno apenas necessria por perodos de trs a cinco anos. Este tipo de bateria frequentemente utilizada nos sistemas fotovoltaicos, dado que mesmo as pequenas intensidades de corrente podem ser aproveitadas para a recarga, conseguindo-se eficincias de carga na ordem de 95 a 98 %.

6.3. DESEMPENHO DAS BATERIAS DE CIDO DE CHUMBO. Capacidade

180

A capacidade C de um acumulador, a quantidade de electricidade que a bateria pode fornecer at ficar totalmente descarregada, em determinadas condies de descarga. A capacidade nominal o produto da descarga constante In e do tempo de descarga tn:Cn = In x tn. A geometria e o nmero de clulas ligadas em paralelo, determinam a capacidade nominal da bateria. Contudo, este valor no constante, pois depende da temperatura, da tenso final da descarga e acima de tudo da corrente de descarga. Com uma reduzida corrente de descarga, o sulfato deposita-se lentamente nas placas. Esta lenta deposio permite uma maior penetrao da matria activa, da que ocorre para uma elevada descarga. Com elevadas correntes de descarga, as molculas de sulfato que se depositaram das no incio do processo molculas. bloqueiam a rpida

penetrao

restantes

Consequentemente,

possvel descarregar uma maior quantidade de energia de uma bateria quando a descarga feita lentamente, com reduzidas correntes, do que para uma descarga rpida, com elevadas correntes. Por este motivo, a capacidade nominal da bateria Cn tem de ser sempre especificada juntamente com a respectiva corrente de descarga ou, como habitual, em funo do tempo de descarga para o qual a capacidade nominal da bateria expressa. Se a energia total de uma bateria for descarregada em 10 horas, fluir uma muito maior corrente do que aquela que se verifica para uma descarga total com uma durao de 100 horas. A figura 3.110 mostra um exemplo tpico desta relao: para uma descarga de 100 horas, a bateria tem uma capacidade de C100 = 100 Ah, 181

podendo ser descarregada durante 100 horas com uma corrente de 1A. Se a mesma bateria for descarregada por uma intensidade de corrente de 8 A, a tenso final de descarga atingida ao fim de 10 h, pelo que apenas pode fornecer 80 Ah. Assim, a capacidade da bateria C10 de 80 Ah. Normalmente o fabricante indica qual das capacidades a nominal. Geralmente, para as baterias estacionrias C10, para as baterias de arranque C20 e para as baterias solares C100.

Relao entre o tempo da descarga e o regime da descarga para as baterias de cido de chumbo com placas radiais

Tenso A tenso nominal de uma bateria de cido de chumbo de 2,0 V por clula. Em geral esto disponveis no mercado baterias de 12 V com seis clulas em srie e baterias de 24 V com doze clulas em srie. 182

As baterias OPzS e OPzV so normalmente consideradas como baterias mono-celulares. Em funcionamento, a tenso nos

terminais das baterias flutua de acordo com o seu estado operacional. Para proteger a bateria, so pr-determinados dois valores limite, que devem ser mantidos de forma rigorosa. Durante a carga, a tenso mxima de carga marca o limite superior. Na descarga, a tenso mnima de descarga marca o limite inferior que tolerado. Outro parmetro a ter em conta a tenso de gaseificao, a partir da qual a bateria comea a gaseificar de forma significativa durante o processo de carga. De seguida explicado com maior detalhe a variao da tenso durante os processos de carga e de descarga. A tenso em circuito aberto de uma bateria ou a tenso que se verifica na inexistncia de uma carga denominada a tenso de equilbrio, no podendo ser medida imediatamente aps a carga ou descarga, uma vez que necessrio estabelecer em primeiro lugar o equilbrio termodinmico. A tenso de equilbrio depende da concentrao do electrlito. Dependendo do estado da carga e do tipo de bateria, flutua algures entre 1,96 V e 2,12V para cada uma das clulas (ver tabela 3.10). Na prtica est algures entre 12,00 V e 12,70 V para uma bateria com uma tenso nominal de 12 V. Carga e descarga.

183

Variao da tenso ao longo do tempo durante a carga (em cima) e descarga (em baixo) para uma corrente constante de 100 Ah (C100) Durante o processo de carga a tenso na bateria cresce gradualmente. Depois de um certo ponto, atinge-se um valor de tenso onde se comea a dar incio formao de gs (a gua divide-se em hidrognio e oxignio). A mistura gasosa oxigniohidrognio libertada altamente explosiva. Perto da tenso de gaseificao, o fabricante define o valor mximo da tenso de carga para cada bateria, onde se deve interromper o processo de carga. Esta funo desempenhada pelo regulador de carga, por forma a que a bateria no sofra qualquer dano pela falta de fluido ou por uma excessiva concentrao de cido, reduzindo desta forma o risco da concentrao da mistura gasosa oxigniohidrognio. Uma vez que a tenso mxima de carga depende da temperatura, o controlador de carga necessita tambm de medir e incorporar o nvel de temperatura das baterias no seu algortmo de carga.

184

Conforme apresentado na figura 3.112, a tenso mxima de carga de uma bateria a 20 C situa-se entre 2,3 V e 2,35 V por clula. Este valor diminui para maiores temperaturas (+ 40 C 2,25 V a 2,3 V) e aumenta para menores temperaturas (0 C 2.4 V a 2.45 V). O estado de envelhecimento da bateria tambm influi neste valor. Normalmente atingido mais rapidamente nas baterias velhas do que nas baterias novas. Os controladores de carga inteligentes so desenvolvidos tendo em ateno estes factores. Apesar da formao de gs e da perda de fluido, desejvel alguma gaseificao ocasional do electrlito, uma vez que as bolhas ascendentes de gs provocam a diluio do cido. Este processo permite aumentar o tempo de servio e o desempenho da bateria. Contudo, a gaseificao aumenta o fenmeno de corroso e reduz a eficincia da bateria. Para alm disso, implica certas exigncias em termos de manuteno (a gua perdida deve ser reposta) e da instalao em espaos fechados. medida que a bateria fica descarregada a tenso sada modifica-se. Depois de uma brusca reduo inicial, devido s 185

perdas hmicas, decresce continuamente, diminuindo com maior intensidade no fim do processo de descarga, at ser atingida a tenso mnima de descarga. Se a bateria continuar a ser descarregada, e a tenso decair abaixo da tenso mnima de descarga, a concentrao de cido sofrer uma forte reduo, dando lugar a um processo de sulfatao. Por este motivo devero ser evitadas, em qualquer circunstncia, profundas descargas. Conforme pode ser visto na figura 3.111, o nvel da corrente de descarga determina a variao da tenso ao longo do tempo, assim como o valor mnimo da tenso de descarga. Para uma elevada corrente de descarga, por exemplo nas descargas rpidas, a tenso final de descarga cai, mas no geral descarregada menos energia.

186

Estado da carga (SOC) A fraco disponvel da capacidade nominal da bateria

denominada por estado de carga da bateria. Especialmente nos fornecimentos energticos autnomos, importante conhecer a quantidade de energia que fica armazenada no tanque. Efectuar esta medio de forma exacta nos sistemas fotovoltaicos torna-se extremamente difcil, devido operao cclica irregular de carga e descarga das baterias. O estado de carga consegue ser

determinado atravs de dois mtodos relativamente simples. Para baterias hmidas (com vlvulas de ventilao), a densidade relativa do cido pode ser medida usando um densmetro ou um sensor especial. Neste caso deve estar garantido que a soluo electroltica est bem misturada. Uma vez que a densidade , de grosso modo, proporcional concentrao do cido sulfrico, esta indica o estado de carga. Os valores limite dependem do tipo de bateria.

Determinao do estado de carga da bateria medindo a tenso da clula ou a densidade do cido Fonte: Varta Batterie AG (editor): Bleiakkumulatoren, Dusseldorf 1986
Densidade em g/cm3 1,10 1,13 1,16 1,20 1,24 1,28 Tenso de equilbrio UO em V 1,96 1,99 2,01 2,05 2,08 2,12

Estado da carga 0% 20% 40% 60% 80% 100%

187

Com baterias de gel seladas (com o electrlito imobilizado), a densidade no pode ser medida. Neste caso o estado de carga s poder ser determinado atravs da medio da tenso. No entanto, para estimar o estado de carga de acordo com a tabela 3.10, a tenso da clula tem de ser aumentada at atingir a tenso de equilbrio. Por este motivo a bateria dever estar em circuito aberto, pelo menos quatro horas antes da medio. Mesmo assim este mtodo no fornece resultados exactos, uma vez que a estratificao do cido e a condio de envelhecimento, tm implicaes directas na tenso da bateria. Nos maiores sistemas autnomos recomenda-se a instalao permanente de um voltmetro de preciso para medir a tenso da bateria, bem como adicionais ampermetros que controlam

regularmente a corrente de carga e de descarga. Mesmo que a bateria no seja descarregada, nos elctrodos, ocorrem que vo

constantemente

reaces qumicas

descarregando lentamente a bateria. Esta auto-descarga, no caso dos acumuladores solares, no dever ultrapassar 3 % por ms.

O factor de carga, a eficincia da carga e a eficincia global O factor de carga designa o rcio entre a carga (a corrente fornecida em Ah) e a capacidade de descarga da bateria. O factor de carga ideal seria 1. Contudo, devido s perdas de converso, na prtica encontra-se algures entre 1,02 e 1,20, dependendo do nvel de descarga e da bateria. O inverso do factor de carga constitui a eficincia da carga, que dever estar situada entre 83 e

188

98 %. A eficincia global tambm toma em considerao as perdas de armazenamento, pelo que calculada a partir do rcio entre a energia fornecida pela bateria (em Wh) e a energia que armazenada. Para uma bateria nova, dever estar situado entre 70 e 85 %, dependendo do mtodo de carga.

6.4. EFEITOS DO ENVELHECIMENTO. O maior inconveniente dos acumuladores de cido de chumbo o seu curto perodo de vida til. Para 100 a 800 ciclos completos, funcionam entre 3 a 8 anos. As baterias estacionrias atingem um maior perodo de vida til, que vai de 10 a 15 anos. Os motivos para tal resultam dos vrios processos reversveis ou irreversveis de envelhecimento, alguns dos quais se influenciam e se

intensificam mutualmente: Estratificao do cido (reversvel): dado que a maior

concentrao de cido cai para o fundo, prevalece uma maior densidade na parte inferior da clula. Isto conduz ao aparecimento de diferena de potencial (ver tabela 3.10) e assim a uma descarga na parte inferior. Uma ocasional carga de equalizao

(gaseificao), durante os intervalos de manuteno, ajuda a diluir o cido do electrlito.

- Sulfatao (irreversvel): Se a bateria no for suficientemente recarregada depois da descarga, os cristais de sulfato intensificamse e j no podem ser convertidos de novo em chumbo ou em xido de chumbo. Como resultado, no decorrer do perodo de 189

operao, a massa activa diminui e a capacidade de descarga reduz-se. A parte inferior da clula afectada de um modo particularmente negativo pela sulfatao, uma vez que nesta zona raramente se d uma carga total.

- Corroso (irreversvel): a corroso no terminal positivo da grelha de chumbo provocada pelo elevado potencial positivo. Isto leva ao aumento da resistividade elctrica da grelha e ocorre com maior intensidade quando a tenso da clula supera 2,4 V ou abaixo de 2,0 V. A extensa rea de corroso, que vai desde o condutor positivo at aos elctrodos, pode ocasionar um curtocircuito.

- Sedimentao (irreversvel): a variao do volume durante os processos de carga e de descarga, provoca o desprendimento da matria activa. Com a formao de gs no electrlito, este fica solto e acaba caindo no fundo do recipiente da bateria,

constituindo um foco de sedimentao. Se o espao entre as placas e o fundo da bateria for demasiado pequeno, poder ento ocorrer um curto-circuito entre as placas.

- Secagem (irreversvel): se ocorrer a gaseificao do electrlito durante a carga da bateria e a gua perdida no for restabelecida (gua destilada) em tempo devido, a bateria ficar seca e no voltar mais a funcionar.

190

6.5. CRITRIOS DE SELECO. A seleco do acumulador depende de muitos factores, sendo influenciada pelos critrios em termos de gesto do sistema e pelas condies climatricas. As especiais exigncias definidas para o acumulador durante a sua operao, podem ser

classificadas de um modo lato de acordo com o tempo de funcionamento por ano, o tipo de cargas (cargas fortes ou fracas) e o nmero de ciclos por semana. No entanto, ainda assim difcil generalizar sobre qual a melhor bateria para um determinado tipo de aplicao, uma vez que as principais questes, como so o custo, a instalao, a manuteno e a fiabilidade, so factores decisivos para a escolha. Os acumuladores utilizados nos sistemas fotovoltaicos autnomos devero ter as seguintes caractersticas:

Boa relao desempenho/preo; Reduzidas exigncias em termos de manuteno; Longo perodo de vida til; Reduzida auto-descarga e elevada eficincia energtica; Possibilidade de carga para pequenas intensidades de corrente; Elevada capacidade de armazenamento e densidade de potncia (requisitos de volume e de peso); Resistncia mecnica vibrao (para o transporte);

191

Proteco contra a ocorrncia de riscos para o meio ambiente e para a sade, reciclvel.

No existe um sistema de armazenamento que preencha todos os requisitos indicados na mesma extenso. Ser necessrio deliberar quais so as propriedades mais importantes, tendo em ateno a respectiva aplicao. Para sistemas usados pontualmente (casas de frias, de fim de semana, etc..), uma simples bateria solar de electrlito fluido dever satisfazer as necessidades de armazenamento do sistema fotovoltaico. Constitui uma escolha de baixo custo, com reduzidos requisitos de manuteno (basta ocasionalmente verificar o nvel do electrlito e fazer o enchimento do recipiente com gua destilada), podendo resultar num longo perodo de vida til se a bateria for dimensionada de forma generosa. Se for possvel manter a bateria num local protegido, estaro tambm garantidas as condies de segurana contra danos externos e contra o derrame de cido. A simples bateria de gel (VRLA) constitui uma soluo ainda melhor, dado que mais segura, no requer cuidados de manuteno, possui um maior tempo de vida til e tem um custo reduzido. Esta bateria tem demonstrado os suas capacidades nas aplicaes de comunicaes mveis, dado que no existe derrame de cido, mesmo na ocorrncia de danos em trnsito (o cido est confinado 192

pelo gel). Uma vez que no ocorre a gaseificao, os requisitos para a acomodao da bateria so menos exigentes. No entanto, as baterias VRLA so muito sensveis s sobrecargas. No caso dos sistemas que so permanentemente utilizados ao longo do ano, o perodo de vida til das baterias solares normais e de gel no geralmente suficiente. Precisam de ser substitudas com alguma regularidade. Neste caso, recomenda-se o uso de baterias estacionrias de bloco, do tipo OPzS ou OPzV. O desenho das OPzV com o electrlito imobilizado (gel), prefervel se no for possvel a acomodao das baterias num local bem ventilado e se no for vivel manter uma manuteno peridica. Ao adquirir as baterias, deve-se garantir que as especificaes a seguir indicadas sobre a bateria so fornecidas pelo fabricante: 1. Capacidade da bateria em funo dos respectivos tempos de descarga. Uma vez que os fabricantes indicam as capacidades nominais para diferentes tempos de descarga, devero estar pelo menos especificados os valores C10 e C100 para,

respectivamente, tempos de descarga de 10 e 100 horas, de modo a se poder estabelecer comparaes entre vrios produtos; 2. Densidade especfica nominal do cido, volume do cido ou peso; 3. Ciclo de vida til ou tempo de vida til em anos, em funo da profundidade de descarga, ilustrados a partir de um grfico ou de uma tabela (semelhante ao da figura 3.103). Com a ajuda desta informao, ser possvel determinar qual o produto com a melhor relao custo-eficincia. Os produtos mais baratos esto limitados

193

a 400 ciclos para profundidades de descarga de 30 %, enquanto que produtos 50 % mais caros permitem o dobro do nmero de ciclos. O ciclo de vida til da bateria est relacionado com o nmero total de ciclos completos que a bateria perfaz durante a sua vida til. Um ciclo completo compreende a descarga da capacidade normal e a subsequente completa recarga. O nmero de ciclos para descargas parciais (por exemplo, 30%), pode ser convertido em ciclos completos, multiplicando este nmero pela profundidade da descarga (ex: 400 ciclos parciais x 30% de descarga = 120 ciclos completos). Os produtos para os quais no esto especificados os ciclos de vida til, devem levantar suspeitas. Em geral, devem ser sempre preferidos os recipientes

transparentes, uma vez que permitem o controlo visual do nvel do electrlito, da sedimentao, da corroso dos terminais e da possvel formao de gelo. As baterias seladas no so

disponibilizadas em recipientes transparentes.

Sistema de acumulao de Mindelheimer Htte (nos Alpes). O nvel do electrlito facilmente verificado pelas marcas

194

na caixa transparente da bateria Fotografia: Fischer Energy Systems

6.6 MANUTENO E INFORMAO DE SEGURANA. No interesse de se conseguir um longo perodo de servio e uma elevada fiabilidade no fornecimento de energia, o banco de acumuladores dever ser alvo de manutenes semestrais. Este trabalho de manuteno compreende o seguinte: - manter limpos os topos das baterias para evitar possveis curtocircuitos resultantes da acumulao de p hmido e de sujidade;

- conferir se os terminais dos cabos esto bem apertados;

- conferir o nvel de electrlito. Se necessrio abrir as cpsulas de ventilao e repor o nvel mximo do electrlito com gua destilada;

medir as tenses do bloco e de cada clula, assim como a

densidade do cido das clulas (para a carga mxima, com uma corrente de descarga nula ou aproximadamente nula);

- promover uma carga total intensiva a 2,4V por clula, mantendo a gaseificao do electrlito por vrias horas (carga de

195

equalizao), por forma a misturar a soluo electroltica (com excepo das baterias de gel).

Deve tambm ser conduzido um exame visual. Os resultados das regulares manutenes permitem determinar com facilidade o envelhecimento da bateria e detectar as falhas de clulas individuais. A documentao dos trabalhos de manuteno

constitui tambm uma importante fonte de informao. Ao instalar e operar baterias estacionrias, devero ser seguidas as medidas de segurana estabelecidas. As baterias representam a maior fonte de perigo nos sistemas autnomos. As medidas de segurana so necessrias, quer no que respeita segurana elctrica e ao manuseamento do corrosivo cido sulfrico, quer pela concentrao de gases explosivos (gs oxi-hidrognico). O cido sulfrico perigoso para os humanos e para o meio ambiente, podendo provocar queimaduras de elevado grau no contacto com a pele. Os rgos respiratrios e os olhos devero merecer uma especial ateno. As baterias de gel so

significativamente menos crticas do ponto de vista da segurana. Nestas baterias a possibilidade de formao de gases reduzida por um factor de 100 vezes, para alm de que o invlucro que contm o cido encontra-se totalmente selado. Do ponto de vista elctrico, necessrio intercalar um fusvel geral entre a bateria e os restantes dispositivos (carga, controlador, gerador fotovoltaico). Esta prtica deve ser respeitada mesmo para os sistemas mais pequenos com um ou dois mdulos fotovoltaicos.

196

Existem alguns requisitos especiais para o local da instalao, particularmente no caso das baterias com electrlito fluido. Este local pode ser claramente identificado no exterior como sendo a sala das baterias. No interior dever ser sinalizado por tabuletas de proibio de fumar e de perigo em caso da ocorrncia de fascas. A sala das baterias dever ser suficientemente ventilada (Sau02).

6.7. RECICLAGEM. O chumbo constitui o elemento mais nefasto em termos

ambientais, nas baterias de cido de chumbo. Para minimizar o impacto destas substncias no ambiente, as baterias gastas no devero ser colocadas junto do lixo domstico. As estaes dedicadas ao tratamento e a valorizao de baterias e de sucata de chumbo, assim como os prprios vendedores, devem aceitar as velhas baterias e assegurar a sua reciclagem. Na Europa

Continental, as baterias de chumbo e os acumuladores so 95 % reciclveis, sendo o chumbo recuperado de novo processado para o fabrico de novas baterias. Este ciclo permite minimizar os impactes no ambiente que esto associados com o uso de acumuladores de chumbo para o armazenamento de energia.

6.8. IDEIAS BASE A RETER. Nas instalaes de energia solar, os acumuladores ou baterias de cido de chumbo, so os elementos mais comuns para os armazenamentos de curta durao. Estas baterias tm a melhor 197

relao preo eficincia, e podem assegurar elevadas e reduzidas correntes de carga com uma boa eficincia. Nos sistemas fotovoltaicos, a capacidade de armazenamento situa-se

geralmente entre 0,1 e 100 kWh, embora j tenham sido implementados alguns sistemas na gama dos MWh. Outros tipos de baterias actualmente comercializados, so as baterias de nquel-cdmio, de hidreto metlico de nquel e de ies de ltio. Estas ltimas baterias (rdios, so apenas usadas em pequenos

equipamentos

relgios,

lanternas,

computadores

portteis), no sendo aplicadas nas instalaes da dimenso dos sistemas fotovoltaicos. A vida til de uma bateria vem definida para o ponto a partir do qual, completamente carregada, a bateria tem apenas 80 % da sua capacidade nominal. Depois deste ponto, a bateria pode continuar a ser e usada, o risco mas de a sua capacidade falha reduz-se aumenta

continuamente

uma

sbita

consideravelmente, particularmente em resultado de um curtocircuito.

Baterias estacionrias com placas tubulares (tipo OPzS e OPzV) Para operaes permanentes, durante perodos que vo de quinze a vinte anos, e em grandes instalaes fotovoltaicas autnomas, as baterias estacionrias so uma escolha acertada. O peso, o volume, o custo da instalao (pode ser necessrio construir uma plataforma que suporta o banco de baterias) e os

198

preos comerciais, que podem ser duas a trs vezes superiores aos restantes tipos de baterias, so as caractersticas principais desta soluo. As baterias de placas tubulares esto disponveis como baterias hmidas do tipo OPzS (as siglas provm do alemo Ortsfeste Panzerplatte Spezial ou Placa Tubular Estacionria Especial), que contm electrlito fluido e separadores especiais, ou ento como baterias seladas, com electrlito de gel e vlvulas de segurana do tipo OpzV (as siglas provm do alemo Ortsfeste Panzerplatte Verschlossen ou Placa Tubular Estacionria

Selada). Este equipamento est standardizado nos sistemas de emergncia, mas no est especificamente desenvolvido para a indstria solar. Estes produtos so fiveis e possuem vrias dcadas de existncia, pelo que so uma excelente escolha para aplicaes solares autnomas. As baterias de bloco caracterizam-se pela sua elevada fiabilidade e ciclo de vida. Conforme se pode verificar na figura 3.103, atingem nmeros da ordem de 1.300 ciclos para 75 % de profundidade de descarga e de 4.500 ciclos para 30 % (Bloque Varta, gama Vb). Devido larga reserva de cido do recipiente, a manuteno apenas necessria por perodos de trs a cinco anos. Este tipo de bateria frequentemente utilizada nos sistemas fotovoltaicos, dado que mesmo as pequenas intensidades de corrente podem ser aproveitadas para a recarga, conseguindo-se eficincias de carga na ordem de 95 a 98 %. Se a energia total de uma bateria for descarregada em 10 horas, fluir uma muito maior corrente do que aquela que se verifica para 199

uma descarga total com uma durao de 100 horas. A figura 3.110 mostra um exemplo tpico desta relao: para uma descarga de 100 horas, a bateria tem uma capacidade de C100 = 100 Ah, podendo ser descarregada durante 100 horas com uma corrente de 1A. Se a mesma bateria for descarregada por uma intensidade de corrente de 8 A, a tenso final de descarga atingida ao fim de 10 h, pelo que apenas pode fornecer 80 Ah. Assim, a capacidade da bateria C10 de 80 Ah. Normalmente o fabricante indica qual das capacidades a nominal. Geralmente, para as baterias estacionrias C10, para as baterias de arranque C20 e para as baterias solares C100.

Tenso A tenso nominal de uma bateria de cido de chumbo de 2,0 V por clula. Em geral esto disponveis no mercado baterias de 12 V com seis clulas em srie e baterias de 24 V com doze clulas em srie. As baterias OPzS e OPzV so normalmente consideradas como baterias mono-celulares. Em funcionamento, a tenso nos

terminais das baterias flutua de acordo com o seu estado operacional. Para proteger a bateria, so pr-determinados dois valores limite, que devem ser mantidos de forma rigorosa. Durante a carga, a tenso mxima de carga marca o limite superior. Na descarga, a tenso mnima de descarga marca o limite

200

inferior que tolerado. Outro parmetro a ter em conta a tenso de gaseificao, a partir da qual a bateria comea a gaseificar de forma significativa durante o processo de carga. De seguida explicado com maior detalhe a variao da tenso durante os processos de carga e de descarga.

O factor de carga, a eficincia da carga e a eficincia global O factor de carga designa o rcio entre a carga (a corrente fornecida em Ah) e a capacidade de descarga da bateria. O factor de carga ideal seria 1. Contudo, devido s perdas de converso, na prtica encontra-se algures entre 1,02 e 1,20, dependendo do nvel de descarga e da bateria. O inverso do factor de carga constitui a eficincia da carga, que dever estar situada entre 83 e 98 %. A eficincia global tambm toma em considerao as perdas de armazenamento, pelo que calculada a partir do rcio entre a energia fornecida pela bateria (em Wh) e a energia que armazenada. Para uma bateria nova, dever estar situado entre 70 e 85 %, dependendo do mtodo de carga. O maior inconveniente dos acumuladores de cido de chumbo o seu curto perodo de vida til. Para 100 a 800 ciclos completos, funcionam entre 3 a 8 anos. As baterias estacionrias atingem um maior perodo de vida til, que vai de 10 a 15 anos. Os motivos para tal resultam dos vrios processos reversveis ou irreversveis de envelhecimento, alguns dos quais se influenciam e se

intensificam mutualmente:

201

Estratificao

do

cido

(reversvel):

dado

que

maior

concentrao de cido cai para o fundo, prevalece uma maior densidade na parte inferior da clula. Isto conduz ao aparecimento de diferena de potencial (ver tabela 3.10) e assim a uma descarga na parte inferior. Uma ocasional carga de equalizao

(gaseificao), durante os intervalos de manuteno, ajuda a diluir o cido do electrlito.

Sulfatao (irreversvel): Se a bateria no for suficientemente recarregada depois da descarga, os cristais de sulfato intensificamse e j no podem ser convertidos de novo em chumbo ou em xido de chumbo. Como resultado, no decorrer do perodo de operao, a massa activa diminui e a capacidade de descarga reduz-se. A parte inferior da clula afectada de um modo particularmente negativo pela sulfatao, uma vez que nesta zona raramente se d uma carga total.

- Corroso (irreversvel): a corroso no terminal positivo da grelha de chumbo provocada pelo elevado potencial positivo. Isto leva ao aumento da resistividade elctrica da grelha e ocorre com maior intensidade quando a tenso da clula supera 2,4 V ou abaixo de 2,0 V. A extensa rea de corroso, que vai desde o condutor positivo at aos elctrodos, pode ocasionar um curtocircuito.

- Sedimentao (irreversvel): a variao do volume durante os processos de carga e de descarga, provoca o desprendimento da 202

matria activa. Com a formao de gs no electrlito, este fica solto e acaba caindo no fundo do recipiente da bateria,

constituindo um foco de sedimentao. Se o espao entre as placas e o fundo da bateria for demasiado pequeno, poder ento ocorrer um curto-circuito entre as placas.

- Secagem (irreversvel): se ocorrer a gaseificao do electrlito durante a carga da bateria e a gua perdida no for restabelecida (gua destilada) em tempo devido, a bateria ficar seca e no voltar mais a funcionar.

Os acumuladores utilizados nos sistemas fotovoltaicos autnomos devero ter as seguintes caractersticas: Boa relao desempenho/preo; Reduzidas exigncias em termos de manuteno; Longo perodo de vida til; Reduzida auto-descarga e elevada eficincia energtica; Possibilidade de carga para pequenas intensidades de corrente; Elevada capacidade de armazenamento e densidade de potncia (requisitos de volume e de peso); Resistncia mecnica vibrao (para o transporte); Proteco contra a ocorrncia de riscos para o meio ambiente e para a sade, reciclvel.

203

No interesse de se conseguir um longo perodo de servio e uma elevada fiabilidade no fornecimento de energia, o banco de acumuladores dever ser alvo de manutenes semestrais. Este trabalho de manuteno compreende o seguinte:

- Manter limpos os topos das baterias para evitar possveis curtocircuitos resultantes da acumulao de p hmido e de sujidade;

- Conferir se os terminais dos cabos esto bem apertados;

- Conferir o nvel de electrlito. Se necessrio abrir as cpsulas de ventilao e repor o nvel mximo do electrlito com gua destilada;

- Medir as tenses do bloco e de cada clula, assim como a densidade do cido das clulas (para a carga mxima, com uma corrente de descarga nula ou aproximadamente nula);

- Promover uma carga total intensiva a 2,4V por clula, mantendo a gaseificao do electrlito por vrias horas (carga de equalizao), de forma a misturar a soluo electroltica (com excepo das baterias de gel).

204

Energias Renovveis / Energia Solar


6.9.- Teste de Auto Avaliao (AV23)

O formando dever responder s questes sem consultar as solues. Devendo a seguir confirmar o resultado.

1/4

1. Uma instalao Solar fotovoltaica autnoma necessita de baterias para armazenar energia, na ausncia do sol, das seguintes baterias indique as mais eficientes.

a) Baterias de Automveis. b) Baterias de Gel Modificadas c) Baterias Solares OPZ.

2. Nas instalaes de _________________, os acumuladores ou baterias de cido de chumbo, so os elementos mais ____________________ para os armazenamentos de curta

______________. Estas baterias tm a melhor relao preo eficincia, e podem ______________ elevadas e reduzidas correntes de ___________ com uma boa eficincia.

3. A vida til de uma ___________ vem definida para o ponto a partir do qual, completamente carregada, a bateria tem apenas ___________ da sua capacidade _________. Depois deste ponto, a bateria pode continuar a ser usada, mas a sua capacidade ________________ continuamente e o risco de uma sbita falha ________ consideravelmente, particularmente em resultado de um curto-circuito.

2/4

4. A bateria de gel de chumbo constitui uma verso melhorada da normal bateria de cido de chumbo. Neste caso, o cido sulfrico imobilizado pelo recurso a aditivos, passando a ter a consistncia de um gel. As suas principais vantagens so:

a) Possui um maior ciclo de vida til. b) No requer cuidados de manuteno. c) Ambas as anteriores.

5. A capacidade C de um __________, a quantidade de electricidade que que a bateria pode fornecer at ficar totalmente ________________, em determinadas condies

de descarga. A__________ nominal o produto da descarga ______________ In e do tempo de descarga tn:Cn = In x tn.

6. Normalmente o fabricante de Baterias indica qual das capacidades a nominal.


C100

a) Baterias Estacionrias C10. b) Baterias de Arranque C20, Baterias Solares c) Ambas as anteriores.

7. Durante o processo de ______ a tenso na bateria cresce gradualmente. Depois de um certo ponto, atinge-se um valor de ____________ onde se comea a dar incio e

_____________ de gs (a gua divide-se em

hidrognio

oxignio). A mistura gasosa oxignio-hidrognio libertada

3/4

altamente ______________.

8. Para uma bateria nova o factor de carga situado entre:

dever estar

a) 60%, 70% b) 80%, 90% c) 70% , 85 %

9. O maior inconveniente dos ______________ de cido de chumbo o seu ____________ de vida til. Para 100 a 800 ciclos completos, funcionam entre ___________. As baterias _________________ atingem um maior perodo de vida til, que vai de ____________________.

8. Do ponto de vista elctrico, necessrio intercalar um fusvel geral entre a bateria e os restantes dispositivos: ________________________________________________ ________________________________________________ ________________________________________________

4/4

Energias Renovveis / Energia Solar


Teste de Auto Avaliao (AV23) 6.10.- Solues

O formando dever responder s questes sem consultar as solues. Devendo a seguir confirmar o resultado.

1 C; 2 Energia Solar, Comuns, Durao, Assegurar, Carga; 3 Bateria, 80% Nominal, Reduz-se, Aumenta; 4 C; 5 Acumulados, Descargas, Capacidade, Constante; 6 C; 7 Carga, Tenso, Formao, Explosiva; 8 C; 9 Acumuladores, Curto Perodo, 3 a 8 Anos, Estacionrias, 10 a 15 Anos; 10 Carga, Controlador, Gerador Fotovoltaico.

5/4

7.1.

CONTROLADORES DE CARGA (SRIE).

Nos sistemas autnomos, a tenso do sistema do gerador fotovoltaico dever ser compatvel com a tenso do barramento das baterias. As tenses normalmente mais comuns so de 12 V, 24 V ou 48 V. A tenso de carga deve ser maior do que a tenso da bateria. Por exemplo, para uma bateria de 12 V, poder atingir 14,4 V. Os mdulos cristalinos standard de 36 a 40 clulas solares, proporcionam uma tenso nominal situada entre 15 V e 18 V. A tenso nominal do gerador dever ser superior tenso de carga das baterias, de tal forma que a tenso MPP, para maiores temperaturas, seja suficientemente elevada para que possibilite a carga das baterias. Para alm disso ocorrem perdas de tenso nos cabos e no dodo de bloqueio das fileiras, normalmente limitadas a cerca de 1 a 2 %. Para baixas temperaturas, a tenso MPP dos mdulos

aproximadamente de 21 V e a tenso de circuito aberto de 25 V, o que pode levar a que o limite mximo da tenso de carga da bateria seja superado. Por este motivo, o controlador de carga mede a tenso da bateria e protege-a contra a possibilidade de sobrecargas. Isto pode ser conseguido atravs de:

1. Desligar o gerador fotovoltaico quando ultrapassada a tenso mxima de carga, conforme acontece nos controladores srie. 2. Estabelecimento de um curto-circuito no gerador fotovoltaico atravs de um controlador "Shunt" 3. Ajuste da tenso atravs de um controlador de carga MPP. 203

Para baixos nveis de irradincia, a tenso fotovoltaica inferior tenso da bateria, o que leva descarga da bateria atravs do gerador. Para prevenir esta situao, so utilizados dodos de bloqueio do gerador, normalmente integrados com o controlador de carga. O perfeito funcionamento dos acumuladores ao longo do seu perodo de vida til, requer que os controladores de carga operem de uma forma flexvel. A tenso mxima de carga e mnima de descarga, dependem do estado de carga do acumulador. Para alm disso, devem ser tomadas em considerao as propriedades dos diferentes tipos de baterias (baterias hmidas e baterias de gel), a temperatura e a idade da bateria. Para monitorizar a temperatura da bateria, utiliza-se um sensor de temperatura, que est ligado ao controlador de carga. Os controladores de carga podem fazer a diferena, ao permitirem o aumento do ciclo de vida til dos acumuladores. As principais tarefas de um moderno controlador de carga so as seguintes:

1. ptima carga do acumulador. 2. Proteco contra sobrecargas. 3. Preveno de descargas indesejveis. 4. Proteco contra profundas descargas. 5. Informao do estado da carga.

204

Controlador de carga para as instalaes exteriores com indicador do estado da Carga Fotografia: Steca

Controlador de carga com indicador LCD Fotografia: Sunware

205

Mini controlador de carga NANO Fotografia: Solarwatt

Controladores srie: Quando se atinge a tenso mxima de carga, o controlador srie interrompe a entrega de potncia do mdulo, atravs de um rel ou de um semicondutor S1, voltando a fechar o circuito aps uma determinada reduo da tenso. Estas constantes comutaes onoff criam oscilaes da tenso perto da tenso mxima de carga, bem como perdas permanentes de energia. Tendo em conta estas desvantagens foram desenvolvidos os controladores de carga de regulao constante.

206

Princpio de um controlador de carga srie

7.2. CONTROLADORES SHUNT (LIGAO EM PARALELO). Um controlador Shunt reduz continuamente a potncia do mdulo, a partir do momento em que atingida a tenso mxima de carga da bateria. Neste caso, como o gerador continua a gerar energia, a corrente regulada e curto circuitada atravs de um elemento Shunt (elemento controlado). A energia no

aproveitada assim dissipada sob a forma de calor. Os mdulos podem tomar a corrente de curto-circuito sem qualquer problema, limitando-se a sofrer um ligeiro aquecimento adicional. Este mtodo Ideal para a bateria, uma vez que a carga da bateria feita de forma eficiente e em total segurana.

207

Princpio de um controlador de carga Shunt

7.3. PROTECO POR DEPLECO. A proteco por depleo, baseada em rels que provocam o isolamento entre as cargas e as baterias, encontra-se geralmente integrada com a maioria dos controladores de carga ( S2 nas figuras 3.117 e 3.118 e S1 na figura 3.119). Esta proteco s ser til, se existir um prvio comando de corte antes de ser atingida a situao extrema de corte. Neste caso, torna-se importante prever um boto de reset (reinicializao). Por exemplo, se a tenso da bateria descer para valores inferiores tenso mnima de descarga (devido a uma elevada corrente que se manifeste durante um breve momento ex: arranque do frigorifico), e em resultado as cargas forem deslastradas pelo controlador, depois de uma pequena recuperao de energia a tenso da bateria geralmente suficientemente elevada para alimentar pequenas cargas (por

208

exemplo, uma lmpada) por mais algumas horas, sem que a tenso da bateria volte a descer para valores crticos. Assim, nas situaes de descarga da bateria, o boto de reinicializao permite manter a alimentao de pequenas cargas. Os modernos controladores de carga possuem um sensor de temperatura que mede a temperatura ambiente. Normalmente, o controlador de carga localizado na proximidade da bateria, pelo que a temperatura a que esto ambos submetidos praticamente igual. Apenas na eventualidade da bateria se encontrar fortemente carregada, poder a temperatura da bateria ser superior do controlador de carga. Esta eventualidade pode ser sempre evitada atravs do correcto dimensionando das baterias. Um sensor externo de temperatura montado na bateria, pode ser tambm de utilidade nestes casos. Os dispositivos de visualizao permitem fornecer informao sobre os principais parmetros elctricos das baterias, tais como o estado de carga, a tenso e a corrente de carga, podendo ser integrados em vrios dispositivos. Um circuito integrado da marca Atonic, que se encontra integrado na maioria dos controladores, oferece adicionais benefcios. Este dispositivo tem um algoritmo de auto-aprendizagem que lhe permite registar o estado de

envelhecimento da bateria e agir em conformidade. Os controladores de carga apenas podem suportar determinados limites de corrente, quer no lado do gerador, quer no lado da carga. Para proteger os sensveis componentes electrnicos, o controlador equipado com um fusvel. Geralmente so mantidos os mesmos valores limites para a corrente mxima do mdulo e a 209

corrente mxima da carga, o que significa que escolhido um fusvel comum para ambas as correntes. Nos dispositivos que esto comercialmente disponveis, os valores standard para os valores mximos de corrente variam entre 5 e 30 A. Para maiores sistemas, com correntes ainda mais fortes, ou so utilizados modelos especiais ou o sistema dividido em vrios grupos, de modo a evitar a falha da generalidade do sistema, em caso de avaria. Do lado da bateria, as correntes so adicionadas de novo, uma vez que de outro modo existe o risco dos grupos de baterias no estarem sujeitos a cargas iguais.

7.4. CONTROLADORES DE CARGA MPP. Dado que a tenso da bateria determina o ponto operacional da curva caracterstica do gerador fotovoltaico, e que por esse motivo o gerador fotovoltaico raramente funciona no ponto MPP, os controladores de carga Shunt e srie nem sempre conseguem fazer o melhor aproveitamento da energia solar disponvel. As perdas de energia podem elevar-se a valores situados entre 10 % e 40 %, dependendo da tenso da bateria, da irradincia e da temperatura. Isto pode ser evitado utilizando um sistema de rastreio MPP, que consiste essencialmente num conversor DC/DC regulado. A regulao executada pelo rastreador MPP, que em cada cinco minutos varre a curva caracterstica I-U do gerador fotovoltaico e determina o ponto MPP. O conversor DC/DC ento regulado de modo a tomar a mxima potncia disponvel do gerador fotovoltaico, ajustando por outro lado o sinal de sada em funo da tenso de carga da bateria.

210

Princpio de um controlador de carga MPP

A eficincia do conversor DC/DC varia entre 90 a 96 %. Por razes de eficincia, a utilizao de um rastreador MPP apenas faz sentido para geradores com potncias superiores a 200 W. Para geradores de baixa potncia, as perdas de converso so geralmente maiores do que os ganhos obtidos com o controlador MPP. Devido maior complexidade do circuito electrnico, o preo do controlador de carga MPP acaba por ser superior. Isto significa que, por razes econmicas, os controladores de carga MPP so usados com maior frequncia para potncias fotovoltaicas

superiores a 500 W.

211

Controlador de carga MPP Fotografia: Meyer Solar Technologie

Controlador de carga MPP Fotografia: Schams-Elektronik

7.5. IDEIAS BASE A RETER. Para baixas temperaturas, a tenso MPP dos mdulos

aproximadamente de 21 V e a tenso de circuito aberto de 25 V, o que pode levar a que o limite mximo da tenso de carga da bateria seja superado. Por este motivo, o controlador de carga

212

mede a tenso da bateria e protege-a contra a possibilidade de sobrecargas. Isto pode ser conseguido atravs de:

1. Desligar o gerador fotovoltaico quando ultrapassada a tenso mxima de carga, conforme acontece nos controladores srie. 2. Estabelecimento de um curto-circuito no gerador fotovoltaico atravs de um controlador "Shunt" 3. Ajuste da tenso atravs de um controlador de carga MPP.

Para baixos nveis de irradincia, a tenso fotovoltaica inferior tenso da bateria, o que leva descarga da bateria atravs do gerador. Para prevenir esta situao, so utilizados dodos de bloqueio do gerador, normalmente integrados com o controlador de carga. O perfeito funcionamento dos acumuladores ao longo do seu perodo de vida til, requer que os controladores de carga operem de uma forma flexvel. A tenso mxima de carga e mnima de descarga, dependem do estado de carga do acumulador. Para alm disso, devem ser tomadas em considerao as propriedades dos diferentes tipos de baterias (baterias hmidas e baterias de gel), a temperatura e a idade da bateria. Para monitorizar a temperatura da bateria, utiliza-se um sensor de temperatura, que est ligado ao controlador de carga. Os controladores de carga podem fazer a diferena, ao permitirem o aumento do ciclo de vida til dos acumuladores.

213

As principais tarefas de um moderno controlador de carga so as seguintes: 1. ptima carga do acumulador. 2. Proteco contra sobrecargas. 3. Preveno de descargas indesejveis. 4. Proteco contra profundas descargas. 5. Informao do estado da carga.

Quando se atinge a tenso mxima de carga, o controlador srie interrompe a entrega de potncia do mdulo, atravs de um rel ou de um semicondutor S1, voltando a fechar o circuito aps uma determinada reduo da tenso. Estas constantes comutaes onoff criam oscilaes da tenso perto da tenso mxima de carga, bem como perdas permanentes de energia. Tendo em conta estas desvantagens foram desenvolvidos os controladores de carga de regulao constante. Um controlador Shunt reduz continuamente a potncia do mdulo, a partir do momento em que atingida a tenso mxima de carga da bateria. Neste caso, como o gerador continua a gerar energia, a corrente regulada e curto circuitada atravs de um elemento Shunt (elemento controlado). A energia no

aproveitada assim dissipada sob a forma de calor. Os mdulos podem tomar a corrente de curto-circuito sem qualquer problema, limitando-se a sofrer um ligeiro aquecimento adicional. Este

214

mtodo Ideal para a bateria, uma vez que a carga da bateria feita de forma eficiente e em total segurana. A eficincia do conversor DC/DC varia entre 90 a 96 %. Por razes de eficincia, a utilizao de um rastreador MPP apenas faz sentido para geradores com potncias superiores a 200 W. Para geradores de baixa potncia, as perdas de converso so geralmente maiores do que os ganhos obtidos com o controlador MPP. Devido maior complexidade do circuito electrnico, o preo do controlador de carga MPP acaba por ser superior. Isto significa que, por razes econmicas, os controladores de carga MPP so usados com maior frequncia para potncias fotovoltaicas

superiores a 500 W.

215

Anda mungkin juga menyukai