Anda di halaman 1dari 12

Nota Tcnica

N 94 novembro de 2004

POSSVEL CRIAR UM P ARTIDO PARTIDO INDGENA NO BRASIL?

25 anos de histria poltica por um Brasil radicalmente democrtico

Poltica Indigenista

possvel criar um partido indgena no Brasil? 1

1. O Tema e o Contexto criao de uma organizao partidria que agregue a diversidade de interesses e vises de futuro dos indgenas um assunto que vira e mexe aparece em rodas de conversa e em reunies do movimento indgena na regio Sul, no Nordeste brasileiro, ou mesmo na Amaznia. Esta nota tcnica tem por objetivo contribuir com informaes que enriqueam o debate indgena e indigenista sobre a viabilidade da criao deste tipo de instituio social, de carter eminentemente poltico, destinada em tese a defender e fortalecer a capacidade de defesa dos direitos indgenas no Brasil. Do nosso ponto de vista, a criao de um partido indgena no Brasil um sonho vivel. Um sonho/objetivo que, no entanto, demandar muita fora de vontade, disposio, capacidade de articulao, de organizao, conhecimentos especficos e pessoal qualificado, e um grande esprito de equipe para harmonizar e superar diferenas pessoais e coletivas no meio indgena. Alm, claro, de superar as exigncias formais da legislao especfica e a presso dos poderes e partidos j constitudos para que isto no acontea: ou por temor de perder parte da sua clientela - o eleitorado indgena e os parlamentares, prefeitos e vice-prefeitos indgenas eleitos - ou por entender que a atuao poltico-partidria algo que no combina com a cultura indgena. O tema partido indgena no novo no Brasil. Ele esteve presente nos anos 80 com a eleio do deputado federal Mrio Juruna (1982), nas eleies dos deputados federais constituintes de 1986, em diversos de debates realizados ao longo do processo de elaborao da Constituio Federal de 1988, e nas inmeras avaliaes indgenas e indigenistas que se seguiram s tentativas frustradas de chegar s Cmaras Legislativas e ao Congresso Nacional, por meio de partidos polticos no-indgenas conservadores ou de esquerda. Na regio andina, os movimentos indgenas tm muitos anos de experincia de organizao e mobilizao social. L, as organizaes indgenas articulam grandes contingentes populacionais e carregam uma forte identidade poltica que mescla elementos tnicos e classistas. Atualmente h indgenas que representam partidos indgenas nos parlamentos nacionais da Colmbia, Equador, Bolvia e Venezuela. Vrios municpios nestes pases so governados por partidos indgenas. Sob o lema nada s para os indgenas,
1

Este documento foi elaborado com o propsito de contribuir com os debates sobre poltica partidria e parlamento indgena do II Frum Permanente dos Povos Indgenas da Amaznia Brasileira, realizado na cidade de Cuiab/MT, de 17 a 19 de novembro de2004.

Novembro de 2004 Novembro de 2004

Poltica Indigenista

algumas administraes indgenas tm experimentando formas inovadoras de gesto municipal, criando conselhos de gesto de polticas pblicas integrados por indgenas e no-indgenas.2 No Brasil, onde os indgenas somam hoje uma populao que varia entre 0,2% e 0,4% da populao nacional3 , a primeira organizao etno-poltica indgena surgiu em 1980, foi a Unio das Naes Indgenas (UNI ou UNINDI), que contava com representantes de diferentes povos indgenas. O processo de organizao poltica e associativa indgena emerge nos anos 70 apoiado, principalmente, pelo Conselho Indigenista Missionrio. O CIMI teve um importante papel no incentivo e apoio a organizao de assemblias indgenas regionais e nacionais e, nos anos 80, na criao de instncias de representao regionais e por povo indgena. De 1974 a 1980 foram realizadas cerca de quinze assemblias em diferentes partes do Brasil. A Constituio de 1988 deu um impulso importante para a constituio das entidades indgenas e para sua articulao em redes regionais e em nvel nacional. Quase um ano depois da promulgao da nova Constituio Federal, em 19 de abril de 1989, criada a Coordenao das Organizaes Indgenas da Amaznia Brasileira (COIAB), que nasce com um enfoque regional e uma identidade indgena transcomunitria. Para o nvel nacional, foi constitudo em 1992 o Conselho de Articulao dos Povos e Organizaes dos Povos Indgenas do Brasil (CAPOIB), que respaldou a mobilizao indgena na primeira metade da dcada dos anos 90 em favor de um novo Estatuto dos Povos Indgenas, em substituio do Estatuto do ndio de 1973. Pode-se dizer que atualmente h somente duas organizaes indgenas fortes no Brasil: a COIAB Coordenao das Organizaes Indgenas da Amaznia Brasileira e a APOINME Articulao dos Povos e Organizaes Indgenas do Nordeste, Minas Gerais e Esprito Santo. Como fruto do desenvolvimento do debate em torno da idia de criao do Parlamento Indgena Brasileiro, uma instncia de articulao do movimento indgena em nvel nacional, nos ltimos 12 meses sendo gestado a criao de uma organizao indgena de carter regional que articule lideranas, caciques e organizaes indgenas da Regio Sul do Brasil, a semelhana da COIAB e APOINME.4 Nas eleies municipais de 2004, os dados levantados at o momento5 informam que foram eleitos 44 indgenas em seis estados da Amaznia Legal: dois prefeitos, trs viceprefeitos e 39 vereadores (lista anexa). O Amazonas foi estado onde mais indgenas se elegeram, sendo um prefeito e 22 vereadores, seguido do Acre com dois vice-prefeitos e quatro vereadores. Os indgenas eleitos esto distribudos em 15 agremiaes partidrias, sendo oito pelo PT, sete pelo PL e trs em cada um dos seguintes partidos: PSDB, PV, PSB, PPS, PFL e PC do B.

Ver: Luciana Costa & Ricardo Verdum 2004. ndios e Parlamentos. Braslia: INESC. A Fundao Nacional de Sade registra uma populao atendida pelos 34 DSEIs de 414.209 pessoas (SIASI, 02/09/2004). J o Censo Demogrfico realizado pelo IBGE em 2000 computou uma populao total de 734.127 pessoas que se auto-identificaram como indgena. 4 Ver: Luciana Costa & Ricardo Verdum 2004. ndios e Parlamentos. Braslia: INESC. 5 Em 22 de novembro de 2004.
3

Novembro de 2004

3 3

Poltica Indigenista

Em sendo confirmados os dados acima, verifica-se que houve um aumento no nmero de indgenas eleitos na Amaznia Legal, passando de 39 para 44. De outro lado, temos dois prefeitos indgenas eleitos: um em Barreirinha (AM) pelo Partido dos Trabalhadores e outro em Normandia (RR) pelo Partido Socialista Brasileiro. Os Ticuna (AM) so o povo com maior nmero de candidatos eleitos em 2004, 12, seguidos dos Kaxinaw (AC) com trs vereadores e dois vice-prefeitos. O Acre onde h maiores possibilidades de serem implementadas articulaes regionais, pois os indgenas eleitos so filiados aos partidos ligados Frente Popular do Acre, alinhada com o governo estadual reeleito em 2002, e esto concentrados em dois municpios com uma forte presena indgena - Santa Rosa e Jordo. A regio do Alto Rio Negro (AM) mais uma vez perdeu a chance de avanar no processo de construo das condies para uma gesto municipal indgena. Alm de eleger um prefeito claramente alinhado com os setores conservadores da regio, elegeram somente dois indgenas para a Cmara de Vereadores de So Gabriel da Cachoeira, sendo um deles Jos Maria de Lima (Tariano), ex-diretor da FOIRN. Feita esta breve introduo ao contexto e ao tema objeto desta Nota Tcnica, vamos apresentar a seguir um conjunto de informaes que consideramos bsicas para se pensar objetivamente na possibilidade de criar de um partido indgena no Brasil. 2. Como criar um partido - Resumo O primeiro passo para se criar um partido entregar no cartrio de Braslia um documento contendo a assinatura de 101 fundadores, distribudos em, no mnimo, nove Estados. Em seguida, deve-se registrar a nova legenda no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O registro s se concretiza mediante apoio formal de um quantidade de eleitores correspondente a meio por cento dos votos dados na ltima eleio a toda a Cmara dos Deputados (sem os brancos e nulos). Depois disso, j permitido ao partido participar das eleies, receber dinheiro do fundo partidrio e ocupar o horrio poltico na TV. 3. Referncias legais Atualmente existem dois documentos legais que orientam como aos pessoas interessadas em constituir e registrar um partido poltico devem proceder: a Lei n 9.096, de 19.09.1995, e a Resoluo n 19.406, de 5.12.1995 - TSE. As informaes bsicas necessrias esto assim dispostas nos documentos legais: requerimento; requisitos - Lei 9.096, art. 8; Resoluo 19.406, art. 9. estatuto; apoiamento mnimo; prova - Lei 9.096, arts. 8, 3, e 9, 1; Resoluo 19.406, art. 10, 1. cancelamento; deciso judicial; razes - Lei 9.096, art. 28; Resoluo 19.406, art. 46. cancelamento; dissoluo; fuso; incorporao - Lei 9.096, art. 27; Resoluo 19.406, art. 45. impugnao; legitimidade ativa - Lei Complementar 64, art. 3; Resoluo 21.608, art. 38.
Novembro de 2004

Poltica Indigenista

O Manual da Legislao Eleitoral e Partidria, com todas as informaes necessrias, est disponvel na internet na pgina do Tribunal Superior Eleitoral e nas pginas dos Tribunais Regionais Eleitorais.6 4. Criao e registro Os procedimentos a seguir descritos se aplicam, exclusivamente, s agremiaes em formao. Os partidos j registrados no TSE, ou seja, possuidores do carter nacional, devem proceder conforme o art. 18 da Resoluo 19.406/TSE. 7 a) Obteno do Registro Civil no Cartrio da Capital Federal (Braslia, DF) Para a obteno do Registro Civil do Partido so necessrios: Fundadores: Pelo menos 101 eleitores com domiclio eleitoral em, no mnimo, um tero dos Estados. Elaborar o Programa e o Estatuto do Partido. Eleger, na forma do Estatuto, os dirigentes nacionais provisrios. (Art. 8 da Res. 19.406 ). O pedido de registro do Partido deve ser feito no Cartrio do Registro Civil das Pessoas Jurdicas da Capital Federal. O documento dever ser formulado pelos dirigentes nacionais e subscrito por todos os seus fundadores. Devem ser anexados ainda os seguintes documentos: 1. Uma relao com nome e funo dos dirigentes provisrios e o endereo da sede do Partido na Capital Federal; 2. Uma cpia autntica da Ata de fundao do Partido; 3. O exemplar do Dirio Oficial que publicou, no seu inteiro teor, o programa e o estatuto; 4. A relao de todos os fundadores com nome completo, naturalidade, n do ttulo eleitoral com Zona, Seo, Municpio, Estado, profisso e endereo de residncia. Nesta fase do processo ocorre o registro no Cartrio de Registro Civil, com expedio, pelo respectivo Oficial do Registro Civil, de certido de registro. b) Apoiamento Mnimo de Eleitores S admitido o registro do estatuto do partido poltico que tenha carter nacional, considerando-se como tal aquele que comprove o apoiamento mnimo correspondente a pelo menos meio por cento dos votos dados na ltima eleio geral para a Cmara dos Deputados, no computados os votos em branco e os nulos, distribudos por um tero, ou mais dos Estados, com um mnimo de um dcimo por cento do eleitorado que tenha votado em cada um deles. Em nmeros globais, para o registro de um novo partido so
6 7

Disponvel na internet: http://www.tre-ce.gov.br/tre/eleicoes/ele2004/manual.htm Fonte: Tribunal Eleitoral Regional de Minas Gerais, Seo de Controle e Registro de Partidos. Pgina da Internet: http://www.tremg.gov.br/partidos_politicos/criacao_registro_partido2tri.htm e-mail: screp@tre-mg.gov.br

Novembro de 2004

Poltica Indigenista

necessrio hoje 438.392 eleitores apoiadores. A prova do apoiamento mnimo feita por meio de assinaturas, em listas organizadas pelo partido, para cada Zona Eleitoral, contendo o nome completo do eleitor e nmero do ttulo eleitoral. A veracidade das assinaturas e dos nmeros dos ttulos constantes destas listas sero atestados pelo Escrivo Eleitoral, no prazo de 15 dias. (ver tabela no final) c) Registro dos rgos Partidrios nos Tribunais Regionais Constitudo na forma do estatuto, com os rgos de direo municipais, regional e nacional, o presidente regional do partido dever solicitar o registro no respectivo TRE, atravs de requerimento acompanhado de: Exemplar autenticado do inteiro teor do programa e estatuto partidrios inscritos no Registro Civil; Certido de inteiro teor do registro do partido no Cartrio Civil das Pessoas Jurdicas; Certides dos Cartrios Eleitorais que comprovem ter o partido obtido, no estado, o apoiamento mnimo de eleitores e prova da constituio definitiva dos rgos de direo municipais e regional, com a designao de seus dirigentes, na forma do seu estatuto, autenticada pela Secretaria do Tribunal.8 A tramitao do pedido no TRE se dar na forma estabelecida na Resoluo-TSE n 19406/95: Art. 13. Protocolado o pedido de registro, ser autuado e distribudo, no prazo de 48 horas a um Relator, devendo a Secretaria do Tribunal publicar, imediatamente, edital para cincia dos interessados. Art. 14. Caber a qualquer filiado impugnar, no prazo de trs dias, contados da publicao do edital, em petio fundamentada, o pedido de registro. Art. 15. Havendo impugnao, ser aberta vista ao requerente do registro, para contestao, pelo mesmo prazo. Art. 16. Em seguida, ser ouvida a Procuradoria Eleitoral que se manifestar em trs dias; devolvidos os autos, sero imediatamente conclusos ao Relator que, no mesmo prazo, os apresentar em Mesa para julgamento, independentemente de publicao de pauta. Art. 17. No havendo impugnao, os autos sero imediatamente conclusos ao Relator, para julgamento, observado o disposto no artigo anterior. Art. 18 - O rgo de direo regional comunicar ao respectivo Tribunal Regional Eleitoral a constituio de seus rgos de direo partidria regional e municipais, os nomes e endereo atualizados dos respectivos integrantes, bem como as alteraes que forem promovidas e, ainda, o calendrio fixado para a constituio dos referidos rgos, para anotao

Resoluo 19.406, artigo 12.

Novembro de 2004

Poltica Indigenista

(...) Art. 19 - Anotada a composio do rgo de direo municipal e eventual alterao, o Tribunal Regional far imediata comunicao ao Juiz Eleitoral da respectiva Zona. importante destacar que os arts. 18 e 19 estabelecem, tambm, procedimentos para a hiptese de anotao de atos partidrios de diretrios j registrados no TRE d) Registro do Estatuto do Partido no TSE Registrados os rgos de direo regional em, pelo menos, um tero dos Estados da Federao, o presidente do partido solicitar ao Tribunal Superior Eleitoral o registro do estatuto partidrio e do respectivo rgo de direo nacional, devendo o pedido estar acompanhado dos seguintes documentos:9 Um exemplar autenticado do programa e estatuto partidrios inscritos no Registro Civil; A certido do registro do partido poltico no Cartrio Civil das Pessoas Jurdicas; As certides expedidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais que comprovem ter o partido obtido, no Estado, o apoiamento mnimo de eleitores; prova da constituio definitiva do rgo de direo nacional, com a designao de seus dirigentes, autenticada pela Secretaria do Tribunal. O pedido de registro do estatuto e rgo de direo nacional do novo partido, aps autuado e distribudo, ser encaminhado Seo de Partidos Polticos do TSE, que dar incio tramitao disciplinada na Resoluo 19.406/95: Art. 21. Protocolado o pedido de registro, ser autuado e distribudo, no prazo de 48 horas, a um Relator, devendo a Secretaria publicar, imediatamente, edital para cincia dos interessados (Lei n 9.096/95, art. 9, 3). Art. 22. Caber a qualquer filiado e a partido poltico, por seu rgo de direo nacional, impugnar, no prazo de trs dias, contados da publicao do edital, em petio fundamentada, o pedido de registro. Art. 23. Havendo impugnao, ser aberta vista ao requerente do registro, para contestao, pelo mesmo prazo. Art. 24. Em seguida, ser ouvida a Procuradoria-Geral, em dez dias; havendo falhas, o Relator baixar o processo em diligncia a fim de que o partido possa san-las, em igual prazo (Lei n 9.096/95, art. 9, 3). 1 Se no houver diligncias a determinar, ou aps o seu atendimento, o Relator apresentar os autos em Mesa para julgamento, no prazo de 30 dias, independentemente de publicao de pauta (Lei n 9.096/95, art. 9, 4). 2 Na Sesso de julgamento, aps o relatrio, as partes, inclusive o Procurador-Geral, podero sustentar oralmente suas razes, no prazo improrrogvel de 20 minutos cada.

Resoluo/TSE n 19.406/95, art. 20, incisos I, II, III e IV.

Novembro de 2004

Poltica Indigenista

Art. 25. Deferido ou no o registro do estatuto e do rgo de direo nacional, o Tribunal far imediata comunicao aos Tribunais Regionais Eleitorais, e estes, da mesma forma, aos Juzes Eleitorais. Art. 26. Ficaro automaticamente sem efeito, independentemente de deciso de qualquer rgo da Justia Eleitoral, os registros dos rgos de direo municipais e regionais, se indeferido o pedido de registro do estatuto e do rgo de direo nacional. Somente o registro do estatuto partidrio no TSE garante ao partido poltico sua participao no processo eleitoral, alm do recebimento de recursos do Fundo Partidrio, o acesso gratuito ao rdio e televiso, assim como exclusividade da denominao, sigla e smbolos. Os dados abaixo se referem ao quantitativo mnimo de assinaturas que atualmente devero ser colhidas para fundao de um partido poltico, nos termos do 1, do artigo 7, da Lei 9.096/95. As assinaturas de eleitores necessrias corresponde a, no mnimo, meio por cento (0,5%) dos votos dados na ltima eleio geral para a Cmara dos Deputados (2002), no computados os brancos e nulos, o que corresponde a 438.932 assinaturas. Os eleitores apoiadores devero estar distribudas em pelo menos nove Estados, sendo que em cada um deles dever ser observado, no mnimo, um dcimo por cento (0,1%) da votao para a Cmara Federal apurada no Estado (Resoluo-TSE n. 19.406/96, art. 20, pargrafo nico). Se considerarmos os nmeros da populao indgena no Brasil levantados pelo IBGE no Censo Demogrfico de 2000, podemos dizer que o nmero de eleitores indgenas potenciais (pessoas com idade entre 16 e 65 anos) ultrapassa o nmero mnimo de 0,1% da votao para a Cmara Federal apurada em 2002, e em quatorze estados o eleitorado indgena superior ao 0,5% do total de votantes.

Novembro de 2004

Poltica Indigenista

QUADRO DE ELEITORES APOIADORES NECESSRIOS

ESTADO

VOTOS VLIDOS PARA A CMARA FEDERAL (2002)

0,5%

MNIMO DE ASSINATURAS NO ESTADO (0,1%)

ELEITORADO INDGENA POTENCIAL POR ESTADO*

AC AL AM AP BA CE DF ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO RR RS SC SE SP TO BRASIL

278.558 1.165.608 1.148.892 236.535 5.956.123 3.628.331 1.220.775 1.652.841 2.610.673 2.427.031 9.605.817 1.095.345 1.269.818 2.661.234 1.723.096 3.812.927 1.472.161 5.147.035 8.061.181 1.460.644 658.831 168.972 5.943.597 3.066.400 866.673 19.749.403 589.968 87.678.469

1.393 5.828 5.744 1.183 29.781 18.142 6.104 8.264 13.053 12.135 48.029 5.477 6.349 13.306 8.615 19.065 7.361 25.735 40.306 7.303 3.294 845 29.718 15.332 4.333 98.747 2.950 438.392

279 1.166 1.149 237 5.956 3.628 1.221 1.653 2.611 2.427 9.606 1.095 1.270 2.661 1.723 3.813 1.472 5.147 8.061 1.461 659 169 5.944 3.066 867 19.749 590 Vlido at as eleies para a Cmara Federal em 2006

3.903 5.549 55.891 2.367 42.091 7.788 5.435 8.963 10.413 14.242 33.207 26.907 14.841 20.684 6.085 21.465 1.836 21.215 26.059 2.199 6.229 13.414 23.925 9.239 4.423 47.000 5.495 440.775

* Fonte: Censo Demogrfico 2000, do IBGE. Infelizmente h dvidas sobre estes nmeros, e eles por si no permitem avaliar o potencial de articulao das pessoas com vistas a constituio de um partido poltico indgena. Por outro lado, no se deve menosprezar o potencial que a idia de ser criado um partido de base indgena tem para mobilizar e articular outros movimentos sociais de no-indgenas - interessados na construo e implementao de um projeto poltico, econmico e cultural alternativo ao hoje hegemnico.
Novembro de 2004

Poltica Indigenista

Considerao Finais Chegamos ao final desta nota tcnica dizendo que as coisas so, de fato, muito mais complexas do que aqui muito resumidamente foi apresentado. Concorre para isto a percepo de que a idia de contrapor um poder de dominao com outro poder equivalente seja justamente a rendio ao prprio Poder, e que talvez s seja possvel minar o poder de dominao pela recusa da servido.10 De fato, no tnhamos a pretenso de esgotar o assunto nem definir qual o melhor caminho a seguir. Nosso objetivo desde sempre foi disponibilizar informaes bsicas sobre como criar um partido poltico segundo a legislao hoje existente no Brasil; era produzir uma pequena bssola, um tosco instrumento de orientao que permitisse orientar os interessados em dar os primeiros passos para a criao de um partido poltico indgena no Brasil. Nossa expectativa termos atendido satisfatoriamente a curiosidade do leitor, indgena e no-indgena, deixando para ele/voc a escolha do caminho a seguir.

Ricardo Verdum Assessor de polticas indgena e ambiental do Instituto de Estudos Socioeconmicos INESC. verdum@inesc.org.br

10

Ver Rinaldo Arruda em: Boletim INESC Oramento & Poltica Socioambiental, Ano II, n. 7, p. 12 - outubro de 2003.

EXPEDIENTE
INESC - Instituto de Estudos Socioeconmicos - End: SCS - Qd, 08, Bl B-50 - Salas 431/441 Ed. Venncio 2000 - CEP . 70.333-970 - Braslia/DF - Brasil - Fone: (61) 212 0200 - Fax: (61) 212 0216 - E-mail: protocoloinesc@inesc.org.br Site: www.inesc.org.br - Conselho Diretor: Eva Faleiros, Gisela Alencar, Iliana Canoff, Juraci de Souza, Marisa Veloso, Neide Castanha, Nathali Beghin, Paulo Calmon, Pe. Virglio Uchoa - Colegiado de gesto: Jos Antnio Moroni, Iara Pietricovsky - Assessoria Tcnica: Alex Jobim, Edlcio Vigna, Francisco Sadeck, Jair Barbosa Jnior, Jussara de Gois, Luciana Costa, Mrcio Pontual, Ricardo Verdum, Selene Nunes - Jornalista responsvel: Jair Barbosa Jr - Projeto grfico: DataCerta Comunicao - Diagramao: Ivone Melo

Novembro de 2004

10

Poltica Indigenista

ELEIES MUNICIPAIS DE 2004 INDGENAS ELEITOS NA AMAZNIA LEGAL12 (Nmeros provisrios, 22/11/2004)

ACRE
Municpio
Santa Rosa Santa Rosa Santa Rosa Jordo Jordo Mncio Lima

Povo
Kaxinaw Kaxinaw Kaxinaw Kaxinaw Kaxinaw Poyanawa

Candidato
JOS DOMINGOS PAULO LOPES KAXINAW JOS LOPES MATEUS JOS OSAIR SALES (SI) PEDRO BARBOSA SALES JOEL FERREIRA LIMA (JOEL)

Partido
PT PCdoB PCdoB PV PT PC do B

Cargo
Vice-Prefeito Vereador Vereador Vice-Prefeito Vereador Vereador

AMAP
Municpio
Oiapoque Oiapoque Oiapoque

Povo
Galibi Maworno Galibi Maworno Karipuna

Candidato
FELIZARDO DOS SANTOS COARACI MACIEL GABRIEL RAMOS DOS SANTOS

Partido
PL PSB PSB

Cargo
Vereador Vereador Vereador

AMAZONAS
Municpio Santa Isabel do Rio Negro Amatur Alvaraes Uarini Borba Autazes So Gabriel da Cachoeira Barreirinha Maus Barreirinha Amatur Povo Bar Cambeba Maioruna Miranha Munduruku Mura Piratapuia Sater Sater Sater Ticuna Candidato FRANCISCO FRANA PECOR LOURUVAL ITAMAR RAIMUNDO EUCLIDES CECLIO CORREA JOS MARIA MOREIRA DE LIMA MECIAS PEREIRA BATISTA IVANILDO GASTO TOMAS BATISTA LAURO Partido PPS PHS PFL PSDC PMDB PPS PT PT PTB PT PHS Cargo Vereador Vereador Vereador Vereador Vereador Vereador Vereador Prefeito Vereador Vereador Vereador

Colaboraram no levantamento: Nino Fernandes (CGTT), Fbio Almeida (PDPI), Maximiano Menezes e Ednaldo Vieira (FOIRN), Carlos Alberto Ricardo (ISA), Domingos Santa Rosa (FUNAI/ Oiapoque), Marcelo Piedrafita Iglesias (Museu Nacional/UFRJ), Idjarrina Rosa Karaj, Almir Suru (CUNPIR), Fernando Fedola L.B. Vianna (PDPI/GTZ), Zuza Cavalcante (UNI/Tef), Ceclio Correa (Autazes), Clovis Ambrsio (CIR), Jecinaldo Cabral (COIAB).

12

Novembro de 2004

Poltica Indigenista

Benjamin Constant Benjamin Constant Benjamin Constant Santo Antnio do I So Paulo de Olivena So Paulo de Olivena So Paulo de Olivena Tabatinga Tabatinga Amatur Tabatinga So Gabriel da Cachoeira

Ticuna Ticuna Ticuna Ticuna Ticuna Ticuna Ticuna Ticuna Ticuna Ticuna Ticuna Tukano

ALDEMICIO SUZANA BASTOS MARTINHO CANDIDO DIQUE ESA AGOSTINHO FLORENTINO SINSIO ISAQUE OSIEL PAULINO FIRMINO ALCIDES PAULO CANHO JOO CRUZ SIRIACO IZIDIO HERNANE DOS SANTOS

PSDB PV PP PT PL PSDB PSDB PRP PFL PTB PL PV

Vereador Vereador Vereador Vereador Vereador Vereador Vereador Vereador Vereador Vereador Vereador Vereador

MATO GROSSO

Municpio
Santa Terezinha Gacha do Norte General Carneiro Rondolandia

Povo
Karaj / Java Meinako Xavante Zor

Candidato
REINALDO KOTURIRA KARAJA TAMALUI MEINAKO BARTOLOMEU PATIRA PRONHOPA PANDERIWUP ZORO, PAN

Partido
PT PL PL PPS

Cargo
Vereador Vereador Vereador Vereador

RORAIMA

Municpio
Normandia Pacaraima Pacaraima Pacaraima

Povo
Macuxi Macuxi Macuxi Macuxi

Candidato
ORLANDO JUSTINO ANSIO JOS NILTON LOURIVAL

Partido
PSB ? PT do B PFL

Cargo
Prefeito Vice-Prefeito Vereador Vereador

TOCANTINS

Municpio
Formoso do Araguaia Lagoa da Confuso Tocantinia Tocantinia

Povo
Karaj / Java Karaj / Java Xerente Xerente

Candidato
DARCI MAURERRI JAVAE JOS HANI KARAJ LZARO CALIXTO XERENTE BONFIM PEREIRA RODRIGUES XERENTE

Partido
PL PMDB PL PT

Cargo
Vereador Vereador Vereador Vereador

Novembro de 2004

Anda mungkin juga menyukai