Anda di halaman 1dari 11

NOVENA A SO JUDAS TADEU

A Igreja celebra a festa de So Judas Tadeu no dia 28 de outubro. o santo dos aflitos e desesperados. A novena abaixo tem como base na celebrada anualmente no Santurio So Judas Tadeu, no bairro do Jabaquara, em So Paulo, SP.

1 Dia So Judas ajuda-nos a compreender a realidade.


So Judas Tadeu, escolhido por Cristo, o amor profundo a Jesus fez que soubsseis escolher o caminho de Deus, na pregao do Evangelho. necessrio que aprendamos vossas virtudes, sigamos vosso exemplo como melhor meio de tornarmo-nos discpulos de Cristo. Que ns sigamos o vosso exemplo tanto na alegria e na vitria, na luta e no sofrimento. Que compreendamos que todas as realidades, agradveis ou difceis, devero ser assumidas como oportunidades benfazejas, que nos levaro ao crescimento na f e capacidade de servir no amor de Cristo. So Judas Tadeu, alcanai-me a graa que vos peo (faa seu pedido com f). Eu vos prometo, bendito So Judas Tadeu, lembrar-me sempre desta graa e nunca deixar de vos louvar e honrar. Farei tudo para espalhar atravs de minha vida e meu testemunho o amor ensinado por Jesus e vivido por vs. So Judas Tadeu, rogai por ns! Pai Nosso, ... Ave Maria ... Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo, como era no princpio, agora e sempre amm.

2 Dia So Judas, queremos ser construtores do Reino.


So Judas Tadeu, Apstolo e construtor do Reino de Deus, que espalhastes a Boa Nova da Salvao em Cristo, desejamos que venha o quanto antes o Reino de Deus a todos os homens, sedentos de Deus e da sua verdade. preciso que muitos sejam como vs fostes: construtores do Reino de Deus. Desejamos ser apstolos e propagadores da mensagem, da verdade e do amor que Cristo ensinou e dar testemunho cristo nos ambientes em que vivemos sem vacilar na f e na esperana. Queremos dar testemunho, vivendo o Evangelho, mediante o amor que nos compromete com Cristo. So Judas Tadeu, alcanai-me a graa que vos peo (faa seu pedido com f). Eu vos prometo, bendito So Judas Tadeu, lembrar-me sempre desta graa e nunca deixar de vos louvar e honrar. Farei tudo para espalhar atravs de minha vida e meu testemunho o amor ensinado por Jesus e vivido por vs. So Judas Tadeu, rogai por ns!

Pai Nosso, ... Ave Maria ... Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo, como era no princpio, agora e sempre amm.

3 Dia So Judas, ajudai-nos a sermos irmos.


So Judas Tadeu, Apstolo de Jesus Cristo e servidor dos homens, vs que vistes o exemplo de Cristo, que veio para servir e no para ser servido, rogai por ns para que compreendamos o valor do servio desinteressado e gratuito. Auxiliai-nos a adquirir o sentido da doao ao prximo, na famlia, no trabalho e na comunidade. Vs que fizestes de vossa vida uma doao total, pelo anncio do Evangelho e pelo testemunho de Cristo at o martrio, inspirai-nos coragem e sabedoria, para colocarmos nossas energias e talentos a servio do irmo. So Judas Tadeu, alcanai-me a graa que vos peo (faa seu pedido com f). Eu vos prometo, bendito So Judas Tadeu, lembrar-me sempre desta graa e nunca deixar de vos louvar e honrar. Farei tudo para espalhar atravs de minha vida e meu testemunho o amor ensinado por Jesus e vivido por vs. So Judas Tadeu, rogai por ns! Pai Nosso, ... Ave Maria ... Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo, como era no princpio, agora e sempre amm.

4 Dia So Judas, ajudai-nos a sermos generosos.


So Judas Tadeu, Apstolo sempre fiel ao chamado do Mestre e obediente voz do Pai, nada vos afastou de seu plano de amor. De vs queremos aprender a renunciar a qualquer plano egosta para aceitar em tudo a vontade do Pai. Ajudai-nos, So Judas, a sermos generosos no seguimento de Cristo, e humildes na renncia a tudo o que nos afasta de seu caminho. Fazei que procuremos, em primeiro lugar, o que nos torna instrumentos de paz e sinais de Cristo para nossos irmos. So Judas Tadeu, alcanai-me a graa que vos peo (faa seu pedido com f). Eu vos prometo, bendito So Judas Tadeu, lembrar-me sempre desta graa e nunca deixar de vos louvar e honrar. Farei tudo para espalhar atravs de minha vida e meu testemunho o amor ensinado por Jesus e vivido por vs. So Judas Tadeu, rogai por ns!

Pai Nosso, ... Ave Maria ... Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo, como era no princpio, agora e sempre amm.

5 Dia So Judas, ajudai-nos a sermos puros de corao.


So Judas Tadeu, Apstolo de Jesus Cristo e sinal de santidade de Deus, ajudai-nos a alcanar a graa da pureza de intenes para que nosso interior seja fonte de paz e bondade, jorrando a vida de Deus para nossos irmos. Que saibamos ser donos de ns mesmos e de nossos sentidos, e possamos estar entre aqueles que so chamados bem-aventurados porque so puros de corao. Conquistai-nos um corao puro, para que atravs dele possamos enxergar o Cristo em nosso caminho e indic-lo aos irmos. So Judas Tadeu, alcanai-me a graa que vos peo (faa seu pedido com f). Eu vos prometo, bendito So Judas Tadeu, lembrar-me sempre desta graa e nunca deixar de vos louvar e honrar. Farei tudo para espalhar atravs de minha vida e meu testemunho o amor ensinado por Jesus e vivido por vs. So Judas Tadeu, rogai por ns! Pai Nosso, ... Ave Maria ... Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo, como era no princpio, agora e sempre amm.

6 Dia So Judas, ajudai-nos a sermos fiis Verdade.


So Judas Tadeu, Apstolo e instrumento de reconciliao, alcanai-nos do Pai o dom da firmeza diante do mal, do egosmo e da injustia. Fazei-nos sempre atentos advertncia de Cristo: "Vigiai e orai, para no cairdes em tentao". Vs que lutastes para vencer o pecado, dai-nos um esprito resoluto e a graa de no cairmos em tentao. E se isto acontecer, rogai por ns, para termos nimo de nos reerguermos e voltarmos unio com Cristo, vosso e nosso Mestre. So Judas Tadeu, alcanai-me a graa que vos peo (faa seu pedido com f). Eu vos prometo, bendito So Judas Tadeu, lembrar-me sempre desta graa e nunca deixar de vos louvar e honrar. Farei tudo para espalhar atravs de minha vida e meu testemunho o amor ensinado por Jesus e vivido por vs. So Judas Tadeu, rogai por ns!

Pai Nosso, ... Ave Maria ... Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo, como era no princpio, agora e sempre amm.

7 Dia So Judas, ajudai-nos a termos f.


So Judas Tadeu, Apstolo e homem de f inabalvel, a ponto de fazerdes de Cristo vossa nica e absoluta certeza, rogai por ns, para que cresa nossa f e se torne luz para os irmos. Reconhecemos, diante de Deus, que freqentemente nossa f vacilante e frgil. Sabemos que um precioso dom de Deus, que preciso acolher com simplicidade, cultivar pela orao e pelo reconhecimento do evangelho. Ajudai-nos a pedir humildemente, como vs pedistes com os apstolos: Senhor, aumentai a nossa f! So Judas Tadeu, alcanai-me a graa que vos peo (faa seu pedido com f). Eu vos prometo, bendito So Judas Tadeu, lembrar-me sempre desta graa e nunca deixar de vos louvar e honrar. Farei tudo para espalhar atravs de minha vida e meu testemunho o amor ensinado por Jesus e vivido por vs. So Judas Tadeu, rogai por ns! Pai Nosso, ... Ave Maria ... Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo, como era no princpio, agora e sempre amm.

8 Dia - So Judas, ajudai-nos sermos solidrios.


So Judas Tadeu, Apstolo e irmo dos pobres, hoje vos pedimos que nos alcanceis o esprito de pobreza. Com Cristo anunciastes a boa nova aos pobres e dele ouvistes a solene proclamao: "Bem-aventurados os que tm esprito de pobre porque deles o reino do cu". Rogai por ns, para que o desejo de lucro no nos domine e a ganncia de ter mais no tire a capacidade de doar-nos aos mais necessitados e de sermos solidrios com os pobres, os doentes, os oprimidos e marginalizados. Encorajados pelo testemunho dos apstolos, no nos falte o senso de fraternidade, para trabalharmos com todas a foras pela defesa e promoo dos mais desamparados. E que aprendamos a reconhecer em cada um deles o prprio Cristo, nosso irmo e Senhor! So Judas Tadeu, alcanai-me a graa que vos peo (faa seu pedido com f). Eu vos prometo, bendito So Judas Tadeu, lembrar-me sempre desta graa e nunca

deixar de vos louvar e honrar. Farei tudo para espalhar atravs de minha vida e meu testemunho o amor ensinado por Jesus e vivido por vs. So Judas Tadeu, rogai por ns! Pai Nosso, ... Ave Maria ... Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo, como era no princpio, agora e sempre amm.

9 Dia So Judas, ajudai-nos a sermos homens novos.


So Judas Tadeu, Apstolo e Mrtir, que experimentastes no convvio com Cristo o infinito amor do seu Corao, alcanai-nos a graa da converso, para que nossos coraes se tornem semelhantes ao Dele. Reconhecemos em Jesus o homem que mais amou, e modelo para todos os homens de bom corao. Por vossa intercesso, sejamos renovados interiormente, segundo a promessa de Deus, de derramar sobre ns uma gua pura e dar-nos um corao novo. So Judas Tadeu, alcanai-me a graa que vos peo (faa seu pedido com f). Eu vos prometo, bendito So Judas Tadeu, lembrar-me sempre desta graa e nunca deixar de vos louvar e honrar. Farei tudo para espalhar atravs de minha vida e meu testemunho o amor ensinado por Jesus e vivido por vs. So Judas Tadeu, rogai por ns! Pai Nosso, ... Ave Maria ... Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo, como era no princpio, agora e sempre amm.

______________________________
Adaptao: Jos Luiz Duarte

Sua histria

So Judas Tadeu , sem dvida, hoje, um dos santos mais populares. No entanto, embora figurasse entre os apstolos de Cristo, a devoo por ele se inicia tardiamente, uma vez que foi durante muito tempo "deixado em segundo plano" em funo de seu nome, que se confundia com o do "apstolo traidor", Judas Iscariotes.

So Judas era primo de Jesus, pois era filho de Alfeu, tambm chamado de Clofas, irmo de So Jos. Ao que se sabe, seu pai era um daqueles discpulos de Emas, a quem Jesus apareceu naquela tarde do dia da Ressurreio. Quanto sua me, ela era uma das mulheres que se encontravam ao p da Cruz de Jesus, junto com Maria Santssima.

So Judas - aquele mesmo apstolo que, na ltima Ceia, pergunta a Jesus por que Ele havia se manifestado a eles e no ao mundo - demonstrou sempre um grande ardor pela causa do Reino e, ento, o desejo de que o Evangelho se tornasse conhecido de todos. Era o chamado misso, tpico do cristo, daquele que ama a Cristo e guarda a sua Palavra. Ele o amava, e precisava garantir que todos o fizessem tambm, para que fosse possvel se realizar aquela resposta que Jesus lhe havia dado naquela Ceia: "se algum me ama guardar a minha palavra e meu pai o amar, e ns viremos a ele e nele faremos nossa morada" (Jo 14,22).

So Judas morreu mrtir, provavelmente no dia 28 de outubro de 70. Foi perseguido graas coerncia que mantinha entre a sua f e a sua vida, e em funo da fora de sua pregao, coisas que impressionavam de tal forma os pagos que estes se convertiam "em massa". Provocando a fria de feiticeiros, ministros pagos e falsos profetas, estes acabaram por incitar parte da populao contra o santo, que morreu, possivelmente, trucidado a golpes de machado. Esta a maneira considerada mais provvel e, por isso, a sua imagem traz freqentemente uma machadinha em suas mos. Traz tambm uma Bblia, lembrando o seu amor pela Palavra de Deus; e um colar, cuja medalha traz o rosto de Cristo, com o objetivo de destacar a sua semelhana com aquele que era seu primo.

Novena a So Judas Tadeu

Hino a So Judas Tadeu glorioso So Judas Tadeu, Invocamos a tua proteo. D-nos a graa que Jesus te deu Para alcanarmos nossa salvao.

Quiseste a morte para melhor vida Deixando o mundo o gozo terreal, Ganhaste enfim a glria prometida O amor de Deus, a paz celestial.

Parente de Jesus e de Maria Tu tens no cu de Deus to grande amor Que a ti clamamos protetor e guia, Nas tentaes, no desespero e dor.

Tu, que morreste pela Santa Cruz, Vem socorrer-nos em nosso pedido venturoso apstolo de Jesus Que assim te fez discpulo querido.

Preclaro Mtir, d-nos tua luz E nos ampara como filhos teus Como teu exemplo traze-nos Jesus Com teu socorro leva-nos a Deus.

Orao Inicial So Judas Tadeu, ditoso apstolo de Cristo, inspirado pelo Esprito Santo, escrevestes aos vossos fiis a vossa epstola; animado de zelo pregastes o Evangelho aos Persas. Varo sbio e generoso, como vos chama So Jernimo, por vossa grande caridade ouvi nossas humildes preces, e alcanai-nos os favores que por vossa intercesso pedimos ao Senhor, para que ajudados por vossa proteo nesta vida, possamos vos acompanhar na glria, por todos os sculos dos sculos! Amm.

Ladainha Senhor, tende piedade de ns. Jesus Cristo, tende piedade de ns. Jesus Cristo, ouvi-nos Jesus Cristo, atendei-nos. Deus, Pai dos Cus, tende piedade de ns. Deus, Filho Redentor do mundo... Deus, Esprito Santo... Santssima Trindade, que sois um s Deus... Jesus, Filho de Deus vivo... Jesus, Filho da virgem Maria... Jesus, Mestre dos Apstolos... Santa Maria, rogai por ns Santa Maria, Rainha dos Anjos... So Judas Tadeu, consangneo de Jesus, Maria e Jos... Apstolo glorioso... Apstolo perseverante... Verdadeiro imitador de Jesus... Amante da pobreza... Modelo de humildade...

Smbolo da pacincia... Lrio da castidade... Chama do amor divino... Estrela da santidade... Vaso da graa divina... Testemunho da f... Terror dos infernos... Grande taumaturgo... Coluna da Igreja... Consolador dos aflitos... Refgio dos pecadores... Amparo dos necessitados e atribulados... Especial padroeiro nos casos desesperados... Abrigo seguro e patrono dos vossos devotos... Pelos merecimentos de So Judas Tadeu, ns vos rogamos, ouvi-nos Senhor. Pela sua humildade e pacincia... Pelo seu zelo no apostolado e pregaes... Pelos seus milagres... Pelo seu glorioso martrio... Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de ns Senhor. Rogai por ns, So Judas Tadeu. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Orao Final glorioso So Judas, pelos sublimes privilgios de vosso parentesco com Nosso Senhor Jesus Cristo, e de vosso apostolado, privilgios que tanto nobilitaram vossa vida; pela glria que nos Cus estais gozando como prmio de vossos trabalhos e de vosso martrio, alcanai-nos, d'Aquele de quem procedem todos os bens, as graas espirituais e temporais de que temos necessidade, para podermos aproveitar bem o tesouro dos santos ensinamentos que nos deixastes em vossa Epstola, divinamente inspirada. Fazei que elevemos o edifcio da perfeio sobre o alicerce da F, por uma Orao fervorosa e ajudados pela graa do Esprito Santo. Que permaneamos constantes e fiis no amor de Deus, espera da Vida Eterna. Fazei, que por todos os meios oportunos, possamos ajudar aos que erram, a fim de que sejam glorificados e exaltados, o Poder, o Imprio e a Majestade d'Aquele Deus que Todo-Poderoso para nos livrar do pecado e fazer com que possamos nos apresentar cheios de pureza e de alegria, quando vier Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Deus e Salvador. Amm.

Oraes

Orao No.1 SO JUDAS TADEU, apstolo escolhido por Cristo, eu vos sado e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa misso.

Inmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa orao, encontram o caminho para o Pai, abrem o corao aos irmos e descobrem foras para vencer o pecado e superar todo o mal.

Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida converso a Deus e ao prximo.

E, assim convertido, assumirei a misso de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade.

Espero, ento, alcanar de Deus a graa (faa seu pedido) que imploro confiando na vossa poderosa intercesso.

SO JUDAS TADEU, rogai por ns! Amm!

Orao No.2 SO JUDAS TADEU, glorioso apstolo, fiel servo e amigo de Jesus, o nome do traidor foi a causa de que fsseis esquecido por muitos, mas a Igreja vos honra e invoca universalmente como patrono nos casos desesperados, nos negcios sem remdios.

Rogai por mim que sou um miservel. Fazei uso, eu vos imploro, desse particular privilgio que vos foi concedido, de trazer vivel e imediato auxlio, onde o socorro desapareceu quase por completo.

Assisti-me nesta grande necessidade, para que eu possa receber as consolaes e auxlios do Cu em todas as minhas precises, atribulaes e sofrimentos, alcanando-me a graa de (aqui se faz o pedido particular), e para que eu possa louvar a Deus convosco e com todos os eleitos, por toda eternidade.

Eu vos prometo, Bendito JUDAS TADEU, lembrar-me deste grande favor e nunca deixar de vos honrar como meu especial e poderoso patrono, e fazer de tudo o que estiver ao meu alcance para incentivar a devoo para convosco. Amm.

SO JUDAS TADEU rogai por ns e por todos os que vos honram e invocam vosso auxlio.

(Rezar 3 Pai Nosso, 3 Ave Maria e 3 Glria ao Pai)

Anda mungkin juga menyukai