Anda di halaman 1dari 11

Comit de Pronunciamentos Contbeis (CPC)1

A Busca da Convergncia da Contabilidade aos Padres Internacionais

Programa de trabalho 2008 a 2010*


* Atualizado em funo da edio da Lei n. 11.638/07

(a) Por que a opo pelas normas internacionais de contabilidade emitidas pelo IASB?
Vrios pases, em diferentes estgios, vm aderindo s normas internacionais de contabilidade. inegvel o real benefcio proporcionado pela adoo de um nico conjunto de normas contbeis de alta qualidade para toda a comunidade internacional. A adoo de uma linguagem contbil global para servir de base nas negociaes entre as naes ajudar em muito no incremento do comrcio entre as naes. Melhorar a qualidade da informao sobre o desempenho empresarial e sobre os fluxos de caixa esperados permite reduzir o custo de capital, o que por si s ser vital para estimular a criao de novas empresas ou a expanso das existentes, com impacto direto na criao de emprego e renda. Isso trar uma maior segurana para a sociedade em geral
1

O CPC - Comit de Pronunciamentos Contbeis um comit formado pela ABRASCA, APIMEC, BOVESPA, CFC, FIPECAFI e IBRACON, criado com o objetivo de estudar, preparar e emitir Pronunciamentos Tcnicos sobre procedimentos de contabilidade para permitir a emisso de normas contbeis pelas entidades reguladoras brasileiras, visando centralizao e uniformizao do seu processo de produo, levando sempre em conta a convergncia da Contabilidade Brasileira aos padres internacionais de contabilidade.
Coordenadoria Tcnica (18/3/2008)

e, em especial, para os investidores pela maior transparncia e confiana nas informaes, agregando valor para todos. O benefcio maior desse processo ser obtido pelos pases com maior necessidade e vocao para a captao de recursos externos como o Brasil e aqueles com economias mais fechadas ao capital internacional. A deciso da Comunidade Europia em adotar o IFRS, desde 2005, como padro obrigatrio para as companhias abertas, certamente foi um extraordinrio impulso para a consolidao dessa tendncia mundial. O IASB Internacional Accounting Standards Board (organizao internacional sem fins lucrativos responsvel pela edio e atualizao das normas internacionais de contabilidade, denominadas IFRS) tem feito um extraordinrio trabalho de disseminao dessas normas, conscientizando e incentivando reguladores e entidades responsveis pela emisso de normas contbeis no sentido de entenderem os benefcios da adoo dos IFRS. Organismos internacionais, convictos dos benefcios dessas medidas, vm apoiando as iniciativas do IASB, tais como o BID Banco Interamericano de Desenvolvimento, a ONU, por meio da UNCTAD, e o Banco Mundial. Do ponto de vista legal, a Lei n. 11.638, publicada em 28.12.2007, resultado da tramitao no Congresso Nacional do Projeto de Lei n. 3.741/2000, tornou realidade a reviso do captulo contbil da Lei das Sociedades por Aes (Lei n. 6.404/76), que inclui, entre outros avanos, permitir a convergncia das normas contbeis adotadas no Brasil s normas internacionais. Nesse contexto surgiu o Comit de Pronunciamentos Contbeis CPC, aps amplas discusses e busca de alternativas viveis do ponto de vista prtico e com o devido entendimento e suporte das diversas entidades envolvidas no processo de emisso e utilizao de demonstraes contbeis. Foi criado com o objetivo de buscar a unificao para viabilizar a convergncia das normas contbeis brasileiras aos padres internacionais. As entidades-membros do CPC so: ABRASCA Associao Brasileira das Companhias Abertas, APIMEC Associao Nacional dos Analistas e Profissionais de Investimento em Mercado de Capitais, BOVESPA Bolsa do Brasil, CFC Conselho Federal de Contabilidade, FIPECAFI Fundao Instituto de Pesquisas Contbeis, Atuariais e Financeiras e IBRACON Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. Participam ainda como convidados observadores: BACEN Banco Central do Brasil, CVM Comisso de Valores Imobilirios, Receita Federal do Brasil e SUSEP Superintendncia de Seguros Privados. Conforme o tema discutido, outras entidades e/ou especialistas so especialmente convidados.
Coordenadoria Tcnica(18/3//2008)

O Brasil est inserido no rol dos pases que j esto comprometidos com a adoo das IFRS (mais de 100 pases segundo dados do IASB de 2007) por meio das iniciativas do Banco Central do Brasil (2006), da Comisso de Valores Mobilirios (5/2007) e Superintendncia de Seguros Privados (12/2007), os quais formalmente estabeleceram a obrigatoriedade para as entidades por eles reguladas, Instituies Financeiras, Companhias Abertas e Entidades Seguradoras, respectivamente, de elaborar e divulgar as demonstraes contbeis consolidadas a partir do exerccio social findo em 31 de dezembro de 2010 com base nas IFRS. Com isso, o trabalho dos preparadores dessas demonstraes contbeis dever ser iniciado at o final de 2008 para fins de apresentao das demonstraes contbeis consolidadas de 2010 comparadas s de 2009.

(b) Os desafios de se adotarem as normas internacionais no Brasil


Vrios so os desafios para tornar realidade a adoo das prticas contbeis internacionais no Brasil. Vejamos alguns indicadores: 1. 2. 3. Nmero representativo de profissionais da rea contbil, aproximadamente 400 mil registrados. Grande extenso territorial. Falta uma centralizao formal de emissores de normas contbeis A maioria dos rgos reguladores tem previso legal para emisso de normas contbeis especficas para o seu segmento (BACEN, CVM, SUSEP, ANS, ANEEL, ANATEL, SPC, etc.), alm do Conselho Federal de Contabilidade (responsvel pela fiscalizao e registro dos profissionais contadores e contabilistas e empresas contbeis). Prevalncia de pequenas e mdias empresas. Normas internacionais em idioma estrangeiro.

4. 5.

Apesar das prticas contbeis adotadas no Brasil serem consideradas de boa qualidade, e vrias dessas prticas internacionais j estarem previstas nas normas brasileiras, o processo de convergncia s normas internacionais deve ser considerado como um tema prioritrio pelas empresas, profissionais e Governo. A questo do idioma original das normas internacionais (ingls) uma barreira importante a ser ultrapassada. Veja item especfico adiante.
Coordenadoria Tcnica(18/3//2008)

A literatura nacional sobre as prticas contbeis internacionais ainda no atende demanda necessria para o processo de convergncia. As faculdades de cincias contbeis tambm devero incluir em sua grade curricular matria voltada prtica contbil internacional. Necessrio ser desenvolver um programa extenso de disseminao do conhecimento, visando um projeto consistente e razoavelmente clere de Convergncia ao padro internacional. As empresas, ao elaborar suas demonstraes contbeis usando prticas contbeis diferentes das brasileiras (devido a terem seus papis listados fora do Brasil, ou serem requeridas a informar Casa Matriz), tm um significativo custo adicional, tendo de investir vultosos recursos, despender um lapso de tempo importante e se submeter a um longo processo de adaptao para ter ao final seus dados contbeis e financeiros traduzidos para o novo padro.

(c) A traduo das IFRS para o Portugus


Paralelamente ao processo de Convergncia com as normas internacionais, o Comit entende ser de extrema importncia para os profissionais brasileiros se fazer disponvel verso atualizada das normas internacionais de contabilidade emitidas pelo IASB. Precedem a constituio do CPC as discusses entre o IASB e o IBRACON para viabilizar a traduo e edio desse livro, observados os rgidos padres do IASB. J est em processo de discusso a traduo da verso 2007/2008 das IFRS e espera-se que at o final de 2008 se possa concluir esse processo, o que muito ajudar aos profissionais brasileiros. O CPC est atuando nesse processo como observador e colaborador.

(d) Por que adotar?


Se posies divergentes existem sobre qual o padro contbil a se usar como referncia, no podemos minimizar a discusso quanto forma de se fazer a transio das normas existentes hoje para o padro desejado. Adotar, Adaptar ou Convergir so algumas questes defrontadas pelo CPC desde os primeiros dias de operao.

Coordenadoria Tcnica(18/3//2008)

Na prtica, a adoo pura e simples das IFRS a alternativa mais vivel e rpida. Esta foi a deciso externada formalmente pelo Banco Central do Brasil (BACEN), pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM) e pela Superintendncia de Seguros Privados (SUSEP) que, por meio de seus atos normativos, declaram que as entidades a elas subordinadas devem elaborar as demonstraes contbeis consolidadas de acordo com as IFRS editadas pelo IASB a partir do exerccio social a findar em 31 de dezembro de 2010. Esse mesmo enfoque para as demonstraes contbeis individuais ser praticvel a partir de 2008, de forma gradual, substancialmente devido edio da Lei n. 11.638, que promoveu alteraes na Lei n. 6.404/76 com relao s prticas contbeis adotadas no Brasil. A rpida introduo de um conjunto denso de novas normas torna o processo de efetiva implementao das normas mais arriscado e sujeito a uma aplicao prtica inadequada, cujo reflexo poderia ser negativo. Considerando o atual contexto legal e regulatrio, a adoo integral das normas internacionais pode ser viabilizada para as demonstraes financeiras consolidadas, tendo-se como premissa que teremos um conjunto de IFRSs traduzido para o idioma Portugus, conforme j comentado, ou alternativamente enquanto no se concretiza esta traduo, se poderia utilizar a verso disponvel em Portugus utilizada na Comunidade Europia. No caso das demonstraes contbeis individuais, o CPC est considerando o seguinte padro gradual de convergncia:

> As normas internacionais sero adotadas sempre e quando no houver conflitos com a legislao vigente, sendo feitas as harmonizaes necessrias para o melhor entendimento pelos profissionais. > Os eventuais conflitos entre a legislao vigente e o padro internacional sero claramente divulgados no documento de aprovao ou no prprio pronunciamento, quando aplicvel, podendo ser utilizadas disposies transitrias quando oportuno. > Quando no entendimento dos membros do CPC a norma internacional no estiver de acordo com o consenso da prtica contbil mais apropriada, ser feito o devido questionamento ao IASB, por meio dos fruns adequados, a fim de contribuirmos para o processo de aprimoramento da norma internacional. > O CPC, por meio de seus membros ou de grupos de trabalho especialmente formados, analisar e far suas sugestes necessrias durante os processos de audincias pblicas do IASB.

Coordenadoria Tcnica(18/3//2008)

(e) Como a Lei n. 11.638/07, que introduziu alteraes na parte contbil da Lei Societria brasileira a partir de 2008, contribui para o processo de Convergncia das normas contbeis adotadas no Brasil s internacionais?

A Lei n. 11.638, publicada em 28.12.2007, resultado da converso em Lei do Projeto de Lei n. 3.741/2000, alterou profundamente a parte contbil da Lei das Sociedades por Aes (Lei n. 6.404/76), nos seguintes principais aspectos: Permitir a convergncia das normas contbeis adotadas no Brasil s normas internacionais; Estabelecer que as normas contbeis a serem editadas pela CVM devem seguir as normas contbeis internacionais; Estabelecer a segregao entre escriturao mercantil e fiscal; Criou o conceito de empresas de grande porte com obrigaes equivalentes s S.A. (escriturao contbil, auditoria); Previso para que os rgos reguladores emissores de normativos contbeis possam firmar convnios com entidade com as caractersticas do CPC.

Parte das alteraes da nova Lei prevem que determinadas prticas contbeis sejam alteradas j quando da vigncia da Lei, ou seja, o exerccio social a findar em 31 de dezembro de 2008. Dessa forma, como essas alteraes de prticas contbeis j devem estar alinhadas com as normas contbeis internacionais, tornou-se urgente disponibilizar aos preparadores e usurios em geral o elenco de normativos para satisfazer esta necessidade, ainda em 2008, j aderentes s normas contbeis internacionais. Foi conduzida ento uma reviso das prioridades do CPC, em conjunto com as entidades que compem o Comit e os rgos reguladores que esto presentes nesse processo como convidados observadores, adotando-se como primordial a concluso em 2008 dos futuros Pronunciamentos, diretamente relacionados s alteraes contbeis introduzidas pela Lei n. 11.638. Ficando, assim, os demais aspectos para serem desenvolvidos em 2009 e 2010. O item seguinte detalha essas prioridades.

Coordenadoria Tcnica(18/3//2008)

(f) Como o CPC pretende desenvolver o processo de Convergncia?


O CPC vem desenvolvendo os estudos necessrios para emitir os pronunciamentos contbeis de forma convergente com as normas internacionais, dando prioridade para os assuntos que foram objeto de alterao pela Lei n. 11.638/07 e que devem ser adotados j a partir de 2008 e permitir ento a edio de normas brasileiras de contabilidade pelos rgos e reguladores que atuam no Brasil.

Do plano original Posio dos Pronunciamentos concludos e em fase de elaborao (maro/2008)

Elaborao da minuta inicial

Anlise da Minuta M1 pelo grupo de trabalho

Anlise da Minuta M2 pelo CPC

Anlise da Minuta M3 por rgo regulador especfico

Apreciao final pelo CPC

Audincia Pblica

Pronunciamento Reduo ao Valor Recupervel dos Ativos ( IAS 36) Converso de Demonstraes Contbeis (IAS 21) Estrutura Conceitual para a Elaborao e Apresentao das Demonstraes Contbeis Fluxo de Caixa (IAS 7) Ativos Intangveis (IAS 38) Partes Relacionadas (IAS 24 ISA 550) Contratos e Concesso (IAS 11) Contratos de Seguros (IFRS 4)

1 FASE CPC 01 CPC 02

2 FASE

3 FASE

4 FASE

5 FASE

6 FASE

7 FASE Pronunciame nto aprovado. Pronunciame nto aprovado. Pronunciame nto aprovado.

CPC 03 CPC 04

Audincia pblica conjunta com CVM Minuta inicial Em anlise Em anlise no grupo de trabalho (GT) Em anlise no GT
Coordenadoria Tcnica(18/3//2008)

OBSERVAES

Reviso final da Minuta M4

Os trabalhos do CPC esto sendo agilizados para atender as alteraes da Lei Societria, ainda em 2008, bem como as determinaes do BACEN, da CVM e da SUSEP para que at 2010 as Instituies Financeiras as Companhias Abertas e Entidades Seguradoras tenham suas Demonstraes Contbeis Consolidadas preparadas em conformidade com as Normas Internacionais. Isso dever abreviar a necessidade da convergncia das Normas Brasileiras s normas internacionais de contabilidade para essas entidades. A Lei n. 11.638 viabilizou do ponto de vista legal o processo de convergncia das normas contbeis nacionais rumo s internacionais e, ainda, estendeu a obrigatoriedade da aplicao das normas contbeis da nova Lei Societria para as Sociedades de Grande Porte, independentemente de serem sociedades por aes, bem como dando a opo s Companhias de capital fechado de adotarem as normas da CVM. O Plano de Convergncia do CPC para 2008 e 2009/2010, foi elaborado de forma que todas as normas internacionais de contabilidade (as IFRS) encontrem seu equivalente na literatura brasileira, por meio da centralizao da emisso de Pronunciamentos Contbeis pelo CPC. O CPC tem contado com a colaborao das entidades integrantes do CPC, outras entidades interessadas, empresas e profissionais do mercado, de forma a poder viabilizar o seu Plano de Convergncia com segurana, bem como a estreita colaborao dos reguladores que presentemente tm depositado confiana no potencial e no trabalho do CPC. Segue abaixo o detalhamento do plano, no que se refere s prioridades estabelecidas pelo CPC:

Pronunciamentos Concludos: Reduo ao Valor Recupervel de Ativos (CPC 01); Efeito das Mudanas das Taxas de Cmbio e Converso de Demonstraes Contbeis (CPC-02); Estrutura Conceitual para a Elaborao e Apresentao das Demonstraes Contbeis (Pronunciamento Conceitual); Pronunciamentos em Audincia Pblica, conjunta com CVM: Demonstrao de Fluxos de Caixa (CPC-03).
Coordenadoria Tcnica(18/3//2008)

Cronograma de Emisso de Pronunciamentos do CPC para 2008

Pronunciamento Ativos Intangveis (incluindo Goodwill) Demonstrao do Valor Adicionado Subvenes Governamentais Arrendamento Mercantil Instrumentos Financeiros - fase I Ajustes a Valor Presente Prmios de Debntures e Gastos com Emisso de Valores Mobilirios Honorrios e Premiaes em Aes (Stock Options) Ajustes Iniciais da Lei n. 11.638/07 Fuses, Incorporaes e Cises (Business Combinations) - fase I Concesses Livro de Apurao do Lucro Contbil - segregao fisco x contabilidade) Fuses, Incorporaes e Cises (Business Combinations) - fase II Contratos de Seguros Instrumentos Financeiros - fase II

Audincia Pblica (estimada) abril maio maio maio junho junho junho junho julho julho agosto agosto (*) (*) (*)

(*) Audincia prevista para 2008 e concluso em 2009 Aps a elaborao da primeira minuta, os Pronunciamentos so submetidos ao Comit para anlise e posterior aprovao para entrar em audincia pblica, que tem sido feita conjuntamente com a CVM, por um perodo mnimo de 30 dias. Decorrido esse prazo e analisadas as sugestes recebidas, os mesmos Pronunciamentos so submetidos aprovao.

Coordenadoria Tcnica(18/3//2008)

Pronunciamentos do CPC previstos para 2009 e 2010 (a) Assuntos que requerem alteraes pontuais nas normas j em vigncia: Eventos subseqentes; Prticas contbeis, mudanas de estimativas contbeis e erros; Apresentao das demonstraes contbeis; Provises, passivos contingentes e ativos contingentes; Imposto de Renda; Ativo Imobilizado; Benefcios a Empregados; Demonstraes contbeis em economias hiperinflacionrias.

(b) demais assuntos Agricultura; Coligadas; Contratos de Construo; Consolidao e Balano da Controladora; Custos de Emprstimos; Estoques; Explorao e avaliao de recursos minerais; IFRS 1 - Primeira adoo das normas do IASB; Joint Ventures; Operaes descontinuadas; Propriedades para Investimento; Resultado por Ao; Relatrios Intermedirios; Relatrio por Segmento; Receitas.

Coordenadoria Tcnica(18/3//2008)

Este Programa de Trabalho foi desenvolvido para direcionar os trabalhos tcnicos do CPC a curto e mdio prazos, no devendo ser considerado como um documento esttico, podendo e devendo ser atualizado e aprimorado medida do desenvolvimento desses trabalhos, em especial diante das demandas oriundas do mercado e partes interessadas. O CPC estimula o recebimento de sugestes, observaes e colaboraes da comunidade em geral sobre os assuntos de natureza contbil que estiverem inseridos no contexto dos objetivos que nortearam a formao do Comit. Os comentrios, sugestes e colaboraes de ordem tcnica podero ser encaminhados Coordenadoria Tcnica do CPC que tem por coordenador o senhor Edison Arisa Pereira e por vice-coordenador o professor Eliseu Martins atravs do e-mail operacoes@cpc.org.br; ou por correspondncia, no endereo Comit de Pronunciamentos Contbeis, Coordenadoria Tcnica, SAS, Quadra 5, Bloco J, Ed. CFC, Braslia- DF, CEP 70070-920. * * *

Coordenadoria Tcnica(18/3//2008)

Anda mungkin juga menyukai