Anda di halaman 1dari 12

Cincias da Natureza

Como constitudo o sangue?

2011

Resumo

O objectivo desta atividade experimental foi a observao ao microscpio ptico de uma preparao de sangue humano. Esta actividade experimental surgiu depois de ter sido abordado em aula a constituio do sangue: plasma, glbulos vermelhos, glbulos brancos e plaquetas sanguneas. Fez-se um desenho da constituio do sangue e respetiva legenda. Seguidamente foi elaborado um pequeno questionrio sobre o tema. Concluiu-se que o sangue vermelho graas presena de glbulos vermelhos e que estes se distinguiam dos glbulos brancos pela cor colorao rosada - pelo nmero e tamanho. Os glbulos brancos apresentavam um tamanho maior em relao aos glbulos vermelhos, possuem ncleo com colorao arroxeada.

ndice 3 4 5 6 7 8 9 10

Objectivos Introduo terica Procedimento Experimental Resultados Interpretao Consideraes finais Anexos Bibliografia

Objectivos

Observar uma preparao de sangue humano. Identificar os elementos que o constituem. Referir os nomes dos elementos figurados no sangue Denominar os constituintes do sangue. Identificar os elementos que constituem o sangue humano. Reconhecer qual/quais o(s) constituinte(s) que existem em maior quantidade

Introduo terica

O sangue, embora parea um lquido homogneo, contm milhes de elementos. O sangue constitudo por plasma e elementos figurados. O plasma um lquido amarelado, essencialmente constitudo por gua e protenas, transporta nutrientes glcidos, minerais, vitaminas e protenas. Tambm transporta produtos de excreo, como a ureia, que eliminada pelos rins, o cloreto de sdio, que eliminado pela pele, e a maior parte do dixido de carbono, que expulso pelos pulmes. Pode tambm transportar os medicamentos ingeridos, baterias e outros micrbios. Os elementos figurados so as hemcias transportam o oxignio dos alvolos pulmonares para as clulas e trazem algum dixido de carbono das clulas para os alvolos -, e os leuccitos ou glbulos brancos e as plaquetas, que se encontram em suspenso no plasma. As hmacias, glbulos vermelhos ou eritrcitos so clulas em forma de disco, achatado no centro e sem ncleo com a forma de um disco bicncavo. So os elementos mais abundantes do sangue e contm uma substncia de cor vermelha, a hemoglobina, que d a cor vermelha ao sangue. Os leuccitos ou glbulos brancos so clulas de forma esfrica e com ncleo. So maiores que as hemcias e podem ter formas variadas. No tm hemoglobina, so incolores. Tm um papel muito importante na defesa do organismo protegendo-o contra micrbios e substncias estranhas. As plaquetas so pequenos fragmentos de clulas, sem ncleo e sem hemoglobina. So muito mais pequenas que as hemcias e podem apresentar forma esfrica, poligonal ou estrelada.

Procedimento experimental

Material utilizado: - Microscpio -Amostras de sangue humano - Corante -Lamelas

Mtodo: 1. Colocar uma gota de sangue numa lmina previamente desinfectada com lcool. 2. Encostar uma lamela lmina segundo um ngulo de 45 . Fazer deslizar a lamela at que ela contacte com a gota de sangue. Mantendo o ngulo de 45 deslocar a lamela de modo a espalhar o sangue de um modo uniforme pela lmina. 3. Cobrir o esfregao com 5 gotas de corante de Wright e deixar repousar durante 2-3 min. 4. Rodar o canho do microscpio de modo objectiva de menor ampliao ficar funcional. 5. Iluminar o campo de viso do microscpio. 6. Colocar a preparao na platina e prende-a com as pinas. 7. Focar correctamente o microscpio, usando primeiro o parafuso micromtrico e depois o micromtrico, para obteres uma imagem ntida. 8. Rodar o canho para o objectiva seguinte. 9. Acertar a focagem (10 x 40= 400)

Resultados Apresentao

Figura 1

Figura 2

Interpretao

A visualizao do preparado permitiu verificar a existncia no sangue humano de glbulos vermelhos, leuccitos e do plasma. Tambm permitiu observar as formas e os tipos de ncleo dos constituintes do sangue e descobrir quais se encontram em maior quantidade.

Consideraes finais

Com esta atividade experimental foi possvel observar os constituintes do sangue humano atravs de uma preparao: as hemcias de cor vermelha, as plaquetas e os leuccitos. O sangue constitudo por uma fraco lquida o plasma e por uma fraco figurada clulas (as hemcias e os leuccitos) e fragmentos de clulas, as plaquetas sanguneas. Os leuccitos so clulas que podem apresentar o ncleo de forma variada, o qual as identifica e difere umas das outras. As hemcias so clulas sem ncleo, que fazem parte do sangue, contendo uma substncia chamada hemoglobina, responsvel pela funo de transporte de gases (oxignio e dixido de carbono). As plaquetas sanguneas no foram observadas.

Anexos

Figura 3 Sangue humano

O sangue tem a cor vermelha escura, se pobre em oxignio, ou vermelha clara, quando rico em oxignio. Ele constitudo por uma parte lquida, o plasma, com cerca de 55% do volume total, e pelos elementos plaquetas. Cada um dos constituintes tem uma determinada funo. O plasma transporta nutrientes (aminacidos, aucares, etc), hormonas, alguns gases e outras substncias. Os glbulos vermelhos (hemcias ou eritrcitos) tm como principal funo o transporte de oxignio. eles tm a forma de um disco bicncavo (com 2 faces cncavas) e contm hemoglobina responsvel pela cor vermelha. A falta de glbulos vermelhos leva anemia (o individuo cansa-se muito facilmente por falta de transporte de oxignio at aos msculos). Os glbulos brancos (leuccitos) so clulas com ncleo, cuja funo principal a defesa do organismo. Quando o seu nmero superior ao normal o indivduo tem uma infeco. As plaquetas tm um papel fundamental na coagulao do sangue. figurados: glbulos vermelhos, glbulos brancos e

Bibliografia

Caldas, I.; & Pestana, M. I.;(2005); Terra Viva 6ano; Santillana Constncia; Carnaxide; pp.77-79

10

11

Anda mungkin juga menyukai