Anda di halaman 1dari 3

Este Admirvel Mundo Louco Este manuscrito foi encontrado entre os pertences do professor Sintomtico de Aquino, que como

se sabe, era uflogo convicto e militante, tendo deixado, por ocasio de sua morte, mais de trezentos documentos, nos quais procurava provar a existncia de vida inteligente fora do planeta Terra. (A existncia de vida inteligente no planeta Terra um outro problema, de que se ocupam outros ilustres especialistas). No sabemos se este manuscrito autntico. Parece que foi encontrado no se sabe onde, traduzido no se sabe por quem, e ser lido ou no, por no se sabe o tipo de pessoa. Em todo caso o que sabemos que procuramos tornar o texto legvel, j que achamos que conviria muito bem para completar um livro que vnhamos compondo h tempos e para o qual j no tnhamos mais assunto. O autor deste manuscrito refere-se s vezes aos habitantes do nosso planeta com alguma ironia. Mas vocs vo notar que o relatrio em questo no obedece a um rigor cientfico na sua exposio, de maneira que no devemos nos impressionar muito com ele. Algumas palavras, como o leitor inteligente no poder deixar de notar, no pertencem nossa lngua. Foram conservadas na forma original. Mas no oferece nenhuma dificuldade compreenso do texto. No sabemos por que mos ter andado este manuscrito, nem que distores ter ele sofrido. desta forma que o apresentamos ao distinto pblico... Sou estudante de flritis, na Universidade de Flutergues. Por acaso, passeando no disco voador Firula 3 fui parar no conjunto estelar Flquites. Como estivesse sem combustvel, tentei descer em algum planeta a fim de poder me reabastecer. O 3 planeta deste sistema me pareceu jeitoso, pois nele h grandes massas de gua. Como todos sabemos, este planeta habitado por seres estranhssimos, uns diferentes dos outros. Estes so desenhos que reconheo que so primitivos, mas so o que consegui fazer de melhor, sobre as criaturas que habitam este planeta. Parece que uma das espcies domina as outras como acontecia no finado planeta Flrides. Vamos chamar estes espcimes de freguetes, que so a coisa mais parecida com os terrqueos de que eu me lembro. Como que eles so? Vou tentar descrev-los. Em cima eles tm uma esfera, s que no bem redonda.
1

De um lado da esfera tem uns fios muito finos, que so de muitas cores. Do outro lado tem o que eu acho que a cara deles. Na cara, bem em cima, eles tm umas bolas que eles chamam de olhos. por a que sai, s vezes uma aginha. Mas s as vezes. Um pouco mais em baixo tem uma coisa que salta pra fora, com dois buraquinhos bem em baixo. Isso eles chamam de nariz. Mais abaixo ainda tem uma buraco grande, cheio de gros brancos e tem uma coisa vermelha que mexe muito. Os freguetes esto sempre botando dentro deste buraco uma coisa que eles chamam de comida. Essa tal de comida que d a eles energia, como a nossa fagula. Tem uns que botam bastante comida dentro. Tem outros que s botam de vez em quando. Esses buracos servem pra outras coisas, tambm. por a que saem uns sons horrorosos que a voz l deles. Embaixo da bola tem um tubo que une a bola ao corpo. Do corpo saem quatro tubos: dois pra baixo e dois pros lados. Os tubos de baixo, que se chamam pernas, chegam at o cho e servem para empurrar os freguetes de um lado pro outro. A coisa funciona mais ou menos assim: um tubo fica ficando no cho, enquanto o outro se projeta para a frente e se finca no cho, por sua vez. Quando o segundo tubo est ficando o primeiro se projeta para frente e assim por diante. Eles chamam isso - andar. Bem embaixo dos tubos, onde eles se fincam no cho, geralmente eles enfiam umas cpsulas duras, acho que pra proteger as pontas dos tubos. Os tubos que saem pros lados se chamam braos; tm cinco tubinhos em cada ponta. E com essas pontas eles pegam nas coisas. Vou tentar fazer uns esquemas de como eles so, para que todos entendam melhor. Por mais absurdos que estes esquemas paream assim mesmo que eles so. intil chamarem minha ateno para o fato de que eles no parecem obedecer a um padro lgico de desenvolvimento. Eu tambm acho que no. Eles moram, quase todos, amontoados nuns lugares muito feios, que eles chamam de cidades. Esses lugares cheiram muito mal por causa de uma s porcarias que eles fabricam e de umas nuvens escuras que saem de uns tubos muito grande que por sua vez saem de dentro de umas caixas que eles chamam de fabricas. Parece que eles vivem dentro de outras caixas. Algumas destas caixas so grandes, outras so pequenas. Nem sempre moram mais freguetes nas caixas maiores. s vezes acontece o contrrio: nas caixas grandes moram pouquinhos freguetes e nas caixas pequenininhas mora um monte deles. Nas cidades existem muitas caixas amontoadas umas nas outras.
2

Parece que dentro destes amontoados h um tubo, por onde corre um carrinho na direo vertical, chamado elevador, porque eleva as pessoas pra o alto dos amontoados. No ouvi dizer que eles tenham descedores, o que me leva a acreditar que eles pulem l de cima at embaixo, de alguma maneira que eu no sei explicar. Quando fica claro, eles saem das caixas deles e todos comeam a ir pra outro lugar de onde vieram. No sei como que eles encontram, o lugar de onde eles saram, mas encontram; e entram outra vez nas caixas. Assim que eu cheguei era um pouco difcil compreender o que eles diziam. Mas logo, logo, graas a meus estudos de flbitos, consegui aprender uma poro das lnguas que eles falam. Ah, porque eles falam uma poro de lnguas diferentes. E como que eles se entendem? E quem foi que disse que eles se entendem? Quer dizer, tem uns que entendem os outros, mas no todo mundo, no. Eles vivem brigando muito, os grandes brigam com os pequenos o tempo todo e ento os bem pequenos comeam a gritar e a gritar e a que sai gua das bolas que eles tm na cara. Algumas pessoas de um lugar brigam com as pessoas de outro lugar e eles chamam isso de guerra e ento eles jogam uns nos outros umas coisas que destroem tudo que eles passam um tempo fazendo. E at destroem eles mesmos. muito difcil explicar esta tal de guerra porque eu tambm no entendi. No sei direito pra que que serve esta tal de guerra. Acho que pra gastar as tais coisas que eles jogam uns nos outros e que eles fabricam em grandes quantidades e que fazem as cidades ficarem cada vez mais fedorentas. Eles gostam muito de jogar coisas uns nos outros. Tem at uma festa que eles chamam Carnaval e eles jogam pedacinhos de umas coisas coloridas uns nos outros, enquanto ficam gritando muito. Essas coisas coloridas sujam muito e ento vem uns freguetes que recolhem toda aquela sujeira e jogam num lugar onde eles guardam uma poro de porcarias que ningum quer. E embora ningum queira eles ficam o tempo todo fabricando essas porcarias. Eu poderia ainda contar muitas coisas sobre este planeta. Mas como eu no entendi quase nada, acho que no adianta muito. Recomendo, por isso uma nova visita ao planeta,, mas com muito cuidado, por um grupo especializado em planetas de alto risco. Pois este planeta, que chamado por seus freguetes de Terra -e incrivelmente semelhante ao planeta Flrides do sistema Flbito, que se desintegrou, na era Flatnica, no se sabe por que, mas, que nessa ocasio desprendeu grandes nuvens de fumaa em forma de cogumelos...

Anda mungkin juga menyukai