Anda di halaman 1dari 4

Faculdade Leo Sampaio Biomedicina-108.

2 2 Semestre Evily Janayna Vieira de Alencar Bioqumica

Determinao da Atividade Enzimtica

Juazeiro do Norte 2013

Fundamentos tericos Enzimas so biocatalisadores utilizados em diferentes aplicaes. Dentre os principais setores de aplicaes esto os alimento elas desempenham um papel fundamental no organismo vivo, j que catalisam reaes bioqumicas de desenvolvimento e manuteno das clulas.. Medindo-se a velocidade da reao catalisada por uma enzima, determina-se sua concentrao. Para isso, necessrio utilizar mtodos analticos que permitam medir a diminuio na concentrao do substrato ou o aumento na concentrao do produto da reao. Alm disso, enzimas so utilizadas como reagentes qumicos em analisadores clnicos portteis. Dosagens de colesterol, triacilgliceris, glicose, podem ser realizadas em poucos minutos, usando plasma. Anticorpos especficos contra um antgeno protico so acoplados a uma enzima indicadora, como peroxidase de raiz forte (horseradish), gerando um ensaio muito especfico e sensvel.

Materiais e Metodos gua destilada gua Oxigenada Almofariz e Pistilo Basto de vidro Batata Carne Bovina Estante para tubos de ensaio Fgado bovino Folha de alface Lminas para cabo bisturi Tubos de ensaio

Procedimento: Primeira Parte 1 Coloque 2 ml de gua oxigenada em 4 tubos de ensaio previamente numerados. 2 Em seguida, coloque um pedao inteiro de cada material biolgico de que voc dispe; utilize pedaos de tamanho e pesos iguais. 3- Observe e Anote. Segunda parte 1- Coloque em outros 4 tubos de ensaio, 2ml de gua oxigenada. 2- Retire um pedao, do mesmo tamanho, de cada material. Corte-os com lmina em pedaos pequenos. Em seguida, coloque os pedaos nos tubos previamente numerados. 3- Observe e anote. Terceira parte 1- Aquea um pedao de carne e, em seguida, coloque esse material dentro de um tubo de ensaio contendo 2 ml de gua oxigenada. 2- Observe e anote os resultados.

Resultados observados Observa-se que na primeira parte quando os alimentos inteiros entraram em contato com a gua oxigenada ouve uma reao enzimtica onde o fgado rgio mais rpido que os demais. Na segunda parte quando os alimentos cortados o fgado reagiu mais rpido que os demais s que a carne ficou quase igual e o alface quase no reagiu. Onde o tubo que continha o fgado tambm esquentou. Na terceira parte a carne foi aquecida e quando em contato com a gua oxigenada no reagiu.

Discusso e interpretao de Resultados O fgado reagiu mais rpido do que os demais devido presena da enzima catalase que libera o oxignio.Porem o alface j reagiu menos porque ele apresenta catalase baixa.e a batata reagiu mais que o alface e a carne mais que a batata onde todos tem catalase s que em alguns ela apresenta se mais rpida.

E a carne quando aquecida em contato com a gua oxigenada no reagiu ,pois a protena foi desnaturada perdendo a forma e funo. Concluso
Pode-se concluir nesta prtica a ao e a presena das enzimas nos alimentos. Podemos ver a ao desta enzima e podemos concluir tambm que a carne aquecida, no houve ao enzimtica sobre ela a protena foi desnaturada.

Anda mungkin juga menyukai