Anda di halaman 1dari 7

Prof. Esp.

Rodolfo Nakamura

47438521.doc

Pgina 1 de 7

Uso das Cores


y

A Cor
A cor um elemento decorativo muito apreciado e de fundamental importncia no processo de Comunicao Visual. Ela chama a ateno, desperta sensaes e influencia o cliente em potencial, estimulando-o positiva ou negativamente. Vrias disciplinas fazem estudos sobre as cores fsica, qumica, fisiologia e psicologia. Mas nas aplicao artstica que temos mais interesse. Conhecer a cor em outras disciplinas interessante, mas no essencial para que utilizemos um esquema de cores adequado ao nosso projeto. Neste ensaio, vamos descobrir que a escolha das cores tambm pode ser realizada com alguma tcnica, visando atender a nossos objetivos. Assim, expandimos nossas possibilidades para alm de gostos pessoais, seja de nosso cliente, do designer ou nossos gostos pessoais. Alguns fatores que determinam, ou influenciam, os significados das cores:
y y y y y

Cores-pigmento: Elas so encontradas nas tintas. Quando misturadas, sempre escurecem. Em uma construo, o arquiteto deve ficar atento, pois se um ambiente for pintado com tinta composta de muita mistura, a tendncia obter um ambiente mais escuro. Cores-luz: Holofotes ou spots com luzes de diversas cores so o exemplo prtico desse conceito. Quando a luz verde e a luz vermelha so acesas juntas, tendem a reproduzir a luz branca. O mesmo fenmeno ocorre com as luzes azul e laranja. Quando holofotes de vrias cores so acesos ao mesmo tempo, como num show de msica ou no teatro, o resultado a luz branca, que pode ser vista no meio do palco.

As cores, de acordo com sua mistura, podem ser:


y

Suas prprias caractersticas e propriedades. Gosto pessoal. Fatores culturais e psicolgicos. Moda. Natureza do objeto.

Caractersticas e propriedades das cores


A cor caracterizada por trs fatores:
y

Cores primrias: Cores sem mistura e que, portanto, no podem ser subdivididas em outras. No caso de cores-pigmento, as cores primrias so o azul, o amarelo e o vermelho (cores primrias subtrativas - quanto mais adicionamos cor-pigmento, menos luz chega a nossos olhos). Para as cores-luz, porm, as primrias so o verde, o azul e o vermelho (cores primrias aditivas). Cores secundrias: Cores que resultaram da mistura das cores primrias, natural ou artificialmente, como verde, roxo, laranja etc.

Matiz: Propriedade da cor que d origem a seu nome e a diferencia de outras (azul, amarelo, vermelho, etc.). O arco-ris a decomposio da luz branca do sol e contm todos os matizes. Brilho, luminosidade ou intensidade: Quantidade de luz que cada cor possui. Depois do branco, o amarelo a cor que tem mais luminosidade. O negro a ausncia de luminosidade. Saturao: Grau de pureza de cada cor. Dizemos que uma cor pouco saturada quando apresenta muito cinza na sua composio, como o caso das cores pastel.

Quando pensamos em combinar cores, importante saber:


y

Classificao das Cores


As cores podem ser classificadas tambm de acordo com a sua origem:

Cores contrastantes: So as cores com matizes muito distantes. O verde o oposto do vermelho, o azul do laranja e o roxo do amarelo. Cuidado ao utilizar essas combinaes. Elas so boas para chamar a ateno, pois so vibrantes, alegres e estimulantes, mas podem resvalar facilmente para o mau gosto. Materiais destinados a crianas, para jovens ou de apelo popular podem usar com bons resultados essas combinaes. Cores anlogas: Combinao de cores prximas, como azul e lils, vermelho e laranja, azul e verde. So combinaes mais fceis de fazer, no chocam, pois a harmonia a sua caracterstica. Em alguns casos, pecam pelo excesso de discrio, beirando a frieza e at uma certa tristeza, o que no ajuda a atividade comercial. Podem ser timos como cor de fundo

Prof. Esp. Rodolfo Nakamura

47438521.doc

Pgina 2 de 7

para salientar e valorizar formas, sem concorrer em demasia com o prprio produto. As cores tm outras caractersticas, igualmente importantes, quanto ao temperamento: y Cores quentes: So aquelas extremamente visveis e que chegam a agredir os olhos, nas quais predominam o vermelho e o amarelo. Outras cores, quando brilhantes, podem tambm tornar-se quentes, como o verdemandarim (tinta acrlica), embora o verde normalmente no seja uma cor quente. So ideais para dar vida a lugares escuros, como subsolos. y Cores frias: So as cores discretas, mais calmas, algumas at meio depressivas, como o roxo, no qual o azul predominante. O verde utilizado para pintura de ambientes onde se procura dar maior tranquilidade. Quando se desejar um fundo discreto, as cores frias so as mais indicadas. Existem inmeras combinaes, mais simples ou mais complexas. Um outro critrio, muito utilizado, para a classificao das cores o que as diferencia em:
y

preto e branco em doses muito precisas. So prprias para clientela de alto poder aquisitivo e culturalmente bem informada.

Outras consideraes
Uma vez que a percepo e a apreciao das cores esto sujeitas a muitas variveis principalmente o gosto da poca no possvel estabelecer regras rgidas para sua utilizao. Algumas consideraes gerais, no entanto, podem ser teis:
y

Cores pastel: a combinao de qualquer cor com o branco ou o cinza. Quanto mais se adiciona o branco, mais suave o resultado. Servem para atenuar algumas cores que so vibrantes ou tristes demais. As tintas utilizadas nos interiores das edificaes so, quase sempre, em cores pastel. Cores complexas: Resultado da mistura de muitas cores. Mais difceis de serem conseguidas, proporcionam muitas vezes resultados sutis e refinados. O verde-musgo, por exemplo, combina amarelo, azul, vermelho,
y

Significados culturais e psicolgicos so atribudos s cores. No Brasil, o branco significa pureza. No Oriente sinal de luto. As cores da Bandeira Brasileira tm valores positivos para todos os brasileiros, mas em algumas culturas o verde, o amarelo e o azul tm sentidos negativos. Algumas cores tm significados quase universais como o vermelho, por exemplo, que associado paixo, guerra e fogo, em quase todas as culturas. A influncia das cores no comportamento das pessoas pode ser to significativa que at alternativas teraputicas, como a cromoterapia, esto sendo propostas, utilizando seus atributos, como acalmar, estimular, alegrar etc. As cores usadas devem ser compatveis com o pblico-alvo. Uma clientela mais sofisticada apreciar combinaes de cores mais sutis, enquanto o pblico mais jovem preferir as mais chamativas ou da moda. Em decorao de lojas, aquelas que atendam diferentes tipos de pblico no devem usar cores que satisfaam apenas a um tipo de clientela. As cores influem na aparncia e contribuem muito para marcar a personalidade do estabelecimento, do produto ou ainda de sua comunicao visual. A escolha deve considerar todas as caractersticas do ambiente fsico da loja, do pblico-alvo, dos servios e dos produtos oferecidos. Em um espao comprido e estreito, por exemplo, uma parede de fundo amarelo poder contribuir para atrair as pessoas para o interior. Cores claras, especialmente as prximas do branco, contribuem para melhorar o nvel de iluminao e alegram os ambientes. As compras por impulso so favorecidas pelo uso das cores quentes, que tambm estimulam o apetite, sendo recomendadas para lanchonetes e restaurantes. As cores vibrantes, quando usadas em displays e cartazes, tambm ajudam a chamar a ateno para um produto que no tenha a embalagem apropriada ou uma forma vistosa. Juntamente com o logotipo e outros elementos

Prof. Esp. Rodolfo Nakamura

47438521.doc

Pgina 3 de 7

de comunicao visual, as cores configuram a personalidade do empreendimento. So as primeiras informaes que o estabelecimento passa clientela. Esse fato deve ser considerado no planejamento tanto de reas externas como internas.

associaes interessantes de amor ("o enrubescer do amor") e vigor ("o rubor da sade"). Leves mesclas arroxeadas de vermelho so tambm tradicionalmente associadas com a verdade. O vermelho associado ao fogo e ao calor intenso, mais do que qualquer outra cor, exceto o amarelo vivo. Tons claros de vermelho so tambm associados com paixo intensa, fora e coragem. Porm, o lado passional do vermelho possui tambm conotaes negativas, transformando-o no vermelho da impetuosidade c do dio. E a cor da inverdade e tambm a cor do orgulho. O mesmo vermelho que est associado ao rubor, est tambm associado vergonha e timidez. Quando tingido com roxo, o vermelho torna-se a cor do sangue, a cor da guerra e da violncia. Devido associao com o sangue, o vermelho tambm se torna a cor do martrio, do sacrifcio e da bravura. O vermelho uma cor extremamente dominante e rapidamente percebida pelo olhar. Contudo, tambm de uma tonalidade incrivelmente intensa que rapidamente cansa os olhos. Como consequncia, grandes quantidades de vermelho so raramente usadas para alguma coisa, e geralmente se desencorajadas. O vermelho tambm preferido por extrovertidos e s vezes usado por terapeutas de cores para combater a depresso.

O simbolismo da Cor
Ao criar um modelo de cores para seu projeto, considere os aspectos simblicos e psicolgicos da cor, bem como a sua fisiologia e os vrios princpios de harmonia e contraste. Enquanto olhamos para uma cor, podemos inconscientemente associ-la a diversos smbolos e isto pode afetar seriamente nossa percepo de qualquer pea. O simbolismo da cor possui uma histria longa e complexa, que por demais detalhada para caber aqui. No preciso dizer que as associaes de cores correntes so o resultado de milhares de anos de desenvolvimento e, conseqentemente, contm muitas redundncias e relaes aparentemente contraditrias. Desde os primrdios do sculo XX, porm, o simbolismo caiu de moda, sendo substitudo por pesquisas srias sobre os aspectos psicolgicos da cor. Boa parte destas pesquisas foi custeada pela Madison Avenue (endereo clssico da publicidade americana), que esto sempre busca de novas formas de atrair a ateno. J h muito tempo se suspeitava que os esquizofrnicos e outras pessoas com problemas mentais tinham diferentes impresses das cores do que as pessoas normais, embora a exata percepo do mundo atravs dos seus olhos no possa ser provada. Embora muitos indivduos possam ter uma receptividade levemente diferente a diversas cores, as percepes das cores so suficientemente semelhantes para que generalizaes abrangentes possam ser feitas. Embora o simbolismo e os efeitos de cada mescla e nuana em particular possa preencher vrios volumes, til ter um guia bsico do simbolismo das vrias cores. As sees a seguir apresentam uma rpida passada sobre as seis cores bsicas vermelho, laranja, amarelo, verde, azul c magcnta bem como preto e branco.

Laranja
Juntamente com o amarelo, o laranja uma das cores mais brilhantes c uma das mais naturalmente intensas de todas as cores. O laranja forte to incomum c intenso que uma das cores mais difceis de se contemplar. Em mdia, a mais quente entre as cores quentes e a mais estvel e tranquilizadora. O laranja principalmente um matiz da terra e possui muitas associaes com madeira e sujeira. Muitas das tonalidades de marrom esto baseadas no laranja e, consequentcmcntc, o laranja uma das cores que mais ocorrem na natureza. O marrom tambm tradicionalmente associado fora, solidez e maturidade. Como o amarelo escuro, o laranja escuro tradicionalmente associado desconfiana e falsidade. Alem disto, embora esteja associado fora, o marrom est tambm associado tristeza e melancolia talvez devido sua associao com o outono e a decadncia. O laranja est tambm associado lentido e preguia. O laranja bem mais brando que o amarelo ou o vermelho e, logo, uma tonalidade refinada e til.

Vermelho
O vermelho provavelmente possui a mais ampla faixa de associaes entre todas as cores devido s suas raras ocorrncias na natureza. O rosa, uma mescla do vermelho, a cor do rubor, o que leva a

Prof. Esp. Rodolfo Nakamura

47438521.doc

Pgina 4 de 7

As variaes do laranja so frequentemente usadas para o interior de casas. Estudos mostram que o laranja , em geral, associado ao apetite e usado com frequncia no design das cores de restaurantes, mais notavelmente de locais de fast-food.

Amarelo
O amarelo puro uma das cores mais brilhantes e intensas de todas. Por isso, tem sido tradicionalmente associado com a riqueza e a nobreza. E tambm uma das cores mais espirituais. (Jesus e os santos so em geral representados na arte Crist como se tivessem aurolas amarelas ou douradas.) O amarelo est diretamente associado com o Sol e, como consequncia, com o calor. E tambm tradicionalmente o smbolo da generosidade radiante. Por outro lado, as nuanas de amarelo trazem consigo uma gama de conotaes negativas. O amarelo pardo uma cor da inveja e da m f. (Judas em geral representado usando vestes amarelas.) E tambm tradicionalmente associado com covardia, indecncia e sensacionalismo da o "jornalismo amarelo." O amarelo a cor da urina e da ictercia e est tambm tradicionalmente associado com decadncia, doena e degenerao. O amarelo tingido de verde tambm um smbolo de enfermidade. Bandeiras amarelas so usadas por embarcaes navais para indicar que um navio est sob quarentena, e os hospitais hasteavam bandeiras amarelas durante as pocas de guerra. No h nenhuma dvida que o amarelo esverdeado uma das cores mais fortemente evitadas e, em geral, as composies podem passar sem ela. O amarelo cm geral parece mais brilhante que o branco, especialmente na impresso. Chama muito a ateno, mais at mesmo que o vermelho- Ele no pode atrair a ateno por si mesmo preciso ser usado em contraste com uma outra cor. Devido ao seu brilho percebido, em geral extremamente til em composies escuras.

mais especialmente o esmeralda tornaram-se carregadas com poder religioso. De qualquer forma, uma associao comum do verde com a imortalidade, devido ao seu reaparecimento cclico a cada primavera. O oliva, uma nuana de verde, a cor dos montonos uniformes militares, mas tambm a cor tradicional da paz, como em "estender um ramo de oliveira" ao inimigo. Embora o verde parea carregar algumas conotaes negativas as pessoas so ditas estando "verdes de cimes" ou com uma cor "verde doentia" obvio, a cor a que se refere o amarelo-verde e no o verde puro. Um verde amarelado recebe parte dos aspectos quentes do amarelo sem receber as conotaes negativas do amarelo-verde. O verde apresenta uma ampla faixa de varincia e, portanto, h poucas regras concretas que governam o seu uso. Verdes mais escuros tendem a ser cores frias bastante calmantes, enquanto verdes claros so em geral quentes, energticas e atraentes.

Azul
Como o verde, o azul uma cor poderosa da natureza. O azul claro a cor anil do cu. E tambm uma poderosa cor associada com o Cu, com a divindade e especialmente com o amor divino. E um smbolo de sabedoria (a deusa romana Minerva est tradicionalmente vestida de azul, e olhos azuis so considerados um smbolo de inteligncia). tambm uma cor sagrada c no apenas Minerva mas a Virgem Maria e So Joo so, em geral, representados com roupas azuis. a cor da esperana e da generosidade. Quando tingido de roxo, torna-se o sangue azul da nobreza; quando tingido de verde, torna-se a cor do mar. O azul uma das tonalidades mais frias de todas c suas mesclas esverdeadas so talvez as cores mais geladas de todas. Alm de estar associado ao frio, o azul tambm associado depresso, melancolia e tristeza profunda. em geral usado para representar o vociferar e a zanga, como em "azul na face." O azul famoso por seus efeitos incrivelmente calmantes. Contudo uma cor difcil em que se concentrar e em geral borra ou escorre para dentro das cores sua volta, o que pode torn-la inadequada para o uso em ambientes escuros. Isto tambm significa que o azul raramente prende o olhar a menos que seja tambm escandalosamente brilhante.

Verde
O verde uma outra cor extremamente brilhante. Devido sua predominncia durante a primavera, o verde est normalmente associado vida, natureza, juventude e vigor. Isto tambm leva a associaes com esperana, disposio e abundncia. Nos primeiros rituais cristos, o verde era usado para simbolizar a Ressurreio e a Santa Trindade e, consequentemente algumas nuanas de verde

Prof. Esp. Rodolfo Nakamura

47438521.doc

Pgina 5 de 7

Magenta
O magenta c uma das tonalidades mais difceis de se caracterizar e realmente no possui nenhuma conotao prpria. Quando tingido de vermelho torna-se roxo, porm, assume conotaes positivas. O roxo uma das tonalidades mais luxuosas e ricas, e est tradicionalmente associado realeza. Como tambm tradicionalmente o complementar do amarelo, o roxo est associado espiritualidade e imortalidade, e normalmente encontrado com o amarelo nas cerimnias orientais. Quando tingido de amarelo, o magenta torna-se violeta. O violeta possui muitas das caractersticas do azul, embora seja muito mais profundo que a maioria dos azuis. A medida que o violeta se aproxima do azul, torna-se ndigo, o mais escuro dos azuis e a cor do cu noturno.

como cores primrias apesar do fato do ciano, magenta e amarelo serem as cores primrias da combinao subtrativa. Na Figura 2.5, o disco de cores de Itten foi ajustado de modo a empregar as cores primrias subtrativas adequadas: ciano, magenta e amarelo. Embora o efeito geral seja bem semelhante, h vrias diferenas notveis. As faixas de azul e violeta do disco de cores corrigido so muito mais destacadas, enquanto as amarela e laranja so bem menos proeminentes. O disco de cores subtrativas de Itten mais equilibrado e esteticamente agradvel, mas o disco de cores subtrativas correto nos d uma ideia melhor de como as cores podem ser combinadas.

Disco de Cores Aditivas


H poucos disco de cores hoje que demonstrem os princpios da combinao aditiva de cores. Isto lamentvel porque as fronteiras em expanso dos meios digitais e eletrnicos faz o uso de tais discos mais importante que nunca. Para este livro, um novo disco de cores aditivas foi gerado, que deve se mostrar extremamente til para designers em computadores. Para os que j viram discos de cores subtrativas no passado podem ficar chocados pelo disco de cores aditivas apresentada na Figura 2.6. O disco de cores aditivas possui uma semelhana superficial com o disco de cores subtrativas, mas o equilbrio das cores radicalmente diferente. A natureza dos fundamentos da luz tende a favorecer uma pesada distribuio de azuis e verdes, enquanto amarelo e vermelho criam somente um leve impacto sobre o disco de cores. Este mesmo tipo de distribuio pode ser observado no espectro solar, que dominado plos comprimentos de onda azuis da luz enquanto uma parcela pequena dedicada aos comprimentos de onda vermelhos.

Branco
O branco em geral visto como a mais pura das cores, imaculada por cor alguma e intocada por pigmento algum. Portanto, no deve ser surpresa que seja visto como um smbolo da pureza e da castidade. Ao longo dos tempos, tambm adquiriu aspectos de inocncia, sinceridade e modstia. As associaes com castidade e pureza levaram a ligaes com virgindade e feminilidade. Nos tempos romanos, amizade, sinceridade e amor eram em geral personificados com vestes brancas. O branco no uma cor puramente positiva, c a palidez c normalmente associada doena e fragilidade. Em culturas asiticas, o branco a cor da morte e do pesar.

Preto
O preto a anttese do branco e, consequentemente, muitos de seus significados so tambm diametralmente opostos. Significa depresso e escurido. O preto puro inalterado tambm est associado morte, ao desespero e ao temor. O preto est associado com a atividadc criminal os piratas, por exemplo, hasteiam bandeiras pretas e mal pressgios so em geral citados como preto. Quando temperado com branco, o preto torna-se menos severo e contm conotaes de prudncia, humildade, resoluo, solenidade e sigilo.

Disco de Cores Subtrativas


Como Itten era um pintor, seu disco de cores original estava baseado nos princpios da combinao subtrativa de cores. Infelizmente, Itten cometeu o engano de usar vermelho, amarelo e azul

FIGURA 2.4 - O disco de cores original de doze passos deJohannes Itten.

Prof. Esp. Rodolfo Nakamura

47438521.doc

Pgina 6 de 7

FIGURA 2.7 - Uma escala simples de cinza com doze passos, mostrando- como uma progresso de tons de cima corre naturalmente. FIGURA 2.5 - Este disco de cores corrigido representa as relaes en tre as cores na combinao suhtrativa de cores.

FIGURE 2.6 - Este disco de cores representa exatamente as relaes en tre as combinaes de cores aditivas.

FIGURA 2.8 - Quando se combina vermelho e branco, cinza e preto, as cores resultantes geralmente no so to intensas como a original, mas quando apresentadas como um todo, elas mostram uma variedade muito maior.

Devemos observar que as cores aditivas no fazem a transio para a impresso subtrativa muito bem. Por isto, vrios exemplos neste captulo podem parecer levemente estranhos. Procure replicar algumas das figuras de exemplo no monitor para conseguir uma imagem melhor de como alguns destes princpios funcionam.

Cores Neutras
Um grande grupo de cores omitidas pelo disco de cores o das cores neutras, que so cores que no so influenciadas por nenhuma cor de forma alguma em outras palavras, cinzas. Embora haja um nmero infinito de cinzas entre preto e branco, o olho percebe uma escala de cinza de 256 passos como uma gradao suave entre branco e preto. Uma escala de cinza simples de doze passos aparece na Figura 2.7.

Os cinzas so denominados cores neutras porque no possuem personalidade por si mesmas uma composio feita totalmente em cinza parece plana e de certa forma estril. Os cinzas adquirem personalidade quando os colocamos em uma composio com matizes cromticos, onde os cinzas tendem a assumir as caractersticas dos matizes sua volta. Como consequncia, grande nmero de artistas se desviam de seu caminho para evitar o cinza, porque os resultados podem ser extremamente variados.

Mesclas, N uanas e Tonalidades


Mesmo quando se adicionam cores neutras a matizes puramente cromticos do disco de cores, h um nmero desconcertante de cores que permanecem no consideradas no disco das cores. Empiricamente, sabemos que h mais de uma cor de vermelho h os vermelhos escuros e os vermelhos claros, h os vermelhos apticos e os vermelhos intensos. Estas cores so resultado de

Prof. Esp. Rodolfo Nakamura

47438521.doc

Pgina 7 de 7

matizes puros combinados com diferentes quantidades de preto, branco e cinza, como demonstrado na Figura 2.8.
y

Quando se combina um matiz puro com o branco, o resultado denominado mescla daquele matiz. O rosa, por exemplo, uma mescla de vermelho, do mesmo modo que alfazema uma mescla de violeta. Mesclas sutis de um matiz tendem a ser dificilmente percebidas enquanto mesclas mais patentes tendem a parecer mais como cores pastis. Quando se mistura um matiz puro com preto, o resultado denominado uma nuana da cor. O ndigo, por exemplo, uma nuana de azul, enquanto o castanho avermelhado uma nuana de magenta. Quando uma cor pura misturada com o cinza, o resultado denominado um matiz da cor. O amarelo ureo, por exemplo, um matiz de amarelo, enquanto o lils um matiz de roxo. Tons claros como o azul acinzentado tendem a ser bem serenos, enquanto matizes apticos como o oliva tendem a ser um tanto inspidos. Mescla, nuanas e tonalidades podem ser aspectos muito teis de qualquer escala de cores. Permitem que uma nica cor se expresse uma

faixa de sentimentos muito mais ampla e portanto adiciona variabilidade a composies que, de outra forma, seriam desinteressantes. Tons de vermelho, laranja e amarelo so geralmente denominados marrom ou bege. Embora algumas fontes se refiram ao marrom como uma cor neutra, elas esto erradas. Apesar de boa parte da personalidade da cor bsica ter sido eliminada na mistura do marrom, resta quantidade suficiente da cor para que parte de sua personalidade fundamental se faa sentir.

Bibliografia
GOLDING, Mordy; WHITE, Dave. Guia do Designer da Web para cores. So Paulo: Quark do Brasil, 1997. UGAYA, Eurico; Como Montar ou Renovar sua Loja. So Paulo: Senac, Makron: 1993.

Anda mungkin juga menyukai