Anda di halaman 1dari 4

Caractersticas do conto

O conto caracteriza-se como uma modalidade narrativa

Desde pequeninos ouvimos histrias contadas por algum, seja por familiares, amigos, e uma grande parte delas pelos livros. Quem no conhece a histria do Chapeuzinho Vermelho, A bela Adormecida, Os Trs Porquinhos, entre tantas outras, no verdade?

E quando falamos sobre elas, lembramo-nos de alguns elementos que j so do nosso conhecimento, isto , sabemos que so contadas por algum, que acontecem em um determinado lugar e com algumas pessoas, entre outros aspectos. H tambm aquele do qual no podemos nunca nos esquecer: o fato de que toda histria pertence a uma modalidade de texto o chamado texto narrativo, ou seja, est relacionado com o ato de narrar, relatar sobre um determinado assunto.

Entre os tipos de textos que representam esta modalidade est o conto, que se caracteriza por ser uma narrativa curta, no qual o espao e o tempo so reduzidos, com tambm, apresenta poucos personagens. Estas so algumas das caractersticas que a ele pertencem, mas h outras que tambm precisamos conhecer. Para isso, logo abaixo segue um exemplo, e por meio dele estudaremos todas as partes que sero discutidas. Ento, vamos anlise: Introduo (ou apresentao) Constitui o incio da histria a ser narrada. Neste momento, o narrador apresenta os fatos iniciais, os personagens e, na maioria das vezes, o tempo e o espao. Complicao (ou desenvolvimento) Representa a parte em que se desenvolve o conflito. O conflito o momento em que algo comea a acontecer, e ns, como leitores, ficamos surpresos espera do que est por vir . Clmax o momento mais tenso da narrativa, pois tudo pode acontecer, podendo ser aquilo que espervamos ou no. Desfecho (ou concluso) Revela o final da histria, a soluo para o conflito, sendo que este fim poder ser de vrios modos: triste, alegre, surpreendente, engraado, e at mesmo... trgico!!!

A princesa e a ervilha

Havia uma vez um prncipe que queria se casar com uma princesa, mas no se contentava com uma princesa que no fosse de verdade. De modo que se dedicou a procur-la no mundo inteiro, ainda que inutilmente, pois todas que via apresentavam algum defeito. Princesas havia muitas, porm no podia ter certeza, j que sempre havia nelas algo que no estava bem. Assim, regressou ao seu reino cheio de sentimento, pois desejava muito uma princesa verdadeira! (Esta parte representa a introduo da histria) Certa noite caiu uma tempestade horrvel. Trovejava e chovia a cntaros. De repente, bateram porta do castelo, e o rei foi pessoalmente abrir. No umbral havia uma princesa. Mas, Santo Cu, como havia ficado com o tempo e a chuva! A gua escorria por seu cabelo e roupas, seu sapato estava desmanchando. Apesar disso, ela insistia que era uma princesa real e verdadeira. "Bom, isso vamos saber logo", pensou a rainha velha. E, sem dizer uma palavra, foi ao quarto, tirou toda a roupa de cama e colocou uma ervilha no estrado, em seguida colocou vinte colches sobre a ervilha, e sobre eles vinte almofadas feitas com as plumas mais suaves que se pode imaginar. Ali teria que dormir toda a noite a princesa. (Nesta parte constatamos a complicao, pois algo de novo aconteceu... Mas ser o que ocorre depois disso? Algo mais emocionante ainda? Ser que com tudo isso a princesa ainda perceber? ) Na manh seguinte, perguntaram-lhe como tinha dormido. -Oh, terrivelmente mal! - disse a princesa. No consegui fechar os olhos toda a noite. V se saber o que havia nessa cama!

Encostei-me em algo to duro que amanheci cheia de dores. Foi horrvel! (Aqui, percebemos o clmax, ou, seja o momento de maior expectativa). Ouvindo isso, todos compreenderam que se tratava de uma verdadeira princesa, j que havia sentido a ervilha atravs dos vinte colches e vinte almofades. S uma princesa podia ter uma pele to delicada. E assim o prncipe casou com ela, seguro que sua era uma princesa completa. A ervilha foi enviada a um museu onde pode ser vista, a no ser que algum a tenha roubado. (Aqui, certamente que voc percebeu que se trata do final e, para a alegria de todos, feliz, no mesmo?)

Anda mungkin juga menyukai