Anda di halaman 1dari 5

Luis Alberto Perez Alves Contatlogo e consultor

Adaptao de lentes de contato rgidas esfricas Captulo l

As lentes de contato rgidas esfricas ainda hoje ocupam um lugar de destaque nas adaptaes, so vrias as indicaes de lentes onde apenas elas so adequadas ou possveis de restituir a viso normal aos clientes. Sua evoluo nos ltimos anos se deu principalmente em relao a sua matria prima que permitiu inclusive que tcnicas especiais de correo visual quase esquecida em decorrncia de alteraes no metabolismo, fossem ressuscitadas em funo dos novos materiais gs permeveis, por ex: a ortoqueratologia. As primeiras lentes de contato fabricadas em vidro sopradas eram adaptadas sem que o tcnico pudesse obter medidas objetivas da crnea ou da rea escleral onde a lente apoiava-se. Vrios mtodos foram idealizados, porm o mais utilizado era o que se obtinha um molde da superfcie do olho, pelo mesmo mtodo utilizado pelos dentistas e atravs deste molde produzisse as formas para as lentes de vidro ou para se prensar as lentes em plsticos.

Foto 02 Com o surgimento dos oftalmometros e queratrometros que possibilitam a medida dos raios de curvatura da crnea, a adaptao tornou-se mais objetiva, principalmente para as lentes corneanas e micro-corneanas. Com o advento da fluoresceina tornou-se muito mais prtico avaliar a adaptao das lentes rgidas. Ela foi usada pela primeira vez nas L.C., em 1938. A fluoresceina a 2% um composto orgnico amarelo que reage com a luz ultravioleta emitindo uma luz esverdeada, possibilitando avaliar se a lente esta justa ou frouxa. Devido a sua composio ela pode contaminar-se facilmente, portanto conveniente tomar as seguintes precaues: Os frascos devem ser opacos a luz. No devem conter mais de 5 ml. Sempre devem ser guardados em lugar frescos e fechados. Nunca se deve trocar de frasco ou adicionar qualquer outra substncia a fluoresceina. Bico aplicador, jamais deve tocar no olho do cliente, o ideal utilizar bastes de vidro para se instilar, de modo que aps cada manuseio ele possa ser limpo e esterilizado. Pode-se tambm usar bastes de papel impregnados de fluoresceina (j prontos do laboratrio) para se dissolver junto conjuntiva do cliente. A lmpada de Burton um aparelho dotado de lmpadas ultravioleta para excitao da fluoresceina e lmpadas brancas. TIPOS E VARIAES DE LENTES DE CONTATO E SUAS MATRIAS-PRIMAS A partir do advento das lentes de contato micro-corneanas rgidas e impermeveis, pesquisadores ocuparam-se em procurar o modo de obterem lentes que interferem o mnimo possvel com o metabolismo corneano. As principais qualidades de uma matria-prima para lentes de contato, segundo Dr. Gumpelmayer devem ser: Qualidade tica total. Elasticidade.

No deve conter elementos txicos. Deve ser neutra biologicamente (pH fisiolgico). Deve ser permevel aos gases. Deve ser facilmente limpa e esterilizada.

ADAPTAO DE LENTES DE CONTATO RIGIDAS ESFRICAS Procedimentos Avaliao visual do plo anterior Medir dimetro horizontal visvel da ris (DHVI) Medir abertura palpebral Medir queratometria em deus dois principais meridianos e sua posio de eixo Medir acuidade visual com sua correo atual Calcular lente de teste baseado nas medidas realizadas e na RX Selecionar lente de teste na caixa de provas, o mais prximo do calculo (de preferncia a CB exata e o grau o mais prximo possvel). Esclarecer cliente sobre sintomas e seu comportamento quanto a eles Higienizar lentes Adaptar lentes Deixar cliente aproximadamente 40 minutos com lentes Avaliar curva base com fluoresceina e lmpada de Burton

Avaliar viso com sobre refrao Baseado em suas observaes e medidas calcular lentes definitivas Encomendar lentes definitivas ao laboratrio Ensinar cliente a adaptar e manipular lentes Orientar sobre higienizao das lentes, procedimentos e horrio de uso. Agendar revises de controle Continua no prximo nmero
Cursos temticos de lentes de contato (livros digitais)

Autor: Luis Alberto Perez Alves

Currculo resumido do autor Luis Alberto Perez Alves, tcnico ptico/contatlogo atuando h 32 anos. Professor das disciplinas contatologia e optometria em vrias instituies de ensino. Palestrante em congressos nacionais e internacionais, colunista para revistas especializadas em ptica e contatologia. Elaborador de provas para exames supletivos de ptica, lentes de contato e optometria para a Secretria Estadual de Educao do Estado de So Paulo coordenado pela Fundao Carlos Chagas. Especialista pelo Ministrio do Trabalho e Emprego para elaborao e aprovao do novo Cadastro Brasileiro de Ocupaes (CBO). Foi Diretor Tcnico Cultural da Associao dos pticos do Estado de So Paulo, Fundador e Diretor da Associao dos Profissionais pticos do Estado do Paran, Diretor da Associao Brasileira de pticas (ABCI), atualmente Vice-Presidente do Sindicato do Comrcio Varejista das Empresas de Material ptico, Fotogrfico e Cinematogrfico do Estado de So Paulo (SINDIPTICA SP). Atua em consultoria de treinamento especializada em lentes de contato e ptica.

RELAO COMPLETA DOS CDs


Cd 1 Lmpada de Burton (avaliao de plo anterior e avaliao da adaptao de lentes de contato com e sem contraste). Cd 2 Identificao de depsitos e manuteno de lentes de contato (natureza dos depsitos de LC, microbiologia e suas conseqncias para os olhos, sistema de manuteno de LC). Cd 3 Sobre-refrao (um guia prtico para sobre-refracionar e fazer a aferio das LC). Cd 4 Adaptao em ceratocone (para voc conhecer o ceratocone e familiarizar-se com os mais diversos tipos de LC e adaptaes para estes casos). Cd 5 Adaptao de lentes rgidas esfricas (guia completo de adaptao com clculos, testes, etc.). Cd 6 Correo da presbiopia com lentes de contato (adaptao de LC mais culos adicional, monoviso, bifocais e multifocais rgidas e hidroflicas descartveis e no descartveis). Cd 7 Correo do astigmatismo com lentes de contato tricas (as mais diversas LC tricas rgidas e hidroflicas e como adapta-las). Cd 8 Anatomia e metabolismo do olho para contatologia (conhea o olho e seu funcionamento e como a LC impacta em seu metabolismo). Cd 9 ptica geomtrica para o contatlogo (manual simplificado de ptica geomtrica com clculos direcionados para LC, equipamentos e controle de qualidade em LC). Cd 10 Indicaes e contra indicaes de lentes de contato (saiba que lentes adaptar em cada deficincia visual). Cd 11 - Porque trabalhar com lentes de contato e como montar seu departamento de adaptao, ele conta com os seguintes tpicos: a) Qual o mercado atual e futuro das lentes de contato no Brasil. b) Mercado de LC fora do Brasil. (breve perfil)

c) d) e) f) g) h) i) j)

Desejos e hbitos de uso dos clientes de LC. Estatsticas de uso relacionadas a problemas com LC. Comentrios sobre legitimidade de a ptica adaptar LC. Integra das leis que regem a ptica. Equipamentos necessrios para adaptar LC. Moveis especficos para LC (lay out). Espaos fsicos e adequao de equipamentos. Tipos de LC e sua adequao a cada tipo de departamento.

Este Cd nos d um panorama geral de um centro de adaptao de LC, permitindo escolher o perfil do novo negcio. Cada CD ROM contm um dos temas descritos acima ricamente ilustrados. Os Cds so editados em Word para que seja possvel rodar em qualquer computador. Pedidos para Luis Alberto: Rua Augusta, 2.530 loja 09 Cerqueira Csar So Paulo SP CEP 01412-100 Fone/fax: 011-3085.2743 e 3085.7298 E-mail: perezalves@uol.com.br

Anda mungkin juga menyukai