Anda di halaman 1dari 2

Instituto Federal Goiano Campus Ipor

PREPARAO DO HIDRXIDO DE FERRO (III)


Uashington Jos Ferreira*1(IC); Rita Ferreira Duarte1(IC); Luila Paula Faria Neres1(IC); Ramon Miranda da Silva1(IC). uashington@gmail.com
1

Instituto Federal Goiano Campus Ipor

Palavras Chave: Sulfato, Ferro, NaOH, Precipitado.

Introduo
O ferro o quarto elemento mais abundante na crosta terrestre, tendo um papel fundamenta na vida animal e vegetal, sendo o metal mais utilizado pela humanidade, sendo o Brasil um dos maiores produtores mundiais de minrios de ferro, o ferro metlico produzido em alto-forno pela reduo principalmente do oxido de ferro pelo coque. 2 Entre as principais aplicaes do ferro na produo de ao, utilizado na produo de automveis, eletrodomstico, chapa de ferro zincado, montagem de concreta armado entre outros inmeros usos. Sendo metal barato e bastante resistente malevel e dctil dependendo da composio do ao produzido. 1 Figura 1. FeCl3 e NaOH

Figura 2. Hidrxido de ferro (III) precipitado. Acima temos a equao de precipitao do hidrxido de ferro (III) de uma soluo contendo ons ferro (III), esta soluo foi preparada utilizando o cloreto de ferro (III) e lentamente foi sendo adicionado o hidrxido de sdio.

Resultados e Discusso
Foram preparadas duas solues de FeCl 3 e NaOH a 0,5 mol/L, lentamente foi sendo adicionado o hidrxido de sdio a soluo de cloreto de ferro(III), imediatamente foi formado um precipitado, deixando em repouso durante uns vinte minutos, obtivemos a completa separao do hidrxido de ferro (III) da soluo, foi monta um sistema de filtragem a vcuo, e o precipitado foi coletado em um papel de filtro e deixado secar em um armrio. No procedimento original seria feita a calcinao e posterior analise de infravermelho para determinao do contedo de ferro presente no hidrxido formado, porem devido a falta de equipamentos em nosso campus no foi possvel a realizao destes procedimentos, encerrando o experimento apenas com a precipitao e filtragem de nosso precipitado, a seguir temos as fotos tiradas durante a pratica experimental:

Figura 3. Hidrxido de ferro (III) seco.

6 perodo Licenciatura em Qumica-2013.

Instituto Federal Goiano Campus Ipor

Na figura 1 temos a esquerda a soluo de cloreto de ferro (III) e a direita o hidrxido de sdio, ser adicionado hidrxido de sdio, foi formado um precipitado marrom que aos poucos foi se separando da soluo e assentando no funcho do bquer, como podemos ver na figura 2, podemos ver o hidrxido de ferro (III) j seco podemos ver na figura 3.

Concluses
Foi possvel a sntese do hidrxido de ferro (III), com a utilizao de ons de ferro (III) e hidrxido de sdio, sendo prontamente separado da soluo, sendo filtrado e coletado em papel de filtro. No foi possvel determinar a pureza do hidrxido sintetizado pela falta de equipamentos.

Bibliografia
SHRIVER, D. F. et al. Qumica Inorgnica. Traduo de Roberto de Barros Faria. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
2

LEE, J. D. Qumica Inorgnica no to Concisa. Traduo de Henrique E. Toma; Koiti Araki e Reginaldo C. Rocha. 5 ed. So Paulo: Edgard Blucher, 1999.

6 perodo Licenciatura em Qumica-2013.

Anda mungkin juga menyukai