Anda di halaman 1dari 8

PROJETO HORTAPET:

HORTA EM GARRAFA PET

NELSON MASSATOMI MINEI DATA: 08/11/2012 ensino@conbrafito.org.br

O HOMEM TRANSFORMA A NATUREZA E AOS POUCOS TAMBM SE TRANSFORMA.


Karl Marx

APRESENTAO

Aps 30 anos de experincia como Engenheiro, organizando projetos e desenhando plantas de edificaes, percebi que a necessidade de se preservar um canto de jardim ou at mesmo reinventar um novo espao entre a natureza e o homem possibilitaria oferecer ao indivduo uma vlvula de escape para o alvio do estresse urbano. Necessrio seria, portanto, estabelecer no processo uma conexo entre o plantio e a sustentabilidade. Foi ento que aps vrias tentativas formulei um sistema, em circuito fechado, de captao de gua para o plantio, reutilizando a garrafa PET. Denominei-o de HORTAPET: horta em garrafa PET. O mtodo proporciona a pessoas de todas as idades e classes sociais uma oportunidade de conhecer um sistema de plantio simples, econmico e de fcil manuteno, que ocupa pequenos espaos e no oferece risco de contato com o mosquito da dengue. Mais que isso, idealizei um projeto multidisciplinar que integrasse tambm as pessoas em comunidades carentes, despertando nelas o interesse por praticar trabalhos manuais, reutilizando material reciclvel e obtendo resultados prticos. JUSTIFICATIVA Por motivos lgicos, o mundo moderno afastou as pessoas das prticas de cultivo, pois se dedicar a esse tipo de atividade demanda tempo, pacincia e muita determinao. Alm disso, claro, do mnimo de espao fsico com terra. Nota-se que o modelo de vida atual, que exige pressa e convivncia em pequenos espaos, contradiz com o apelo da mdia globalizada de responsabilizar at mesmo o pequeno cidado pela falta de verde no planeta, influenciando-o a mudar seus hbitos de consumo imediatos.
2

Partindo desse pressuposto, o projeto HORTAPET visa restabelecer a conexo entre o homem e a natureza de forma mais duradoura, possibilitando ao indivduo transformar a sua mentalidade, auxiliando-o, gradativamente, dar valor s coisas mais simples. OBJETIVO O objetivo do projeto HORTAPET despertar nos participantes o interesse pelo cultivo de hortas caseiras, plantas medicinais e ornamentais, por meio de uma tcnica simples e harmoniosa, totalmente adaptada a pequenos espaos. No se pretende com o projeto, no caso das plantas medicinais, competir com produtores para fitoterpicos, que esto sujeitos a um controle rigoroso de qualidade pelas legislaes da sade, mas simplesmente buscar o resgate de conhecimentos populares. O intuito manter vivas as receitas naturais, quase mgicas, que vm aliviando dores atravs do tempo e passando de gerao para gerao. Tentar resgatar e valorizar a sabedoria dos terapeutas de formao popular como as vovs, benzedeiras e sbios, que de alguma maneira, e respeitando suas crenas, vem contribuindo para manter a sade das pessoas. Com pouca dedicao semanal o interessado conseguir obter uma pequena horta medicinal para o seu prprio consumo, incorporando-se gradativamente no esprito da preservao do meio ambiente, da sustentabilidade e da utilizao de tcnicas teraputicas complementares. Ser um pequeno despertar voluntrio para a busca das mudanas de hbitos e conceitos.

IMPACTOS O maior desafio do projeto inovar em um segmento no qual tudo j foi pensado e repensado, aliando simplicidade com transformaes ambientais. O conceito da criao desse produto est na utilizao de matria prima farta, econmica, de fcil manuseio e manuteno. Preocupado tambm com a esttica e a sade. Apesar da dificuldade de despertar o interesse do cidado

comum e envolver as comunidades, os impactos que o projeto causar na sociedade sero extremamente positivos. BENEFCIOS SOCIAL, ECONMICO E AMBIENTAL Na parte social haver a integrao entre as pessoas de comunidades, sejam elas carentes ou no, despertando nelas o interesse em praticar trabalhos manuais, multidisciplinares, utilizando material reciclvel e com resultados prticos; Citamos alguns itens que mostram grande vantagem econmica e ambiental do vaso projetado sobre o vaso comum: 1 - GUA: no nosso projeto a rega praticamente semanal, sem desperdcio de gua por ser um sistema fechado; no vaso comum o consumo de gua dirio, com desperdcio pelo excesso que drena pelos fundos. O custo dobrado uma vez que se paga pelo consumo da gua e tambm pelo esgoto. 2 DRENAGEM: o movimento da gua no solo indispensvel, portanto foi criado um sistema de drenagem mantendo a aerao da terra para evitar a gua parada, o que causaria o apodrecimento das razes da planta, e tambm a eliminao dos microorganismos vivos necessrios ao equilbrio do sistema. 3 - DENGUE: os nossos vasos sem sadas de fundo no necessitam de pratos acumuladores de gua, evitando a procriao de larvas do mosquito da dengue. 4 - SOLO: nesse projeto os nutrientes da terra no se perdem como no vaso comum, dispensando a troca freqente da terra. Ele se mantm mido pelo fenmeno da capilaridade onde a gua migra atravs da areia disposta em funil no centro do vaso. 5 - ESTTICA: por si s os vasos visualizam um modelo bsico, nada sofisticado, sem causar qualquer impacto negativo, estando isolados ou agrupados, pelo contrrio, as plantas adultas escondem os vasos e produzem um jardim contnuo com nuances de cores, compondo visuais, de acordo com a criatividade de cada indivduo. Podemos montar o jardim tanto na horizontal como na vertical e tambm apresentar em forma de refil dentro de vasos mais

requintados. 6-AGROTXICO: Na manuteno das plantas, no h utilizao de produtos herbicidas que possam causar malefcios a sade. 7-ECONOMIA: Pensando em projeto econmico foi desenvolvido um vaso utilizando as garrafas PET que acumulamos em nossos lares e nas quais tropeamos diariamente nas ruas; a areia de construo, que encontramos fartamente em qualquer lugar; e, por fim, a terra, mais farta ainda, para plantio. O custo disso tudo praticamente zero.

SISTEMATIZAO

A oficina ser realizada de quinze em quinze dias, em espaos pblicos, como Escolas, Secretarias de Sade, ONGs e Associaes de Bairro.

Durao: 2 horas vivenciais. Faixa etria: a partir de 10 anos de idade Pblico alvo: Professores, Agentes de Sade e Lderes Comunitrios. Comunidade atendida: Municpio de Taboo da Serra e Regio.

CONCLUSO O projeto HORTAPET visa estabelecer um vnculo com os participantes de maneira a registrar futuramente aes multiplicadoras que estabeleam o aprender e ensinar como papel fundamental para a aplicabilidade do projeto,
5

incorporando nova viso frente s mudanas de hbitos e conceitos, contribuindo para a humanizao e o bem-estar comum.

MATERIAIS NECESSRIOS: TESOURA SOLDADOR ELETRICO TIPO CANETA GARRAFA PET


AREIA DE CONSTRUO TERRA MUDA DE PLANTA

PASSO A PASSO: PERFURAR A TAMPA (5 FUROS APROXIMADAMENTE); CORTAR A GARRAFA NO TERO SUPERIOR EM FORMA DE FUNIL; ENCAIXAR O FUNIL COM A TAMPA PARA BAIXO DENTRO DA BASE DA GARRAFA; PREENCHER O FUNIL COM AREIA DE CONSTRUO; COMPLETAR COM TERRA AT A BOCA DO VASO; PLANTAR A MUDA NA TERRA; REGAR SEM PREENCHER TOTALMENTE O FUNDO DO VASO.

ENTENDER A NATUREZA E COMPREENDER A NS MESMOS

COMO PARTE INTEGRANTE DELA!

Nelson Massatomi Minei

REGISTRO DO TRABALHO

1-HORTAPET EM APARTAMENTO

2- HORTAPET EM LOCAIS EXTERNOS

ensino@conbrafito.org.br

Conselho Brasileiro de Fitoterapia - CONBRAFITO Tel: 11- 5571-1906

Anda mungkin juga menyukai