Anda di halaman 1dari 6

Ossificao

01. Definir ossificao. Formao de ossos , seja na formao fetal ou aps uma fratura. 02. Citar os tipos de ossificao. Ossificao Intramembranosa e Ossificao Endocondral 03. Definir e descrever a ossificao Intramembranosa. A ossificao intramembranosa um dos dois tipos de formao ssea existente e responsvel pelo desenvolvimento dos ossos chatos, especialmente aqueles que se encontram no crnio. Esse tipo de ossificao acontece no interior das membranas do tecido conjuntivo, o chamado centro de ossificao primria. As clulas mesenquimticas se diferenciam em osteoblastos. Estes, por sua vez, sintetizam osteoides (matriz ssea recm-sintetizada), que se mineralizam, dando origem aos ostecitos. Estes processos acontecem simultaneamente. Desse modo, as traves sseas formadas do aspecto esponjoso ao osso, propiciando a penetrao de vasos sanguneos nessas imticas se diferenciam em osteoblastos. Estes, por sua vez, sintetizam osteoides (matriz ssea recm-sintetizada), que se mineralizam, dando origem aos ostecitos. Estes processos acontecem simultaneamente. Desse modo, as traves sseas formadas do aspecto esponjoso ao osso, propiciando a penetrao de vasos sanguneos nessas cavidades formadas, originando a medula ssea. A parte da membrana conjuntiva que no sofre ossificao passa a constituir o endsteo e o peristeo, para dentro e para fora, respectivamente. Enquanto na ossificao endocondral ocorre o desenvolvimento sseo do centro para as extremidades, na intramembranosa ocorre de forma diferente, partindo de ncleos de ossificao, que se expandem e se juntam ao longo do tempo. O crnio, por exemplo, ossifica desta maneira. Por esse motivo, deve-se tomar cuidado ao pegar na cabea dos recmnascidos (fontanelas) para no afetar o encfalo que ainda no est totalmente protegido.

Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Ossifica%C3%A7%C3%A3o_intramembranosa

04. Definir e descrever a ossificao endocondral. A ossificao endocondral acontece quando as clulas mesodrmicas se transformam em clulas produtoras de cartilagem, antes do incio da formao do osso. um processo muito mais lento que a ossificao intramembranosa e ocorre na maioria das partes do esqueleto, principalmente nos ossos longos.

A ossificao endocondral ocorre utilizando uma pea de cartilagem hialina como molde. H a formao inicial de uma placa, delgada, de matriz ssea na regio mdia da difise. Os condrcitos se hipertrofiam, a matriz cartilaginosa reduzida e mineralizada, os condrcitos morrem por apoptose, as cavidades deixadas pelos condrcitos invadida por capilares sangneos e clulas mesenquimais indiferenciadas (osteognicas) vindos do tecido conjuntivo adjacente, finalmente as clulas osteognicas formam osteoblastos que produziro matriz ssea sobre os restos de cartilagem hialina calcificada. Os osteoblastos, ao produzir a matriz ssea acabam se englobando, dando origem a lacunas e canalculos. A partir desde momento o osteoblasto denominado ostecito, quanto est totalmente imerso na matriz ssea. Simultaneamente produo de matriz pelos osteoblastos, h a invaso da regio mediana do osso por osteclastos, derivados de macrofagos da corrente sangunea (que normalmente se localizam na face exterior dos ossos, em lacunas da matriz ssea denominadas lacunas de Howship), que pelo processo de reabsoro ssea criam um canal interno, que rapidamente se expande longitudinalmente no osso, formando o canal medular.

05. Descrever a diferenciao do osteoblasto e sua atividade.

Tem como atividade a produo da poro orgnica da matriz ssea, formada essencialmente por colgeno do tipo 1, mas tambm glicoprotenas e proteoglicano. Estas clulas resultam da transformao de outras clulas pouco diferenciadas, as clulas osteognicas, que originam um pr-osteoblasto

Fonte: www.infopedia.pt/$osteoblasto.

06. Descrever a diferenciao do ostecito.

So os Ostecitos as clulas mais abundantes do tecido sseo , sendo clulas quiescentes derivadas do osteoblasto que, uma vez terminado o seu trabalho de sntese, se recobrem de um contedo mineral e se situam em cavidades( lacunas ). Possuem eles prolongamentos citoplasmticos, fazendo uma verdadeira rede de comunicao com outros ostecitos atravs de canalculos, que se anastomose com os canalculos, das lacunas vizinhas. So estas clulas as responsveis pela manuteno do tecido sseo vivo, uma vez que detectam as alteraes fsicas qumicas destes tecido recrutando, a seguir, osteoclastos e os osteoblastos para as funes de sntese e reabsoro.

Fonte: Dr Nelson Mattos Tavares ( Especialista e Anatomia Patologia )

07. Descrever a os centros de ossificao primrio e secundrio.

Primrio: Osso a se formar no feto e na reparao ssea, ausncia de lamelas, menos mineralizado que o tecido sseo secundrio. No adulto pouco frequente, persistindo nas suturas dos ossos do crnio, fibras colgenas dispostas em varias direes se organizao definida, menor quantidade de minerais e maiores quantidades de ostecitos. Secundrio: Presena de lamelas paralelas ou concntricas matriz mais resistentes, fibras colgenas organizadas paralelamente dentro de uma lamela.

Fonte: www.slideshare.net/Natalianeto/tecido-osseo.

08. Descrever a funo do modelo cartilaginoso e suas modificaes na ossificao endocondral.

A ossificao endocondral acontece quando as clulas mesodrmicas se transformam em clulas produtoras de cartilagem, antes do incio da formao do osso. um processo muito mais lento que a ossificao intramembranosa e ocorre na maioria das partes do esqueleto, principalmente nos ossos longos. A ossificao endocondral ocorre utilizando uma pea de cartilagem hialina como molde

09. Descrever o desenvolvimento do colar sseo. O colar sseo uma formao temporria de fibroblastos e condroblastos na rea de uma fratura ssea enquanto que o osso tenta regenerar-se. Fonte: Medicina UGF : Tecida sseo. Medgama.blogsport.com.br

10. Descrever o broto de ossificao e formao da difise ssea. Entre a epfise de cada extremidade e a difise mantida uma regio de cartilagem, conhecida como cartilagem de crescimento, que possibilitar a ocorrncia constante de ossificao endocondral, levando formao de mais osso. Nesse processo, os osteoclastos desempenham papel importante. Eles efetuam constantemente a reabsoro de tecido sseo, enquanto novo tecido sseo formado. A difise a parte do osso que tem crescimento primrio, ou seja, cresce longitudinalmente, alongando-se. a parte mais longa, compreendida entre as extremidades, ou epfises. Nos ossos longos a difise composta de grande quantidade de osso compacto, com pequena quantidade de osso esponjoso, mais profundamente. Ela tambm delimita o canal medular

Fonte: A formao do Tecido sseo - S Biologia

www.sobiologia.com.br

11. Descrever o desenvolvimento da epfise. Nos ossos longos, as extremidades ou epfises so formadas por ossos esponjosos com uma delgada camada superficialmente compacta. Formam-se os centros de ossificao secundaria um em cada epfise, porm no simultaneamente. Esses centros so semelhantes ao centro primrio da difise, mais seu crescimento radial em vez de longitudinal. A poro central do osso formado nos centros secundrios (nas epfises) tambm contm medula ssea.

Fonte: Histologia Bsica Junqueira e carneira- 10 edio

12. Descrever a estrutura e funo do osteoclasto. O osteoclasto uma clula que compe a matriz ssea, bastante grande em comparao outras clulas, multinucleada, e que est envolvida na reabsoro e remodelagem do tecido sseo. Possui um citoplasma rico emlisossomos, alm de apresentar numerosas mitocndrias e um complexo de Golgi altamente desenvolvido. Apesar de no passado acreditar-se que os osteoclastos eram oriundos de clulas osteoprogenitoras, hoje j se sabe que estes so oriundos da medula ssea, derivando de moncitos coalescentes. Ao passo que o osteoclasto cresce e, posteriormente, se remodela, o osso vai sofrendo contnua reabsoro por tais clulas gigantes. Esta reabsoro ssea, denominada osteoclasia, o resultado da secreo de diversas substncias, incluindo cidos, como o lctico e o ctrico, que so responsveis por diminurem o pH, facilitando a dissoluo de minerais e fortes enzimas hidroeltricas, que digerem a matriz extracelular. Os osteoclastos se abrigam no interior de uma depresso escavada pela atividade enzimtica, denominada como lacuna de Howship ou baa de reabsoro. Durante o processo de reabsoro ssea ativa, a regio da clula que entra em contato direto com a matriz ssea apresenta diversas dobras que juntas, originam uma borda ondulada que se estende sobre a zona vesicular, que consiste especialmente em vesculas, a maioria delas preenchidas por enzimas lisossmicas. Junto periferia da borda ondula encontra-se a zona clara, uma regio repleta de elementos cito esquelticos, principalmente filamentos de actina, e com ausncia da maior parte das organelas. Esta parte do citoplasma pode desempenhar a funo de ajudar na fixao dos osteoclastos matriz ssea ao longo do permetro da baa de reabsoro.

A massa citoplasmtica do ostecolasto, responsvel por albergar parte das organelas e todos os ncleos, recebe o nome de zona basal. O processo de osteoclasia regulado especialmente por componentes do sistema endcrino: a tireide, que secreta calcitonina; e a paratireide, que secreta o paratormnio.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Osteoclasto Ilustrao: http://anatpat.unicamp.br/lamosso3.html Tratado de Histologia Veterinria Samuelson, Don A., 2007 13. Definir lamela e trabcula ssea, e descrever seu desenvolvimento. Trabcula ssea: Qualquer uma das faixas fibrosas que se estendem da capsula de um rgo para o seu interior. Apresentam espao medulares mais amplos, sendo formado por varias trabculas, que do aspecto poroso ao tecido. Lamela ssea: So fibras colgenas que podem ser planas ou ter a forma de tneis.

Fonte: www.icb.usp.br/mol/7-15 Lamela-curc.html

14. Descrever disco epifisrio. O disco epifisrio ou cartilagem de crescimento , portanto, a estrutura responsvel pelo crescimento longitudinal de ossos longos. A partir desta pgina sero apresentados os pormenores de sua estrutura e o mecanismo de crescimento.

O disco epifisrio formado por cinco regies ou zonas. Apesar de serem vistas nos cortes como faixas, as zonas tm forma de disco. Elas se continuam uma com a outra e seus limites no so muito bem definidos. As quatro primeiras zonas so formadas somente de tecido cartilaginoso e a ltima zona onde ocorre produo de tecido sseo (ossificao). Coloque o cursor sobre a imagem e observe com cuidado cada uma das zonas do disco epifisrio: 1 - Zona de cartilagem em repouso. Esta regio adjacente ao osso epifisrio que constitui a epfise. Este pode ser reconhecido pela presena de ostecitos em uma matriz acidfila. Por outro lado, a cartilagem em repouso tem um aspecto tpico de uma cartilagem hialina com matriz basfila (azulada) semelhante encontrada em outras partes do corpo.

2 - Zona de cartilagem seriada. Os condrcitos se dividem por mitose e se organizam em fileiras, como pilhas de moedas. 3 - Zona de cartilagem hipertrfica. As clulas cartilaginosas gradativamente aumentam de volume tornando-sehipertrofiadas. 4 - Zona de cartilagem calcificada. H deposio de clcio na matriz extracelular que envolve os condrcitos hipertrofiados. 5 - Zona de ossificao. Osteoblastos originados do mesnquima iniciam o processo de ossificao.

Fonte: http://www.icb.usp.br/mol/7-37-discoepif-1.html

15. Descrever o desenvolvimento do steon , conduto de volkmann, sistema circunferencial interno e intersticial. As condutas de Volmann, uma serie de canais microscpicos encontrados no sistema estruturalmente complexo do osso compacto. A matriz dura que uma das partes que compem o sistema de havers caracterizado por o arranjo de ostecitos, concentricamente em torno de um lixo no centro, deixando um buraco vertical em que vasos sanguneos que rodam e alguns terminaes nervosas: elas so chamadas de canais de havers. Neste contesto e conhecido como Tubulao de volknam ducto que ocorre ao longo do ossos em forma de cruz, lamelas de ossos de passagem e comunicando uns com os outros os canais de parar eles tambm correm vasos sanguneos e terminaes nervosas. Fonte: Wikipedia.

Anda mungkin juga menyukai