Anda di halaman 1dari 13

http://www.ufrb.edu.

br/griot

O SUJEITO POLTICO: ENTRE RAZO E SUBJETIVIDADE


Rita de Cssia Ferreira Lins e Silva1
Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUCPR).

RESUMO: Pretende-se centrar um argumento em torno da constituio do sujeito poltico a partir da reflexo desenvolvida por Rousseau impressa na vontade geral. A leitura que aqui se faz no sentido da incorporao das noes traadas pelo filsofo que permitem um delineamento da subjetividade enquanto elemento essencial formao do poltico numa perspectiva da relao do Eu com o Outro. Perspectiva que perpassa pelo entendimento que o autor expe acerca da razo e dos sentimentos de humanidade e virtude em contraposio conjugao restrita entre razo e individualidade. De modo que, o desenvolvimento desta discusso vem corroborar e potencializar um entendimento sobre a vontade geral no consubstanciada numa unidade substancial do sujeito, mas no reconhecimento da existncia de um Outro materializado numa vontade reciprocamente expressa e, portanto, reconhecida enquanto vontade poltica. PALAVRAS-CHAVE: Sujeito poltico; Razo; Reconhecimento; Vontade geral.

SUBJECT POLICY: BETWEEN REASON AND SUBJECTIVITY


ABSTRACT: Intended to focus an argument over the constitution of the political subject from the reflection developed by Rousseau about the general will. The discussion is done in order to integrate the concepts outlined by the philosopher who allow a delineation of subjectivity as essential element to the political formation of the relationship 'I' with the 'Other'. Perspective that permeates the understanding the exposition of the author about the reason and the feelings of humanity and virtue as opposed to strict conjugation between reason and individuality. So, the discussion has developed corroborate to understanding of the general will is not reflected in a substantial unity

Mestranda em Filosofia na linha de tica e Filosofia Poltica, da Pontifcia Universidade Catlica do Paran (PUCPR). E-mail: linsesilva@globo.com

O sujeito poltico: entre razo e subjetividade Rita de Cssia Ferreira Lins e Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011.


124

http://www.ufrb.edu.br/griot

of the subject, but in recognition of an 'other' in a reciprocally expressed will, so recognized as political will. KEYWORDS: Political subject; Reason; Recognition; General will.

Do sentimento razo: o paradoxo da construo humana Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), quanto aos princpios que devem constituir o sujeito poltico, radicalizou em suas posies acerca do homem ao distinguir os aspectos naturais e sociais que o constitui. Trata-se do rompimento do homem com o estado de natureza, e de sua insero no estado de sociabilidade, que mascara o que h de verdadeiro em si. Contexto no qual importa saber qual o lugar da subjetividade revestida sob sua face poltica. Discute-se, neste sentido, a abertura de uma perspectiva de interpretao que trata da dimenso do sujeito poltico a partir de uma viso no substancial da subjetividade ao examinar as reflexes do autor acerca do homem contextualizado no estado de natureza e de sociabilidade. Assim, pretende-se delinear os fundamentos que permitem uma leitura possvel acerca da subjetividade enquanto elemento indissocivel compreenso do poltico. O que implica no destaque aos princpios de humanidade e virtude delineados pelo filsofo, que apontam para a constituio de um sujeito poltico fundado, sobretudo, na noo de reconhecimento. na obra Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1754) que encontramos o discurso de Rousseau acerca de tais princpios. Uma compreenso que nos permite introduzir suas reflexes acerca do homem no estado de natureza e no estado de sociabilidade. Termos em que postula pelo afastamento de todos os fatos. Pois s assim pode despi-lo ante as caractersticas que o circundam no contexto social ( ROUSSEAU, 1983a, p. 236). Esta leitura segue um percurso contrrio aos traados por filsofos como Pufendorf, Grotius, Hobbes e Locke, empenhados em explicar o estado de natureza a partir de caractersticas identificadas no estado de sociabilidade. Sobre isto se toma a seguinte afirmao:
Os filsofos que examinaram os fundamentos da sociedade sentiram todos a necessidade de voltar at o estado de natureza, mas nenhum deles chegou at l. Uns no hesitaram em supor, no homem, nesse estado, a noo do justo e do injusto (...). Outros falaram do direito natural, que cada um tem, de conservar o que lhe pertence, sem explicar o que entendiam por pertencer. Outros dando inicialmente ao mais forte autoridade sobre o mais fraco, logo fizeram nascer o Governo, sem se lembrarem do tempo que deveria decorrer antes que pudesse existir entre os homens o sentido das palavras autoridade e governo (ROUSSEAU, 1983a, p. 235-236).

O sujeito poltico: entre razo e subjetividade Rita de Cssia Ferreira Lins e Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011.


125

http://www.ufrb.edu.br/griot

Segundo o autor parece, a princpio, que os homens nesse estado de natureza, no havendo entre si qualquer espcie de relao moral ou de deveres comuns, no poderiam ser nem bons nem maus, ou possuir vcios e virtudes (ROUSSEAU, 1983a, p. 251). O homem rousseauniano, contextualizado no estado de natureza, move-se instintivamente pela satisfao de suas necessidades imediatas, sendo estas relacionadas sobrevivncia. Entendemos que a preocupao do filsofo acerca do homem est em esclarecer os pontos constitutivos de uma subjetividade, encontrada nos princpios que identificam o quadro representativo de impulsos motivados por sentimentos: o amor de si e a piedade caractersticos do interesse nico de autopreservao. Sobre o sentimento piedade pode-se pressupor ser este a fonte primria que leva a ideia de identificao do Outro: o reconhecimento. Pois a piedade que nos faz, sem reflexo, socorrer aqueles que vemos sofrer; ela, no estado de natureza, ocupa o lugar das leis, dos costumes e da virtude, com a vantagem de ningum sentir-se tentado a desobedecer sua doce voz (ROUSSEAU, 1983a, p. 254). Tratase da capacidade humana de sentir-se no Outro ou, dito de outra forma, de se compadecer em relao ao seu semelhante movido por um impulso natural. Muito embora a manifestao plena da piedade se d somente com o desenvolvimento da razo (Cf. FORTES, 1997, p. 58), no estado de natureza esta se revela enquanto princpio natural que j impe a possibilidade de identificao de um sentimento capaz de alcanar, mesmo que por um impulso instintivo, o Outro: o semelhante. Este sentimento capaz de moderar, em cada indivduo, o amor de si (Cf. ROUSSEUA, 1983a, p. 254). O amor de si, no estado de natureza, referenciado enquanto sentimento natural, conduzido, junto piedade, conservao da espcie. Rousseau retoma a concepo destes sentimentos no estado de sociabilidade, contrastando-os com um sentimento que passa a imperar nas relaes entre os homens em sociedade: o amor prprio. Evidentemente que, amor de si e amor prprio so conceitos distintos:
No se deve confundir o amor-prprio com o amor de si mesmo; so duas paixes bastante diferentes tanto pela sua natureza quanto pelos seus efeitos. O amor de si mesmo um sentimento natural que leva todo animal a velar pela prpria conservao e que, no homem dirigido pela razo e modificado pela piedade, produz a humanidade e a virtude. O amor-prprio no passa de um sentimento relativo, fictcio e nascido na sociedade, que leva cada indivduo a fazer mais caso de si mesmo do que de qualquer outro (ROUSSEAU, 1983a, p. 306-307).

So os princpios de humanidade e virtude defendidos pelo filsofo enquanto guia das relaes humanas, em contraposio a expresso mxima do amor prprio. Princpios estes identificados enquanto norteadores do reconhecimento entre os homens. Velado nas relaes sustentadas pelo amor prprio, que no permite

O sujeito poltico: entre razo e subjetividade Rita de Cssia Ferreira Lins e Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011.


126

http://www.ufrb.edu.br/griot

alcanar o Outro, mas to somente o estabelecimento de um Eu racional individual. O amor prprio, nascido na sociedade, sustenta-se por uma moral convencional. Em que as relaes entre os homens tornadas permanentes e aparecendo os antagonismos de interesse atenua a luta pela busca da satisfao dos interesses (FORTES, 1976, p. 121). Portanto, um sentimento oriundo das relaes humanas, em que o homem torna-se escravo das aparncias enganosas, senhor da natureza custa de sua prpria desnaturao (STAROBINSKI, 1991, p. 281). O que significa dizer, que o homem sublinhado pelo amor prprio mostra-se confinado no mundo restrito voltado para si mesmo. Cujas necessidades e interesses no mbito da sociedade o leva a mostrar-se, para proveito prprio, diferente do que na realidade ele era. De modo que ser e parecer tornaram-se duas coisas totalmente diferentes (ROUSSEAU, 1983a, p. 267). , ainda, sobre as condies impostas pelo amor prprio que Rousseau destaca o sentido da linguagem ao ser transformada pelos homens. Questo que importa ser introduzida pelo fato de representar um elemento necessrio constituio do sujeito poltico. A linguagem, neste sentido, pode ser considerada enquanto elemento caracterstico do reconhecimento entre os homens. Rousseau em sua obra Ensaio sobre a origem das lnguas (1761) expe: desde que o homem foi reconhecido por outro como um ser sensvel, pensante e semelhante a ele prprio, o desejo ou a necessidade de comunicar-lhe seus sentimentos e pensamentos fizeram-no buscar meios para isso (ROUSSEAU, 1983b, p. 159). Possibilitada pelo desenvolvimento dos princpios perfectibilidade e inteligibilidade, a linguagem transformada no decorrer do tempo, na medida em que se expandem as luzes da razo (Cf. ROUSSEAU, 1983b, p. 166-167). A conjugao entre razo e individualidade que reproduz, entre outros aspectos, o amor prprio revelado nas relaes estabelecidas entre os homens a partir de comparaes e preferncias, faz da linguagem um veculo de opresso. Uma linguagem que parece no prescindir de aspectos sentimentais. Que se aproxima de um contedo racional no sentido do efeito daquilo que pode ser alcanado para se atingir um determinado fim daquele que se utiliza dela para se expressar (Cf. ROUSSEAU, 1983b, p. 198-199). Tem-se a constatao, portanto, de que a sociabilidade leva os homens a reunirem-se e, ao mesmo tempo, separarem-se. O amor prprio a mxima da realizao dos interesses mais egostas; a linguagem torna-se instrumento de seu alcance; e a moral aparece obscurecida, elevada ao plano das aparncias. Aspectos que conduzem ao paradoxo da construo humana, em que a relao entre o Eu e o Outro obscurecida pelas luzes da razo. Nestes termos, que se impe o necessrio resgate dos princpios humanidade e virtude, velados pelo amor prprio engendrado pela razo. Princpios que, ao suporem a devida relao entre o Eu e o Outro, so identificados enquanto norteadores do reconhecimento entre os homens.

O sujeito poltico: entre razo e subjetividade Rita de Cssia Ferreira Lins e Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011.


127

http://www.ufrb.edu.br/griot

A crtica rousseauniana razo A crtica razo tecida por Rousseau no autoriza a afirmao de que este sustente a sua negao. Para o autor a razo uma faculdade dotada de uma funo diretora porque capaz de apreender as verdadeiras relaes (FORTES, 1976, p. 64). A sua crtica est na relao que se estabelece entre razo e individualidade. Ao exaltar aspectos mais individuais do homem, a razo transforma a virtude e a moral em um culto s aparncias, em instrumento para a realizao dos interesses humanos mais egostas, e que faz o homem eximir-se de seus compromissos com seus semelhantes (Cf. ROUSSEAU, 1983a, p. 281). De acordo com Cassirer, inequvoco que Rousseau se afastou daquela glorificao da razo vigente no crculo dos enciclopedistas franceses, e que, perante ela, ele se reporta s foras mais profundas do sentimento e da conscincia moral (CASSIRER, 1999, p. 41). O afastamento de tal glorificao pode ser interpretado, justamente, a partir das crticas tecidas acerca do sentimento engendrado pela razo: o amor prprio. Que toma o Outro enquanto assessrio superficial, medido por preferncias e comparaes. Para Rousseau a questo no , pois, negar a razo. Mas, antes, conjugar razo e sentimento: Mandeville compreendeu muito bem que, com toda a sua moral, os homens jamais passariam de uns monstros se a natureza no lhes tivesse conferido a piedade para apoio da razo (ROUSSEAU, 1983a, p. 253). Sem a razo a piedade no poderia ser humanizada (INSTON, 2010, p. 46). Pela sua humanizao que so defendidos os princpios de humanidade e virtude, capaz de fazer o indivduo se sentir no Outro. Esta perspectiva impe pensar que tais princpios revelam o necessrio reconhecimento que perpassa pela relao entre o Eu e o Outro, que no pode ser descrito estritamente pela conjugao entre razo e individualidade, mas pela conjugao entre razo e sentimento. Portanto, a crtica de Rousseua razo deve-se no razo em si, posto que esta se mostre enquanto faculdade do conhecimento humano, mas sim a exaltao referenciada mesma no sentido de edificar sentimentos incapazes de alcanar o Outro, quando materializado na identificao de um Eu racional individual. Rousseau postula pela conjugao entre razo e sentimento ao declarar que o princpio piedade capaz de elevar os princpios de humanidade e virtude que deve vigorar nas relaes entre os homens (Cf. INSTON, 2010, p. 45-46). , sob esta perspectiva, que se discute a possibilidade de uma fundamentao acerca da constituio de um novo sujeito: poltico. Demarcado pelo que constitui sua maior caracterstica: o reconhecimento do Outro. Relaes de poder: o desaparecimento do sujeito poltico O percurso at aqui traado introduz os aspectos necessrios s discusses que se pretende acerca dos aspectos constitutivos do sujeito poltico. O que implica

O sujeito poltico: entre razo e subjetividade Rita de Cssia Ferreira Lins e Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011.


128

http://www.ufrb.edu.br/griot

no espao das relaes de poder. Acerca de uma concepo possvel do poder em Rousseau seguimos com a seguinte afirmao:
Rousseau em nenhuma parte oferece qualquer definio precisa de poder (...). Poder-se-ia dizer, no obstante, que ele est mais preocupado com o poder do que com qualquer outra questo (...). Ele submete a mais penetrante anlise e crtica base, o carter e a funo das relaes de poder, tanto entre indivduos como no interior das instituies da sociedade e do Estado (DENT, 1996, p. 182).

A referida citao pode ser analisada sob as reflexes do filsofo acerca do amor prprio, que se revela sob as potncias da razo enquanto condutora da individualidade:
Na grande maioria dos casos, acredita Rousseau, as pessoas desejam um poder superior sobre outras por duas razes principais. Primeiro, ao possuir um poder superior uma pessoa pode fazer as outras cederem aos seus desejos e desgnios a fim de que possa alcanar melhor, atravs da competncia delas, os objetivos que busca. O poder , assim, instrumentalmente til para o possuidor. A segunda e mais importante razo pela qual o poder superior desejado consiste em acreditar-se que a sua posse uma prova de superioridade e distino pessoal, testemunho de prestigiosa ascendncia sobre outros. Ao mandar em outros, ao subordin-los a sua vontade, o indivduo passa a conhecer-se e a sentir-se uma pessoa de posses, algum dotado de significado como pessoa e como presena. Esse tipo de preocupao com a posse de um poder superior est intimamente vinculado s (excessivas) preocupaes com o AMOR PRPRIO (DENT, 1996, p. 182).

Sobre isto se assenta a questo da desigualdade moral e poltica em razo das diferentes prerrogativas impostas pela sociedade moderna aos indivduos. Uma desigualdade autorizada e positivada pelo direito contrrio natureza, que leva os homens submisso e servido. Aspectos que remetem o homem ao estado de alienao, bem como consequente incapacidade de absoro do Outro. Trata-se da prpria impossibilidade humana ao se reproduzir no campo da artificialidade (Cf. ROUSSEAU, 1983a, p. 277), reflexo da sociedade poltica guiada pelas luzes exclusivas da razo. Ou seja, esta a instncia da desrazo, do afastamento do homem de si mesmo. Isto compromete o campo constitutivo da subjetividade nos moldes compreendidos por Rousseau. Pois a constituio da subjetividade decorre de uma imagem externa, que passa a ser internalizada pelo sujeito formando a base de sua construo e identificao (Cf. INSTON, 2010, p. 42). Nestes termos, a base da reciprocidade cala-se frente ao egosmo deformador do homem. O poder serve construo ilegtima de normas que se assentam sob os aspectos de preferncias que sustentam os interesses individuais. De tal modo, o

O sujeito poltico: entre razo e subjetividade Rita de Cssia Ferreira Lins e Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011.


129

http://www.ufrb.edu.br/griot

espao poltico representa o prprio espao de falta do sujeito, submerso em mscaras no reveladoras de uma identidade (poltica). So estes os contrastes que se estabelecem entre o Eu particular e o Eu comum, entre o Eu enquanto entidade separada, absorvida por interesses pessoais e por uma identidade aparente, e um Eu que absorve o papel que deve ser desempenhado na sociedade (Cf. DENT, 1996, p. 35). Um paradoxo que acaba por se revelar na identificao de um Eu individual incapaz de reconhecer o Outro e, portanto, um Ns. Em que se consolidam as relaes de dominao e subordinao de potncia e impotncia. Nesta ordem, a liberdade se torna objeto do jogo poltico de interesses estranha ao prprio homem. A reciprocidade, enquanto via possvel de liberdade, torna-se um substantivo indiferente aos mesmos. As limitaes impostas por regras neste ordenamento parecem servir s prticas que legitimam interesses sob a mxima de estarem legitimando prticas ou interesses universais. Assim, entendemos que a ausncia de reconhecimento e de reciprocidade o que compromete o poder a dimenso do poltico. Sobre isto, sustenta-se que a subjetividade o ncleo do poder, o sentido teleolgico da soberania popular (democracia), a objetivao do sujeito no espao pblico, contra o fim da qual se ope Rousseau. Aspectos, contudo, que no foram devidamente analisados pelos crticos e comentadores de Rousseau. Trata-se da subjetivao do sujeito no espao da poltica, que se objetiva no corpo poltico propriamente dito pelo filsofo. Se expos at aqui a necessidade de repensar a realizao do sujeito poltico para alm dos aspectos puramente positivos autorizados pela modernidade. De tal modo a partir da anlise obscura da poltica e do direito moderno que tambm se pode buscar um caminho inverso. neste campo conflitivo que se pode resgatar a constituio do sujeito poltico, e que impe elevar seu elemento caracterstico: a relao do Eu com o Outro. Sobre isto, enfatizamos que tal noo impe a considerao de sujeitos concretos, tomados no campo complexo das relaes. Da retomar-se a afirmao de Rousseau acerca da linguagem, onde mostra ser esta a via de fora do sujeito poltico. Em contraposio quela ditada do alto, em que a eloquncia da comunicao entre os cidados diante de questes de interesse comum perde com relao ao sentido e funo que estas poderiam ter (Cf. ROUSSEAU, 1983b, p. 198199). Assim sendo, a linguagem deve se apresentar enquanto expresso de uma fora pblica de sujeitos que a utilizam como manifestao de seus reais anseios, interesses e necessidades. A linguagem e os princpios de humanidade e virtude, que corroboram com o processo de reconhecimento do Outro, so os principais elementos referenciados por Rousseau que se ligam constituio do sujeito poltico. E que permitem, portanto, traar algumas caractersticas essenciais constituio de uma identidade poltica. Sendo esta a via em que possvel um redimensionamento do sujeito contrrio aos aspectos de submisso; da possibilidade de um sujeito no identificado

O sujeito poltico: entre razo e subjetividade Rita de Cssia Ferreira Lins e Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011.


130

http://www.ufrb.edu.br/griot

por um carter monolgico pregado pela racionalidade dominante; das possibilidades de pensar a moral para alm das aparncias; da realizao de um Eu individual que absorve em suas relaes o Outro; logo, da possibilidade de construo de um Ns: a vontade geral. A vontade geral: a possibilidade do sujeito poltico Observamos ser possvel traar uma concepo acerca da vontade geral sob a orientao da ideia de uma vontade reciprocamente expressa. O que se entende ser somente possvel a partir da constituio de uma identidade poltica que se paute, primordialmente, no reconhecimento. Formao esta que se d pelos laos estabelecidos nas relaes promovidas por sujeitos concretos construdos e reconhecidos a partir das relaes. Esta perspectiva pode ser analisada a partir da seguinte problemtica expressa na obra Do Contrato Social (1762): se a fora e a liberdade de cada indivduo so instrumentos primordiais sua conservao, como poderia ele empenh-lo sem prejudicar e sem negligenciar os cuidados que a si mesmo deve? (ROUSSEAU, 1983c, p. 32). Trata-se, pois, das reflexes que se erguem acerca de uma forma de associao pela qual cada um, unindo-se a todos, s obedea a si mesmo, permanecendo to livre quanto antes. Um problema que, segundo o filsofo, pode ser solucionado pelo Contrato Social. Pois o homem ao se associar aliena sua liberdade natural e afirma sua liberdade civil, o que se traduz na identificao de um sujeito moral e poltico. Trata-se da constituio de um corpo poltico que resta estabelecido na formao de uma unidade: Eu comum (Cf. ROUSSEAU, 1983c, p. 33). A noo de Eu comum no pensamento rousseauniano imprime um sujeito poltico que ao mesmo tempo indivduo e cidado. O que impe a necessidade de que a associao se estabelea sobre o princpio poltico da reciprocidade. Um compromisso que se d entre os sujeitos a partir do reconhecimento. As alneas do Contrato Social demonstram que atravs desta interpretao que se pode pensar em um Eu redimensionado em um Outro, que forma um Ns. Conforme Rousseau:
Os compromissos que nos ligam ao corpo social s so obrigatrios por serem mtuos, e tal sua natureza que, ao cumpri-los, no se pode trabalhar por outrem sem tambm trabalhar por si mesmo. Porque sempre certa a vontade geral e porque desejam todos constantemente a felicidade de cada um (ROUSSEAU, 1983c, p. 49).

O princpio poltico de reciprocidade implica numa associao onde fica estabelecido um compromisso que se d nas relaes mantidas entre o pblico e o particular (Cf. ROUSSEAU, 1983c, p. 34). Disto segue a concepo do filsofo sobre a vontade geral:

O sujeito poltico: entre razo e subjetividade Rita de Cssia Ferreira Lins e Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011.


131

http://www.ufrb.edu.br/griot

H comumente muita diferena entre a vontade de todos e a vontade geral. Esta se prende somente ao interesse comum; a outra, ao interesse privado e no passa de uma soma das vontades particulares. Quando se retiram, porm, dessas mesmas vontades, os a-mais e os a-menos que nela se destroem mutuamente, resta, como soma das diferenas, a vontade geral (ROUSSEAU, 1983c, p. 46-47).

Esta noo de vontade elaborada por Rousseau aponta para um poder poltico que resulta de condies de identificao mtua, e deve ser manifestado a partir de uma concepo de sujeito livre, capaz de determinar e impor as leis a si mesmo. De modo que o contedo do direito, engendrado pelo Contrato, deve pressupor o prprio contedo do sujeito. Esta questo implica na necessidade de uma reorientao que coloque em tela a formao do poltico numa perspectiva da relao do Eu com o Outro. No sentido da conduo da vontade do sujeito, vontade que teria como se fosse ele o Outro, estando assim, de acordo consigo mesmo. Entendimento fundamental na medida em que a vontade geral apresenta-se enquanto expresso do corpo poltico na criao das leis. De modo que, atravs da identificao do interesse pelo interesse do Outro que os cidados podem identificar-se com um todo maior. A relevncia reside no elemento caracterstico do sujeito poltico, que se exprime enquanto potncia em um ato de vontade. Este um ponto importante que permite conceber uma noo de liberdade dirigida pela via da constituio de leis que cada sujeito prescreve a si mesmo como membro da associao poltica fator que se ancora no princpio da reciprocidade. Neste sentido, a liberdade pode ser alcanada na medida em que h o reconhecimento. E, se a igualdade tem relao com a liberdade, mxima afirmada e reafirmada por Rousseau em todas as suas obras, esta s pode existir sob as mesmas condies. Da a necessidade de interpretao que buscamos traar quanto subjetividade. Que neste contexto, reveste-se sob sua face poltica. Pois a conduo da vontade prescinde deste entendimento, que implica no reconhecimento, e que passa a representar o sentido do Ns onde se estabelecem laos de reciprocidade. Eis o pilar no qual se apoia a edificao do prprio direito, sendo este a representao de um ato de reciprocidade (Cf. ROUSSEAU, 1983c, p. 34). E somente h reciprocidade quando o Eu individual que identifica o Outro capaz de se transformar em um Ns. A vontade geral rousseauniana, gerada no processo de construo do sujeito poltico, identifica-se com uma base calcada no reconhecimento do sujeito conduzido por realidades concretas. Esta concretude est naquilo que reflete a realidade do sujeito, consubstanciado numa materialidade prpria cuja expresso reflete na formao da instituio. Os objetivos gerais de todas as boas instituies devem, porm, ser modificados em cada pas pelas relaes oriundas tanto da situao local como do carter dos habitantes. Sobre tais relaes precisa-se conceder a cada povo

O sujeito poltico: entre razo e subjetividade Rita de Cssia Ferreira Lins e Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011.


132

http://www.ufrb.edu.br/griot

um sistema particular de instituio (ROUSSEAU, 1983c, p. 67). Portanto, a vontade geral, enquanto possibilidade do sujeito poltico, manifesta-se na configurao da subjetividade enquanto constructo de uma identidade poltica reconhecida em suas realidades concretas. nesta ordem que se encontra a via de possibilidade do sujeito poltico dotado de uma faculdade subjetiva que permite conceber a vontade geral. O que se traduzido sob o lastro das relaes de sujeitos concretos. Relaes estabelecidas entre o Eu que reconhece o Outro e, que corrobora com a formao de uma identidade poltica constitutiva do Ns (Cf. INSTON, 2010, p. 42-50). Ou seja, o sujeito que fundamenta a lei para si o faz a partir de uma dimenso subjetiva materializada, por conseguinte, numa dimenso objetiva. Do possvel ao impossvel representvel Os argumentos at aqui sustentados pretendem fundamentar um entendimento sobre a vontade geral no consubstanciada numa unidade comum abstrata. Esta reflexo perpassa por consideraes de ordem filosfica e poltico-normativa que implicam em uma concepo de sujeito poltico que se expressa no espao poltico. Contexto no qual a ideia de representao poltica, diante do entendimento acerca da vontade geral nos permite questionar sobre o espao da subjetividade. Pois para Rousseau a vontade no pode ser transmitida, portanto no pode ser representada. Rousseau acredita que somente a vontade geral tem possibilidade de dirigir as foras do Estado, j que a sua instituio e finalidade tm como fim o bem comum. Postula que os diferentes interesses so fornecedores dos laos sociais, pois se no houvesse um ponto em que todos os interesses concordassem nenhuma sociedade poderia existir (ROUSSEAU, 1983c, p. 43). Entre estes interesses h um ponto comum que serve de base conduo do governo em face das aes que devem ser tomadas com o objetivo de alcana-lo. Afirma o filsofo que a vontade geral dirige as foras do Estado com o objetivo da instituio do bem comum, tal vontade somente deve ser guiada pela identificao ao sujeito poltico. De modo que a ideia de soberania reproduz o sentido de que o poder pode transmitir-se; no, porm, a vontade (ROUSSEAU, 1983c, p. 43). Assim, da afirmao de que a soberania o exerccio da vontade geral, e que tal vontade jamais pode ser transmitida, impe um sentido de que esta represente as necessidades, desejos e anseios de um povo, e que outrem no pode definir ou decidir pelo mesmo.
A soberania no pode ser representada pela mesma razo por que no pode ser alienada, consiste essencialmente na vontade geral e a vontade absolutamente no se representa. (...). nula toda lei que o povo diretamente no ratificar (...) (ROUSSEAU, 1983c, p. 107-108).

O sujeito poltico: entre razo e subjetividade Rita de Cssia Ferreira Lins e Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011.


133

http://www.ufrb.edu.br/griot

Este entendimento corresponde impossibilidade de alcanar o suposto representvel. Pois a subjetividade no facilmente alcanada por terceiros que se encontrem distantes de um mundo concreto no qual esta se corporifica. Rousseau empreende princpios de direito poltico que apontam para a constituio de um sujeito poltico que no se funda na noo de representao, mas de reconhecimento. O que se d com a construo objetiva do soberano. Assim que se entende a interpretao do filsofo de que a usurpao da soberania resultante, pois, do distanciamento do poder dos cidados que so os verdadeiros detentores da soberania (Cf. ROUSSEAU, 1983c, p. 101). O risco a perpetuao da imposio de vontades particulares que no alcanam o Outro. Da a sua afirmao de que o princpio da vida poltica reside na autoridade soberana (ROUSSEAU, 1983c, p. 102). Uma afirmao que remonta a necessidade do sujeito poltico que no pode submeter-se ou calar-se frente s imposies. O espao poltico o locus de sua expresso, em que o potencial subjetivo se revela a partir das relaes mantidas enquanto referncia de identificao com o Outro, e que constri o valor do homem como sujeito (Cf. INSTON, 2010, p. 49). Sendo isto o que permite a identificao e solidificao daquilo que pode ser inscrito enquanto bem comum, que deve ser medido pelo princpio mximo de humanidade (Cf. INSTON, 2010, p. 49-50). Rousseau refora a questo da no transmisso da vontade ao deixar claro que as leis que regem a Repblica2 somente so legtimas se expressarem a vontade geral. Esta no pode ser representada, pois corresponde ao conhecimento subjetivo primeiro que expressa a realidade, o que no pode ser alcanado de forma integral. Com base nisto, expe na ordem do poder legislativo, que a vontade e a representao desta no podem ser delegadas (Cf. ROUSSEAU, 1983c, p. 107-108). A concepo rousseauniana acerca da res publica e, logo, de seu entendidmento acerca do ideal democrtico, funda-se na ideia de um cidado ativo na gesto da coisa pblica. Deste modo se tem expressa uma noo de democracia centrada em um autogoverno. Em que a participao poltica condio sine qua non realizao da liberdade, posto que, se o autogoverno impinge a ideia de que os homens so ao mesmo tempo criadores e destinatrios das leis, procede que estas dependam de um sujeito poltico capaz de decidir e dar-lhe direcionamento. Esta uma condio de sujeito poltico entendida como sendo este parte de uma determinada comunidade poltica que permite ao mesmo empreender a percepo do direito e da justia. Assim, o bem comum a ser identificado e manifestado pela vontade geral e, por conseguinte, positivado, no pode ser determinado in abstrato. Somente atravs da identificao dos indivduos, pautado
2

Etimologicamente res publica orienta-se por um sentido de coisa pblica. E, sobre isto, reside a ideia de Repblica em Rousseau. Em que se entende que esta no deve ser tomada enquanto uma forma de governo, mas antes como uma concepo que implica em um estado de existncia humana que considera o interesse pblico no subordinado ao interesse privado.

O sujeito poltico: entre razo e subjetividade Rita de Cssia Ferreira Lins e Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011.


134

http://www.ufrb.edu.br/griot

sob os princpios de liberdade e igualdade, que se pode determinar os direitos e deveres a serem formados na comunidade poltica. A radicalizao do possvel representvel somente pode encontrar seu eixo na expresso da subjetividade, que no passvel de transferncia. Portanto, o indivduo tomado em suas relaes o nico capaz de represent-la. O que deve orientar-se sob as mximas do princpio de humanidade, que no reza sob as luzes exclusivas da relao entre razo e individualidade, mas antes pela conjugao entre razo e sentimento que permite exteriorizar os princpios reconhecimento e reciprocidade (Cf. INSTON, 2010, p. 45-49). Entendemos que em Rousseau existe uma concepo de sujeito poltico que no dirige suas aes pautadas em uma racionalidade que reproduz a individualidade. Mas no sujeito poltico que, dotado de razo, movido pelos sentimentos mais profundos de realizao da liberdade. Sentimentos estes que lhe permite alcanar o Outro. O que materializado a partir de uma vontade reciprocamente expressa e, portanto, reconhecida enquanto vontade poltica. Dito isto, entende-se que Rousseau articula uma teoria poltica normativa que leva filosofia poltica e do direito uma noo de racionalidade erguida a partir de uma concepo de subjetividade. Uma subjetividade que, atrelada ao universo dos sentimentos e das paixes3 e, consubstanciada no reconhecimento, encontra o seu locus no espao poltico. Espao onde se materializa o sujeito poltico. Este o sentido que move a construo do sujeito no mbito das relaes, e que tem sua firmao ltima na vontade poltica. Portanto, Rousseau se ope ao fim da subjetividade, confiando a esta o locus do espao poltico. De onde se extrai as possibilidades de reflexo acerca de uma subjetividade poltica consubstanciada na ideia de reconhecimento e de reciprocidade, materializada em uma concepo de vontade reciprocamente expressa no consubstanciada numa unidade substancial do sujeito, mas no reconhecimento que deriva da relao entre o Eu e o Outro. Uma perspectiva de reconhecimento que no pode ser absorvida por uma racionalidade associada estritamente aos aspectos individuais mais egostas, mas que se depreende de um todo complexo que passa a contemplar a devida relao entre sujeito poltico, razo e sentimento, to exaltados no pensamento rousseauniano. Referncias bibliogrficas CASSIRER, Ernest. A questo Jean-Jacques Rousseau. Traduo de Erlon Jos Paschoal e Jsio Gutierre. So Paulo: UNESP, 1999. DENT, Nicholas John Henry. Dicionrio Rousseau. Traduo de lvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
A paixo, nestes termos, no se move pelo sentido de amor prprio to recusado pelo filsofo, mas por sentimentos que produzem a humanidade e a virtude.
3

O sujeito poltico: entre razo e subjetividade Rita de Cssia Ferreira Lins e Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011.


135

http://www.ufrb.edu.br/griot

FORTES, Luiz Roberto Salinas. Rousseau: da teoria prtica. So Paulo: tica, 1976. _________. Paradoxo do Espetculo: poltica e potica em Rousseau. So Paulo: Discurso Editorial, 1997. INSTON. Kevin. Rousseau and Radical Democracy. London: Continuum, 2010. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Traduo de Lourdes Santos Machado. Coleo Os Pensadores. So Paulo: Victor Civita, 1983a. _________. Ensaio sobre a origem das lnguas. Traduo de Lourdes Santos Machado. Coleo Os Pensadores. So Paulo: Victor Civita, 1983b. _________. Do contrato social. Traduo de Lourdes Santos Machado. Coleo Os Pensadores. So Paulo: Victor Civita, 1983c. p. 32. STAROBINSKI, Jean. A transparncia e o obstculo: seguido de sete ensaios sobre Rousseau. Traduo de Maria Lcia Machado. So Paulo: Companhia das Letras, 1991.

O sujeito poltico: entre razo e subjetividade Rita de Cssia Ferreira Lins e Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.4, n.2, dezembro/2011.


136

Anda mungkin juga menyukai