Anda di halaman 1dari 2

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO

Secretaria de Oramento, Finanas e Contabilidade

5 - Suprimentos de Fundos 5.1 - Conceito Os suprimentos de fundos, tambm conhecidos como adiantamentos, so utilizados para pagamento de despesas, em determinadas situaes excepcionais, que no podem aguardar o processo normal de realizao. Assim, em conformidade com o artigo 45, do decreto 93872/93, a concesso de suprimento de fundo caracteriza-se pela excepcionalidade j que, em regra, toda a despesa deve passar pelo processo normal, licitao, empenho, liquidao e pagamento. O suprimento de fundo consiste na entrega de numerrios a servidor pelo ordenador de despesa para a realizao de despesa, mediante empenho em dotao prpria. ATENO! No existe despesa sem prvio empenho, mesmo no caso do adiantamento, a despesa deve ser empenhada.

5.2 - Concesso Em conformidade com o artigo 45 do decreto 93872/86, podem ser realizadas por meio de suprimentos de fundos as despesas: para atender despesas eventuais, inclusive em viagens e com servios especiais, que exijam pronto pagamento em espcie; quando a despesa deva ser feita em carter sigiloso, conforme se classificar em regulamento; e para atender despesas de pequeno vulto, assim entendidas aquelas cujo valor, em cada caso, no ultrapassar limite estabelecido em Portaria do Ministro da Fazenda. Atualmente os valores mximos permitidos, nas concesses totais de suprimento de fundos de pequeno vulto, so: 5% dos limites de compras e servios (80.000,00) e 5% os limites de execuo de obra (150.000,00) previstos na modalidade convite, assim os valores seriam respectivamente 4.000,00 e 7.500,00. Alm do limites totais de suprimentos de fundos de pequeno vulto, tambm deves er obedecido um limite individual por item de gasto constante do documento fiscal, assim no basta que as despesas totais de pequeno vulto respeitem os limites de4.000,00 e 7.500,00, preciso tambm que cada item de gasto no ultrapasse os limites individuais de 0,25% dos limites de compras e servios (80.000,00) e 0,25% dos limites de execuo de obra (150.000,00) previstos na modalidade convite, assim os valores mximos por itens seriam respectivamente 200,00 e 375,00.

5.3 - Vedaes No poder ser concedido suprimento de fundos ao servidor que se encontre numa das seguintes situaes: responsvel por dois suprimentos; servidor que tenha a seu cargo a guarda ou utilizao do material a adquirir, salvo quando no houver na repartio outro servidor; que seja responsvel por suprimento de fundos que, esgotado o prazo, no tenha prestado contas de sua aplicao;

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO


Secretaria de Oramento, Finanas e Contabilidade

servidor declarado em alcance ou que esteja respondendo a inqurito administrativo; Considera-se servidor em alcance aquele que no prestou contas do suprimento, no prazo regulamentar, ou que no teve aprovadas as contas em virtude de desvio, desfalque ou m aplicao verificados na prestao de contas de dinheiro, bens ou valores confiados sua guarda.

5.4 - Comprovao Aps o perodo de aplicao, normalmente de 60 (sessenta) dias, o servidor ter prazo de 30 (trinta) dias para prestar contas do suprimento recebido, o suprido obrigado a prestar contas do recurso aplicado atravs de adiantamento, inclusive comprovar o recolhimento do saldo no utilizado, se for o caso. Os documentos para comprovao das despesas efetuadas sero extrados em nome da repartio onde o suprido esteja em exerccio, exigindo-se documento fiscal sempre a operao esteja sujeita a tributao. Caso o suprido no preste contas no prazo legal estabelecido, sem justificativa, ser instaurada a tomada de contas especial, para apurao da responsabilidade, quantificao do dano e imposio de penalidades, se cabveis, sem prejuzo das providncias administrativas necessrias. obrigao dos detentores de suprimentos de fundos fornecer informao precisa dos saldos em seu poder em 31 de dezembro, para que seja feita a devida contabilizao e reinscrio da responsabilidade pela aplicao em data posterior. ATENO! De acordo com o decreto 93872/92, a importncia aplicada at31 de dezembro ser comprovada at 15 de janeiro seguinte.

5.5 - Contabilizao Os gastos com suprimentos de fundos sero contabilizados e includos nas contas do ordenador como despesa realizada. As restituies, por falta de aplicao total ou parcial, ou aplicao indevida, constituiro anulao de despesa, se recolhida no mesmo exerccio, ou receita oramentria, se recolhida aps o encerramento do exerccio.

Anda mungkin juga menyukai